top of page

INGREDIENTES  DA RECEITA PARA VENCER DESAFIOS

1 Samuel 17.45-51

 

E Davi disse ao filisteu: "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardo, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem você desafiou.

46 Hoje mesmo o Senhor o entregará nas minhas mãos, e eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.

47 Todos que estão aqui saberão que não é por espada ou por lança que o Senhor concede vitória; pois a batalha é do Senhor, e ele entregará todos vocês em nossas mãos".

48 Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo.

49 Retirando uma pedra de seu alforje ele a arremessou com a atiradeira e atingiu o filisteu na testa, de tal modo que ela ficou encravada, e ele caiu com o rosto no chão.

50 Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão ele derrubou o filisteu e o matou.

51 Davi correu e se pôs de pé sobre ele; e desembainhando a espada do filisteu acabou de matá-lo, cortando-lhe a cabeça com ela. Quando os filisteus viram que seu guerreiro estava morto, recuaram e fugiram.

 

Receita Para Vencer Desafios, é o tema desta série de mensagens, iniciada em Julho e que espero concluir hoje.

O motivo de tratar este tema é que, primeiro, Deus colocou no meu coração a direção para isso e, segundo, porque todos temos na vida, grandes desafios a serem vencidos. Em realidade, a vida é cheia de desafios: família, trabalho, estudos, igreja... estamos cercados por desafios.

E a grande questão é: como enfrentamos esses desafios da vida? Nós os vencemos ou somos vencidos por eles?

Alguém já disse: “Desafios existem para serem vencidos”.

É como nos jogos olímpicos ou no próprio vídeo-game: não enfrentar os desafios é permanecer na mesma fase, aí, o tempo passa e “game-over”; termina o jogo e você não ganhou nada.

A vida que Deus nos dá é repleta de fases maravilhosas. Em cada uma existem desafios a serem enfrentados, é verdade, mas cada desafio vencido, nos prepara para fases melhores, até que por fim, vem a recompensa.

Minha primeira experiência em vídeo-game foi com o Sonic, um ouriço azul, criado pela Sega, bastante veloz, e que tinha como objetivo principal, salvar os outros animais do malvado Dr. Robotnik. Aquilo sim é que era vídeo-game, não essa essa bobagem de procurar pokemon na rua.

E o game era assim: a primeira fase era interessante: um cenário bonito, uma música de fundo muito manera, e vinham os desafios a serem enfrentados. E quando o jogador vencia os desafios, passava de fase!

Na nova fase, havia desafios maiores, mas o cenário era mais rico, a música mais vibrante e o jogo ficava mais emocionante, porque os desafios da outra fase foram vencidos.

Essa minha forma de explicar pode parecer simples demais, mas a vida é assim como num vídeo-game do Sonic.

Hoje você está vivendo uma fase que tem os seus desafios, vêm um atrás do outro... às vocês você pensa que a vida se resume nisso, mas é só uma fase... vencendo os desafios de agora, você muda de fase, a coisa melhora bastante!

Mas, na nova fase, aparecem novos desafios, mais difíceis até, só que você já está mais preparado e, assim, vencendo os desafios, a fase muda para outra mais eletrizante, porque você também está mais próximo da vitória!

Pensa comigo em alguém que fica a vida toda evitando enfrentar desafios... ela tá lá no primeiro estágio da primeira fase, e não enfrenta os desafios...

Agora, pensa no tanto que está à frente, esperando por ela: novo cenário, novas cores, novos elementos, nova música, novos efeitos, e, a grande recompensa: a vitória final, mas que ela perde, por não enfrentar os desafios do jogo.

Deus permite que desafios surjam em nossa vida. Muitas vezes esses desafios são difíceis, são golpes duros, bem maiores do que nós até, mas quando enfrentados e vencidos, nos levam para outra fase, nos colocando mais perto da vitória.

Davi enfrentou em sua vida desafios incríveis: um leão, um urso, um gigante... e quantos desafios você não tem de enfrentar também no seu dia a dia? A vida é assim.

Você precisa vencer desafios se quiser passar de fase. Não tem escolha: ou vence os desafios todos os dias, ou fica pra trás.

No caso de Davi, ele estava resolvido a enfrentar os desafios. E ele venceu todos.

