top of page

PROCURA-SE: VIVO OU MORTO

Êxodo 32.26

 

Esse cartazinho aí desperta muita curiosidade. A primeira de todas, eu penso que é a seguinte: procura-se o que ou quem? O que é que está sendo procurado, vivo ou morto?

Bem, eu vou ler o texto com a expectativa de que te ajude a responder. O texto mostra Moisés falando para o povo de Israel no passado: “...Quem estiver do lado de Deus, o SENHOR, que chegue até aqui! Então todos os levitas se reuniram em volta de Moisés”.

Procura-se vivo ou morto! Sabe a que me refiro? ...ao compromisso. O que está sendo procurado é o compromisso, o compromisso das pessoas com Deus. Moisés, perguntava: “Quem estiver do lado de Deus, o SENHOR, que chegue até aqui”.

E a informação é que naquela ocasião, todos os levitas, todos, se reuniram em volta de Moisés. Glória a Deus!

Você sabe que a rede social mais badalada do momento é o Facebook, mas tempos atrás a rede era outra e se chamava Orkut, que ainda existe, mas são poucos os que acessam lá.

Popularizado agora é o Facebook. Mas no Orkut, tinha uma comunidade muito interessante, formada, me parece, somente por moças ou mulheres na sua maioria. E o nome da comunidade era assim: “Eu sou para casar”.

Quer dizer, as moças ou mesmo rapazes, que se inscreviam nessa comunidade, estavam com isso, querendo dizer o seguinte: nós não estamos pra brincadeira... nós não estamos pra passar tempo. Estamos pra coisa séria, é pra casar... em outras palavras: “Se alguém deseja só passar tempo, não é comigo. Comigo, é coisa séria. É pra casar”.

Quer dizer, a situação é mais ou menos assim: é uma questão de relacionamento ocasional, ou de compromisso.

Relacionamento ocasional é essa coisa de ficar e só isso... relacionamento ocasional quer dizer de vez em quando... agora, o compromisso é uma coisa mais séria... o relacionamento com compromisso é aquele que dura, que é pra durar, a vida toda.

Pois bem, é isso que Moisés estava falando para o povo de Israel nesse momento aqui.

A situação era a seguinte: lemos no v.8 que eles fizeram um bezerro de ouro e começaram a adorar esse bezerro no lugar de Deus... eles estavam dizendo: “deus pra nós agora, é esse aqui de ouro”. Claro, isso foi uma ofensa pra Deus... isso desagradou em muito o coração de Deus.

E por isso, Moisés se coloca em pé na entrada do acampamento de Israel, e faz esse desafio, ele pergunta: “Quem está do lado do Senhor, venha até mim. Quem está, a fim de mais que um relacionamento ocasional com Deus, venha até mim... quem está a fim de compromisso, venha até mim... quem quer ficar com o Senhor de modo permanente, para sempre, venha até mim”.

E a Bíblia diz que os levitas foram e ficaram ao lado de Moisés, declarando com isso, que estavam ao lado do Senhor. Ou seja, Deus é pra casar. Deus é compromisso. Deus é compromisso.

E isso nos traz um desafio sério hoje, porque nós estamos vivendo num tempo em que as pessoas estão fugindo de compromisso... hoje, as pessoas pensam no seguinte: “Dá pra fugir de compromisso? Então está ótimo... eu fico me relacionando com você, mas sem compromisso”.

Compromisso que é bom, nada. E tem moça boba que... tem rapaz bobo que topa isso. Não era pra topar. Se não é sério, irmão, não entra nisso.

Moça, não seja boba, se o camarada vem com essa conversa: “Não é... é tempos modernos... hoje é assim”. Olha, cai fora porque é laço... em tempos modernos, nós também precisamos de compromisso.

E como é o seu compromisso com Deus? O compromisso com Deus tem algumas qualidades.

 

Em primeiro lugar é um compromisso exclusivo. Diga: o meu compromisso com Deus deve ser exclusivo.

Irmão, tem que ser exclusivo, porque é radical... Jesus ensinou isso em Mt 13.38, numa história que ele contou sobre o trigo e o joio.

Jesus falou: “O terreno é o mundo. As sementes boas são as pessoas que pertencem ao Reino; e o joio, as que pertencem ao Maligno”. A boa semente são os filhos do Reino. O joio são os filhos do Maligno.

Veja o que Jesus fala: de um lado tem os filhos do reino de Deus e do outro lado tem os filhos do maligno.

