top of page

O DNA DE UMA CÉLULA SAUDÁVEL

Gênesis 1.25-27

 

Introdução

Meu tema nesta manhã: O DNA de uma célula saudável. Fique tranquilo, isso não será uma aula de Biologia ou de Ciências. Diga: glória a Deus!

Eu quero compartilhar com você uma palavra muito especial. Então abre a sua Bíblia ou acesse, Gênesis 1.25-27: “Deus fez os animais, cada um de acordo com a sua espécie [diga: de acordo com a sua espécie]: os animais domésticos, os selvagens e os que se arrastam pelo chão. E Deus viu que o que havia feito era bom. Aí ele disse: - Agora vamos fazer os seres humanos, que serão como nós, que se parecerão conosco. Eles terão poder sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens e sobre os animais que se arrastam pelo chão. "Assim Deus criou os seres humanos; ele os criou parecidos com Deus. Ele os criou homem e mulher" "e os abençoou, dizendo: - Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra e a dominem”.

Coloque a mão sobre o seu coração e vamos orar: “Pai, eu peço a Sua graça, a Sua unção, a Sua sabedoria, para que eu seja um instrumento na Sua mão nessa hora. Dê pra nós revelação, entendimento da Sua vontade. Pedimos no nome de Jesus. Amem”.

Olhando esse texto de Gn 1, vemos no v.28 que, quando Deus criou o homem, Ele os abençoou dizendo: “Sejam férteis e multipliquem-se! ...Tenham muitos e muitos filhos; espalhem-se por toda a terra”. Isto revela que Deus quer multiplicação. Deus quer que multipliquemos.

O propósito de Deus ao criar o homem, foi precisamente esse: que o homem se multiplicasse, refletindo a glória de Deus.

É verdade que, no meio do caminho, o homem perdeu o brilho dessa imagem de Deus... mas o propósito permanece: Deus quer que o homem multiplique... diga ao irmão do lado: “você é uma bênção; multiplique!”

Agora, um fato interessante é que Deus foi criando os animais, e aí ele falou: se reproduzam segundo a sua espécie.

Na criação dos Seus animais (os répteis, as aves, os peixes), Deus falou: reproduzam segundo a sua espécie.

Hoje, a ciência sabe que pra se reproduzir na mesma espécie, isto é possível porque existe uma partícula em todo ser, uma partícula chamada DNA. Diga: DNA.

Então, reproduzir ou multiplicar conforme a mesma espécie, fala de um mesmo DNA.

DNA é a sigla inglesa para ácido desoxirribonucleico, que existe no miolo de cada célula do nosso corpo.

É nesse DNA que está a informação genética, as características de cada pessoa: a cor dos olhos, dos cabelos, da pele, o tipo de sangue, a altura, a largura (tô brincando...). Todas essas características estão no DNA.

As pessoas até podem ser parecidas umas com as outras, mas o DNA é que garante a verdadeira identidade de cada uma... tanto que, quando alguém quer provar a paternidade de um filho (tá desconfiado que o filho não dele), qual é o nome do exame que é feito? Exame de DNA.

Não sei se você sabe, mas os cientistas que estudam o DNA, descobriram que o genoma humano é mais parecido com o do rato.

É! O DNA de um rato é 90% semelhante ao DNA do homem... olha pra quem está do seu lado e fala: “Até que você é um ratinho bonito, viu!”

Será que o seu irmão se parece com um rato? Não tem nada a ver. Mas, olha, é só 10% a diferença no DNA, só 10%... quer dizer: 90% é tudo igual, só temos 10% de diferença de um rato... é por isso que o povo fala: você é um homem ou um rato? Já ouviu isso?

Pois bem, esse negócio de DNA é que traz as informações que precisamos para garantir uma multiplicação saudável e verdadeira de cada célula da nossa igreja.

Sabe, nós temos experimentado uma multiplicação. Hoje somos 14 células, que se multiplicaram de 6, desde que chegamos aqui há três anos.

As células estão se reproduzindo... estão se multiplicando! Glória a Deus? ...mas, nós precisamos avaliar o DNA dessas células, porque toda célula que tem o DNA verdadeiro, ela se multiplica naturalmente.

