top of page

SUPERANDO A DOR

Gênesis 35.16-19

 

Hoje vamos abrir a Bíblia em Gênesis 35.16-19. Eu creio que esta será uma palavra que vai abençoar muito a sua vida.

Texto: “Jacó e a sua família saíram de Betel; e, quando estavam chegando perto de Efrata, Raquel começou a sentir dores de parto. E o parto foi difícil. Quando as dores estavam no ponto mais forte, a parteira disse: - Não tenha medo; você vai ter outro filho homem. Porém ela estava morrendo. E, antes de dar o último suspiro, chamou o menino de Benoni. Mas o pai pôs nele o nome de Benjamim. Assim, Raquel morreu e foi sepultada na beira do caminho de Efrata, que agora se chama Belém” (NTLH).

 

Estamos no ano da superação e aqui está um ensino sobre superar a dor. Será que isso é possível?

 

Vamos ao texto; fala sobre Raquel, uma personagem bíblica que foi esposa de Jacó. Raquel está tendo o seu segundo filho, que recebeu o nome de Benjamin. Mas, aconteceu que quando Raquel estava dando à luz, o parto foi difícil, ela teve trabalho em seu parto.

É bem provável que daqui é que saiu a expressão “trabalho de parto”. Na verdade, no dia quando Adão e Eva desobedeceram a Deus, Adão sofreu castigo e Eva também. Ela, que representava toda mulher, ouviu Deus falar: “com muita dor você dará à luz filhos” (Gn 3.16 – NTLH).

Então, aqui está um exemplo do que passou a acontecer devido o pecado. Raquel sentiu fortes dores de parto; foi um parto difícil, penoso ou trabalhoso, ao ponto de Raquel

morrer após o parto. Mas antes de dar o seu último suspiro, ela colocou o nome no filho de Benoni (essa é a pronúncia do Google). Esse recurso eu pronunciaria Benoní! E, diferente da nossa cultura em que os bebês já nascem com o nome escolhido desde antes do Chá de Revelação, na cultura hebraica o nome dos filhos são dados de acordo com a circunstância do nascimento, ou do local ou de alguma situação relacionada ao momento.

 

É o caso aqui. Raquel estava no momento de fortes dores de parto e com o nascimento do bebê nessa circunstância, ela resolveu dar a ele o nome Benoni, que significa o seguinte (uma aula grátis de hebraico para você): todo nome hebraico com essa inicial “ben”, significa “filho”. Um nome muito famoso é “Ben-Hur”, virou filme! O significado é “filho de Hur”.

 

Raquel chamou o bebê de Benoni, que significa: “filho da minha dor”. Olha o nome que ela achou de dar para o menino! Mas era a cultura!

 

Mas Jacó, que presenciava toda aquela situação, quando ouviu Raquel dando à criança o nome de Benoni, ele fez outra leitura da situação e falou assim: “Não, ele vai se chamar Benjamim”, que significa “filho da mão direita”. A mão direita é a mão de arrimo, de apoio. Jacó estava dizendo: “Esse filho vai ser o meu apoio, o meu amparo, o meu arrimo na velhice”.

E você pode estar pensando: “Pronto, essa troca de nome criou um climão na sala do parto. Raquel dando um nome e Jacó dizendo que esse não”.

Mas, essa atitude de Jacó não provocou crise nenhuma, porque não foi desrespeitoso com Raquel, que estava morrendo. Longe disso.

 

O Jacó havia feito um tremendo sacrifício para poder se casar com Raquel, que era o amor da vida dele. A Bíblia conta que Jacó trabalhou para o seu sogro, 14 anos, de graça, pra poder casar com Raquel. Os homens que estão casados aí, uma pergunta para nós: você trabalharia para o seu sogro, 14 anos, de graça, para casar com essa que é a sua esposa? Presta atenção no que vai responder. Se a esposa está aí, aproveita, porque melhor é você dizer  assim: “Querida, por você eu trabalharia mais do que o dobro que Jacó trabalhou!”

