top of page

PECADOS NOS RELACIONAMENTOS

Josué 3.5

 

Introdução

Temos visto que Deus não somente pode, mas que também quer nos abençoar, nos tornar pessoas abençoadas e felizes.

Há inúmeros textos na Bíblia que revelam isto. Por exemplo, Js 3.5: “Purifiquem-se porque amanhã o SENHOR fará grandes coisas entre vocês”. O Salmo 85.9 diz que “Deus está pronto para salvar os que o temem”.

O texto de Is 59.1 fala que o braço de Deus não está encolhido nem o ouvido surdo. Ele está pronto para abençoar!

Mas, o verso seguinte de Is 59.1-2, fala claramente: “Vocês estão pensando que o SENHOR perdeu a força e não pode nos salvar? Ou pensam que ele está surdo e não pode nos ouvir? Pois são os pecados de vocês que os separam do seu Deus, são as suas maldades que fazem com que ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações”.

Então, fica claro uma coisa: que são os nossos pecados que nos atrapalham de sermos abençoados por Deus.

Os pecados podem ser classificados por categorias, por tem pecado de todo tipo: tem os de pensamento, os de atitude, os de palavra... hoje vamos refletir em mais uma categoria: os pecados de relacionamento.

E sabe, talvez, onde nós mais pecamos, seja justamente aqui: em nossos relacionamentos... na maioria das vezes as bênçãos de Deus são perdidas por causa dos pecados nos relacionamentos.

Os pecados de relacionamentos geralmente caem em cinco áreas principais; em cada uma delas você precisa tomar ações específicas de arrependimento. E Deus vai te ajudar nisso!

Você pode se lembrar de alguém que você possa ter ofendido ou machucado de alguma maneira?

Em Mt 5.23-24, Jesus fala da importância de você "acertar as coisas" com aqueles a quem tem ofendido: “Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.”

Jesus dá tanta importância à isso, que Ele é bem direto e fala: “Se você vai ao culto, vai fazer uma oferta, se você vai cantar, vai fazer oração, deixa tudo quieto, por enquanto, porque primeiro você precisa fazer as pazes com o seu irmão, então, depois, volta e ofereça a sua oferta”.

 

Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar, diante de Deus, e você se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, então, é pra você deixar sua oferta ali, diante do altar, e ir, primeiro, consertar as coisas com o seu irmão; depois, sim, volta e apresenta a sua oferta.

Em outras palavras, Jesus está falando: "Não se aproxime de Deus até que você tenha acertado tudo com aqueles a quem ofendeu!"

Isso não é fácil de ser feito, mas Jesus diz que é absolutamente necessário.

Irmão, muitos filhos de Deus não têm recebido bênçãos, porque estão errando nisso...

Você deve, todos os dias, gastar um tempo pra ver se alguém ficou ofendido com uma atitude, uma palavra sua.

E quando Deus revelar pra você: “Olha, Fulano ficou ofendido, ficou ferido”, você deve ir até ela e pedir perdão, você deve dizer: “Meu irmão, eu falei assim dessa maneira e eu sinto que te ofendi. Mas você é muito especial pra mim... por favor, me perdoa”.

Mas não vai falar com a pessoa tentando se defender: “É, eu falei daquele jeito porque você fez isso, e você não tinha nada que...”. Não, nada disso... seja simples e humilde.

Além disso, se a pessoa não quiser perdoar, a sua responsabilidade é fazer o que Jesus manda... e se a pessoa não quer perdoar, aí o problema é dela, mas diante de Deus, você fez a sua parte.

Ah! Irmão, coisas maravilhosas acontecem na família da gente,na casa da gente, quando alguém se humilha e pede perdão por algo errado que tenha feito. Milagres poderosos acontecem!

Então, entenda, as picuinhas podem atrapalhar você de ser abençoado por Deus! Irmão, o Espírito Santo é muito sensível... Ele Se entristece quando há quebra nos relacionamentos... então, você precisa levar seus relacionamentos a sério.

Você está amargurado ou guardando rancor ou ressentimentos contra alguém que te ofendeu?

Estávamos vendo sobre o que Jesus espera que a gente fala quando ofendemos alguém... agora, e quando alguém nos ofende? O que Jesus orienta?

Em Mt 6.14-15, Jesus faz uma afirmação de enorme importância: “Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês”.

Muitas orações não passam do teto, muitos pedidos: “Oh! Deus me ajude, me abençoe, me dê um livramento... oh! Deus, faz um milagre, Senhor!” ...não acontece, porque você pode estar guardando ressentimento e amargura contra outras pessoas.

