top of page

DEUS MANDA OLHAR

Gênesis 13.14-17

 

Disse o Senhor a Abrão, depois que Ló separou-se dele: "De onde você está, olhe para o Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste:

Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre.

Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência.

Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você".

 

Introdução

Há muitos mandamentos de Deus na Bíblia. Tem aqueles Dez Mandamentos famosos, mas tem tantos outros! E alguns chegam a passar despercebidos.

Um mandamento despercebido que toca o meu coração nestes dias, é este que aparece no v.14. E eu tenho uma convicção: Deus está chamando, a todos aqui, para cumprirmos com este mandamento. E eu estou sentindo, Deus vai tocar o seu coração esta noite.

Então, diga à pessoa ao seu lado: Olhe! Não, diga com mais vontade: Olhe!

 

Agora, vamos entender o que significa esse mandamento. Originalmente, ele foi dado por Deus a Abrão.

Esse texto conta de Abrão, que era um servo de Deus. O nome dele era até meio irônico, porque significa “Grande Pai” (os nomes judaicos são ricos de significado), e Abrão não tinha filho algum pra ser chamado de “Grande Pai”.

Somente um pouco mais tarde, Deus vai alterar o nome Abrão para Abraão, que significa “Pai de Muitos” ou “Pai de Multidões”, mas isso acontece quando Deus promete uma grande descendência pra ele.

Porém, no momento aqui, Deus ainda não tinha alterado o nome de Abrão e, ele estava só começando a caminhar com Deus. Então, houve um momento em que Deus disse: “Abrão, você vive no meio da idolatria (ele era filho de um fazedor de ídolos, diz a tradição judaica).

Deus se revelou pra Abrão e falou (Gn 12.1): “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei”.

E Abrão obedeceu a Deus num gesto de fé, de confiança – tinha acabado de sair do Encontro de Impacto, sabe como? Tomado pela presença de Deus, que realmente, deu um passo de fé, deixou a sua velha vida e se aventurou a obedecer a Deus.

Ele não sabia o que ia acontecer, e foi naquele momento, que Deus prometeu dar uma descendência pra ele, mesmo que ele fosse velho. Deus não entrou nos detalhes e mesmo assim, Abrão saiu e foi na direção da terra que Deus orientava.

Mas, com o passar do tempo, ele percebeu que andar com Deus não significa que todas as coisas vão ser de acordo com aquilo que a gente programa.

Abrão descobriu o que todos nós (eu acho), já descobrimos: que a vida cristã, que a jornada da fé, não é um mar de rosas, não é uma vida sem dificuldades, sem problemas. Tem gente que pensa que se batizar na igreja, os problemas dela vão ser resolvidos. Não é assim. A vida cristã, a caminhada com Deus, não é fácil. E não demorou pra Abrão descobrir isso.

Porque, logo que ele chega à terra da promessa, Canaã, veio um tempo de fome, de escassez naquela terra. Aí, Abrão vai morar no Egito e assim que chega lá, quase que perde a esposa (pena que, agora, não dá pra entrar no detalhe da história).

E depois, passado um tempo, ele sofre a decepção de ver o seu amado sobrinho, que quase era um filho pra ele, chamado Ló, que se separa e vai embora pra viver em outro lado.

Ló tinha sido o único dos parentes que Abrão levou com ele naquela jornada de fé, certamente, porque, amava demais. Quem sabe, o pensamento de Abrão era assim: “Bem, se Deus disse que vai me dar uma descendência, então, eu sendo velho pra ter filhos e Sarai também velha e estéril, eu preciso me prover de alguém que possa fazer o papel de meu filho e me dar descendentes como Deus disse”. Eu acho que esta é uma boa explicação sobre porque Abrão levou Ló com ele. Mas depois de algum tempo, houve uma questão entre eles e Ló se separou de Abrão.

E é exatamente aqui neste momento, que Deus veio e falou pra Abrão: “De onde você está, olhe”.

O v.14 diz que Deus falou a Abrão depois que Ló se separou dele.

Então, o que quero dizer é que, Abrão já tinha descoberto que andar com Deus não significa que tudo vai correr às mil maravilhas. Eu penso que nenhum de vocês aqui, está enganado a esse respeito. Todos já temos decepções, já passamos por dificuldades e muitos problemas, mesmo servindo a Deus.

