top of page

VALORIZE O QUE VOCÊ TEM

Deuteronômio 34.7-8

 

Introdução

Você já perdeu alguma coisa que não achava importante, até o dia em que aquilo começou a fazer falta? Tipo: “Ah! Era só uma folha de papel, um recibo de pagamento da loja!” Aí, passa um mês, te procuram em casa, dizendo: “Tem uma compra feita em seu nome que ainda não está paga.”

Como você se sente em relação àquela folha de papel que perdeu? Ah! Você diz: “Puxa vida, que papel importante era aquele que eu fui perder”. Isso já aconteceu com você?

Porque há coisas muito mais importantes que uma folha de papel e que você não pode perder.

Nós próximos dias haverá o Carnaval... um período marcado por perdas. O Carnaval é "adeus à carne" ou "carne vale" (daí o nome "Carnaval" – carne no vale), ou seja, uma espécie de último momento de alegria e festejos antes do mundo acabar.

Um tempo de perdas, porque há excessos e se faz de tudo o que a carne quer: drogas, bebedeiras, práticas sexuais...

Você vai entrar num tempo de perdas. A Bíblia diz que há o tempo de perder: “Há tempo de procurar e tempo de perder...” (Ec 3.6). Por isso, especialmente nesse tempo, valorize o que você tem.

Porque, você sabe, tem um ditado que diz assim: “A gente só dá valor quando perde”. Muitas pessoas começam a dar valor quando perdem as coisas... depois que perde. Interessante isso.

Quando a pessoa tem e possui algo, muitas vezes não dá valor... Vamos analisar o povo de Israel com relação a Moisés e aprender sobre isso.

Quem foi Moisés? Moises foi um líder, foi um profeta... uma pessoa muito usada por Deus, e que libertou o povo de Israel da escravidão do Egito.

Olha só o que a Bíblia fala sobre Moisés (Dt 34.10-11): “Nunca mais apareceu em Israel um profeta como Moisés, com quem o Senhor falava face a face. 11Nunca houve ninguém que fizesse maravilhas e milagres como aqueles que Moisés, obedecendo à ordem do Senhor, fez no Egito contra o seu rei, os seus oficiais e todo o seu povo. 12Nunca houve outro profeta que fizesse os milagres e as coisas espantosas que Moisés fez com grande poder na presença do povo de Israel”.

Mas não foi fácil para Moisés, porque apesar de Deus ser com ele e usar a vida dele para operar tantos sinais e prodígios (porque Moisés abriu o Mar Vermelho, tirou água da rocha), apesar de tudo isso, Moisés foi um homem muito criticado.

Tão criticado que o povo que estava ali do lado dele, se revoltou contra ele, não aceitando mais a sua liderança... e tudo vinha em cima de Moisés: todos os problemas, todas as críticas, todas as reclamações do povo.

As pessoas reclamavam, olha só esse texto da Bíblia (Êx 15.24): “O povo reclamou com Moisés e perguntou: – O que vamos beber?”

Eles estavam dizendo: “Moisés, você nos tirou do Egito para nos fazer morrer nesse deserto? Moisés, estamos com sede e não temos água para beber. As nossas mulheres, as nossas crianças e o gado, todos estão morrendo de sede. Moisés, se vira... faça alguma coisa!”

O povo foi muito ingrato com Moises... e Moisés não era só um líder para eles, Moisés era um intercessor... ele fazia oração a Deus pedindo bênçãos para o povo.

Moisés também foi um homem manso, isto é, dificilmente ele perdia a paciência. A todos ele tratava com mansidão. Moisés não era um líder grosso, uma pessoa áspera, não. Ele era manso... mas o povo não compreendia Moisés. Vivia insatisfeito com ele.

As pessoas não davam valor para aquilo que Moisés representava para elas.

Quantas vezes, Moisés intercedeu pelo povo, orando! Quando o povo desobedeceu a Deus, quebrando os mandamentos da lei, olha só essa oração que Moisés fez (Dt 9.26: “Ó Senhor, meu Deus! Eu te peço que não destruas o teu povo, o teu povo escolhido, que com a tua força e com o teu poder livraste do Egito.”

Olha só, apesar de tanta ingratidão, de tantas insatisfações do povo para com ele, Moisés pediu isso a Deus e o Senhor voltou atrás, dizendo que não iria destruir aquele povo.

