top of page

  • Certa vez Jesus Cristo chegou-Se a Seus discípulos, e ao chamar Filipe, perguntou-lhe: "Filipe, onde podemos comprar pão para todas essas pessoas?" Depois de Filipe ter recebido uma ordem quanto a uma tarefa impossível, ficou atarantado, sem saber o que fazer. Por isso, reuniu seus irmãos e todos tentaram imaginar um meio de alimentar aquela imensa multidão. Um dos discípulos chegou-se a Jesus e disse: "Mestre, não sabes que estamos no deserto? Não podemos alimentar 5 mil homens e outros tantos milhares de mulheres e crianças". Em seguida chegou-se outro discípulo e disse: "Mestre, já passou a hora do jantar, de modo que não deveríamos tentar alimentar esse povo. É insensatez querermos dar-lhe alimento". Outro chegou ainda dizendo: "Mestre, precisaríamos de uma fortuna de 200 denários para dar uma pequena porção de comida a cada pessoa, e não temos esse dinheiro. Não se pode sequer pensar nessa tarefa". Outro discípulo disse: "A melhor solução é mandar o povo embora, de modo que indo às vilas pelo caminho, cada um possa comprar um pouco de alimento". Todos os discípulos, em vez de obedecerem à ordem de Cristo, tentaram arranjar desculpas para sua incapacidade de solucionar uma situação impossível. Mas Jesus discordou de todos eles, e olhando para os discípulos, deu-lhes uma ordem: "Nada disso é necessário. Vocês é que devem dar-lhes de comer". Jesus lhes deu a ordem e ninguém ousou dizer "não". Quando Deus ordena que façamos alguma coisa aparentemente impossível, devemos colocar nossa confiança nEle, e crer que Ele nos ajudará a executar um milagre, a fim de podermos realizar nossa tarefa.

  • Ouvi o pastor Renê Terra Nova, na Conferência Profética de Belo Horizonte, 2001, dizer: "Quem não obedece, assina sua própria certidão de óbito". E é por essa razão que o povo diz: "Quem não obedece, padece".

  • J.B. Phillips, no seu livro "Seu Deus é Pequeno Demais", denuncia os conceitos inadequados que muitos têm sobre Deus e um desses conceitos é "o Deus da Barganha", que é próprio daqueles que só obedecem em troca de benefícios. (Revista UniJovem Ano XIX Nº 79, pg 21)

  • Faça assim (gesticule engraçado e a congregação o imitará). É fácil obedecer. Viu? É fácil obedecer. É fácil obedecer a Deus.

  • Nosso alfabeto começa com "a, b, c". O de Deus começa com "o, b, d, c" = o-be-de-cer!

  • Você precisa levar até às últimas conseqüências tudo que Deus falou à sua vida.

  • Há coisas que praticamos por pura obediência. Um exemplo: Todos os meses recebemos a conta de energia elétrica em casa para pagar. Não conheço uma só pessoa que se levante pela manhã, olhe-se no espelho, penteie o cabelo (se tiver...), sorria, e diga alegre e feliz: "Hoje vou pagar a conta de luz, porque estou com vontade de fazê-lo". Ou então: "Estou com uma vontade enorme de pagar a conta de luz! Ah! Nunca senti, antes, tanta vontade de entregar o meu dinheiro prá CERJ (Companhia de Energia no Estado do Rio de Janeiro) que, tão amavelmente, me presta esse serviço!". Você está rindo porque abe que quase todos nós deixamos esses pagamentos para a última hora, justamente porque não é uma coisa que "temos vontade" de fazer. E no entanto, pagamos, não é verdade? Pagamos, porque sabemos que, se quisermos continuar a receber o benefício, temos de cumprir essa responsabilidade. Não é questão de "ter vontade", mas de obrigação. (Marcos Witt, em "Adoremos", pag 173).

  • Quando você sabe que o diabo sabe que você sabe que o diabo sabe que você sabe que ele está derrotado, nada vai impedí-lo de obedecer! Aleluia!

  • No livro Igreja: por que me importar?. Yancey conta uma parábola de Kierkegard, filósofo dinamarquês. É a história de um grupo de gansos que freqüentavam uma Igreja Protestante. Todos os domingos lá se iam eles, bamboleando, naquele conhecimento e engraçado andar de ganso, até a igreja. O pastor-ganso pregava sempre o mesmo sermão: "Não precisamos andar sobre a terra, presos a este lugar. Podemos alçar nossas asas e voar até as regiões mais distantes, subir até os climas mais abençoados". A gansarada toda dizia "amém!", em altas vozes. Terminado o culto, lá se iam os gansos, bamboleando, de volta para suas casas. Ouviam a mesma mensagem todos os domingos, diziam amém a ela, e continuavam na mesma, mostra Kierkegard. Cristão convicto, o filósofo tocou num ponto que não se restringe à sua Igreja, a Luterana, mas a todas. A diferença entre o que dizemos no culto e que fazemos lá fora. (Isaltino Gomes Coelho Filho, em O Jornal Batista, pg 7 - 13 a 19/05/2002).

  • O bispo Marcelo Crivella também é desta opinião. Ele disse: "O segredo para vencer todas as barreiras e lutas nesta vida é obedecer". (Internet)

  • Um crente chegou em casa, num domingo, mais cedo que do costume. Uma pessoa da casa surpreendeu-se e perguntou: "Já acabou?!" E o crente, lembrando da mensagem ouvida na igreja, respondeu: "Agora é que vai começar!"

  • Una mujer de Colorado Springs se sienta en su auto por las tardes de lunes a viernes frente a una escuela elemental y señala con un secador de pelo por el cristal a los autos que pasan por allí. Muchos conductores confunden el secador que tiene en la mano con un radar y disminuyen la velocidad. ¡Misión cumplida! Hay una señal de tráfico que indica el límite de velocidad en la zona de la escuela, pero a menudo se necesita la amenaza del castigo para que los conductores obedezcan la ley. Ese es un cuadro solemne de todos nosotros, incluso en nuestra relación con Dios. En vez de una disposición interior de seguir a Dios, puede que necesitemos la fuerza de las circunstancias difíciles para volver a Él. Pero eso no es lo que desea nuestro Padre celestial. El Señor siempre ha anhelado que su pueblo le obedezca de corazón.

  • Augustus H. Strong (1836-1921) era um pastor e director de seminário altamente respeitado. Muitos anos depois da sua morte, tive o prazer de encontrar e falar com o seu filho. Ele contou-me acerca do tempo em que ele tinha sido baptizado pelo seu pai numa igreja em Rochester, New York. Caminhando para casa com o seu pai depois daquela experiência sublime ele exclamou: "Pai, estou tão contente por ter sido baptizado. Isso fez-me sentir tão bem." O seu honrado pai, olhou o seu filho de cima para baixo, e respondeu severamente: "Sentindo ou não, esse era o teu dever." Enquanto isto pode ser visto como uma censura sem sentimento, pode também ser interpretado como um sábio conselho. Qual o motivo para qualquer actividade espiritual - quer seja orar, louvar, ler a Bíblia, dar, ou testemunhar? Será ter uma experiência emocional? Será fazer-nos sentir bem? Ou será para obedecer às palavras de Jesus em João 14:15, "Se Me amardes, guardareis os Meus mandamentos"? Não há dúvida que a obediência nos traz bênção, mas o nosso propósito deve ser agradar a Deus cumprindo a Sua vontade. - Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/2002/09/page25.html

  • O meu filho Steve sabe que o seu “chapéu largo” está reservado para a maior parte das ocasiões informais. Este chapéu, que assentaria bem num pescador de lago, não é para ser usado quando a igreja se reúne ou na escola. Assim, quando ele o levou, uma manhã, no seu caminho de casa para apanhar o autocarro escolar, sabia que estava a quebrar uma regra. Os pais conhecem bem esta espécie de batalhas. Nós sabemos que os nossos filhos põem à prova as nossas regras, e não nos surpreendemos quando eles nos desafiam. Eles sabem que não é suposto verem determinados programas de TV, ou ficarem fora de casa até tarde, ou usarem um tom de vos desrespeitoso, ou lutarem com um irmão. No entanto fazem-no. Esta atitude não é diferente da que algumas vezes tomamos com o nosso Pai celestial. Sabemos o que é certo e o que é errado (Tia. 4.17). Temos lido a Bíblia. Temos sentido nos nossos corações a convicção do Espírito Santo. Sabemos. No entanto pomos Deus à prova. - Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/2000/Fevereiro2000.htm

  • A. W. Tozer: "Para evitar o erro da salvação pelas obras, nós caímos no erro oposto, de salvação sem obediência". - Fonte: atos@acts17-11.com

  • A igreja passou muito tempo ensinando na Escola Bíblica história, a geografia... passou muito tempo ensinando que a Bíblia tem 66 livros... que o maior capítulo é o... Mas Jesus ordenou a igreja ensinar outra coisa: Ensinar a obedecer!

