top of page

APRENDENDO COM EZEQUIAS A VENCER DESAFIOS

Isaías 38.3-5

 

Texto: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. 4 Então a palavra do Senhor veio a Isaías: 5 "Vá dizer a Ezequias: Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida. - NVI

 

Introdução

Meu assunto hoje é: "Aprendendo Com Ezequias a Vencer Desafios". O que tem sido um problemão para você?

O rei Ezequias era servo de Deus e rei de Judá. Ele enfrentou na sua vida grandes desafios; como dizem alguns, ele teve os seus abacaxis, ou pepinos, se você preferir.

 

E o maior de todos, pode ter certeza, foi esse daqui, porque um dia Ezequias recebeu a notícia de que estava com uma doença mortal.  

 

Então, Deus mesmo mandou que o profeta Isaías fosse dizer ao rei Ezequias, o que lemos no v.1: "Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará".

Escuta isto, especialmente você que vem encarando o maior desafio já surgido na sua vida até hoje: o seu problema é desse tamanho? É tão sério o seu problema que dele você não se recuperará?

 

Quem disse que você não se recuperará? Porque às vezes, somos nós mesmos que falamos isso. Vemos a situação tão difícil, a crise tão grande, ficamos consternados, os olhos se enchem de lágrimas e o coração de dor.

 

Então, nessa comoção a gente fala: "Não vou me recuperar. Não vou sair dessa". Mas você pode estar equivocado! Sabe, quando os olhos se enchem de lágrimas, a visão embaça e não conseguimos enxergar as coisas direito!

 

Por isso, mesmo que você tenha dito estas palavras: "não vou me recuperar", acredite, pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

 

Agora, pode ser que alguém lhe tenha dito: "Você não se recuperará; dessa você não sai". Misericórdia, mas há tanta gente agourenta, gente que só prediz o mal, gente que é incapaz de crer num milagre... oh! não fica ouvindo a conversa desse tipo de pessoa...

Milagres acontecem; a palavra "impossível" não aparece no vocabulário de Deus. Aleluia!

 

Portanto, ainda que alguém lhe tenha dito: "você não irá se recuperar", a Bíblia mostra pela experiência do rei Ezequias, que você pode se recuperar SIM!

 

Agora, quem sabe, foi o próprio Deus que tenha lhe dito:"você não se recuperará", porque foi assim com o rei Ezequias. O profeta Isaías foi até ele e declarou: "Assim diz o Senhor [não sou eu quem está falando], é o Senhor: você não se recuperará".

E agora? Agora, ainda assim, mesmo que o próprio Deus lhe tenha dito "você não se recuperará", confia, porque Deus é misericordioso, Deus é compassivo... Deus é sensível às nossas dores.

 

A Bíblia diz que o SENHOR se compadece daqueles que o temem. (Sl 103.13). Aleluia! Você pode se recuperar sim... Comemore isso; dê um forte aplauso ao Senhor!

 

Por isso que o rei Ezequias, ele conseguiu mudar a história da vida dele, como que convencendo Deus a fazer outra coisa.

Você tem mesmo um grande desafio? Então, convido você a aprender com o rei Ezequias a vencer desafios. Eu estou precisando disso.

 

...em primeiro lugar, como Ezequias, é preciso fazer isto:

1- CRER QUE A ORAÇÃO PODE MUDAR AS COISAS

O rei Ezequias acreditava no poder da oração! Lemos no v.2: "Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor".

Ele havia acabado de receber a notícia mais desagradável que existe, mas ele teve esta atitude: orar ao Senhor.

 

Se quando recebe notícia ruim, você perde a cabeça, aprenda isto aqui (v.2): o rei Ezequias virou o rosto para a parede e orou.

 

Ao virar o rosto para a parede e orar, Ezequias estava deixando claro que ele não esperava nada dos homens; que esperava somente do Senhor, porque acreditava que a oração pode mudar as coisas. Virar-se para a parede significa deixar de buscar ajuda dos homens, para buscar somente de Deus.

 

Às vezes é isto que falta ser feito para se conquistar milagres.

Temos um desafio sério na vida, temos um problema a ser resolvido, temos uma situação desesperadora em casa, mas não fazemos oração!

 

Mas a oração é a chave da vitória! Orar é o nosso poderoso recurso; não para fazer com que a vontade do homem seja feita no céu, mas para fazer com que a vontade de Deus seja feita na terra!

 

Ezequias recebeu a notícia (v.1) de que estava com uma doença mortal e a notícia veio da parte de Deus.

Contudo, ele creu que poderia mudar as coisas através da oração! O rei Ezequias ousou acreditar que com oração, ele podia tocar o coração de Deus fazendo mudar de ideia.

 

Precisamos crer que a oração não tem limites! A Bíblia diz que a oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder!

