top of page

  • Caçador - indivíduo que procura sentir dor.

  • As únicas pessoas que não têm problemas estão nos cemitérios!

  • Um homem frustrado com sua falta de poder para resolver seus problemas sintetizou sua frustração dizendo: "Estou doente e cansado de estar doente e cansado". É assim que nos sentimos quando tentamos resolver nossos problemas por conta própria. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 14 - Ed Vida).

  • Quando você está enfrentando um problema, e o telefone toca, e alguma coisa começa a derramar sobre o fogão, e nesse mesmo instante, o bebê está chorando, e o cachorro que acabou de morder o gato... é nesse momento que podemos realmente aprender a sentir paz interior. Todos podem sentir paz em situações pacíficas. Isso não forma o caráter. Deus nos ensina a paz no meio do caos total, quando tudo está desmoronando. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 10 - Ed Vida).

  • Diz-se que a maioria dos problemas advém da nossa incapacidade de ficar quietos. Quando foi a última vez que você apenas ficou sentado e focalizou o Senhor? (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 78 - Ed Vida).

  • J.B. Phillips, no seu livro "Seu Deus é Pequeno Demais", denuncia os conceitos inadequados que muitos têm sobre Deus e um desses conceitos é "o Deus da Desilusão", que é próprio daqueles que culpam a Deus por uma oração não respondida, da tragédia imerecida, deus que é "desmancha-prazeres". (Revista UniJovem Ano XIX Nº 79, pg 21)

  • Eu lembro de um engomador, de um ferro de passar roupas que havia dado defeito lá em casa. Quando Tânia me falou desse problema, desse problemão na verdade, um problema muito sério, eu logo disse: “Deixa eu ver o engomador”. Peguei minhas ferramentas, que naquela época consistiam de uma faca de cozinha e uma tesoura com ponta, e desmontei o negócio. Retirei todos os parafusos, soltei o cabo, fucei onde até alcançava – eu estava lidando com o problema para resolvê-lo. Pra encurtar a história, aquele engomador nunca mais voltou a funcionar e até pouco tempo, todas as peças soltas daquele ferro estavam guardadas numa sacola plástica debaixo do tanque... eu fui muito mal pra aquele ferro! É assim que sempre fazemos: Tentamos resolver nossos problemas com a própria força. Como sabemos disso? ...é simples: nós ficamos cansados e o problema não é resolvido.

  • As circunstâncias são como um colchão: se você está por cima, pode descansar, mas se estiver embaixo, vai se sufocar. QUE VOCÊ FAZ DIANTE DOS PROBLEMAS? Das circunstâncias difíceis?

  • De vez em quando gosto de contar a ilustração da dona-de-casa caçando o rato com a vassoura. Vassoura na mão de dona-de-casa é um problema sério para os ratos. Mas rato nenhum perde tempo olhando para a vassoura (para o problema). Ele corre para onde se esconder! É assim que eu e você devemos fazer diante de um problema.

  • Outro dia ouvi uma palavra interessante e talvez você já a tenha ouvido de algum lugar: "Não diga a Deus que você tem um grande problema; diga ao problema que você tem um grande Deus". Hummm! falar ao problema? Mas problema ouve, escuta? Irmão, a Bíblia diz que Jesus falou prá uma árvore: "ninguém coma fruto de ti", e a árvore secou. Se ouve ou se não ouve, não sei; mas que funciona, funciona!

  • Dizia um homem de negócios, sábio e bem-sucedido: "Eu jamais vejo problemas. Vejo desafios." (Darrel W. Robinson, em Vida Total da Igreja, pg 114).

  • A águia empurrou gentilmente seus filhotes para a beirada do ninho. Seu coração se acelerou com emoções conflitantes, ao mesmo tempo em que sentiu a resistência dos filhotes a seus insistentes cutucões. Por que a emoção de voar tem que começar com o medo de cair?...Pensou ela. O ninho estava colocado bem no alto de um pico rochoso. Abaixo, somente o abismo e o ar para sustentar as asas dos filhotes. E se justamente agora isto não funcionar? Ela pensou. Apesar do medo, a águia sabia que aquele era o momento. Sua missão estava prestes a se completar, restava ainda uma tarefa final: o empurrão. A águia encheu-se de coragem. Enquanto os filhotes não descobrirem suas asas não haverá propósito para a sua vida. Enquanto eles não aprenderem a voar não aprenderão o privilégio que é nascer águia. O empurrão era o melhor presente que ela podia oferecer-lhes. Era seu supremo ato de amor. Então, um a um, ela os precipitou para o abismo. E eles voaram! Às vezes, nas nossas vidas, as circunstâncias fazem o papel de águia. São elas que nos empurram para o abismo. E quem sabe não são elas, as próprias circunstâncias, que nos fazem descobrir que temos asas para voar... Isaias 40:31: "mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão;andarão e não se fatigarão". (Internet)

  • Atleta participou de uma competição correndo de Nova York à Califórnia a pé. Perguntaram-lhe qual foi o momento mais difícil de todo o trajeto. Resposta: grão de areia no sapato. São pequenos grãos de areia em nossos relacionamentos que arruínam os nossos lares. (Internet)

  • Una compañía se jactaba de decir que su crema contra el envejecimiento podía «desvanecer» las arrugas, y se le pidió que lo demostrara en los tribunales. Los hallazgos demostraron que la crema sí apretaba la piel, pero sólo temporalmente. Al poco tiempo, las arrugas se hacían obvias otra vez. Millones de personas se tragan esas erráticas afirmaciones porque creen los mitos que hay detrás de ellas: que el proceso de envejecimiento es inaceptable y que es posible deshacerlo. El enfoque está en los efectos visibles --todos temporales-- lo cual desanima a los que confían en ellos. En 2 Corintios 4:16, Pablo hizo hincapié en que la declinación física es inevitable. Dijo: «Este nuestro hombre exterior se va desgastando.» Pero Pablo no se desanimó. Y he aquí por qué: «El interior no obstante se renueva de día en día.» Debido a esta renovación interna diaria, nuestro enfoque no tiene que estar en las cosas visibles, que son temporales, sino más bien en las invisibles, que son eternas.

  • Um homem, muito frustrado com a sua falta de poder para resolver seus problemas, resumiu sua frustração dizendo: “Estou doente e cansado de estar doente e cansado”. – É assim que nos sentimos também quando tentamos resolver nossos problemas sozinhos, por conta própria.

  • É difícil predizer a crise. Você não pode dizer: "Terça-feira vou entrar em crise". Não predizemos, mas é sempre possível tomar consciência de que as crises existem; é possível haver preparo para quando elas vierem. - Fonte: Walter Santos Baptista, em O Jornal Batista, pg 8, 22 a 28/07/2002.

  • Uma vez eu criei esta frase: "Circunstâncias ruins mudam pelo poder de Deus".

  • Quando Deus não muda as circunstâncias é porque ele quer mudar seu coração.

  • Aqui, no Brasil, temos uma maneira interessante de nos cumprimentar. Saímos para a rua carregando nossos problemas e quando alguém nos pergunta: - Tudo bem? Respondemos sem pensar: - Tudo bom! - Tudo bom! - Fonte: www.sisac.org.br

  • Um aluno de paraquedista estava a aprender a saltar. O instrutor deu a seguinte lição: Primeiro saltas do avião Segundo contas até dez e puchas a corda Terceiro: No caso pouco provável de o para-quedas não abrir puxas a corda do Segundo para-quedas. Quarto: Quando chegares ao chão vai haver um camião para te levar de volta á base aérea. O avião subiu e chegou á altitude desejada. O jovem paraquedista saltou e contou até dez e puxou a corda. O para-quedas não abriu. Então ele puxou a corda do Segundo para-quedas e também não abriu. Ele disse então: Pelo andar das coisas estou a vêr que quando chegar lá abaixo também não está lá o caminhão. - Fonte: Tony Silveira - powertowin@mac.com

  • Rick Warren, se referindo ao atentado terrorista de 11 de setembro/2001, escreveu: "A primeira palavra dita espontaneamente por milhões na última terça-feira foram "Oh, Deus!" Nós fomos feitos para um relacionamento com Deus, mas Ele espera que O escolhamos. - Fonte: Autor (Rick Warren - Enviado pelo Pr.Jose Ricardo Pimentel).

  • Deus não nos livra das tempestades da vida, Ele nos protege nas tempestades da vida.

  • William Cowper, um poeta e compositor de hinos inglês do século XIX, lutou contra sucessivas crises depressivas ao longo da sua vida. Talvez seja por isso que os seus hinos ainda nos tocam profundamente quando a nossa vida parece rodopiar fora de controle e nós desejamos desesperadamente confiar em Deus. Um dos hinos mais bem conhecidos de Cowper, "God moves in a mysterious way,"(Deus move-se de forma misteriosa) contem estas palavras animadoras: Vós santos tementes, tomem nova confiança; as nuvens que tanto temeis; São grandes em misericórdia, e rebentarão com bênçãos sobre as vossas cabeças. - Fonte: www.gospelcom.net

  • Problemas são oportunidades para descobrir as soluções de Deus.

  • Não há educação como a adversidade.

  • Confiar em Deus torna os nossos problemas em oportunidades.

  • "Jamais se desespere em meio as sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda" - Provérbio Chinês

  • Os problemas têm a habilidade de lhe transmitir poder e motivação tanto para impulsioná-lo a seguir adiante quanto para paralisá-lo. Você pode interpretá-los com uma desculpa para o fracasso ou como degraus para o sucesso. Jim White -Fonte: sermoes-ielb@grupos.com.br

  • Como diz um hino: "Vindo sombras escuras nos caminhos teus, ó, não te desanimes, canta um hino a Deus! Cada nuvem escura um arco-íris traz..."

