top of page

O HOMEM

Diversos

 

Introdução

Estamos estudando alguns assuntos relevantes. Hoje convido você a considerar algumas verdades sobre o homem, o ser humano: sua origem, sua constituição e sua relação com Deus.

Vivemos numa época em que muitas teorias são propostas para explicar a origem e a natureza do homem.

Uma teoria muito comum e divulgada é a do cientista inglês Charles Darwin, o evolucionismo.

Estudiosos e defensores da teoria evolucionista ensinam que, em dado momento da evolução, os seres humanos e os macacos tiveram um ancestral em comum e deste ancestral, evoluíram dois grupos diferentes: um deles gerou o macaco e o outro gerou os seres humanos, como existem hoje.

Bem, é importante que você conheça o ensino da Bíblia a respeito do ser humano. A ciência é importante, é muito preciosa e precisamos dela, mas a ciência é falha.

A Bíblia, não! A Bíblia é a Palavra de Deus, escrita por cerca de 40 homens inspirados pelo Espírito Santo, num espaço de 1.500 anos, que não se contradizem!

Então, entre o que a ciência diz e o que a Bíblia diz, devemos ficar com a Bíblia, porque nela não tem erros.

Portanto, através da Bíblia, você pode encontrar a resposta e a orientação do próprio Deus sobre a origem, a natureza e o propósito da existência do homem sobre a terra.

Vamos ver o que a Bíblia ensina sobre a origem do homem.

Sabemos que Charles Darwin ensinou a teoria do evolucionismo, defendeu essa teoria e tem muitos que são adeptos dela... mas muitos outros há que acreditam, ensinam e defendem uma outra teoria: a teoria do criacionismo.

A teoria criacionista foi feita, foi formulada, a partir de conceitos bíblicos, por exemplo: “No princípio, Deus criou o céu e a terra (…)” Outro exemplo, é quando a Bíblia fala que nossa criação foi feita à “imagem de Deus”, dando a entender que Deus não é alguma coisa ou alguma força, mas uma pessoa! O criacionismo, então, é a teoria com respaldo bíblico.

Na verdade, não é nem teoria, porque não é especulação, é verdade mesmo, é um fato. Deus disse – e se Deus disse, então como está escrito em Rm 3.4: “sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso”, porque da boca de Deus só sai verdade.

Mas vamos! Qual a origem do homem?

Os dois primeiros capítulos de Gênesis dão a descrição de como foi a criação do homem. Em cada capítulo há uma narrativa muito preciosa. A primeira narrativa fala da criação do homem em termos gerais.

Você lê Gn 1.26-27 e aprende em linhas gerais, como foi que o homem surgiu. Está escrito: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Veja, essa narrativa é de natureza geral.

Agora, a segunda narrativa, fornece alguns detalhes a mais. É como se fosse um complemento da primeira narrativa. Confira Gn 2.4-25.

 

Dessas duas narrativas, você pode aprender o seguinte:

O HOMEM É UMA CRIATURA

Leia Gn 2.7 e responda essa: De que material Deus formou o homem? ...do pó da terra.

O fato do homem ter sido formado do pó da terra já sinaliza claramente que o homem é uma criatura, isto é, ele não se fez sozinho, mas foi feito, foi formado.

Outra coisa é que o homem ser feito do pó da terra, isso é uma advertência quanto à resistência do ser humano: como criatura de Deus, o homem é dependente de Deus – a criatura é dependente do seu Criador.

Segunda verdade que se aprende dessas duas narrativas:

O HOMEM É A MAIS ELEVADA DE TODAS AS CRIATURAS DE DEUS

O homem é chamado de a “coroa da criação”, não apenas por ter sido o último a ser criado, mas pela sua própria natureza.

Compare a criação dos animais e das plantas com a criação do homem, em Gn 1.26-29 e Gn 2.7.

Agora, responda: Que diferença se pode notar entre a criação do homem e a criação das outras criaturas?

O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus, isto é, possui qualidades de Deus, como: vontade, emoção, pensamentos... É até por essa razão que o homem pode ter e manter comunhão com Deus, o seu Criador.

 

Terceira verdade:

O HOMEM FOI CRIADO UM SER INTELIGENTE

Leia Gn 2.16-20 e faça uma lista das atribuições dadas ao homem que o caracterizam como ser inteligente.

Quarta verdade pra aprender dessas duas narrativas de Gênesis:

O HOMEM É UM SER MORAL

Deus fez o homem como ser responsável, com liberdade de escola, capaz de tomar decisões... Você pode notar isso em Gn 2.15-17 e Gn 3.1-15.

