top of page

  • Quando os israelitas saíram do Egito, de imediato uma coluna de nuvem apareceu diante deles. Durante o dia a coluna era uma nuvem, e à noite se transformava numa coluna de fogo que guiava o povo pelo deserto, até Canaã. Quando saímos deste mundo pecaminoso, Deus nos dá uma coluna de nuvem e de fogo, o Espírito Santo, que habita em nosso coração. O Espírito Santo nos conduz todos os dias pelo deserto deste mundo até chegarmos à Canaã celestial, na presença de Deus.

  • Un joven asistió a la Universidad y luego al seminario decidido a convertirse en Pastor. Dios bendijo sus años de estudio y le dio muchas oportunidades de predicar. Después de graduarse buscó una iglesia que pudiera pastorear, pero no encontró ninguna que necesitara sus servicios. Así que cuando le ofrecieron un contrato para dar clases en una Universidad Bíblica dijo que sí, pero aún con la intención de pastorear una Iglesia algún día. Sin embargo, después de dos años de dar clases, entendió claramente que Dios quería que fuera profesor y no pastor. Dios a veces frustra nuestros propios planes cuando procuramos averiguar su voluntad. Vamos en una dirección; Él nos bloquea el camino. Finalmente nos contentamos con ir a donde Él nos dirija. Pablo experimentó esa clase de frustración en el Asia Menor durante su segundo viaje misionero. Iba en dirección a la provincia romana de Asia, pero «les fue prohibido por el Espíritu Santo» (v.7). (Osvaldo Carnival, Internet).

  • ...É por isso que num pára-choque de caminhão estava escrito: "Perigo não é um cavalo na pista, é um burro na direção".

  • Essa, se conseguir adaptar ficará bem legal: "Um grupo de modelos estava viajando em um ônibus de dois andares para uma cidade do interior. Lá haveria um grande desfile de uma grife de luxo. Todas estavam animadíssimas! As loiras, que eram maioria, ficaram no andar de cima e as morenas, ruivas, mulatas e orientais dividiram o andar de baixo. Durante a viagem as garotas ficaram fazendo a maior bagunça no andar de baixo até que uma morena comentou: - Meninas! Vocês notaram que o andar das loiras está muito quieto? - É verdade! - concordou uma ruiva. - Vamos lá ver o que está acontecendo! - sugeriu uma mulata. Então foram só elas três - porque se fossem todas o ônibus virava - e se depararam com todas as loiras, estáticas, segurando os braços das poltronas com força, com cara de assustadas. - O que está acontecendo por aqui? - perguntou a morena, inconformada - Nós estamos fazendo a maior festança lá embaixo! Uma das loiras, sem olhar pro lado, disse: - É, mas vocês têm motorista!!! - Fonte: humortadela.com.br

  • O treinador de basquetebol Don Callan decidiu aventurar-se sozinho no Nepal, mas descobriu que não estava realmente sozinho. Don e um líder das missões estiveram no Nepal para estudar maneiras de ajudar o povo desta terra. Enquanto o seu colega tomou conta de alguns negócios em Katmandu, Don voou até Pokhara para explorar esta bonita cidade no coração do Nepal. Enquanto viajava ele orou pedindo a direcção de Deus. Deram a Don o nome de um homem em Pokhara que poderia servir de guia, mas ninguém conhecia que ele ia estar de visita. Não conhecendo a cidade, ele escolheu um hotel ao acaso e tomou um taxi no aeroporto que o levou até lá. Quando chegou e entrou no átrio do hotel sentia-se inseguro. Não conhecia ninguém e não falava a língua. Havia um grupo de homens na recepção, então Don aproximou-se deles e disse: “Estou à procura de um tal Jeevan, conhecem?” Que supressa quando um dos homens disse: “Eu sou Jeevan”. Obviamente Deus dirigiu o caminho de Don. Nem sempre vemos a direção de Deus tão claramente, mas esta história dá-nos a garantia de que Deus dirige diretamente as nossas vidas. Ele guiou Isaac até Rebeca (Gén.24), e continua a guiar-nos da mesma maneira. Á medida que caminhamos por fé na nossa jornada terrena, podemos confiar em Deus porque Ele é o Nosso guia. - Fonte: http://www.gospelcom.net

  • Deus não te pede que vás onde Ele não te guia.

  • Loyde John Ogilvie (pastor norte-americano) conta a história de um menino que conheceu numa viagem. Ele observou o menino sozinho na sala de espera do aeroporto aguardando seu vôo. Quando o embarque começou, ele foi colocado na frente da fila para entrar e encontrar seu assento antes dos adultos. Quando Ogilvie entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. O menino foi cortês quando Ogilvie puxou conversa com ele e, em seguida, começou a passar tempo colorindo um livro. Ele não demonstrava ansiedade ou preocupação com o vôo enquanto as preparações para a decolagem estava sendo feitas. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade ,muito forte, o que fez que ele balançasse como uma pena ao vento. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia encarar tudo com a maior naturalidade. Uma das passageiras, sentada do outro lado do corredor ficou preocupada com aquilo tudo, e perguntou ao menino: - Você não está com medo? - Não senhora, não tenho medo, ele respondeu, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir: Meu pai é o piloto. Existem situações em nossa vida que lembram um avião passando por uma forte tempestade. Por mais que tentemos, não conseguimos nos sentir em terra firme. Temos a sensação de que estamos pendurados no ar sem nada a nos sustentar, a nos segurar, em que nos apoiarmos, e que nos sirva de socorro. No meio da tempestade, podemos nos lembrar de que nosso "PAI É O PILOTO". Apesar das circunstâncias, nossa vida está nas mãos do Deus que criou o céu e a terra. Ele está no controle, por isso não há o que temer. Se um medo inconsolável tomar hoje conta do seu ser, diga: "MEU PAI É O PILOTO, NÃO TEMEREI MAL ALGUM!" - Fonte: - paodavida@yahoogrupos.com.br

