top of page

O DISCÍPULO E A VONTADE DE DEUS

Romanos 12.2

 

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2 - NVI).

 

INTRODUÇÃO

Nosso estudo hoje tem por tema “O Discípulo e a Vontade de Deus”, página 23 do seu livro.

Primeiro, vale a pena recordar a definição desta palavra “discípulo”. Alguém já faz uma ideia do que ela significa?

Porque, fazer discípulos é uma ordem de Jesus. Para cumprir esta ordem é preciso saber o que é um discípulo!

Eu falei aos líderes de célula: imagina alguém mandando você fazer um barreado. Você precisa saber o que é barreado pra fazer um. Jesus manda fazer discípulo. O que é discípulo?

Um discípulo é toda pessoa que, crendo em Jesus para a salvação, passa a segui-lo como seu Senhor e recebe a missão de fazer outros discípulos. Isto é ser discípulo.

O barreado você faz alguma ideia? ...é um prato típico do Paraná a base de carne cozida em panela de barro... agora você sabe o que é barreado e discípulo!

Como discípulos nós temos recebido de Jesus a missão de fazer outros discípulos. Porque, sabe, cada pessoa é muito importante para o Senhor. Cada pessoa é especial para Deus. E, Deus tem um plano bem específico para cada um.

A Bíblia revela que Deus sempre deseja o melhor para nós. Então, se muitas vezes estamos na pior, a responsabilidade não é de Deus, mas, nossa, porque da parte de Deus, é sempre o bom, é sempre o melhor. Nosso Deus é um Pai rico e muito amoroso!

Agora, o que eu vejo acontecendo muito? Pessoas querendo o melhor de Deus, mas não querendo nada com Deus. A vontade de Deus é melhorar a nossa vida, aliás, é transformar a nossa vida da água pro vinho!

Essa é a vontade de Deus para cada ser humano, mas sabe, Ele tem prazer em que andemos em acordo com Ele. Nossa vida precisa ser vivida em conformidade com a vontade de Deus.

E como podemos saber a vontade de Deus? Como podemos conhecê-la? Ah! Fique tranquilo, porque Deus mesmo tem tomado todas as providências para que saibamos qual é a vontade dEle.

A Bíblia diz que “Deus não é Deus de confusão” (1Co 14.33). Ele está desejando revelar a vontade dEle pra todo mundo!

Em Teologia, a vontade de Deus é estudada de duas maneiras: tem a vontade objetiva de Deus e tem a vontade permissiva de Deus.

Há coisas que Deus quer para a nossa vida e Ele mesmo determina. É a Sua vontade objetiva. Deus quer o nosso bem e faz sempre tudo para o nosso bem.

Por outro lado, acontecem coisas em nossas vidas, que não são da vontade objetiva de Deus, mas que Ele permite. É da Sua vontade permissiva.

Por exemplo, Deus não planejou a doença, mas permite que a enfermidade chegue muitas vezes. O propósito nem sempre ficará claro pra nós, mas Deus permite em Seus propósitos eternos e sábios.

Deus tem tudo no controle dEle. Ele evita o que quer evitar que aconteça na nossa vida, e Ele permite o que quer permitir. Deus é quem manda. Ele é soberano! Mas, uma coisa é certa: Deus prometeu estar conosco sempre. Em Hb 13.5, Deus fala: “Eu nunca, nunca abandonarei você, nem o desampararei” (BV).

 

...agora, há certas condições para conhecermos a vontade de Deus, veja em sua página 24.

NOVO NASCIMENTO

A primeira exigência para alguém conhecer plenamente a vontade de Deus é que essa pessoa seja convertida, seja nascida de novo, que seja discípulo do Senhor.

O ser humano é pecador, a natureza interior do ser humano é pecaminosa. Desde que Adão e Eva, que nos representavam, pecaram contra Deus, é assim a natureza de toda pessoa.

Como o pecado separou o ser humano de Deus, a solução agora é o homem ter a sua natureza pecaminosa transformada pelo poder de Deus. Essa transformação é tão profunda que a Bíblia a chama de “novo nascimento”.

Por isso, somente aqueles que se tornaram discípulos de Jesus é que podem conhecer e fazer a vontade de Deus de todo o coração. Os não crentes não tem essa condição, nem vontade.

