top of page

PRECISA-SE DE JONATAS

1 Samuel 18.1-4

 

Ilustração

Temos estado na companhia de vários heróis da fé que viveram no passado. Homens e mulheres cujas experiências muito nos ensinam.

Pessoas como Noé, Ester, José, Moisés, Rebeca, Abraão, Neemias, a menina que trabalhava na casa de Naamã, Davi...

Hoje, quero concluir essa série de mensagens, apresentando a você um outro desses gigantes da fé. É um personagem que pode falar assim: “Conte comigo, conte com a minha lealdade, a minha franqueza, a minha amizade sincera, fiel...”.

Este é Jonatas, que foi amigo pessoal de Davi, e amigo mesmo, desses que a Bíblia diz que são mais chegados que um irmão (Pv 18.24).

E amigos assim são necessários... você sabe, vivemos em uma época em que todos querem vencer a qualquer custo,  em que a grande maioria, cada qual só olha para si mesmo e todo mundo quer levar vantagem sobre todo mundo.

As palavras que foram escritas para o tempo do rei Salomão, homem sábio e colecionador de Provérbios, parecem ter sido escritas hoje mesmo à tarde, é o Pv 20.6: “Todos dizem que são bons e fiéis, mas tente achar alguém que realmente seja!” Ou como traz uma versão da Bíblia: “Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?” (NV).

As pessoas parecem ter esquecido o que significa ser amigo fiel e mostrar lealdade verdadeira.

Mas Jonatas é um exemplo de credibilidade como nenhum outro na Bíblia para nos ensinar o que é ser um amigo leal.

Enquanto Davi era desacreditado pelas outras pessoas, que tentavam controlar e colocar limitações sobre ele, Jonatas fez diferente. Ele encorajou Davi e ajudou tanto, que Davi foi capaz de enfrentar as maiores provas e vencer cada uma delas.

Amigos para sempre

 

Lemos em 1Sm 18.1-4, o nascimento dessa grande amizade entre Jonatas e Davi: “Saul e Davi terminaram a sua conversa. Jônatas, filho de Saul, começou a sentir uma profunda amizade por Davi e veio a amá-lo como a si mesmo. 2. Daquele dia em diante Saul levou Davi para a sua casa e não deixou que voltasse para a casa do seu pai. 3. Jônatas e Davi fizeram um juramento de amizade, pois Jônatas tinha grande amor por Davi. 4. Ele tirou a capa que estava usando e a deu a Davi. Deu também a sua túnica militar, a espada, o arco e o cinto”.

Então, desde daquele momento, Jonatas estava disposto a fazer qualquer coisa para ajudar Davi e, isso foi muito bom, porque Davi iria precisar de muita ajuda.

Depois que Davi matou aquele gigante Golias, a vida dele mudou completamente, porque Davi passou a ser visto como um herói...

Por onde passava, Davi agora era conhecido... aliás, até reconhecido, porque o próprio rei Saul acabou nomeando Davi como comandante do seu exército, e o exército inteiro ficou satisfeito, atés os outros oficiais estavam satisfeitos... é o que lemos no v.5.

Satisfação geral... inclusive, o povo até cantava uma musiquinha que dizia assim: “Saul matou mil; Davi matou dez mil!”

O povo também não é fácil... sabe o que aconteceu? Está escrito no v.6: “E Saul não gostou disso. Ficou muito zangado e disse: —Para mim as mulheres deram mil, mas para Davi deram dez mil. A única coisa que está faltando agora é ele ser rei! E desse dia em diante Saul começou a ter ciúme de Davi e a desconfiar dele”.

Agora, o rei Saul tinha ciúmes de Davi e passou a tentar a tirar a vida dele.  

Então, a Vida de Davi, emocionalmente, era uma montanha-russa: Um dia, Davi liderava o exército e no dia seguinte precisava se esconder desse mesmo exército, porque Saul estava à frente para  matá-lo.

Ver dicionário detalhado

Portanto, quero dizer pra você, sem ajuda, Davi não teria sobrevivido. Mas ele pode contar com Jonatas que o ajudou em tudo. Isso foi muito importante para Davi. Precisamos de muitos Jonatas!

Visão global do Poder

 

Agora, o que será que motivava Jonatas para ser assim, um amigo tão dedicado, tão leal?