  • O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso. (Mário Quintana)

  • Não existe árvore que o vento não tenha balançado.

  • É aqui que meu funil se estreita ainda mais.

  • A vida vai te jogar muita terra nas costas. Principalmente se você já estiver dentro de um poço. O segredo para sair dele é sacudir a terra acumulada nas costas e dar um passo sobre ela. Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima. Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos. Use a terra que te jogam para seguir adiante! Coloque todo peso e todo fardo nas costas de Jesus e livre-se dos seus problemas. (Mateus 11:29,30)

  • "Quando almejamos uma vida sem dificuldades, lembremo-nos de que o carvalho cresce forte sob a força dos ventos e que os diamantes são feitos sob pressão" - Peter Marshall

  • Certo dia, na semana passada, um forte vendaval varreu nossa cidade. A poeira rodopiava, galhos tremiam e se sacudiam ao vento. Mais tarde, quando apanhava os pedaços de madeira, deixados em nossa rua pelo temporal, observei com surpresa, que os galhos que pegava estavam secos e mortos. Nenhum dos pedaços tinha folhas verdes. Obviamente os fragmentos caídos não tinham vida e eram inúteis para as árvores. Então recordei-me das muitas vezes que Deus tem permitido que minha vida seja sacudida e golpeada pelas circunstâncias. Ás vezes parece que o meu ser foi desafiado e ameaçado pelos ventos da adversidade. Este pensamento me ocorreu: "Será que Deus estava permitindo que eu fosse agitada e sacudida para lançar fora as coisas inúteis da minha vida? Seria possível que, o que parecia ser uma grande perda, era realmente o modo de Deus lançar fora de minha vida todo galho seco e imprestável?

  • Deus usa as nossas dificuldades para fazer-nos melhores.

  • Alguém até já disse o seguinte: "Todos os problemas que ocorrem na igreja, ocorrem por causa da má formação do lar".

  • Um pastor estava contando que certa vez, estando no seu gabinete pronto para ir ao púlpito pregar, de repente, entrou uma irmã com o semblante carregado de tristeza, dando a impressão de que seu mundo havia desabado. Sem cumprimentar sem nada, ela foi dizendo: "Pastor, estou zangada com Deus. Estou enfrentando sérios problemas. Meus filhos estão doentes, meu marido desempregado, estamos cheios de dívidas, o aluguel da casa está atrasado e o dono do imóvel deu um prazo para pagar, caso contrário, seremos despejados. E Deus, onde está que não vê tudo isso? Para Ele eu não existo... o que faço agora?" O pastor, já atrasado dez minutos, sem pensar muito respondeu: "Senhora, briga com Deus; lute com Ele, mas não se afaste dEle". ...se você se empenha como Jacó e luta com Deus por uma bênção, então não há o que temer, pois você tem a garantia de que Ele está ao seu lado para ajudá-lo a tornar seu sonho em realidade. O que você não pode é desistir de lutar. (Joaze Gonzaga de Paula, em O Jornal Batista, pg 4b - 29/04 a 05/05/2002).

  • Uso sapatos pelo conforto, não pela moda. Há alguns anos tive um par de sapatos pretos que usei quase diariamente por um ano. Por fim, começaram a aparecer buracos na sola, mas eram tão confortáveis aqueles sapatos que continuei a usá-los. Não podia cruzar as pernas quando ficava sentado em uma plataforma. para que as pessoas da congregação não vissem os buracos. Sabia que precisava comprar sapatos novos, mas ficava adiando. Então, um dia choveu, choveu uma semana inteira. Depois de quatro dias de meias ensopadas, senti-me motivado a mudar de atitude e comprar sapatos novos. O primeiro passo na mudança geralmente é o desconforto! (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 29 - Ed Vida).

  • Um famoso humorista americano do século 19, saiu com a seguinte declaração: "Sou um velho, e vi muitos problemas - mas a maioria deles jamais aconteceu" Por que se ocupar hoje de problemas que surgirão apenas no futuro...? (João Soares da Fonseca - Revista Compromisso/3º Trim-2001).

  • Um garoto brincava no quintal de sua casa, inventou de empurrar uma enorme pedra, claramente superior às suas próprias forças. Empurrou-a com as mãos, com os pés, com as mãos e uns dos pés, com o corpo, de costas, e a pedra não se movia. Aí, seu pai que observava disse: “Você ainda não usou todos os recursos, filho”. “Usei, sim, papai”, respondeu o pequeno já quase chorando. “Não”, replicou o pai, “você ainda não pediu a minha ajuda”. Não é o que fazemos muitas vezes tentando resolver ou remover sozinhos certos problemas, esquecidos dAquele que é o nosso Ajudado?

  • Amigos são os que nas prosperidades aparecem sem receberem convite, e nas adversidades aparecem sem serem chamados.

  • Don Quixote de La Mancha, personagem da obra de Miguel de Cervantes, montava seu cavalo e na fiel companhia do amigo Sancho, percorria enormes distâncias em busca de aventuras. Numa das famosas cenas do livro, Dom Quixote, a fim de proteger uma senhorita por quem se apaixonara, investe-se contra um moinho de vento, imaginando tratar-se de perigoso monstro de garras destruidoras. E é dessa forma que todas as atitudes de Quixote acabam por levá-lo a confusões desastrosas. Hoje em dia, isso ainda ocorre. Há pessoas que dramatizam tanto determinadas situações, que acabam por torná-las ainda mais embaraçosas, fazendo verdadeira tempestade em copo d’água. São pessoas que insistem em ver monstros assustadores onde só existem moinho de vento.

  • O presidente Roosevelt disse: "Ainda não houve uma pessoa em nossa história que tenha levado uma vida de facilidades, cujo nome valesse a pena ser lembrado." (Internet)

  • Certa família tinha em casa, na parede da copa, um extintor de incêndios. Ali foi colocado e ali ficou. Durante uns três anos a única atenção que ele recebia era uma espanagem rápida para tirar o pó acumulado. Ora, um dia, uma dessas chaminés ambulantes, um viciado no fumo, fez uma visita a casa e na sala de estar com um cigarro recém-aceso, distraidamente, pôs fogo numa cortina. O fogo se alastrou a alguns jornais e outros objetos inflamáveis e daí a pouco foi aquele corre-corre. A dona da casa arrancou da parede da copa o extintor e procurou usá-lo. Esforço inútil: ele estava descarregado... Felizmente uma guarnição dos bombeiros chegou a tempo de impedir que a casa toda fosse destruída. Mas assim mesmo foi grande o prejuízo. Um extintor que não seja periodicamente carregado não adianta. Assim também a Bíblia: se fica na sala apenas como objeto de decoração – o que acontece em muitas casas de crentes – não vai adiantar grande coisa num momento de crise ou dificuldade.

  • Muitas pessoas entendem a igreja, a vida cristã, como a Arca de Noé. Somente quando a vida está um verdadeiro dilúvio e elas não enxergam mais saídas para seus problemas é que se voltam para Deus e procuram a igreja. Quando o dilúvio acaba e cessam as tempestades da vida, quando Deus pela sua imensa misericórdia e poder, cura, liberta e salva, saem da igreja e esquecem que Cristo é nosso bem maior. (Lúcio F. Araujo, em O Jornal Batista, pg 2b - 10 a 16/12//2001).

  • Durante os festejos de um casamento realizado em Caná da Galiléia, Maria, sabedora do constrangimento pelo qual estava passando a família do noivo, se aproximou do Senhor e lhe disse: "O vinho acabou". Aqui está um precioso modelo de oração. Em algumas situações podemos procurar o Senhor e segredar-lhe humildemente: "Acabou o ânimo". "Acabou o pão", "Acabou a alegria", "Acabou a paciência", "Acabou a esperança", "Acabaram os recursos", "Acabou o amor" e assim por diante. São orações sem rodeio. É uma exposição da alma. É uma confissão: "Acabou o vinho". E Jesus solucionou um problema de etiqueta social! Não resolverá Ele problemas mais sérios, envolvendo as necessidades físicas, as necessidades emocionais e as necessidades morais? Tenha a ousadia para confessar: "Acabou o vinho"!

  • Quando dificuldades vêm, elas vêm por uma razão - para impedi-lo de subir o monte da adoração. O inimigo deseja mantê-lo debaixo do peso das dificuldades. Ele não quer que você suba a montanha, porque, uma vez que você esteja adorando a Deus, você estará acima de seus problemas.

  • Caos é matéria prima para Deus transformar algo em Beleza!

  • "Quando almejamos uma vida sem dificuldades, lembremo-nos de que o carvalho cresce forte sob a força dos ventos e que os diamantes são feitos sob pressão" - Peter Marshall

  • Não há casamento problemático. O que há, na verdade, são pessoas com problemas que se casam.

  • Essa é batida, mas vale a lembrança: Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus.

  • É saudável lembrar o que o Dr. Alan Redpath certa vez declarou: "Se você é um ministro cristão, você estará sempre em crise, seja no meio de uma, saindo de uma ou entrando em uma."

  • Imaginemos o exército de Israel diante de um gigante com 2,75 metros de altura, vestido com uma couração de 70 quilos! De acordo com a história bíblica, só a ponta de sua lança tinha 7,5 quilos, sendo o peso total desta arma de aproximadamente 150 quilos. O seu escudo tinha 30 quilos e a espada 20. O temor era tanto que os homens de Israel fugiam dele. Certamente diziam: "Quem poderá enfrentar um homem desse tamanho?" ...se você estiver impressionado com o poder da aparência, será vencido pelo desânimo e desistirá de lutar. - Silas Malafaia, em "Vencendo Batalhas", pg 21.