Eu acho que a maioria aqui, já se decepcionou. Eu já me decepcionei comigo mesmo. Eu já me decepcionei com os outros. Já fiz projetos debaixo de muita oração e que não prosperaram.

E além disso tem o fator tempo. O tempo usa as circunstâncias para matar os nossos sonhos, para fechar os nossos olhos, para provar de um modo ou de outro, que nós somos iguais a todo mundo, que a nossa vida é comum, que nós precisamos é nos acomodar ao que já somos, ao que já temos, porque afinal de contas, grandes coisas ou coisas extraordinárias, não vão acontecer, pelo menos, através de nós, não vão acontecer.

O tempo faz isso. Essa semana eu estava pensando: “Nossa igreja vai completar 6 anos no mês que vem!” E o tempo me perturbou, me pressionando a acreditar que se levou seis anos pra sermos o que somos, termos o que temos, então, daqui pra frente, não tem nada especial, não.

E eu desconfio que nesse momento, igualzinho a Abrão, muitos de nós aqui, também estamos sendo tentados a nos acomodar a uma vida comum, porque o tempo passou e algumas coisas que você projetou, que você sonhou, que você sentiu que foi Deus que plantou no seu coração como um sonho, mas não aconteceu, é possível que agora, no começo do ano, você esteja desanimado, quem sabe, decepcionado até consigo mesmo e dizendo: “Eu achei que eu era mais firme, eu achei que eu era mais forte, eu achei que eu era mais capaz, e não consegui”.

Quem sabe, outras pessoas decepcionaram você. No reino de Deus as pessoas decepcionam. Quem já descobriu que é assim?

E tem uma coisa ainda mais perturbadora ao meu coração: é a possibilidade de cada membro dessa igreja achar que nós somos um povo comum, chamados para sermos um povo comum.

Irmão, nós somos chamados para manifestar o reino de Deus na terra. E isso não é frase de efeito, é a verdade da Palavra de Deus.

Se nos tornamos gente comum, igreja comum, crente comum que só frequenta reuniões, que só assiste cultos, e não fazemos mais nada além disso, então, nos desviamos do propósito para o qual Deus nos tirou da velha vida.

Abrão, nesse momento aqui, corria o risco de se acomodar. Vendo as dificuldades em volta, ele podia dizer: “Bem, nada de sobrenatural aconteceu. Vim pela fé, encontrei fome, quase fico sem esposa, Ló foi embora... é, agora daqui pra frente, eu vou fazer só pro gasto. Vou manter a minha fé no Deus que me salvou e mais nada”.

 

E aí, vem Deus falar com Abrão, assim como vem falar conosco esta noite. E a palavra de Deus pra Abrão e pra nós é: “De onde você está, olhe”.

Tem uma versão da Bíblia que diz “levanta os teus olhos”. Faz um esforço, levanta os olhos e olhe para além da sua condição agora, olhe para aquilo que Deus pode fazer através de você. Olhe!

Porque, irmão, Deus não chamou a gente pra uma vida pequena, natural e só pro gasto. Não foi pra isto que Ele nos livrou da perdição. Deus tem planos maiores a seu respeito, tem planos maiores a meu respeito e tem planos a respeito desta comunidade, desta igreja. Por isso, eu creio, nesse começo de ano, Deus está dizendo: “Olhe”. Nós precisamos enxergar para além do que estamos enxergando agora.

O que significa esse mandamento de Deus “olhe”?

Irmãos, é deixar pra traz todos os argumentos que nós temos pra viver uma vida medíocre, é deixar pra traz os argumentos da mediocridade.

É curioso ver que a Bíblia conta que Deus falou a Abrão, depois que Ló se separou dele. Depois que Ló partiu, foi que Deus disse pra Abrão: “De onde você está, olhe”.

Isso significa que há uma conexão entre o que Deus está dizendo e o que emocionalmente Abrão está vivendo.

Certamente não foi fácil pra ele ver o seu sobrinho quase filho, virar as costas. Foi uma separação. E você sabe que as crises, os problemas, as decepções, atuam no sentido de nos colocar na mesma condição de gente cabisbaixa, desanimada. E é por isso que Deus fala: “Olhe! Eu preciso que você olhe para além dos seus argumentos”.

