top of page

COMO POSSO IDENTIFICAR MEUS DONS

1 Timóteo 4.14; 2 Timóteo 1.6

 

“Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério”.

“Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos”.

 

Introdução

Ao ler estes dois textos, você deve ter notado que o apóstolo Paulo, escrevendo para um discípulo de nome Timóteo, ele orienta duas vezes por carta, por escrito, que Timóteo valorize o dom que recebeu.

A palavra “dom” aparece no singular, é verdade. Mas o apóstolo Paulo estava se referindo ao conjunto de dons espirituais que Timóteo havia recebido de Deus.

A palavra está no singular, mas o sentido dela é de um coletivo, de um grupo de dons. Timóteo não podia desprezar o dom; ele devia conservar vivo, manter o fogo aceso, isto é, manter os dons recebidos em uso.

Como que você pode saber os dons que recebeu?

Vamos lembrar, primeiro, o que são os dons espirituais: Dom espiritual é uma capacidade que o Espírito Santo dá aos filhos de Deus com o propósito de edificar a igreja e fazer novos discípulos.

A igreja de Jesus, neste tempo, está sendo preparada, edificada, aperfeiçoada. Quantos crêem?

Eu gosto muito de ler Ef 5.27: “Cristo amou a igreja e entregou-se a si mesmo por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável”.

A nossa situação atual, como filhos de Deus, bem se parece com um salão de beleza. Nós estamos sendo preparados para a chegada do Noivo. O Espírito Santo está usando os servos de Deus para nos adornar, nos ataviar, nos deixar formosos.

Você sabe, a Igreja é como uma noiva para Jesus. Nesse tempo da história, Deus está preparando a noiva, edificando, embelezando, porque na agenda de Deus tem um dia marcado para o casamento acontecer: a Noiva (a Igreja) estará pronta, esperando o Noivo... ela vai ser apresentada a Jesus quando Ele chegar, e quando isto acontecer, Jesus e a Igreja irão se unir para todo o sempre.

A cerimônia do casamento de Davi e Helohanna foi inspirada nesse quadro. Você lembra?  A noiva, muito linda, chegou pronta para a festa.

Eu até percebi um detalhe que achei tão impressionante naquela noite, que foi o seguinte: todos esperavam a entrada do noivo primeiro, mas a noiva entrou primeiro. E o meu irmão, eu vi essa cena, quando a noiva entrava, ele ficou procurando o noivo, como que se perguntando: “Ué, o noivo já entrou e eu não vi. Cadê o noivo?! Foi no banheiro? Justamente nessa hora!”

Vai ser assim com Jesus: a igreja vai estar pronta, linda, adornada, esperando pelo Noivo e Jesus virá ao encontro dela. Aleluia!

É isso, Jesus quer voltar e encontrar a Sua Igreja “em toda a sua beleza, pura e perfeita, sem manchas, ou rugas, ou qualquer outro defeito” (Ef 5.27).  Confira só a visão que o apóstolo João, na ilha de Patmos, teve desse que vai ser o evento mais importante do mundo (para os crentes): as BODAS DO CORDEIRO. Veja só: é nesse evento que conheceremos todos os anjos de Deus, todos os filhos de Deus dos tempos bíblicos, e principalmente JESUS!

É... depois do juízo final – nós que somos crentes em Jesus para a nossa salvação, seremos levados para as mansões celestiais aonde acontecerá o grande marco da história universal: as Bodas do Cordeiro – o Casamento entre a Igreja e Jesus, e daquele momento em diante, a igreja será feliz para sempre.

Olha o que o apóstolo João escreveu inspirado na visão que teve desse dia futuro, lemos em Ap 19.7-9: “Regozijemo-nos! Vamos nos alegrar e dar-lhe glória! Pois chegou a hora do casamento do Cordeiro, e a sua noiva já se aprontou. Foi-lhe dado para vestir-se linho fino, brilhante e puro". O linho fino são os atos justos dos santos. E o anjo me disse: "Escreva: Felizes os convidados para o banquete do casamento do Cordeiro! " E acrescentou: "Estas são as palavras verdadeiras de Deus".

Então, voltando ao assunto, o que são mesmo os dons espirituais? São capacidades especiais que o Espírito Santo dá aos crentes para que a Igreja de Jesus seja embelezada, adornada, edificada. Dom espiritual é isso: uma capacidade que o Espírito Santo dá aos filhos de Deus com o propósito de edificar a igreja e... fazer novos discípulos.

A igreja é edificada com o uso dos dons espirituais dados aos seus membros. E de muitas maneiras os dons podem ser usados para edificar a Igreja.

Mas, preste atenção, para ganhar mais uma vida para o Seu reino, Deus utiliza todos os dons no evangelismo. Todos os dons são úteis para fazer novos discípulos para Deus.

E é isto que Deus quer para este tempo, amados! Os dons espirituais são para edificar a igreja e também são para que novos discípulos sejam feitos, porque a vontade de Deus é que todas as pessoas participem das bodas do Cordeiro, que participem da festa no céu!

