top of page

  • A revista Época, na edição 202, de 01/04/02, em reportagem de Antonio Gonçalves Filho sobre os "evangelhos apócrifos", ressalta que a Páscoa deveria ser a data mais importante para o cristianismo, mais até do que o Natal, visto que o Cristo crucificado e ressuscitado é o centro da fé que move dois bilhões de pessoas no mundo. - Fonte: Fernando Fernandes

  • Coelho - a figura do coelho vem da Babilônia, onde representa a deusa da fertilidade. No culto a essa deusa existe a figura do ovo em seu altar para ser levado para casa. O Cordeiro pascal foi substituído pelo coelho, um animal imundo, segundo a lei mosaica. No século XVIII a igreja romana consagrou o ovo como símbolo da páscoa, transformá-lo em chocolate foi apenas mais passo do mundo comercial. - Fonte: pastores@yahoogroups.com

  • Li, há algum tempo, uma lenda judia. Aquela noite de destruição no Egito, uma criança, o primogênito de uma família tinha ouvido dizer que à meia-noite o anjo destruidor chegaria trazendo a morte a todas as casas que não tivessem a mancha vermelha do sangue do Cordeiro. Lá pelas onze da noite, a criança se virava na cama de um lado para o outro sem poder dormir. Então o pai lhe disse: — Filho, durma tranqüilo, não tem perigo. — Não consigo, pai. Você tem certeza que manchou a porta com o sangue do Cordeiro? — Sim, filho. Eu pedi ao meu melhor amigo que manchasse a porta e ele me prometeu que o faria. O filho se levantou e disse: — Pai, você acreditou em seu melhor amigo? Não foi você pessoalmente que manchou a porta? — Não, filho. Mas eu confio nele, ele nunca falhou. — Pai, por favor, vamos lá fora, eu quero conferir. Foram lá e quando chegaram, a porta não tinha mancha de sangue. Eram cinco para meia-noite. O pai correu desesperado para dentro da casa, tomou uma bacia, pegou o sangue e manchou a porta. Enquanto o sangue ainda escorria pela porta, os relógios da cidade deram as doze badaladas e o anjo destruidor apareceu. Suas asas começaram a bater na escuridão da noite e dentro da casa, abraçado a seu pai, o filho dizia com lágrimas: — Mais cinco minutos pai, e eu estaria morto. - Fonte: Pr. Bullón, em www.sisac.org.br

  • Atualmente, muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a páscoa. Essa comemoração está repleta de alterações em relação ao sentido original. Em lugar do cordeiro, fazem menção aos coelhos! Em lugar das ervas amargas, as pessoas comem chocolate! É sempre assim: procuramos algo mais fácil e mais agradável. - Anísio Renato de Andrade.

  • O sentido da Páscoa não foi que o "destruidor" passou de largo pelas portas que estavam marcadas com o sangue, evitando-as e entrando apenas naquelas onde não havia essa marca. Significou, isso sim, que o próprio Deus abriu suas asas sobre aquela casa e não permitiu que ele entrasse ali. O texto de Is 31.5 comprova isso, falando da mesma presença protetora de Deus. Estar ao abrigo do sangue do Cordeiro significa estar debaixo das asas de Deus (Sl 91.4).