  • Não se pode deixar acumular problema sobre problema, sem solução. Já pensou se você usasse a mesma leiteira que já usou no dia anterior, para ferver o leite, sem antes lavá-la? O leite certamente azedaria. O mesmo acontece quando acordamos sem resolver os conflitos de ontem.

  • Certo homem tinha em sua mesa de trabalho uma plaqueta com os dizeres; "Olhe sempre para baixo!" Todas as pessoas que entravam em sua sala lhe perguntavam: "Esta frase não deveria ser "Olhe sempre para o alto"? "Depende do lugar onde se está sentado", explicava ele. Então ele dizia que sempre podia "olhar para baixo" em qualquer situação, pois estava sentado nos lugares celestiais com Cristo Jesus. Assim sendo, ele enxergava todas as circunstâncias da vida sob uma nova perspectiva - a perspectiva que se tem quando se vê a vida pelos olhos de Cristo, o Rei. - Mensagem da Cruz

  • Segundo um provérbio chinês, dificuldades são oportunidades.

  • É aquela situação: a crise é tão grave, que só vou a restaurante para admirar o cardápio. - Luiz Pimentel.

  • Um completo desiludido escreveu: "Não há remédio para coisa alguma na vida (...) a morte é o remédio soberano para todos os infortúnios".

  • Um amigo perguntou ao insigne estadista inglês William Gladstone: "Como é que você pode manter-se tão calmo diante de tão grandes e complexos problemas?" Como resposta, o intrépido dirigente levou o amigo até o seu dormitório e mostrou-lhe um belo e artístico quadro pendurado na parede, no qual podia ler cada manhã, ao despertar, a encorajadora promessa contida em Isaías 26.3: "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo coração é firme, porque ele confia em ti". - Manancial de Ilustrações, JUERP.

  • Lembre-se que ninguém está sempre na crista da onda, há momentos de vale e, nesses momentos, onde é que você se segura?

  • Existe uma bela figura, em um dos poemas de Wordsworth, de um pássaro que é arrastado da Noruega por uma tempestade. Ele batalha desesperadamente contra a tormenta, esforçando-se para retornar à Noruega, mas sua luta é em vão. Por fim ele se rende julgando que o vento forte o conduzirá à morte. Porém, ele é levado para a Inglaterra ensolarada, com suas campinas verdes e clareiras na floresta. Ah, quantos de nós temos sido como aquele pequeno viajante, murmurando e lutando contra a vontade de Deus! Quando enfrentamos dificuldades em nossas vidas e nos vemos arrastados em algum tipo de tormenta e aflição, logo achamos que nada mais tem sentido e que é inútil continuar crendo porque o pior está à nossa espera. Com o desânimo e a incerteza de conquista de nossos sonhos, perdemos a alegria e a fé. Vivemos de mau-humor, não nos relacionamos bem com as pessoas e acabamos isolados e sem perspectivas de futuro. Culpamos a tudo e a todos, e não paramos um só minuto para refletir que depois de uma noite fria e escura pode estar chegando um dia claro e ensolarado.

  • O dito popular conhecido por ovo de Colombo está relacionado com a solução de um problema aparentemente impossível de ser resolvido. A expressão teve sua provável inspiração no caso de um ovo que ninguém conseguia colocar em pé, até que, de modo simples e surpreendente, Colombo teria quebrado sua extremidade mais fina, permitindo assim seu equilíbrio.

  • Li, recentemente, em um livro de Moody a seguinte afirmação do próprio autor: "O estudo da Palavra de Deus dá segurança. Observe os crentes que estão enraizados e firmados na Palavra de Deus, e descobrirão que desfrutam de muita paz. Mas são aqueles que não estudam a Bíblia, que não a conhecem, que ficam facilmente desnorteados quando surge algum pequeno problema ou leve perseguição, comprometendo de vez a paz que sentem. Basta não mais que um pequeno sopro de oposição para que a paz acabe inteiramente". - Moody, 1881.

  • Quando estamos na dificuldade, nós pecamos menos, porque estamos com os olhos fixados (grudados) nEle, buscando Suas bênçãos. Quando estamos na facilidade, nós pecamos mais, porque olhamos para nós mesmos, para os objetos que nos trazem bem-estar à nossa presença, e nos esquecemos de estar bem na presença do nosso Senhor.

  • Athalício Pitchan disse que "todos sonham com vitórias e louros em suas vidas. A maior parte, porém, quer alcançar vitórias sem lutas e quer receber louros sem vitórias".

  • Amados, cheios de convicção, precisamos voltar a cantar: "Minhas provações não são maiores que o meu Deus, e não vão me impedir de caminhar. Se diante de mim não se abrir o mar, Deus vai me fazer andar por sobre as águas!"

  • Nossas orações são imaturas e egoístas. Quando devemos orar e chorar para que Deus trabalhe através dos sofrimentos de nossa vida e os utilize para sua glória, oramos e choramos para que ele os afaste de nós e nos livre de todos eles. - Jaime Kemp, http://br.groups.yahoo.com/group/paodavida

  • Ninguém consegue lamber o próprio cotovelo, é impossível tocá-lo com a própria língua. E aproximadamente 70 % das pessoas que ouvem isto, tentam lamber seu cotovelo em casa.

  • Quem sabe você vem dizendo: “Ah! Quebrei os copos todos... não tem mas jeito, não!”

  • O termo crise vem de krisei = juízo, julgamento. Estado de ansiedade sentido num tribunal diante do juiz. Daí crise = dificuldade, problema, aflição, angústia. Mt 5.21.22; 1Co 11.29. Aí, conforme o Rony, pode ser crie (crie uma saída); ou oportunidade, conforme colocou um outro oportunidade (oportunidade para se defender). Mas, etimologicamente, é julgamente, juízo ou ainda, conforme 1 Co 11, discernimento (diakrinwn). - Lindolfo Pieper

  • Viajantes contam-nos sobre a árvore da chuva. Crescem até cerca de 20 metros de altura com um diâmetro de 1 metro junto à raiz. Ela tem uma qualidade singular. Absorve e condensa umidade da atmosfera, como nenhuma outra árvore faz, e, por isso, é chamada a árvore da chuva. Geralmente sua casca fica encharcada e isto não ocorre apenas na estação úmida, mas também no verão, quando os rios estão bem baixos e os córregos quase secos. A árvore, mesmo assim, continua absorvendo a umidade existente. Esta é uma figura que serve para todos nós. Eu estou bem certo que, se colocarmos em prática a lição que aprendemos sobre fé em Deus, poderemos viver no meio das aflições e angústias deste mundo e, mesmo assim, dizer como Paulo: "já aprendi a contentar-me com as circunstâncias."

  • Em seu ministério, John Wesley enfrentou várias dificuldades, oposições, perseguições, e somente anos depois, ao retornar, é que podia então declarar que a vitória foi alcançada. Quando retornou À Irlanda, havia frutificação; o número de membros multiplicava, em muitos lugares eram construídas capelas espaçosas e cômodas em todos os sentidos, graças à liberalidade do povo cristão. Embora Wesley muito se regozijasse com esta prosperidade, compreendia  que ainda não estava isento de perigos: "não há agora, nenhuma oposição da parte dos ricos nem dos pobres. Em conseqüência disso, não há muito zelo, pois o povo vive satisfeito com  sua comodidade. Oh, em que circunstâncias o homem se achará livre dos perigos deste mundo? Quando se levanta a perseguição, quantos saem ofendidos! Quando tudo está em paz, quantos se esfriam e perdem o primeiro amor! Alguns perecem na tempestade, porém, a maioria na calmaria. Senhor, salva-nos, senão pereceremos!!" (Extraído do livro Vida de John Wesley).

  • Taí, esse é um problema de muita gravidez... é grave mesmo!

  • Sai publicado na Revista Seleções/2006: Um levantamento realizado pelo Ambulatório de Cefaléia da Universidade Federal Fluminense (UFF) constatou que 90% das pessoas com dor de cabeça procuram primeiro o oftalmologista... a questão é a visão! 30/11/06

  • Um estudo do Ambulatório de Cefaléia da Universidade Federal de Pernambuco, coordenado pelo Prof. Wilson Farias e publicado na revista Migrâneas e Cefaléias da SBCe, constatou que 93,6% dos homens e 97,3% das mulheres já sentiram dor de cabeça pelo menos uma vez. Seleções Abri/06. 30/11/06

  • "O êxito na vida não se mede pelo que você conquistou, mas sim pelas dificuldades que superou no caminho". Abraham Lincoln, 16º presidente, abolicionista, que morreu assassinado, EUA, 1809-1865. 4/12/06

  • Um paciente, no hospital psiquiátrico, estava com sua orelha encostada junto à parede, ouvindo com muita atenção. Um dos empregados do hospital, intrigado com o que via e percebendo que o paciente já estava ali por muito tempo, aproximou-se para saber o que estava acontecendo. "Silêncio," sussurrou o paciente, acenando com a mão para que não se movesse. O empregado, colocando também sua orelha contra a parede, tentou ouvir o que se passava. "Eu não estou ouvindo nada," disse finalmente o empregado após certo tempo. "Eu também não," respondeu o paciente, "tem sido assim o dia inteiro. Muitas pessoas se preocupam com coisas que jamais acontecem. Passam horas, dias ou mesmo anos sofrendo com problemas que provavelmente nunca terão. 13/12/06