E, como é que podemos conseguir isso? A resposta está nos ingredientes usados por Davi em sua receita para vencer os desafios.

 

O primeiro ingrediente desta receita é a coragem, coragem para enfrentar o desafio.

Alguns têm medo. Mas se você precisa vencer, é necessário ter coragem.

E esta é a diferença do medroso para o corajoso: o medroso é alguém que se deixou dominar pelo medo, o corajoso é alguém que domina o medo. O corajoso diz: “Esse desafio dá medo, mas não vai me parar” e parte pra cima. Isso é coragem!

O segundo ingrediente da receita para vencer desafios é: nossas habilidades, talentos e aptidões.

Todos somos possuidores de habilidades para fazer algo. Alguns cantam, outros tocam instrumentos, outros têm habilidade para o ensino, outros para a construção, outros para a costura, a culinária...

Qual era a habilidade de Davi naquela idade dele? Era manipular pedras lisas usando seu estilingue, ou funda, ou atiradeira.

Qual é a lição? Para vencer desafios, desenvolva as habilidades, os talentos, as aptidões que Deus te deu! Treine, se aperfeiçoe naquilo que você faz com habilidade, porque na hora de vencer desafios, Deus vai ajudar você!

Eu li a história de um representante de calçados que foi enviado pela fábrica, para um povoado distante da cidade. O desafio dele era vender sapatos. Normalmente quem trabalha com representação, vendendo produtos, tem habilidade pra isso, passa por treinamento, faz curso. Então, o vendedor chegou ao lugar, andou, observou as pessoas, todas descalças, pés no chão. Ligou pra fábrica e falou: “Cancela tudo. Estou indo embora. Ninguém aqui usa sapatos”. Assim ele fez. Não enfrentou o desafio, porque não havia desenvolvido sua habilidade para isso. Perdeu o emprego.

A fábrica decidiu enviar outro representante. O homem chegou no lugar, andou, observou as pessoas descalças, pés no chão, ligrou pra fábrica e falou: “Por favor, mandem mais sapatos, porque aqui, todos precisam de sapatos”. E fez a maior venda da história daquela fábrica.

 

Para vencer desafios, desenvolva as habilidades, os talentos e as aptidões que Deus já te deu!

Mas, preste atenção, você jamais vencerá desafios se não usar estratégia. Esse é o terceiro ingrediente da receita.

Se você quer vencer leão, urso e gigante, precisará pensar numa estratégia, isto é, no meio mais adequado de conseguir alcançar o objetivo.

Há pessoas que não gostam de estratégias, julgam que elas não são importantes ou necessárias... alguns até reputam as estratégias como sendo algo que não é de Deus.

Se você pensa assim, deixa eu te lembrar: o nosso Deus é chamado na Bíblia de o Senhor dos Exércitos - Ele é estrategista.

Também, uma coisa preciosa que Deus deu pra nós, seres humanos, é a capacidade de pensar. Então, pensa na maneira mais adequada, mais certa, mais justa, mais de acordo com a vontade de Deus, pra você conseguir o seu objetivo.

Porque você, sabe, conseguir coisas de um jeito que Deus condena, não traz bênção.

Você pode até conseguir o seu objetivo usando meios ilícitos, mas não vai ser feliz.

É o caso dos jogos de azar. A pessoa tem o objetivo de conseguir dinheiro, então joga, faz aposta. Deus é contra esse meio. Mas, quantos que apostam e ganham, ficam ricos? Mas, porque Deus não abençoa, eles têm dinheiro mas não tem felicidade. Diz uma pesquisa que cerca de um terço dos ganhadores de loteria, vão à falência alguns anos depois.

 

Nós temos que fazer as coisas que Deus aprova. Quando temos estratégias que não violam a vontade de Deus, Ele abençoa.

Ter estratégia é pensar direito, é usar de sabedoria. Deus nos fez inteligentes, então podemos selecionar os meios mais adequados para vencer os desafios.

Davi, por exemplo, ele teve uma estratégia pra vencer o leão! No v.35, ele contou: “eu vou atrás dele (olha a estratégia), atinjo-o com golpes e livro a ovelha de sua boca...”. A estratégia de Davi foi chegar por trás do leão.

