top of page

O MAIOR ANSEIO DO CORAÇÃO DE DEUS

Gênesis 1.28

 

Introdução

Você sabe qual é o maior anseio do coração de Deus?

Nesta noite, eu convido você a considerar esse assunto, porque, se queremos ter uma vida útil e bem-sucedida sobre a Terra pra depois, como recompensa, desfrutarmos da glória do Céu, então importa fazermos aquilo que agrada a Deus.

E o que é que mais agrada a Deus? Qual é o maior anseio do coração de Deus?

A maioria das pessoas erra aqui. Nesta vida, nada é mais importante do que você agradar.

O problema é que em vez de procurar saber qual é a vontade de Deus, muitos simplesmente ignoram a vontade de Deus, e aí, erram grosseiramente.

Vamos imaginar um caso – é um exemplo que eu aprendi outro dia: aqui está uma pessoa que deseja muito agradar a Jesus. Então ela imagina o que pode fazer para agradar a Jesus. Ela pensa nas suas habilidades, na sua condição e diz: “Ah! Eu já sei. Eu vou fazer um bolo de chocolate para Jesus”.

Então, essa pessoa passa a investir toda a sua vida na escolha dos melhores ingredientes e no preparo do melhor bolo de chocolate, com muito amor e carinho, porque é para Jesus.

Ao final de sua vida, essa pessoa parte para a eternidade, e como era um discípulo de Jesus, foi estar com Deus. E chegando lá, ela é recebida pelo próprio Senhor, que lhe diz: "Seja bem-vindo, bendito de meu Pai".

Pronto! Chegou a hora, o grande dia de presentear o Senhor com o seu bolo de chocolate. Olha que lindo!

Você consegue pensar na expectativa dessa pessoa, que passou a vida inteira preparando algo para o agrado de Deus e, agora, está ali, diante do seu grande momento?

Imagina a cena, o Senhor pergunta pra ela: "O que você tem em suas mãos?" E muito alegremente, essa pessoa responde: "Ah, Senhor! Eu tenho aqui algo muito especial que eu fiz para o Senhor, com muito amor e carinho: um bolo de chocolate!"

Agora, imagina a situação: o Senhor olha para aquele bolo e pesarosamente diz: "Oh, meu amado filho, você não sabia? Não te contaram não? Eu não gosto de bolo de chocolate, prefiro de baunilha. Mas não se preocupe, dá ali pro anjo Gabriel, ele é que gosta muito de chocolate". Isso não é frustrante, pra você e para Deus?

E quanto a nós, eu e você, o que temos feito, realmente agrada a Deus, ou simplesmente estamos fazendo o que Ele não deseja?

Em muitas famílias é costume fazer um agrado para as visitas... na casa dos meus pais é assim... eu cansei de ver a minha mãe preparar aqueles pratos especiais para os que nos visitavam... e os visitantes ficavam felizes e satisfeitos com aquele agrado.

Mas, triste é quando um engano é cometido... quando você pensa que está fazendo um agrado, mas não está agradando nada.

 

Eu lembro de certa vez, visitando a casa de uma senhora lá em Ribeirão Preto-SP (eu fui pastor dez anos lá), já passavam das 10 e meia da manhã, quase 11 horas, então um sol quente toda vida, e a dona da casa, pra fazer um agrado, ela disse: “Pastor, eu sei que o senhor gosta de um cafezinho, então espere um momento que eu vou trazer”. E de fato, eu gosto muito de um cafezinho, mas de preferência, aqueles quem vêm servidos numa xícara pequena, de cafezinho mesmo! Mas aí, lá veio aquela bondosa senhora com um copo cheio até em cima, que de longe, com aquele sol quente, eu todo suado, imaginei: “Ah! Ela mudou de ideia...em vez do café ela está trazendo uma coca-cola gelada!” ...mas no que eu levei a mão no copo, o que parecia ser coca-cola geladinha, era na verdade, café quente, pelando... que eu soprava pra beber, soprava e bebia... Teve uma hora que a mulher perguntou: “Tá gostando, pastor?” “Tô, tá jóia!” ...e quando estava pra baixo da metade, já pra terminar (ô glória a Deus!), a senhora, muito gentil, uma simpatia de pessoa, ela disse: “enche mais um pouquinho, pastor, o senhor gosta tanto!”