 

Jacó e Raquel formavam um casal apaixonado e que se respeitava. Então, quando Raquel estava colocando um nome no filho e Jacó, imediatamente, trocou por outro, não foi para contrariar ou desprezar Raquel, que ele fez isso.

Pensa bem: aquele parto estava sendo muito duro para Raquel. Todo parto é, mas de Raquel foi mais difícil.

 

Eu acompanhei a Tânia duas vezes para o parto: primeiro do Davi, nasceu à noite e de madrugada Tânia teve problemas de pressão, hemorragia, sofreu um piripaque.

Que difícil foi, meu Deus! O segundo parto, o de Ana Beatriz, foi menos duro do que o primeiro, mas ela sofreu dores terríveis que não tinha posição pra ficar.

Mas, na hora de todo parto, há uma mistura de sentimentos na vida da mulher; tem a dor da criança nascendo e tem a alegria da criança nascida.

Foi precisamente nesse ponto, nessa mistura de sentimentos, que Jacó vendo a esposa falecer e vendo o filho nascer, ele escolheu outro nome para o filho.

 

Sabe, tem uma lição que Jacó está nos dando aqui. Qual é a lição? Que mesmo vivendo uma dor, nós podemos superá-la. É o tema da pregação hoje: Superando a Dor.

Então, olha a postura, a decisão de Jacó. Ele escolheu e disse: “o nome desse menino não vai ser Benoni, “filho da dor”. O nome dele será Benjamim (filho da mão direita, porque me dará apoio, sustentação, arrimo)”.

 

Jacó nos deixou uma lição com isso e a lição é essa: nós podemos superar na nossa vida os momentos de dor, porque Deus faz nascer suporte, faz nascer apoio, faz nascer o arrimo. Jacó não ignorou a dor de Raquel. Ela estava sofrendo e faleceu. Mas, Jacó decidiu: “Daqui para frente eu não vou ficar sem arrimo, porque Deus fez nascer o meu apoio e eu vou seguir em frente, feliz e abençoado”. Aleluia!

 

Eu não sei a dor que você pode estar sofrendo, mas eu te trago uma palavra de esperança: no meio da sua dor, Deus vai fazer nascer apoio, arrimo, sustentação. Você pode aplaudir ao Senhor?

 

Nós podemos aprender essa lição com Jacó, é questão de escolha, de decisão.

Hoje, você pode estar vivendo um momento difícil, mas é você quem escolhe como vai ser daqui para frente, se vai ser prolongamento da dor ou se vai ser superação, se vai ser vitória. Se você decidir pelo lado da bênção, Deus vai te ajudar. Se você escolher superar a dor, o que é que você vai experimentar?

 

Vou te mostrar algumas coisas, mas hoje vamos nos ocupar com uma, a primeira: superando a dor, você terá grandes experiências com Deus. É na hora da dor que temos as maiores experiências da nossa vida com Deus.

Converse com alguém que teve muitas experiências com Deus, livramentos, orações respondidas, portas abertas, e você vai ver que essas experiências não aconteceram nos dias normais, de calmaria, mas aconteceram no tempo de lutas, nos dias duros e difíceis.

É por isso que no Sl 119.71, o salmista diz assim: “O sofrimento foi bom para mim, pois me ensinou a dar atenção a teus decretos” (NVT). Tem que ser crente maduro, esclarecido, para poder dizer isso “o sofrimento foi bom para mim”. E que você seja desses, porque é verdade, quando uma pessoa passa por luta e aí, experimenta o cuidado de Deus, o amor de Deus, o poder de Deus, ela vai poder dizer: “foi bom para mim”.

Por quê? Porque a luta traz experiências com Deus, a gente se fortalece e fortalecidos em Deus, a gente vence, a gente supera a dor.

 

Olha o caso de Jó, que é um exemplo clássico de superação sobre a dor, sobre dificuldades de todos os tipos.

