top of page

VIVEREI PARA SEMPRE

Salmo 23

 

1 O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. 4 Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. 6 Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre. 

 

Introdução

O verso 6 deste Salmo é o texto que vamos focalizar hoje, concluindo nossas reflexões no Salmo 23. O v.6 diz assim: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre”.

Esse verso nos coloca diante de uma verdade que só faz sentido para os crentes e eu estou torcendo para que você esteja neste grupo de fé, porque é fato: esta verdade só faz sentido para quem é ovelha do Senhor Jesus, o Bom Pastor, porque diz assim: “Sou seguido pela bondade e o amor de Deus e viverei na casa dEle para sempre”.

 

O entendimento comum das pessoas é que o ser vivo nasce, cresce, se reproduz e morre. Esse é o ciclo de vida ensinado nas aulas de ciências da escola: todo ser vivo nasce, cresce, se reproduz e morre.

 

E, morrendo, alguns acreditam, realmente, que vão para o céu, para perto de Deus; outros acreditam que voltarão para a Terra e outros acreditam que vão para lugar nenhum; que morreu, acabou e que a gente não se lembra mais de nada. 

 

É fato que nascer, se desenvolver e morrer são eventos naturais que fazem parte do ciclo de vida de qualquer organismo.

Nós, seres humanos, temos essa noção. Diferente dos outros seres vivos, nós temos consciência da morte.

 

Em geral, não gostamos muito de falar sobre ela. Achamos que é um assunto mórbido, sem graça e melhor é deixar quieto. Mas, diferente dos outros seres vivos, todos temos consciência da realidade da morte; mas, ouça: ninguém, ninguém mesmo, deveria se desesperar ou ter aversão por esse assunto.

 

Mas, o que acontece?

Enquanto você aceitar que o clico de vida do ser humano é apenas nascer, crescer, se reproduzir e morrer, você ficará abatido e até desesperado diante da realidade da morte.

 

Então, pra não se sentir assim, você precisa ir além da ciência, além da Biologia e observar o seguinte, quer você creia ou ainda não: a Bíblia é a Palavra de Deus, o nosso Criador, e Ele diz que a vida é muito, muito mais do que simplesmente nascer, crescer, se reproduzir e morrer.

 

O salmista do Salmo 23, Davi, concluindo o seu cântico, o seu salmo da ovelha e do seu pastor, ele vai além dos limites desta visão reduzida que as pessoas normalmente têm.

Para Davi, o ciclo de vida do filho de Deus, o ciclo de vida da pessoa que se tornou ovelha do Senhor, o Bom Pastor, é o seguinte: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre”.

 

Qual é o ciclo de vida que o salmista nos apresenta? É o mesmo que a Ciência sistematizou: nascer, crescer, reproduzir e morrer; porém, observe que Davi apresenta dois detalhes sobre o ciclo da vida – dois detalhes – e detalhes que são desprezados pelo homem moderno: Deus e a vida eterna.

 

O salmista fala de Deus (“a bondade e a misericórdia do Senhor”) e fala da vida eterna (“viverei na casa do Senhor para sempre”).

 

Portanto, de acordo com a Bíblia, a vida não se resume à procriação da espécie, nem se explica apenas pelos termos da Biologia.

Você pode ignorar a Bíblia e ficar somente com a Ciência, mas isto te conservará inquieto e abatido diante do assunto da morte, porque você é racional, é um ser pensante, é possuidor de uma alma.

 

Então, ao concluir nosso estudo do Salmo 23, vamos pensar nesses detalhes do ciclo da vida que nós encontramos no v.6: Deus e a vida eterna.

 

O salmista Davi parte do princípio de que o ser humano pode viver, sim, de certezas, de convicções firmes e seguras, ele diz: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida”.

Woody Allen, aquele cineasta norte-americano famoso, disse assim: “Mais do que em qualquer outra época, a humanidade está numa encruzilhada. Um caminho leva ao desespero absoluto. O outro, à total extinção”.

 

Percebeu o desespero? É o sentimento da maioria. Na cabeça das pessoas em geral, nós não temos e não podemos ter qualquer certeza sobre como será o amanhã, o depois da morte. Será a extinção? Será o fim?

 

Tá explicado porque muitos não gostam de pensar na realidade da morte.

É desesperador pra muitos, porque a certeza que têm, é que todos estamos caminhando para a extinção, para o fim da existência! Aí, é um desespero mesmo!

 

A pessoa pensa que existe apenas para cumprir o ciclo da vida: nascer, crescer, se reproduzir e morrer. E, por conta disso, a mentalidade é curtir loucamente, é aproveitar de tudo desenfreadamente; é o tal do “comamos e bebamos porque amanhã morreremos”, uma proposta de vida tão antiga, que já no primeiro século, o apóstolo Paulo combatia (1Co 15.32).

 

E é com esse lema que as pessoas estão vivendo hoje em dia; que a vida vai acabar, então, vamos aproveitar: sexo, trabalho, dinheiro e relacionamentos. Vamos nos divertir.

 

E pra fugir diante da realidade da morte, quantos que recorrem à bebida álcoolica, drogas, perversão sexual, consumismo etc. É a forma que as pessoas encontram de se anestesiar para aguentar o fim, a extinção.

 

Mas o salmista Davi, porém, nos mostra uma certeza à qual podemos nos agarrar enquanto vivemos, ele diz: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida”.

