top of page

DEUS ME VÊ

Gênesis 16.1-13

 

Introdução

“Deus que me livre!” ou “Deus me livre!”, isso é bastante comum da gente ouvir por aí... agora, “Deus que me vê”, já é uma expressão que a gente só acha aqui na Bíblia.

 

Talvez, você até já tenha usado aquela afirmação “Deus me livre!”...mas essa aqui, é mais poderosa!

Sabe, ser visto, ser notado, é uma das necessidades mais básicas do ser humano.

Na Índia, eles adotam lá, o sistema de castas, isto é, uma maneira rigorosa de classificar as pessoas...

Então, tem aquelas que são consideradas muito nobres, os da casta dos brâmanes, por exemplo, e tem a casta mais baixa que é a chamada casta dos intocáveis. Teve até uma novela na televisão, alguns anos atrás, que explorou esse tema.

"Os Intocáveis" na Índia, portanto, são aquelas pessoas que, por serem consideradas impuras, depreciadas, não podem, se quer, resvalar numa pessoa de casta mais alta, mais nobre, porque se um brâmane tocar naquela pessoa, ele também ficará impuro. Então, são os intocáveis.

E por muito tempo acreditava-se que no sistema de castas, os intocáveis representassem o degrau mais baixo.

Mas, recentemente, foi descoberto que abaixo dos intocáveis, existe ainda o último degrau, que é o dos chamados invisíveis. Os invisíveis são aqueles que lavam as roupas dos intocáveis.

Então, na cultura e na religião dos hindus, eles são os impuros dos impuros. Os invisíveis são considerados tão impuros que eles não desejam contaminar nem os olhos dos outros... por isso que evitam serem vistos.

Quer dizer, o intocável, para o hindu, se você esbarrar nele, você se contamina... mas o invisível, ele é tão vil, tão ralé, tão vulgar, tão sem valor, que só de olhar pra ele, você já se contamina. Esse é o pensamento daquela cultura e, por isso, os invisíveis não saem de dia. Eles se escondem.

E durante duzentos anos os ingleses dominaram a Índia e durante duzentos anos a Inglaterra não ficou sabendo da existência dessa casta... tão escondida e desprezada ela é.

Então, no hinduísmo, é ruim ser intocável, mas pior do que ser intocável, é ser invisível.

E é pior mesmo, porque, as pessoas querem ser vistas, querem ser olhadas, notadas. Esse é um desejo legítimo que Deus colocou no nosso coração – o desejo de dar e receber afeto, de dar e receber amor, de apreciar e ser apreciado.

O pior programa da televisão tem como lema o seguinte: "dê uma espiadinha", “dê uma olhadinha”. E há pessoas que se dispõem estar ali para serem espiadas, olhadas.

Recentemente uma mulher de Taubaté-SP, anunciou que estava grávida de quadrigêmeos e apresentou diante do Brasil inteiro uma barriga de silicone com enchimento de tecido. Foi descoberto que era uma fraude!

Agora, por que uma mulher se expõe a isso? Pela mesma razão pela qual um grupo se dispõe a participar do “Big Bode”... querem ser vistos! Querem ser notados. Querem receber atenção!

Lógico, essas são umas maneiras doentes, loucas, deturpadas pelo pecado, de tentar satisfazer uma necessidade, que no fundo, é digna, é válida, é legítima... nós temos o desejo de ser vistos, de ser conhecidos e amados!

Eu me sinto tão grato a Deus quando me dirijo a um lugar, e alguém vem e diz: “Walter Pacheco, que satisfação conhecê-lo pessoalmente, pastor!” É que eu tenho um site com mais de 3.000 sermões na Internet e a minha foto tá lá... a primeira vez que eu fui ao Congresso Anual das Igrejas em Células em Águas de Lindóia-SP, no meio de mais de dois mil pastores e líderes do país inteiro, veio um irmão de Pernambuco, e me saudou pelo nome. Ah! Eu me senti tão grato a Deus!

No início desse mês, fui à Maricá pela primeira vez e, chegando lá, a mesma coisa, eu fui notado e saudado pelo nome por um dos pastores da igreja que acessa o site!

Ah! é tão bom quando isso acontece... e eu peço a Deus: “Senhor, me ajude a ser assim também. Me ajude a notar as pessoas que eu encontro na rua”.

