top of page

VENCENDO OS DUROS GOLPES DA VIDA

1 Samuel 17.37

 

Introdução

Estou começando uma série de mensagens, que estou chamando de Vencendo Desafios. E, para este propósito, tomo a história de Davi antes dele ser nomeado rei de Israel.

Porque a Bíblia conta sobre desafios incríveis que Davi enfrentou, apesar da pouca idade.

Antes de tornar-se rei, Davi foi pastor de ovelhas com o seu pai e pra defender o rebanho, teve vez que Davi precisou enfrentar um leão e, depois, um urso. Mas, o desafio mais incrível de todos que Davi enfrentou, foi derrotar um gigante filisteu.

Mas, sabe, cada desafio enfrentado por Davi tem um significado, tem uma representação para nós. O que representa vencer o leão, o urso e o gigante?

Você veio ao culto Domingo passado? Nós nos ocupamos com o desafio do leão.

 

Aprendemos que o leão, com a sua fúria, força, braveza, voracidade, bem representa a nossa natureza humana, que é inclinada para o mal, para o pecado.

É, o que o leão tem de voraz, a nossa carne tem de desejo pecaminoso. Nossa carnalidade é corrupta.

Veja o que a Bíblia diz em Gl 5.19-21: “as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus”.

Superar os desejos pecaminosos da nossa natureza é um grande desafio diário, porque esse “leão” tá dentro de nós.

E veja a seriedade com que a Bíblia fala: “os que praticam essas coisas” (coisas pecaminosas que a carne ama), a Bíblia diz, “não herdarão o Reino de Deus”.

Então, amados, com a natureza carnal não se brinca. Ela é feito um leão selvagem. Não dá mole pra ela não. Fuja até da aparência do mal.

Agora, de desafio em desafio, Deus vai nos aperfeiçoando, vai modelando a nossa vida. Quando você supera um desafio, Deus te dá a capacidade de se fortalecer e alcançar níveis de conquistas mais altos.

Foi assim com Davi. Deus permitiu que aparecesse diante dele um leão, depois foi um urso, e mais à frente foi o gigante, mas quando foi o gigante, ele já estava experimentado, por causa do leão e por causa do urso.

 

Vamos pensar um pouco no urso. Esse é outro inimigo poderoso, como o leão. Mas o urso representa outro tipo de desafio.

O urso não é um animal da nossa selva. Então, deixa eu te apresentar alguns fatos sobre ele.

Os grandes ursos chegam a pesar 800 kg, podendo chegar a 3 metros de altura. Eles são ágeis e muito espertos.

A patata de um urso é capaz de fraturar o crânio de um homem ou de um animal de grande porte.

E, embora pareçam desengonçados pra correr, a verdade é que um urso pode ultrapassar os 48 quilômetros por hora, e manter esse ritmo por 400 metros.

O homem mais rápido do mundo, vem aí para as Olímpiadas, Usaim Bolt, consegue correr numa velocidade máxima de 44 quilômetros por hora e só por 20 metros. O urso-pardo, aguenta 400 metros.

Tem uma passagem na Bíblia, em 2 Reis 2.24, onde é relatado que duas ursas saíram do bosque e despedaçaram quarenta e dois rapazes que haviam zombado do profeta Eliseu.

Ursinhos de pelúcia todo mundo tem em casa, não é? São fofinhos... quando criança, meu desenho animado preferido era Zé Colméia e Catatau... eles são divertidos demais!

Mas, pensa nos grandes ursos de carne e osso. Tem uma expressão famosa que é assim: “abraço de urso”.

Essa expressão surgiu a partir da observação que estudiosos fizeram dos ursos. O urso é animal esperto e traiçoeiro. O que parece ser um abraço dele, na verdade, é um ataque que pode levar à morte.

Ninguém escapa das garras desse animal depois que ele dá o seu abraço. Abraço de urso é esse em que uma pessoa fingida, parece chegar com carinho, mas é traição.

Então, deixa eu lhe falar, o desafio do urso para nós, não é, evidentemente, literal, mas filosófico.

Davi, literalmente, ao pé da letra, enfrentou um urso; nós não corremos esse risco aqui na cidade, mas, vou te falar: esse desafio do urso representa, nos dias de hoje, os duros golpes de destruição que determinados eventos podem causar na nossa vida material e espiritual.

 

O urso é citado algumas vezes na Bíblia e, quase sempre, está associado aos duros golpes que a vida traz.

Quem aqui já não deu de cara com um desafio difícil na vida, um golpe duro, esmagador? O urso representa esses duros golpes que recebemos da vida sem esperar, e dos quais, não temos como nos livrar.

Quando surge um “urso” desse, por exemplo, pessoas maldosamente espertas, chegam com o seu abraço, mas ele é traiçoeiro, precisamos estar espiritualmente preparados, porque senão, a derrota é certa.

A vida está cheia de duros golpes. Há pessoas que são justamente o que o urso representa: traiçoeiras, espertas, querendo nos suforcar!

Não é fácil superar os duros golpes da vida, lidar com a injustiça dos outros, sofrer perdas, experimentar o gosto amargo da ingratidão de quem ajudamos um dia...

Mas, em momentos assim, o que fazer? Ah! Inspire-se no exemplo de Davi e aguente firme, porque as tempestades não duram para sempre.

Eu fui ler alguma coisa sobre como se proteger dos ursos. Tem um site que sugere 7 passos: O primeiro é identificar a espécie de urso à sua frente. E aí, sabe quantas espécies de urso existem no mundo? Umas oito.

Aí, eu desisti de ler os outros passos, porque imaginei: Bem, na hora do sufoco, tem um urso diante de mim, e eu pensar de qual espécie ele é, vai levar um tempo pra eu conseguir. E diante de um urso, eu não tenho todo o tempo que preciso.

Então, o grande segredo para vencer os duros golpes da vida, é você confiar em Deus. E foi isso que Davi fez. O textemunho dele é exatamente esse: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".

Aqui está o grande segredo: não é você quem vai se livrar das garras do mal; você sozinho não aguenta, sozinho não consegue... é o Senhor quem nos livra!

Confia nEle!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page