top of page

PARA QUE LADO VOCÊ SE INCLINA II

Josué 24.23

 

Introdução

Quero ler Josué 24.23: “...inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel”. Repita isso comigo: “...inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel”.

 

Estou usando uma versão mais antiga da Bíblia, porque modernamente é dito, simplesmente: “...prometam que serão fiéis ao Senhor, o Deus de Israel”, e aí, se perdeu um pouco da idéia desta “inclinação para o Senhor”. Por isso usarei a versão antiga que diz: “inclinai” – “...inclinai o coração ao Senhor, Deus de Israel”.

 

Inclinar é muito mais que sair do prumo – significa mostrar-se favorável, sofrer queda para um lado; significa ceder, pender para um lado...

Quando estamos naquela fase inicial do namoro, na “paquera”, é comum a gente dizer: “Estou caidinho por ela...”.

Ou então, já viu uma foto daquela torre italiana, a Torre de Pizza? ...ela está visivelmente inclinada para um dos lados!

É nesse sentido que Josué, pouco antes de morrer, se dirigiu ao povo de Israel, o povo de Deus, e disse pra eles: “Inclinai o coração ao Senhor” (Js 24.23).

Um pouco antes disso, Josué já havia dito: “...escolhei hoje a quem sirvais” e fez aquela declaração muito familiar: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.

Josué estava falando da necessidade que nós, filhos de Deus temos, de renovar a nossa aliança com Deus (o nosso compromisso com Deus) – por isso, ele diz: “...inclinai o coração ao Senhor”.

Amados: esta renovação de uma aliança com Deus, ela também é necessária para nós nos dias de hoje. Nós precisamos estar aliançados com Deus... mais comprometidos com Deus... mais inclinados para Deus... o nosso coração precisa, a cada dia, experimentar uma “caidinha” mais para o Senhor!

O apelo à isto é tão importante, que o profeta Isaías, no papel de boca de Deus, ele disse: “Inclinai os ouvidos e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá” (Is 55.3).

Um dos salmistas, chegou até a pedir auxílio do próprio Deus para que tivesse essa queda pra Ele. O salmista fez esta oração: “Inclina-me o coração aos teus testemunhos e não à cobiça” (Sl 119.36).

Um bom pedido de oração, especialmente, quando estamos inclinados à mais esporte do que Deus; ...à mais namoro do que Deus; ...à mais trabalho, do que Deus; ...à mais internet do que Deus...

Hoje, você pode tomar certeza: Deus está falando para você ter na sua vida, uma queda mais por Ele, e no coração de Deus, está aquela expectativa de ouvir, novamente, o Seu povo dizer: “Ao Senhor nosso Deus serviremos e obedeceremos à sua voz”.

 

...Então, eu quero lhe dizer duas coisas sobre esse assunto de inclinar-se para Deus:

1- Você precisa aprender a ter essa inclinação, essa “caidinha” mais, para as coisas de Deus.

Todos os dias da sua vida; em todas as circunstâncias, em todas as tentações, em todo o tempo – o Senhor espera que o seu coração esteja inclinado para Ele.

Essa inclinação pode ser um movimento pequeno, mas para o nosso coração, será tremendamente positivo.

Porque esse “inclinar-se”, vale como uma decisão... vale como concordância nossa... vale como uma declaração formal de que estamos comprometidos com Deus, mais apaixonados por Ele do que com qualquer outra pessoa ou coisa nessa vida.

Então, se vêm a tentação de fumar... a tentação de fazer sexo fora do casamento... a tentação de beber cerveja e outras pingas... (a propaganda diz “Experimenta! Experimenta! ...porque dizem, desce redondo”)...

Ah! mas se você está inclinado para Deus, nessa hora, haverá na sua boca uma só declaração: “Eu sou de Deus e o Espírito Santo me controla”.

Os resultados desta inclinação para Deus surgem na hora!

Porque, quanto mais perto de Deus, mais atração Ele exerce sobre nós... quanto mais amor, quanto mais paixão por Deus, mais fascinação por Ele!