E eu reconheço que preciso de muita graça de Deus pra isso, porque muitas pessoas falam comigo e eu, às vezes, isso não é sempre, mas às vezes, eu não me lembro delas. Então pra não dar muito furo, eu tenho aprendido a fazer o seguinte: a falar com todos, a sorrir pra todos, a olhar (respeitosamente)pra todos! E se eu passei por você e não notei você, irmão, me perdoa... estou sendo sincero, eu quero aprender a falar com todos e sorrir pra todos.

Diga assim: “eu vou fazer que nem o meu pastor; vou falar com todos, sorrir pra todos e olhar, respeitosamente, pra todos”.

Irmãos, isso é tão lindo... todo ser humano tem necessidade disso!

Bem, lemos aqui a história de uma mulher que, em algum momento, deve ter se perguntado: "Será que Deus me vê? Será que Deus me enxerga? Será que Deus vê os meus anseios, as minhas necessidades, os meus apuros, as minhas tristezas?”

Porque a história desta mulher é cheia de privações.

Agar era uma escrava, uma pessoa que foi comprada num mercado, que foi vendida e arrastada para longe da sua terra.

A Bíblia diz aqui no v.1, que Agar era egípcia... quer dizer, Abrão, quando passou pelo Egito com os seus empregados e a sua família, ele adquiriu essa escrava pra sua casa.

Então, Agar foi levada para longe da sua família, pra longe da sua terra... ela era uma pessoa sofrida, não acha? Agar não era considerada como uma pessoa, mas como um objeto, uma coisa.

E eu imagino que quando Abrão se aproximou dela pra dizer isso aqui do v.2: "Olha, a minha esposa não pode ter filhos e ela decidiu que você pode me dar um filho no lugar dela”... misericórdia, você acha que isso pode dar certo?

Sarai, errou como esposa... pois se tem marido, devia ser sábia... então você vai oferecer o seu marido pra outra! (eu sei que dá vontade de vocês fazerem isso, mas é errado resolver desse modo!)

E Abrão também errou feio. Ele devia ter repreendido Sarai, corrigido logo a idéia dela... mas errou, porque pensou: “Que esposa compreensível que eu tenho... vou me deitar com a empregada!” ...e deve ter chamado isto de “bênção”! Misericórdia!

Se você é casado, meu irmão, os seus olhos e o seu coração já tem endereço certo: é a sua esposa!

Mas eu imagino que quando Abrão dirigiu a palavra pra Agar, ela deve ter sentido: “Puxa, ele olhou pra mim. Alguém reparou em mim!” E talvez, ela tenha até tenha tido uma caidinha por Abrão...

Mas tragédia chama tragédia, como abismo chama outro abismo, diz a Palavra de Deus.

O fato é que Agar não foi feliz... ela veio a descobrir que não passava de uma barriga de aluguel... que mais uma vez estava sendo usada, sendo reduzida à condição de coisa, de objeto... ela não estava sendo enxergada como pessoa, como ser humano.

E agora, eis Agar no deserto... angustiada, desesperada. E é nessa condição que Deus a encontra.

E ali Agar descobre que existe um Deus e que esse Deus sabe aquilo que estamos passando.

Provavelmente, a sua história é diferente da história de Agar. Mas eu tenho certeza que você tem tido as suas decepções, as suas feridas e cicatrizes...

Mas eu quero dizer pra você, em nome de Jesus: existe um Deus que te ouve, existe um Deus que te vê. Existe um Deus que te enxerga... e Ele te vê transparente, pelo avesso.  

Mais do que isso, esse Deus sabe como você se sente, porque um dia, Ele desceu do céu e veio à terra e morreu numa cruz.

A Bíblia fala que Jesus foi homem de dores e que sabia o que é padecer... então, quando você sofre, Deus se importa, mas mais do que isso, Ele também sabe como você se sente.

Jesus experimentou a fome, a sede, o cansaço, a dor, a decepção, a traição. A Bíblia diz que Ele em tudo foi tentado, apenas não pecou... Jesus suou gotas de sangue, passou noites de agonia, derramou lágrimas muitas vezes.

Sim, existe alguém que sabe como você se sente. Existe um Deus que te vê.

Ouvir dizer que as reuniões dos alcoólicos anônimos são um sucesso e que tem ajudado muita gente a largar o vício...

Mas sabe qual é o grande referencial de uma reunião dos alcoólicos anônimos? ...é que lá, quando uma pessoa fala das suas lutas, ela está falando pra quem entende e não julga, não reprova, não condena.

