top of page

NÃO TRANSFORME BÊNÇÃO EM MALDIÇÃO

Números 10

 

Introdução

Essa semana eu soube de um recurso usado para tornar, quase eternos, certos objetos que julgamos especiais em nossa vida!

Trata-se da metalização. Você pode dar um banho de metal, normalmente bronze ou prata, por exemplo, no primeiro sapatinho do seu bebê. O sapatinho fica parecido com uma peça de metal... então, o objeto ganha mais valor e pode ser guardado para sempre.

Olha que interessante! Houve época que virou moda! O que tinha de mãe e avó mandando metalizar a primeira chupeta, a meiinha, o sapatinho...

Agora, conta-se a história – se é verdadeira, eu não sei – de um atleta que ganhou uma medalha de ouro. E ele se sentia tão orgulhoso de sua vitória que decidiu banhá-la em bronze também – só que aí, algo que era de muito valor se converteu em algo de menos valor.

Tenho certeza que se você fosse o dono daquela medalha de ouro, você não faria isso, você não mandaria dar um banho de bronze na sua medalha de ouro.

Você faria isso com os seus brincos, com a sua aliança ou com a pulseira de ouro? De jeito nenhum, seria completamente descabido, transformar algo valioso como o ouro em uma coisa inferior, como o bronze.

Mas você sabe que, a Bíblia ensina, existem meios no âmbito espiritual, de fazer justamente isso com as bênçãos de Deus?

Olha, é possível tomar a benção e convertê-la em maldição. Fazer bênção virar castigo... sim, existem atitudes e ações que podem converter a benção de Deus em maldição.

A Bíblia revela essa possibilidade, para que ninguém, ninguém mesmo, se torne vítima de algo tão ridículo e tão tolo.

Vamos estudar sobre isto... há três atitudes reveladas aqui na história do povo de Israel que fazem bênção virar maldição. Preste atenção à estas atitudes!

 

...primeira delas é:

MURMURAÇÃO –NÃO SEJA MURMURADOR

No livro de Êxodo, aqui na Bíblia, lemos de um acordo que Deus fez com Israel, povo que Deus escolheu para ser dEle.

Deus fez com Israel um acordo de benção, uma aliança, estabelecendo o seguinte, Deus disse: vou abençoar vocês, tirando-os da escravidão do Egito e vou levá-los para uma terra boa, se vocês me forem obedientes.

Lemos sobre isso no livro de Êxodo... depois, vem o livro de Levítico, que é um livro que fala das leis de Deus e a principal lei é essa: “ame cada um o seu próximo“ (19.18).

De Levítico, chegamos ao livro de Números, que é um livro começado com muito entusiasmo. Os israelitas estão animados, estão em frente ao monte Sinai, e sobre eles, naquele lugar, Deus manifestou a Sua presença em forma de nuvem, uma nuvem no céu... e todo o povo se alegrou com a manifestação de Deus.

Deus estava com eles! Que benção! A nuvem era um sinal de que a presença de Deus estava com o povo.

Agora, nesse capítulo 10, lemos que a nuvem se moveu de lugar... no v.11 está escrito que “a nuvem se levantou”... é que havia chegado a hora, a hora do povo partir para a sua nova terra! Vamos ler o que está escrito (10.33-36):

“Então eles partiram do monte do SENHOR e viajaram três dias. A arca da aliança do SENHOR foi à frente deles durante aqueles três dias para encontrar um lugar para descansarem. 34 A nuvem do SENHOR estava sobre eles de dia, sempre que partiam de um acampamento. 35 Sempre que a arca partia, Moisés dizia: “Levanta-te, ó SENHOR! Sejam espalhados os teus inimigos e fujam de diante de ti os teus adversários”. 36 Sempre que a arca parava, ele dizia: “Volta, ó SENHOR, para os incontáveis milhares de Israel”.

Veja como a presença de Deus estava com eles... aquela nuvem era um sinal palpável da presença de Deus. Que bênção é para um povo, para uma nação, a presença de Deus.