Mas o povo continuou muito ingrato com Moisés. Alguns até diziam: “Deus só usa Moisés. Não usa a gente. Moisés é exclusivo! Moises enfrentou tudo isso: insatisfação, rebeldia, gente se levantando contra ele... porque o povo não dava valor para Moisés, não dava valor ao líder que tinha.

Mas sabe quando foi que o povo começou a dar valor para Moisés? Quando Moisés faleceu. Está escrito em Dt 34.8: “Ali nas planícies de Moabe os israelitas choraram a morte de Moisés trinta dias”.

Sabe, quando morre alguém, você chora três, quatro dias, uma semana. Mas a Bíblia diz que o povo chorou a morte de Moisés trinta dias. O povo chorou a morte de Moisés... quer dizer, o povo só aprendeu a dar valor à Moisés, depois que ele partiu, depois que ele foi embora.

Ah! tem muita gente que só dá valor àquilo que tem, quando perde as coisas... Tem muita gente que vive criticando, vive falando mal, descendo a lenha... gente que reclama do trabalho, reclama do carro que tem, da casa onde mora... reclama disso, reclama daquilo. E só vai dar valor quando perde as coisas... tem pessoas que são assim, que só dão valor naquilo que têm, quando perde.

Já viu pessoas reclamando? “Ah! Por que eu trabalho longe... que meu salário não dá pra nada, é uma merreca, que não compensa...”. aí, fica desempregado e a pessoa vai reconhecer: “Puxa, aquele emprego me ajudava tanto! Com aquele emprego, eu pagava as contas, eu sobrevivia, tinha o meu ganha pão. Mas agora, nem emprego eu tenho!” Tem muita gente que só dá valor quando perde as coisas.

É que nem aquele filho mimado, acostumado a ter do bom e do melhor... o pai dá tudo que pode, mas o filho não dá valor. Ele não estima, ele não valoriza aquilo que tem em casa. Mas aí, quando ele passa pela experiência dessa vida, quando ele passa pelo processo de perder o que tem, aí ele pensa, aí resolve dar valor.

É como o filho pródigo da história que Jesus contou. O filho pródigo quando estava na casa com o pai, ele tinha tudo. Ele tinha comida, tinha cama, tinha tudo o que desejava... eu te garanto: nada faltava para ele. O filho pródigo não tinha falta de nada.

Mas um dia ele falou: “Pai, me dá a minha herança que eu quero viver a minha própria vida”. O pai, pesaroso, deu a herança para ele. E sabe quando é que ele foi dar valor à vida, quando é que ele foi dar valor ao que ele tinha? Foi quando ele perdeu tudo... foi quando ele foi comer as bolotas que os porcos comiam.

Quando ele viu que as amizades foram embora, quando ele viu que estava sozinho, que não tinha mais nada, foi aí que ele começou a dar valor e se lembrar que na casa do pai, tinha comida, tinha bebida, tinha o seu quarto arrumadinho. Então, quando ele perdeu tudo, foi aí que ele falou: “Puxa, eu não devia ter saído lá da casa do meu pai. Eu fui sair e me dei mal, perdi tudo o que tinha...”. Está vendo? ...aí ele deu valor.

Às vezes, esse é o retrato de muito crente. A pessoa está na igreja, está dentro de uma célula, está sendo abençoada... tem as lutas, tem os problemas, é claro. Só que, às vezes, reclama de barriga cheia. Reclama, às vezes, injustamente. Muitos reclamam daquilo que está sendo abençoado por Deus e vão embora viver por conta própria, sem igreja, sem líder, sem pastor.

E às vezes, a pessoa só vai dar valor naquilo que tem quando perde... quando perde o emprego, quando perde a casa, quando perde a saúde... Muitas pessoas que estão afastadas da igreja, estão dizendo: “É, quando eu estava na igreja a minha vida era uma benção, tinha lutas, mas Deus me abençoava!”

Fazem como o povo de Israel. O povo de Israel não via Moisés com bons olhos e foram reconhecer a perda só depois que Moises morreu. Aí, eles foram chorar, e choraram um mês inteiro... depois que Moises morreu, eles disseram: “Puxa, Moises era tão bom, ele era uma benção!”

Tem muitos filhos que são ingratos com os pais. Quando os pais estão vivos, o filho não liga pro pai, não liga pra mãe. Só vai dar valor quando o pai e a mãe morrem, e aí é tarde, porque restará apenas chorar.