A Bíblia diz que Jó tinha sete filhos e três filhas e que ele era dono de sete mil ovelhas, três mil camelos, mil bois e quinhentas jumentas, e a Bíblia conta que Jó perdeu tudo, praticamente de uma vez só. Só ficou Jó e a esposa, que para piorar a situação, achou de dizer para ele: “Jó, larga de ser bobo. Olha a luta que você tá passando. Amaldiçoa o seu Deus e morre”.

 

Olha o que dá em casar com uma pessoa que não teme a Deus e não tem amor de verdade nem sabedoria. O sofrimento de Jó foi muito grande. A Bíblia conta que ele foi atacado por uma doença que deixou o seu corpo coberto de úlceras; da planta dos pés ao alto da cabeça, Jó ficou coberto de machucados, que coçavam ao ponto dele pegar caco de telha e esfregar sobre as feridas.

Mas, quer ver qual foi a decisão de Jó em meio a tanta dor? No último capítulo do livro de Jó (42.1-2), está escrito: “Então Jó respondeu ao Senhor: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado”. E no v.5: “Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram” (NVI).

 

Sabe o que Jó estava dizendo? “Senhor, eu Te conhecia de uma forma, só de ouvir falar, mas depois de tanto sofrimento, tanta dor, eu tive uma experiência nova com o Senhor e agora os meus olhos Te vêem de outra maneira; o Senhor mais muito mais real e fiel e zeloso do que eu ouvi”. O que é que pode nascer da dor? Experiências com Deus e quando se tem experiências com Deus, a gente se fortalece e supera a dor.

 

No livro de Atos 7, lemos sobre um seguidor de Jesus, um crente em Jesus, chamado Estevão. Aconteceu que depois dele fazer uma pregação do Evangelho, pessoas que perseguiam os cristãos, apedrejaram Estevão.

E quando Estevão estava sendo apedrejado, a Bíblia diz que ele levantou os olhos para os céus e viu a glória de Deus (v.55) e no sofrimento daquelas pedradas, Estevão conseguiu dizer: “Eu estou vendo o céu aberto e Jesus em pé, ao lado direito de Deus” (v.56).

No meio da dor Estevão teve uma experiência com Deus que confortou a alma dele até o seu último fôlego.

Hei, irmão, baseado nisto, eu quero dizer para você hoje: é no meio dessa dor que você está passando, que você vai ter as maiores experiências com Deus da sua vida.

 

Então, com base neste texto da Palavra de Deus, com base nesse registro que fala sobre Raquel e sobre Jacó, eu vou te dizer: No meio da sua dor, não é Benoni que vai nescer, é Benjamim, é um ponto de apoio, é sustentação, é arrimo; porque do seu momento de dor, você vai ter experiência com Deus e a partir dessa experiência, você vai seguir em frente feliz e abençoado.

 

Eu quero liberar uma palavra profética sobre a sua vida (todos vocês, fiquem em pé por um rápido momento e feche seus olhos): você está vivendo uma dor, passando por um tempo duro e difícil, mas você vai ter uma experiência com Deus, Deus vai falar com você, e você vai viver um tempo de superação na sua vida.

- Hoje você está passando por dor, mas você será colocado acima da dor, vai ter superação! (pode sentar, fique à vontade).

 

Em Mt 11.28-30, está escrito uma coisa que Jesus disse: “Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve” (NAA).

Nesta vida a carga é pesada, a dor é muita. Essa é a tragédia do pecado. Seus efeitos são malignos demais da conta. Sofre a mulher e sofre o homem. O pecado é um peso. O pecado exerce uma carga esmagadora sobre toda pessoa.

 

Ministração

Você está cansado e sobrecarregado e não sabe como se livrar desse peso?

Jesus faz esse convite para você. Jesus quer aliviar a sua dor. Jesus quer tirar esse peso da sua alma.

Você entrou aqui e talvez não imaginava, mas Deus marcou esse encontro para você entregar sua vida a Jesus, Deus marcou esse encontro para você voltar para os caminhos do dEle.

 

Deus está dizendo: no meio da sua dor, vou fazer nascer apoio, vou fazer nascer sustentação. Você recebe essa palavra?

Pr Walter Pacheco da Silveira, 3.04.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

 

bottom of page