top of page

  • O poder purificador do sangue de Cristo pode remover a mancha mais profunda do pecado.

  • Davi, o grande rei de Israel, viveu dias áureos, vendo o seu povo respirar liberdade, adorar a Deus com devoção, alcançar o apogeu da nação israelita diante dos povos vizinhos. Amava tanto a Deus que, antes de construir a sua casa, preparou tudo para erguer o majestoso tempo de Jerusalém. No entanto, o inimigo tentou aquele servo de Deus, levando-o a cobiçar mulheres e adulterar com Batseba, mulher de seu fiel general Urias. Davi procura reparar o seu erro, cometendo outro pior - manda colocar Urias numa frente de batalha. O esperado aconteceu. Urias morreu no combate e Davi se casou com Batseba. Mas a Bíblia diz que "o salário do pecado é a morte". O filho do pecado morre, Davi cai em si, avalia o tamanho do seu erro, e perde a alegria e a paz. Abatido, humilha-se diante de Deus e exclama: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmo 51.10). Diante do arrependimento tão sincero e de sua humildade de coração, Davi é perdoado. Daí por diante recomeça sua vida. O Senhor lhe dá nova oportunidade. É sempre assim. Deus é bom. Davi recomeça a sua vida com Deus e é abençoado de tal maneira que chegou a ser chamado "o homem segundo o coração de Deus". Davi teve três filhos, dentre eles Salomão, o rei mais sábio e mais poderoso na terra, e dele descendeu o Salvador Jesus.

  • O grande filósofo Kierkegaard disse que a pureza de coração vêm àqueles que "querem uma coisa". Queria dizer com isso que a pureza de coração é uma qualidade achada somente naqueles que amam a Deus supremamente e cujas lealdades não são divididas. A pureza de coração será realizada em nós somente quando amarmos ao Senhor nosso Deus de todo coração, toda alma e todo nosso ser. O coração dividido nunca pode ser puro.

  • Um coração puro deixa ver Deus em todo o lugar.

  • Myer Perlman, judeu que se converteu a Cristo, tornando-se teólogo muito apreciado, escreveu na sua obra "Conhecendo as doutrinas da Bíblia": "Santo é uma palavra descritiva da natureza divina. O seu significado primordial é "separação"; portanto, a santidade representa aquilo que está em Deus que o torna separado de tudo quanto seja terreno e humano - isto é, sua perfeição moral absoluta e sua divina majestade (...). A santificação é tanto externa como interna. De modo externo é separado do pecado e dedicado a Deus; de modo interno é purificado do pecado. - Fernando Martinez.

  • O grande filósofo Kierkegaard disse que a pureza de coração vêm àqueles que "querem uma coisa". Queria dizer com isso que a pureza de coração é uma qualidade achada somente naqueles que amam a Deus supremamente e cujas lealdades não são divididas. A pureza de coração será realizada em nós somente quando amarmos ao Senhor nosso Deus de todo coração, toda alma e todo nosso ser. O coração dividido nunca pode ser puro.

  • O evangelista Tommy Tenney diz: “o arrependimento nos prepara para a presença de Deus. Pois é do quebrantamento que nasce a pureza”.

  • Na catedral de São Paulo em Londres, está o famoso quadro do artista Holman Hut, intitulado “The Light Of The World” (traduzir). Nele o artista representou Jesus à porta. A porta é o coração do homem. É noite. Uma coroa de espinhos está na fronte de Jesus significando seu amor pleno. A porta tem vários barrotes externamente e eles estão enferrujados. A hora está subindo. São sinais de que essa porta não se abre há muito tempo. Jesus está sozinho. Ele vem para encontrar cada pessoa pessoalmente. Usa vestes brancas simbolizando pureza. Tem um peitoral de jóias para indicar a riqueza da vida que promete conceder. Alguém, entretanto, observou ao artista que a porta não tem qualquer fechadura. Ao que ele explicou: “Aqui está representada a portão do coração, amigos; e esta é uma porta que só se abre pelo lado de dentro”. Por essa razão que lemos em Ap 2.10: “Se alguém abrir a porta, eu entrarei...”.

  • ...como cantava o cantor da MPB (Música Popular Brasileira): "Não tenha medo de ser feliz! Eu fico com a pureza da resposta da criança... é a vida, é bonita e é bonita... viver..."

  • Acho que Pilatos lava as mãos até hoje... elas nunca se tornarão limpas!