Quais são os argumentos da mediocridade existentes no seu coração?

Irmão, eu sei que o que não falta é argumento pra gente ficar acomodado no nosso canto. Alguns aqui da nossa comunidade, podem argumentar: “É, eu já acreditei que um dia, eu seria um crente melhor nessa comunidade; eu já fui um líder de célula ou já participei de uma... mas, o tempo passou, nada de extraordinário aconteceu, então, eu não quero ficar me iludindo. Eu vou ser só crente, continuar nos cultos da igreja e pronto. Nada mais do que isso”.

Quais são os argumentos da mediocridade no seu coração? Quantos que estão ouvindo a vozinha do diabo ou da própria alma abatida, dizendo: “Você já tentou muitas vezes e não deu certo, já pagou o preço de mudar e não conseguiu. Já orou por sua família e nada aconteceu. Então, acomode-se”?

Irmão, tudo isso tenta nos convencer de que a realidade é mais poderosa do que a Palavra de Deus. Mas, eu quero dizer pra você, que não existe nada mais poderoso do que aquilo que Deus diz. Não existe nada mais poderoso do que a Palavra de Deus.

E Deus está falando nessa noite: “Independente de tudo que já aconteceu, apesar de todos os seus fracassos, de todos os erros, de todas as decepções e de todos os argumentos que te fazem acreditar que você é uma pessoa comum e que não tem mais nada especial pra você”, Deus está falando: “Olhe. Faça o esforço de enxergar para além das circunstancias. Esqueça as coisas que te prendem”.

E, irmão, esse é o segredo. O apóstolo Paulo diz (Fp 3.13): “...uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante”.

Porque ninguém, ninguém mesmo, consegue prosperar e ter uma vida extraordinária, se não esquecer as coisas que prendem à mediocridade.

Eu gosto de pensar na história de José do Egito. Ele tinha sonhos que foi Deus quem plantou no coração dele desde a meninice, mas José enfrentou problema após problema, tudo parecia piorar pra ele, mas José nunca abandonou os seus sonhos, nunca aceitou ser um homem comum.

É que ele tinha no seu coração uma determinação que penso, todos precisamos ter: é a determinação de não ficar preso a nenhum argumento da história que fale mais alto do que a Palavra de Deus.

Será que algum fato acontecido com você, é mais poderoso do que o que Deus fala?

A Bíblia conta em Gn 41.50-52, que José já estava no Egito, havia sofrido toda a espécie de injustiça, parecia (naturalmente falando), que a cada dia ele ficava mais longe dos sonhos que Deus havia colocado em seu coração, mas no v.50 está escrito que antes de chegar a fome no Egito, José teve dois filhos. O v.51 diz assim: “Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: "Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento”. Repita essa frase: “Deus me fez esquecer”. Repita de novo.

José colocou o nome no primeiro menino de Manassés, porque dizia: “Deus me fez esquecer de todos os meus sofrimentos, aquilo que eu perdi, Deus me fez esquecer”.

No v.52 lemos: “Ao segundo filho chamou Efraim, dizendo: "Deus me fez prosperar”. Eu quero profetizar isto sobre a sua vida: Deus quer te fazer próspero na terra onde você tem sofrido.

Entenda: prosperidade, no sentido espiritual, é mais do que ter bens materiais; prosperidade é manifestar o reino de Deus através da sua vida, da sua família, das coisas que você faz nesta terra.

E se a sua história persiste em afirmar que você nasceu pra ser uma pessoa qualquer, esqueça a história, esqueça os fracassos, esqueça os pecados, esqueça os que te decepcionaram e olhe pra enxergar o que Deus nunca deixou de afirmar no mundo espiritual sobre você.

 

Esse mandamento “olhe”, também significa romper com os limites do presente.

Deus fala pra Abrão “De onde você está, olhe”. Irmão, aonde é que você está? Qual é a sua condição agora, hoje? Como profissional, como marido, como esposa. Onde você está na sua vida como crente em Jesus? Onde você está?

É possível que a maioria diga: “Pastor, eu tô muito aquém do que eu gostaria”. Pois, irmão, esta noite, de onde você está, levante os seus olhos.