A bondade e o amor de Deus nos seguirão todos os dias de nossas vidas. Essa é a certeza.

 

O salmista Davi está dizendo: “Viver como ovelha do Senhor, o Bom Pastor, é ser seguido pela bondade e pelo amor de Deus todos os dias”. Viver não é desesperador quando se tem essa consciência. Amém?

 

Olhe para este v.6 e pergunte: “Quem estaria seguindo Davi com bondade e com amor todos os dias de sua vida?” É o próprio Deus, é o Bom Pastor, é o Senhor Jesus Cristo!

No evangelho de Mateus está escrito, que Jesus deixou Suas últimas palavras para os discípulos antes de subir ao céu, Ele disse assim: “eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28.20).

 

Segundo Davi, de que maneira Jesus estaria ao lado dele, seguindo ele todos os dias? Com bondade e com amor ou misericórdia (nesse v.6, tanto amor como misericórdia são usados para traduzir a mesma palavra hebraica).

 

Por que Davi destaca na conclusão do Salmo 23, falando da bondade e da misericórdia do Bom Pastor?

É que o crente está numa jornada à caminho de casa, da casa do Senhor. O crente tem a convicção de que na casa do Pai há muitas moradas e que ele, ao invés da extinção, está caminhando para lá!

 

Eu lembro de quando era criança, tinha o toca-discos em casa, e minha mãe colocava o LP de Luiz de Carvalho, que cantava: “A cada passo que eu dou na vida, É um degrau a mais que subo ao céu”.

 

E nesse caminho, como escreveu Lutero em seu comentário desse texto: o diabo nunca para de atormentar os crentes. Interiormente é com terror e externamente é com as artimanhas dos agentes que ele tem, por isso o salmista pede fervorosamente que Deus, que lhe deu o tesouro do céu, também o guarde nEle até o fim.

 

A caminho de casa, na jornada por esta vida, todos precisamos da bondade e da misericórdia de Deus.

Por quê? Charles H. Spurgeon explicou assim: enquanto a bondade de Deus cuida de prover para as nossas necessidades, a misericórdia de Deus se ocupa de perdoar os nossos pecados.

 

O príncipe dos pregadores disse mais: que bondade e misericórdia são como anjos guardiões gêmeos. Ele disse: estarão sempre comigo, na minha guarda e na minha retaguarda (à frente e atrás de mim).

 

Que maravilhoso é isso! A bondade e a misericórdia de Deus seguem o crente, “todos os dias de sua vida”;  nos dias nublados e nos dias ensolarados, nos dias de escassez e nos dias de fartura, nos dias tristes e nos dias alegres.

 

Quem é ovelha de Jesus, o Bom Pastor, está bem servido com a bondade e a misericórdia dEle. Aleluia!

 

Outro ponto para considerar, é que aqui neste mundo, nós estamos de passagem, pois, conforme diz o salmista: é na na casa do Senhor que viveremos para sempre. Ele diz: “viverei na casa do SENHOR para sempre Salmos”.

Casa do Senhor nesse Salmo é uma referência à vida eterna, vida para sempre.

 

E na definição de Jesus, que está no evangelho de João (17.3), a vida eterna é o seguinte: “(Ele disse) E a vida eterna é isto: conhecer a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste ao mundo”.

 

Quer dizer: vida eterna não é apenas estar no céu. A vida eterna começa quando, ainda nesta vida neste mundo, conhecemos a Jesus, o Filho de Deus, o Senhor e o Salvador.

 

Ou seja, vida eterna começa aqui e agora, quando iniciamos um relacionamento com Deus Pai, através do Filho e capacitados pelo Espírito Santo.

 

Citando novamente Charles Spurgeon, ele disse: Um escravo não permanece na casa de seu senhor para sempre, mas o filho permanece.

 

Conclusão

O ser humano nasce, cresce, se reproduz e morre. Mas, tem mais nesse ciclo de vida; tem Deus e tem a vida eterna, tem a bondade e o amor de Deus me seguindo todos os dias de minha vida, e tem a verdade de que viverei na casa do SENHOR para sempre.

Amado, a vida não precisa ser um desespero pra você. É bem verdade que o pecado afetou todas as coisas e, além de nos separar de Deus, causou todos os estragos que nós experimentamos na natureza, no corpo, nas emoções e nos relacionamentos.

 

Aparentemente está tudo caótico, parecendo perdido, mas apenas para aqueles que se recusam a olhar para a graça de Deus revelada em Jesus Cristo, porque a vida só é sem graça, sem Jesus; só é desesperadora, sem Jesus. Em Jesus, porém, tudo pode ser diferente.

 

O mundo não está entregue ao caos, ao desespero ou à extinção. Saiba que somos todos seguidos por um Deus que é bondoso e misericordioso, um Deus cheio de amor, que Se oferece a nós na Pessoa de Seu Filho Jesus Cristo e que tem o controle da história em Suas mãos.

 

Quer se sentir como a ovelha confiante do Salmo 23, que diz: “O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará”?

Reconheça que você é pecador e que precisa de Deus na sua vida. E pela fé, entregue sua vida para Deus dirigir e abençoar. Seja como ovelha para o Senhor e tenha o Senhor por seu pastor.

 

Assim, você poderá dizer como Davi: “Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre”.

 

Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 23.08.2020

Fonte: Leandro B Peixoto

bottom of page