  • Ouvi a seguinte estória: Um rato, olhando pelo buraco da parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos: “Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa!!!” A galinha disse: “Desculpe-me, ser Rato, isso é um grande problema para o senhor, mas não me prejudica em nada”. O rato foi até o porco e lhe disse: “Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira!” “Desculpe-me, senhor Rato, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranqüilo que o senhor será lembrado nas minhas preces. O rato então dirigiu-se à vaca. Ela lhe disse: “O que, senhor Rato? Uma ratoeira? Por acaso, estou em perigo? Acho que não!” Então o rato voltou para casa, cabisbaixo e abatido, para pensar como enfrentaria a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite, ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando a sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que a ratoeira havia pego. No escuro, ela não viu que a ratoeira pegara pela cauda uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher... o fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela foi medicada, mas voltou com febre. Todo o mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro então mandou matar a galinha e preparar uma saborosa canja. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los, o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. Bem, da próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e pensar que isso não lhe diz respeito, lembre-se da estória da ratoeira. Como crentes, somos um corpo. – Pedro Solonca, em O Jornal Batista. 15/12/06

  • O caráter não pode ser desenvolvido em tranqüilidade.  Neil Esklin. 17/12/06

  • Um psicólogo que é pai de cinco filhos adotivos viveu essa experiência: Outro dia seu filho mais velho de 28 anos chegou para ele e lhe disse: “Pai, estou com um grande problema”. O pai retrucou: “E eu também”. O filho olhou para ele assustado e perguntou: “O senhor também?” Ao que o pai respondeu: “Você ainda não me contou”. Ele ainda acrescenta que entre os membros de uma família não existe o “te vira” ou o “problema é seu”. Se alguém está com um problema, é um problema de todos. 18/12/06

  • "Ter um problema é a sua chance de dar o melhor de si." Benjamin Franklin - 12/1/07

  • Um irmão discorrendo sobre o evangelismo, recomendou: “Pastor, nós precisamos trazer problema para dentro da igreja”. Ele se referia aos desempregados, enfermos, quebrantados, etc. 15/1/07

  • “Se Deus quer realizar um pequeno milagre, Ele nos coloca em situações difíceis; Se Ele quer realizar um grandioso milagre, Ele nos coloca em situações impossíveis.” Watchman Nee. 16/1/07

  • A rosa, rainhas das flores, é sustentada por uma haste cercada de espinhos. No entanto, nenhum espinho consegue machucar sua beleza. Seja assim com você também. Não deixe que as dificuldades consigam machucar a beleza da sua vida. Antes como a rosa, mantenha a vida sempre acima de todas as dificuldades. 16/1/07

  • Conta-se que certa vez existia uma velha construção abandonada. Como estava abandonada, o mato tomou conta. No meio dela, cresceu uma figueira brava, daquelas com enormes raízes e enormes troncos. Suas raízes cresceram por debaixo do piso.  Seus galhos cresceram por entre as grades de ferro e vigas de concreto. Um dia quiseram reaproveitar aquela construção. Mas aí a figueira já estava grande e se tornou um problema. Enquanto ela era pequena, era fácil de arrancá-la.  Mas tirá-la, depois de grande, precisava de muito trabalho. O salmista apresenta um processo semelhante v. 1. O problema começa por deixar-se levar pelo conselho dos maus.  Mas digamos que aí figueira ainda está pequena, mas é hora de arrancá-la. O problema se torna mais grave quando “segue o exemplo dos maus”, quando se pára no caminho dos pecadores. Aí a figueira já está crescida, digamos, num porte médio. Ainda dá para cortá-la, mas já é bem mais difícil.  O problema é grave mesmo quando “se ajunta com os que zombam”. Aí ele está envolvido no problema e já tem prazer em zombar e ridicularizar de Deus. É o momento em que a figueira está na sua fase adulta, crescida.  Arrancá-la de lá não será fácil. 8/2/07

  • Quem chega no fundo do poço precisa lembrar que o fundo é o melhor lugar do poço para se tomar impulso. Eduardo Marinho. 21/2/07

  • Dale Evans Rogers enfrentou diversas tragédias em sua vida. Ela escreveu: "Quando nosso filho mais novo, que estava cumprindo seu serviço militar na Alemanha, morreu apenas um ano depois que nosso Debbie foi morto em um acidente de ônibus, muitas pessoas se mostravam céticas a respeito de nossa fé. Elas não acreditavam na suficiência de Deus em atender as nossas necessidades reais e profundas diante das crises que estavam machucando a nossa alma. Algumas delas escreveram perguntando: 'E agora, o que você pensa sobre seu Deus?' Bem, o fato principal em relação à minha fé é que não sinto amargura diante do meu Deus. Foi por Ele ter permitido que eu experimentasse dificuldades, tragédias e crises que pude tê-lo sempre bem junto a mim, contando com a intimidade de Sua presença. Ele me deu forças para enfrentar todas essas situações e eu pude ser edificada em todas elas. Eu sei que Deus me ama e eu sei que sou Sua filha." Muitas vezes nos vemos diante de situações onde tudo parece desabar diante de nossos pés. Lutas tremendas, decepções terríveis, fracassos traumáticos e batalhas que deixam cicatrizes que julgamos jamais poderem ser apagadas. Olhamos para a frente e percebemos que o castelo de nossos sonhos está desmoronando sem que saibamos o que fazer. Qual a melhor atitude a tomar? Zangarmo-nos contra o mundo? Contra os nossos amigos? Contra a sorte que deixou de sorrir para nós? Contra Deus que julgamos ter virado as costas diante de nossa crise? A melhor maneira de vencermos os momentos difíceis de nossa vida é buscando estar o mais próximo possível de Deus. 3/4/07

  • Um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada. Escondeu-se para ver se alguém á tiraria. Alguns mercadores ricos passaram e simplesmente deram a volta. Alguns até esbravejaram dizendo que o rei não mantinha as estradas limpas. Passa um camponês, se aproxima rocha, põe de lado a sua carga. Após muita força, conseguiu mover a pedra. Voltou a pegar a sua carga, mas notou que havia uma bolsa cheia de moedas onde estava a pedra uma nota escrita pelo rei que dizia que o ouro era para a pessoa que tivesse removido a pedra do caminho. AO INVÉS DE RECLAMAR PELAS PROVAS, VOCE DEVE PEDIR AJUDA A DEUS E VENCE-LA. POIS EM CADA PROVA VENCIDA, MAIS PERTO DE DEUS VOCE CHEGA. TENHA CERTEZA QUE SEU DEUS É MUITO MAIOR QUE SUAS LUTAS . 27/12/2007

  • Obstáculos são aquelas coisas amedrontadoras que você vê quando tira seus olhos da sua meta. Henry Ford (1863-1947). 29.1.2008

  • A bela esposa de Hernando De Soto, famoso explorador espanhol, ob­servava o marido no momento em que ele partia do porto de Havana para uma outra viagem expedicionária. Ele seguia para o território norte da Flórida com a intenção de atravessar o rio Mississipi. As semanas se prolongaram em meses, e os meses em mais de um ano, e De Soto não voltava. Os pretendentes à mão de sua esposa diziam-lhe que certamente a expedição estava perdida e que De Soto não voltaria nunca mais. Ela porém, desprezando a todos eles, dizia: "Ele sempre voltou. Ele há de vol­tar". Durante três anos mais, ela manteve a esperança de seu retorno. Mas em vão, porque ele nunca mais voltou. De Soto perecera de febre e seu corpo fora lançado ao rio Mississipi. Que belo quadro de verdadeiro amor sua esposa ex­pressou. Diariamente nos defrontamos com situações que não podemos resolver. Mas uma coisa podemos fazer, com toda a certeza, é sermos leais a Cristo. Garfiel Evans (Cuba). 8.2.2008

  • Uma mulher a fazer montanhismo no Colorado encontrou outra mulher a coxear pelo caminho da montanha abaixo.  Num pé ela tinha calçado um sapato improvisado feito de galhos verdes envoltos numa tira de pano. “Perdi uma bota ao atravessar o ribeiro,” - explicou. “Espero conseguir chegar ao sopé da montanha antes de anoitecer.” A primeira montanhista vasculhou na sua mochila e tirou uma sandália desportiva. “Usa isto,”- disse. “Podes enviá-la pelo correio quando chegares a casa.” A mulher aceitou agradecida a sandália e prosseguiu pelo caminho. Alguns dias mais tarde a sandália chegou pelo correio com um bilhete que dizia: “Cruzei-me com várias pessoas que notaram a minha dificuldade, mas foi a única pessoa que me ofereceu alguma ajuda. Fez uma grande diferença. Obrigado por ter partilhado a sandália comigo.” 28.2.2008

  • O médico suíço Paul Tournier, em seu livro Culpa e Graça, diz que "a Bíblia ilumina nosso problema de modo notável". 14.3.2008

  • Disse alguém: "Se Deus pretende fazer alguma coisa maravilhosa, ele começa com um problema. Se Deus pretende fazer alguma coisa espetacular, ele começa com uma impossibilidade." 18.3.2008

  • "Nem sempre as dificuldades de um caminho significam que Deus não quer que andemos por ele. Henry W. Beecher. 26.3.2008

  • É por causa de sua desobediência que você está em apuros; não obstante, há um Deus misericordioso que ouve o clamor de Seus filhos. 5.4.2008