  • "A história da Páscoa é um mito", dizia o professor de ciências de uma escola a seus alunos, alguns dias antes da Páscoa. "Jesus não saiu do túmulo," continuou, "mas, primeiramente, não existe nenhum Deus no céu que possa permitir que seu filho seja crucificado." "Senhor, eu acredito em Deus", Jimmy protestou. "E eu acredito que ele ressuscitou!" "Jimmy, você pode acreditar no que você quiser, é claro," o professor respondeu. "Porém, no mundo real não existe a possibilidade de tais milagres, como a ressurreição. Ninguém que acredite em milagres pode respeitar a ciência". "Deus não é limitado pela ciência," Jimmy respondeu. "Ele criou a ciência!" Incomodado com o modo como Jimmy defendia sua fé, o professor propôs um experimento cientifico. Foi até a geladeira e pegou um ovo de galinha. "Eu vou deixar este ovo cair no chão," começou o professor. "a gravidade vai fazer com que ele caia no chão e se despedace". Olhando fixamente para Jimmy, ele continuou: "Agora, Jimmy, eu quero que você faça uma oração e peça ao seu Deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e se quebre. E se ele conseguir fazer isto, você terá provado que Deus existe, e eu terei que admitir isso". Após pensar por um momento sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. "Querido Pai celeste," ele iniciou. "eu peço que quando o meu professor soltar este ovo ... ele caia no chão e se quebre em uma centena de pedaços! E também, Senhor, eu peço que quando este ovo quebrar, meu professor tenha um ataque cardíaco fulminante e morra. Amém". Após os cochichos da classe, veio um silêncio fúnebre. Por um momento o professor não fez nada. E por fim ele olhou para o Jimmy e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente devolveu o ovo na geladeira. "A aula acabou" disse o professor enquanto pegava suas coisas. O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginava. Muitas pessoas são como este professor, negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porém questionam, e o atacam todas as vezes que tem chance. Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que seu professor não apostaria sua vida por um ovo. Quando sua vida está em jogo a ideia de que Deus existe parece fazer mais sentido. - Francisco Chagas

  • Índia venera restos de Buda depois de 2000 anos - Milhares de budistas se juntaram na cidade de Mumbai, no oeste da Índia, neste domingo (29 de outubro de 2006) para velar parte das cinzas e da ossada de Buda, numa cerimônia retomada depois de quase dois mil anos. Krittivas Mukherjee). Reuters. Nós cristãos não podemos fazer isto... não há como, pois o nosso Senhor está vivo! 26/12/06

  • Fui convidado para tomar o café da manhã com Konrad Adenauer antes de ele se afastar do cargo de Chanceler da Alemanha. Quando cheguei, esperava encontrar um homem forte e normal, capaz de ficar embaraçado se eu lhe falasse de religião. Após os cumprimentos, o Chanceler virou-se para mim, repentinamente, e perguntou: "Sr. Graham, qual é a coisa mais importante do mundo"? Antes que eu respondesse, ele tinha pronta a sua resposta: "A ressurreição de Jesus Cristo. Se Jesus Cristo está vivo, então resta uma esperança para o mundo. Se Jesus Cristo está no túmulo, não vislumbro esperança alguma no horizonte". E voltou a me surpreender ao dizer que tinha a ressurreição de Cristo como um dos fatos mais seguros da história. Disse ele ainda: "Quando deixar o cargo, pretendo passar o resto de minha vida reunindo provas científicas da ressurreição de Jesus Cristo". Foi o fato da ressurreição de Cristo que levou os discípulos a trabalharem como revolucionários apaixonados e pioneiros na transformação do mundo do seu tempo. Eles pregavam que Cristo estava vivo. Esta deve ser a nossa mensagem, não só na Páscoa, ou no Natal, mas em todos os dias do ano. Billy Graham. 21/3/07

  • Numa Páscoa, há muitos anos atrás, foi posta em exposição numa galeria de arte em Londres uma famosa seleção de quadros sobre os acontecimentos da Semana Santa. Uma multidão examinava os trabalhos em respeitoso silêncio, quando, de repente, entrou uma menina. Dizem que quando ela viu o impressionante quadro que representava Cristo perante Pilatos, não pode mais permanecer calada, e perguntou: "Ninguém vai ajudá-lo?" A pequena era Evangeline Booth. Ela passou toda a sua vida ajudando Jesus Cristo através do seu trabalho de socorrer os necessitados e infelizes. Como soldado raso, depois oficial e mais tarde, comandante-chefe do Exército da Salvação, ela participou dessa grande organização que leva almas perdidas ao encontro do Salvador, em quase todos os países do mundo. E nesta páscoa Jesus nos diz: "Destas coisas sois vós testemunhas". Temos nós falado a outras pessoas sobre Cristo ressuscitado? Se ainda não o fizemos, não somos as testemunhas ativas que deveríamos ser. 21/3/07