Sabemos que nos EUA alguém achou de escrever o nome de Deus na nota do dólar... "Em Deus nós acreditamos", está impresso em todas as moedas e cédulas americanas… o Brasil, também adotou essa prática, na nota do Real brasileiro, está lá: “Deus seja louvado”...

Mas, concordemos, muito melhor que o nome de Deus escrito no papel, é a presença de Deus no coração do povo, é Deus presente na nação!

Então, esta parte da Bíblia revela uma grande bênção: Deus estava com o povo de Israel.

Mas, não passou muito tempo e o povo transformou essa benção (a presença de Deus sobre eles) em uma maldição, em um castigo... o ouro transformado em bronze.

Veja o capítulo seguinte, 11.1-3: “Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do SENHOR. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do SENHOR queimou entre eles e consumiu algumas extremidades do acampamento. 2 Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se. 3 Por isso aquele lugar foi chamado Taberá, porque o fogo da parte do SENHOR queimou entre eles.“

Vieram as dificuldades, elas sempre vêm, mas o povo começou a se queixar. O que aconteceu?

Ah! a murmuração do povo... a murmuração fez a presença de Deus tornar-se num incêndio, num fogo sobre eles.  

Aqui está uma lição muito importante: Um dos nomes de Deus é “Deus conosco”, se você já tem Deus na sua vida, Deus no seu coração, Deus habitando a sua alma, então a presença de Deus está com você e, agora, você deve dar valor à presença de Deus.

Você deve valorizar a presença de Deus na sua vida, porque vindo as dificuldades, vindo os problemas, se você começa a reclamar como se Deus não estivesse nem aí, você corre o perigo de ver esta sua bênção transformada em maldição.

Foi o que aconteceu com Israel, veja o v.4-6: “Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer! 5 Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos. 6 Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”

Deus tinha dado, milagrosamente, um alimento para eles em pleno deserto... você sabe que os desertos são lugares difíceis para a vida, sem alimento e sem água, mas Deus providenciou alimento especial para o Seu povo durante a passagem pelo deserto: o maná.  

Consta em Ex 16.21 que o maná tinha gosto de bolachinhas de mel, alimento nutritivo. Deus é bom.

Porém, o povo queria mais que maná... lembraram da variedade de comida que tinham no Egito... a carne, o peixe, os temperos e começaram a se queixar, a murmurar... a criticar Moisés, mas se esqueceram que lá no Egito, havia escravidão, eles não eram livres.  

Então, Deus decidiu enviar uma grande quantidade de codornas para o povo comer, e comer até dizer chega!

Olha só o v.31: “Depois disso, veio um vento da parte do SENHOR que trouxe codornizes do mar e as fez cair por todo o acampamento, a uma altura de noventa centímetros, espalhando-as em todas as direções num raio de um dia de caminhada. 32 Durante todo aquele dia e aquela noite e durante todo o dia seguinte, o povo saiu e recolheu codornizes. Ninguém recolheu menos de dez barris. Então eles as estenderam para secar ao redor de todo o acampamento. 33 Mas, enquanto a carne ainda estava entre os seus dentes e antes que a ingerissem, a ira do SENHOR acendeu-se contra o povo, e ele o feriu com uma praga terrível”.

Você viu? Com as codornas também veio uma praga, um castigo, e muitas pessoas de Israel morreram.

Eis a primeira maneira como se corre o risco de transformar bênção em maldição: o descontentamento através da murmuração.

Talvez você veja a vida daquelas pessoas que estão em rebeldia com Deus, em desobediência à vontade de Deus, e pergunta: Por que elas tem e eu não tenho? Porque elas podem e eu não posso?

Quantos que hoje, sendo crentes, ao enfrentar uma luta, lembram da vida antes de vir para a igreja, e pensam com saudades, no que tinham e no que faziam, se esquecendo por completo que aquela era uma vida de escravidão, onde o pecado controlava.

