top of page

NÃO TEM NO GOOGLE

Isaías 55.1-9

 

Abra a Bíblia no livro do profeta Isaías 55.1-9.

 

1 O SENHOR Deus diz: “Escutem, os que têm sede: venham beber água! Venham, os que não têm dinheiro: comprem comida e comam! Venham e comprem leite e vinho, que tudo é de graça. 2 Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. 3 Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi. 4 Eu fiz Davi chefe e líder dos povos, e por meio dele viram o meu poder. 5 E agora vocês darão ordens a povos estrangeiros, povos que vocês não conheciam, e eles virão correndo para obedecer-lhes. Isso acontecerá porque eu, o SENHOR, seu Deus, o Santo Deus de Israel, tenho dado poder e honra a vocês. ” 6 "Procurem a ajuda de Deus enquanto podem achá-lo; orem ao SENHOR enquanto ele está perto." 7 Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o SENHOR, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente. 8 O SENHOR Deus diz: “Os meus pensamentos não são como os seus pensamentos, e eu não ajo como vocês. 9 Assim como o céu está muito acima da terra, assim os meus pensamentos e as minhas ações estão muito acima dos seus. – NVI

 

Eu quero mostrar nesta noite, através da Bíblia, que você tem cinco motivos bem fortes para buscar a Deus.

 

Se você já faz essa busca, esses motivos deverão servir para levar você a buscar a Deus ainda mais. E se falo para alguém que não busca a Deus porque não se despertou para isso ou porque não entende a necessidade de fazer isso, esses motivos bem fortes, deverão sacudir o seu coração e te fazer refletir.

 

Então, nesta passagem bíblica, encontramos os principais motivos por que todos devemos buscar a Deus.

 

Desde quando surgiu a Internet e os computadores foram se popularizando, uma coisa que todo mundo aprendeu a fazer é busca.

Aliás, antes do Google, o rei das buscas, dois brasileiros criaram uma ferramenta que foi um sucesso por muitos anos, chamava-se Cadê. Um nome bem brasileirinho, né! Depois surgiu um outro chamado Aonde. Mas, quando surgiu o Google, superou a todos; atualmente esse é o serviço de busca mais usado e é possível pesquisar sobre qualquer assunto ou conteúdo nele.

 

Agora, a busca mais importante, não é por notícias, não é por entretenimento, vídeos ou áudios; não é por conteúdo acadêmico pra ler ou estudar nem por material de trabalho.

 

A busca mais importante, mais necessária na história da humanidade, é a busca por Deus.

 

O profeta Isaías, já na sua época, 760 anos antes de Cristo, encorajava que esta busca fosse feita. Ele dizia: “Busquem o SENHOR enquanto podem achá-lo; invoquem-no agora, enquanto ele está perto” (Is 55.6 – NVT).

A gente busca tanta coisa, mas o principal que precisamos buscar é a Deus. Mas essa não é uma busca pra ser feita no famoso site de Internet; é para ser feita por meio de uma experiência real, pessoal.

 

Então, nesse texto do livro do profeta Isaías, encontramos cinco motivos pelos quais devemos buscar a Deus.

 

O primeiro motivo é o seguinte: você deve buscar a Deus porque somente Ele satisfaz a necessidade da alma.

Um fato teológico verdadeiro e que ninguém pode ignorar, é esse: o que existe, existe porque Deus criou. Existimos por causa da vontade de Deus. Ele nos criou para um relacionamento com Ele.

 

Isso significa que criados por Deus e para Deus, somente o próprio Deus pode satisfazer aos anseios da nossa alma.

 

O ser humano é visto, ao longo da história, buscando coisas que possam tornar a sua alma feliz, satisfeita, saciada.

Está escrito no v.2 que o ser humano vive gastando dinheiro (que tem e que às vezes nem tem) naquilo que não é pão (que não satisfaz); vive gastando o salário com coisas que não matam a fome (isto é, que não resolvem a sua necessidade).

 

Desde quando o ser humano foi separado de Deus por causa do seu pecado, é assim; a alma sente falta de Deus, aí, a pessoa vive buscando o que possa tornar a sua alma satisfeita.