...a segunda condição para conhecer a vontade de Deus é:

PERCEPÇÃO ESPIRITUAL

A Bíblia diz em 1Co 2.14-15: “Entretanto, o homem que não é cristão não pode entender nem tampouco aceitar esses pensamentos de Deus, que nos são ensinados pelo Espírito Santo. Parecem-lhe absurdo, porque só aqueles que têm o Espírito Santo de si mesmos é que podem compreender o que o Espírito Santo quer dizer. Os outros simplesmente não podem perceber. O homem espiritual, porém, tem a percepção de todas as coisas e isso incomoda e confunde o homem do mundo, que não pode de maneira nenhuma entender o homem espiritual”.

Veja, a percepção espiritual o crente tem e, então, ele pode conhecer a vontade de Deus.

 

...outra condição para isto:

VIDA PURA

Veja o que está escrito em Is 59.2: “O problema são os seus pecados; por causa deles, vocês estão separados de Deus. Por causa dos seus pecados, Deus virou o seu rosto de vocês, e não ouve mais o que vocês pedem” (BV).

O pecado rompe a comunhão da pessoa com Deus. Mas quando a pessoa se mantém na comunhão com Deus, isto é, levando uma vida pura e reta, essa comunhão proporciona que ela conheça a vontade de Deus.

Há crentes imaginando que Deus é que não quer falar com eles, mas a verdade é que eles mesmos não conseguem ouvir a voz de Deus, porque a vida não é pura, mas cheia de pecados. É preciso estar em dia com Deus para conhecer a vontade dEle!

...Na página 25, vemos outra condição:

DISPOSIÇÃO DE OBEDIÊNCIA

Sabe, Deus não revela a vontade dEle para satisfazer a nossa curiosidade. Ele faz isso para orientar a nossa vida. Então, importa muito o seguinte: você está disposto a obedecer? Deus quer revelar a vontade dEle para a sua vida, mas, você quer obedecer?

Porque acontece o seguinte, Deus não revela a vontade dEle toda de uma vez, mas aos poucos, num processo.

Eu tinha 17 para 18 anos de idade, quando entendi que a vontade de Deus para a minha vida era o ministério e não a publicidade. Eu estava quase me matriculando para o curso de desenho publicitário. Mas, aos poucos, eu fui entendendo que Deus me chamava para o ministério. Eu digo aos poucos, porque foi assim: Eu trabalhava na secretaria de um clube sócio-recreativo. Eu tinha um caderno de devoções e eu anotava as minhas experiências com Deus. Todos os dias eu escrevia algo como: “Deus tem um plano para a minha vida”. Eu só não sabia ainda qual era o plano. Então, comecei a ficar mais atento na hora dos cultos, as pregações. E teve um sábado a noite, Deus me mostrou muito claramente, que Ele me chamava para o ministério. Oportunidades para pregar começaram a surgir, e eu comecei a gostar daquilo. Então, o plano de Deus foi confirmando dentro de mim, por isso, hoje eu estou no ministério.

Estou lembrando de uma história, acho que verdadeira, lá do nordeste. Um jovem lá do interior nordestino se sentia chamado para o ministério. Até então, ele trabalhava na roça ajudando o pai, mas era muito malandro, e namorador toda vida e, se sentindo chamado para o ministério, foi falar com o pastor: “Pastô, Deusu me tá chamando pru ministério”. E contou: “Oia, eu tava na roça, limpando entre os pé de mandioca, quando passou um avião no céu, sortando fumaça e formando as letras “PM”. E aquelas duas letrinhas, pastô, falaram fundo no meu coração”. O pastor estranhou e perguntou? “Mas, o que significa “P.M.” para você, meu rapaz?” E, ele, muito entusiasmado respondeu: “Ué, num sabe não? significa PM - Pregue a Mensagem”! Mas o pastor, que se mantinha bem informado com as coisas da região, revelou: “Meu rapaz, sua convicção está errada. As letras que você viu o avião fazer no céu, significam: “Plante Mandioca”. É uma campanha do governo. E é o que você deve continuar fazendo, viu!”

É isso, queria saber a vontade de Deus, mas o tipo de vida não condizia com a vontade de Deus. Não dá certo.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19/02/2017

bottom of page