2Pe 3.9 diz que Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos sejam salvos.

Portanto, os dons espirituais são dados para a edificação da igreja e para fazer novos discípulos.

Aproveitando o gancho, aonde é que a gente é embelezado como igreja para as Bodas do Cordeiro? Quando é que somos edificados como igreja?

É quando você participa do culto, participa da célula, quando você vem à reunião do Tadel, esta aqui de Domingo pela manhã, quando você comparece para o discipulado... quando você está reunido com o povo de Deus, ali o Espírito Santo está agindo, usando pessoas, servos e servas de Deus, que vão edificando, construindo beleza em sua vida.

Tem irmãos que acham desnecessárias as reuniões da igreja. Alguns dizem: “Já fui ao culto no Domingo, pra que reunião de célula durante a semana?” Ou, “Já fui na célula, pra que culto?” Ou, “Já participo numa célula e dos cultos; pra que discipulado?” Ou, “já sou crente, que necessidade tem de ficar indo às reuniões da igreja?”

Minha resposta, conforme eu compreendo as coisas: é para o seu embelezamento, é para a sua edificação!

Você já viu alguma noiva tentando se arrumar sozinha para a festa?

Digamos que sim... a criatura fica horas e horas em frente ao espelho, ajeitando os cabelos, fazendo a maquiagem e a pintura borra...

Os homens são mais rápidos nisso, não são de fazer maquiagem, mas pergunta se dá pra cortar os cabelos sozinho, aparando bem as beiradas!

Uma noiva não é preparada sozinha, ela conta com outras pessoas. É isso! O certo é contar com a ajuda dos outros. Igreja é assim, é Noiva.

Então, amado irmão, dons espirituais são dados para cada um de nós ajudarmos o outro a ser edificado e para alcançarmos mais um para Jesus. Amém?

Está aí, novamente, a definição do que são os dons espirituais. Vamos ler juntos: Dom espiritual é uma capacidade que o Espírito Santo dá aos filhos de Deus com o propósito de edificar a igreja e fazer novos discípulos.

Três perguntas que podem ajudar você a identificar os dons espirituais recebidos de Deus.

Pergunta número um: O que gosto de fazer?

Se você pudesse fazer qualquer coisa, sem medo de errar, o que você gostaria de fazer?

Sabe, os dons que recebemos de Deus, eles... é como se gritassem dentro de nós, para serem usados.

Por exemplo, a pessoa possuidora do dom de intercessão, que é a capacidade de orar muito, bastante tempo, sem desanimar, por uma causa. Essa pessoa vê a violência do Rio de Janeiro, por exemplo, e esse dom fica gritando dentro dela: “Me usa. Interceda pela paz na cidade”. A pessoa intercede com vontade, ora com gosto, porque é a realização dela.

Nós nos sentimos tão realizados quando cumprimos com os propósitos de Deus.

Pergunta número dois que ajuda a saber quais são os dons que temos recebido de Deus, a pergunta é: O que os outros dizem quando se sentem abençoados com o que eu faço?

Elas reconhecem que faço com prazer, que faço com facilidade, com desenvoltura? Porque quando temos um dom para algo, fazemos com mais facilidade do que os outros que não tem esse dom.

Eu lembro na igreja onde cresci, como foi quando eu comecei a pregar, a falar em público, a explicar uma lição na classe. As pessoas apareciam para simplesmente dizer “Foi muito bom. Deus te abençoe!” Outras vinham e me encorajavam a continuar. Isso foi confirmando o meu dom espiritual de ensino, que preciso ir aprimorando.  

Então, o que os outros dizem sobre o que eu faço? Essa pergunta ajuda a identificar o nosso dom.

E, pergunta número três, que ajuda a gente a identificar os dons que temos recebidos de Deus, a pergunta é: O que me incomoda na igreja?

Muitas vezes, o que nos incomoda (e até irrita), é ver uma coisa mau feita que, nós sabemos, poderia ter sido feita, por nós, de uma maneira melhor.

Esse conhecimento e sensibilidade ajuda muito na identificação de um dom.

Porque, muitas pessoas, não percebem a diferença. Para muitos é assim: Tá sendo feito, então tá bom. Mas, tem pessoas que dizem: “Ah! Eu sei que isto pode ser feito de uma maneira melhor, fazendo assim, assim e assim”.

Quando a pessoa tem essa sensibilidade de saber que, se fosse ela, sem ostentação, sem vaidade, faria melhor, isto sinaliza um dom provável que ela tenha.

Então, amado, como você pode fazer para identificar os seus dons espirituais?

Uma parte significante da resposta é a seguinte: saber o que é são os dons espirituais. Lembra da definição?

E a outra parte da resposta consiste nestas três perguntinhas que ajudam a identificar os dons recebidos de Deus. Amém?

 

Em grupo:

Considerando a Palavra desta manhã, qual foi o ponto que mais desafiou ou tocou no seu coração?

(O grupo compartilha e depois as pessoas oram com as outras).

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page