top of page

UMA CRIANÇA ABENÇOADA

Êxodo 2.1-10

 

INTRODUÇÃO

Eu quero ler aqui na Bíblia a história de uma criança abençoada, está em Ex 2.1-10:

1 Um homem da tribo de Levi casou-se com uma mulher da mesma tribo,

2 e ela engravidou e deu à luz um filho. Vendo que era bonito, ela o escondeu por três meses.

3 Quando já não podia mais escondê-lo, pegou um cesto feito de junco e o vedou com piche e betume. Colocou nele o menino e deixou o cesto entre os juncos, à margem do Nilo.

4 A irmã do menino ficou observando de longe para ver o que lhe aconteceria.

5 A filha do faraó descera ao Nilo para tomar banho. Enquanto isso as suas servas andavam pela margem do rio. Nisso viu o cesto entre os juncos e mandou sua criada apanhá-lo.

6 Ao abri-lo viu um bebê chorando. Ficou com pena dele e disse: "Este menino é dos hebreus".

7 Então a irmã do menino aproximou-se e perguntou à filha do faraó: "A senhora quer que eu vá chamar uma mulher dos hebreus para amamentar e criar o menino? "

8 "Quero", respondeu ela. E a moça foi chamar a mãe do menino.

9 Então a filha do faraó disse à mulher: "Leve este menino e amamente-o para mim, e eu lhe pagarei por isso". A mulher levou o menino e o amamentou.

10 Tendo o menino crescido, ela o levou à filha do faraó, que o adotou e lhe deu o nome de Moisés, dizendo: "Porque eu o tirei das águas".

 

Moisés foi uma criança que viveu muitas aventuras. Ele foi uma criança abençoada.

Deus quer que todas as crianças sejam abençoadas. Mas como isso é possível?

 

UMA CRIANÇA É ABENÇOADA PELO AMOR DE SUA FAMÍLIA

Moisés era filho de escravos. Em sua casa não havia quase nada. Mas havia amor. Tanto assim, que seus pais o protegeram do decreto do Faraó.

E Rebeca não é diferente. Ela é abençoada pelo amor de sua família! Olhem o capricho em cada detalhe!

O amor é o bem mais precioso.  

UMA CRIANÇA É ABENÇOADA PELA FÉ DE SEUS PAIS

A mãe de Moisés chamava-se Joquebede. Ela foi uma mulher de fé: colocou o menino num cesto e levou pro rio, confiando que Deus poderia fazer um milagre.

A mãe de Rebeca chama-se Patrícia. Cheia de fé também, porque é crente em Jesus, ora por sua casa, pede a Deus por seus filhos.

A fé abençoa! O Deus que operou maravilhas nos tempos bíblicos é o mesmo a quem servimos hoje! Ele vai fazer coisas maravilhosas à Rebeca!

 

UMA CRIANÇA É ABENÇOADA PELA PROTEÇÃO DE DEUS

O Senhor guardou a vida do pequeno Moisés, livrando-o dos perigos do rio.

Uma das razões porque Deus cuidou de Moisés, é que Ele tinha planos para aquele menino. Ele tiraria o povo de Israel do Egito!  

Deus também tem um plano para a Rebeca. Deus tem um plano bom para todas as crianças, para todas as pessoas.

É por isso que devemos andar nos seus caminhos!

UMA CRIANÇA É ABENÇOADA PELO CUIDADO DOS ADULTOS

A filha de Faraó teve compaixão do menino, mesmo reconhecendo imediatamente que ele era filho de escravos. Ao invés de atirá-lo no rio (como mandava o decreto real), adotou-o. A princesa salvou a vida de Moisés…  

Cuidar das crianças é uma tarefa necessária, e também muito compensadora.

Há muitos anos, um garoto estava se afogando em um lago. Um homem passou pelo local e percebeu o que estava acontecendo. O menino não era seu filho. Não era seu parente nem seu conhecido. Mesmo assim o homem arriscou a própria vida, mergulhando no lago e resgatando a criança. O pai do menino salvo era muito rico, e perguntou-lhe: “Como posso recompensá-lo?” O homem era muito pobre, e disse: “Não quero nada para mim. Mas se o senhor puder pagar os estudos do meu filho, serei muito grato”. E assim foi feito.

 

O tempo passou e aqueles dois meninos cresceram. O filho do rico se chamava Winston Churchill. Ele liderou a Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial e foi decisivo para a derrota do nazismo. O filho do pobre se chamava Alexander Fleming. Ele se formou em medicina e inventou o antibiótico, que é o remédio mais importante já descoberto, responsável pela cura de milhões de pessoas.

Vale a pena investir na vida de uma criança!  

 

CONCLUSÃO

Deus ama Rebeca e deseja abençoá-la.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 31/07/2016

bottom of page