top of page

ENXERGANDO A VIDA DO MODO CERTO

Tiago 4.14

 

“Vocês não sabem o que acontecerá amanhã. O que é a vida de vocês? Vocês não passam de neblina que aparece por um instante e logo se dissipa”. NAA.

 

Nosso assunto hoje, ao continuarmos com a série de mensagens Vida Com Propósitos, é Enxergando a Vida do Modo Certo.

Este tema é importante considerar por causa de duas verdades.

 

MODO DE VOCÊ ENXERGAR SUA VIDA, MOLDA SUA VIDA.

O modo de você enxergar a vida influencia o modo de você investir o seu tempo, gastar o seu dinheiro, usar os seus talentos e valorizar os seus relacionamentos.

Ouvi dizer que uma boa maneira da gente entender o outro é perguntar: “Como você enxerga a sua vida?” E aí, vai ter muitas respostas. Alguém vai dizer que a vida é um circo; ou um campo de guerra, ou uma montanha russa, ou um quebra-cabeça, e por aí vai. Há pessoas que falam: “A vida é como uma roda gigante: algumas vezes você está em cima, outras vezes está em baixo”. Ou: “A vida é tipo bicicleta de dez marchas; nunca se usa todas”. Ou ainda tem essa: “A vida é como um jogo de cartas, o UNO, por exemplo: você tem de jogar com o que te deram”.

 

Como você vê a vida? Você pode estar enxergando a sua vida de ângulo errado. Na verdade, do nosso ponto de vista, nunca vemos as coisas como elas realmente são. Então, a melhor coisa a fazer é enxergar a vida do ponto de vista de Deus, que alias, é o Autor da vida, o Criador.

E a Bíblia, que é a Palavra de Deus, nos ensina a visão que Deus tem da vida, da nossa vida aqui neste mundo. A Bíblia revela três coisas: que a vida é um teste, que a vida é uma missão de confiança e que a vida neste mundo é uma atribuição temporária que a gente recebeu.

Vamos pensar nos dois primeiros pontos aí.

 

Então, primeiro:

1- A VIDA NA TERRA É UMA PROVA, UM TESTE.

Eu gosto da canção que o irmão Lázaro deixou gravada: “Vou passando pela prova dando glória a Deus”. Ele se refere à vida como uma prova, um teste que Deus nos aplica. De fato, nas páginas da Bíblia é até comum encontrar palavras como “provação”, “tentações”, “refinar”, “testar”. Essas palavras aparecem mais de duzentas vezes na Bíblia. Deus provou Abraão quando pediu que ele oferecesse o seu filho Isaque. Deus provou Jacó, quando ele teve de trabalhar uns anos extras para ter Raquel como esposa. Tem muitos outros exemplos na Bíblia, de pessoas que passaram por grandes provas: José do Egito, Rute, Ester, Daniel. Seria legal você ler sobre eles. A vida é um teste para todos nós.

Deus está constantemente observando a sua reação às pessoas, aos problemas, às enfermidades, às decepções, aos sucessos também. Deus observa a nossa mais simples ação: a maneira como abrimos uma porta, a maneira como reagimos a um papel amassado e jogado no chão, ou quando somos gentis ou deixamos de ser com o balconista da loja. É tudo um teste! A vida inteira! E o desafio da Palavra de Deus diz: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar” (2Tm 2.15 – NAA).

 

Não dá para a gente saber todos os testes que Deus vai aplicar durante a nossa vida, mas podemos prever alguns. Você será testado por meio de mudanças, de promessas não cumpridas, de problemas difíceis,  e orações não respondidas, de críticas que não merecia ouvir… O bom de compreender que a vida é um teste, é que você percebe que nada é insignificante na vida. Pode ser a coisa mais simples, mas Deus usa para o desenvolvimento do seu caráter. Alguns testes podem ser puxados, enquanto outros você nem percebe. Mas, o maravilhoso é que Deus quer que você passe em todos os testes da vida.

