top of page

VOCÊ NÃO É UM ACIDENTE - SÉRIE PROPÓSITOS

Isaías 44.2

 

INTRODUÇÃO

Esta série de mensagens é: para os que leram o livro Uma Vida Com Propósito, a lembrança do que leram. Esta série é também para os que ainda vão ler aquele livro, que é considerado um dos mais vendidos da história: que todos sejam estimulados à sua leitura. Mas esta série é também para aqueles que não leram e nem vão ler, porque não gostam de ler: mas que não fiquem privados de receber o que todos podem receber!

Porque o conteúdo é tão importante e tão substancioso, que me sinto movido a compartilhar com você, esperançoso de que você seja ajudado a descobrir a resposta da questão mais importante que uma pessoa encontra na vida: “para que é que eu estou neste mundo?”

 

E nosso ponto de partida é esse versículo bíblico que está no livro do profeta Isaías: “Assim diz o SENHOR, que o criou e formou desde o ventre materno, e que o ajuda” (Is 44.2 – NAA).

 

Um bom exercício para compreender bem as coisas, é fazer perguntas. Então, se você perguntar ao texto que acabamos de ler, se você perguntar assim: “Quem me criou e me formou desde o ventre materno?” O texto então vai responder: “Foi o Senhor, foi Deus!”

O texto está falando de Deus, do Senhor, que não faz nada por fazer e nem nunca erra quando faz o que quer fazer. Deus é perfeito.

 

Então, você pode estar seguro da seguinte verdade: o seu nascimento não foi um erro, não foi por acaso, não foi um acidente.

 

Há pais que ficaram surpresos quando o exame deu positivo para gravidez. Mas Deus não ficou nem um pouco surpreso com o seu nascimento.

 

Você viu no texto o que Deus fala? Ele te formou no ventre materno. Antes de você ter sido concebido por seus pais, você já estava concebido na mente de Deus!

Isso significa que Deus quis criar você, Ele te desejou, por isso que te criou e formou!

 

No Sl 139.15, o salmista fala com linguagem poética: “Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado...” (NAA). Deus mesmo formou cada detalhe do seu corpo, da sua pele, da sua personalidade.

 

O v.16 desse Salmo também é impressionante, está esrito: “Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles ainda existia”.

Deus planejou os dias da sua vida, quando nem um deles ainda existia; você não havia nascido ainda e Deus já tinha planejado o dia e a hora do seu nascimento.

 

Deus também planejou onde você nasceria e onde viveria. Olha com atenção para essa Palavra escrita no livro de Atos 17.26: “De um só homem [o Adão, lembra dele?] fez todas as nações para habitarem sobre a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação”. Deus planejou que você seria brasileiro! Alguns dos que me ouvem, pode ser que sejam norteamericanos, europeus ou asiáticos... Deus planejou isso!

 

Observe, então, que nada em sua vida, em minha vida, em nossa vida, é casual. Deus pensou em tudo! Até nos seus pais; Deus viu que eles tinham o DNA que Ele queria para você ser formado.

 

Ah! Que isto fique bem claro para você: Deus não faz nada por acaso. Ele tem um motivo para tudo que faz.

Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo escreveu: “Antes da fundação do mundo, Deus nos escolheu, nele, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele” (Ef 1.4 – NAA). Olha que revelação tremenda: antes do mundo ser formado, Deus já pensava em você.

 

Na verdade, você foi o motivo de Deus ter criado o mundo! Você não vê o que os pais fazem quando vão ter um filho? Eles preparam antes, o enxoval; preparam a casa, planjenando onde colocar o berço, a cômoda das roupinhas...

 

Deus foi o primeiro a fazer isso! Ele projetou esse mundo para que pudéssemos viver nele. E depois de tudo pronto, o enxoval preparadinho, Deus formou o ser humano.

 

Na mesma carta de Paulo aos Efésios 1.4-5: “, está escrito: “Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa. Por causa do seu amor por nós, 5 Deus já havia resolvido que nos tornaria seus filhos, por meio de Jesus Cristo...” (NTLH).

Olha o quanto Deus ama você e valoriza você! Primeiro Deus preparou a casa, Ele planejou tudo para receber você.

 

Hoje, por causa da pandemia, se fala muito em ciência. Eu lembro do Mandetta quando era ministro, repetindo o chavão dele: “Foco, disciplina, ciência”, que pronunciava com ênfase. Tem governadores que também gostam de falar que seguem a ciência.

 

A ciência tem o seu papel e ela só confirma a Palavra de Deus. Um doutor em genética humana (Michael Denton), concluiu num trabalho dele: “Todas as evidências disponíveis nas ciências biológicas, apóiam a teoria básica [...] de que o universo como um todo foi especialmente criado tendo a vida e a humanidade como principal objetivo e propósito; um conjunto no qual todas as facetas da realidade têm seu significado e explicação nesse fato fundamental”.

 

A Bíblia diz a mesma coisa desde milhares de anos atrás, está escrito em Is 45.18: “Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus – e ele é o único Deus; que formou a terra e a fez – ele a estabeleceu; ele não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: “Eu sou o SENHOR, e não há outro” (NAA).

 

Agora, por que Deus fez tudo isso? Por que Ele Se deu ao trabalho de criar os céus e a terra, esse universo para nós?

É porque Ele é um Deus de amor. Deus nos criou para sermos alvo do amor dEle. Você foi criado para ser amado por Deus!

 

Tem um samba-canção gravado por Gal Costa e Maria Betânia e outros artistas, que na primeira linha, diz assim: “Eu nasci pra sofrer”. Que nada! Você nasceu para ser amado por Deus.

 

Você precisa firmar a sua vida nessa verdade. Deus te trouxe a existência para te amar.

 

Veja o que Deus diz nesta outra parte: “Escute, povo de Israel; escutem, todos os descendentes de Jacó que ficaram vivos! Desde que vocês nasceram, eu os tenho carregado; sempre cuidei de vocês. 4 E, quando ficarem velhos, eu serei o mesmo Deus; cuidarei de vocês quando tiverem cabelos brancos. Eu os criei e os carregarei; eu os ajudarei e salvarei” (Is 64.3-4 – NTLH).

 

Ah! Deus te criou por um desejo que Ele tem: amar você.

Você não é um acidente. A sua vida tem um grande propósito! Você criado para Deus.

 

Ministração

Nessa hora, Deus está tocando o seu coração. Você quer que Ele dirija a sua vida?

 

Então, você deve receber Jesus como seu único Senhor e Salvador. Repita em voz alta esta oração:

 

“Senhor, eu declaro que creio no sacrifício de Jesus na cruz para me salvar. Por isso, peço perdão pelos meus pecados. Eu confesso Jesus como meu único Senhor e Salvador e recebo o teu Espírito Santo em meu coração para que, a partir de hoje, eu seja transformado na pessoa que o Senhor quer que eu seja. Obrigado por me receber, Senhor, e ter o meu nome escrito no Livro da Vida. Em nome de Jesus. Amém”.

 

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 25.04.2021

bottom of page