top of page

METAS DE ANO NOVO

Josué 24.14-15

 

INTRODUÇÃO

Estamos entrando na semana número 3 do Ano 2014. Um ano só tem 12 meses... são só 53 semanas... então, só tem 50 aí pela frente!

E quais são as suas resoluções para este ano? ...porque é comum, na virada de ano, fazermos votos para nós mesmos.

Quantos de vocês já resolveram: esse ano eu vou entrar pra academia... eu vou fazer uma dieta... eu vou mudar a minha alimentação... eu vou começar aquele curso de inglês... e assim por diante?

Nem sempre essas resoluções vão muito longe... é uma pena! E algumas são até interessantes.

Olha o caso desse motorista... a resolução dele deve ter sido: “Esse ano, não vou ter mais pressa na hora de abastecer o carro de gasolina”. Olha a cena: na hora de sair, ele arrancou a mangueira do posto!

Outro caso: a resolução desse simpático casal deve ter sido: “Esse ano, nada de compras no crediário, no cheque especial... nada disso”.

E esse outro, deve ter tomado a seguinte resolução: “Esse ano, eu vou ser mais pontual... não vou mais perder a hora”.

Agora, veja a meta que um homem, aqui na Bíblia, tomou em sua vida. O nome dele é Josué. Veja o que está escrito: “Josué terminou, dizendo: - Portanto, agora temam a Deus, o SENHOR. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o SENHOR. Mas, se vocês não querem ser servos do SENHOR, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR.”

Esse Josué nasceu no Egito, quando o povo de Israel era escravizado por Faraó. Esse Josué conheceu a luta que é viver no deserto... esse Josué foi colocado por Deus como líder da nação de Israel.

E já idoso, no final da sua carreira, ele fez um compromisso, um voto solene, uma resolução diante de Deus e de todo mundo... uma resolução muito especial, que pode inspirar você nesta noite.

Que resolução/meta é esta que Josué tomou? Bem, ele fez a declaração de servir a Deus, o Senhor, com todos da sua casa, é verdade... mas eu quero mostrar a você o que está por trás dessa resolução – então você irá entender porque ela é tão especial.

 

Primeiro, SAIBA QUE A ADORAÇÃO DEVIDA A DEUS É EXCLUSIVA.

Josué acreditava numa adoração exclusiva, por isso que ele fez esse voto... as pessoas da época de Josué acreditavam que podiam servir a Deus mas que também podiam servir aos deuses.

Na verdade, as pessoas da época de Josué, eram seduzidas por duas atrações: tinham os deuses do passado – você vê no v.14 de Josué falando pra eles esquecerem os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito.

 

A segunda sedução eram os deuses ao redor deles, em volta deles, porque no v.15, Josué fala para o povo: “Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora”.

Olha a situação que estava o povo que Josué liderava: os israelitas não se recusavam de servir a Deus que os tinha tirado do Egito... mas eles também queriam servir aos deuses do passado e também queriam servir aos deuses que estavam ao redor deles.

Amados, essa tentação ao povo de Deus sempre vai existir... os filhos de Deus são tentados a olhar para trás, são tentados a voltar para a lama de onde Deus os tirou... os filhos de Deus são tentados a voltar para a vida que já abandonaram, para o pecado que já renunciaram.

Olha, tem muitos crentes sofrendo de torcicolo espiritual... estão servindo a Deus hoje, estão na igreja, mas estão olhando para trás com saudade.

Irmão, Jesus disse (Lc 9.62): “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus”. E está escrito na carta de apóstolo Pedro, uma palavra ainda mais dura, que é a seguinte (2 Pe 2.22): “O cachorro volta ao seu próprio vômito” – isto é, o crente que volta ao pecado é igual ao cachorro que volta ao seu próprio vômito.

Que expressão dura, chocante, mas é a palavra que Deus.

Se você cede a tentação de voltar atrás, de cometer pecados que você já tinha abandonado... de fazer coisas que você tinha decidido que não ia fazer mais ... de voltar pro mundo do qual você saiu... se você cede à esta tentação, você é como o cachorro que volta pra comer o que vomitou.