  • Quem obedece a Deus, come o melhor da terra (Is. 1:19). Não é apenas desejar; o segredo está em obedecer.

  • Li isso em algum lugar: "Se Obedecermos a Deus o Mundo Melhora".

  • "A Bíblia não nos dá sugestões. Dá ordens". - Corrie Ten Boom

  • Se Deus já lhe disse o que deve fazer, você não precisa perguntar-Lhe novamente.

  • O caminho da obediência é o único caminho da bênção.

  • Depois que Deus criou Adão e Eva, deu-lhes a ordem de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. O ponto crucial da recomendação foi mais do que a proibição de comer certo fruto; antes, significava que Deus estava colocando Adão sob autoridade para que aprendesse a obedecer. Deus colocou Adão debaixo de Sua autoridade para que ele pudesse obedecer à autoridade.

  • Deus jamais teve a intenção de permitir que Nadabe e Abiú, os filhos de Arão, servissem independentemente; Ele os colocou sob a autoridade de Arão. Arão era o chefe, seus filhos eram simplesmente os ajudantes, servindo no altar em obediência a Arão. (Lv 1-.1,2).

  • Quando uma mulher vive com um homem desobediente a Deus, ela tem que ser inteligente como Abigail, para saber como agir.

  • Um certo lenhador costumava contar que certo dia, havendo estado muito tempo a percorrer as matas, notou que o dia começava a virar noite e resolveu voltar para casa, mais cedo. Estava convencido de que havia tomado o caminho certo e em nenhum momento consultou a bússola que carregava. Depois de algum tempo, resolveu observá-la, e aí, notou que estava indo exatamente em direção contrária a que devia tomar. Teimava, no entanto, em dizer que a direção tomada era segura. Chegou até a desconfiar da orientação da bússola. Mas, começou a se preocupar, porquanto estava em mata muito fechada e os animais eram ferozes. Olhando mais uma vez para a bússola, então resolveu: “Esse aparelho nunca me enganou, nunca me conduziu a rumos errados. Eu vou obedecê-lo". E isto foi a sua salvação! Assim é a Palavra de Deus na nossa vida!

  • Como é que podemos chamar Jesus de Senhor, se só lhe obedecemos quando nos dá vontade? Não é possível! Anos atrás, quando era menino, quase todas as tardes, minha mãe me mandava à padaria para comprar pão e leite. Não posso dizer a quantidade exata de vezes em que não "tive vontade" de fazer essa tarefa, mas provavelmente deve ter sido mais de 1.337 vezes. Contudo, nunca caí na bobagem de dizer as palavras "Não estou com vontade". É que, se eu tivesse dito isso alguma vez, meu pai ou minha mãe poderia pegar o cinto para me dar uma boa correção, e diria: "Pois comece a ter vontade!" (Marcos Witt, em Adoremos, pg 172).

  • Certa mãe disse à filhinha: “Não arranque minhas flores, senão lhe dou umas palmadas”. E a menina saiu para brincar. Quinze minutos depois, a mãe olha pela janela e vê seu anjinho arrancando as flores. “Filha!”, grita ela, “Venha aqui imediatamente”. “Ah! Mamãe, não me bata. Nunca mais vou fazer isso”. “Está bem”, respondeu a mãe, “Não vou lhe bater dessa vez, mas não faça isso de novo”. A menina voltou à brincar e a mão tornou aos seus afazeres. Dez minutos depois, a mãe dá uma olhada e lá está a pequena travessa arrancando as flores do canteiro. “Filha, o que foi que lhe disse?”, disse a mãe, dessa vez com a voz mais severa. “Oh! Mamãe, me perdoe; não me bata; nunca mais vou fazer isso”, disse a menina com vozinha sincera. “Está bem. Não vou bater dessa vez. Não repita”. Pois bem, cinco minutos depois a mãe torna a olhar lá fora e o que é que vê? Isso mesmo: a menina está outra vez no canteiro. Por quê? Porque ela simplesmente não acreditou que a mãe tencionava realmente cumprir o que dissera. Ela desobedeceu seguidas vezes porque deixou de receber o castigo da primeira vez.

  • "Quantos guardam o nascimento de Cristo! Quão poucos, seus preceitos! Oh! É mais fácil respeitar feriados do que mandamentos." Benjamin Franklin, Diplomata, cientista, inventor, filósofo, educador e político, EUA, (1706-1790).

  • Don Wilkerson, conta que quando com dez anos, ele e um garoto muito ativo estavam jogando futebol na rua em frente de sua casa. Era de noitinha e em dado momento, a mãe de Wilkerson apareceu dizendo: "Está na hora de entrar e arrumar-se para ir à igreja". Mas ele simplesmente ignorou e continuou jogando. Por fim, disse: "Hoje eu não vou". A mãe ficou parada, encarou o menino e falou: "Bem, você sabe onde deve estar". E tendo falado isto, entrou. Era a primeira vez que Don Wilkerson desafiava a autoridade de sua mãe com relação ao ir à igreja, no domingo, ou como era o caso, no culto de oração e estudo bíblico do meio de semana. Seus pais o haviam permitido praticar esporte, mas ensinavam e exigiam que a igreja viesse em primeiro lugar. Mas a razão porque ele desobedeceu sua mãe naquele momento é que ele queria ir a um jogo de futebol da escola, naquela noite. E encontrou-se com uns colegas e foi. Mas, ao assistir o jogo, parecia que alguma coisa estava errada com ele. Geralmente ele era o tipo de torcedor que pulava e vibrava muito com o jogo. Mas dessa vez, ele não conseguia se interessar. Era como se uma luzinha vermelha estivesse faiscando em sua cabeça e no seu coração. A sua consciência estava funcionando. As palavras de sua mãe estavam a repetir-se em sua mente: "Bem, você sabe onde deve estar". "Bem, você sabe onde deve estar"... Parecia um disco arranhado. Ele compreendeu que era inútil lutar e que só havia um jeito de apagar a luzinha e acalmar a dona consciência: Sair do jogo e ir para o culto na igreja. Então, ele saiu e correu prá igreja. Quando se sentou na última fileira de bancos, imediatamente a irritante luzinha vermelha de sinalização da consciência apagou-se. Ele começou a se sentir bem outra vez. Sabia onde estava, onde sua mãe queria que estivesse e onde Deus queria que ele estivesse. E era onde ele também queria estar, depois de passar pela obra de persuasão do Espírito Santo.

  • "Deus fará o que você quer, quando você fizer o que Ele quer."

  • Quando o diabo tentar você à algo, diga: "Eu não te obedeço. Eu só obedeço ao Senhor Jesus!"

  • David Livingstone conta sobre uma certa vez em que foi perseguido por leões. Ele subiu em uma árvore, tão pequena que sua altura permitia apenas que ficasse fora do alcance dos leões que o cercavam. As feras se mantinham sobre as patas traseiras e balançavam a pequena árvore enquanto fortemente rugiam a ponto de ele sentir o bafo quente de suas bocas. "Porém", declara ele, "eu tive uma noite tranquila e agradável e senti-me muito mais feliz e seguro ali, naquela pequena árvore, sitiado por leões, nas selvas da África, onde Deus me queria, do que me sentiria se estivesse longe da vontade de Deus, na Inglaterra." - Paulo Roberto Barbosa

  • O melhor lugar do mundo aquele onde se obedece à vontade de Deus!