Olha, eu paguei caro pra não ser deselegante aquele dia... mas quero dizer pra você: todavia, no que diz respeito ao Senhor Jesus, Ele não age como nós, Ele é o Senhor, o Rei, e não fará de conta que gostou só pra nos agradar.

Deus receberá somente o que foi feito segundo o desejo e a vontade dEle. Por isso, se você quer agradar a Deus, não basta você fazer algo com amor e carinho, é preciso fazer o que Ele anseia, o que Ele deseja.

E o que é que mais agrada a Deus? Qual é o maior anseio do coração de Deus?

Antes dessa revelação eu devo lhe mostrar o seguinte: Agradar a Deus é como dar um presente pra Ele.

E dar presentes não é uma coisa muito fácil de fazer, porque às vezes você não agrada... mas tem algumas dicas – e essas dicas são úteis, inclusive, nessa questão de agradar a Deus.

A primeira dica importante ao dar um presente: não dê aquilo que você particularmente gosta, mas que não tem certeza de que o outro também gosta.

Ou seja, não é porque você gosta muito de flores no dia do seu aniversário, que o outro também gosta!

Mas tem pessoas que usam esse critério pra dar um presente.

Elas dizem: “Ah! Gostei muito dessa blusa, ela tem um caimento perfeito!” e pensam que o outro vai se agradar também.

O presente foi dado com amor e carinho, mas vai ficar no armário! ...ou vai ser passado pra frente: um dia você vai ver um conhecido vestido com aquela blusa e vai pensar: “Engraçado, igualzinho a blusa que eu dei pra Fulano!”

Então, não é assim que se dá um presente...

 

A segunda dica pra dar um bom presente: é dar algo que você sabe que a pessoa necessita.

Ah! É maravilhoso você presentear e a pessoa falar assim: “Como você descobriu? Era o que eu precisava!”

Como esse par de sapatos aqui do Dia do Pastor, viu? ...eu estava precisando!

Desconfio até que teve um palpite básico da minha esposa, porque ela não tolera muito os meus sapatos. Sabe, sapatos eu uso até gastar e o que eu usava, já estava começando a me fazer sentir se o chão era seco ou molhado! Então esse presente me foi dado em boa hora!

 

Mas tem a terceira dica, e, essa é infalível: consiste em você perguntar o que a pessoa quer (dentro das suas possibilidades, é claro)!

Porque numa dessa, a pessoa pode se atrever a pedir aquilo que não está na sua condição de dar.

Dizem que aconteceu... um marido perguntou pra esposa: “Querida, o que é que você quer ganhar de aniversário?” (convenhamos que a pergunta é perigosa...)!

E ela respondeu: “Um radinho!”. O marido não entendeu direito e tornou a perguntar: “O quê? Um radinho?” E ela confirmou: “Sim, sim, maridinho lindo! Eu quero um desses radinhos que vem de fábrica junto com uma BMW zero quilômetro!”

Mas a dica é essa: você deve dar aquilo que a pessoa pediu e que está dentro das suas possibilidades.

Porque se você dá de presente uma coisa que a pessoa não vai se agradar, é constrangedor.

Conta-se que num certo Natal, uma família se reuniu, fizeram lá o “amigo oculto” e no final de tudo, ficou claro que um dos filhos, um garotinho de 5 anos, não ficou nada satisfeito com o presente que ganhou. Por que? ...porque ele saiu da sala e a vovó logo perguntou pra ele: “Aonde você vai?” E o garotinho falou assim já beiçudinho: “Eu vou pro meu quarto, brincar com minhas meias novas”.

E tem o caso daquela mãe que chamou a criança e perguntou: “Filhinho, você prefere que a mamãe dê a você um irmãozinho ou uma irmãzinha?” E a criança (essa, mais crescidinha, que entende das coisas, tá sabendo?) respondeu: “Mãêe, sinceramente, sinceramente? ...eu preferia uma bicicleta!”

 

Então, está aí três dicas boas pra você usar quando for dar um presente.

Agora, importante: essas dicas podem ser usadas no que diz respeito a agradar a Deus! Agradar a Deus é como dar um presente a Ele!

Muitas pessoas estão vivendo pra fazer aquilo de que elas mais gostam, pensando que estão agradando a Deus, porque, deduzem: é o que Deus mais gosta também!

Se você faz assim, você precisa ter mais senso... porque pensa que está agradando e não está!