  • Numa Páscoa, há muitos anos atrás, foi posta em exposição numa galeria de arte em Londres uma famosa seleção de quadros sobre os acontecimentos da Semana Santa. Uma multidão examinava os trabalhos em respeitoso silên­cio, quando, de repente, entrou uma menina. Dizem que quando ela viu o im­pressionante quadro que representava Crista perante Pilatos, não pode mais permanecer calada, e perguntou: "Ninguém vai ajudá-lo?" A pequena era Evangeline Booth. Ela passou toda a sua vida ajudando Jesus Cristo através do seu trabalho de socorrer os necessitados e infelizes. Como soldado raso, depois oficial e mais tarde, comandante-chefe do Exército da Salvação, ela participou dessa grande organização que leva almas perdidas ao encontro do Salvador, em quase todos os países do mundo. E nesta páscoa Jesus nos diz: "Destas coisas sois vós testemunhas". Temos nós falado a outras pessoas sobre Cristo ressuscitado? Se ainda não o fizemos, não somos as testemunhas ativas que deveríamos ser. 11.2.2008

  • "Eu sei que o meu Redentor vive", pois falei com Ele hoje. Ele me convi­dou para ir ousadamente à Sua presença, e assim fui, e Lhe desabafei o cora­ção.

"Conto-Lhe as minhas tristezas,

E as alegrias também;

Conto tudo que me agrada,

E os contra-tempos que vêm" (L. Shorey).

Sei que Ele é um Salvador vivo, pois acolheu-me graciosamente, e com paciência ouviu tudo o que eu tinha a dizer-Lhe.

"Eu sei que o meu Redentor vive", pois ouvi Sua voz a falar-me. Abatido com as emoções que me trouxeram um problema aparentemente insolúvel, desabafei-Lhe o coração, e a seguir me detive para ouvir a Sua resposta. E ela veio! Ouvi-Lhe a voz dizendo palavras de sabedoria e paz a meu coração per­plexo e conturbado. Esta manhã, mesmo, O ouvi falando-me de novo, por meio das árvores farfalhantes, pássaros canoros - todas as vozes da natureza me falam de Seu amor e solicitude. "Eu sei que o meu Redentor vive", pois eu O vi nas suaves cores do ar­co-íris. Nas rugidoras ondas das proximidades do Cabo da Boa Esperança, eu O vi segurando o revolto mar na palma de Sua mão. Vejo-o todos os dias na flor que desabrocha, no arbusto virente, na verde relva. Vejo-o todas as noi­tes no céu crivado de estrelas. Todas as visões da noite O declaram. 16.2.2008

  • Richard Nixon empolgou-se em 1969 quando os astronautas da Apolo pousaram pela primeira vez na lua. “É o maior dia desde a Criação!”, exclamou o presidente, até que Billy Graham solenemente o lembrou do Natal e da Páscoa. Segundo qualquer medida histórica, Graham estava certo. O Jesus Que Eu Nunca Conheci, Philip Yancey. 27.2.2008

  • A palavra PÁSCOA significa PASSAGEM. Na verdade essa passagem nada tem a ver com coelho ou chocolate. A Páscoa tem a ver com a passagem de uma situação de prisão para a liberdade. 24.3.2008

  • Numa Páscoa, há muitos anos atrás, foi posta em exposição numa galeria de arte em Londres uma famosa seleção de quadros sobre os acontecimentos da Semana Santa. Uma multidão examinava os trabalhos em respeitoso silêncio, quando, de repente, entrou uma menina. Dizem que quando ela viu o impressionante quadro que representava Crista perante Pilatos, não pode mais permanecer calada, e perguntou: "Ninguém vai ajudá-lo?" A pequena era Evangeline Booth. Ela passou toda a sua vida ajudando Jesus Cristo através do seu trabalho de socorrer os necessitados e infelizes. Como soldado raso, depois oficial e mais tarde, comandante-chefe do Exército da Salvação, ela participou dessa grande organização que leva almas perdidas ao encontro do Salvador, em quase todos os países do mundo. E nesta páscoa Jesus nos diz: "Destas coisas sois vós testemunhas". Temos nós falado a outras pessoas sobre Cristo ressuscitado? Se ainda não o fizemos, não somos as testemunhas ativas que deveríamos ser.25.5.2009

  • O mais importante símbolo da Páscoa é o “sangue do cordeiro” que foi aspergido sobre os umbrais das portas das casas para que o anjo da morte não toque as famílias nelas abrigadas. 9.4.2010

Páscoa

bottom of page