  • O famoso escritor Mark Twain disse certa vez que ele não se preocupava com o que não entendia na bíblia. O que realmente o incomodava era exatamente o que ele entendia. - Jornal Arvore da Vida, ano 4, numero 37.

  • O saudoso Pastor Dr. Rubens Lopes, brilhante príncipe dos púlpitos batistas nas décadas de 40 a 70, pastor da Igreja Batista de Vila Mariana, afirmou uma frase que se tornou célebre: “Não se pode amar sem obedecer, tanto quanto não se pode obedecer sem amar”. Grande verdade! A verdadeira obediência não se impõe; se conquista ! E, para o relacionamento dos homens com o Criador, a obediência é aspecto indispensável, sem a qual não há comunhão.

  • Quando um médico nos dá uma receita não ficamos a esperar o dia todo perto do telefone aguardando que ele telefone quatro vezes por dia e nos diga: "Olhe, tome o comprido agora". As instruções já vêm na receita ou na bula. Mas o crente que assume uma atitude passiva age assim, pois fica esperando que Deus repita seus mandamentos, que já estão tão claros, para depois obedecerem.

  • O que aprendemos na igreja não pode ser desaprendido em casa.

  • Aprenda a ter compromisso com Deus. Estabeleça um dia de fidelidade a Deus - um dia de cada vez.

  • Mahatma Gandhi viajava de trem na Índia e, como era seu costume, ia em carro de terceira classe. Nenhum dos passageiros o reconheceu. Durante a viagem, um indivíduo cuspia constantemente no assoalho do carro. Gandhi o admoestou, mostrando o perigo que aquele mau costume podia representar para a saúde pública. O homem se exasperou e disse: "Trate das suas próprias coisas. Quem é você que assim se atreve a corrigir-me?" E continuou praticando seu costume anti-higiênico. Gandhi nada mais disse. Minutos depois aquele homem tomando seu violão, começou a cantar uma canção popular em honra a Gandhi. Na estação em que este ia desembarcar, grande multidão o esperava. Então o indivíduo percebeu logo que a pessoa a quem ofendera tão gravemente, outro não era, senão o grande herói nacional. Prostrando-se diante de Gandhi, suplicou-lhe que o perdoasse. "Nada tenho que perdoar-te", respondeu o herói indiano. "Mas vejo que és um daqueles que não praticam o que eu aconselho e, contudo, cantam hinos em meu louvor". Não é só entre os indianos que acontece isso.

  • Maria, mãe de Jesus, foi quem disse aos serventes: "Fazei tudo quanto Ele vos disser" (Jo 2.5). É a isso que precisamos dar ouvidos, com certeza!

  • Quando George Washington Carver era um estudante no Colégio Agrícola de Iowa (agora a Universidade Estatal de Iowa), ele e um amigo planejaram ir como missionários para África. Mas à medida que os seus estudos agrícolas progrediam, Carver, um Cristão devoto, apercebeu-se que Deus o estava a chamar para algo diferente. Quando Booker T. Washington lhe pediu para ir para a faculdade do Instituto de Tuskegee, no Alabama, Carver orou seriamente sobre o assunto. Em 1896, Carver escreveu a Washington: "O ideal da minha vida tem sido, ser o maior bem para o maior número de pessoas, e para este fim tenho-me preparado durante todos estes anos." Ele comprometeu-se a fazer tudo ao seu alcance, pelo poder de Cristo, para melhorar as condições dos Afro-Americanos no Sul dos Estados Unidos racialmente segregados. O coração sensível de Carver e a sua pronta obediência a Deus, faz-nos lembrar a experiência de Samuel. Sob a guia de Eli, o sacerdote, Samuel respondeu à voz de Deus, dizendo: "Fala, porque o Teu servo ouve" (1 Samuel 3:10). Durante uma vida inteira de serviço, o notável cientista afro-americano George Washington Carver honrou Deus, obedecendo à Sua chamada. Ele deixou um legado valioso e um exemplo para todos nós. - Devocional Nosso Pão Diário.

  • Como Lutero bradou: "Minha consciência está cativa à palavra de Deus... aqui estou eu, não posso fazer de outra maneira".

  • O diabo não é posto para correr por meio de exorcismos, mas com submissão e obediência a Deus.

  • Schultz faz o seguinte comentário sobre o fracasso do rei Saul: "Embora escolhido por Deus e ungido mediante a oração do profeta Samuel, ele não percebeu que a obediência era essencial para a incumbência sagrada e singular que lhe foi proporcionada por Deus - para ser "capitão sobre sua herança". - Schultz, S.J., A História de Israel No Antigo Testamento, pg 124.

  • Conta Artur Deikman que um ateu despencou de um penhasco acima do mar e conseguiu, a custo, agarrar-se ao galho de um arbusto que brotava numa fenda das rochas. Ficou pendurado e logo percebeu que não tinha como salvar-se. Nessa situação insolúvel, acabou concluindo que só podia apelar mesmo para Deus. Então gritou com toda a força: "Deus, se Tu existes, salva-me agora e vou obedecer-te até o fim da minha vida". Deus respondeu: "Essa não! Já conheço essa conversa...". E o ateu, desesperado, gritou mais alto: "OLha, Deus, dessa vez estou falando sério! Salva-me e vou obedecer-te a vida inteira!" Deus, então, ordenou: "Muito bem! Largue o galho!" E o homem respondeu: "O quê?! Está pensando que sou maluco?" O homem não obedeceu, nem poderia obedecer. Só obedece quem crê.

  • Na gramática de Deus o alfabeto se lê assim: o-b-d-c!

  • Segundo Charlotte Buhler, a criança dos 3 aos 4 anos de idade, diz quatro vezes mais "não" do que "sim".

  • "Mãe, não consigo decidir se me caso com o contador ou com o militar", disse a jovem. "Não há o que pensar, minha filha", respondeu a mãe. "Case-se com o militar, é claro. Esse pessoal sabe cozinhar, fazer a cama e obedecer a ordens!"

  • "Minha consciência é escrava da Palavra de Deus". - Martinho Lutero.

  • Certo capelão evangélico encontrou no campo de batalha um soldado gravemente ferido e perguntou-lhe: “Você quer que eu leia um trecho das Sagradas Escrituras?” “Tenho muita sede e preferia que o senhor me desse um copo d’água”. O ministro providenciou a água e o soldado bebeu logo. “Quer, agora, que eu leia uma passagem da Bíblia?” “Preferiria que o senhor colocasse alguma coisa debaixo da minha cabeça”. O capelão tirou o capote, dobrou-o, fez dele uma espécie de travesseiro e colocou-o debaixo da cabeça do soldado. “E agora, quer que eu leia uma parte deste livro que á a Palavra de Deus?” “Sinto muito frio; preferia que conseguisse um agasalho...”. O ministrou tirou o seu paletó e com ele cobriu o soldado. Depois de tudo isto, o militar, olhando para o rosto do capelão disse: “Agora, se nesse livro há algo que ensine um homem a fazer o que o senhor me fez, peço que me leia uma parte dele”. Esse é o padrão de testemunhas que o Senhor busca. 21/12/06

  • Uma senhora muito pobre telefonou para um programa evangélico de rádio pedindo ajuda. Um bruxo que ouvia o programa, resolveu pregar-lhe uma peça Telefonou para a rádio e obteve seu endereço. Chamou seus "secretários" ordenou que fizesse uma compra e levassem para a mulher, com a seguinte orientação: Quando ela perguntar quem mandou as compras, respondam que foi o diabo que enviou tudo aquilo! Ao chegar a casa a mulher, os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos na sua prateleira, mas... não, perguntou quem lhe havia enviando. Os "secretários" do bruxo, sem saber o que deveriam fazer, provocaram a pergunta: - A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas? A mulher, na maior simplicidade da sua fé, respondeu: - “Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!” 15/1/07

  • Obedecer à letra da lei é bom, obedecer ao espírito da lei é melhor. 16/1/07

  • “A obediência a Deus é pré-requisito para vitórias em todos os aspectos de nossa vida, por mais estranha que nos pareça a sua vontade.” — SCAA, 24-12-2007