  • Um velho violinista explicou porque seu violino tinha grande qualidade. Ele era feito de um certo tipo de árvore européia. Mas nem todas as árvores daquele tipo produziam bons violinos como o seu. "As árvores na floresta, protegidas por outras árvores, não produziriam", disse ele. "Os bons violinos são fabricados com madeira das árvores que crescem em ladeiras, que são envergadas pelos ventos, que são castigadas pelo sol, cujas raízes têm que penetrar profundamente no solo em busca de água e que têm que ser robustas para sobreviver". Da mesma forma o cristão se torna mais forte e mais útil quando enfrenta e supera grandes testes. Não gostamos de passar por lutas, de caminhar em meio a tormentas, de encarar crises em nossa vida diária. Preferimos uma vida serena e tranquila, sem lutas e problemas, sem sustos e sem esforços. Ao menor sinal de dificuldades, clamamos ao Senhor pedindo que nos socorra, que nos segure com Suas fortes mãos e nos proteja de todo mal. Mas não foi assim quando Jesus esteve com Seus discípulos. Ele permitiu que passassem por vários momentos de aflição, que enfrentassem tempestades no Mar da Galiléia, que entendessem que cada luta era um momento de crescimento espiritual que os prepararia para enfrentar o mundo e alcançar grandes vitórias. 30.4.2008

  • Só sabe a profundidade do buraco quem cai nele. 7.5.2008

  • George Bernard Shaw disse certa vez: "A Inglaterra e a América do Norte são dois países separados por um idioma comum". Um exemplo do mundo dos esportes demonstra isso. Sou um fanático por beisebol e conheço muito bem a expressão "bola curvada". Trata-se de uma jogada em que a bola lançada muda de direção em pleno ar, enganando o oponente. Embora os jogos e culturas sejam diferentes, o conceito de bola curvada retrata uma realidade familiar em qualquer idioma. A vida está repleta de ocasiões em que inesperadamente recebemos uma "bola curvada" e ficamos vulneráveis. Em tais momentos de medo e confusão, é confortante saber que temos um Deus que é suficiente para qualquer desafio. Devemos esperar provações (1 Pedro 4:12). Mas talvez fiquemos chocados pelas circunstâncias que enfrentamos. Porém, Deus nunca é pego de surpresa! Ele permite as nossas provações, e ele pode nos capacitar a reagir de uma maneira que venha a honrá-lo. Pedro escreveu: "aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar sua vida ao seu fiel Criador e praticar o bem" (v. 19). Com a força de Deus, podemos enfrentar as jogadas mais importunas desta vida. 11.8.2008

  • "Muitas pessoas devem a grandeza de suas vidas aos problemas que tiveram de vencer." Baden Powell 18.8.2008

  • Há muitos anos atrás, Carl Reiner e Mel Brooks fizeram uma comédia chamada "O homem de 2013 anos de idade". Na peça, Reiner entrevista Brooks, que é o cavalheiro idoso. Em determinado momento, Reiner pergunta ao velho homem: "Você sempre acreditou no Senhor?" Brooks respondeu: "Não. Nós tivemos um sujeito em nossa aldeia chamado Phil, e por um tempo nós o adoramos". Reiner: "Você adorou um sujeito chamado Phil? Por que?" Brooks: "Porque ele era grande, ou seja, ele podia quebrar você ao meio com suas mãos!" Reiner: "Você fazia orações?" Brooks: "Sim, você gostaria de ouvir uma? Ó Phil, por favor, não seja mau, não nos machuque, não nos quebre ao meio". Reiner: "Quando você começou a adorar o Senhor?" Brooks: "Bem, um dia um grande temporal surgiu e um raio atingiu Phil. Nós nos reunimos ao redor dele e vimos que estava morto. Falamos, então, uns para os outros -- existe alguma coisa maior do que Phil!" Em sua sátira, os atores disseram uma grande verdade: "Existe algo maior que Phil". Sim, o Senhor é maior do que qualquer gigante, do que qualquer adversário, do que qualquer problema que tenhamos de enfrentar. Mesmo que a nossa vida passe por sérias crises materiais ou espirituais, temos a oportunidade de olhar para o Céu e clamar por nosso Pai, que é Onipotente e pode nos dar vitória sobre todas as lutas. 26.8.2008

  • O livro de Lew Wallace, Ben-Hur, conta a história de um aristocrata judeu atraiçoado pelo seu melhor amigo e é condenado a servir como escravo numa galera da Marinha Romana. Numa marcha forçada para o navio, Judah Ben-Hur conhece Jesus de Nazaré, cuja compaixão o enche de esperança. Mais tarde, Ben-Hur salva o Comandante Romano numa batalha. Como gratidão, o Comandante adopta Ben-Hur como filho, passando-o instantaneamente de escravo a herdeiro. É isso que nos acontece quando Deus nos adopta na Sua família. Mas grande privilégio acarreta consigo grande responsabilidade. Paulo disse que nós nos tornamos "herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se é certo que com Ele padecemos" (Rm. 8:17). O Evangelho não diz: "Vem a Jesus e vive alegremente para sempre." O plano de Deus para a educação dos Seus filhos inclui treino por meio de dificuldades. Os anos que Ben-Hur suportou as tribulações como escravo Romano fortaleceram-no e aumentaram a sua resistência. Finalmente ele derrotou o seu "amigo-tornado-inimigo" numa corrida de carros de combate. Como a resistência e o treino foram fundamentais para a vitória de Ben-Hur, assim também são vitais para a vitória na guerra do cristão contra o pecado e o mal. Os tempos difíceis que suportamos são o modo de Deus nos preparar para um maior serviço para a Sua glória. - C. P. Hia 26-08-2008

  • "Metade de nossos problemas vem de desejar tudo conforme nossos próprios interesses e a outra metade vem de consegui-los." 15.9.2008

  • Um homem foi fazer compras em um supermercado. Seu filho pequeno, seguia-o um pouco atrás, levando uma cesta grande na mão. Seu pai ia colocando, uma a uma, coisas na cesta que o filho carregava. Uma mulher, que também fazia compras no mercado, ficou incomodada com aquilo e disse: "Não é uma carga muito pesada para um menino pequeno como você?" O menino, voltando-se para a mulher, respondeu: "Oh, não se preocupe. Meu papai sabe quanto eu posso levar." Da mesma maneira, Deus conhece nossas limitações e não nos dá fardo algum que não possamos levar. Muitas vezes nos queixamos dos problemas que enfrentamos e lamentamos que Deus nos deixe entregues a fardos excessivamente pesados. Chegamos até a dizer que o Senhor não se importa com nossas aflições e que não nos ajuda a vencer as tribulações que tanto nos angustiam. Mas será isso verdade? Está realmente Deus nos sobrecarregando? Está Ele ignorando nossas lutas? A resposta é, com certeza, não! Ele nos ama e deseja o melhor para nós. Ele permite que passemos por provações para que sejamos fortes e mais do que vitoriosos. 15.9.2008

  • No médico, o sujeito desabafa: - Doutor, eu tô muito mal! Faz duas noites que eu não prego o olho! Assim que eu me deito, só fico pensando nos problemas. - Você só está um pouco estressado! Para resolver isso é muito simples, basta nunca levar os seus problemas para a cama. - De que jeito, doutor? A minha mulher não dorme sozinha de maneira nenhuma! 10.12.2008

  • Um dos hinos de Fanny Crosby, baseado em uma combinação dos versículos em Eclesiastes 12:6 e Apocalipse 22:4-5 era tão pessoal que por anos ela nunca deixou que outros o conhecessem. O professor Kenneth Osbeck conta que sua revelação para o público aconteceu da seguinte maneira: "Certo dia, em uma Conferência Bíblica, em Northfield, Massachusetts, Dwight Moody pediu à srta. Crosby que desse um testemunho pessoal relativo à sua fé e experiência cristã. A princípio ela hesitou, mas a seguir, levantou-se calmamente e disse: 'eu escrevi um hino que nunca foi publicado. Eu o chamo de Poema de Minha Alma. Quando, às vezes, eu enfrento problemas, eu o canto, repetidamente para mim mesma e ele traz conforto ao meu coração'. Ela o cantou enquanto muitos choravam: 'Em algum dia a cadeia de prata quebrará, e eu não mais, como agora, cantarei; mas será grande o gozo quando eu despertar dentro do palácio do Rei! E eu o verei face a face, e serei uma das salvas pela graça!' Na idade de 95 anos o desejo de Fanny Crosby, de ver o rosto do Senhor Jesus, foi realizado." É tão bom quando podemos enfrentar as lutas e problemas da vida olhando para o Céu. As tempestades parecem mais suaves, os ventos menos impetuosos, as crises mais suportáveis. Quando Cristo é nosso estandarte e a nossa confiança está colocada inteiramente nEle, mesmo nos momentos de maior aflição nós podemos cantar e sorrir. Ele é nossa força, nosso alento, nosso companheiro de todos os momentos. E, mesmo que a morte nos alcance, a certeza de saber que estaremos com Ele, face a face, enche nossa alma de regozijo e nosso coração de contentamento. Se as batalhas da vida têm entristecido o seu coração, creia no Senhor. Os raios de sol da sua felicidade dissiparão as nuvens da incerteza e farão brilhar os seus dias até a eternidade. 11.12.2008