E existe também a tentação de você olhar para os deuses à sua volta... a religião dos vizinhos seduzia os israelitas.

E quantos crentes, hoje, se deixam seduzir, se deixam levar pelo estilo de vida do seus vizinhos?

Crentes que estão olhando para o lado e querendo fazer as mesmas coisas que os vizinhos não crentes andam fazendo...

 

Irmão, a Bíblia não diz pra você olhar pra trás... a Bíblia não diz pra você olhar pro lado... a Bíblia diz que você tem que olhar é para Jesus!

Josué acreditava numa adoração exclusiva... para Josué, Deus deve ser adorado e apenas Deus...

Não dá pra adorar a Deus e ler horóscopo... não dá pra adorar a Deus e usar fitinha... não dá pra adorar a Deus e bater tambor...

Irmão, ou a gente adora a Deus ou a gente adora os deuses... ou a gente adora ao Senhor ou a gente presta culto aos demônios.

Por isso que Josué disse: “eu e a minha casa serviremos ao Senhor, numa adoração exclusiva, sem olhar pro lado e nem olhar pra trás”. Que bom que Josué teve essa convicção!

 

Outra coisa que Josué mostrou nessa resolução:

SAIBA QUE A RESPONSABILIDADE DIANTE DE DEUS É PESSOAL.

Josué acreditava numa responsabilidade pessoal... na opinião de Josué, os israelitas tinham liberdade pra escolher, mas isso não mudaria a escolha dele.

Josué disse: “Pessoal, vocês são livres, ninguém é obrigado a ser crente, ninguém é obrigado a servir a Deus... vocês são livres pra escolher, pois, escolham quem vocês vão servir... Deus nos dá liberdade de escolha. Vocês podem servir os deuses do passado... vocês podem servir os deuses dos vizinhos... agora, eu escolho servir o Senhor”.

Sabe, irmão, uma das coisas mais tristes da gente ouvir, é quando alguém usa a escolha dos outros para justificar as suas más escolhas.

Por exemplo, se você vai conversar com um crente a respeito do pecado dele, porque ele está fazendo uma coisa que não deve fazer... esse crente, ao invés de dizer: “Ah! meu irmão, é verdade... eu estou errado, eu reconheço, me perdoa”.

O que ele diz é: “Ah! você não sabe de nada... tem outras pessoas na igreja fazendo a mesma coisa. Só não falo o nome porque eu não sou fofoqueiro... mas se eu tô bebendo, não é só eu não... eu tô indo na boate, mas não é só eu não!”.

Isso é triste, porque quem fala assim, parte do pressuposto que o erro do outro justifica o dele, que o pecado do outro, torna o dele menos grave.

Irmão, Josué não fez isso... Josué não se escondeu atrás da escolha das pessoas pra justificar a dele.

Josué disse: “Olha, vocês podem servir o deus que vocês quiserem, mas eu vou servir ao Senhor”.

Josué estava dizendo: “Cada um dará conta de si mesmo a Deus... e quando eu estiver diante dEle, essa história de dizer: “Deus não era só eu”, ah! não vai colar, não vai ter jeito”.

Irmão, você precisa saber que a Deus se dá adoração exclusiva e que a responsabilidade é de cada um, é pessoal.

 

Uma terceira convicção que Josué tinha, é que ele acreditava numa fé verdadeira.

SAIBA QUE A SUA FÉ PRECISA SER VERDADEIRA.

Josué não era um crente porque a sua profissão exigia... Josué era o líder de Israel, era o general... o povo era do Senhor e Josué adorava o Senhor, mas se aquele povo deixasse de adorar o Senhor e fosse adorar outros deuses, Josué não mudaria...ele era crente por convicção.

Na Bíblia, lemos de homens e mulheres que estavam dispostos a morrer pela fé que tinham... homens e mulheres cheios de convicção.

O apostolo Paulo, por exemplo, lemos em Fp 3.8, ele diz: “Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo”.