  • Um serviçal do Príncipe de Gales cometeu um delito e foi condenado. Indignado, o Príncipe entrou no tribunal e ordenou ao juiz que libertasse o prisioneiro. O magistrado aconselhou-o a pedir isso a seu pai, o Rei. Talvez ele perdoasse o prisioneiro. O jovem príncipe, furioso porque o magistrado não lhe obedecia, arrancou o preso da mão do carcereiro para levá-lo embora. Nesse momento, o juiz se pôs em pé e com voz severa mandou que o príncipe obedecesse a lei e desse melhor exemplo a seus súditos. E logo o condenou por abuso e desrespeito. Reconhecendo a afronta que fizera contra a autoridade, submisso, o príncipe foi para a prisão. Quando as notícias chegaram ao Rei Henrique IV, este exclamou: “Bem-aventurado orei que tem um magistrado de tal valor para administrar imparcialmente as leis; e ainda mais feliz é o rei cujo filho se submete a seu justo castigo por havê-las desobedecido”. É assim o julgamento do nosso Deus: justo, imparcial, mas firme e rigoroso. Seu Código de Leis? A Biblia Sagrada, contém os justos juízos do Senhor. 24-12-2007

  • O Dr Frank H. Leavell, notável líder da mocidade, fez preleções em muitos congressos e convenções. No encerramento de tais assembléias, ele costumava dizer às multidões: "Se vocês, voltando para seus lares, não puserem em prática hoje mesmo as coisas que aqui aprenderam, elas de nada valerão. Começai a praticá-Ias hoje mesmo." Grande e maravilhosa é esta verdade! Hoje é o dia de começar a obedecer, começar a agir! 10-01-2008

  • Quatro pastores estavam discutindo o mérito de várias traduções da Bíblia. Um gostava mais de certa versão por causa da sua linguagem simples e bonita. Outro preferia uma edição mais literária porque estava mais próxima do original hebraico e grego. Ainda outro gostava de uma versão contemporânea por causa do vocabulário atualizado. O quarto pastor ficou quieto por um momento e então disse: “Eu gosto mais da tradução de minha mãe”. Surpresos, os outros três disseram que não sabiam que sua mãe havia traduzido a Bíblia. Ele respondeu: “Sim, ela traduziu a Bíblia com sua vida e foi a tradução mais convincente que eu já vi”. Para este pastor a coisa mais importante não era a melhor tradução, mas aprender a palavra de Deus e praticá-la. 23.1.2008

  • Um historiador estava narrando de uma bomba que havia caído dentro da lama de um chiqueiro. Enquanto um soldado bombeiro, com muita cautela, se aproximava dela, um grande porco subiu na bomba e começou a lambê-la. Um porco confunde qualquer objeto não identificado com algo de comer. O homem possui instinto de defesa ao perigo. Ao ver uma bomba, sua primeira reação é manter-se afastado - isto é auto-proteção. Mas um porco não é capaz de analisar um objeto ou mesmo julgar uma situação; ele é dirigido pelo apetite e sua primeira reação é a auto-satisfação. Coisa triste é quando agimos como porcos! Quando o diabo tentar você à algo, diga: “Eu não te obedeço. Eu só obedeço ao Senhor Jesus!“ 25.1.2008

  • O chefe de departamento pessoal da empresa justificando para o jovem solteiro porque não vai contratá-lo. Desculpe, mas nossa empresa só trabalha com homens casados. Por que? pergunta o solteiro? Por acaso eles são mais inteligentes e competentes que os solteiros? Não, mas estão mais acostumado a obedecer. 29.1.2008

  • A necessidade obrigou-me a ir montado num jumento, por um matagal africano, numa noite. Começou a cair uma leve chuva. Na escuridão total, perdi-me entre os atalhos que se cruzavam. Deixei que o jumento tomasse seu próprio caminho, e ele me conduziu até uma aldeia adormecida. Bati à porta da maior cabana. Alguns momentos depois, um velho chefe africano, de barbas e cabelos brancos, surgiu à porta. Enquanto trocávamos as primeiras frases, ouvi que atrás da cabana al­guém mexia com as galinhas. Então, um menino trouxe um frango e deu-o ao chefe, que por sua vez, deu-o a mim. Agradecendo-lhe por aquilo, montei no jumento e preparei-me para ou­vir as indicações sobre os caminhos que deveria tomar. O velho chefe tomou, então, as rédeas e disse: "Eu o levarei até lá". Na escuridão absoluta, passamos por um pântano, um rio e colinas com matagais. O chefe levou-me ao destino sem errar. Quando falei de sua habili­dade impressionante, ele respondeu: "Mas, é meu país". Pensamento: Não preciso ter medo de andar pelo mundo de meu Pai, quando me submeto à sua direção. Charles E. Fuller (Missouri, E.U.A.). 9.2.2008

  • O Dr. Wilfred T. Grenfeld, quando estudante de medicina, teve o curso de sua vida mudado pela pregação de Dwight L. Moody. Uma das dramáticas experiências de sua vida, que demonstra sua aceitação incondicional de Cristo, acha-se no livrinho "Boiando numa geleira", que relata o episódio seguinte. Atendendo a um chamado urgente para ir a cerca de sessenta milhas de distância, ele saiu de trenó numa manhã de domingo de Páscoa. O gelo já es­tava se derretendo nas geleiras e ele verificou que, dentro em breve, ele e seus cães estariam sendo levados para o oceano Atlântico. A morte rondava perto. A noite o alcançou e, então, veio-lhe à memória um hino que aprendera na escola dominical, de autoria de Charlotte Elliot, intitulado "Seja Feita a Tua Vontade". Sua alma começou a cantar e logo uma perfeita calma invadiu todo o seu ser. Estava nas mãos de Deus. Na manhã seguinte, foi salvo. Grenfeld estava fazendo o trabalho de Cristo e sentiu, portanto, que po­dia orar com fé: "Seja feita a Tua vontade". William J. Hart (Nova lorque, E.U.A.). 14.2.2008

  • Uma vizinha de longo tempo, cristã, com mais de setenta anos de idade, estava seriamente doente. Seu pastor, visitando-a, expressou-lhe votos de melhora e restabelecimento. - Pouco importa. Se eu viver, Cristo estará comigo. Se eu morrer, eu es­tarei com ele - disse ela. Que esplêndido é ter Cristo conosco em casa, na igreja, no trabalho, quando viajamos, e quando a jornada da vida chega ao fim. No Salmo 145.18, lemos: "Perto está o Senhor de todos os que o invocam, de todos os que o in­vocam em verdade". Se ardentemente invocarmos ao Senhor cada dia, Ele nos mostrará quais devem ser os nossos atos para aquele dia - atos agradáveis a Ele, atos que produzirão frutos no céu. A vida eterna em Cristo é resultado de aceitá-lO e obedecê-lO nesta vida. Edna Elsaser (E.U.A.). 14.2.2008

  • "Eis que tu és para eles como quem canta canções de amor, quem tem voz suave e tange bem; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra" (Ez 33.32). Estava um missionário falando a um grupo de hindus. De súbito, uma das senhoras se levantou e retirou-se. Pouco depois voltou, ouvindo com mais atenção que antes. No final do culto, o missionário lhe perguntou o motivo de sua saída. - O senhor sabe - respondeu ela - eu fui perguntar a um de seus servos se o senhor realmente pratica as coisas que prega. Ele me afirmou que sim, e eu voltei mais interessada que antes. E estou ansiosa por ouvir mais de alguém que vive aquilo que ensina aos outros. 18.2.2008