 

Então, o dinheiro que é pouco, suado, conquistado com sacrifício, é gasto com tantas coisas, tantas atividades, tantas experiências, mas no final, a alma continua sedenta, porque só Deus é capaz de preencher o vazio do nosso ser.

Essa é a verdade. Não tem nada e nem ninguém em todo o universo, capaz de proporcionar o que nossa alma precisa.

E é por isso que Deus começa, nesse capítulo da Bíblia, repetindo a expressão própria de um vendedor ambulante. Essa expressão “vinde! comprai!” é o apelo típico de um feirante; é o vendedor na feira, tentando convencer as pessoas de comprar o seu produto. E é insistente. “Venham!” é uma chamada que aparece três, quatro vezes no v.1.

 

Sabe, nessa época do profeta Isaías, era muito comum ouvir pelas ruas da cidade de Jerusalém, o vendedor de água passando e oferecendo o seu produto. Ele dizia isso: “Venham! Olha a água!”

E o profeta Isaías, inspirado por Deus, mostra nesse verso que Deus é como aquele vendedor de água, dizendo: “Todos vocês que tem sede, venham! Aproveitem que estou passando!”

 

Mas, num certo momento, Deus muda o anúncio e fala assim: “Vinde e comprai sem dinheiro. É de graça!” Amados, o que Deus tem pra nós, a Sua presença que satisfaz a alma, é gratuita.

 

Mas, quantas vezes nós buscamos coisas, experiências, lugares e até amizade com pessoas, mas nada disso tem o que pode satisfazer a nossa alma. Nos ocupamos em buscar coisas e quando alcançamos, são parecidas com aquelas bolhas de sabão; duram por pouco tempo.

 

Talvez, essa seja a sua experiência. Você está buscando por algo que possa deixar a sua alma feliz e satisfeita. Mas, o que você tem buscado, pode realmente satisfazer os anseios do seu coração?

As festas que você vai, te proporcionam alegria que duram para a vida toda? Há pessoas que buscam prazer pra alma na bebida alcóolica, outras drogas. Tem aquelas que buscam dinheiro e mais dinheiro, imaginando: quando eu tiver bastante, aí sim, serei feliz.

 

Mas, não se engane: Só Deus faz a alma feliz. Somente Deus satisfaz o coração do ser humano. No Google não tem. Tudo o mais é como bolha de sabão!

 

O próximo motivo por que você deve buscar a Deus, é que Ele quer firmar um compromisso com você.

Lemos isto no v.3, Deus diz: “Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês...”.

 

Esse verso deixa claro que Deus quer estabelecer um acordo com você, uma aliança. Deus quer firmar um compromisso com você.

 

Agora, entenda o que significa buscar a Deus. A Palavra do v.3 é “Venham a Mim”. “Mim” é um pronome, faz referência a uma pessoa e não à coisas. E o v.6 é enfático: “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”.

 

Portanto, a busca que devemos fazer, é por Deus e não pelas coisas de Deus. Não é buscar as bênçãos, é buscar o Abençoador. Você entende isso?

Muitas vezes o que mais se busca, não é a Pessoa de Deus, mas a ajuda de Deus. É claro que Deus concede ajuda, Ele é bom; Deus provê coisas materiais, Deus proporciona coisas boas, Deus dá livramentos, porque Ele é bom. Deus é bom o tempo todo.

 

Mas sabe, Deus não quer dar para você apenas uma ajuda, uma força. Deus não quer para você apenas um socorro, um livramento. Deus quer dar pra você o direito a um relacionamento pessoal com Ele.

Entenda, Deus quer dar de Si mesmo para você. Deus quer ser seu Pai e ter você como filho.

Esse é o compromisso que Deus quer estabelecer e Ele está dizendo aqui no v.3, que este compromisso é eterno, que não vai ser quebrado.

 

Deus está dizendo que se você recebê-Lo, se você entregar a direção da sua vida pra Ele, Ele vai ficar com você para sempre e vai salvar você, vai abençoar você. E não importa o que aconteça, Deus está garantindo que não vai virar as costas pra você.

 

Então, este é um bom motivo por que você deve buscar a Deus: Ele não apenas quer proporcionar boas coisas para você, mas Deus quer dar a Si próprio para você.