Então, precisamos avaliar: a célula pode parecer perfeita uma benção, mas ela não multiplica nunca – então, o que está acontecendo? ...que DNA errado é esse?

Então, vamos pensar em algumas características que fazem parte do DNA legítimo de uma célula que, naturalmente, se multiplica, porque a ordem de Deus é que nós nos multiplicamos.

Sim, o v.28 diz que Deus abençoou e ordenou a multiplicação... mas, tem uma coisa, essa multiplicação tem que acontecer da maneira certa, é de acordo com a sua espécie.

O que, então, nós temos que estar avaliando dentro da nossa célula?

E eu sou o primeiro, viu? Eu ajudo Tânia a liderar uma célula e sou o primeiro a passar por essa avaliação. O que temos que avaliar?

 

EM PRIMEIRO LUGAR: SE TODOS DA CÉLULA TÊM O GRANDE SENTIMENTO DE GANHAR VIDAS, DE GANHAR ALMAS, PORQUE ESTA É UMA CARACTERÍSTICA NO DNA DE UMA CÉLULA VERDADEIRAMENTE ABENÇOADA, SAUDÁVEL, FRUTÍFERA E QUE SE MULTIPLICA.

A célula precisa que todos que fazem parte dela, tenham o sentimento de ganhar almas... todos da célula precisam ter essa fome, essa vontade de evangelizar e de ganhar almas.

Se a célula não tem esse sentimento, ela parece uma célula, mas ela é apenas uma reunião... uma reunião social de amigos, de colegas.

Porque, irmão, toda célula saudável ela se multiplica.

Então, precisamos avaliar: todos da célula têm esse sentimento de ganhar almas?

Se a sua célula não tem e multiplica com esse DNA errado, a outra célula que nasceu da multiplicação, quando multiplicar, vai multiplicar com esse sentimento de que não é preciso ganhar novas pessoas... que basta estar junto! “...já temos um bom estudo, um bom bate-papo...”.

 

Então, diga comigo: “A minha célula precisa ter o sentimento de ganhar almas”. Diga: “ganhar almas”. Maravilha!

SEGUNDA COISA QUE DEVE ESTAR PRESENTE NO DNA DA SUA CÉLULA: UMA PROFUNDA E VERDADEIRA COMUNHÃO.

Diga: “profunda e verdadeira comunhão”.

Tem que ter muita comunhão na sua célula... não é simplesmente aquela comunhão de encontrar toda semana e falar: “Graça e Paz, irmão, tudo bem?” Não, a comunhão tem que ser profunda.

Se você ainda não pegou aquela pregação “A Visão do Purê de Batatas” eu aconselho que você pegue comigo e leia, principalmente você que é líder... você também pode assistir essa pregação pela Internet, mas se quiser ler, eu tenho a pregação.

Então, a comunhão precisa existir. O purê de batatas deve ser uma realidade, porque, qual a diferença de um saco de batatas para um purê de batatas?

Simples: o saco de batatas é um monte de batatinhas juntas, todas reunidas num mesmo lugar. É bom estar junto? ...é, mas se você estourar o saco de batatas, vai cada uma pra um lado.

Com o purê de batatas é diferente: ah! tá todo mundo junto e misturado, é tudo uma coisa só. Aleluia! Diga pra quem está ao seu lado: eu quero minha célula assim, tipo purê de batatas.

Isso fala de uma comunhão profunda, de uma comunhão que vai além de uma reunião semanal... porque as pessoas estão tão juntas, tão unidas, que essa verdadeira e profunda comunhão, acaba gerando o pastoreio mútuo.

O que é o pastoreio mútuo? ...é todo mundo cuidando uns dos outros, se preocupando uns com os outros.

Se uma célula não tem esse pastoreio mútuo, essa preocupação de uns com os outros, quando a célula multiplicar, o líder vai ficar sobrecarregado, porque é só ele que vai atrás, que liga pra as pessoas, que visita, que convida... é só o líder!