  • "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do meu Pai que está nos céus (Mt 7.21 )." Um ministro e um fabricante de sabão não-cristão caminhavam ambos rua abaixo. - Bem, meu amigo - começou o fabricante de sabão -, o evangelho que o senhor prega não parece ter realizado grande soma de benefícios. Existe ain­da boa porção de pecado e pecadores no mundo! Por uns momentos, o ministro deixou sem resposta a acusação. Logo os dois passaram junto de um grupo de crianças sujas, que brincavam na lama. - O sabão não tem trazido muitos benefícios ao mundo - observou o mi­nistro - ainda existe muita sujeira e muita gente suja... O fabricante de sabão foi ligeiro em responder ao pastor: - Oh, o sabão é muito bom, mas tem de ser usado! - Exatamente - volveu o ministro - o mesmo se dá com o evangelho, ele tem de ser aplicado à vida! 18.2.2008

  • "O Senhor é quem vai adiante de ti: ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará, não temas, nem te atemorizes" (Dt 31.8). Ao aproximar-se Martinho Lutero da porta prestes a abrir-se, para dar entrada à presença dos juizes na Dieta de Worms, encontrou-se com o cele­brado Jorge de Freundsburgo. Jorge era um velho e corajoso general, que conduzira seus soldados contra os exércitos franceses e os pusera em fuga para o Placento, o que decidiu em alto grau o aprisionamento do rei da Fran­ça. Este velho general, ao ver Lutero passar, deu-lhe uma palmadinha no om­bro, e, meneando a cabeça, disse bondosamente: "Pobre monge. Vais tomar agora mais nobre posição do que eu ou qualquer outro capitão já tenha toma­do na mais sangrenta de nossas batalhas. Mas se tua causa é causa justa e es­tás certo disto, vai em nome de Deus, e não temas. Deus não te abandonará". Foi realmente um nobre tributo rendido pela coragem da espada à coragem do espírito e do coração. Necessitamos tanto do valor do espírito como da ação. Pensemos na co­ragem de Filipe, bispo de Heracléia, o qual, no principio do quarto século, foi arrastado pelos pés através das ruas, cruelmente açoitado, sendo de novo le­vado à presença do governador que o acusou de "obstinada temeridade em persistir na desobediência ao Decreto Imperial". Ele, porém, respondeu brio­samente: "Meu procedimento não é efeito de temeridade, porém procede do amor e respeito que tenho para com Deus, que fez o mundo e há de julgar os vivos e os mortos, e cujos., mandamentos não ouso transgredir. Tenho, até aqui, cumprido meu dever para com os imperadores, e estou sempre disposto a cumprir as ordens justas que deles provêm em harmonia com a doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos manda dar tanto aos Césares como a Deus aquilo que lhes pertence. Sou, porém, obrigado a preferir o céu à terra, e a obedecer primeiramente a Deus, e não aos homens". Eis a espécie de coragem que necessitamos hoje. Conquanto, maravilhe­mo-nos ante a coragem dos mártires de outrora, e lembremos que é preci­so ter tanta ou mais coragem para viver para Deus do que para morrer por Ele. Que Ele nos ajude a todos a sermos fortes e valorosos, destemidos, sa­bendo que Deus é conosco. 19.2.2008

  • "O ímplo com submissão e amor. obedece por temor, o justo o faz por amor." (Aristóteles).

  • A história do Natal não começa em Belém da Judéia, quando Quirino era governador da Síria nem quando César Augusto reinava sobre o vasto Império Romano. A história do Natal começa algum tempo antes e em algum lugar muito além da Palestina e do planeta Terra, quando o Filho disse ao Pai: "Eis aqul, estou, para fazer, ó Deus a tua vontade" (Hb 10.7). 13.3.2008

  • Os deveres evangélicos tem de ser realizados por um temperamento evangélico. Stephen Charnock. 18.3.2008

  • Se eu não sou cobrado, eu me acomodo. 18.3.2008

  • Nós não estamos andando na Palavra se nossos pensamen­tos são opostos ao que ela diz. Nós não estamos andando na Pala­vra se não estamos pensando na Palavra. Joyce Meyer. 30.3.2008

  • Quando um trem está mais livre? Quando ele vai sacolejando pelo campo fora dos trilhos? Não. Ele só está livre quando está preso (como desejar) nos trilhos. Então, ele corre suave e eficazmente, porque foi assim que o fabricante o planejou para correr. Ele precisa estar no trilho, estruturado por ele, para correr corretamente. As pessoas que estão recebendo aconselhamento precisam estar no trilho. O trilho de Deus é encontrado na Palavra de Deus. 8.4.2008

  • Quando em 1945, por opor-se ao regime nazista, o famoso teólogo alemão, Bonhoeffer, foi enforcado, o testemunho deixado por ele foi registrado pelo médico que o assistiu e é impressionante: "A devoção e evidente convicção desse homem me comoveu profundamente [...] Em , quase cinqüenta anos atuando como médico, eu jamais vi um homem morrer tão inteiramente submisso à vontade de Deus". 7.5.2008

  • A obediência a Deus nem sempre resulta em bênçãos imediatas. Algumas vezes, quando obedecemos a Deus, as coisas pioram, em vez de melhorarem. Não se pode concluir que pelo fato de alguém fazer o que é certo a sua vida será sempre fácil. 14.5.2008

  • Um garoto, filho de um casal de missionários no Zaire, estava brincando despreocupadamente no quintal de sua casa. De repente, a voz firme de seu pai foi ouvida desde a varanda: "Felipe, obedeça-me imediatamente! Jogue-se ao chão de barriga para baixo!" Instantaneamente o menino atendeu à ordem de seu pai. "Agora, rasteje em minha direção o mais rápido que puder!" O filho obedeceu. "Agora, levante-se e corra para mim, Felipe!" Sem questionar, o menino obedeceu e correu para os braços de seu pai. Este mandou que olhasse para onde estava e, ao girar o corpo, a criança viu uma enorme e mortal serpente enroscada no galho da árvore, bem acima do local onde estava brincando. Quando o pai lhe chamou na primeira vez, Felipe poderia ter hesitado e perguntado: "Por que você quer que eu faça isso?" Poderia também ter dito: "Já vou, espere só mais um momento". Mas sua obediência imediata, sem questionamento, salvou sua vida! Quantas vezes, em determinados lugares, ouvimos a voz do Pai nos falando claramente, de alguma forma, que devemos deixá-los, pois, mesmo que aparentemente sejam divertidos, podem levar-nos rapidamente à destruição. E qual tem sido a nossa resposta? Temos atendido o chamado ou, com indiferença, temos desobedecido à Sua vontade. Alguns pensam que obedecer à Palavra de Deus torna o homem incapaz e sem vontade própria. Mas isso não é verdade. Temos total liberdade de escolher o que fazer e o caminho a seguir e regozijamo-nos em escolher o caminho do Senhor. Com Ele ao lado, a segurança é completa e a felicidade garantida. 26.8.2008

  • O caminho da obediência é o caminho da bênção. 26.8.2008

  • Há crentes que só funcionam quebrados. Então, Deus permite que alguma coisa sempre aconteça para mantê-los assim. 15.1.2009

  • Minha mãe me ensinou a RETIDÃO: 'eu te ajeito nem que seja na pancada!' 16.1.2009

  • Como bom filho eu não devo mentir para o papai, não posso bater no meu irmãozinho, não posso responder feio para a mamãe, não posso puxar o rabo do gato, não posso falar de boca cheia, devo pedir licença para interromper uma conversa, devo dizer por favor e obrigado, não posso pegar o maior bife para mim, não posso jogar bola dentro de casa, devo tomar banho e escovar os dentes antes de dormir... - Certo, meu filho, mas por que você não fez nada disso hoje? É absolutamente comum encontrarmos casos como esses entre as crianças: sabem muito bem o que devem e o que não devem fazer, mas não praticam. Espiritualmente isso também é sinal de imaturidade. Talvez não encontremos muitos cristãos que confessem ter dificuldades em aceitar a verdade revelada na Bíblia, mas isso não significa que a pratiquem. Diante de Deus não há proveito em conhecermos a revelação da Bíblia se não a praticamos. Precisamos buscar a misericórdia do Senhor para que Ele nos capacite a viver de acordo com a luz que temos recebido de Sua Palavra. 19.1.2009