“Ah! Eu gosto de falar em filhos do reino... mas esse negócio de filhos do maligno, não é comigo, não... eu até acho que nem existe isso: filhos do maligno”.

Ora, ora, é Jesus quem falou em filhos do maligno. Se isso te chateia, se você acha que não existe isso, então reclama com Jesus, porque foi Ele quem disse: há os filhos do reino de um lado e, os filhos do maligno do outro lado.

No Evangelho de João também lemos: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão”.

Portanto, é fato, de um lado tem os filhos de Deus, do outro lado tem os filhos do diabo.

Qualquer pessoa que não pratica a justiça e não ama seu irmão, não é de Deus... então tem dois tipos de filiação, dois tipos de filhos: os filhos de Deus de um lado e os filhos do diabo do outro lado.

Agora, isso é totalmente contrário ao que a gente ouve aí pelas ruas e pela televisão... as pessoas aí fora, estão ouvindo o tempo todo que todo mundo é filho de Deus, que todo mundo é igual perante Deus. Mas, não é.

A palavra de Deus está mostrando que há filhos de Deus, sim, mas que, por outro lado, há também os filhos do diabo.

E a minha esperança nesta noite é que você seja filho de Deus... ou que se você não é ainda, porque falta pouco... o que está faltando? O que a gente pode fazer pra ajudar você a se tornar filho de Deus?

Irmão, ter compromisso com Deus é ser radical... o compromisso com Deus não tem nada a ver com a filosofia do nosso tempo.

A filosofia do nosso tempo, você vê estampada nas revistas, nos livros, nos filmes... você vê nas palavras, nos conselhos que são dados... hoje o que predomina é a filosofia da pós-modernidade.

Quer dizer, hoje não tem certo, não tem errado... cada um tem a sua verdade. É como essa gravura aí: tá tudo junto... de um lado tem tarô, do outro lado é ave Maria, do outro lado é o Salmo 91, o homem pós-moderno acha que vale tudo... por exemplo, toda religião é boa... ele acha que toda religião é farinha do mesmo saco... então, ele não faz diferença entre filhos de Deus e os filhos do diabo... os filhos do reino e os filhos do maligno.

O homem pós-moderno não faz essa diferença... ele é pós-moderno. Quer dizer, na modernidade você tinha, sim, o certo e tinha o errado, mas na pós-modernidade você não tem mais nada disso, tudo é válido, tudo tá certo.

Hoje em dia confundimos opinião com verdade... as pessoas acham que opinião é a mesma coisa que verdade. E não é.

Opinião todo mundo tem o direito de ter... a opinião, é livre... você pode ter a opinião que quiser.

Eu posso, por exemplo, pensar que eu sou um passarinho... e chegar aqui e falar: “Tá vendo, irmão, isso aqui não é braço, isso é asa”. E você vai pensar: “Mas passarinho sem bico... não entendi”. É, passarinho sem bico, mas tem asa, asa humana. É a minha opinião.

 

Agora, isso é verdade? Essa é a questão... porque, irmão, por mais que você queira criar uma terceira opção entre o certo e o errado, que vai adiantar? Isso não vai mudar nada, porque Deus separa muito bem as coisas.

Deus separa muito bem as coisas... de um lado você tem a família de Deus e do outro lado você tem os filhos do maligno.

Então, é preciso definir de que lado você está. Por isso que Moisés perguntou: “Quem está do lado do Senhor”, porque existe o lado do Senhor, o lado de Deus, e o lado contra o Senhor. Então Moisés perguntou: “Quem está do lado do Senhor, chega pra cá” e os levitas todos chegaram perto dele.

Numa outra ocasião, Jesus falou claramente sobre esse mesmo assunto, e de forma muito clara também. Aliás, Jesus sempre deixou claro de que lado a banda dEle tocava.

Veja esse texto de Mt 12.30: “Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a ajuntar está espalhando” – “aquele que comigo não ajunta, espalha” (NVI).

Será que tem alguém mais radical que Jesus?  Ele falou: “quem não é comigo é contra mim”. “Mas, pera aí Senhor, eu posso não estar assim muito de perto, mas eu Te admiro... eu Te curto lá no Facebook!”.

Jesus fala: “Não, não. Quem não é comigo, é contra mim. E aquele que comigo não ajunta, tá espalhando”.

O que Jesus está dizendo? ...que não há meio termo... os pós-modernos podem chamar a igreja de antiquada, ultrapassada, mas não existe meio termo... pra Jesus ou tá certo ou tá errado, ou somos filhos do reino ou filhos do maligno. É impossível Jesus ser mais claro do que isso!