  • Há uma curva chamada fracasso, um trevo chamado confusão, quebra-molas chamados amigos, faróis de advertência chamados família e pneus furados chamados empregos. Mas se você tiver um estepe chamado determinação, um motor chamado perseverança, um seguro chamado fé e um motorista chamado Jesus, você chegará a um lugar chamado SUCESSO.

  • Você não precisa saber para onde você vai, se você permite que Deus o guie.

  • Você está na direção certa quando está caminhando com Deus.

  • Um certo lenhador costumava contar que certo dia, havendo estado muito tempo a percorrer as matas, notou que o dia começava a virar noite e resolveu voltar para casa, mais cedo. Estava convencido de que havia tomado o caminho certo e em nenhum momento consultou a bússola que carregava. Depois de algum tempo, resolveu observá-la, e aí, notou que estava indo exatamente em direção contrária a que devia tomar. Teimava, no entanto, em dizer que a direção tomada era segura. Chegou até a desconfiar da orientação da bússola. Mas, começou a se preocupar, porquanto estava em mata muito fechada e os animais eram ferozes. Olhando mais uma vez para a bússola, então resolveu: “Esse aparelho nunca me enganou, nunca me conduziu a rumos errados. Eu vou obedecê-lo". E isto foi a sua salvação! Assim é a Palavra de Deus na nossa vida!

  • Charles Swindoll escreveu um livro chamado "Vivendo Acima da Mediocridade", onde ele mostra que existe um estilo de vida, que a maioria de nós não vive, que está acima do estilo de vida adotado pela massa humana no mundo: um estilo de vida conforme os sopros de Deus. (Josias Bezerra, em O Jornal Batista, pg. 9, 14 a 20/01/2002).

  • Estamos en la era de los libros que nos enseñan «cómo hacer tal cosa». Hoy día se puede encontrar este tipo de libros en casi todas las categorías imaginables. De hecho, si echamos un vistazo a una librería en particular en la Internet encontramos 32.000 libros diferentes sobre «cómo hacer» algo. Pero, ¿qué sucede cuando no puedes encontrar el libro que más necesitamos sobre «cómo hacer» algo? ¿Qué haces si quieres saber cómo conseguir que tus hijos vivan correctamente, o cómo hacer que tu cónyuge te aprecie, o cómo sobrevivir la muerte de un ser querido pero no encuentras la respuesta? Cuando los libros de la vida no te traen lo que buscas desesperadamente o no dan resultado, he aquí cómo salir adelante: · Si crees en Cristo, recuerda su promesa de nunca dejarte (Hebreos 13:5).

  • Uma senhora comprou uma máquina de costura e logo no dia seguinte reclamou da loja porque a máquina não estava funcionando. O vendedor se desculpou por não lhe ter fornecido o manual de instruções. De posse do manual, a senhora voltou para casa e quando o vendedor lhe telefonou, mais tarde a fim de verificar se tudo ia bem, ela respondeu: "Está ótima, agora! Em lugar de quebrar a cabeça procurando fazer tudo sozinha, tratei de seguir as instruções do livro e tudo deu certo". Há muitos crentes que não seguem as instruções do Livro de Deus, a Bíblia e, nessas condições, tudo em suas vidas dá errado.

  • Conta-se que certo professor de educação física preparou com esmero um de seus alunos para disputar um campeonato de salto. O dia da competição chegou e o professor esperava por mais uma vitória de um de seus alunos... No entanto, sofreu profunda decepção de vez que na hora do salto o rapaz temeu a altura e refugou; apenas envergonhado desapareceu na multidão... O professor, inconformado, mandou chamar em casa o aluno que demonstrou nítida falta de persistência e coragem! Quando o aluno chegou o professor foi objetivo, dizendo: "Seja persistente e quando você for fazer alguma coisa, põe nela o seu coração; vai e inscreva-se outra vez e, na hora do salto lance à sua frente o seu coração". O moço ouviu o conselho. Foi, saltou e ganhou o primeiro lugar da competição. - Moysés de Sá, em O Jornal Batista.

  • Pastor não pode ser "datônico espiritualmente". Tive um colega do seminário que era daltônico. Ele havia tirado carteira de motorista, e dirigia por toda parte. Eu estava curioso para saber como ele conseguia passar nos sinais luminosos do trânsito. Um dia ele tirou minha dúvida: explicou-me que, para atravessar nos cruzamentos com semáforos, baseava-se nos outros motoristas, ou na posição dos brilhos dos faróis. O pastor não pode dirigir a sua vida, nem a vida de seu rebanho baseando-se em meras informações dos outros homens, ou mesmo por um ofuscado brilho da luz divina em sua alma.