  • William Barclay: “O Cristianismo é acima de tudo o defensor da pureza...”. 17/1/07

  • Numa releitura atual do Salmo 15 a pastora metodista Hideíde Torres desenha: “O que não difama com seu teclado não faz mal ao próximo divulgando mensagens de conteúdo distorcido ou ofensivo, nem envia e-mails anônimos. O que, aos seus olhos, tem por desprezível toda página de internet que traz conteúdos reprováveis”. 9/2/07

  • Rubem Alves escreveu: “É BOM atentar para o que o papa diz. Porta-voz de Deus na Terra, ele só pensa pensamentos divinos”. Cristianismo Pleno. 20/3/07

  • Uma ovelha e um porco reagem de modo diferente num lamaçal. A ovelha que cai na lama não se sente feliz ali. Ela lutará e clamará até conseguir sair. Por outro lado, um porco anda sempre à procura dum lamaçal. Quando o encontra chafurda nele com roncos de satisfação. De fato grunhirá, se for feita uma tentativa para o tirar dali para fora. Por natureza, e sem a obra de convicção produzida pelo Espírito Santo, um pecador é como um porco que procura o mal e a tentação e não tem nenhum desejo de se livrar do pecado. Contudo, o seguidor de Cristo, é comparado, na Bíblia, a uma ovelha. Nunca deve ser encontrado no lamaçal do pecado. 1.2.2008

  • Um amigo mostrou a John Ruskin um lenço, no qual caíra um pingo de tinta preta, lamentando a perda do lenço tão valioso. Ruskin levou o lenço e o devolveu alguns dias depois ainda mais valorizado. Aproveitando o pontinho preto e usando tinta nanquim, acrescentara alguns desenhos e, pronto, salva­ra o pequeno tesouro. Se a vida de alguém está manchada, nas mãos de Cristo pode ser intei­ramente recuperada e tornada mais bela. 14.2.2008

  • A Palavra de Deus lava a mente da mesma forma que o sabão lava as mãos. 3.4.2008

  • A única maneira de a Palavra poder lavar sua mente e Deus conseguir operar em sua vida é lendo-A. 3.4.2008

  • Vi na televisão num programa ao vivo: Perguntaram para uma jovem noiva toda vestida de branco, de véu e grinalda: "Você vai se casar pura?" Depois de uma pausa rápida para formular a resposta, ela respondeu: "Vou me casar de branco". É uma pena: Casa-se de branco, mas poucas casam-se puras. 27.7.2008

  • Num dia de verão, certo viajante vagava à procura de descanso e prazer, perto da foz de um grande rio. Chegando a hora que a maré estava baixa, ele viu uma esplêndida fonte de água cristalina, fresca e pura jorrando das rochas. Duas vezes ao dia a água salgada subia acima daquela linda fonte de água fresca, cobrindo-a totalmente. Mas quando a maré esgotava as suas forças e se retirava para as profundezas do oceano, da fonte brotava a água pura e cristalina novamente. Se o coração do homem for realmente uma fonte do amor de Cristo, ele há de fazer brotar do seu interior a água pura e cristalina, mesmo por entre as ondas da política, dos negócios e das atividades mais variadas. E possível que a maré da vida, com seus interesses, tente suplantar e engolfar a fonte, mas o mundo esgotará as suas forças e aqueles que trazem em seu coração a presença do Espírito Santo serão sempre vitoriosos. Reaparecerão com mãos puras, corações limpos, manifestando a mente de Cristo, com a consciência livre de ofensa a Deus e aos homens.  Katherine Bevis. 10.12.2008

  • Quando eu era uma jovem esposa, meu marido trouxe um fogão novo para casa. Alguns dias depois, o homem que comprou nosso fogão velho me deu uma humilde lição sobre limpeza. Ele inspecionou cada parte, olhando dentro do fogão e abrindo cada boca. Depois ergueu a tampa do fogão. Para meu assombro, uma grossa camada de gordura e migalhas revestia toda a superfície. Mais tarde, ocorreu-me um pensamento: Não era apenas meu velho fogão que estava limpo por fora, mas imundo por dentro. Às vezes minha alma ficava na mesma condição. Posso parecer ter autocontrole e ser amável em público, mas, quando me zanguei em casa, minha voz elevou-se com raiva, atirando palavras injuriosas contra minha família. Julgando o comportamento dos outros, sentia-me tentada a comportar-me da mesma maneira. Muitas vezes, abriguei pensamentos hostis e agarrei-me ao rancor. Mas uma alma pecaminosa pode ser inteiramente purificada. Quando confessamos nossos pecados. Deus fielmente os perdoará e nos purificará de toda a maldade. Não depende de nosso esforço, mas da graça de Deus. Um simples e sincero"por favor, me perdoe" traz purificação. 27.1.2009

