top of page

RECEITA PARA VENCER DESAFIOS - 2

1 Samuel 17.37

 

Introdução

Nesta série de mensagens intitulada Vencendo Desafios, vamos considerar, hoje, um importante ingrediente da receita para vencer desafios.

O motivo de trazer estas mensagens é que, primeiro, Deus me coloca no coração a direção para isso e, segundo, porque nós estamos com grandes desafios a serem vencidos, quer como igreja, quer como filhos de Deus que somos e quer como indivíduos também.

 

Em realidade, a vida é cheia de desafios. Sempre foi. E os desafios enfrentados por Davi, têm muito a ver com as dificuldades que encontramos para lidar com os dias difíceis desta época em que vivemos.

Davi enfrentou em sua vida desafios incríveis: um leão, um urso, um gigante... e quantas feras você não tem de enfrentar também no seu dia a dia, na rua, no trabalho, em casa, na igreja?

Os soldados de Israel tiveram medo do gigante e fugiram.

Essa é a questão: nós, como filhos de Deus, como a gente vence os desafios da vida? É chutando o balde? Tem várias expressões parecidas com essa: “Chutar o pau da barraca, chorar o leite derramado...”.

Diante dos desafios, que podem ser problemas de qualquer tipo, quantos perdem a calma, sentem medo, dão lugar à raiva, ficam nervosos?

O Davi aqui da Bíblia, ele estava firmado em Deus e não faltou orientação sobre como lidar com as dificuldades, com os desafios.

Na vida, nos deparamos, muitas vezes, com a ingratidão, a injustiça, a traição, e tem os desejos pecaminosos da nossa própria carnalidade, os maus hábitos, e coisas piores ainda...

Como é que podemos vencer também? A resposta está nos ingredientes usados por Davi na sua receita pra vencer desafios.

 

O primeiro ingrediente desta receita é a coragem.

O exército de Israel diante do gigante Golias, imagina, estava apavorado. O texto fala que tomados de muito medo, fugiram.

Medrosa é a pessoa que se deixa dominar pelo medo. A pessoa corajosa é aquela que faz diferente, ela domina o medo ao invés de se deixar dominar por ele. Foi o que Davi escolheu fazer diante dos seus desafios. Ele reuniu coragem!

Agora, tem um segundo ingrediente da receita para vencer desafios, que eu quero apresentar. O segundo ingrediente são as habilidades, os talentos e as aptidões naturais que Deus te deu.

Habilidades, talentos e aptidões são recursos que nascemos com eles e que desenvolvemos (ou não) no decorrer da nossa vida. Bem, é trágico quando uma pessoa não desenvolve o seu potencial.

É como está escrito no prefácio do livro “Como Compreender Seu Potencial”. É um best-seller, nele o autor escreveu: “O lugar mais rico deste planeta não são os campos de petróleo do Kuwait, do Iraque ou da Arábia Saudita. Nem tão pouco, as minas de ouro e diamantes da África do Sul, as minas de urânio da União Soviética e as minas de prata da África. Embora isso seja surpreendente, os depósitos mais ricos de nosso planeta podem ser encontrados a alguns quarteirões da sua casa. Eles estão no cemitério local. Enterrados embaixo do solo. Dentro das paredes daqueles túmulos sagrados estão sonhos que nunca se realizaram, canções que nunca foram escritas, pinturas que nunca encheram uma tela, idéias que nunca foram compartilhadas, visões que nunca se tornaram realidade, invenções que nunca foram criadas, planos que nunca passaram da “prancheta” mental e propósitos que nunca foram realizados. Nossos cemitérios estão cheios de um potencial que permaneceu inerte. Que tragédia!”

Pois bem, os recursos que Deus nos deu é que nos possibilitam as vitórias sobre os desafios de cada dia na vida da gente.

Mas, não basta possuir habilidades, talentos e aptidões, se você não desenvolver as suas, através de um bom relacionamento com Deus seguido por treinamento e aquisição de novos conhecimentos.

Veja um músico, por exemplo. Se perguntarmos quantas horas ele estuda por dia pra poder tirar, de um violão, sons tão maravilhosos, a resposta será sempre a mesma: horas a fio de prática e dedicação por dia.

Considere um desses atletas olímpicos... por exemplo, o jamaicano Bolt, bicampeão em três provas. Pergunte a ele quanto tempo passa praticando para conseguir correr com perfeição. A resposta é que ele treina duro o ano inteiro!

Assim, sendo possuidor de uma habilidade, você precisa desenvolvê-la, treinando e adquirindo conhecimento sobre o seu talento, para atingir um desempenho cada vez melhor.