  • Certo navio que fazia transporte diário de passageiros entre duas cidades, cada vez que entrava no porto chocava-se com o cais ou tinha outras dificuldades para atracar. Im dia, porém, chegou e entrou no porto sem qualquer dificuldade. Nem parecia o mesmo navio. Um marinheiro de outra embarcação, exclamou com surpresa: "Que será isso!? Não aconteceu nada hoje!" "É o mesmo navio, meu amigo, a diferença é que temos um novo mestre". Por analogia podemos dizer que até a vinda de Jesus ao mundo, o homem vivia em choque constante com Deus, consigo mesmo e com a sociedade, causando desse modo os mais variados transtornos! O mundo passou a viver uma vida de desequilíbrio, moral e social... - Moyses de Sá, em O Jornal Batista.

  • É preciso estar atento ao agir de Deus e sua direção. Na década de 80, Walter Buhlman falava sobre isto. Em seu livro 3º Mundo, 3ª Igreja, ele sustentava que no período de 0 a 500 da era cristã o eixo do cristianismo se concentrava no Oriente Médio; do ano 500 a 1700, na Europa, a partir daí, teria se deslocado para os Estados Unidos e em meados do século 20, em direção aos países do hemisfério sul.

  • Certo homem havia se perdido no deserto. Estava prestes a morrer de sede, quando encontrou uma cabana abandonada. Entrou, descansou e encontrou uma bomba d'água, velha e cheia de teias de aranha. Começou a rodar a manivela pensando que poderia sair água. Nada aconteceu. Viu uma garrafa com o seguinte bilhete: "Você precisa primeiro preparar a bomba com toda a água desta garrafa, meu amigo. PS.: Faça o favor de encher a garrafa outra vez antes de partir". O homem abriu e realmente estava cheia de água. O que fazer? Beber a água e sobreviver ou seguir as instruções? Resolveu seguir as instruções. Limpou a bomba e colocou a água no recipiente. Girou novamente a manivela e, aos poucos, começou a jorrar água fresca em abundância. Deus é sempre nossa fonte de esperança. Às vezes parece que tudo acabou. Mas quando confiamos, "esperando silenciosamente", Deus faz nascer a esperança. Confiar envolve seguir as suas orientações conforme estão em sua Palavra.

  • Um indivíduo estava a conduzir o seu automóvel, quando viu uma placa que dizia: "Curva Perigosa à Esquerda." Ele não teve dúvidas: virou à direita! 11/1/07

  • Quem tem boca vai a Roma. Meu fogão tem 4 e não saiu da cozinha. 10/4/07

  • Outro dia ouvi isso: “Vou para onde o meu nariz aponta!” Agora, consideremos: você pensa que nariz aponta pra frente? Não. Nariz aponta para baixo, para o chão. 8.1.2008

  • A estrada para o sucesso é uma reta: Há uma curva chamada fracasso... um trevo chamado confusão... quebra molas chamado amigo... farol de advertência chamado família... e pneu furado chamado emprego. Mas se você tiver um estepe chamado determinação... um motor chamado perseverança... um seguro chamado fé... e um motorista chamado JESUS CRISTO... você chegará a um lugar chamado sucesso! 29.1.2008

  • A necessidade obrigou-me a ir montado num jumento, por um matagal africano, numa noite. Começou a cair uma leve chuva. Na escuridão total, perdi-me entre os atalhos que se cruzavam. Deixei que o jumento tomasse seu próprio caminho, e ele me conduziu até uma aldeia adormecida. Bati à porta da maior cabana. Alguns momentos depois, um velho chefe africano, de barbas e cabelos brancos, surgiu à porta. Enquanto trocávamos as primeiras frases, ouvi que atrás da cabana al­guém mexia com as galinhas. Então, um menino trouxe um frango e deu-o ao chefe, que por sua vez, deu-o a mim. Agradecendo-lhe por aquilo, montei no jumento e preparei-me para ou­vir as indicações sobre os caminhos que deveria tomar. O velho chefe tomou, então, as rédeas e disse: "Eu o levarei até lá". Na escuridão absoluta, passamos por um pântano, um rio e colinas com matagais. O chefe levou-me ao destino sem errar. Quando falei de sua habili­dade impressionante, ele respondeu: "Mas, é meu país". Pensamento: Não preciso ter medo de andar pelo mundo de meu Pai, quando me submeto à sua direção. Charles E. Fuller (Missouri, E.U.A.). 9.2.2008

  • "Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão" (Mt 24.35). O tempo voa. Os ponteiros marcham para a meia-noite. A raça humana está perto de dar o mergulho fatal. Que caminho tomaremos? Pode-se confiar em alguma autoridade? Há uma rota a seguir? Podemos achar algum livro de receitas que nos dê as chaves para nossos dilemas? Há alguma autoridade a quem possamos recorrer? Fomos realmente colocados aqui por algum criador ou força desconhecida sem qualquer explicação de onde viemos, por que vie­mos e para onde vamos? A resposta é: "Não". Nós temos um guia. Nós temos uma chave. Nós temos uma fonte maravilhosa: A Palavra de Deus. 12.2.2008

  • Visitando uma fábrica de bússolas, um estudante curioso notou grande numero de aparelhos novos e polidos. Alguns tinham as agulhas apontadas para a direção norte e, mundando-se a posição da bússola, a pequena agulha voltava-se sempre para a mesma direção. Outros tinham as agulhas todas pa­radas, não se mexiam: bússolas inúteis. Qual a explicação? O fato é que as primeiras estavam imantadas e as outras não. Da mesma forma, quando o amor de Cristo é comunicado a nós e ficamos cheios do seu poder, nossa vida aponta sempre para o rumo de Deus. 12.2.2008