Paulo está se referindo a uma série de coisas interessantes que ele tinha na vida: ele era fariseu, de uma família nobre, tinha dinheiro, boa reputação, muitas obras, um bom currículo... mas Paulo disse: “Olha, eu considero tudo isso lixo, entulho, esterco... isso não vale nada em comparação ao que eu tenho em Jesus”. Isso é fé verdadeira.

Josué fez a mesma coisa. Ele disse: “Eu sou o líder de Israel, sou o general desse exército, mas se eu precisar escolher entre a minha profissão, a minha carreira, o meu nome, o meu sucesso, a minha fama e o meu Deus... não tenham duvida sobre o que eu vou escolher”.

Amado, Josué não tinha uma religião... ele tinha uma relação com Deus, um compromisso com Ele... uma fé verdadeira.

 

Uma quarta convicção que Josué mostra:

VOCÊ PRECISA ACREDITAR NA IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA.

Josué acreditava em uma adoração exclusiva... Josué acreditava numa responsabilidade pessoal... Josué acreditava em uma fé verdadeira... mas ele também acreditava na importância da família.

Ele pode dizer com autoridade: “eu e a minha casa serviremos ao senhor”. Mas Josué não disse isto porque fosse autoritário... ele disse isso porque conhecia a sua casa.

Josué sabia a mulher que ele tinha... Josué sabia os filhos e as filhas que ele tinha... então ele disse pro povo: “Vocês podem ter certeza, eu e a minha família escolhemos adorar o Senhor”.

Mas porque Josué teve tanta confiança que a família escolheria a mesma coisa que ele? É porque ele investiu na família que tinha!

Não é qualquer crente que pode dizer isso, porque, infelizmente, muitos crentes falham em liderar o lar.

A Bíblia está cheia de casos assim: o sacerdote Eli, teve dois filhos – um não valia nada e o outro coisa nenhuma. Leia o livro do profeta Samuel e você vai ver...

O rei Josias foi um bom rei, mas o filho dele foi terrível... o rei Ezequias também foi um bom rei, mas o filho dele não prestava...

Quantos líderes são assim: são bons, são educados, são capazes... mas não se preocupam nem um pouco com a família?

Às vezes é pastor, é líder de célula... que ora, que jejua, que evangeliza, mas não dedica atenção à esposa, não dedica atenção aos filhos... isso tá errado – porque um dia, esse líder vai ver a família se desestruturar.

Irmão, não deixe isso acontecer com você...  sabe, Noé (aquele que construiu a arca), ele pregou durante 120 anos... cada prego, cada pedaço de madeira encaixado no lugar era uma pregação...

Noé anunciou o juízo de Deus e ninguém se converteu, ninguém se arrependeu... poderíamos dizer que Noé foi um fracasso, porque pregou durante 120 anos sem ninguém levantar a mão nem dizer “eu aceito”.

Mas sabe, amado, na verdade, Noé foi o melhor pregador, o mais bem sucedido, porque quando o dilúvio veio, a família dele toda estava na arca... quando o dilúvio veio, a família dele toda estava na arca.

Você precisa acreditar no valor da família. Sua família é importante pra você? Então ore por ela... passe tempo com ela...

Não adianta você dizer que ama sua família, se você não tem tempo pra sua família... não adianta você dizer que ama a família, mas não dá bom exemplo...

Se você não é o primeiro, no domingo, a acordar cedo e dizer: “Pessoal, vamos para o tadel... tem reunião no prédio da igreja”.

Se seus filhos não veem você pegando a Bíblia, orando... servindo a Deus com a igreja... quando que eles irão dizer: “Eu quero ser crente igual ao meu pai, igual a minha mãe?”

Josué teve essa felicidade... ele acreditou na importância da família, investiu nela, por isso pode dizer: “Eu sei qual é a escolha da minha casa... eu sei qual é a escolha da minha esposa e dos meus filhos... a escolha da minha casa é a mesma minha; é servir ao senhor”

Amado, invista na sua família e você vai ser recompensado.