  • Uma certa irmã pegou sua Bíblia e decidiu que deixaria o Senhor lhe mostrar a palavra que dirigiria sua vida naquele dia. Fechou os olhos e folheou várias páginas, colocando, em seguida, o seu dedo em algum lugar. Ao abrir os olhos ela viu o que estava escrito: "Então Judas foi e enforcou-se". Rapidamente ela fechou sua Bíblia. Novamente com os olhos fechados, ela selecionou outro versículo, seguindo o mesmo ritual. Ao abrir os olhos, viu o que seu dedo havia marcado: "Vá e faça o mesmo". A irmã não se deixou perturbar e tentou uma terceira vez. Ao abrir os olhos, viu que estava escrito:"O que você está para fazer, faça depressa!" Essa anedota é antiga e muito conhecida. Infelizmente, ainda é realidade na vida de muitos cristãos que, sem uma firmeza espiritual, correm para aqui e para ali em busca de bênçãos esporádicas que nenhuma edificação trazem para suas vidas. Selecionam versículos ao acaso, buscam lugares onde dizem que "alguém" está profetizando ou fazendo revelações espantosas para todos que lá visitam. Acostumam-se a buscar pessoas e esquecem-se de buscar ao Senhor Jesus Cristo que, verdadeiramente, tem revelações maravilhosas para todos aqueles que nEle confiam. A vida cristã deve ser edificada na Palavra de Deus e vivida sob a graça e direção do Senhor. Ela não pode se basear em um versículo ou outro, escolhido como em um jogo de loteria. Essa prática é comum em formadores de seitas, que escolhem um versículo ou outro da Bíblia e ali firmam sua fé. Os cristãos autênticos crêem na Palavra de Deus em seu todo e procuram fazer dela um manual prático de vida diária. É ela quem dirige cada um de nossos passos, iluminando não somente o nosso próprio caminho mas o de todos os que se encontram junto a nós. Você tem procurado viver os ensinos do Senhor? 19.1.2009

  • Os nossos corações ficam duros através das repetidas recusas em se renderem a Deus. Mas podem ser amolecidos pela obediência. 28.1.2009

  • Um membro de certa igreja procurou o pastor para lhe dizer que estava pretendendo visitar a Terra Santa. Disse que sua pretensão era ir até o Monte Sinai. "Na realidade," disse o homem ao pastor, "meu plano é subir no Monte Sinai e quando chegar bem no topo, ler em voz alta os Dez Mandamentos." Achando que sua decisão iria agradar ao pastor, o homem ficou muito surpreso ao ouvir dele: "Olhe, eu creio que você poderia fazer algo muito melhor do que isto." "É mesmo, pastor," respondeu o homem, "e o que eu deveria fazer?" O líder logo concluiu: "Em vez de você viajar milhares de quilômetros apenas para ler os Dez Mandamentos em voz alta no Monte Sinai, fique em casa mesmo e guarde-os!" Estamos sempre planejando coisas grandiosas na busca de nossos objetivos de conquistas. Achamos que se nossos feitos forem espetaculares, seremos reconhecidos, respeitados e, como conseqüência, felizes. Mas nem sempre isso corresponde à realidade. 28.1.2009

  • Os crentes deveriam ser antes chamados de "obedecedores", pois devem ficar sujeitos à autoridade do Senhor além de crer nele. 5.2.2009

  • Certa vez ouvi entrevistas com sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Os soldados recordaram como foi que passaram um determinado dia. Um passou o dia sentado numa cova; uma ou duas vezes atirou num tanque alemão que viu passar. Outros jogaram cartas para passar o tempo. Alguns se envolveram em furiosos tiroteios. Para a maioria, o dia passou como qualquer outro. Mais tarde, todos souberam que haviam participado de um dos maiores e mais decisivos conflitos da guerra, a Batalha do Bulge. Ela não parecia ser decisiva naquele tempo, porque ninguém tinha conhecimento do quadro geral da guerra. Grandes vitórias são ganhas quando pessoas comuns executam as tarefas que lhes foram designadas. Quando os seguidores de Ignácio (1491-1556) estavam em períodos de fragilidade, ele sempre prescrevia a mesma cura: "Em tempos de desolação nunca devemos fazer uma mudança, mas permanecer firmes e constantes nas resoluções e determinação que tínhamos antes da desolação". As batalhas espirituais precisam ser travadas justamente com as armas mais difíceis de manejar nessa época: a oração, a meditação, o auto-exame e o arrependimento. Quem sabe você sente que está passando por uma inércia espiritual. Permaneça na sua tarefa designada! A obediência a Deus - e somente a obediência - oferece a maneira de vencer as fraquezas. 19.2.2009

  • Nunca tente explicar Deus até que você lhe haja obedecido. O pouco de Deus que podemos conhecer é aquele pouco ao qual decidimos obedecer. Oswald Chamber9.7.2009

  • Um companheiro de Wesley, Samuel Bradburn, era altamente respeitado por seus amigos e muito usado por Deus em seu pastorado. Em certa ocasião, estava desesperado em grande necessidade financeira. Quando Wesley soube das circunstâncias que envolviam seu amigo, mandou-lhe uma quantia em dinheiro junto com a seguinte carta: "Querido Sammy, Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança. Com afeto, Wesley." a resposta de Bradburn foi imediata. "Querido amigo: frequentemente eu me sinto tocado com a beleza da passagem da Escritura citada em sua carta, mas eu devo confessar que eu nunca havia visto uma nota expositiva tão útil nela antes." Mais do que simplesmente pregar ou citar uma Escritura, devemos acima de tudo mostrar, na prática, o seu ensino. De nada adiantaria eu dizer que Deus é amor, que transformou a minha vida, e continuar sendo o mesmo  avarento, egoísta e indiferente de antes. Como um incrédulo acreditaria se eu lhe dissesse que na presença  do Senhor há plenitude de alegria se eu vivo triste, de mau-humor e murmurando por tudo que me acontece. Como convenceria a um amigo que "tudo é possível ao que crê" se vivo lamentando a sorte e dizendo que não há solução para meus problemas? A pregação realizada por nossas vidas e nossos testemunhos tem muito mais valor do que aquela apenas proclamada no púlpito de uma igreja ou num encontro em praça pública. A nossa pregação deve retratar a realidade em que vivemos e os costumes praticados durante nossos dias. Nossa vida deve ser uma vitrine onde todos que passam possam ver a exposição viva do que significa fé, alegria, paz, amor, júbilo e obediência. As verdades bíblicas são mais brilhantes e coloridas quando estampadas na vida de um filho de Deus. Você costuma pregar a palavra de Deus? E vive tudo aquilo que prega? 27.8.2009

  • Uma pesquisa realizada pelo Instituto alemão Bertel smann Stifung em 21 países entre eles o Brasil, tornou evidente uma preocupação. Segundo a pesquisa 95% dos brasileiros entre 18 e 29 anos se dizem religiosos e 65% afirmam que são profundamente religiosos. Quando a pesquisa perguntou sobre a prática da fé, somente 35% dos Jovens brasileiros disseram viver de acordo com os preceitos religiosos.6.10.2009

  • Um garoto, filho de um casal de missionários no Zaire, estava brincando despreocupadamente no quintal de sua casa. De repente, a voz firme de seu pai foi ouvida desde a varanda: "Felipe, obedeça-me imediatamente! Jogue-se ao chão de barriga para baixo!" Instantaneamente o menino atendeu à ordem de seu pai. "Agora, rasteje em minha direção o mais rápido que puder!" O filho obedeceu. "Agora, levante-se e corra para mim, Felipe!" Sem questionar, o menino obedeceu e correu para os braços de seu pai. Este mandou que olhasse para onde estava e, ao girar o corpo, a criança viu uma enorme e mortal serpente enroscada no galho da árvore, bem acima do local onde estava brincando. Quando o pai lhe chamou na primeira vez, Felipe poderia ter hesitado e perguntado: "Por que você quer que eu faça isso?" Poderia também ter dito: "Já vou, espere só mais um momento". Mas sua obediência imediata, sem questionamento, salvou sua vida! Quantas vezes, em determinados lugares, ouvimos a voz do Pai nos falando claramente, de alguma forma, que devemos deixá-los, pois, mesmo que aparentemente sejam divertidos, podem levar-nos rapidamente à destruição. E qual tem sido a nossa resposta? Temos atendido o chamado ou, com indiferença, temos desobedecido à Sua vontade. Alguns pensam que obedecer à Palavra de Deus torna o homem incapaz e sem vontade própria. Mas isso não é verdade. Temos total liberdade de escolher o que fazer e o caminho a seguir e regozijamo-nos em escolher o caminho do Senhor. Com Ele ao lado, a segurança é completa e a felicidade garantida. Qual caminho estamos seguindo? Aquele em que dizemos: Por que? Agora não! Ou aquele em que respondemos: Sim, Senhor? Que o seu caminho seja verdadeiramente de vida!23.11.2017