  • "A crise". Um homem vivia à beira de uma estrada e vendia cachorros quentes. Ele não tinha rádio, televisão e nem lia jornais, mas produzia e vendia bons cachorros quentes. Ele se preocupava com a divulgação do seu negócio e colocava cartazes pela estrada, oferecia o seu produto em voz alta e o povo comprava. As vendas foram aumentando e, cada vez mais, ele comprava o melhor pão e a melhor salsicha. Foi necessário também adquirir um fogão maior para atender uma grande quantidade de fregueses. o negócio prosperava... seu cachorro quente era o melhor de toda região! Vencedor, ele conseguiu pagar uma boa escola para o filho. O menino cresceu e foi estudar economia numa das melhores faculdades do país. Finalmente, já formado, voltou para casa, notou que o pai continuava com a vidinha de sempre e teve uma séria conversa com ele: - pai, então você não ouve radio? você não vê televisão e não lê os  jornais? Há uma grande crise no mundo. A situação do nosso país é crítica. Está tudo ruim. O Brasil vai quebrar. Depois de ouvir as considerações do filho doutor, o pai pensou: bem, se meu filho que estudou economia, lê jornais, vê televisão, acha isto, então só pode estar com a razão. Com medo da crise, o pai procurou um fornecedor de pão mais barato (e, é claro, pior) e começou a comprar salsichas mais baratas (que eram, também, piores). Para economizar, parou de fazer cartazes de propaganda na estrada. Abatido pela noticia da crise já não oferecia o seu produto em voz alta. Tomadas essas "providências", as vendas começaram a cair e foram caindo, caindo e chegaram a níveis insuportáveis. o negócio de cachorros quentes  do velho, que antes gerava recursos até para fazer o filho estudar economia na melhor escola, quebrou. O pai, triste, então falou para o filho: - "você estava certo, meu filho, nós estamos no meio de uma grande crise." E comentou com os amigos, orgulhoso: - "bendita a hora em que eu fiz meu filho estudar economia, ele me avisou da crise..." Grande lição: vivemos em um mundo contaminado por más noticias e, se não tomarmos o devido cuidado, elas nos influenciarão a ponto de roubarem a prosperidade de nossas vidas. 16.1.2009

  • Quando trabalhava para o Departamento de Justiça dos EUA, Gary Haugen descobriu um grande problema. Ele pensou: alguém precisa fazer algo a respeito disto. Ele buscou à sua volta por alguém mais que pudesse reparar a injustiça e abuso de autoridade que ele havia descoberto. Mas, então, compreendeu que Deus estava olhando para ele mesmo. Em 1997, Haugen fundou a Missão Internacional da Justiça, para resgatar vítimas da violência, da exploração sexual, da escravidão e opressão. Assim como Moisés foi a resposta de Deus para a escravidão de seu povo no Egito (Êxodo 3:9-10), Gary Haugen e sua equipe também estão se tornando a resposta de Deus para aqueles que são escravos hoje em dia. Como disse Haugen: "Deus não tem um Plano B. O plano de Deus é você. Você é a resposta". Deus nos coloca em circunstâncias únicas, onde nossas habilidades combinam com o problema que ele quer solucionar. Jesus disse que aquilo que fazemos aos necessitados estamos fazendo para ele (Mateus 25:35-40). Você encontrou um problema? Como você poderá ser a solução de Deus? Talvez Deus quer que você seja a resposta para a oração de alguém. 28.1.2009

  • Na prosperidade nossos amigos nos conhecem; na adversidade, nós ficamos conhecendo quem são realmente nossos amigos. (Churton Collins) 6.2.2009

  • Durante o período em que eu estava aprendendo a usar o computador comecei a ficar preocupado com o barulho que vinha dele. Parecia que ele estava trabalhando embora nada estivesse mudando na tela. Liguei imediatamente para o representante, preocupado e ele me respondeu: Não se preocupe, provavelmente o computador está trabalhando em uma das funções por trás da tela e você não pode ver. Comecei então a pensar na frase "por trás da tela" e comecei a perceber como eu era orientado visualmente. Preocupado por não ver o que estava acontecendo. Aí então lembrei-me do meu relacionamento com Deus e quão dependente eu sou de ver os resultados da sua atuação. Quando não vejo os resultados esperados, quando "nada" acontece eu assumo que Deus não está fazendo nada. Mas ele muitas vezes trabalho por trás da "tela da vida". Se eu em determinados momentos não vejo a mão de Deus atuando me protegendo, guiando, eu posso estar seguro de que Ele está trabalhando a meu favor por trás da cena do cotidiano. Existe uma situação na sua vida hoje que você não está vendo a ação de Deus? Talvez as circunstâncias da sua vida estejam resistindo qualquer tentativa de mudança que você já fez. Apesar de você ter a impressão de que nada está acontecendo, não desanime e busque a Deus pois Ele não está parado mas está "trabalhando por trás da tela da vida a seu favor". "Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e ele tudo fará." Bíblia, livro de Salmos, capítulo 37 verso 4. 3.3.2009

  • Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda. O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu do seu carro furou e ele deixou de ganhar uma hora de trabalho. A sua serra elétrica quebrou, ele cortou o dedo, e finalmente, no final do dia, o seu carro não funcionou. O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para Casa e, durante o caminho, o carpinteiro não falou nada. Quando chegaram a sua Casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família. Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos. Depois de abrir a porta da sua Casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um Grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa. Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou por que ele havia tocado na planta antes de entrar em Casa. "Ah", respondeu o carpinteiro, "esta é a minha planta dos problemas. "Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em Casa, e os pego no dia seguinte." "E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior...". 15.4.2009

  • Essas tempestades tropicais, com ventos que vão acima de 300 quilometros por hora, acompanhados de chuvas torrenciais, raios e relampagos, podem ser devastadoras. Contudo, cientistas nos informam que esses furacões tem um valor incrível. São eles que dissipam uma grande porcentagem do calor opressivo acumulado no equador; também são indiretamente responsáveis pela maior parte das chuvas que ocorrem nas florestas das Américas do Sul e do Norte. A conclusão final a que chegamos é que os furacões oferecem à humanidade muito mais beneficios do que podemos imaginar. As Escrituras nos ensinam que as aflições que Deus permite que sobrevenham a seus filhos são muito semelhantes aos furacões. Elas chegam de maneira violenta, trazendo com elas dores e promovendo grandes devastações. No entanto, são essas mesmas aflições que tem o incrível potencial de produzir eternos dividendos. Se você se encontra em meio a um furacão... não desista! Ele é temporário; logo vai passar, e os resultados certamente poderão transformar a sua vida para todo o sempre! 16.4.2009

  • Ao ser cumprimentado pelos seus saborosos biscoitos caseiros, o cozinheiro de um popular Centro de Conferências Cristãs falou ao Dr. Harry Ironside: -- Considere apenas os ingredientes utilizados para se fazer esses biscoitos. A farinha por si só não tem bom sabor, nem o fermento em pó, nem a manteiga, nem os demais. Porém, quando eu os misturo e coloco no forno, ao sair tudo está muito bom. Muitas situações por que passamos parecem insípidas e até ruins, mas Deus pode misturá-las numa perfeita combinação e, transformar tudo em um perfeito banquete. Bem-aventurados  somos quando aprendemos a colocar cada área de nossas vidas no altar de Deus. Ele tem o melhor para nós e, certamente, fará de tudo para que a nossa felicidade seja completa. Cada  passo que damos, cada investida na busca de um grande propósito, cada esforço dispendido na concretização de um sonho, nada será inútil se a nossa confiança estiver alicerçada no Senhor. Mesmo que as etapas percorridas pareçam infrutíferas, sabemos que o Senhor juntará tudo e o resultado será um banquete de alegria e bênçãos. Muitas vezes nos inquietamos com insucessos passageiros. Deixamo-nos abater pela circunstância momentânea e queixamo-nos por não alcançar o tão sonhado objetivo. O que não percebemos é que aquele minúsculo fracasso nada mais é do que um ingrediente para a construção do bolo de nossa felicidade. A vida não é constituída apenas de vitórias, aplausos ou honrarias. Para se chegar a um lugar determinado, muitas vezes, além dos pastos verdejantes, precisamos molhar os pés em pântanos e esforçarmo-nos atravessando montes. Mas, o que nos motiva em todo o percurso é saber que, com perseverança e fé, mesmo diante das dificuldades do caminho, nós chegaremos lá. 17.4.2009

  • Um homem, certa vez, tentou matar Samuel L. Brengle lançando um tijolo em sua cabeça. Brengle sobreviveu ao ataque, mas  passou um longo tempo em recuperação. Durante o tempo de convalescência ele escreveu muitos artigos inspiradores que foram colocados em um livro cujo título era "Auxílios PARA a SANTIDADE". O livro se tornou um grande sucesso. A esposa do Brengle dizia: "Se não houvesse o tijolo, não haveria o livro!" Ela guardou o tijolo e escreveu nele algumas palavras do Velho Testamento. Eram as palavras de José para os irmãos que o venderam como escravo: "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem". É comum isso acontecer conosco. Aquilo que nos parece ser a pior coisa já acontecida em nossa vida acaba se tornando, mais tarde, o ponto de partida para um grande triunfo. Muitas vezes murmuramos por um acontecimento negativo em nossas vidas. Achamos que tudo deu errado, que o Senhor não nos abençoou e, pouco tempo depois, constatamos que a bênção foi muito maior do que aquilo que esperávamos. Deus é sábio e nos reserva sempre o melhor. E para nos abençoar grandemente é capaz de nos dizer "não". Ele sabe que poderemos ficar tristes e abatidos com aquela resposta, mas sabe também que nos alegraremos muito mais quando a grande bênção por Ele preparada for derramada sobre nós. Assim como o Senhor transforma todo o mal contra nós em momentos de grande júbilo, também utiliza os fracassos como ponto de partida para grandes vitórias. Se a tristeza nos fere o coração durante a noite, a manhã trará uma alegria sem medida. Se os nossos dias estão imersos em trevas, logo voltará a brilhar o sol trazendo a felicidade. Com Cristo, até o mal será sempre bem. 27.4.2009