Na verdade, Jesus diz que devemos perdoar as pessoas de coração.

 

Em Mt 18.23-35, lemos um caso que Jesus contou: “Porque o Reino do Céu é como um rei que resolveu fazer um acerto de contas com os seus empregados. Logo no começo trouxeram um que lhe devia milhões de moedas de prata. Mas o empregado não tinha dinheiro para pagar. Então, para pagar a dívida, o seu patrão, o rei, ordenou que fossem vendidos como escravos o empregado, a sua esposa e os seus filhos e que fosse vendido também tudo o que ele possuía. Mas o empregado se ajoelhou diante do patrão e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu pagarei tudo ao senhor. ”—O patrão teve pena dele, perdoou a dívida e deixou que ele fosse embora. O empregado saiu e encontrou um dos seus companheiros de trabalho que lhe devia cem moedas de prata. Ele pegou esse companheiro pelo pescoço e começou a sacudi-lo, dizendo: “Pague o que me deve! ”—Então o seu companheiro se ajoelhou e pediu: “Tenha paciência comigo, e eu lhe pagarei tudo. ”—Mas ele não concordou. Pelo contrário, mandou pôr o outro na cadeia até que pagasse a dívida. Quando os outros empregados viram o que havia acontecido, ficaram revoltados e foram contar tudo ao patrão. Aí o patrão chamou aquele empregado e disse: “Empregado miserável! Você me pediu, e por isso eu perdoei tudo o que você me devia. Portanto, você deveria ter pena do seu companheiro, como eu tive pena de você.” —O patrão ficou com muita raiva e mandou o empregado para a cadeia a fim de ser castigado até que pagasse toda a dívida. E Jesus terminou, dizendo: —É isso o que o meu Pai, que está no céu, vai fazer com vocês se cada um não perdoar sinceramente o seu irmão”.

É comum as pessoas dizerem que perdoaram alguém, quando não perdoaram de coração.

Muitas pessoas guardam secretamente amargura contra amigos, contra parentes... contra até estranhos que lhes fizeram mal... tem gente que guarda mágoa dos políticos... dos artistas... dos atletas...

Você precisa estar atento pra ver se não está guardando ou alimentando rancor, ódio contra alguém no seu coração. A gente deve odiar o pecado, sempre... mas o pecador, nunca.

Peça a Deus que sonde o seu coração e revele qualquer forma de amargura ou falta de perdão.

Sabe, é possível guardar até uma amargura contra Deus!

Têm pessoas revoltadas por ter permitido uma tragédia... ou por não ter respondido uma oração que a pessoa queria.

Tem gente amargurada com Deus, porque ficam vendo Deus abençoar outras pessoas de uma maneira que e à elas não...

 

Reflita:

Tem alguma pessoa contra a qual você está guardando amargura ou ressentimento, por menor que seja?

Você, secretamente, tem ficado(a) ressentido com Deus por causa de alguma situação que Ele permitiu em sua vida?

Você tem esfriado no seu relacionamento com Deus porque você entende o que Ele faz?

Seja honesto consigo mesmo e confesse esses pecados...

E lembre-se: o perdão é uma escolha, é uma decisão... não é um sentimento.

Tem pessoas que falam: “Ah! Eu não perdoo porque não senti de perdoar”. Ninguém sente perdão... porque perdão não é sentimento, é uma decisão, é uma escolha.

Se você escolher perdoar, Deus mudará seus sentimentos.

 

Outra coisa nessa área de pecados de relacionamentos: Você está envolvido em algum relacionamento inadequado?

Relacionamento inadequado vai desde o adultério e fornicação, até simplesmente estar inadequadamente próximo de alguém.

Vamos por partes... chama-se adultério o relacionamento sexual extraconjugal. Quer dizer, a pessoa é casada, mas vai ter relação sexual com outra...

Fornicação é o relacionamento sexual entre solteiros... então, a pessoa não é casada ainda, mas tem prática do sexo... esse também é um relacionamento inadequado. Porque Deus limitou a vida sexual ao contexto do casamento.

Agora, relacionamento inadequado não tem a ver só com sexo fora do casamento, não!

Por exemplo, é um relacionamento inadequado alguém muito jovem, estar envolvido emocionalmente com alguém muito mais velho que ele, ou ela.

Relacionamento inadequado é um esposo estar emocionalmente muito próximo de uma amiga ou colega de trabalho...

Relacionamento inadequado é uma esposa estar emocionalmente muito envolvida com um amigo ou companheiro de trabalho...