  • O pastor Luis estava pregando sobre a expansão do pecado, e disse enfaticamente: "Ele está em todo lugar!". Ele contou que enquanto esperava o sinal mudar, viu o homem do carro à sua frente terminar sua garrafa de Coca-Cola, abrir a porta, colocar a garrafa de vidro na rua e ir embora. Luis disse: "Isso estava errado! Foi um pecado egoísta! Ele poderia ter causado um acidente ou permitido que o pneu de alguém furasse". Normalmente não caracterizamos o "jogar lixo na rua" como pecado, mas é uma evidência clara do egoísmo inerente à nossa natureza. Mais tarde, quando Luis estava cumprimentando as pessoas na porta, um professor de teologia de uma universidade cristã local disse calmamente, enquanto passava pelo pastor: "O pecado joga a garrafa na rua, mas a graça o pega". Agora, muitos anos mais tarde, Louie não esqueceu a lição daquele princípio bíblico. Ele vem exatamente de Romanos 5, um dos textos mais nobres da Bíblia, que descreve a graça de Deus. A transgressão de Adão trouxe o pecado ao mundo (Romanos 5:12) e suas conseqüências atingiram a todas as pessoas. Mas Deus respondeu com graça, oferecendo perdão através de seu filho a todos que escolhem crer nele. A raça humana pecou e Deus respondeu com graça abundante (Romanos 5:20). Deus faz infinitamente mais do que "pegar a garrafa", ele purifica o coração do transgressor! 27.1.2009

  • Este verso intrigou as mulheres e elas se perguntaram o que esta afirmação significava quanto ao caráter e natureza de Deus. Uma das mulheres se ofereceu para tentar descobrir como se realizava o processo de refinamento da prata e voltar para contar ao grupo na próxima reunião do estudo bíblico. Naquela semana esta mulher ligou para um ourives e marcou um horário com ele para assisti-lo em seu trabalho. Ela não mencionou a razão de seu interesse na prata, nada além do que sua curiosidade sobre o processo de refinamento da mesma. Enquanto ela o observava, ele mantinha um pedaço de prata no fogo e deixava-o aquecer. Ele explicou que no refinamento da prata devia-se manter a prata no meio do fogo onde as chamas eram mais quentes de forma a queimar todas as impurezas. A mulher pensou em Deus mantendo-nos em um lugar tão quente. Depois, ela pensou sobre o verso novamente... "Ele se assenta como um fundidor e purificador da prata". Ela perguntou ao ourives se era verdade que ele tinha que se sentar em frente ao fogo o tempo todo que a prata estivesse sendo refinada. O homem disse que sim, ele não apenas tinha que se sentar lá segurando a prata, mas também tinha que manter seus olhos na prata o tempo inteiro. Se a prata fosse deixada apenas por um momento em demasia nas chamas, ela seria destruída.  A mulher silenciou por um instante. Depois, ela perguntou:  - "Como você sabe quando a prata está completamente refinada?" E o homem respondeu: - "Oh, é fácil!O processo está pronto quando vejo minha imagem refletida nela". 5.2.2009