Mas, junto à isso, você tem que se relacionar com Deus, porque a base de tudo que precisamos para a vida é Ele.

Por exemplo, eu tenho dado direção aos nossos líderes de células proporcionarem um bom local para as pessoas, uma boa atmosfera, uma reunião organizada, onde tudo é feito com capricho e bom gosto... mas, eu estou dizendo aos líderes: se vocês não buscarem a Deus em oração, vocês terão a técnica mas não terão o poder que vem de Deus. E recursos humanos sem o poder de Deus, é nada.

O que toca violão com técnica, com excelência, nos brinda com uma obra-prima, sem dúvida... quem toca bem um violão, nos enche de admiração, nos desperta sentimentos, nos aviva lembranças.

Mas, amado, quem executa as cordas do violão na unção de Deus, faz mais do que tocar, faz a presença de Deus ser sentida.

 

O jamaicano não é convertido ainda; o máximo que ele faz é um sinal da cruz antes de correr; mas, se ele corresse cheio de Jesus, a corrida dele iria adquirir uma dimensão maior: seria um espetáculo de força humana transmitindo também a graça de Deus.

O Neymar Jr. é outro atleta que treina duro pra jogar bem, mas se tivesse relacionamento com Deus, além de jogar bem, ainda iria transmitir graça de Deus enquanto jogasse.

E porque falta isso, ele tem habilidade, tem aptidão pra carregar a bola, tem a técnica, mas na falta dos princípios de Deus, xinga palavrões, falta com delicadeza... é igual a muitos “cristãos” até!

Então, nós precisamos nos relacionar bem com Deus e desenvolver os talentos e habilidades que possuímos, porque são recursos para a nossa vitória, se queremos superar desafios.

Na Bíblia, temos o exemplo de Moisés. Ele foi um grande líder, mas precisava da ajuda do seu irmão Arão, pra falar em público, pra se comunicar com as multidões, já que Arão era um excelente orador.

Lemos que Moisés disse pra Deus (Ex 4.10): “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem!” Mas, Deus não Se agradou disso, e falou (v.11-12): “Quem deu boca ao homem? ...Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.

Alguns de nós são líderes como Moisés e outros são ótimos pra falar como Arão.

Existem os que sabem cantar ou tocar um instrumento e aqueles que são bons em esportes ou outras habilidades. Alguns têm o talento de compreender, a paciência pra ouvir, a alegria pra ensinar.

Amado, nós temos a responsabilidade de desenvolver os talentos que nos foram dados.

Às vezes podemos pensar que não possuímos talento nenhum ou que outras pessoas foram mais abençoadas com habilidades do que nós. Ou então não usamos os nossos talentos porque temos medo de errar ou de sermos criticados.

Mas é preciso saber que em hipótese alguma, devemos esconder nossos talentos, porque é nossa obrigação usá-Ios. Habilidades, talentos e aptidões são recursos que Deus nos deu para nós glorificarmos a Ele.

Você sabe que este é o propósito número um da vida? Sim! Por que o ser humano foi criado? Por que você existe? Por que está sobre a terra? A resposta é: para glorificar a Deus e ter prazer nEle para sempre.

 

Lemos no evangelho de Mateus (5.14-16): “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.

Portanto, esse é o principal alvo da vida: a glória de Deus! E a grande recompensa de glorificarmos a Deus é a alegria ilimitada que disso resulta.

Quando o ser humano cumpre com o propósito de glorificar a Deus, o resultado disso é a alegria real que a pessoa ganha para a sua vida.

Afinal, Deus não é um monstro sentado no céu, exigindo que nós O glorifiquemos apenas em Seu próprio benefício. Não. Deus é amor: quando você O glorifica, Ele te recompensa com alegria completa.

Então, amado, devemos viver para a glória de Deus e seremos recompensados por isso. Mas muitos são os desafios que aparecem para nos tirar do foco.

Alguns desafios são tipo o leão. Os desejos pecaminosos da nossa natureza. Nossa carne é ávida em buscar o prazer através do pecado. O que o leão tem de voraz, nossa natureza carnal tem de vontade para pecar.

Você e eu precisamos desenvolver nossas aptidões para vencer esta fera todos os dias! Tem gente que não faz nada... fica tipo o Zeca Pagodinho: “Vida leva eu... deixa a vida me levar!”

E alguns desafios são do tipo urso, que é possuidor de golpes terríveis. E assim são a injustiça dos outros, a ingratidão dos outros, a traição dos outros.

Como vencer esses duros golpes? Há pessoas que travam na vida, por conta de uma ingratidão? A gente precisa desenvolver nossas habilidades pra podermos avançar!

