VENCENDO DESAFIOS 1 - A FERA CHAMADA CARNE
1 Samuel 17.37
Introdução
Vou começar uma nova série de mensagens hoje, que estou chamando de Vencendo Desafios. Vou me basear na história de Davi antes dele ser nomeado rei de Israel.
A Bíblia conta sobre desafios incríveis que Davi enfrentou, apesar da pouca idade.
Antes de tornar-se rei, ele foi pastor de ovelhas e pra defender o rebanho, precisou enfrentar um leão e, depois, um urso. Mas, o desafio mais incrível de todos que Davi enfrentou, foi derrotar um gigante filisteu.
Cada desafio enfrentado por Davi tem um significado para nós. O que representa vencer o leão, o urso e o gigante? É para esta série de mensagens que eu convido você agora e, meu primeiro tema é esse: Vencendo Uma Fera Chamada Carne.
Lemos em 1Sm 17.37: “O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu” (NVI).
O verso fala de três grandes desafios enfrentados por Davi, e eles tem muito a ver com as dificuldades que aparecem diante de nós todos os dias.
Quantas feras você não tem de enfrentar na rua e no trabalho? ...num dia que é cheio de problemas e de imprevistos, quantas feras enfrenta?
Algumas pessoas falam: “É, tem que matar um leão por dia”. Eu acho que essa maneira de falar é por causa desse desafio que a Bíblia conta, que Davi enfrentou.
E como é atual essa expressão “matar um leão por dia”!
Ela faz sentido pra você?
Vamos pensar um pouco no leão, porque depois eu quero falar da simbologia do leão.
Ele é um felino, mais conhecido como rei da selva. Esse animal está no topo da cadeia alimentar.
Um leão chega a pesar trezentos quilos e tem uma mandíbula poderosíssima, capaz de quebrar o pescoço de sua presa. As patas de um leão podem rasgar a carne com até dez centímetros de profundidade.
E o apetite do leão é voraz, ele é devorador, e é dono de um rugido que intimida. Portanto, o leão é o animal mais poderoso da floresta. Ele não tem medo de nenhum bicho e, pior, nem do homem ele tem medo.
Diante disso, o que você acha que o leão representa como desafio a ser vencido?
Pensa no apetite devorador do leão, a braveza dele, a voracidade dele. Isto bem representa os instintos mais intensos e poderosos da natureza humana: a carne.
Olha, na Bíblia, Jesus recebe o título de Leão da Tribo de Judá, em Ap 5.5, mas é pensando num leão convertido, viu, um leão crente... Jesus é chamado de Leão porque esse animal é símbolo de realeza, de força, de poder e de autoridade e Jesus tem todas essas características.
Mas, pensando no leão selvagem, no leão da savana em seu estado natural, ele é um predador, mata por emboscada, ele é cruel, de apetite voraz.
Pois a nossa carne, a nossa natureza carnal, ela tem tudo a ver com o instinto voraz e animalesco do leão.
A nossa natureza carnal é ávida por, por exemplo, dinheiro, sexo e poder. O que o leão tem de voraz, a nossa carne tem de desejo pecaminoso.
É claro que em si mesmo, dinheiro, sexo e poder não é pecado. Mas o desejo de ter isto a todo custo, abre oportunidade para o pecado.
Por isso, lutar contra os desejos pecaminosos da nossa natureza, é o desafio mais difícil que existe, enquanto estivermos vivos nesta terra. Porque não é um desafio passageiro, que vem e vai com o tempo.
Não, a natureza humana nos confronta com um desafio permanente, porque esse leão está dentro de cada um de nós. A nossa carnalidade.
O desafio do leão é o mais difícil e o pior de todos.
Jesus disse o seguinte a respeito da natureza humana, Mt 26.41: a carne é fraca.
Em Rm 8.5-8, lemos que a natureza do ser humano é fraca devido ao fato de não estar sujeita à lei de Deus.
Lendo isso, fica claro que não podemos brincar com a natureza humana... não podemos brincar com os nossos instintos naturais, nem eu nem você, porque trata-se de um inimigo cruel: a nossa carne.
Interessante, amado: A Bíblia diz que devemos enfrentar o diabo, mas ela manda fugir da natureza humana.
Pra você entender, vou dar um exemplo do dia a dia: vamos imaginar que uma mulher comprometida com um homem, em namoro, noivado ou casamento, esteja sendo “cantada” por outro homem, e ela se sente atraída! O que ela deve fazer? Recomendação: fugir o quanto antes, sair de perto daquele homem.
Se um homem está na mesma situação, apaixonado pela mulher com quem já está comprometido, aí aparece outra, correspondendo ao seu interesse, como se diz “dando mole”, a recomendação é a mesma: fugir o quanto antes. Sair de perto daquela mulher.
Amado, quando temos a sensação de que alguém está se insinuando pra nós ou se somos nós que estamos perdendo o controle e ficando interessados em outro, chegou a hora de cair fora, ou como dizem os adolescentes: “vazar”!
Porque a nossa carne é um leão feroz, se não recuarmos, vamos ter muitos problemas.
Ninguém está imunizado contra as paixões da carne. Você pode ouvir falar que fulano é tão cheio do Espírito Santo, tão animado com as coisas de Deus, mas não se engane: todos nós, seja homens, seja mulheres, temos por debaixo da pele de cordeiro, escondido lá, um leão voraz.