Enquanto o leão já estava com a ovelha na boca, Davi deixa passar e ataca por trás. Nesse momento, o leão solta a ovelha da boca (porque agora quer atacar o Davi) e nessa hora, Davi dá o golpe fatal.

Já no caso do Golias, a estratégia foi diferente. Olha o v.48: “Quando o filisteu começou a vir na direção de Davi, este correu depressa na direção da linha de batalha para enfrentá-lo”.

Quer dizer, Davi ficou cara a cara com o gigante, não chegou por trás como no leão, mas pela frente.

Davi pensou em tudo. Leão age por instinto, não prevê movimentos. Mas, Golias, não; ele é guerreiro experiente, tem inteligência. Então, Davi nem chegou perto!

Do leão, Davi tomou pouca distância, mas com Golias, Davi sabia que estava lidando com um guerreiro adestrado, por isso, a única saída, era usar de agilidade contra o peso enorme do inimigo, que carregava uma armadura de bronze.

Aqui a gente aprende que cada desafio da vida, requer uma estratégia diferente. Para cada desafio existe uma estratégia apropriada.

As vezes, uma pessoa diz: “Eu venci um problema no trabalho com o meu patrão desse jeito, e vou vencer da mesma forma com a minha mulher lá casa”.

Errado! Para lidar com seu chefe, você usa uma estratégia, mas pra lidar com a esposa, a estratégia é diferente, porque a fera é outra.

Contra o leão Davi usou a espada... contra o Golias, usou atiradeira e pedras.

Quarto ingrediente pra vencer desafios: ser como você realmente é.

 

Lembre-se disso: Davi venceu Golias sendo ele mesmo. Você vai conseguir vencer seus desafios, sendo como você realmente é.

Tem gente que fica pensando: “Ah! Se eu fosse como fulano, se eu tivesse a condição que ele tem, a força que ele tem, o dinheiro que ele tem, a unção que ele tem...”. Não, amado, isso simplesmente não funciona.

Então, como a gente deve fazer para vencer desafios? É seguindo o exemplo de Davi. Olha o v.39.

Havia uma resposta na ponta da língua de Davi, que nos serve. Quando tentaram vestir nele a armadura de um soldado, Davi respondeu: “Não consigo andar com isso”.

Esse é um grande segredo: nunca tente enfrentar um desafio com aquilo que você não tem, com aquilo que não te pertence, que você não domina, que você não leva jeito pra usar.

Amado, você vencerá leões, ursos e gigantes como você é, com aquilo que Deus tem feito você ser... mesmo com suas limitações e fraquezas, se você for honesto, for verdadeiro, Deus vai ajudar você. É sendo você como realmente é, que Deus vai abençoar! Amém!?

 

E, por fim, tem um quinto ingrediente na receita para vencer desafios: ver a vida de forma correta.

Os historiadores falam de Davi e o gigante Golias. Talvez esta seja a história predileta para se contar para as crianças: Davi e o gigante Golias.

Mas, você sabia que Davi nunca chamou Golias de gigante? Davi respeitou o inimigo, não subestimou o poder dele, mas também não se diminuiu diante dele. Para Davi, v.26 mostra, Golias era o filisteu, o incircuciso.

Davi viu o desafio da seguinte forma: “Quem é esse falando desse jeito, armado dos pés à cabeça, mas que não tem a proteção de Deus? Quem é ele? Quem ele acha que é pra afrontar o exército do Deus vivo?”

Está vendo? Para Davi, servo de Deus, o verdadeiro gigante era ele; não era Golias!

 

Amado, você deve ver as coisas da forma correta: você é filho do Deus Altíssimo, e como filho de Deus, servo de Deus, você representa o céu na terra!

Então, que pavor é esse que você sente na vida? Não existe poder neste mundo que pode fazer mal a você sem a permissão de Deus!

Amado, procure conhecer a sua verdadeira natureza como filho de Deus, não a humana, mas a espiritual.

Davi confiava em Deus. No Salmo 23, Davi declarou: “O Senhor é o meu pastor nada me faltará... ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte,não temeria mal algum porque Tu estás comigo”.

Você já se tornou filho de Deus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 28/08/2016

bottom of page