 

Uma última convicção que Josué tinha e você precisa ter é essa:

ACREDITE NUMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA.

Josué acreditava que um homem, uma pessoa, pode fazer a diferença. Tem um ditado que diz que “uma andorinha só, não faz verão”.

Mas, amado, não somos andorinha, somos gente, somos uma pessoa e uma pessoa sozinha faz verão, sim! Faz inverno, outono, primavera e verão!

Às vezes, a gente se desanima, é verdade... vemos tanta coisa indo por água abaixo... vemos as pessoas indo para o pecado... vemos as igrejas se corrompendo... os pastores errando... o evangelho da salvação sendo substituído pelo evangelho da promoção... crentes indo em balada, em boate... crente bebendo bebida alcoólica...

A gente desanima... mas Josué não desanimou,  porque ele acreditou que um homem sozinho se tiver na bênção de Deus, pode fazer a diferença.

Josué acreditou que a decisão dele poderia ajudar os outros... ele acreditou e olha o que aconteceu, vamos ler Js 24.16-25: “O povo respondeu: – Nunca poderíamos pensar em abandonar o SENHOR para servir outros deuses! Foi o SENHOR, nosso Deus, quem tirou a nós e aos nossos pais da escravidão na terra do Egito. E vimos as grandes coisas que ele fez. Ele nos guardou pelos caminhos por onde andamos e no meio dos países por onde passamos. Conforme íamos avançando, o SENHOR ia expulsando todos aqueles povos e até os amorreus que moravam nesta terra. Portanto, nós também serviremos o SENHOR, pois ele é o nosso Deus.

Josué disse ao povo: —Vocês não podem servir o SENHOR, pois ele é Deus Santo e não tolera aqueles que adoram outros deuses. Ele não perdoará os pecados e as maldades de vocês. Se abandonarem a Deus, o SENHOR, e adorarem deuses estrangeiros, ele se voltará contra vocês e os castigará. Ele os destruirá, embora antes tenha sido bom para vocês. O povo respondeu: —Que isso não aconteça! O que nós queremos é servir a Deus, o SENHOR. Então Josué disse: —Vocês mesmos são testemunhas de que escolheram servir o SENHOR. —Sim, somos testemunhas! —responderam eles. E Josué continuou: —Então joguem fora os deuses estrangeiros que estão com vocês e prometam que serão fiéis ao SENHOR, o Deus de Israel. O povo disse a Josué: —Serviremos o SENHOR, nosso Deus, e obedeceremos aos seus mandamentos. Assim naquele dia Josué fez um acordo para o povo e ali em Siquém lhes deu leis e regulamentos”.

Eu acho que aquele dia foi o mais feliz da vida de Josué... mais feliz do que o dia que o rio Jordão se abriu... mais feliz do que o dia que os muros de Jericó cairam...  mais feliz até que o dia em que o sol parou – tudo isso aconteceu na vida de Josué.

Mas, o dia mais feliz pra ele, pode ter certeza, foi quando ele viu aquele povo dizer: “A gente tá com Deus, Josué... nós entendemos que ninguém é obrigado a ser crente, mas se vai ser, tem que ser direito. Nós entendemos isso, Josué, e nós decidimos servir ao Senhor”.

 

Amado, essa é a alegria do seu líder de célula... essa é a alegria do seu discipulador... essa é a alegria do pastor: ver o seu povo, o seu grupo no caminho certo, dando as costas para o pecado e marchando ao encontro de Deus.

Quem está disposto a tomar essa resolução para 2014? Que resolução? ...os mesmos compromissos que Josué assumiu.

Vamos ver quais foram eles:

Primeiro, ser fiel a Deus e só a Ele – a adoração é exclusiva a Deus.

Segundo, ser responsável por minha vida ao invés de encontrar desculpas na vida dos outros para não fazer aquilo que é o certo.

Terceiro, priorizar a família...

E quarto, contribuir significativamente, entendendo que com a minha escolha, eu posso fazer a diferença.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 12/1/2014

bottom of page