Então, não é essa a essência, o DNA, de uma célula verdadeira. O DNA de uma célula verdadeiramente abençoada, saudável, frutífera e que se multiplica, tem comunhão profunda.

Diga comigo: “Na célula, todo mundo tem que cuidar de todo mundo”. De novo: “todo mundo tem que cuidar de todo mundo”. Amém;

Então, de agora em diante, você vai deixar o seu líder se preocupar sozinho? Não, eu tenho que me preocupar também. Amém?

Sabe, amado, é tão importante ter uma comunhão profunda na célula... isso traz cura às pessoas com depressão... isso traz ânimo... sabe, um simples abraço, um simples telefonema no decorrer da semana, um almoço que você vai fazer junto, faz toda a diferença na vida das pessoas.

 

TERCEIRA CARACTERÍSTICA QUE FAZ PARTE DO DNA DE UMA CÉLULA VERDADEIRAMENTE ABENÇOADA, SAUDÁVEL, FRUTÍFERA E QUE SE MULTIPLICA: O DISCIPULADO QUE ACONTECE. DIGA: DISCIPULADO.

Veja Mt 28.19, Jesus falou: “ide e fazei discípulos”. Jesus não disse “ide e fazei convertidos, fazei um monte de amigos...”. Ele disse: “ide e fazei discípulos”. É um mandamento.

Então, amado, dentro da célula é preciso acontecer o discipulado. Talvez você é o líder da célula e nem você é discipulado...

Então, uma das primeiras coisas que nós precisamos avaliar é: dentro da minha célula, como que eu estou em relação ao discipulado?

Discipulado, você sabe, é cuidado, é cobertura espiritual, é ter alguém que ora por você toda semana e que se interessa pelo seu crescimento.

Nós estamos no processo de conquistar esse lema aqui: “Todo o mundo discipulado. Todo discípulo um líder compromissado”. Talvez, hoje, ainda falta discipuladores pra todo mundo, mas você pode chegar, com muito amor e carinho digo isso, e procurar um discipulador para você.

É dever do líder de célula garantir que todos estejam sendo bem cuidados em sua célula, isto é, discipulados. Então, chega para seu líder e pede pra ele te ajudar a encontrar um discipulador.

O líder não vai discipular todo mundo, ele não tem condição pra isso, mas ele pode discipular duas, três ou quatro pessoas e pedir pra elas ajudarem a discipular as outras.

O discipulado faz com que as pessoas cresçam em Deus... o discipulado faz com que as pessoas cresçam em quebrantamento... o discipulado faz com que as pessoas cresçam em humildade. É muito importante.

Eu sei disso porque eu tenho o meu discipulador. O pastor Bruno me aconselha, me dá cobertura espiritual, pergunta se eu estou melhorando como marido, como pai, como servo de Deus... ah! irmão, é joia demais!

Então, vamos avaliar... você é líder, precisa avaliar como que está nessa questão.

Uma coisa que eu tenho aprendido no MDA é que o bom discípulo, diga: “o bom discípulo ele corre atrás”. O bom discípulo vai atrás, ele busca!

Às vezes, tem pessoas que não são discipuladas, porque fazem assim: “Ah! ninguém vem atrás de mim, ninguém procura”. Não, você é que vai atrás.

Sabe da psicologia do bebê? Tem que chorar pra mamar... diga pra quem está com você: “quem não chora, não mama”.

Então, você tem que ficar em cima e dizer: “eu vou buscar, eu vou atrás de alguém que cubra a minha vida de oração, que me abençoe... eu preciso de alguém!”

 

OUTRA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE QUE FAZ PARTE DA ESSÊNCIA, DO DNA DE UMA CÉLULA VERDADEIRAMENTE ABENÇOADA, SAUDÁVEL, FRUTÍFERA E QUE SE MULTIPLICA: É PRECISO TER NA CÉLULA O TREINAMENTO DE NOVOS LÍDERES. DIGA: “TREINAMENTO DE NOVOS LÍDERES”.

A reunião da sua célula (eu creio) é muito boa, muito legal, uma bênção... mas, aí, poderíamos fazer uma pergunta pra você: quem está sendo treinado lá na sua célula?