Portanto, não espere comportamentos perfeitos das pessoas, porque em vez de qualidades positivas, você pode encontrar uma fera impiedosa e faminta: a nossa carnalidade.
Que inimigo terrível é esse! A nossa natureza humana, é sedenta por satisfazer desejos pecaminosos.
E o pior, é que o mundo é um grande mercado: ele tem de tudo para a satisfação da nossa natureza sem vergonha e carnal.
E muitos, muitos mesmos, só estão interessados em se satisfazer com momentos prazerosos... muitos só querem saber de viver nos prazeres da vida.
Mas, amado, não vale a pena se arriscar pra satisfazer os desejos da carne, porque as consequências podem levar você pr’o hospital, pra cadeia ou pr’o cemitério.
Pode reparar estes três lugares: hospital, cadeia e cemitério, são lugares lotados de pessoas que se fartaram de prazeres com a sua própria natureza.
Porque as coisas são assim: não é porque dá prazer, que pode; não é porque dá prazer, que é bom.
Por exemplo, pessoas que passam a vida sentindo prazer em tomar uísque, cerveja, bebida alcóolica de algum tipo... passam a vida sentido prazer nessas coisas, mas agora estão com cirrose hepática em último grau.
Tem gente que tem prazer adulterando com o marido da outra, a esposa do outro... mas quantos que já acabaram no cemitério, assassinados?
O leão representa isso: esse apetite desorientado da natureza humana chamada carne.
E sabe mais, um fato curioso sobre o leão é o seu comportamento soberbo, altivo, orgulhoso. Talvez por ser um bicho imponente, ele é considerado o símbolo do orgulho e da soberba.
E é fácil perceber quando uma pessoa assume essa postura de se achar o rei do pedaço. A carnalidade humana ama isso!
Normalmente acontece assim: a pessoa tem a sensação de estar crescendo e ficando maior do que realmente é.
Quantas pessoas, começam a se destacar na família, se destacar na igreja, se destacar na empresa, e aí começa a ficar besta, começa a sentir que é superior aos outros, pensando que ele sozinho vê o que ninguém vê, porque afinal de contas, ele é “o cara”!
É por essas e outras que Davi costumava fazer a seguinte oração que lemos no Sl 19.13: “Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão” (ACF).
Porque, irmão, orgulho não é apenas uma transgressãozinha, ela é um enorme sinal de rebeldia.
Deus resiste ao soberbo, lemos em Tg 4.6. Por que Deus não suporta a soberba? É que quando Ele vê um orgulhoso, logo Se lembra do diabo. Simples assim... o diabo desejou ser igual a Deus! E isto deixa Deus indignado, porque tirou dEle recursos preciosos: por causa do orgulho, Deus perdeu Lúcifer e perdeu uma terça parte dos anjos... por causa da soberba.
Mas está aí uma coisa que a carnalidade humana ama: o engrandecimento, a exaltação, a glória.
Irmão, como você lida com os elogios que recebe? Elogios precisam ser feitos com sabedoria e precisam ser recebidos com sabedoria.
Olha que texto interessante esse de At 16.16-18: “Certo dia, indo nós para o lugar de oração, encontramos uma escrava que tinha um espírito pelo qual predizia o futuro. Ela ganhava muito dinheiro para os seus senhores com adivinhações. Essa moça seguia a Paulo e a nós, gritando: "Estes homens são servos do Deus Altíssimo e lhes anunciam o caminho da salvação". Ela continuou fazendo isso por muitos dias. Finalmente, Paulo ficou indignado, voltou-se e disse ao espírito: "Em nome de Jesus Cristo eu lhe ordeno que saia dela! " No mesmo instante o espírito a deixou”.
O apóstolo Paulo, acompanhado por Silas, estava indo para uma reunião de oração, quando uma mulher possuída de um espírito da adivinhação, identificou que eles eram servos de Deus, e se pôs a exaltá-los.
Ela falava a verdade, eles eram servos de Deus, mas Paulo achou aquele reconhecimento despropositado e exagerado. Ele sentiu que tinha alguma coisa errada naquele elogio... nas entrelinhas estava uma ação do diabo para fazê-los se exaltar, se encher de orgulho.
É esse cuidado que precisamos ter.
Mas, vemos muitas pessoas, ao invés disso, pedindo pelo amor de Deus, para que os outros falem alguma coisa delas, que sirva de alimento para o ego.
A pessoa faz um presente para alguém e ela diz: “Vocês viram o que fulano ganhou? Fui eu que dei!”
Somente a pessoa que está consciente daquilo que o leão representa, é que não se encherá de orgulho. Ela vai receber o elogio, mas irá reconhecer que tudo o que é e possui, é com a permissão de Deus.
Se você é bom numa coisa que você faz, se você conquistou alguma posição, se chegou aonde está, é por causa da mão de Deus sobre você. Então, a Ele a honra, a Ele a glória, a Ele o louvor para sempre!
Conclusão
Amados, nossa natureza carnal é ávida por satisfazer os desejos pecaminosos, é ávida por reconhecimento... o apetite voraz desse leão, é um desafio a ser vencido todos os dias.
Então, o que você faz? Sacrifique-se, diga não à carne, não aos prazeres pecaminosos - veja-se crucificado em Cristo!
Você é de Jesus.
Pr Walter Pacheco da Silveira, 17/07/2016