  • PEDRA - O distraido nela tropecou... O bruto a usou como projetil. O empreendedor, usando-a, construiu. O campones, cansado da lida, dela fez assento. Para meninos, foi brinquedo. Drummond a poetizou. Ja David matou Golias e Michelangelo extraiu-lhe a mais bela escultura... E em todos esses casos, a diferenca nao esteve na pedra, mas no homem! Nao existe "pedra" no seu caminho que nao possa ser aproveitada para o seu proprio crescimento. 28.4.2009

  • Um senhor vivia sozinho em Minnesota. Ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado. Seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava na prisão. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho: Querido Filho, estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorou flores e esta é a época certa para o plantio. Mas eu estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão. Com amor, Seu Pai. Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama: PELO AMOR DE DEUS, Pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos. Como as correspondências eram monitoradas na prisão, às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes do FBI e policiais apareceram e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar qualquer corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi a resposta: Pode plantar seu jardim agora, amado Pai. Isso foi o máximo que eu pude fazer no momento. Estratégia é tudo!!! Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis. Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas. Ter problemas na vida é inevitável, Ser derrotado por eles é opcional. 4.5.2009

Briga, Crise, Dificuldade, Problema

  • "Na tempestade", disse um velho marujo, "só há uma coisa que se pode fazer — uma só: pôr o navio em determinada posição, e conservá-lo nela." Crente, é isso que temos que fazer. Às vezes, como Paulo, não vemos nem o sol nem as estrelas, e a tempestade que cai não é pequena. Só há uma coisa a fazer — uma só. A razão não nos pode ajudar; as experiências passadas não nos trazem luz. Até a oração parece não trazer consolo. Só resta um caminho. Temos que pôr a alma em determinada posição, e ali ficar. Temos que estar escorados no Senhor; e venha o que vier — onda ou vento, trovões ou raios, vagalhões ou rochedos perigosos — não importa o quê, nosso lugar é estar atado ao leme, na certeza de que Deus é fiel; de que Ele assumiu um compromisso para conosco em Sua aliança; de que Ele nos tem amor eterno em Cristo Jesus. — Richard Fuller 5.5.2009

  • Deus não tem problemas. Ele só tem planos. Corrie Ten Boom14.5.2009

  • Um forte tronco não cresce sob a brisa; quanto maior o vento, mais forte será a árvore. J. Willard Marriott 19.5.2009

  • Para valorizar a âncora, precisamos sentir o estresse da tempestade.29.6.2009

  • A adversidade desperta em nós capacidades que, em circunstâncias favoráveis, teriam ficado adormecidas. (Horácio)1.7.2009

  • Em uma determinada aldeia, nenhum comerciante queria tornar-se vendedor de sapatos porque a população ali andava descalça. O comentário era que não havia nenhuma possibilidade de alguém ser bem-sucedido vendendo sapatos naquele lugarejo. Porém, certo comerciante que tinha um faro aguçado para os negócios assim mesmo resolveu arriscar e comercializar sapatos naquela região. Ele disse: "Há grande possibilidade de eu vender muito sapato aqui nesta terra de descalçados". E passou a dar de graça pares de sapatos para algumas pessoas. A população gostou da novidade, e pouco tempo depois todos queriam usar sapatos, e o comerciante tornou-se um bem-sucedido empresário. De qual perspectiva você tem encarado as adversidades? Será que você as tem observado através de uma perspectiva espiritual? Ou será que tem observado apenas através da ótica humana? Se você tem observado as adversidades pela ótica humana, saiba que o homem natural não pode compreender as coisas espirituais, porque lhe parecem loucura. Ore neste dia pedindo ao Senhor que lhe abra os olhos espirituais e o faça entender porque muitas vezes passamos por provações. O segredo de nossa vida em Cristo está ligado ao modo como encaramos as adversidades da vida. Malafaia 1.7.2009

  • Provavelmente, você já teve uma experiência semelhante a esta: Alguém pergunta como você está.  Parece estar interessado, mas ao começar a compartilhar seus problemas, você percebe que a pessoa não está realmente interessada; estava apenas sendo gentil.  A maioria das pessoas têm tantos problemas que simplesmente não sabem o que fazer com mais problemas.  Nosso Pai no céu, no entanto, diz: “Lance toda a sua ansiedade para mim.  Você pode compartilhar todas elas comigo, porque eu realmente tenho cuidado de você”.7.7.2009

  • Estava em um ônibus quando ouvi a conversa de duas adolescentes: - Você sabe qual é a diferença de “probrema” para “pobrema”? Não, disse a segunda adolescente. Pois é, replicou a que fez a pergunta, dizendo: “probrema” é aquilo que você causa nos outros. Já “pobrema” é aquilo que os outros causam em você.7.7.2009

  • Problemas é aquilo que Deus usa a fim de prepara-lo para coisas muito melhores.  Aline DaSilva 28.10.2009

  • O cristão nunca deve permitir que a adversidade o derrube, a não ser que seja de joelhos. (Mathew Nicholson) 28.10.2009

  • O propósito de Deus é incomparavelmente maior do que o seu problema.  Larry Lea 1.12.2009

  • "Se a vida fosse fácil, bebê não nascia chorando." 16.12.2009

  • Fiquei pensando nas adversidades da família de Jesus por ocasião do seu nascimento... Uma gravidez absurda, que quase põe fim a um casamento previamente acertado... Uma viagem em condições precárias, por causa de um governo voraz... O parto num lugar inadequado por estar ocupado o quarto de hóspedes... A permanência de uma família na casa de parentes por vários meses (talvez por mais de um ano)... A ameaça de morte para o bebê... A necessária viagem para um país distante. Assim mesmo o projeto de Deus se realizou, para a nossa salvação. É bom lembrar disto quando temos que enfrentar os nossos Herodes. Israel Belo de Azevedo 13.1.2010

  • As aflições da vida são as grandes oportunidades de Deus. Jack Miller 9.2.2010

  • Um mar calmo jamais produz um marinheiro habilidoso. Provérbio inglês. 11.2.2010

  • Ernest Shackleton foi um grande explorador que enfrentou uma séria crise de vida ou morte juntamente com sua tribulação, quando teve que abandonar sua embarcação nas águas glaciais ao redor da Antártica. Era 1914, e a expedição de Shackleton tinha planejado cruzar as terras do continente congelado, fato que nenhum outro havia feito até então. Quando a embarcação chegou, ficou presa no gelo e afundou. A tripulação começou um teste de sobrevivência não programado de dezoito meses. Eles se mantiveram vivos flutuando, à deriva, sobre blocos de gelo até que alcançaram uma ilha onde estabeleceram um acampamento. Quando sua provisão de alimentos começou a escassear, Shackleton e alguns membros da tripulação tomaram um barco salva-vidas que conseguiram preservar e, com ousadia, viajaram 800 milhas até uma estação de pesca de baleias. Mais tarde retornaram com um navio e todos os vinte e sete homens sobreviveram à provação. Eles representam dois tipos de pessoas durante uma crise: os que esfriam e os que, focados em um objetivo, não desanimam. Shackleton pode ter encalhado em um dos lugares mais frios do planeta, mas ele e sua equipe nunca esfriaram. Como temos reagido ao enfrentarmos momentos de crise? Temos estado preparados para superar os problemas, com determinação e perseverança, confiando firmemente no Deus ao qual servimos e que nos prometeu vitórias? Ou costumamos esfriar na fé e desistir diante do primeiro fracasso? Muitas vezes, em busca de nossos ideais, constatamos que o barco de nossos propósitos encalha e até afunda, deixando-nos à deriva e sem saber para onde estamos indo. Quando isso acontece, é imprescindível que nos mantenhamos firmes e que, com perseverança, continuemos focados na conquista de nossos sonhos. Não se deixe esfriar pelas lutas da vida. Convide Cristo a viajar com você e mesmo diante das crises você alcançará a vitória. 12.2.2010

  • Os problemas têm a habilidade de lhe transmitir poder e motivação tanto para impulsioná-lo a seguir adiante quanto para paralisá-lo. Você pode interpretá-los com uma desculpa para o fracasso ou como degraus para o sucesso.  Jim White 12.2.2010

  • Mais vale uma pedra no caminho, do que duas no rim. 12.2.2010

  • Um paciente vai a um consultório psicológico e diz pro doutor: - Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco! - Deixe-me tratar de você durante dois anos - diz o psicólogo. - Venha três vezes por semana e eu curo este problema. - E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente. - R$ 120,00 por sessão - responde o psicólogo. - Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito. Passados seis meses, eles se encontram na rua. - Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo. - A 120 paus a consulta, três vezes por semana, dois anos, ficaria caro demais, aí um sujeito num bar me curou por 10 reais. - Ah é? Como? - pergunta o psicólogo. O sujeito responde: - Por R$ 10,00 ele cortou os pés da cama... Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples! HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!!! Foque uma solução ao invés de ficar pensando no problema. 16.2.2010

  • Focalize 90% do seu tempo nas soluções e apenas 10% na preocupação do problema. Anthony J.D Angelo 2.3.2010

  • É uma poesia de quinta categoria, mas, vai lá: “Não diga a Deus que seu problema é grande; diga ao seu problema que o seu Deus é grande”. 10.6.2010