Abrão estava velho, sua mulher continuava estéril, nada sobrenatural havia acontecido com ele e nem a promessa de um filho natural ele tinha ainda, mas aí, Deus diz pra ele: “Abrão, de onde você está, olhe; de onde você está na sua vida natural, na sua vida comum, olhe! Projete-se para o sobrenatural. Não deixe que a sua condição de hoje, limite o que você pode ser em Deus, no futuro”.

Irmão, se nós não aprendermos, da nossa condição atual, enxergar o que Deus pode fazer através de nós, nós vamos ser só mais um qualquer nesse mundo.

Por isso, Deus está mandando olhar, desde o lugar em que você está, de onde você mora, de onde você trabalha, de onde você congrega, Deus está mandando: “Olhe para as realidades espirituais”!

Que emprego você tem? “Ah! Não é bem um emprego, é um bico; eu ganho muito mal”. Irmão, “De onde você está, olhe”. Onde você está no seu serviço pra Deus? “Ah! Eu tô tentando levar a célula. O meu grupo não quer nada”. Pois bem, “De onde você está, olhe”. Não permita que o seu presente seja o limite pro seu futuro. Olhe para além das circunstâncias! Olhe para o Deus que faz coisas sobrenaturais.

Irmão, quando Deus dá esse tipo de mandamento, Ele não está brincando com a gente. Ele está nos chamando pra essa aventura que se chama vida de fé. E na verdade, se nós queremos agradar a Deus (e eu acredito que a maioria aqui deseja isso, porque tem um propósito sincero no coração de agradar a Deus), é o seu caso?

Quinta-feira eu estava orando aqui, aliás, toda Quinta-feira é a nossa reunião semanal de oração, e esta quinta foi tão tremendo, foi abençoado demais, mas uma parte dos membros dessa igreja não comparece para orar, não tá ligada na oração congregacional. Isso desanima, mas, Deus fala: “Hei, de onde você está, desse lugar de desinteresse pela oração, olhe para além disso!”

Nós temos que enxergar aquilo que Deus quer fazer através de nós, porque no dia em que enxergarmos o que Deus quer fazer, a nossa vidinha comum começa a se transformar numa expressão poderosa do reino de Deus na terra.

Veja esse exemplo de não permitir que o presente limite o nosso futuro, está em Lucas 5.4-6.

Jesus tinha entrado no barco de um pescador chamado Simão Pedro, e disse pra ele: “Vá para onde as águas são mais fundas”.

E Pedro falou da realidade dele, ele disse: “Senhor, eu estou aqui cansado. Já tentei a noite inteira e não pegamos nada”. Eram os argumentos naturais que Pedro tinha. Mas, Jesus estava dizendo: “Não, não! Eu não estou perguntando sobre o seu presente. Eu não estou perguntando como foi a sua noite. Eu não estou perguntando sobre os seus fracassos. Eu estou falando sobre lançar as redes. Olhe para o sobrenatural!”

E o pescador aqui, reage com fé. Ele podia argumentar mais, porém, desde o lugar aonde estava, Pedro decidiu e respondeu: “porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. E resultado: “pegaram tal quantidade de peixe que as redes começaram a rasgar-se”. Diga “amém”!

Irmão, Deus quer fazer coisas desse tipo na sua vida, na minha vida, coisas sobrenaturais. E Ele só está mandando que você olhe, que você tire os seus olhos daquilo que é circunstancial e natural, pra acreditar que Ele é poderoso pra fazer mais, mais ainda do que podemos imaginar. Aleluia!

Esse mandamento “olhe”, também significa fazer a opção por uma vida plena em Deus.

Olhando pra vocês como pastor, identifico pessoas que estão firmes no relacionamento com Deus. Eu vejo a busca, o crescimento, a paixão. Mas eu também vejo pessoas devagar, que estão só mantendo a vida religiosa e que nada fazem pra Deus, pra a igreja e para as pessoas.

Mas, Deus está dizendo, com Sua misericórdia e graça, que Ele tem algo melhor pra você e esse algo melhor está disponível, porque, na verdade, Deus não te salvou apenas para te dar salvação, mas pra fazer de você uma bênção.