E aí, você talvez fale: “Ah! todo mundo... tá todo mundo sendo treinado”. Não, a pergunta é: quem verdadeiramente tá sendo treinado para que, daqui a alguns meses, possa ser enviado pra liderar uma célula?

Quem? ...quem está sendo treinado, de forma que, você pode sair de férias tranquilo, porque aquela pessoa vai assumir da mesma maneira que você ou até melhor do que  você?

Toda célula tem que treinar novos líderes! Isto está no DNA correto... mas, pastor, como que é treinar novos lideres? ...você precisa ter tarefas, responsabilidades na célula.

Por exemplo, o líder precisa colocar as pessoas pra ajudar na escolha dos cânticos, na ministração da oferta... alguém pra ajudar na questão dos avisos, na ministração do estudo... e o líder fica acompanhando e ajudando como que cada um pode  melhorar.

O melhor líder não faz tudo sozinho... eu lembro de alguém que visitando uma célula, quis logo saber quem era o líder daquela célula. Então ele observava: “Ah! deve ser esse que está dirigindo o louvor”... mas daí a pouco, outro levantava e conduzia a oferta... outro fazia os avisos... outro aplicava o estudo... e o visitante pensava: “Ué, cadê o líder dessa célula?” Então, alguém teve que apresentar pra ele: “Irmão, esse é o nosso líder!” Entende isso?

Treinamento, isso faz parte do DNA de uma célula que multiplica...

Então, participe, tenha uma responsabilidade lá na sua célula... você, líder, pede pra todo mundo ajudar a telefonar um pro outro, a fazer visita aos novos convertidos, ajudar Acompanhamento Inicial do novo convertido... é preciso acontecer treinamento de líderes.

É preciso avaliar isso... sua reunião de célula pode ser uma benção, gostosa demais, o pessoal bate papo, ri, tudo lá é muito descontraído... mas se você não tem ninguém em treinamento, então é preciso avaliar isso, porque dentro do DNA de uma célula verdadeira, é preciso ter treinamento de novos lideres.

 

AGORA, PRA ALMOÇAR MAIS, QUINTA CARACTERÍSTICA DE UMA CÉLULA VERDADEIRAMENTE ABENÇOADA, SAUDÁVEL, FRUTÍFERA E QUE SE MULTIPLICA... ESTÁ DENTRO DO DNA DESSA CÉLULA O SEGUINTE: O DESEJO DE TODOS PELA MULTIPLICAÇÃO.

Diga: “todos”... fala mais forte: “todos”. É preciso que todos da célula tenham o desejo da multiplicação.

Meu irmão, quando começa a reunião da célula, todo mundo já precisa saber: essa célula começou com um propósito de multiplicar.

Amado, quando falamos em multiplicação, estamos pensando no reino de Deus... estamos pensando em ganhar novas pessoas para Jesus...

Agora, se a minha célula não tem gente que ama a multiplicação, o DNA está errado.

“Ah! pastor, a nossa reunião é tão boa, tão gostosa que as pessoas nem gostam de falar de multiplicação... tá tão bom do jeito que tá”. Mas tá errado.

Todo mundo precisa desejar a multiplicação... porque isso significa que a célula está crescendo, as pessoas estão crescendo, o reino de deus está crescendo!

Então, amado, sua célula precisa ter lá a data: “Nós vamos multiplicar na data tal, nós vamos chegar à multiplicação!”

E, olha, e quando a multiplicação chegar, faça festa, comemore. Amém?

todos mundo deve comemorar isso, todo mundo vibrar com isso,. é preciso queimar e arder o coração de todos. todos precisam ter esse sentimento. amém?

Eu quero finalizar dizendo pra você que nós precisamos fazer uma avaliação geral em cima desses ensinamentos.

Como nós estamos? Eu já disse, sou líder junto com minha esposa e sou o primeiro a me avaliar nessas questões.

Eu quero crescer de maneira saudável, com o DNA correto, para a honra e glória do Senhor. Amem?

 

Walter Pacheco da Silveira

bottom of page