Isso é tão maravilhoso, que o peito da gente se enche de coragem, como o salmista Davi que no Salmo 23, que declarou: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (v.4).

 

Um dos nomes atribuídos a Jesus pelo profeta Isaías, foi o nome Emanuel, que significa “Deus conosco”. E é isso que Deus quer: estar com você, como Pai, como Amigo, como Salvador. Isso é bom, não acha? No Google não tem. Você encontra em Deus.

 

Motivo número três porque você deve buscar a Deus, é bem simples: você deve buscar a Deus porque Ele está ao seu alcance.  

No v.6, o próprio Deus fala: “Busquem o Senhor enquanto se pode achá-lo; clamem por ele enquanto está perto”.

 

Deus está dizendo: “Me busque, porque você pode Me achar”. Isso significa que Deus não brinca de pic-esconde; se você buscar por Ele, você vai achá-Lo! Ele está perto!

 

Qual é a ideia que você faz? Que Deus está lá longe, ocupado com o alinhamento dos planetas ou com a sustentação do universo que não Se interessa por sua causa?

Que nada. Deus está perto; Deus está na distância de uma oração sua. Você pode sussurrar e Ele ouve. Não precisa nem isso; antes de você esboçar um pensamento, Deus percebe. Ele está do seu lado. Deus está perto.

 

Então, você deve buscar a Deus por uma razão bem simples: Deus não Se faz de difícil pra ser alcançado. Quem busca a Deus, vai achar.

 

Na história da humanidade, houve pessoas que ocuparam a vida toda em buscar por algo que não encontraram.

Na Idade Média, a pedra filosofal era um dos principais objetivos dos alquimistas. Acreditava-se que a pedra seria capaz de transformar todo metal em ouro. Procuraram e não acharam.

 

Depois, exploradores como Cristóvão Colombo, cruzaram os mares em busca da fonte da Juventude. Buscaram, mas não encontraram essa fonte.

 

Num outro momento da história, muitos aventureiros europeus, vieram para a América em busca do El Dorado, porque dizia uma lenda que havia uma cidade toda feita de ouro maciço e, buscaram, mas não acharam. Não encontraram aquela cidade.

 

Mas, quanto a Deus, veja: Ele próprio está dizendo: “Me busque porque você vai Me achar. Me invoque porque Eu estou perto”.

 

Ah! Deus não é lenda, não é um ilusão, não é ficção. Deus é real e buscar por Ele é seguro; porque Deus é assim: quando a gente busca, a gente acha. Deus disse: “Vocês me procurarão e me acharão” (Jr 29.13).

 

Se você estiver se ocupando em buscar por algo que satisfaça a sua alma, e é uma coisa atrás da outra, uma experiência atrás da outra e a alma não sossega, não tem paz, não tem alegria, não perca mais tempo.

 

O que a alma precisa para ser feliz é de Deus e Deus você pode buscar que vai achar.

 

O próximo motivo porque você deve buscar a Deus é porque Deus está pronto para perdoar.

Quando o pecado entrou na história, a Bíblia conta no livro de Gênesis, que Adão reconheceu que havia pecado e se escondeu de Deus, como se pudesse.

 

Adão estava envergonhado, viu a sua própria alma suja e logo pensou: “Deus é santo, Deus é puro, Deus é limpo, e agora estou perdido, porque me tornei um pecador”.

 

E porque se tornou pecador, ao invés de tentar se esconder de Deus, a atitude correta seria buscar a Deus.

É isto que está recomendado no v.7: “Que o ímpio abandone seu caminho, e o homem mau, os seus pensamentos. Volte-se ele para o Senhor, que terá misericórdia dele; volte-se para o nosso Deus, pois ele perdoará de bom grado”.

 

Esse quarto motivo por que devemos buscar a Deus, é muito óbvio: você deve buscar a Deus porque Ele tem perdão para você.

 

Seria justo que Deus nos abandonasse, que Deus dissesse: “O homem agora se tornou pecador, então, vaza da Minha presença. Não quero mais assunto”.