Irmão, se você está passando por um momento difícil, não reaja com murmuração, fazendo queixas... cuidado para não ficar resmungando pelos cantos, porque isto pode tornar a bênção em castigo, transformar o seu ouro em bronze.

Quando você estiver no ponto de murmurar, faz o seguinte; volta o pensamento para Deus... é como aquela antena de televisão pé-de-galinha: o vento soprou com força e tirou a sintonia do lugar, então você vai lá e vira a antena para a posição correta.

Se a luta tem vindo com força pra cima de você, é possível que o pensamento tenha se desviado do lugar, dando oportunidade para as queixas, os murmúrios, a falação... porque você perde a sintonia com Deus. Então, pra resolver o problema, vira o pensamento para a direção certa: mantenha-se focado em Deus, porque tudo está seguro quando está na mão de Deus.

 

...agora, aprendemos uma segunda maneira sobre o risco de transformar o que é bênção em maldição, e que muitos não levam à sério.

2. CRÍTICA –NÃO CRITIQUE SUA LIDERANÇA

Veja o que está escrito em Nm 12.1-3: “Miriã [em algumas versões é Mírian] e Arão começaram a criticar Moisés porque ele havia se casado com uma mulher etíope. 2 “Será que o SENHOR tem falado apenas por meio de Moisés?”, perguntaram. “Também não tem ele falado por meio de nós?” E o SENHOR ouviu isso. 3 Ora, Moisés era um homem muito paciente, mais do que qualquer outro que havia na terra.”

Miriã, Arão e Moisés eram irmãos. A Miriã começou a ter ciúmes de Moisés: ele fez opção de se casar com uma mulher da Etiópia e ela nem foi consultada... depois, em vez dela ter sido a escolhida como líder, o escolhido por Deus tinha sido Moisés. Miriã estava na bronca e começou a fazer críticas contra Moisés.

Pra quê? ...a crítica maldosa desencadeou um processo transformador da bênção em maldição.

Sabe qual foi a resposta de Deus às rebeldias de Miriã?

Veja Nm 12.5-12: “Então o SENHOR desceu numa coluna de nuvem e, pondo-se à entrada da Tenda, chamou Arão e Miriã. Os dois vieram à frente, 6 ele disse: “Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do SENHOR, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele. 7 Não é assim, porém, com meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. 8 Com ele falo face a face, claramente, e não por enigmas; e ele vê a forma do SENHOR. Por que não temeram criticar meu servo Moisés?” 9 Então a ira do SENHOR acendeu-se contra eles, e ele os deixou. 10 Quando a nuvem se afastou da Tenda, Miriã estava leprosa; sua aparência era como a da neve. Arão voltou-se para Miriã, viu que ela estava com lepra 11 e disse a Moisés: “Por favor, meu senhor, não nos castigue pelo pecado que tão tolamente cometemos. 12 Não permita que ela fique como um feto abortado que sai do ventre de sua mãe com a metade do corpo destruído”.

Deus não gostou do que Miriã e Arão fizeram para atacar a liderança de Moisés. Miriã, que estava mais na bronca, sofreu o pior castigo... Deus deixou que ela ficasse com lepra por sete dias... as críticas tem o poder de fazer a bênção se tornar em maldição.

Nosso país tem a cultura de fazer críticas ao governo... de vez em quando ouvimos dessas críticas que são feitas aos governadores, aos prefeitos, ao presidente da república... e daí, se estende aos diretores da escola, aos chefes de departamentos, aos líderes da igreja, aos pais em casa...

É bastante fácil alguém dizer: “Não vou mais confiar em liderança alguma... eu serei o meu próprio líder”.

Mas qual é a resposta de Deus para isso? Lemos em Hb 13.17: “Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles...”.

Líderes são para serem honrados, seguidos... porém, se algum líder não procede conforme a Lei de Deus, seja feito deles alvo de oração, e não de fofoca, não de críticas... porque boatos sobre lideranças, arranca risos do diabo e faz parar a obra de Deus...