O Senhor disse pra Abrão: “De onde você está, olhe para o Norte, para o Sul, para o Leste e para o Oeste”.

Quem sabe, Abrão buscava apenas um pequeno lugar onde pudesse se fixar com a família. Mas Deus estava dizendo: “Hei, enxergue mais longe. Olhe para todas as direções, porque eu não te chamei pra pedaços, mas para a plenitude”.

Talvez, alguns de nós estejam buscando apenas um pouco de Deus, um lugarzinho ao sol: “É, pastor, eu tô nessa, lutando por um lugar ao sol. Se eu conseguir um lugar ao sol, já tá bom pra mim”. Deus diz: “Não, não diminua a minha graça, não diminua o meu amor. Não diminua o poder da cruz. Não diminua o que o Espírito Santo pode fazer através de um ser humano. Não diminua”.

Deus está dizendo: “Olhe em todas as direções”.

Uma palavra do apóstolo Paulo que eu gosto muito é essa (Ef 3.17-19): “para que Cristo habite em seus corações mediante a fé; e oro para que vocês, arraigados e alicerçados em amor, possam, juntamente com todos os santos, compreender a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo que excede todo conhecimento, para que vocês sejam cheios de toda a plenitude de Deus”.

Deus está nos chamando pra isso, irmãos, para uma vida de plenitude em Deus.

Alguns estão com a visão pequena, não esperam alcançar nada, não tem projeto de nada... é só viver e fazer as coisas pra manter, porque não entendem as dimensões do amor de Deus pela sua vida e pela vida dos outros. Mas, se nós entendermos, então vamos ser levados à plenitude.

 

E agora, vem a frase mais importante dessa conversa de Deus com Abrão, e conosco nesta noite. Deus diz (v.15): “Toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre”.

Entenda o princípio espiritual, a revelação, que está nesta palavra. Se você não entender, não tem a mínima chance de cumprir o propósito de Deus.

Então, ouça com atenção ou anote isso: No mundo espiritual, no reino do Espírito de Deus, você não conquista aquilo que você não vê. Você não conquista aquilo que você não vê. Por isso, Deus manda “olhe!”

Você precisa permitir que o Espírito de Deus te ajude a perceber o que Deus está fazendo, porque o que o diabo está fazendo, é facil da gente enxergar. Qualquer rodinha de pessoas, qualquer conversa, é sobre problemas, crise, corrupção... Mas, você precisa olhar para além disso.

No livro do profeta Isaías está escrito que Deus falou: “Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo!” Mas, a gente precisa perceber.

Deus fala: “Eu já estou fazendo algo novo na sua casa, na sua família”, mas você precisa perceber. Deus fala: “Eu já estou fazendo algo novo nesta nação”, mas você precisa perceber.

O Senhor nos falou em profecia que ainda vamos ser referência (em algum aspecto) nesta cidade. Vou dizer uma coisa, não acontecerá, se não olharmos para o que Deus pode fazer.

Teremos que ver pela fé e parar de olhar para as circunstâncias, parar de olhar para o que as pessoas falam. Quantos que só falam de desgraça e de miséria? Mas, irmão, Deus está vivo e está no meio da Sua igreja, então, vamos olhar pra Ele!

E pra concluir, tem um problema do qual precisamos nos livrar rapidamente. É o problema da passividade.

A maioria de nós está passiva, está esperando a vida passar, esperando algo acontecer. Mas, Deus está dizendo: “De onde você está, olhe”. Aonde você está? No desânimo, no esgotamento, no endividamento? “De onde você está, olhe”.

Faz esse esforço de olhar para o sobrenatural. Não fique esperando acontecer, mas libere a fé de que vai acontecer. Não fique de braços cruzados, em vez disso, colabore com Deus, sirva a Deus, trabalhe para Deus, dedique-se a Deus.

Ponha no seu coração, dar mais do seu tempo para a obra de Deus, porque você não é qualquer um, você é chamado para manifestar o reino de Deus na terra.

 

Ministração

Levante os seus olhos pra viver uma vida extraordinária, sobrenatural. Você recebe esta palavra?

Será que você pode se comprometer a viver essa vida?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira,

Baseado em material de Danilo Figueira

bottom of page