 

Só que Deus é amor. Ele viu o ser humano caído no pecado que condena, que mata, e disse: “O homem é feito à minha imagem e semelhança, Eu amo; vou restaurá-lo. Vou perdoar o pecado dele”.

 

Talvez alguém diga: “Ah! Mas eu tenho a ficha muito suja. Eu fiz coisas muito tenebrosas”. Pois, ainda assim, Deus ama e quer perdoar você.

 

Talvez, por conta dos seus pecados, sua vida virou do avesso; sua alma está ferida e sem nenhum brilho. Mas, mesmo assim, você continua tendo valor para Deus.

 

Eu gosto de ilustrar isso fazendo pensar, por exemplo, numa nota de 100 reais. Pensa numa nota de R$ 100,00. No começo, bonita e limpa. Mas, por conta de várias circunstâncias, foi ficando suja, amarrotada, riscada, até rasgada às vezes. A pergunta é: mesmo suja, amarrotada, riscada e rasgada, quanto que essa nota continua valendo? R$ 100,00!

 

É isso! Podemos estar com a vida rasgada, amarrotada, riscada, imunda, mas Deus nos ama e continua nos amando.

 

A Bíblia até diz que Deus provou o Seu amor por nós, está escrito: “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores” (Rm 5.8). Deus nos perdoa os pecados por meio da morte de Jesus na cruz.

 

Então, como todo ser humano, você é pecador e deve buscar a Deus, porque Ele quer perdoar o seu pecado, limpar a sua ficha e purificar sua alma. No Google não tem. Só o amor faz isso.

 

E por último, o motivo número cinco, porque você deve buscar a Deus, mostra esse texto, é que Deus está pronto para abençoar com o melhor.

O Deus que pode satisfazer nossa alma; que quer firmar compromisso conosco; que está ao nosso alcance, que se a gente busca, Se deixa achar; que está pronto para perdoar, também quer nos abençoar.

 

E aí, Deus fala no v.8-9, que os caminhos dEle são mais altos do que os nossos caminhos, assim como o céu é mais alto do que a Terra.

 

No livro do profeta Jeremias (Jr 29.11), Deus fala dos planos que tem pra gente. Ele diz que são planos de prosperidade, são planos de um futuro cheio de esperança.

 

E veja essa Palavra em Ef 3.20; a Bíblia diz que Deus é poderoso para fazer infinitamente mais do que aquilo que nós pedimos ou pensamos.

 

Escuta: quando a Bíblia diz que os caminhos de Deus são mais altos do que os nossos, ela está dizendo que Deus quer nos dar o melhor.

 

Até quando acontece de você pedir a Deus em oração por uma coisa e Ele não dá, é porque Ele quer algo melhor para você, infinitamente mais do que você imagina ou pensa.

 

Naquele filme Deus Não Está Morto, lançado em 2014 e que foi o filme mais lucrativo do ano (foi investido 2 milhões e arrecadou mais de 110 milhões); tem um personagem que num certo momento, fala assim: “Aquilo que Deus nos dá é exatamente o que nós pediríamos que Ele nos desse, se soubéssemos o que Ele sabe”. Interessante, não é!

 

Deus é bom. Ele deu o Seu próprio Filho para morrer em nosso lugar na cruz. Deus sempre quer nos dar o melhor.

Você deve buscar a Deus, porque Ele quer abençoar a sua vida infinitamente mais do que você imagina ou pode pensar.

 

Conclusão

Você tem, então, motivos muito fortes para buscar a Deus.

Então, busque a Deus, porque somente Ele faz a alma feliz e satisfeita.

Busque a Deus porque Ele quer firmar um compromisso com você, entrar num relacionamento com você de Pai e filho com você.

Busque a Deus porque Ele está ao seu alcance. Se você buscar, vai achar.

Busque a Deus porque Ele quer perdoar você.

Busque a Deus, porque Ele quer abençoar a sua vida.

 

Mas, preste atenção, busque a Deus agora, porque está escrito: “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar; invocai-o enquanto está perto”.

Tem um prazo e você não pode deixar esse prazo passar. É tempo de você buscar a Deus a partir de hoje.

Pr Walter Pacheco da Silveira

Fonte: Marcelo Aguiar

bottom of page