Eu tenho pra mim que foi a visão... porque enquanto todo mundo colocava Davi pra baixo, dizendo que ele não dava pro negócio, não levava jeito e que era isso e aquilo, Jonatas viu Davi com outros olhos... ele compreedeu: “Esse aí que saiu lá dos pastos ou lá do curral (porque Davi tomava conta do rebanho de ovelhas do pai),  esse tem pontecial!”

Então, ao contrário do rei Saul, dos irmãos de Davi e até do pai de Davi (o seu Jessé), Jonatas teve uma visão diferente, e essa visão é que permetiu a Jonatas ver as coisas do ponto de vista correto.

Portanto, essa visão que Jonatas possuía das coisas, essa maneira dele ver, é muito vantajosa para nós também.

A primeira grande vantagem de você ter uma visão assim é que você se torna capaz de julgar a si mesmo de forma realista.

Mas, quando você não se vê da maneira correta, você sempre diz pra você mesmo: “é... não posso não, não consigo não... não tenho jeito não!”

Mas se você aprende a ter a visão de Jonatas, a maneira diferente de ver as coisas, essa visão te ajudar...

Sabe, esse Jonatas, era príncipe... ele era filho do rei Saul... logo, o sucessor natural do rei, príncipe, portanto... mas Jonatas conheceu Davi e viu o seguinte: Eu quero ser amigo desse, porque esse aí, sim, esse tem o potencial pra ser um líder melhor do que o pai tem sido e até melhor do que eu mesmo poderia chegar a ser. Mas, quantos são de dar rasteira!!!

Jonatas percebeu que ele não era a melhor pessoas para se sentar no trono.

Você tem uma visão correta de si mesmo? ...você tem facilidade para reconhecer e admitir,  quando os outros são melhores do que você? ...e sem ficar enciumado?

Jonatas nos ensina isso: ele se via da maneira correta e também via os outros da perspectiva correta.

Como ele se via de forma correta, realista, ele também pode tratar os outros como eles mereciam.

Esse Jonatas entendeu assim: “Eu vou ajudar Davi porque será muito melhor para o reino do que eu ficar fazendo campanha para mim mesmo”.

E, aí, quando o seu pai Saul, manipulava uma situação para matar Davi, porque achava que Davi era uma ameaça pro reino, Jonatas se esforçava para ajudar o amigo.  

E o mais importante de tudo: essa maneira de Jonatas ver as coisas, favorecia que ele fizesse o que é bom do ponto de vista de Deus.

Muitas vezes, não agradamos a Deus, não fazemos aquilo que Deus quer, porque as nossas ambições são egoístas.

Mas a visão de Jonatas ajudou que ele fizesse o que era bom diante de  Deus.

Mesmo que o outro crescesse mais do que ele... mesmo que o outro subisse mais na vida do que ele... Jonatas não foi egoísta... soube abrir mão dos seus direitos, soube ceder o seu lugar no trono para outra pessoa ocupá-lo.

 

E qual foi o resultado? Davi se tornou rei e o reinado de Davi foi o mais grandioso da história de Israel.

Portanto, Jonatas havia conseguido um feito extraordinário: ajudando a Davi, ele salvou toda toda a nação de Israel da destruição.

Pode ter certeza, se Jonatas estivesse aqui ele contaria pra nós: “Sabem, quando olho para trás em minha vida, minha maior alegria foi ter ajudado a Davi a suceder o trono”.

Olha, quando você encontra uma pessoa, você tem que fazer uma escolha: Você vai prejudicar ou ajudar essa pessoa?

Saul decidiu causar danos a Davi, mas o que teria acontecido se ele tivesse ajudado a Davi? Ah! o reino teria sido melhor bem mais cedo... o relacionamento de Saul com o seu filho, também teria sido muito melhor.

Mas Saul não ajudou, ele escolheu causar danos a Davi... e no final, o prejudicado não foi Davi, mas o próprio Saul.

Isso serve pra você, serve para mim: quando escolhemos prejudicar alguém, prejudicamos a nós mesmos.

E outra coisa que serve pra nós, dessa história de Jonatas: você não precisa fazer uma coisa de encher os olhos de todo mundo pra ganhar a sua recompensa: você só precisa ajudar uma pessoa a ser aquilo que Deus quer que ela seja.

Pode ser o seu vizinho, o seu colega, o seu parente!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page