top of page

DEUS TEM O MELHOR PRA MIM

Deuteronômio 1:21-30

 

INTRODUÇÃO:

“Deus tem o melhor pra mim! E o que perdido foi, Não se compara com o que há de vir. Uma nova história Deus tem pra mim... Um novo tempo Deus tem pra mim... Tudo aquilo que perdido foi, Ouvirei de sua boca: "Te abençoarei". Poderosa demais essa canção de Fernandinho.

 

Encontrei uma antiga anotação minha, onde estava escrito assim: “Eu me recuso a crer que o que Deus tem é só isso”.

Não lembro da circunstância que me levou a escrever aquela declaração, mas ela revelou um desejo até hoje muito válido pra mim: o desejo de ser mais abençoado.

É verdade que devemos ser gratos a Deus por já termos alcançado tudo o que temos, mas também devemos nos recusar a crer que é só isso.

Tem uma frase de pará-choque de caminhão, muito interessante, que diz assim: “Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho”...mas, se um dia, você tiver um caminhão, acrescente o seguinte: “e o que ainda não tenho, tô em busca”.

É que o melhor de Deus para a sua vida, ainda está por vir...

Eu lembro de ter feito uma visita, tempos atrás, a uma senhora que havia sofrido um acidente automobilístico e que perdeu parte dos movimentos da perna. Ela estava desconsolada, porque imaginava: “Bom era o que eu tinha, era o que podia fazer... bom era aquela época e coisa e tal”. Mas Deus me levou a ministrar essa palavra sobre ela e oramos. No final da oração ficou claro que veio uma luz ao coração daquela senhora. Ela me despediu com um brilho nos olhos diferente da chegada. Passado um bom tempo, eu a encontrei no supermercado na companhia do marido, fazendo compras, andando e feliz.

O melhor de Deus não é o que você já viveu... por melhor que tenha sido... o melhor ainda está por vir, então, não perca a oportunidade de conquistar mais!

Agora, para conquistar mais, para ser mais abençoado em Deus, este texto da Bíblia, adverte contra certas coisas que podem nos impedir de alcançar as bênçãos de Deus.

Eu quero ler para você Dt 1.21-30.

Estas palavras foram ditas por Moisés ao povo de Israel, quando eles estavam próximos à Terra Prometida... Moisés explicava PORQUE ELES ATÉ ENTÃO NÃO TINHAM CONQUISTADO A TERRA.

Embora Deus tivesse dado uma promessa pra eles e falado que a terra era uma benção... toda uma geração perdeu a oportunidade de conquistá-la.

E, sabe, irmão, há muitas coisas que também podem impedir a gente de ter o melhor de Deus.

 

Então, vamos aprender com esta Palavra que, para alcançar mais, que para ser mais abençoado, é preciso, em primeiro lugar:

1- DAR UM BASTA À FALTA DE DISPOSIÇÃO (v.26a)

Na primeira parte do v.26, Moisés diz que eles "não quiseram" entrar na terra; “não quiseram tomar posse da terra” - NTLH. Isto mostra falta de vontade, falta de disposição.

Ora, você precisa ser esforçado se quer conquistar algo melhor!

Certa ocasião, Jesus estava falando para as pessoas: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus”, Lc 9.62.

O autor da carta aos Hebreus, escreveu isto: “Nós não somos gente que volta atrás e se perde...”, Hb 10.39.

O apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do NT, escreveu numa delas a respeito da sua missão. Ele disse: “É para realizar essa tarefa que eu trabalho e luto”, Cl 1.29.

Será que você não está perdendo oportunidades por que falta em você a disposição para lutar, a disposição para se esforçar por ela?

Irmão, as portas que dão acesso às bênçãos, elas não se abrem automaticamente!

É legal demais aquela porta do Boulevard Shoping, você acha? ...elas são automáticas, mas as portas que dão acesso às bênçãos não são assim.

Talvez alguns imaginem: “Ah! Basta que eu esteja na igreja, basta que eu proceda bem, que eu seja uma boa pessoa, honesta, amorosa e responsável... então as portas vão se abrir e serei abençoado” – ninguém é abençoado apenas por estar bem intencionado; você precisa estar disposto a fazer o esforço de RECEBER a bênção, lutar por ela!

Muitas pessoas têm poucas conquistas porque não têm disposição para o esforço... se acomodam...  Uma vez ouvi isto: “Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu”.

Um ditado popular diz que “Devagar se vai longe” ...mas, cá entre nós: demora um tempão e às vezes o tempo passa, a vida acaba e a pessoa não desfruta das bênçãos.

Você realmente quer o melhor de Deus para a sua vida? ...então ponha fim à falta de disposição, lute por mais. Amém?

 

...outra coisa que precisa...