  • "Sei que minha mãe vivia perto de Deus", escreve Madame Chiang Kai Shek no 'World Outlook'. "Quando pedíamos a opinião dela sobre qualquer coisa, dizia: 'Preciso consultar Deus primeiro'. E consultar Deus não significa­va para ela somente gastar uns cinco minutos para pedir que Deus abençoasse a filha e concedesse o pedido. Ela esperava até que pudesse sentir a direção de Deus." 22.2.2008

  • Há alguns anos, uma caravana de turistas ia subindo as encostas geladas das montanhas do Oeste dos Estados Unidos. De repente, viram-se em perigo, em virtude de um violento pé-de-vento que varria o costado da montanha. O guia imediatamente gritou-lhes: "Ajoelhai-vos. Só haverá salvação para os que se ajoelharem". Era a voz da experiência, pois ele estava habituado a cru­zar aqueles caminhos das montanhas íngremes e geladas, durante muitos anos, e sabia qual era o único meio de se salvarem. Assim é a vida. Tempestades nos colhem, às vezes inesperadamente, e nos ameaçam de um desastre espiritual. Tentações, tristezas, infelicidades, re­ceios, fracassos, nos encontram às vezes desprevenidos para enfrentá-los. As violências e os empurrões da vida às vezes nos suplantam, porque por nós mesmos som os incapazes de vencê-los. E em tais ocasiões que as palavras do Mestre: "Ajoelhai-vos" têm espe­cial significação. Precisamos do auxílio e da orientação de Deus. Os séculos têm provado que podemos trilhar os caminhos da vida com mais segurança, se dobrarmos os joelhos. Harold Garnet Black (Califórnia, E.U.A.). 22.2.2008

  • O médico suíço Paul Tournier, em seu livro Culpa e Graça, diz que "a Bíblia ilumina nosso problema de modo notável". 14.3.2008

  • No brasão do município de São Paulo pode-se ler a expressão latina "Non ducor, duco", que quer dizer: "Não sou conduzido, conduzo". A questão é que sempre precisamos ser bem conduzidos para podermos bem conduzir. 25.3.2008

  • Todo o nosso senso de desorientação se origina de nossa alienação de Deus. John Stott. 29.4.2008

  • Quando vejo alguém “costurando” no trânsito, imediatamente entro num estilo  defensivo para dirigir. Não importa se estão bêbados, com sono ou apenas negligentes, eu sei que são perigosos. Deus quer que nós saibamos que o mesmo é verdade a nosso respeito quando nos desviamos e experimentamos toda forma de tentação disponível. Vamos permanecer no caminho certo com nossos olhos fixados firmemente em Jesus! 30.4.2008

  • Um homem desafiou outro para uma competição de corte de madeira durante um dia inteiro. O desafiador trabalhou muito duro, parando apenas para um almoço rápido. O outro teve um almoço vagaroso e parou várias vezes durante aquele dia. No final da competição, o desafiador ficou surpreso e aborrecido ao constatar que o companheiro a quem desafiara havia cortado um número bem maior de madeira. "Eu não posso compreender", disse ele. "Eu verifiquei que você parou várias vezes para descansar e, mesmo assim, cortou mais madeira do que eu". "Mas você não notou", disse o lenhador vitorioso, "que toda a vez que eu sentava para descansar, afiava o meu machado." Muitas vezes achamos que devemos fazer o máximo de coisas no menor tempo possível. Esforçamo-nos até a exaustão. Temos vários planos e sonhos e, de maneira desordenada, seguimos em frente com o propósito de realizá-los. Trabalhamos sem cessar e não paramos até que o sonho seja realizado. Mas nem sempre alcançamos sucesso e os fracassos experimentados nos desapontam e nos fazem desistir. Esquecemos da palavra contida nas Escrituras: "Há tempo para tudo debaixo do céu". Precisamos saber o tempo certo para cada realização. E, o mais importante, temos de saber a hora de "afiar o nosso machado". Os discípulos do Senhor tinham o momento de parar a pesca e "lavar e consertar as redes". Nós precisamos saber também qual o momento de parar e buscar a direção de Deus. Nenhum sonho será realizado se não o colocarmos no altar do Senhor. Precisamos falar com Ele e ouvir a Sua voz. Precisamos pedir Sua direção e nos deixar levar por Suas mãos. Precisamos confiar mais nEle do que em nós. Quando nossos machados espirituais estão enferrujados e sem corte, batemos e batemos contra os obstáculos e eles não são derrubados. Quando estão afiados por nossas orações e momentos passados aos pés do Salvador, são usados sob o poder do Senhor e não há obstáculo que ouse permanecer à nossa frente. 13.5.2008