Relacionamento inadequado é o marido ou a esposa ficar compartilhando coisas com outras pessoas que deveriam ser compartilhadas apenas entre eles.

Relacionamento inadequado é o marido gastar mais tempo com amigos, e a esposa gastar mais tempo com amigas, do que com o cônjuge.

Relacionamento inadequado também é os pais estarem muito envolvidos na vida de seus filhos casados... ou os filhos casados serem muito dependentes dos pais.

Irmão, existe amizade, é verdade... mas você sabe quando a coisa é mais do que amizade... então, cuidado... relacionamentos inadequados abrem a porta para o diabo entrar e estragar toda a sua vida.

Antes que a situação piore, seja honesto com Deus e com você mesmo... considere quais estão sendo os seus relacionamentos inadequados.

E não se desespere, Deus vai te dar força para mudar!

 

Agora, outra questão de pecado nos relacionamentos e a questão é a seguinte: Você tem deixado de participar significativamente, isto é, de corpo e alma, na vida de sua igreja?

Você tem deixado de se envolver totalmente com os cultos da igreja, com a visão da igreja?

Porque de acordo com Hb 10.25, é pecado abandonar a comunhão e a vida de igreja. Está escrito: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando”.

Deus enfatiza a importância de ficarmos fortemente ligados... então temos o nosso grupo da célula, mas temos também a congregação inteira... você precisa congregar fielmente numa célula e na celebração da igreja toda.

De acordo com a Bíblia (1Co 12.12-14), todos nós devemos estar em comunhão... Deus não quer ninguém solitário, ninguém andando sozinho!

Em nossos dias o individualismo é muito grande... às, vezes, a pessoa até quer participar de uma igreja, mas só para ficar perdido na multidão... então, elas vêm ao culto, recebem bênçãos, mas voltam pra casa sem comunhão real, sem comunhão de verdade... mas tá errado isso: esse também é um relacionamento inadequado.

Tem também aqueles que escolhem participar da igreja da mesma forma como se escolhe uma academia de ginástica... eles querem a igreja que dê pra eles os maiores benefícios com o menor custo... a maioria quer chegar, sentar e ser servido... poucos querem se levantar e servir.

Ninguém deveria procurar uma igreja, fazendo uma oração: "Senhor, o que esta igreja pode fazer por mim?" A oração certa é: “Senhor, o que eu posso fazer por esta igreja?"

 

Portanto, é pecado você não estar envolvido com a igreja... claro que tem aqueles que estão impossibilitados (estão doentes, são idosos)... mas pode ter certeza: até esses, muitas vezes no leito de enfermidade, estão tão envolvidos com a igreja, tão comprometidos com a obra de Deus, que se dedicam à oração... fazem questão do dízimo ser entregue...

Um outro tipo comum de pecado de relacionamento que também tem a ver com a igreja, é você ficar "pulando" de igreja em igreja.

Crente que faz isso, nunca desenvolve uma comunhão profunda com outros crentes... e também não crescem espiritualmente.

Então, peça a Deus que sonde a sua vida e revele maneiras como você tem negligenciado a participação ativa na sua igreja.

Perguntas pra você refletir:

Você é mais um espectador do que um participante na obra de Deus?

Você tá mais pra um visitante permanente da igreja ou pra alguém realmente com mão na massa, que ajuda a obra de Deus?

 

Vamos a outra questão nesse assunto de pecados de relacionamento: Seus relacionamentos familiares estão de acordo com a Palavra de Deus?

Sabe, irmão, ninguém que esteja mal com os outros, inclusive com as pessoas de casa, pode realmente estar bem com Deus.

Olha, por exemplo, o que diz esse texto de Ef 5.23 para maridos, esposas e filhos, são palavras especiais de Deus para maridos e pais: “Pois o marido tem autoridade sobre a esposa, assim como Cristo tem autoridade sobre a Igreja. E o próprio Cristo é o Salvador da Igreja, que é o seu corpo”.

Este verso mostra que Deus chama o marido de cabeça (o líder) espiritual do lar... o marido é o responsável por dar a direção espiritual à sua família...

Então, todo marido e pai tem uma grande responsabilidade diante de Deus e de sua família.

Ef 5.25 diz: “Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a Igreja e deu a sua vida por ela”.

Literalmente, o marido deve se sacrificar para suprir as necessidades físicas, espirituais e emocionais da esposa... financeiras também, mas não exagerem, viu!

E 1 Pe 3.7 fala: “Também você, marido, na vida em comum com a esposa, reconheça que a mulher é o sexo mais fraco e que por isso deve ser tratada com respeito”.