Nessas duas passagens lemos da glória e da tragédia do gênero humano.

O homem foi criado para a comunhão com Deus, condição que Deus estabeleceu para o homem ser feliz, mas ele se separou dessa comunhão pelo mau uso que fez da sua liberdade.

A consequência foi trágica: pela sua desobediência, homem provocou confusão e infelicidade, não apenas em sua vida, mas no próprio mundo.

Como ser moral, o homem é responsável pelos seus atos. É inútil procurar fugir à sua responsabilidade diante de Deus, porque sempre chega o momento em que Deus lhe pergunta: “Onde estás?”

 

E a quinta verdade dessas duas narrativas é essa:

O HOMEM, COMO CRIADO POR DEUS, É BOM

Depois de realizar a criação de todas as coisas, inclusive a do homem, lemos em Gn 1.31, que “viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom”.

O homem, como criado por Deus, é bom. O caso hoje é que a imagem de Deus no homem está desfigurada, embaçada pelo pecado. Mas pode ser reabilitada pelo processo da regeneração, quando a pessoa se converte a Jesus. Aleluia!

Então, o homem é uma criatura de Deus (essa é a sua origem!), o homem é a mais elevada de todas as criaturas de Deus, o homem foi criado um ser inteligente, um ser moral e, como criado por Deus, o homem é bom.

Agora, vamos considerar a constituição do homem.

O ser humano é uma unidade, não dá pra dividir em partes e dizer: o homem é isso, isso e mais isso. A Bíblia fala do corpo, da alma e do espírito do homem – essas são as partes integrantes do homem, mas não significa que cada parte existe sozinha, independente da outra.

Vamos ler 1Ts 5.23: “...e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. Nesse verso vemos que o homem é possuidor de um corpo, uma alma e um espírito. Note que há elementos físico e espirituais na constituição do ser humano.  Há, em nós, uma natureza física e uma natureza espiritual.

A natureza física é composta do corpo, elemento através do qual podemos entrar em contato com o mundo a nossa volta, sentir o que é frio/quente, liso/áspero, duro/macio, doce/amargo...

Um aspecto muito importante que você deve considerar com toda a seriedade é a dignidade do seu corpo.

Alguns são altos, outros baixos, alguns são brancos e outros são negros, alguns são completos, outros apresentam alguma deficiência... não importa: o seu corpo possui uma dignidade especial.

Leia 1Co 6.19-20 para saber porque razão o seu corpo possui dignidade especial.

É por ser o templo, a morada, do Espírito Santo... por isso, você ter o seu corpo sempre em condições de santidade e pureza, evitando a contaminação de vícios, imoralidades, etc.

A natureza espiritual é composta dos dois outros elementos: a alma e o espírito. Alma e espírito são elementos espirituais da nossa constituição... você não pode tocá-los, não pode vê-los, mas eles estão presentes.

A alma... As pessoas na igreja falam muito em alma. Elas falam em ganhar almas... cantam: “A minha alma tem sede de ti”. Mas o que é alma? A alma é o próprio EU do indivíduo, a sede da personalidade, o jeito de ser... a alma é um verdadeiro arquivo de emoções, de memórias, pensamentos...

O espírito é o elemento da nossa constituição que nos põe em contato com o mundo espiritual e nos permite exercer funções espirituais, como adorar, ter discernimento espiritual, revelação, etc.

Assim sendo, o homem é um ser vivo como todos os animais, mas por causa da sua constituição física e espiritual, o homem é uma criatura especial: Deus pôs as próprias mãos para que o homem fosse formado e deu a ele um corpo, alma e espírito.

Com isso, pensemos agora na relação do homem com Deus, na relação da criatura com o Criador.

Há três pontos que você deve considerar:

O homem, por ser criatura, depende de Deus

Leia Mt 6.26-30. O homem foi feito livre, inteligente, responsável, mas depende de Deus.

A recusa do homem em reconhecer a sua dependência de Deus é uma realidade

Tendo sido criado por Deus, o homem sente necessidade de Deus, de filiação e comunhão com Deus, mas não consegue alcançar essa finalidade por si mesmo, devido à operação do pecado.

O homem natural está perdido.

Quando a Bíblia fala em homem natural, significa o homem afastado de Deus e dominado pelo pecado. Nessa condição, o homem está perdido, isto é, separado de Deus e condenado à separação eterna.

Ef 2.1-3 aponta algumas características de uma pessoa assim.

Há salvação em Jesus Cristo

Através de Jesus o homem natural pode se converter numa nova criação, nascer de novo e se reconciliar com Deus.

Através de Jesus o homem se torna membro da família de Deus. Leia Jo 1.12: “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page