  • Depois de visitar um amigo, comecei minha viagem de volta para casa seguindo suas instruções. Segui por vários quilômetros de lindos campos cultivados. O tempo se arrastou enquanto eu dirigia por estradas não sinalizadas, serpenteando pelos campos de trigo. Comecei a ter dúvidas. Será que ele havia se enganado nas orientações? Talvez ele tivesse deixado alguma informação de fora ou se esquecido de uma mudança de direção importante. Quase virei para um caminho diferente que achava ser o correto. Mas então o bom senso predominou e percebi que podia confiar em suas orientações. Ele tinha vivido naquela região a vida inteira; certamente, o caminho que ele havia traçado me levaria para casa em segurança. De fato: logo alcancei a rodovia e tomei o rumo de casa. Suas orientações tinham sido perfeitas! Deus também nos oferece orientações para a vida. Mas, muitas vezes, duvidamos delas ou achamos que talvez conheçamos um caminho melhor. Às vezes, nem ao menos pedimos a orientação de Deus. A orientação que precisamos vem por meio da Bíblia, por intermédio do Espírito Santo que fala aos nossos corações, pela oração, por meio de situações que vivenciamos e por intermédio de pessoas que Deus coloca em nossas vidas. Se pedirmos, Ele nos dará orientação e podemos ter a certeza de que ela é sempre confiável. 21.8.2008

  • Se precisas da previsão do tempo para Singapura ou indicações para um restaurante em Chicago, a resposta pode estar à distância de uma chamada de celular. Um serviço móvel sediado na Califórnia chamado AskMeNow (pergunta-me agora) usa fontes de conteúdos da Internet para responder em SMS às questões dos usuários registradas sobre qualquer assunto. Em muitos casos, a resposta em SMS pode ser recebida minutos após a pergunta ser feita. De igual modo, o convite para pedir qualquer coisa, a qualquer altura, em qualquer lugar reflete o convite de Deus dirigido a todos os que seguem a Jesus: "Se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto." (Tiago 1:5). Mas isto é mais do que um serviço de informação. É a promessa do nosso Pai celestial de providenciar a direção que precisamos, especialmente em momentos difíceis. 30.9.2008

  • Conta-se que um capitão, ainda bastante jovem, tinha acabado de se formar na escola de oficiais da Marinha e estava servindo num grande navio de guerra. Sua frota estava fazendo exercício num arquipélago, em meio a milhares de ilhas. Eles já estavam chegando ao final do dia. O tempo estava péssimo com névoa densa e a visibilidade muito ruim. Num certo momento o vigia avisou o comandante que havia uma luz piscando do lado direito. O comandante perguntou se a luz estava constante ou em movimento e o vigia conformou que a luz estava parada no curso de colisão. O comandante mandou uma mensagem para o suposto navio informando que ele estava numa rota de colisão e que seria necessário mudar seu curso 20ºgraus, imediatamente! Recebeu a seguinte mensagem: É melhor vocês mudarem seu curso imediatamente. O capitão pensou que a tripulação do outro navio não sabia quem ele era e transmitiu outra mensagem: Eu sou um capitão, por favor, mude seu curso em 20º graus. Veio outra mensagem: Eu sou um marinheiro de segunda classe senhor e estou alertando. É preciso mudar o curso do seu navio, senhor! O comandante ficou enfurecido e enviou sua mensagem final. Estou no comando da mais importante frota, não podemos manobrar tão rápido. Mude seu curso imediatamente, isto é uma ordem. Então o comandante recebeu a mensagem final: Senhor é impossível mudar a nossa rota. Isto aqui é um farol e eu sou apenas um faroleiro. Ao longo da sua trajetória evolutiva não foram poucas as vezes que homens, investidos de cargos importantes ou em posições de destaque, têm-se deixado levar pela soberba e pela vaidade a ponto de não perceber a realidade que os cerca. Pseudos-sábios, iludidos pela prepotência do falso saber desprezaram aquele que foi e continua sendo o maior sábio de que se tem notícia. Cegos pelos preconceitos de raça e de religião, não aceitaram a orientação do sublime farol que veio a esse mundo de misérias para conduzi-lo ao porto seguro de um reinado diferente que ele próprio exemplificou. E não obstantes tantas existências oferecidas aos poderosos daquele tempo, e por alguns da atualidade, o divino farol continua orientando os que, cansados de se debaterem nas noites escuras dos sofrimentos e nas tempestades geradas pela ignorância, desejam chegar a um porto seguro e assim prosseguir até que todas as ovelhas do afresco voltem, conforme ele mesmo afirmou. JESUS é a estrela de primeira grandeza, se fez na terra um humilde carpinteiro para se achegar aos corações doloridos daqueles que estava disposto a saciar a sede de esperança e seguir seus passos luminosos e embora desprezados por muitos, continua sendo o divino farol a indicar o caminho que conduz ao pai, através dos seus luminosos ensinamentos. 13.11.2008

  • Um adolescente, após ter sido castigado por seus pais várias vezes, e chegado à conclusão de que não conseguiria se corrigir, dirigiu-se ao diretor do colégio e humildemente perguntou: "Professor, o que devo fazer para não cometer esses erros novamente? Tenho me esforçado, mas não estou conseguindo!" O mestre então, sabiamente, tomou um copo, encheu-o de água e entregou-o ao jovem, dizendo: "Filho, ande com esse copo por todo o colégio, entre em todas as salas, suba e desça todas as escadas, entre em todos os cantos e becos, nos jardins, no sótão e volte aqui sem derramar uma só gota dessa água". "Impossível" - disse o jovem. "Não vou conseguir!" "Se você quiser, vai conseguir sim" - disse o mestre. O jovem saiu, devagar, com os olhos fixos no copo. Subiu e desceu escadas, entrou e saiu de salas, cantos e becos, sótão, jardins, e voltou sem ter derramado a água. O mestre olha-o, bate-lhe nos ombros carinhosamente e diz: "Não viu as garotas que passeavam pelo jardim no horário de aulas? Os colegas que te convidavam para um copo de bebida, ou uma tragadinha, um cigarrinho?". "Não" - responde o jovem. "Eu estava com os olhos fixos no copo". O mestre sorri, e diz: "Se você fixar os olhos em Deus, como fez com o copo, terá a força que tanto precisa para vencer as tentações e não cometerá mais as faltas pelas quais tem sido castigado. Olha para Deus, e deixe-o ser o rumo da sua vida!" 3.12.2008

