top of page

VIDA FELIZ

Filipenses 3.13-14

 

"...esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus".

 

Introdução

Aqui nós encontramos uma receita oportuna para a felicidade. E é o que mais desejamos realmente.

Entenda que a felicidade não depende das circunstâncias. Não depende de você ter saúde, ter uma família amorosa, ter realização profissional e sentimental, ter dinheiro...

 

Tudo isso é muito bom. Oh! se é! Mas todas essas coisas são pequenas demais, limitadas demais, terrenas demais para produzir a verdadeira felicidade.

E o verdadeiro problema do ser humano está precisamente nesse ponto: entender isso; entender que foi criado para uma vida de relacionamento com Deus e que, independente, não será feliz.

 

Em nosso engano, falamos: "A vida é para ser vivida" e tratamos Deus como estraga-prazeres e pouco nos envolvemos e nos comprometemos com Ele.

Pois, te falo honestamente: se não nos arrependermos e não voltarmos para Deus, não haverá felicidade para nós; porque a felicidade não depende de termos circunstâncias boas na vida; depende de termos boa relação com Deus na nossa vida.

 

Então, para sermos realmente felizes, aqui está a receita bíblica. Vamos reler o texto de Fp 3.13-14.

 

“Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficam para trás e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (NAA).

 

E lendo esse mesmo texto numa tradução mais contemporânea, é assim: “Não, caros irmãos, não sou ainda tudo quanto deveria ser, porém estou concentrando todas as minhas energias para insistir nesta única coisa: Esquecendo o passado e aguardando esperançoso aquilo que está à frente, esforço-me para chegar ao fim da corrida e receber o prêmio para o qual Deus está nos chamando ao céu, em Cristo Jesus” (NBV).

 

Primeiro elemento desta receita:

ESTABELECER UM ALVO

Deus está nos dizendo, que se quisermos alcançar a felicidade, precisamos ter o alvo correto.

No v.13 o apóstolo Paulo diz: "...uma coisa eu faço". Quantas coisas? Uma. E qual era esta coisa principal que Paulo fazia? Está no v.14, o próprio apóstolo Paulo declara: "prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

 

O negócio principal da vida de Paulo, o grande alvo dele, era seguir a Cristo, o Senhor. Ele entendia que sua felicidade dependia de cultivar um relacionamento certo com Deus.

Há pessoas que estão focadas em muitas coisas nesse mundo. Mas, se quisermos ter uma vida feliz, precisamos estabelecer uma coisa principal, um alvo: ter um relacionamento pessoal com Deus.

 

O segundo elemento desta receita é:

ESQUECER O QUE FICOU PARA TRÁS

É a segunda orientação do texto: para termos uma vida feliz, precisamos esquecer o que passou, precisa virar a página.

Quem tem o alvo firmemente estabelecido, não olha para trás. Se fizer isso vai errar o alvo.

 

O passado do apóstolo Paulo era tenebroso. Se você puxar a ficha dele, você vai ver que ele tinha uma religião diferente do cristianismo (ele  era adepto do farisaísmo) e fazia o seguinte: quem não era cristão, ele pegava, prendia e consentia que morresse. E ele achava que fazia o que era certo.

 

Se Paulo não esquecesse o passado que ele teve, a vida seria um inferno para ele, um sofrimento terrível.

 

Sabe, existem coisas que aconteceram, que você não deve carregar para frente, mas esquecer.

Eu quero encorajar você nesta noite, em nome de Jesus, a fazer isso. Os fracassos, os desapontamentos, as tristezas, as mágoas e os pecados de que precisamos limpar da nossa memória?

 

Somos parecidos como um navio. Todo barco marítimo, de vez em quando, precisa ir ao estaleiro para ter o seu casco raspado. É que ao longo das viagens, as ostras vão grudando no casco do navio, de tal maneira que depois de algum tempo, o navio não consegue mais deslizar sobre as águas; as ostras estão grudadas ali e elas atrapalham.

 

O que ficou grudado de ruim e pecaminoso na sua alma, vai impedir você de surfar na felicidade...

Mas, confessar, fazer confissão a Deus, é um processo de raspagem. Deus é fiel, perdoará os seus pecados e limpará o seu coração.

 

E o terceiro elemento desta receita, é:

PROSSEGUIR PARA O ALVO

Há uma terceira recomendação para uma vida feliz, e a orientação é: prossiga para o alvo, siga em frente.

O apóstolo Paulo diz: "...avanço para o que está na minha frente... prossigo para o alvo, para o prêmio, para a soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

 

Isso significa: Deixe para trás o que precisa ficar para trás e avance para aquilo que Deus tem colocado diante de você. Ele te criou com um propósito de glorificá-Lo. Prossiga em frente!

 

Precisamos fazer como faz o nosso rio Paraíba, ele corre para o mar, é o seu alvo.

Muitas vezes, as águas encontram obstáculos, rochas, barrancos de pedra, mas elas vão fazendo curvas, contornando os obstáculos, porque tem um alvo e o alvo é chegar no mar.

O seu alvo é seguir o exemplo de Jesus, o Homem perfeito. O apóstolo Paulo chama isto de vocação. Como crente, você tem a vocação de seguir a Jesus. Avance nisso.

 

Que obstáculos você precisa contornar? Supere!

 

CONCLUSÃO

Irmão, Deus quer uma vida feliz para os Seus filhos e dá a receita.

Estabeleça como alvo para a sua vida, ter uma relação correta com Deus, porque Ele é a essência da verdadeira felicidade.

 

Esqueça o que ficou para trás, vire a página. Deus remove todo o mal que grudou em nós!

 

E, finalmente, avance para aquilo que Deus tem colocado diante de você. Seu alvo é Jesus é Jesus é a vida!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page