  • Se Deus se entrega a nós em promessas, devemos entregar-nos a Ele em obediência. (Agostinho)23.11.2017

  • O velho exército russo tinha uma tradição que dizia que quando uma  sentinela era colocado em um determinado posto, apenas o oficial que o colocou ali ou o próprio Czar poderia retirá-lo. Durante a Primeira Guerra Mundial, contava-se que um determinado sentinela foi destacado  para uma posição muito perigosa. O oficial que o colocou ali acabou sendo morto na batalha e o soldado recusou-se a deixar seu posto até que uma ordem chegou assinada pelo Czar. Nós, como soldados do Grande General, temos sido destacados para muitas tarefas e muitos lugares diferentes. Sabemos que estamos ali pela vontade do Senhor e alegramo-nos em testemunhar o privilégio de poder servir ao nosso Deus. Não há bênção maior ou felicidade mais completa do que ter a plena consciência de que estamos no lugar que Deus quer que estejamos e fazendo a Sua vontade. Mas nem sempre conseguimos vislumbrar o propósito do Senhor Jesus quando respondemos à Sua  convocação. Não nos damos conta de que ao responder: "Eis-me aqui," devemos confiar que tudo o mais Ele fará e que a nós cabe apenas aguardar a Sua direção sobre tudo o que devemos fazer. Quando viramos as costas para o lugar determinado por Deus, crendo que poderemos alcançar mais sucesso em outro local, acabamos desobedecendo-Lhe e deixando escapar todas as bênçãos que Ele preparou para nós ali. Que possamos estar firmes diante do altar do Senhor, atendendo cada uma de Suas convocações, regozijando-nos em estar no centro da vontade de Jesus e dali só nos afastando se o Senhor nos falar claramente para fazê-lo. Estar no lugar escolhido por Deus é sinônimo de vida plena e feliz. 12.2.2010

  • Certa vez ouvi entrevistas com sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Os soldados recordavam como passaram certo dia. Um sentou-se numa toca de raposa; por uma ou duas vezes, um tanque alemão passou por lá e ele disparou sobre ele. Outros jogavam cartas e passavam tempo. Poucos envolveram-se em violentos combates. Para a maioria, o dia passou como qualquer outro. Mais tarde, eles souberam que tinham acabado de participar numa das maiores, e mais decisivas investidas da guerra, a Batalha de Bulge. Na altura não parecia ser decisiva porque nenhum deles tinha a visão global. Importantes vitórias são ganhas quando pessoas comuns fazem as tarefas que lhe são atribuídas. Quando os seguidores de Ignatius (1491 - 1556) atravessavam períodos de insignificância, ele receitava sempre a mesma cura: "Em tempos de desolação nunca devemos fazer mudanças, mas manter-nos firmes e constantes nas resoluções e determinação em que estávamos no dia anterior à desolação." As batalhas espirituais têm que ser combatidas com as armas mais difíceis de empunhar na altura: oração, meditação, auto-exame, e arrependimento. Talvez sintas que estás numa rotina espiritual. Mantém as tarefas que te estão atribuídas! A obediência a Deus - e só a obediência - oferece saída para a nossa insignificância. - Philip Yancey 24.3.2010

  • Diz Watchman Nee em seu livro "Autoridade Espiritual" que "Os crentes deveriam ser antes chamados de "obedecedores", pois devem ficar sujeitos à auto­ridade do Senhor além de crer nele". 25.3.2010

  • Este é o valor básico do Reino de Deus: Obediência. 13.4.2010

  • Na 5ª Crónica de Narnia, A Viagem do Peregrino da Alvorada, Edmund, Lucy, e o seu primo mimado Eustace são convocados para ajudar numa investigação no Mar Oriental. Ao longo do caminho, Eustace é tentado por um tesouro encantado e transformou-se num dragão. O desesperado dragão aceita a ajuda do grande leão Aslan, rei de Narnia. Mas Eustace só pode ser libertado se permitir que as garras de Aslan rasguem dolorosamente a carne do dragão. Grato pela sua libertação, Eustace opta por tornar-se num menino mais bem comportado. Receber a dádiva da salvação de Deus por Cristo é um evento único no tempo, mas o tornar-se como Ele requer muitas vezes sofrimento e luta. Envolve a rejeição de hábitos pecaminosos antigos e a sua substituição por novos hábitos piedosos. Paulo escreveu: "que quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade" (Efésios 4:22-24). O que está te preocupando hoje? Deus pode estar usando a reprovação amável de um amigo ou uma provação dolorosa para te incitar a abandonares um hábito pecaminoso substituindo-o por um carácter piedoso (Romanos 8:29; 1 Pedro 4:1-2). O processo de te tornares como Cristo é às vezes doloroso, mas o sacrifício vale sempre a pena. - Dennis Fisher 30.4.2010

  • Um membro de certa igreja procurou o pastor para lhe dizer que estava pretendendo visitar a Terra Santa. Disse que sua pretensão era ir até o Monte Sinai. "Na realidade," disse o homem ao pastor, "meu plano é subir no Monte Sinai e quando chegar bem no topo, ler em voz alta os Dez Mandamentos." Achando que sua decisão iria agradar ao pastor, o homem ficou muito surpreso ao ouvir dele: "Olhe, eu creio que você poderia fazer algo muito melhor do que isto." "É mesmo, pastor," respondeu o homem, "e o que eu deveria fazer?" O líder logo concluiu: "Em vez de você viajar milhares de quilômetros até a Terra Santo e subir o Monte Sinai para ler os Dez Mandamentos em voz alta, fique em casa mesmo, leia os Dez Mandamentos em voz alta e pratique-os!" Estamos sempre planejando coisas grandiosas na busca de nossos objetivos de conquistas. Achamos que se nossos feitos forem espetaculares, seremos reconhecidos, respeitados e, como conseqüência, felizes. Mas nem sempre isso corresponde à realidade. 30.4.2010

  • Um pastor e amigo, certa vez, disse que muitos deixarão de entrar no Céu por causa de 45 centímetros. Ele explicou que a distância entre o cérebro e o coração é de aproximadamente 45 centímetros. Muitos cristãos têm apenas uma religião de conhecimento intelectual. Sabem aquilo que devem e não devem fazer, mas deixam de aplicá-lo. A cabeça não se conecta com o coração. Ler a Bíblia era o que os líderes judeus faziam a vida toda. Eles a memorizavam, mas ela deixava de lhes tocar a vida, deixava de transformá-los. Em João 5:39, Jesus os repreendeu: “Vocês estudam cuidadosamente as Escrituras, porque pensam que nelas vocês têm a vida eterna. E são as Escrituras que testemunham a Meu respeito” (NVI). 22.6.2010