Tem muitas pessoas que não dão valor àquilo que tem dentro de casa. Elas têm conforto, têm alimento, têm a família... mas só vão dar valor quando perde. Mas tem aquele ditado que diz: “Não adianta chorar o leite derramado. Ou: Águas passadas não movem moinhos”.

Irmão, você tem que dar valor aquilo que você tem. Mesmo que seja pequeno, que seja pouco, que seja adquirido com aquelas dificuldades, aquela luta, mas tem valor. Tem valor.

É o diabo quer que você abra a boca pra reclamar, pra murmurar o tempo todo. (ração). O diabo quer que você reclame, que você se queixe, porque tudo o que ele mais quer é que você só perca nessa vida.

Mas será que você precisa perder, para começar a dar valor às coisas que tem? Não, irmão. Ninguém precisa sofrer as perdas que o filho pródigo sofreu...  seja mais sábio: valorize o que você tem!

Então, as pessoas choraram a morte de Moises 30 dias, 30 dias, imagina isso? Chorar por quem ninguém nunca fez nada e não dava nada! Que choro mais amargo deve ser!

Deus quer que você comece a dar valor àquilo que Ele tem colocado nas suas mãos. Você trabalha e ganha pouco... mas Deus está te abençoando. Você mora numa casa pequena... mas você tem um teto! Dê valor.

O quê você almoçou hoje? ...um arroz, um feijão, um ovo, uma salada... dê valor. O Senhor está te alimentando! Dê valor àquilo que você tem.

Dê valor à sua família: irmã, dê valor ao seu marido, aos seus filhos... às vezes, a esposa não dá valor ao marido que tem. Ela diz na cara dele: “Olha, fulano trabalha e ganha tanto, você trabalha e ganha essa ninharia”. Mas seu marido traz o pão pra casa. Dê valor à ela.

Hoje eu fui ao jardim de casa e colhi uma flor para o meu amor. Eu surpreendia Tânia com esse presente tão caro. Cheguei por trás dela, deixei um beijo e falei: “É para você!”. E foi um presente caro mesmo! Ela sabe que as flores do jardim não são para serem arrancadas. Às vezes chego a casa, tem comidinha pra bonecas feita de pétalas de flor. É de partir o coração... Mas, quebrando a regra, eu colhi uma flor de presente pra ela.

Irmão, dê valor à sua esposa, dê valor aos seus filhos. Tem maridos que também não dão valor à esposa, porque ficam vendo outras mulheres na televisão, ficam assistindo o BBB (Bobos Babando Bobagens), e os comerciais cheios de modelos bonitas, atrizes belamente maquiadas, e ele diz: “Minha mulher não é assim...”. Mas nenhuma daquelas é sua esposa... esposa é a que você tem em casa, por ajudadora e mãe dos seus filhos! Dê valor.

Irmão/irmã, comece a se alegrar com o que você tem, porque eu tenho certeza, é Deus quem tem te abençoado! E se você começa a dar valor às pequenas coisas, Deus vai colocar coisas grandes na sua vida!

Então, aprenda a glorificar a Deus com aquilo que você tem... você pode dizer: “Eu tomo um cafezinho com leite, como um pãozinho, mas glória a Deus! Eu posso vestir essa roupa... Senhor, muito obrigado!”

Ou: “Senhor, eu saio do meu trabalho, trabalho longe, tenho que pedalar muito... e depois ainda vou pra célula ou pro culto no prédio da minha igreja, e tenho que pedalar mais ainda, mas Senhor, eu glorifico o Seu nome, porque eu sou feliz. Eu tenho um trabalho, eu tenho forças para pedalar e eu tenho a minha igreja!”

Porque depois que se perde, chorar e reconhecer o valor, irmão, é muito triste. Por isso, comece agora mesmo a dar valor àquilo que você tem.

Talvez você não tenha o que as outras pessoas têm, mas valorize assim mesmo, porque tem muita gente que tem muita coisa na vida, e não tem Deus. E quem sabe, você não tem ainda tudo aquilo que deseja, mas você tem Deus e quem tem Deus tem tudo. Amém?

Então, valorize aquilo que você tem. Alegre-se e glorifique a Deus. Você está naquele emprego, ganha o que ganha, está ali naquela função, se alegra, porque o Senhor seu Deus vai te abençoar!

Deus vai recompensar você. Deus vai abençoar a sua vida. Você crê nisso?