 

Para começar, olha isso: Deus jamais permite que você enfrente tentações, testes, maiores do que consegue suportar. A Bíblia diz: “E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem  suportar” (1Co 10.13 – NVI). E ainda, o mega-hiper-maravilhoso, é que sempre que você passa em um teste, Deus vê e guarda para recompensá-lo na eternidade. Olha o que a Bíblia diz: “Feliz é aquele que nas aflições continua fiel! Porque, depois de sair aprovado dessas aflições, receberá como prêmio a vida que Deus promete aos que o amam” (Tg 1.12 – NTLH).

 

Agora, o segundo ponto:

2- A VIDA NA TERRA É UMA MISSÃO DE CONFIANÇA.

Nosso tempo sobre a terra, nossa energia, inteligência, oportunidades, relacionamento, dinheiro, são bens que Deus nos confiou para cuidarmos e administramos. Somos mordomos de tudo quanto Deus nos dá. Mas, em realidade, nada é realmente nosso. Deus apenas nos empresta a terra enquanto estamos na vida aqui. A Bíblia diz: “Ao SENHOR Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele” (Sl 24.1 – NTLH).

Antes de você chegar a este mundo, a terra já era propriedade de Deus e continua sendo. Está emprestado para você e depois que você partir para a eternidade, será emprestada para outra pessoa. Enquanto isso, tudo que você pode fazer é desfrutar com responsabilidade. Sua missão é de confiança: usufruir e guardar.

Quando Deus criou Adão e Eva, Deus falou para eles, a Bíblia mostra: “O SENHOR Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar” (Gn 2.15 – NAA).

 

O primeiro serviço que Deus deu aos homens, foi administrar e cuidar das “coisas” dEle sobre a terra. Portanto, tudo que nos cabe, é desfrutar das coisas dessa vida com responsabilidade.

Quando eu e Tânia nos casamos, um casal nos levou para a sua casa de praia e deixou que usássemos de tudo. Foi uma experiência com a qual não poderíamos arcar. Nosso dinheiro na época não daria, e aproveitamos muito. Eles disseram: “Usem como se tudo fosse de vocês” e foi o que fizemos! Usufruímos de cada cômodo da casa, comemos do que havia na geladeira, na despensa, usamos as roupas de cama e mesa; mas, sabíamos o tempo todo que a casa não era nossa. Então tomamos um cuidado especial para não estragar nada, não quebrar nada. Aproveitamos de tudo sem sermos os donos dela. Tem um modo de pensar que é assim: “Se não é seu, não se preocupe não, pode gastar, esbanjar, desperdiçar; não é seu!”. Ah! Mas o crente não age assim não. O pensamento dele é: “Deus é o verdadeiro Dono de tudo; então, vou

cuidar da melhor forma possível”.

 

A Bíblia diz: “é requerido dos administradores que cada homem seja achado fiel” (1Co 4.2 – BKJ).

Jesus contou muitas histórias para ensinar aos discípulos sobre essa responsabilidade perante Deus. Na parábola dos talentos (Nt 25.14- 19), um homem de negócios confiou sua riqueza ao cuidado dos funcionários enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada funcionário e recompensou a cada um. O dono diz: “Muito bem, servo bom e fiel; você foi fiel no pouco, sobre o muito o colocarei; venha participar da alegria do seu senhor” (Mt 25.21 – NAA). É assim que vai ser. No fim de sua vida nesta terra, você será avaliado e recompensado conforme suas atitudes ao lidar com o que Deus lhe confiou. Isso significa que a coisa mais simples que você faz, tem implicações para a eternidade. Se você tratar sua vida nesse mundo como uma missão de confiança, Deus promete três recompensas na eternidade. Primeiro: você receberá o reconhecimento de Deus. Ele dirá: “Muito bem! Bom trabalho!” Depois, você receberá uma promoção e uma responsabilidade maior na eternidade, está escrito: “sobre o muito o colocarei”. E você será honrado em uma comemoração: “Venha e participe da alegria de seu senhor”.

 

A vida é um teste e uma missão de confiança, e quanto mais Deus lhe dá, mais responsável ele espera que você seja.

 

CONCLUSÃO

Como você está vivendo a sua vida?

 

Pastor Walter Pacheco da Silveira, 23.05.2021

Fonte: Vida Com Propósitos, Rick Warren

bottom of page