E quando as coisas são piores do que estas e bem maiores e poderosas do que nós, são desafios tipo o gigante.

Para vencer, precisamos estar adestrados, desenvolvidos em nossas habilidades.

Sim, pra vencer esses desafios da vida, um ingrediente não pode faltar: é o desenvolvimento das nossas habilidades, talentos e aptidões.

 

Algumas coisas devemos fazer para desenvolver esses recursos que Deus nos deu. São as seguintes:

Primeira: descobrir quais são os nossos pontos fortes, as nossas habilidades. Davi conhecia muito bem as habilidades, os talentos e as aptidões que ele tinha.

Acharam que ele levava jeito para ser militar; então vestiram uniforme de soldado nele, deram espada pra ele... mas, Davi não sabia manejar nada daquilo, nem andar com aquele aparato ele conseguiu, até porque, era um adolescente ainda.

Mas, escolher pedrinhas lisas pra usar na sua atiradeira, nisso ele era habilidoso e foi o que fez.

Em que você tem habilidade? Que aptidões você tem, que talentos possui?

 

Segunda coisa pra desenvolver habilidades, talentos e aptidões: Dedicar tempo e esforço no treinamento destes recursos.

Pode ser que você tenha aptidão para o desenho gráfico. Então, dedique tempo em ser treinado nisso! Conheça as ferramentas, as tecnologias disponíveis... Aprenda as técnicas necessárias, assista aulas, leia um livro... explore e treine o seu potencial!

Eu lembro na minha casa, quando o Davi se despertou pra estudar violão. Ele abriu mão de vídeo-game, de filmes na televisão... simplesmente, ele fechava o quarto e... violão “pra que te quero?”! Tocava, tocava... bem, no começo era arranhava, arranhava, até que chegou o dia em que tocava e tocava. Mas, o mais doloroso, Helohanna, era quando ele cantava enquanto tocava...

 

Terceira coisa que ajuda no desenvolvimento das habilidades que Deus nos deu: ter fé em Deus, confiando que Ele ajudará!

Deus é glorificado quando confiamos nEle! Mas se você duvida de que Deus vai ajudar, você acaba fazendo Deus de mentiroso, porque Ele garantiu que vai ajudar. Se você diz que confia em Deus, mas vive diferente disso, você dá motivo pro mundo questionar o tipo de Deus que você tem.

Tenha fé.

 

Quarta coisa pra desenvolver habilidades, talentos e aptidões: Compartilhar com os outros. É na troca de experiências que nos tornamos especialistas.

O Davi foi buscar o Kaiuka, depois foi no Welton... e muitas vezes, eu também vi o Davi buscando vídeos no youtube, observando como os caras fazem!

E o principal, amado, todas as habilidades, talentos e aptidões precisam ser desenvolvidos, mas isso se torna mais fácil quando buscamos a ajuda de Deus através da oração.

Ah! irmão, Deus é o maior interessado em ajudar no desenvolvimento dos nossos talentos, que afinal, Ele mesmo deu! Deus nos ajudará a desenvolver nossos talentos, apesar das nossas fraquezas.

Como somos mortais, temos fraquezas. Mas, com ajuda do Senhor, nossas fraquezas limitação podem ser superadas.

Um grande exemplo é o de Beethoven, que compôs a Nona Sinfonia em ré menor opus 125, esta é uma linguagem musical, não entendo nada sobre ela, mas eu sei que essa obra-prima foi composta depois de Bethoven ficar completamente surdo.

Existem exemplos de atletas que tiveram de superar grandes adversidades para conseguirem desenvolver suas aptidões.

Um exemplo impressionante é a maratonista suíça, Gabrielle Andersen, que atormentada por câimbras e dores, entrou no estádio olímpico de Los Angeles em 1984, com o corpo em petição de miséria, desitradado por causa do calor que fazia... e ela simplesmente se empurrou, pra pelo menos, completar a corrida em último lugar. A campeã daquela maratona ninguém lembra o nome, mas esta cena aí marcou a história.

 

MINISTRAÇÃO

Você tem desafios para serem vencidos.

Não permita que o pecado estrague a sua vida, a sua carreira... não deixe também que a ingratidão de alguém, a injustiça de alguém ou a traição de alguém, te roube a alegria de viver.

Vença os seus desafios! A dica hoje é: desenvolvendo as suas habilidades e aptidões.

E isto você consegue com treinamento, mas principalmente, buscando a ajuda de Deus em oração.

Deus é uma pessoa importante para você? Se não, arrependa-se!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 08/08/2016

bottom of page