 

Então, querido, é o seguinte: ou você tem compromisso com Deus, ou não tem. É como as crianças cantavam antigamente na Escola Dominical... tinha um corinho que dizia:  “A porta é uma só, porém dois lados há; dentro e fora, você onde está?”

Você onde está? A porta tem dois lados: o lado de cá e o lado de lá... o lado aberto e o lado fechado... o lado de dentro e o lado de fora... você está aonde?

Moisés chegou para os israelitas, eles estavam adorando o bezerro de ouro que eles mesmo construíram, e fizeram aquele primeiro carnaval da história... eles estavam envolvidos com a idolatria...

Então, Moisés chega e fala: “Quem está ao lado do Senhor, vem comigo”.

E aí, pronto, o povo precisou definir as coisas... Ninguém podia ficar em cima do muro e dizer: “Ah! Moisés, eu ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto; eu vou continuar estudando o assunto e mais tarde eu resolvo... tem aí o bezerro de ouro com algumas vantagens... então eu não sei se...”.

Não, nada disso, quem está do lado do Senhor, vem pra cá...

E sabe, esses dois lados nunca podem virar um lado só. Ou você está do lado de Deus ou você não está.

Olha esse texto 2Co 6.14-18. Paulo diz assim: “Não se juntem com descrentes para trabalhar com eles. Pois como é que o certo pode ter alguma coisa a ver com o errado? Como é que a luz e a escuridão podem viver juntas? Como podem Cristo e o Diabo estar de acordo? O que é que um cristão e um descrente têm em comum? Que relação pode haver entre o Templo de Deus e os ídolos? Pois nós somos o templo do Deus vivo, como o próprio Deus já disse: “Eu vou morar e viver com eles. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. ” E o Senhor Todo-Poderoso diz: “Saiam do meio dos pagãos e separem-se deles. Não toquem em nada que seja impuro, e então eu aceitarei vocês. Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”.

Olha, parece que Paulo pegou um dicionário de sinônimos e foi separando as palavras que ele encontrava, porque olha no v.14, ele diz:  que sociedade tem a justiça com a injustiça.

Depois, diz que comunhão entre a luz e as trevas... depois ele vai no v.15, perguntar: que harmonia? ...então: sociedade, comunhão, harmonia e, ainda no v.15, que parceria tem o cernte com o incrédulo?

Então: sociedade, comunhão, harmonia, parceria... e no v.16, Paulo ainda acrescenta: que acordo tem o santuário de Deus com os ídolos.

No v.17, está escrito: “já que não há comunhão, não há acordo, não harmonia, não há parceria, cai fora, sai fora... abandona o pecado, porque não tem como Deus andar de braço dado com o pecado. Então, sai fora!

Por isso que Paulo mostra no v.18, Deus falando, então: “Eu serei o pai de vocês, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”.

Olha aí, serei pai para vocês. Ué, então, para os outros, Deus não vai ser pai, não? Ah! tá vendo aí... mais uma vez, a Bíblia dizendo que nem todo mundo é filho de Deus: “Serei pai para vocês, no momento em que vocês desgrudarem do pecado... no momento em que vocês se distanciarem do pecado... aí então, podem contar com a minha presença... aí, sim, serei pai para vocês e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor.

Então de novo o Espírito Santo se comunica com muita clareza, dizendo que so há apenas dois lados: ou somos filhos do reino ou somos filhos do maligno.

De que lado você está? De que lado você está? Você está do lado do Senhor ou você esta contra o Senhor? ...porque o compromisso com Deus requer exclusividade.  

 

Em segundo lugar, o compromisso com Deus é um compromisso visível. Compromisso visível.

Quando uma pessoa assume compromisso de verdade com Deus, esse compromisso se expressa de forma pública, visível...

Não é aquela coisa, aquela decisão tomada às escondidas, tipo: “É, eu sou crente, só que ninguém sabe... eu tenho compromisso com Deus, sim, mas ninguém precisa saber”.

Ah! não? Olha esse palavra de Jesus em Mc 8.38: “...se nesta época de incredulidade e maldade alguém tiver vergonha de mim e dos meus ensinamentos, então o Filho do Homem, quando vier na glória do seu Pai com os santos anjos, também terá vergonha dessa pessoa”.

Moisés foi franco: “quem está do lado do Senhor Deus, chega pra cá?” Aí, todo mundo viu quem tava e quem não tava. Foi visível.