  • Loyde J.Ogilvie (pastor) conta de um menino que conheceu em um vôo. Quando o menino embarcou, ele foi colocado na frente da fila. Quando Ogilvie entrou no avião, viu que o menino estava sentado ao lado de sua poltrona. Ogilvie puxou conversa com ele e, em seguida, começou colorir um livro. Ele não demonstrava preocupação com o vôo. Durante o vôo, o avião entrou numa tempestade muito forte. A turbulência e as sacudidas bruscas assustaram alguns dos passageiros, mas o menino parecia tranquilo.Uma das passageiras, perguntou ao menino: -Você não está com medo?- Não senhora, não tenho medo, levantando os olhos rapidamente de seu livro de colorir:'' O piloto é meu pai e ele é muito bom". Que você entenda: ainda que esteja passando por turbulência, o piloto é Jesus. Ele sabe o que faz. 29.1.2009

  • Você pensa que está no piloto automático: a verdade está com o piloto problemático. 9.3.2009

  • Um amigo me contava que um tempo atrás se deparou com um grande dilema: Ou fazia o financiamento de um apartamento ou iniciava o curso superior. Conversando e orando com sua esposa, chegaram a conclusão que primeiramente deveriam investir em sua formação acadêmica. O resultado disso é que ainda no primeiro semestre ele conseguiu um emprego na área do curso que houvera iniciado. Também ganhou um aumento de salário e suas perspectivas se alargam consideravelmente. Percebe? Por terem sido fieis a orientação do Senhor, o sonho daquela casa própria provavelmente ainda era uma possibilidade. 14.4.2010

  • O que é pregação bíblica? Não basta ler um texto e falar sobre ele para se dizer que houve pregação bíblica. Jerry Key falou, em uma aula, de pregador tipo Cristóvão Colombo. Saiu sem saber para onde ia, por onde andou nunca soube, e quando chegou não sabia aonde tinha chegado. 7.10.2010

  • Quando dirigi, pela primeira, um carro com GPS (em inglês de "Sistema de Posicionamento Global"), me senti como criança em loja de doces. Tinha alugado um carro em uma grande cidade, e pela primeira vez, não tinha que me preocupar em decifrar mapas confusos ou seguir instruções do agente de viagens para encontrar um endereço. Tudo o que tinha a fazer era indicar o meu destino e o GPS fornecia instruções visuais e de áudio, conduzindo-me até onde precisava chegar. Segundo entendi, é um sistema que, de alguma forma tecnológica, se comunica com um satélite a centenas de quilômetros, que define a localização do usuário e o guia para onde ele deseja ir. Como sou uma pessoa para quem localização é um desafio, por falta de senso de direção, receber instruções de onde e quando virar e qual a distância a percorrer, era fantástico. Estava literalmente recebendo direção do alto. Mas, com efeito, aquela não foi a primeira vez que recebi direção vinda do alto. Venho recebendo orientação direcional há anos e, o que é melhor, sem despesas. Tudo o que precisei foi uma simples e humilde oração e disposição para seguir o que Deus me ensina em Sua Palavra. Não consigo calcular o número de vezes que Ele me orientou na minha carreira, no meu casamento, na  vida familiar e numa variedade de problemas prementes em questões de finanças e de saúde. 28.10.2010