Quando você fala pra Deus, da sua luta, da sua dor, você também fala pra um Deus que te entende e que não te condena.

Muita gente aprendeu que Deus está pronto pra castigar e condenar... mas eu te digo, tomando a Bíblia por base, Deus sabe o que é chorar, Deus sabe o que é perder. Deus sabe o que é ser traído, o que é ser negado, o que é ser abandonado.

Talvez , ninguém consiga medir o tamanho do seu sofrimento, ou imaginar o que se passa no seu coração... mas eu quero te dizer: há um Deus que te vê, que te entende... e o que toca o

seu coração, toca o coração dEle.

Foi isso que Agar descobriu naquele momento tão difícil da sua vida quando fugia desesperada pelo deserto.

Ela descobriu que existe um Deus que se importa conosco e quer o nosso bem.

Mas, Agar descobriu também que esse Deus que nos vê, vê não apenas os nossos sonhos, os nossos anseios, as nossas dores, mas Ele vê uma coisa que muitas vezes nos não queremos ver e não queremos que os outros vejam.

Deus também vê os nossos pecados... Ele vê os nossos erros, as nossas falhas.

Conferimos aqui que Agar foi uma mulher que sofreu...

Mas, sabe, Agar não somente sofreu, ela errou também! Lemos no v.4 que quando Agar viu que estava grávida, ela começou a desprezar a sua senhora, a desprezar a patroa.

Talvez, Agar tenha provocado Sarai... talvez tenha jogado umas indiretas pra ela... o fato é que aquela mulher sofrida, também sabia fazer sofrer e nisso, ela não era diferente nem de mim e nem de você.

Na vida todos somos vítimas e carrascos... nós somos machucados, mas machucamos também.

Muitas vezes, na tentativa de nos defender, nós esperneamos e acertamos aquele que está perto de nós.

E como é difícil a gente admitir essa verdade... é fácil nos convencermos da bofetada que levamos, difícil é convencermos da bofetada que damos.

Você quer que Deus te enxergue? Mas, você precisa se enxergar também... enxergar que você é um pecador, uma pecadora.

Falharam com você? ...mas você também tem falhado... você já falhou com Deus ou tem falhado!

Você precisa de perdão, de transformação... e só Deus pode fazer isso, mas você precisa se conscientizar da sua situação. Você não é certinho!

Eu acho muito interessante um fato que aconteceu com GK Chesterton, um escritor inglês que viveu no século dezenove,  muito culto, muito inteligente e muito crente. Certa vez, o maior jornal da Inglaterra resolveu fazer uma pesquisa e enviou para a nata da intelectualidade britânica, uma correspondência dizendo: "Por favor, estamos fazendo uma pesquisa. Diga-nos: na sua opinião, o que há de errado com o mundo de hoje?"  E Chesterton enviou a seguinte resposta:

”Caros senhores, Sou eu. Sinceramente G.K. Chesterton”.

O que há de errado no mundo? Sou eu. O que há de errado no mundo? Nós. Somos pecadores.

Deus nos deu o mundo perfeito, e nós estragamos tudo com o nosso pecado.

Amado, a gente precisa abrir os olhos para isso!

Quantas vezes como Agar, temos ficado cheios de tristeza, pelas injurias que recebemos, pelas injustiças das quais somos vítimas... mas não percebemos os nossos próprios erros.

Você está com o coração tão cheio de mágoa do marido, da mulher, que não consegue enxergar o quanto você também tem errado como esposa, como marido!

Você tem estado tão revoltado com o seu pai, com a sua mãe, que não consegue enxergar o quanto você também tem sido falho, como filho, como filha.

Você tem andado tão decepcionado com o seu filho que não consegue enxergar o quanto tem deixado a desejar como pai, como mãe... mas, Deus enxerga. Deus vê.

Mas, o mais extraordinário é que apesar das nossas falhas, Deus nos ama.

Amado, preste atenção aqui em nome de Jesus: quem era Agar, para que o Deus todo poderoso a visse, a reparasse, lhe pusesse os olhos? ...era uma escrava, alguém que naquela época, naquele lugar do mundo,

não era considerada.

Mas Deus ouviu o clamor de Agar... Deus enxergou a sua história.

Então, algo maravilhoso a respeito de Deus é que Ele nos enxerga como verdadeiramente somos e ainda assim continua nos amando. Deus é maravilhoso. Aleluia!