Deus vai dizer (Mt 25.21): “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei”.

Deus tem bênçãos maiores para você... então, desde já, dê valor àquilo que você tem: sua família, sua esposa, seu marido, seus filhos... seu trabalho, dê valor à sua igreja... dê valor àquilo que você tem, mas principalmente, se você dá valor às coisas, não coloque as coisas acima da vontade de Deus.

Deus tem que estar acima de tudo e de todas as coisas. Deus tem que estar acima de família, acima de dinheiro, acima de trabalho. Acima de tudo... e até de você mesmo!

Dê valor, sabe por quê? Porque o povo de Israel não deu valor àquilo que ele tinha e chorar por uma perda é tarde demais... não adianta chorar por aquilo que passou, por aquilo que foi derramado. Dê valor à Deus!

Mas como é que você vai dar valor a Deus? Honrando a Ele, amando, adorando, e louvando o nome dEle. Reconhecendo que Ele é Deus na sua vida... Aquele que te livrou das garras de satanás, que te livrou da morte e da condenação eterna.

Então você pode abrir a sua boca e glorificar, porque Ele é o nosso Deus. Louve a Deus. Glorifique a Deus. Dê valor naquilo que você tem. Dê valor naquilo que Deus colocou em suas mãos. Seja fiel e Deus vai te dar muito mais.

 

CONCLUSÃO

Se você alguma vez não deu valor àquilo que tem, se reclamou, se murmurou de alguma coisa, se você se queixou de alguma coisa injustamente, pede perdão a Deus aqui hoje.

Eu sinto no meu coração que alguns de vocês vão fazer isso...

Se você reclamou, dizendo: Aquela casa feia, aquele trabalho tão longe, aquele salário miserável... você deve dizer: “Senhor, eu quero pedir perdão, porque eu sei que aquilo que eu tenho foi o Senhor quem me deu”. Deus quer que você vença aqui hoje.

Ponha a mão no seu coração, feche seus olhos. Curve sua cabeça. Você vai orar a Deus agora. Vai falar com Deus... Quantas vezes você se queixou, reclamou e não deu glória a Deus? Muitas pessoas só dão valor ao que tem quando perdem. Deus não quer isso para a sua vida.

E quem sabe, você seja uma pessoa que até ao dia de hoje, ainda não tem dado importância, não tem dado valor à sua própria alma? ...ainda não recebeu Jesus como seu único e exclusivo Salvador... você não tem dado importância à sua alma, que clama por Deus... e, por conta disso, sua alma ainda caminha para a condenação eterna, para o inferno, para longe de Deus... tal a falta de valor que você tem dado à própria alma.

Será que, hoje, você não reconhece esse mal que está fazendo à sua alma? A ingratidão que tem tido para com Deus? Será que hoje, você pode pedir perdão a Deus e abrir o seu coração para receber Jesus e ser cheio do Espírito Santo?

Há alguém aqui que pode dizer à sua própria alma: Receba o Salvador, receba Se você pode, levante o seu braço...

Fecha os seus olhos. Eu vou orar por você agora. “Senhor Deus e Pai, quantas coisas nós só aprendemos a dar valor quando perdemos, quantas pessoas queridas, verdadeiros amigos, foram perdidos...  amigos mais achegados que um irmão! Oh! Deus, quantas pessoas perderam coisas nessa vida e só aprenderam a valorizar quando não tinham mais... Senhor, não queremos ser ingratos. Perdoa a nossa ingratidão, a nossa queixa, a nossa murmuração. Quantas vezes, Senhor, abrimos a nossa boca, os nossos lábios, para reclamar e demonstrar nossa insatisfação. Oh! Deus, mas agora queremos ser gratos ao Senhor, queremos ser gratos ao Senhor pela cidade onde moramos, pela nossa, pelo que temos, pelo que possuímos... Queremos ser gratos pela igreja onde congregamos... porque muitos não tem igreja, não tem trabalho... muitos não têm saúde, muitos não tem um teto, muitos não tem alimento, muitos não tem sequer roupa para se vestir... Mas o senhor supre nossas necessidades. O  Senhor é bom; o Seu amor dura para sempre, e a Sua fidelidade não tem fim. (Sl 100.5)...” Aleluia!!

Levanta suas mãos nessa noite e comece a dizer “glória à Deus”, glorifique! Dê o seu mais forte aplauso para o Senhor. Amém!!!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 6.2.2010

bottom of page