  • DIÁRIO DE UMA LOURA NA AUTO ESCOLA - 5 de Janeiro. Passei no exame de direção! Posso agora dirigir o meu próprio carro, sem ter que ouvir as recomendações dos instrutores, sempre dizendo : 'por aí é sentido proibido!', 'vamos sair da contra-mão!', 'olha a velhinha!', 'freia! freia!', e outras coisas do gênero. Nem sei como agüentei estes últimos dois anos e meio... 8 de Janeiro. A Auto-Escola fez uma festa de despedida para mim! Fiquei muito emocionada! Os instrutores nem sequer deram aulas! Um deles disse que ia à missa... Juro que vi outro com lágrimas nos olhos e todos disseram que iam embebedar-se, para comemorar.. Achei simpática a despedida, mas penso que a minha carteira não merecia tal exagero. Eles foram muito generosos! Umas gracinhas mesmo! 12 de Janeiro. Comprei meu carro e, infelizmente, tive que deixá-lo na concessionária para substituir o pára-choque traseiro pois, quando tentei sair, engatei marcha a ré ao invés da primeira. Deve ser falta de prática! Também... há uma semana que não dirijo... 14 Janeiro. Já tenho o carro. Fiquei tão feliz ao sair da concessionária, que resolvi dar um passeio. Parece que muitos outros tiveram a mesma idéia, pois fui seguida por inúmeros automóveis, todos buzinando como num casamento. Para não parecer antipática, entrei na brincadeira e reduzi a velocidade de 10 para 5 km por hora. Os outros gostaram e buzinaram ainda mais. Foi muito legal... 22 Janeiro. Os meus vizinhos são impecáveis. Colocaram posters avisando em grandes letras 'ATENÇÃO ÀS MANOBRAS' e marcaram, com tinta branca fluorescente, um lugar bem espaçoso para eu estacionar e, para minha segurança e conforto, proibiram os filhos de saírem à rua enquanto durassem as manobras. Penso que é tudo para não me perturbarem. Ainda há gente boa neste mundo... 10 de Fevereiro. Os outros motoristas tem hábitos estranhos. Além de acenarem muito, estão sempre gritando. Não escuto nada, por estar com os vidros fechados, mas parece que querem dar informações. Digo isto porque julgo ter percebido, através de leitura labial, um deles dizendo: 'Vai para casa '. Não sei como ele adivinhou para  onde eu ia! Acho isso espantoso. De qualquer modo, quando eu descobrir onde fica o botão que desce os vidros, vou tirar muitas dúvidas. 19 de Fevereiro. A Cidade é muito mal iluminada. Fiz hoje meu primeiro passeio noturno e tive de andar sempre com o farol alto aceso, para ver direito. Todos os motoristas com quem cruzei pareciam concordar comigo, pois também ligaram o farol alto e alguns chegaram mesmo a acender outros faróis que tinham. Só não entendi a razão das buzinadas. Talvez para espantar algum bicho. Sei lá. 26 de Fevereiro. Hoje me envolveram num acidente. Entrei numa rotatória e como tinha muito carro (não quero exagerar mas deviam ser, no mínimo, uns quatro !), não consegui sair. Fui dando voltas bem juntinho ao centro, à espera de uma oportunidade, de tal forma que acabei por ficar tonta e bati no monumento no centro da rotatória. Acho que deviam limitar a circulação nas rotatórias a um carro de cada vez. 3 de Março. Estou em maré de azar. Fui buscar o carro na oficina e, logo na saída, troquei os pés, acelerando fundo em vez de frear. Bati num carro que ia passando, amassando todo o lado direito. O motorista , por coincidência, era o inspetor que me aprovou no exame de direção. Um bom homem, sem dúvida. Insisti em dizer que a culpa era minha, mas ele educadamente, não parava de repetir para si mesmo: 'É tudo minha culpa! É tudo minha culpa! Que Deus me perdoe!' 11/1/2011

  • A noite estava escura e tempestuosa e uma pequena criança estava perdida nas ruas da cidade, chorando em grande angústia. Um policial, depois de lhe fazer várias perguntas sobre sua casa, deu-lhe a direção do seguinte modo: "Siga em frente, nesta rua, uns 800 metros, e chegará a um cruzamento com uma ponte de ferro. Vire à direita e segue em frente e logo chegará junto a um rio. Ali você  reconhecerá o local e logo chegará à sua casa". A pobre criança não conseguiu gravar nem a metade. Sentindo-se gelada pelo vento e confusa pela tempestade, estava dando voltas e mais voltas até que outra pessoa se aproximou e com voz bondosa lhe disse:  "Venha comigo". A pequena mão segurou na outra apertando bem forte. Um casaco quente foi colocado nos ombros gelados da criança. O caminho para casa tornou-se muito mais fácil. O primeiro informou o caminho e o último aceitou ser o caminho. Qual tem sido a nossa forma de agir após recebermos Cristo no coração? A nossa vida cristã tem se caracterizado em apenas falar das bênçãos espirituais ou temos sido uma vitrine onde todos podem contemplá-las? Deus se alegra em nos ver falando a respeito de tudo que aprendemos com Ele, mas alegra-se muito mais em nos ver demonstrando o aprendizado. Ele se alegra quando proclamamos o Seu amor, mas se regozija muito mais quando este amor é real e praticado por nós a  todo  momento. Ele se alegra quando pregamos que o Senhor Jesus é o Caminho, mas é engrandecido e glorificado quando conduzimos almas neste  Caminho. Precisamos compreender que Deus deseja que sejamos uma bênção e não somente que mostremos o caminho para a bênção. Precisamos estar prontos e dispostos a servir e não apenas esperar que outros sirvam. Precisamos levar o perdido até a presença de Deus para que não continue perdido sem saber para onde ir. O que você faz quando encontra uma pessoa que precisa chegar até o Senhor? Leva-a ou deixa-a seguir sozinha? 11/1/2011

  • A noite estava escura e tempestuosa. Uma senhora estava em  um barco que cruzava o Lago Michigan. Por causa da chuva forte, dos raios e trovões, ela se sentia muito nervosa. Com muito medo, ao ver as muitas pontas de pedras que sobressaiam na superfície do lago, ela perguntou ao capitão: "Você sabe onde estão todas as pedras do lago?" "Não", respondeu o capitão, "eu não sei. Mas eu conheço o caminho seguro". Enquanto "navegamos" pelos mares da vida, encontramos muitas "pedras". Algumas nós sabemos como evitar e outras, não. Por isso, é possível que sejamos apanhados de surpresa. O importante, portanto, é que saibamos "onde está o caminho seguro". Muitas vezes julgamos que somos capazes de encontrar, sozinhos, a segurança de que tanto necessitamos. Escolhemos uma direção e seguimos em frente. Não aceitamos a opinião de ninguém e, quase sempre, só percebemos o erro quando não suportamos mais as angústias e aflições. Outras vezes nos deixamos envolver pelas pedras. Sofremos, murmuramos, questionamos a existência de cada uma delas, maldizemos as lutas e os problemas, mas, não procuramos encontrar o caminho tranquilo e seguro. Reclamamos das pedras e não nos afastamos delas. Quando tomamos a decisão de "velejar" apenas por caminhos seguros, tudo é diferente. Vivemos em paz e alegria, em júbilo e felicidade. Sabemos onde estamos e para onde estamos indo. Sabemos que as pedras existem, porém, estamos longe delas e elas estão longe de nós. Jesus conhece o caminho seguro e você só precisa segui-lo. 17/2/2011