Pois você precisa entender que esse Deus que vê os seus sofrimentos, esse Deus que vê a sua falha, que vê o que você não consegue ver e até não quer ver, Ele também vê a sua saída, a sua solução.

Amado, existem momentos na vida que parecem um beco sem saída, um poço sem fundo ou fundo do poço... a gente olha e não enxerga a salvação, mas Deus enxerga... Deus vê aquilo que nós não vemos.

Algo lindo nessa história é quando Agar diz pra Deus, v.8: "Olha, Senhor, eu estou fugindo lá da minha casa... eu estou fugindo da minha senhora".

Aí, Deus chega pra Agar e fala uma coisa tão extraordinária, preste atenção no v.9, Deus disse pra Hagar: "volta".

Mas, qual era o último lugar que Agar queria estar? ...em casa.

Ela preferia estar no deserto do que estar em casa, e deserto não é um bom lugar... tem escorpião, tem cobra, é quente de dia e frio de noite... a morte está à espreita.

Mas Agar preferia estar no deserto em vez de estar em casa. O último lugar que ela queria estar era na tenda de Sarai e Abrão.

Mas, olha, é exatamente pra lá que Deus diz a Agar: "Volte, volte para a sua dona e seja obediente a ela em tudo".

Agar deve ter questionado: "Mas, Senhor, isso é impossível. Como é que eu vou conseguir?"

E o Senhor diz pra ela: “Você vai conseguir, Agar. Sabe por que? Porque agora vai ser diferente. Você vai estar no mesmo lugar em que você estava, mas as coisas vão ser diferentes, porque agora você vai estar comigo e eu vou estar com você”. Isso faz toda a diferença.

Essa noite Deus diz que você pode voltar. Você pode voltar. Sabe aquele lugar onde você tem sido perseguido, onde tem havido tanta dificuldade? ...você pode voltar.

Você pode voltar pra sua casa onde o seu esposo ou esposa cheio de problemas estão aguardando você...

Você pode voltar... mas você pode voltar porque as coisas poderão ser completamente diferentes do que foram até aqui, porque o Senhor Deus vai estar com você e vai abençoar você! Aleluia!

A Bíblia diz no v.7, que o anjo do Senhor encontrou Agar. Deus está sempre nos procurando...

Muito antes do ser humano procurar por Deus, Deus já procurava pelo ser humano.

Quando o Edifício Liberdade, lá no Rio de Janeiro, veio ao chão, eu comecei a acompanhar as notícias daquela tragédia pela televisão. Vi um pouco dos trabalhos de resgate e as histórias das pessoas. Um sobrevivente contou que estava por debaixo dos escombros, debaixo de uma laje de concreto e ele disse que era capaz de ouvir... então, naquela hora de desespero, ele começou a gritar. Um dos bombeiros ouviu a sua voz e perguntou: “Onde você está?” E o soterrado falou: “Estou aqui no 6º andar”. Ele não sabia que a destruição havia sido tão grande que o piso do 6º andar se transformou no piso do 1º andar. E o bombeiro procurava e perguntava: “Aonde você está? Eu não estou te vendo”. E aquele homem, vendo a vida passar diante dos seus olhos, imaginava: “Puxa vida, será que eu que vou morrer, vou perder a minha vida?” Aí, ele conseguiu enxergar a bota do bombeiro, esticou o braço e conseguiu tocá-lo. O bombeiro sentiu o toque e resgatou aquele homem. Que momento!

Amado, existe alguém que está procurando por você. É Jesus... Ele quer libertar a sua vida, perdoar os seus pecados, curar a sua alma... escrever o seu nome no rol dos moradores do céu.  

Mas Jesus não é como aquele bombeiro que procurava e não via... Jesus é o Deus que te vê... Jesus está te enxergando.

E tudo que Ele espera para entrar na sua vida e transformá-la para sempre, é a sua permissão.

Ministração

Sabe, não são só os edifícios que desmoronam... a vida também, muitas vezes,

vem ao chão. Sonhos desabam... e quem sabe você está debaixo dos escombros: a empresa faliu, o casamento acabou, o concurso não deu certo e você está debaixo dos escombros.

Eu quero dizer a você: alguém está te buscando. Alguém está te procurando. É Jesus e Ele está te vendo...

Você só precisa dizer: “Jesus, entra na minha vida”. Ele vai entrar. Ele vai cuidar de você.  Tenha fé.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em audio de Marcelo Aguiar.

bottom of page