  • O Caipira na Cidade. Estava dois caipiras andando pela cidade. Daí um vê um prédio e diz: - As pessoa daqui da cidade é tudo burra. - Por que, sô? - Eles põe uma casa em cima da otra e escreve: “Édifício”(Edifício) 26.8.201

 

  • Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, resolveu entregar sua alma a Deus. Durante muitos anos trabalhou com afinidade, praticou a caridade, mas, apesar de toda sua dedicação, nada parecia dar certo na sua vida. Muito pelo contrário: seus problemas e dívidas acumulavam-se cada vez mais. Uma bela tarde, um amigo que o visitara -- e que se compadecia de sua situação difícil -- comentou: "É realmente estranho que, justamente depois que você resolveu se tornar um homem temente a Deus, sua vida começou a piorar. Eu não desejo enfraquecer sua fé, mas apesar de toda a sua crença no mundo espiritual, nada tem melhorado. O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que procurava. Eis o que disse o ferreiro: Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espadas. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço num calor infernal, até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada. Logo, ela é mergulhada num balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir esse processo até conseguir a espada perfeita: uma vez apenas não é suficiente. O ferreiro deu uma longa pausa, pensou um pouco mais e continuou: As vezes, o aço que chega até minhas mãos não consegue aguentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha ferraria. Mais uma pausa e o ferreiro concluiu: Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceito as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: "Meu Deus, não desista, até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser -- mas jamais me coloque no monte de ferro-velho das almas". 27.8.2010

  • Você nunca será a pessoa que você pode vir a ser se pressão, tensão e disciplina forem retiradas da sua vida.  James G. Bilkey 17/2/2011

  • "As vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima". 7/3/2011

  • O presidente Woodrow Wilson disse: "Não devemos usar apenas toda a inteligência que temos, mas também toda aquela que conseguirmos emprestada." Outro presidente, Lyndon Johnson, afirmou: "Não existem problemas que não possamos resolver juntos, e muito poucos que sejamos capazes de resolver sozinhos." 22/3/2011

  • Corrie Teen Boom, em "Lugares Escondidos" relata um incidente que lhe ensinou um grande princípio. Ela e sua irmã Betsy acabavam de ser transferidas para o pior campo de prisão alemã que já tinham visto, Ravensbruck. Ao entrarem no alojamento, verificaram que estava infestado de pulgas. A leitura das Escrituras, naquela manhã, lhes orientava a estar sempre alegres, a orar sem cessar e dar graças em qualquer circunstância. Betsy disse a Corrie para interromper, por instantes, a leitura da Palavra para que orassem agradecendo a Deus por cada detalhe naquele alojamento. Corrie, a princípio, recusou-se a agradecer pelas pulgas, mas Betsy insistiu. Finalmente ela concordou. Durante os meses que passaram naquele campo elas ficaram surpresas pelo fato de poderem manter as reuniões de oração e estudo da Bíblia sem a interferência dos guardas. Somente muitos meses depois elas ficaram sabendo que os guardas não entravam naquele campo por causa das pulgas. Muitas vezes, aquilo que nos parece ruim e motivo de grande tristeza e frustração, pode ser, na realidade, uma grande bênção para nossa edificação e crescimento espiritual. Deus tem Sua forma de agir e, sempre, o que faz é para o nosso bem e para nossa felicidade. O que precisamos compreender é que "todas as coisas cooperam para o nosso bem" e que precisamos ter os olhos espirituais abertos para entender o propósito de Deus em cada situação. Nem tudo que julgamos bom é o melhor para nós e nem tudo que achamos ruim pode se traduzir como fracasso. Às vezes, são os momentos mais turbulentos de nossa caminhada que nos levam, verdadeiramente, ao regozijo das grandes conquistas. Você costuma reclamar das "pulgas" que enfrenta? Talvez elas sejam a maior bênção de toda a sua vida. 11/7/2011

  • A ratoeira Um rato, olhando pelo buraco na parede, vê o fazendeiro e sua esposa abrindo um pacote. Pensou logo no tipo de comida que poderia haver ali. Ao descobrir que era uma ratoeira ficou aterrorizado. Correu ao pátio da fazenda advertindo a todos – Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira na casa! A galinha, então, disse: - Desculpe-me Sr. Rato, eu entendo que isso seja um grande problema para o senhor, mas não me incomoda. O rato foi até o porco e lhe disse: - Há uma ratoeira na casa, uma ratoeira! - Desculpe-me Sr. Rato, disse o porco, mas não há nada que eu possa fazer, a não ser rezar. Fique tranquilo que o senhor será lembrado nas minhas preces. O rato dirigiu-se então à vaca. Ela lhe disse: - O que Sr. Rato? Uma ratoeira? Por acaso estou em perigo? Acho que não! Então o rato voltou para a casa, cabisbaixo e abatido, para encarar a ratoeira do fazendeiro. Naquela noite ouviu-se um barulho, como o de uma ratoeira pegando sua vítima. A mulher do fazendeiro correu para ver o que havia caído na ratoeira. No escuro, ela não viu que a ratoeira havia prendido a cauda de uma cobra venenosa. E a cobra picou a mulher… O fazendeiro a levou imediatamente ao hospital. Ela voltou com febre. Todo mundo sabe que para alimentar alguém com febre, nada melhor que uma canja de galinha. O fazendeiro pegou seu cutelo (pequeno facão) e foi providenciar o ingrediente principal. Como a doença da mulher continuava, os amigos e vizinhos vieram visitá-la. Para alimentá-los o fazendeiro matou o porco. A mulher não melhorou e acabou morrendo. Muita gente veio para o funeral. O fazendeiro então sacrificou a vaca, para alimentar todo aquele povo. Na próxima vez que você ouvir dizer que alguém está diante de um problema e acreditar que o problema não lhe diz respeito, lembre-se que, quando há uma ratoeira na casa, toda a fazenda corre risco. “O problema de um é problema de todos quando convivemos em equipe.” O sucesso de qualquer negócio depende de todos nós. 1/11/2011

  • Um rei recebeu como obséquio dois filhotes de aves de caça e os entregou ao mestre da “cetreria” para que os treinasse para a próxima temporada de caça, entretenimento dos nobres da época, enquanto esperavam por alguma guerra. Passados alguns meses, o instrutor comunicou ao rei que uma das aves já estava com toda sua performance de caça pronta para ser testada, mas que a outra ave não tinha se movido do seu galho desde que tinha chegado ao palácio, a tal ponto de que tinham que lhe alcançar a comida, para que não morresse de fome. O rei, um sujeito muito hábil, mandou chamar curandeiros e até senadores para que verificassem qual o problema com a ave, mas de nada adiantou, ela não saía do lugar... Pelas janelas dos seus aposentos o monarca podia ver o pássaro imóvel no galho, e mesmo que sua pose fosse autêntica e seu corpo delineado, faltava-lhe a qualidade principal que era voar. Publicou por fim um anúncio entre seus súditos procurando alguém que ensinasse o pássaro a voar. Na manhã seguinte, viu a ave voando agilmente pelos jardins! – Traga-me o autor desse milagre! Quero recompensá-lo e aprender sua técnica mágica – disse o rei. Quando o sujeito é apresentado, o rei lhe pergunta: – Como conseguiste? Tu és mágico, por acaso? E o homem respondeu: – Não alteza, apenas observei que se cortasse o galho onde a ave se agarrava, ela iria precisar de algo mais, e isso eram suas asas... Talvez você esteja se perguntando o porque de estar acontecendo algo ruim em sua vida. Um emprego que se vai, um familiar que nos deixa, e muitas outras situações, talvez você estava confiando em algo ou em alguém, e isso lhe foi tirado. Para que você aprenda a voar. 23/1/2014

  • O urso veio e preparou Davi para o leão. O leão veio e preparou Davi para Golias. Golias veio e preparou Davi para Saul.  Saul veio e preparou Davi para o Trono.  Deus permite as situações aparentemente impossíveis em nossas vidas, para nos levar a lugares maiores. 23/11/2017

  • Um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz veio trazer a notícia de que um dos seus cavalos havia caído num velho poço abandonado. O fazendeiro foi rapidamente ao local do acidente, avaliou a situação, certificando-se de que o animal não se machucara, mas pela dificuldade e o alto custo de retirá-lo do fundo do poço, achou que não valeria a pena investir numa operação de resgate. Tomou então a difícil decisão: Determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo. E assim foi feito, os empregados, comandados pelo capataz começaram a jogar terra para dentro do buraco de forma a cobrir o cavalo. Mas à medida que a terra caía em seu dorso, o animal sacudia e ela ia se acumulando no fundo, possibilitando ao cavalo ir subindo. Logo, os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar, mas ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que enfim, conseguiu sair. Sabendo do caso, o fazendeiro ficou muito satisfeito e o cavalo viveu ainda muitos anos servindo ao dono da fazenda. Conclusão: Se você estiver "lá embaixo", sentindo-se pouco valorizado, quando, já certo de seu desaparecimento, os outros jogarem sobre você a terra da incompreensão, da falta de oportunidades e de apoio, lembre-se desse cavalo. Não aceite a terra que cai sobre você... Sacuda-a e suba sobre ela. E, quanto mais terra, mais você vai subindo... subindo... subindo, aprendendo a sair do buraco... Pense nisso! 24/11/2017

  • Retire o "s" da palavra "crise" e ficará "crie". Crie! Crie momentos de oração! Deus abrirá os céus. 26.04.2019

  • Tempos difíceis. De um post na Internet: "Antigamente quando um pastor pregava contra o pecado as pessoasmudavam de vida, hoje elas mudam de igreja". 24.05.2019

bottom of page