Agora, também é interessante observar que Moisés não disse: “Se você está comigo, se você está do meu lado”. Mas do lado do Senhor.

A questão não é tá do lado de Moisés... é tá do lado de Jesus. Porque tem gente que confunde, vem pra igreja pra ficar do lado de Fulano... do lado do pastor... não é isso não, irmão: os homens falham... você tem que seguir Jesus!

Na Bíblia lemos uma situação em 1Co 1.11-13... Paulo tá escrevendo uma carta e fala: “Pois, meus irmãos, algumas pessoas da família de Cloé me contaram que há brigas entre vocês. "O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”." Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?”

As pessoas estavam discutindo: era uns falando “eu sou de Paulo”, outro abrindo a boca e falando: “Paulo não. Paulo é pequeno, eu sou é de Apolo”, o grande orador alexandrino... a retórica alexandrina era espetacular, “eu sou de Apolo”. E outros falando: “eu sou de Cefas”.

 

Sabe quem é cefas? Pedro. “Ah! Pedro foi o único que saiu do barco pra andar por cima das águas, esse é o meu herói, Pedro é o cara”. E já outros, falando “Eu sou é de Paulo”.

Aí, Paulo responde, perguntando no v.13: “Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?”

Alguém já viu, aqui na igreja, a gente batizando em nome de Paulo, Apolo, Pedro Cefas? Não e assim... porque tem que ser batizado no nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo... ninguém é batizado em nome de sua santidade, em nome do pastor fulano, não... porque não seguimos homens, seguimos Jesus.

Então, quando se trata de ter compromisso com Deus, não podemos ficar em cima do muro... precisamos ser resolvidos... “É, eu acho que Deus me entende, sabe... eu acho que tô com Deus, sim”.

Amado, seja resolvido... você não pode ficar achando: bem, eu sou um animal racional ou irracional? ...deixa eu calcular aqui, animal racional ou irracional... você não pode ter dúvida sobre isso!

Você não pode ter dúvida: eu sou homem ou sou mulher? ...eu me olho no espelho, o que eu sou?

Seja resolvido... ou você está do lado de Deus ou contra Ele...

Os evangelhos contam de um homem meio estranho, que aparece de repente e depois some, não se fala mais dele. É o José de Arimatéia.

José de Arimatéia foi um discípulo oculto de Jesus, um discípulo secreto... em Jo 19.38 lemos isto: “José, da cidade de Arimatéia... José era seguidor de Jesus, mas em segredo porque tinha medo dos líderes judeus”.

Existem alguns Josés de Arimatéia em nosso tempo hoje... são pessoas que seguem Jesus, mas de longe, em segredo... com medo de perder alguma coisa... com medo de contrariar alguém...

Mas, esse José de Arimatéia, interessante, depois que ele viu a cruz de Cristo, depois que ele viu a morte de Cristo, depois que ele viu o amor de Cristo provado dessa maneira, depois disso, a Bíblia conta que José de Arimatéia até pediu a Pilatos que permitisse tirar o corpo de Jesus e levar pra sepultura.

E Pilatos permitiu. Então, Jose de Atimatéia foi lá, tirou o corpo de Jesus e colocou no seu próprio túmulo.

 

Interessante... durante o tempo que esse José foi um crente escondido, um crente secreto, ele foi um crente fraco... que não aparecia pra nada.. não dava a cara pra trabalho nenhum...

Mas no momento que ele se lançou a um compromisso verdadeiro com Deus, ele se tornou público... ele chega pra Pilatos, aquele carrasco que, injustamente condenou Jesus... ele chega pra Pilatos e fala com ele.

E, Pilatos podia falar pra ele: “O que é que você está me pedindo? Não tô entendo... você tá querendo defender esse Jesus? Tá querendo passar pela mesma experiencia dEle, é isso?” Havia esse risco.

Mas no momento que José de Arimatéia desce do muro, ele fica ali e diz: “eu sou sim, um discípulo de Jesus pra valer... então, aconteça o que acontecer, eu estou do lado de Deus!”

De que lado você está? De que lado você está? Não pastor, eu não estou de lado nenhum porque o muro é até confortável, não vale. De que lado você está. Do lado do Senhor ou contra o Senhor.

Em cima do muro não pode. Desça do muro hoje. Que o trator da Palavra de Deus ponha esse muro no chão.  Amém?

Procura-se: Compromisso. De que lado você está?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13/04/2014

bottom of page