O marido deve ser muito sensível às necessidades de sua esposa... e olha o que o verso diz depois: que se o marido for relapso, relaxado, insensível para com a esposa, então ele vai ter as suas orações interrompidas.

Veja agora Ef 6.4: “Pais, não tratem os seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem criá-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”.

Quem é pai deve se relacionar com seus filhos de modo a dar direção à eles, em amor, não com raiva ou ira... as disciplinas devem ser aplicada com amor.

 

Portanto, considere:

Marido, você tem tomado para si a responsabilidade de liderar sua família em momentos de oração, de leitura da Palavra?

Você coloca as necessidades e desejos de sua esposa na frente dos seus?

Você está usando com sabedoria os recursos financeiros para segurança de sua família?

Você está liderando seus filhos no seu crescimento e treinamento espiritual?

Você disciplina seus filhos com amor?

Você conversa com seus filhos sobre as coisas espirituais?

Agora, maridos, não se desesperem, Deus ajudará no cumprimento dos seus deveres!

Agora, Deus tem uma palavra especial para as esposas também, está em Ef 5.24: “...assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido”.

A submissão da esposa ao marido não quer dizer que ela é menos que o marido... absolutamente! ...essa submissão deve ser num espírito de humildade, amor e honra em relação ao marido.

Está escrito em 1 Pe 3.3-4: “Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. "Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde; ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus”.

 

Perguntas para Reflexão:

Esposa, você já tratou seu marido com desrespeito e desonra?

Você é de ficar apontando os erros e fraquezas dele?

Você perdoa e o trata bondosamente apesar de suas falhas?

Você anda descuidada de sua aparência e de sua saúde?

Sabe, irmã, a melhor maneira de ver Deus mudar o seu marido, transformar esse homem, é você se enquadrar no modelo que Deus tem pra uma esposa.

Se você sinceramente se render aos princípios de Deus, você vai ver um milagre acontecer na sua casa!

E Deus fala para os pais, lemos em Mt 18.6: “Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no lugar mais fundo do mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço”.

Os filhos estão atentos, captando tudo, mais até do que os pais dizem... muitas vezes, sem perceber, os pais estão passando valores e hábitos que podem ter um efeito trágico no desenvolvimento dos filhos.

Então, Deus fala pra sermos zelosos nisso.

 

Perguntas para Reflexão:

Pais, vocês demonstram para os filhos a sua alegria e seu entusiasmo em vir para o culto? Em ir para a célula?

Vocês expressam amor pela igreja é de falar mal da igreja na frente dos filhos?

Vocês respondem aos filhos com amor e entendimento ou ficam bravos rapidamente?

Se seus filhos estão se afastando da igreja, escapulindo do controle, peça pra Deus mostrar onde vocês têm falhado.

Não estou sugerindo que os problemas dos filhos são sempre resultado de erro dos pais... não, mas precisamos ver se nossas atitudes, nossos exemplos, têm prejudicado nossos filhos.

Agora, uma palavra especial de Deus para crianças, para os pré-adolescentes, está em Ef 6.1-3: “Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isso é certo. Como dizem as Escrituras: “Respeite o seu pai e a sua mãe.” E esse é o primeiro mandamento que tem uma promessa, a qual é: “Faça isso a fim de que tudo corra bem para você, e você viva muito tempo na terra”.

Na época do Velho Testamento os filhos que desonravam seus pais eram punidos severamente... os filhos modernos precisam reaprender a importância extrema de honrar os pais.

É um dos Dez Mandamentos: “Respeite o seu pai e a sua mãe” ou como diz na versão antiga “Honra a teu pai e a tua mãe”.

 

Questões para Reflexão:

Meninos e meninas, vocês que já são quase mocinhas e rapazinhos: vocês desobedecem a seus pais?

Vocês têm tratado os pais de vocês com desrespeito ou com raiva?

Sabem, desrespeito aos pais é pecado diante de Deus... então, nenhum rapaz ou moça, podem estar bem com Deus se estiver desrespeitando os pais.

E os filhos que têm pais idosos:

Vocês têm deixado de telefonar e visitar os seus pais?

Vocês estão deixando de dar atenção direito pro pai e pra?

Há entre vocês coisas mal resolvidas (palavras duras ou sentimentos negativos)?

Lembrem-se de que ninguém que maltrata ou negligencia o pai ou a mãe, pode estar bem diante de Deus!

 

Ministração

Então, o que precisa mudar nos seus relacionamentos?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page