  • Durante uma visita a um setor de máquinas de uma indústria, alguém se deteve olhando um homem que trabalhava com um maçarico cuja chama era de alta intensidade sobre imensas placas de aço. Havia ocasiões, entretanto, que a chama não parecia surtir efeito sobre as placas. Quando isso acontecia, uma substância química era aplicada sobre o remendo resistente, e imediatamente o corte podia ser retomado. O trabalhador explicou que embora a chama fosse capaz de cortar uma chapa de oito polegadas de espessura, se encontrasse a mais leve membrana de ferrugem na  superfície, não conseguiria penetrá-la. Eu creio que isso retrata fielmente o cristão. O Espírito Santo está buscando trabalhar em nossas vidas de maneira perfeita para a glória de Deus. Quando nossa vida é pura, Ele consegue trabalhar bem em nós e o nome do Senhor é glorificado em cada uma de nossas atitudes. Se nos mostramos carnais ou mesmo apostatamos da fé, Seu trabalho é dificultado até que nos coloquemos novamente em Sua presença e estejamos mais uma vez purificados. Temos permitido que o Espírito trabalhe com facilidade em nós e através de nós ou temos dificultado o mover do Senhor através de gestos de rebeldia, egoísmo, vaidades e falta de amor? Somos pessoas amáveis e gentis com todos ou de difícil trato, cheias de vontade própria e insensibilidade? Se você sente que ainda são necessários alguns reparos em sua vida espiritual e se o trabalho de Deus em você às vezes dói um pouco, não se queixe e nem se lamente. Logo sua vida estará completamente limpa e o Senhor poderá operar grandes maravilhas e fazer de seus dias mananciais de felicidade. Peça a Deus para limpar toda ferrugem espiritual de sua vida. 15.4.2009

  • Nossa família tinha acabado de chegar ao chalé do lago que alugáramos por uma esperada semana de férias, quando minha esposa descobriu provas irrefutáveis da presença de aranhas e ratos na casa. Não significa que nunca tínhamos encontrado algo assim, mas esperávamos que o chalé estivesse limpo e preparado para nossa estadia lá. Ao invés disso, os balcões, as camas e os armários estavam sujos com resíduos da infestação, exigindo muita limpeza antes de nos instalarmos. Não era uma casa ruim; ela apenas tinha ficado abandonada. Podemos ser culpados de lidar com o nosso coração da mesma maneira que aquele chalé estava mal conservado, Nossos “lugares descuidados” podem se tomar um solo fértil para a infestação de pensamentos errados, atitudes incorretas, ou comportamento pecaminoso – criando problemas que exigem enorme atenção para serem corrigidos. O caminho sábio é reconhecer que precisamos cuidar dos nossos corações permanecendo na Palavra de Deus e abraçando suas verdades. Em Salmo 119:11, o rei Davi reconheceu o perigo de não alicerçarmos nossas vidas nas Escrituras, e disse. “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Concentrando-nos na Palavra, construiremos vidas espirituais fortes que nos ajudarão a evitar os perigos que crescem, inevitavelmente, em lugares descuidados. —WEC (Nosso Andar Diário – Julho a Agosto de 2009) 28.1.2010

  • Eu não permitirei que ninguém ande por minha mente com seus pés sujos Ghandi 19.4.2010

  • 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...' - Esse versículo bíblico intrigou umas mulheres de um estudo bíblico e elas ficaram pensando o que essa afirmação significava em relação ao caráter e à natureza de Deus. Uma delas ofereceu-se para descobrir sobre o processo de refinamento da prata para o próximo estudo bíblico. Naquela semana, a mulher ligou para um ourives e marcou um horário para assisti-lo trabalhar. Ela não mencionou a razão do seu interesse e só disse estar curiosa para conhecer o processo. Ela foi assisti-lo. Ele pegou um pedaço de prata e o segurou sobre o fogo, deixando-o esquentar. Ele explicou que, no refinamento da prata, é preciso que se segure a mesma bem no centro da chama, onde é mais quente e queima-se as impurezas. A mulher pensou sobre Deus, que às vezes, segura-nos em situações 'quentes' e pensou novamente no versículo: 'E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata...' Ela perguntou para o artesão se ele tinha mesmo que ficar sentado o tempo todo na frente do fogo enquanto a prata estava sendo refinada. Ele disse que sim; que não somente ele tinha que ficar lá, segurando a prata, mas que ele tinha que, também, manter seus olhos na mesma o tempo todo que ela estivesse nas chamas. Se a prata ficasse um minuto a mais no fogo, seria destruída. A mulher ficou em silêncio por um momento. Então, ela perguntou: 'Como você sabe quando a prata está totalmente refinada?' Ele sorriu e disse:   'Ah, isso é fácil... É quando eu vejo minha imagem nela.' Se hoje você está sentindo o calor do fogo, lembre-se que os olhos de Deus estão sobre você e que Ele vai ficar cuidando de você até que Ele veja Sua imagem em você. Se puder, passe essa mensagem adiante. Provavelmente, existe alguém que precisa saber que Deus está cuidando dele. E, seja o que for que estiverem passando, eles sairão 'refinados' no final. 25/5/2011

Pureza, Puro

bottom of page