  • Uma grande confusão se estabeleceu em uma linha aérea por ocasião da decolagem de uma de suas aeronaves. Os passageiros tiveram de esperar por vários minutos pela confirmação de seu vôo. A aeronave não se movia do portão de embarque e havia uma grande discussão entre a tripulação. Finalmente um assistente de vôo fez uma declaração: Parece haver alguma confusão em relação ao destino do vôo. Se você vai para Omaha, por favor, permaneça acomodado. Se  vai para Dallas, por favor, deixe o avião neste momento. De repente a porta da cabine do piloto foi aberta e o piloto,  colocando seu casaco e tirando seu chapéu, disse aos passageiros: "Desculpe, gente -- eu entrei no avião errado." A nossa ilustração, uma anedota bem  humorada, nos mostra uma grande realidade. Muitas vezes a nossa vida encontra-se em grande confusão porque embarcamos na aeronave de nossos sonhos, almejando chegar o mais rápido possível no aeroporto de nossas conquistas, mas esta está entregue ao piloto errado. É claro que, desta forma, não iremos para lugar algum e as decepções, caso o comandante de nossas vidas não seja trocado, serão muito grandes. Para alcançarmos as mansões celestiais e desfrutar de uma vida eterna de paz e felicidade, precisamos estar com os bilhetes adequados ao vôo: verdade, sinceridade, vida de acordo com os ensinos da Palavra de Deus, esperança, fé e amor ao próximo. De posse desses bilhetes, devemos apresentá-los ao nosso comandante -- Jesus Cristo, que nos conduzirá em paz e alegria até o nosso destino. Se você pretende herdar a vida eterna, abra o coração para o Senhor e deixe que Ele seja o piloto de sua vida. Desta forma, você viajará seguro e não haverá nenhum engano na hora do desembarque. Bispo Daniel Marcos.  28/4/2011

  • Saber viver é saber decidir. Quando Francisco Pizarro e um grupo de espanhóis chegaram à ilha de Gallo, o líder viu que os companheiros se acovardavam diante das perspectivas do sofrimento que lhes aguardava. Então, com a ponta de sua espada, fez uma linha simbólica sobre a areia da praia e disse: “Deste lado vos espera a morte, a fome, a chuva o desamparo e a glória. Deste outro, a vida descansada em tranquila pobreza. Cada um faça a sua escolha.” Tendo dito isto, foi o primeiro a pular a linha, e 13 dos seus companheiros pularam atrás dele. Foi assim que se iniciou a conquista do império dos incas. Foi uma decisão na procura de riqueza e de glória terrenas, é verdade. Mas, todos os dias, a cada instante, precisamos tomar decisões para a vida ou para a morte, para a felicidade ou para a desgraça. Nessas horas, Deus está disposto a instruir você para fazer a escolha certa. 24/12/2014

  • Quando uma pessoa inteligente fala, as outras pessoas inteligentes escutam. 29/12/2014

  • Há tempos atrás eu tinha problemas com o meu pastor alemão sempre que saíamos para uma caminhada. Se outro cachorro chegasse perto dele, ele enlouquecia e investia contra o cão, mesmo que não estivesse lhe incomodando. Quando comentei isso com as pessoas que nos deram o cão, perguntaram-me como eu estava passeando com ele. Eu disse-lhes então o quanto eu gostava de tirá-lo de casa, de soltá-lo e de deixá-lo ir para onde ele bem quisesse. Ele brincava, perseguia coelhos, interagia com outros cachorros, etc... Quando tivesse feito tudo o que quisesse, eu o levava para casa. Eles me disseram então que eu não poderia mais fazer isso, porque estava deixando-lhe correr solto demais. -“O problema é que ele é muito ‘filhote’.” Explicaram que ele precisava ser sempre lembrado quem era o seu mestre. Disseram inclusive que o ideal seria conduzi-lo sempre numa coleira e usar uma focinheira. Fiz isso e funcionou. Bastava puxar um pouco o focinho e ele não conseguia mais perseguir o coelho. Ele teve que ir aonde eu quisesse que ele fosse. Depois de um tempo, tirei a focinheira. Agora ele já não precisa mais dela. Eu sou o mestre e ele é o cão. Ele só vai para onde eu vou. Podemos nos comportar assim com Deus. Vivemos dizendo: “Eis o que eu quero fazer, Senhor. Você vem comigo.” Mas Deus diz: “Não é assim que funciona. Quero que você seja mais parecido Comigo. Quero que você fique em sintonia Comigo. Quero que você vá para onde Eu estou indo.” Quando fizermos isso, viveremos uma vida cristã na sua plenitude. 28/01/2015

Direção, Encaminhamento, Orientação

bottom of page