  • O evangelista Spurgeon foi certa ocasião à cidade de Bristol na Inglaterra, com o objetivo de pregar em três igrejas. Esperava ele levantar nestas igrejas 300 libras, quantia que necessitava com urgência para o seu orfanato, em Londres. As coletas renderam-lhe exatamente esse valor. Spurgeon estava feliz porque poderia pagar as despesas do orfanato. Mas naquela noite, Deus mesmo despertou-o do sono. E ele diz que sentiu que era a voz de Deus que lhe dizia: "Dá essas 300 libras a George Muller!" Só quando respondeu - "Sim, Senhor, levarei a George Muller!" - é que conseguiu adormecer. Na manhã seguinte, Spurgeon dirigiu-se ao orfanato de George Müller, em Bristol. Ao chegar, encontrou o grande pregador avivalista, orando ajoelhado. Spurgeon colocou a mão sobre o ombro de Müller e disse: "George, Deus me mandou entregar-lhe esse dinheiro." Müller, surpreso, disse: "Querido colega Spurgeon, eu estava a pedir ao Senhor precisamente essa importância." E eles se abraçaram e se alegraram no que Deus havia feito. Quando Spurgeon chega de volta a Londres, encontra sobre a mesa, em seu escritório, um envelope. Abriu-o e encontrou ali 330 libras. Ele disse com alegria: "É assim que Deus paga! Ele me devolveu as 300 libras com mais 30 libras de juros", Deus recompensa a fidelidade e a obediência! Vale a pena obedecer, ser fiel e servir o Senhor. * Missionário da JMM em Welkom, África do Sul 1.7.2010

  • Na primeira vez que o povo reclamou por falta d'água, o Senhor mandou Moisés ferir a rocha e dela brotou água. Já agora, no deserto de Zim, diante da mesma reclamação, a orientação do Senhor a Moisés foi diferente: "Falai à rocha perante os seus olhos e dará a sua água" (Números 20.8). Obedecer pela metade é o mesmo que desobedecer. Há uma diferença entre ferir uma rocha, com o cajado e falar à rocha. A ênfase do Senhor não era sobre produzir água. Não foi Ele quem produziu o dilúvio? A ênfase do Senhor era ensinar Moisés sobre obedecer à sua tecnologia divina. Mesmo que surjam águas, apesar de técnicas estranhas à orientação divina, as águas serão de Meribá, de contenda. O Senhor se incomoda com a como procuramos fazer a sua obra. Há hora de ferir as rochas e hora de falar às rochas. O Senhor é zeloso e exige que obedeçamos às suas tecnologias. Há técnicas e métodos que não têm a aprovação do Senhor. Mesmo produzindo resultados, eles nos afastam da obediência que o Senhor requer. Ferir é uma coisa; falar é outra. 5.7.2010

  • Como disse Oswald Chambers: “A regra de ouro na vida espiritual não é o intelecto, mas a obediência.” 19.8.2010

  • Cantam “eu te amo Jesus” com seus lábios, mas não dizem “eu te amo Jesus” com sua obediência. 19.8.2010

  • 16/07/2010 - Juíza argentina contesta união gay - A juíza de paz argentina Marta Covella afirmou nesta sexta (16), um dia depois que o Senado do país aprovou uma lei que autoriza a união entre gays, que jamais realizará o casamento de casais homossexuais. "Que me acusem do que quiser. Deus me diz uma coisa e eu vou obedecer, mesmo que custe meu posto, e mesmo que me custe a vida, porque primeiro está o que Deus me diz", afirmou a juíza de paz da cidade de General Pico. Ela disse ainda, que foi criada lendo a Bíblia. “Sei o que Deus pensa. Deus ama a todos, mas não aprova as coisas ruins que as pessoas fazem. E uma relação entre homossexuais é uma coisa ruim diante dos olhos de Deus", desabafou. claudiohumberto.com.br 27.8.2010

  • Pesquisa revela: protestantes estudam mais, e renda cresce 50% em um ano. Escolaridade. A maioria tem ensino médio completo (37,89%). O fundamental incompleto foi apontado por 22,24% das pessoas, seguido do ensino médio incompleto (15,40%) e do ensino fundamental completo (14,41%). Ocupação. Cerca de 32% dos entrevistados é empregado do comércio ou do setor de serviços. Pouco mais de 17% é trabalhador autônomo, e 16,40% são donas de casa. Desempregados são 7,70%. Dízimo. 84,2% dos evangélicos disseram contribuir para o dízimo. Em 2009, eram 70,2%. Além disso, 95,40% disseram acreditar que a igreja aplica bem os recursos do dízimo e das ofertas. 27.8.2010

  • Tão logo a obediência se ausenta, desaparece a adoração.  - Watchman Nee. Extraído do livro Autoridade Espiritual. 16.9.2010

  • Certo pregador contou a história a seguir: Quando eu era um menino de cerca de 4 ou 5 anos, meu pai foi convidado para apresentar um sermão em uma igreja, no final de semana. Para que eu me comportasse direito durante o serviço, naquela manhã, meus pais me disseram que se eu fosse um bom menino, após a reunião eles me levariam ao McDonald. Durante o sermão pregado por meu pai, ele falava sobre o destino dos bons e dos maus. Em determinado momento ele perguntou, com voz alta e firme: "Para onde vocês acham que irão aqueles que obedecem ao Senhor e vivem fielmente em Sua presença?" Com todo o meu fervor, permaneci em minha cadeira e respondi, o mais alto que pude: "Para o McDonald!!!" Sempre é bom ouvir relatos sobre crianças, porque, em geral, são engraçadas e nos divertem. A nossa ilustração também é divertida, mas, podemos refletir seriamente sobre o seu conteúdo. Para onde iremos se o nosso coração estiver aberto ao Senhor Jesus? Que segurança podemos ter ao deixar de lado os enganos do mundo e caminhar segundo a vontade do Pai celeste? Podemos realmente esperar dias melhores optando por trilhar o caminho dos bons e deixar para trás o caminho dos maus? A pergunta daquele pregador se referia ao lugar para onde vão aqueles que morrem no Senhor, mas, eu quero refletir um pouco sobre o caminho dos que vivem em Cristo antes da morte. Existe diferença entre sair de casa com Cristo no coração e sair sem Ele? Existe diferença entre voltar para casa, após um dia cansativo, levando Cristo conosco e a certeza de que encontraremos a nossa casa iluminada pela presença de Deus e retornar, sem Cristo, e sem a certeza de encontrá-lo em casa? Existe diferença entre alegria e a falta dela? Eu tenho certeza de que todos aqueles que têm o Senhor em suas vidas responderão "sim!" E você, como tem caminhado -- com Cristo ou sem Ele? 21/2/2011

  • Dias do casamento real em Londres, 28 abr (EFE), os jornais divulgavam: “Kate Middleton não vai prometer "obediência", mas "amar, confortar e respeitar" o príncipe William quando pronunciar nesta sexta-feira (29/04/2011) os votos matrimoniais na abadia de Westminster”. E assim foi. 25/5/2011

  • O governo tem a prova do Enem e aqui é o "e nem": e nem aparece, e nem dá satisfação, e nem sabemos se volta! 21/11/2011

  • Obediência com murmuração não é obediência autêntica. -Joyce Meyer 25/1/2014

  • O doente pode morrer com a prescrição do médico na mão, se não obedecer. 24/12/2014

Obedecer, Obediência

  • Uma pequena menina, sentada perto de sua mãe na cozinha, observava-a lavando a louça do almoço. De repente, percebendo vários fios brancos entre os cabelos negros da mãe, perguntou: "Mamãe, por que alguns de seus cabelos são brancos?" A resposta da mãe foi: "Bem, toda vez que você faz alguma coisa errada e eu fico infeliz, um de meus cabelos fica branco". A pequena menina pensou um pouco a respeito da resposta da mãe e fez nova pergunta: "Mamãe, como foi que todos os cabelos da vovó se tornaram brancos?" Aproveitando a anedota de nossa ilustração, até que ponto estamos deixando o nosso Senhor infeliz com nossa rebeldia, indiferença e desobediência? Ele nos amou, enviou Seu Filho para pagar o preço de nossos pecados, enviou Seu Espírito para nos consolar e para nos abençoar, tem Se mostrado o melhor dos Amigos... e o que temos Lhe oferecido em troca? E o que temos feito? Quais têm sido as nossas atitudes? Não oramos mais e isso significa que não queremos conversar com nosso Deus. Não lemos a Sua Palavra e, assim, estamos Lhe dizendo que não nos importamos com Sua direção. Não buscamos comunhão com os irmãos e, dessa maneira, confessamos ao Senhor que os amigos do mundo são mais preciosos, para nós, que a família do Senhor. Você tem deixado o Senhor de "cabelos brancos"? 23/11/2017

bottom of page