A sua alma cantará o Cântico dos Cânticos, 6:3 “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu”!

Olhe, depois do primeiro movimento seu, de inclinação para Deus, tudo ficará mais fácil para você.

Então, é sempre um momento histórico, de grande repercussão, o inclinar do coração para o Senhor.

Isso marca o início de um processo que derruba hábitos antigos e compromissos firmados com o pecado, e cria outros princípios e costumes mais elevados, mais nobres, dentro de nós!

 

...a próxima coisa que quero dizer é que:

2- O ato de inclinar-se para Deus, de ter uma “quedinha” mais para Deus, tem que ser um ato repetitivo em nossa vida.

Este é um cuidado que precisamos tomar pelo resto da vida! ...porque o outro lado, o lado oposto, o lado anti-Deus, o lado contrário ao de Deus, também existe!

O apóstolo Paulo ensinou isto: “Os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne”.

O que são essas coisas da carne? ...são aquelas que a Bíblia aponta em Gl 5: “...pensamentos impuros, ansiedade pelo prazer carnal, idolatria, feitiçaria (isto é, incentivo à atividade de demônios), ódio e luta, ciúme e ira, esforço constante para conseguir o melhor para si próprio, queixas e críticas, o sentimento de que todo mundo está errado... inveja, assassinato, embriaguez, divisões ferozes e toda essa espécie de coisas...” (Gl 5.19-21, BV).

A Bíblia diz que todo aquele que se inclinar para as coisas da carne, não herdará o reino de Deus.

Agora mesmo, todo mundo está inclinado, parece que mais do que nunca, para ver “A Cor do Pecado”, (novela na TV). Arrã! ...é a sensação dos últimos capítulos.

Porém, os que se inclinam para o Espírito, a Bíblia diz, esses cogitam das coisas do Espírito, esses se apegam às coisas que agradam a Deus... então, em vez de se deleitarem em ver a cor do pecado, se deleitam em ver a cor resplandecente da glória de Deus! Aleluia!!!

O fato, é que a inclinação para o Senhor, faz com que todos os maus desejos naturais, sejam todos deixados daquele lado.

 

Conclusão

Então, temos uma questão para considerar: Para que lado você se inclina?

Se você cultivar a queda para as coisas da carne, para as coisas que são contra Deus, você será escravizado por elas e vai ser banido da presença de Deus.

Porque a Bíblia diz isso: “...o pendor da carne dá para morte... por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne [inclinados a seguir seus próprios desejos maus] não podem agradar a Deus” (Rm 8.6-8).

Ah! Mas, que bênção é a inclinação para Deus... a inclinação para as coisas de Deus... a inclinação para o lado do Espírito de Deus, porque a Bíblia diz que enquanto “...os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito, Porque o pendor da carne dá para a morte, mas a do Espírito, para a vida e paz” (Rm 8.6-7).

Hoje à tarde, eu estava me lembrando da atitude de Maria, irmã de Marta, no dia quando elas hospedaram Jesus em sua casa. Todos sabemos que enquanto Marta trabalhava, Maria escutava a voz de Jesus, sentada aos seus pés... e ao me lembrar disto, logo recordei um fato interessante: Há uma versão antiga da Bíblia, que expressa bem o que Maria havia feito; diz que ela “quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos” (Lc 10.39). Maria estava inclinada para Yeshua Hamaschia!

 

E que dizer de João, o discípulo que gostava de ficar reclinado sobre o peito de Jesus? (Jo 13.22, 25). A sua posição preferida na hora da refeição, era reclinar-se ao lado de Jesus.

Você quer intimidade com Deus? Quer o abraço do seu Senhor? Quer cair no amor do Amado de sua alma e desfrutar de suas delícias?

Então, terá que inclinar o seu coração para o Senhor. Terá que dar uma “caidinha mais”, todos os dias, para o lado de Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, em 19.06.2004 – em Igreja Pentecostal de Nova Vida, São Fidélis, RJ

bottom of page