Deus tem muitas bênçãos para você debaixo da liderança de alguém. Mas, se você não amar cada líder, pode perder todas as bênçãos. Não deixe que isso aconteça.

 

...e a terceira maneira de correr o risco do ouro virar bronze, da bênção ser convertida em maldição, consiste em:

3. DESCONFIANÇA – NÃO DÊ LUGAR À DESCONFIANÇA

No capítulo seguinte, Nm 13, o povo de Israel tem chegado à fronteira da terra prometida e Deus mandou que Moisés enviasse12 espiões para fazer um reconhecimento da terra e trazer um relatório.

Passados 40 dias, os espiões voltaram com o relatório. Eles tinham encontrado duas grandes coisas na terra.

A primeira coisa que trouxeram foi um cacho enorme de uvas tão grandes que teve de ser carregado por dois homens. Grande mesmo!

A segunda coisa enorme que os homens viram naquela terra foram os habitantes do lugar, que eram pessoas de estatura extraordinária, verdadeiros gigantes.

Veja o que está escrito em Nm 13.31-32: “Mas os homens que tinham ido com ele disseram: Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós. 32 E espalharam entre os israelitas um relatório negativo acerca daquela terra. Disseram: “A terra para a qual fomos em missão de reconhecimento devora os que nela vivem. Todos os que vimos são de grande estatura”.

Agora, apenas dois dos espiões, Josué e Calebe, deram um bom relatório. Veja o capítulo seguinte, Nm 14.6-9: “Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dentre os que haviam observado a terra, rasgaram as suas vestes 7 e disseram a toda a comunidade dos israelitas: A terra que percorremos em missão de reconhecimento é excelente. 8 Se o SENHOR se agradar de nós, ele nos fará entrar nessa terra, onde manam leite e mel, e a dará a nós. 9 Somente não sejam rebeldes contra o SENHOR. E não tenham medo do povo da terra, porque nós os devoraremos como se fossem pão. A proteção deles se foi, mas o SENHOR está conosco. Não tenham medo deles!”

Esses dois não negaram o que disseram os outros dez. As pessoas eram grandes, mas eles sabiam que Deus é maior ainda!

Mas as pessoas de Israel preferiram ficar com o relatório dos dez, não creram no relatório de Josué e Calebe.

E por conta disso, Deus declarou que alguns do Seu povo não entrariam na terra prometida... esses, foram vítimas de uma terceira forma de fazer bênção virar maldição: a desconfiança ou falta de fé em Deus.

Talvez você esteja olhando para as circunstâncias da vida sem encontrar saída: vê enormes desafios, situações gigantes a serem vencidas, e você duvida do poder de Deus.

Não caia nesta armadilha! Se Deus habita o seu coração, não se esqueça, Deus está com você!

Você precisa decidir em qual relatório vai acreditar: sempre vai haver pessoas que vão dizer: “Não é possível... seja realista... Deus faz milagres, mas aqui... aqui nada acontece”. Você vai ficar com o relatório desses ou vai escutar a voz de Deus?

Irmão, não caia na desconfiança. Você tem um grande Deus. Recorde as grandes coisas que Deus já fez... Ele continua sendo o mesmo!

 

Conclusão

Muitas vezes, quem sabe, você canta sobre a presença de Deus, sobre Deus presente na sua vida...

Se o Espírito Santo habita a sua alma, isso é verdade: Deus está com você. E a presença de Deus é uma grande bênção para você, mas essa bênção pode se transformar num problema se você é dado às murmurações, às críticas e à desconfiança.

Se suas atitudes não refletem a realidade da presença de Deus na sua vida, hoje você deve se arrepender...

Arrependa-se de toda murmuração, crítica, incredulidade.  Não troque medalha de ouro pela de bronze. Mas fique firme em Deus, Ele abençoará sua vida com algo mais!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira  

bottom of page