Então, a outra possibilidade é: descubra o que Deus precisa. Isso parece heresia, uma coisa estranha, porque nós entendemos: Deus não precisa de nada. É verdade!

Mas, se você não percebeu, tem um mistério: Deus nos chama de servos, de cooperadores dEle.

Servos e cooperadores são para servir, ajudar... será que Deus precisa da ajuda de homens?

Esse é o mistério. Mas o fato é que o Deus autosuficiente escolheu fazer de nós Seus cooperadores, Seus ajudantes. Parece loucura, mas é a mais gloriosa verdade.

Logo, Deus necessita de algo que nós podemos lhe dar.

Vamos pensar um pouco nisto? Tem uma coisa que Deus não tem e que deseja profundamente.

A Bíblia é a Palavra de Deus, então em algum lugar, Deus deve ter revelado qual é o maior desejo, o maior anseio do Seu coração.

Por isso que lemos Gn 1.28...  Deus está abençoando o homem e revelando para ele o que deseja o Seu coração.

Preste atenção aos fatos: Deus havia criado todas as coisas em seis dias, e agora, Deus fala ao homem.

E o que Deus falou? O verso diz: "[Deus]os abençoou, dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem”. Uma outra versão da Bíblia traz: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra” (ACF).

Estas foram as primeiras palavras de Deus para o homem.

E Deus não fez mistério, Ele foi logo declarando o que desejava do homem. Deus disse: ''Adão, eu quero que você gere filhos. Você é a Minha imagem e os seus filhos também serão. Seus filhos, Adão, serão também Meus filhos. Portanto, eu quero muitos filhos. Adão, encha a terra".

Percebeu? ...o maior anseio do coração de Deus é ter filhos, homens e mulheres feitos à Sua imagem e semelhança, como foi Adão!

Aí alguns dizem: “Mas isso é porque naquele tempo a terra precisava ser povoada!” Mas esse desejo de Deus não mudou com o passar dos anos. Não mudou.

Deus ainda quer muitos filhos à Sua imagem e semelhança, inclusive você, por isso que Deus enviou Jesus a este mundo.

Com Adão, o plano de Deus era encher a terra de filhos que fossem à Sua imagem e semelhança.

Entretanto, o pecado entrou na história e removeu o homem do propósito de Deus... mas Deus não desistiu do Seu plano.

E agora, ocorre o seguinte: quem gera filhos para Deus não é mais Adão, mas é Jesus.

Antes do pecado, quem nascesse de Adão e Eva, automaticamente se tornava um filho de Deus.

Mas agora, com o pecado, Deus fez um novo acordo: é quem receber Jesus no coração que se torna filho de Deus.

A Bíblia ensina isto (Jo 1.12): “alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”.

 

Conclusão

Então, compreenda: o anseio do coração de Deus continua o mesmo: Ele deseja filhos!

Mas a forma de gerar esses filhos mudou: antes era por meio de Adão, agora é por meio de Jesus em nós.

Adão tinha dois grandes alvos: curtir o seu relacionamento com o Pai, mas também cumprir o propósito que Deus lhe deu.

Nós também temos uma dupla missão: Recuperar a imagem de Deus em nossa vida, que ficou desfigurada com o pecado, e cumprir o propósito de encher a terra com outros filhos para Deus!

Por isso que uma das últimas palavras de Jesus foi: “ide, fazei discípulos de todas as nações”.

Portanto, se você quer realmente agradar a Deus, você deve dar a Ele o que Ele mais anseia: filhos!

Se você não cultiva isso, você pode estar apenas fazendo bolos de chocolate, com muito amor e carinho, mas não é o que mais agrada a Deus...

Você pode dizer: “Ah! eu estou ocupado em dirigir o louvor... ou, eu já lidero uma célula... a minha ocupação é orar... ou ajudar no discipulado... ou contribuir com meu dinheiro... é isso que eu estou fazendo para Deus!”

Mas não é isso o que Deus mais anseia... quando você chegar ao Céu, Deus não vai perguntar quantos louvores você dirigiu ou quantas Células liderou, ou com quanto dinheiro contribuiu...

O que Deus vai querer saber é: onde estão os Meus filhos, os novos crentes semelhantes a Mim, que você gerou?

Entramos na Estação do Cultivo... quantos irão gerar filhos para Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page