2. DÊ UM BASTA À TODA FORMA DE REBELDIA

Moisés diz também que eles foram "rebeldes", ou seja, desobedientes a Deus.

O v.26 diz assim: “fostes rebeldes à ordem do Senhor, vosso Deus”.

Rebeldia é desobediência (e esta pode ser a única explicação porque algumas pessoas não são abençoadas ou são só um pouco abençoadas).

Jesus ordenou que cada discípulo ensinasse o outro a obedecer. Ele disse: “Vão e façam discípulos de todas as nações” e falou “ensinando-os a obedecer”.

Deus tem princípios para serem obedecidos... e quando não obedecemos, perdemos a benção!

Por exemplo: Se desonrar pai e mãe, você perde a benção de viver mais anos sobre a terra, porque está escrito em Dt 5:16: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra”.

Se prejudica seu corpo com má alimentação, vícios e outros pecados... você padece... Quem não obedece, padece.

E obediência a Deus não é opção é mandamento!

Um dos livros de sabedoria da Bíblia, (Eclesiastes 12.13), diz: “De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados”.

Marcos Witt, um adorador mexicano, conta num livro, que quando era menino, quase todas as tardes a sua mãe o mandava ir à padaria comprar pão e leite. Marcos não soube dizer a quantidade exata de vezes em que não "teve vontade" de cumprir aquela tarefa, mas acha que deve ter sido mais de mil vezes. Então, ele conta que nunca caiu na bobagem de dizer as palavras "Não estou com vontade" para a sua mãe. Pois ela lhe aplicava uma boa correção, e ainda dizia: "Pois, comece a ter vontade!"

Irmão, o melhor de Deus é conquistado quando você dá um basta à toda forma de rebeldia e começa a obedecer a Deus.

 

...em terceiro lugar, você precisa:

3- PARAR COM A MURMURAÇÃO (v.27)

Sabe o que é murmurar? ...é "falar entre os dentes", é reclamar, é viver de queixas.

Isso me lembra a boneca Emília, do Sítio do Pica-Pau-Amarelo. Como eu gostava daquele seriado!

Mas, a Emília é murmuradora demais da conta... Me lembro de um episódio: a boneca pensava em voz alta, dizendo algo mais ou menos assim: "Quanto mais penso na natureza, mais defeito encontro. A vaca, por exemplo: por que a vaca tem dois chifres na frente e nenhum atrás?" E Emília murmurava: “isto não está certo! Os inimigos geralmente atacam por trás e não pela frente. Os chifres deveriam ser atrás”. E depois da vaca, Emília murmurava contra outras coisas da naturteza.

Não deve ser essa a linguagem do cristão. No reino espiritual palavras são sementes – o você fala é como semear... um dia vai colher.

Veja o que lemos em 1Co 10.10 que, se referindo ao povo de Israel nos dias de Moisés, está escrito assim: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” (um espírito malígno que se alimenta de nossa murmuração e depois nos destrói)!

Um antigo pensador (Watson) escreveu: "Nossa murmuração é música para o diabo". E ela tem sido bastante executada por aí.

Mas quer alcançar mais bênçãos de Deus para a sua vida? Páre com a murmuração.

 

...para isto, é preciso ainda:

4- LANÇAR FORA TODO O MEDO (v.28)

O quarto impedimento para a conquista foi o medo... o povo de Israel teve medo diante dos seus inimigos.

E medo, alguém já disse: é derrota antecipada...

O medo impede que o sobrenatural de Deus opere em nosso favor.

O melhor de Deus ainda está para ser conquistado, mas você não pode ter medo de encarar os desafios, encarar os inimigos...

E veja o que lemos em 1Jo 4.8: Um relacionamento amigável com Deus, destrói todo medo que há em nós - 1Jo 4:18 diz que “o verdadeiro amor lança fora o medo” e Paulo escreveu para Timóteo, dizendo (2Tm 1:7): “o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes”.

Uma expressão muito comum na Bíblia é "não temas"; ocorre, alguém contou, 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá uma para cada dia do ano.

Irmão, se sua companhia favorita é alguém mais medroso que você, mude de companhia!

Dois viajantes encontraram um urso na estrada. O primeiro, muito medroso, achou logo de subir numa árvore e se esconder lá. Nem se importou com o companheiro... que apavorado, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas e foi embora. Aí, o que estava na árvore desceu e perguntou pr’o companheiro o que o urso tinha cochichado. O companheiro não perdeu tempo e respondeu: “Ah! Ele me disse para não andar com quem corre de medo”.

 

CONCLUSÃO

O que impede você de ser um conquistador?

A falta de disposição? ...ponha fim nela!

A rebeldia? ...dê um basta à ela!

A murmuração? ...páre com ela!

O medo? ...fora com ele!

 

Amém?

 

Walter Pacheco, 27/04/2014

bottom of page