 

Então, ao voltar para sua casa esta noite, antes de pôr a cabeça no travesseiro e dormir, resolva se dedicar ao trabalho de fazer oração. Esse é um recurso poderoso que tem estado ao seu alcance o tempo todo.

 

...em segundo lugar, aprenda o seguinte com o rei Ezequias, para vencer desafios:

2- UMA VIDA SINCERA DIANTE DE DEUS É UM BOM ARGUMENTO

Lemos no v.3 que o primeiro argumento que o rei lançou mão em sua oração, foi sizer: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade". Você poderá dizer isto diante de Deus?

Ezequias está dizendo a Deus: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?" Tem uma versão da Bíblia que traz assim: "andei diante de ti em verdade e com coração perfeito"... com o coração fiel, inteiro, ele quer dizer.

 

Isso significa que este homem, ele tinha um compromisso com Deus e era sincero.

 

Deus não tem prazer em ouvir a oração do homem quando ele é hipócrita, fingido, falso.

Há muita gente orando, muita gente fazendo oração, mas que não é gente sincera; é gente que ama a Deus só de fachada, que serve a Deus só de aparência, que obedece a Deus só pela metade... Deus não tem prazer em ouvir a oração de pessoas assim.

 

A sensação é a mesma quando um filho desobediente, malcriado toda vida, vem e pede um dinheiro pro’s pais.

 

Veja o que a Bíblia diz no Sl 31.19: "Como é grande a tua bondade, que reservaste para aqueles que te temem...". A bondade de Deus, diz este Salmo, está reservada para quem respeita e obedece a Deus.

 

O profeta Isaías escreveu isto, que foi repetido por Paulo: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1Co 2.9)... para aqueles que O obedecem.

Quando o rei Ezequias orou, ele pode dizer: "Senhor, eu sempre Lhe fui fiel, lembra?” E a esse argumento, Deus não podia ignorar - era verdadeiro! O favor de Deus é para aqueles que andam na verdade e O amam de todo o coração.

 

Se você quer alcançar o favor de Deus, você precisa andar em sinceridade diante de Deus.

 

Você pode conseguir isto num pequeno esforço: resolvendo no seu coração que vai servir a Deus obedientemente, fielmente. Então, você fará a sua oração, apresentará sua causa diante de Deus e Ele te ouvirá, porque está escrito que o favor de Deus é para aqueles que O temem! Aleluia!

 

...em terceiro lugar, para vencer seus desafios, aprenda mais isto com o rei Ezequias:

3- UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA A DEUS É OUTRO GRANDE ARGUMENTO

No v.3 lemos isto: "tenho feito o que tu aprovas", ou como lemos numa versão mais contemporânea da Bíblia: "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse".

Já imaginou? O segundo motivo que o rei Ezequias apresenta para convencer a Deus, é esse: "fiz o que o Senhor aprova... fiz o que era reto aos teus olhos... fiz o máximo para obedecer ao Senhor". Isso quer dizer que este homem, Ezequias, ele obedecia, ele andava na orientação de Deus.

 

Muitas vezes vivemos segundo o que é bom aos nossos olhos. Mas o favor de Deus vem sobre os que fazem o que é reto diante dEle!

 

Se você faz o que o Deus aprova, você será ajudado, você vencerá os desafios, você experimentará o que o rei Ezequias experimentou. Ele disse, Senhor "sempre fiz aquilo que querias que eu fizesse". E tomou a Deus por testemunha, dizendo: "O Senhor viu?... o Senhor lembra?"

E Deus disse pra ele: "É verdade... você me convenceu; vou deixa-lo viver por mais 15 anos! Ah! [veja o v.7] E aqui está a prova de que vou fazer o que prometi [disse o Senhor]. Farei voltar, em dez graus, a sombra que o sol deixa"... Deus foi além! Deus surpreendeu Ezequias! Oh! Glória!!

 

Essa história do rei Ezequias mostra que Deus fará o que o homem quiser, quando esse homem fizer o que Deus quer.

 

Chegue à casa esta noite, pegue uma folha de papel e escreva lá: "O que Deus quer que eu faça" e coloque nº 1, nº 2, nº 3... vá alistando as coisas que você já sabe, Deus quer que você faça...

Depois, vá lendo a Bíblia um pouco todos os dias. A Bíblia revela a vontade de Deus. Quando você ler a Bíblia, faça sempre estas perguntinhas ao texto:

Algum mandamento a ser obedecido?

Alguma promessa que devo crer?

Algum pecado que devo confessar?

Alguma atitude que devo mudar?

Algum exemplo a ser seguido?

 

É isto, obedecendo a Deus, você vencerá os desafios da sua vida.

 

...finalmente, como Ezequias, você também precisa fazer isto:

4- BUSCAR A DEUS COM INTENSIDADE E SE EXPÔR DIANTE DELE

O v.3 termina dizendo que Ezequias "chorou muito". Embora fosse um rei, Ezequias não segurou suas lágrimas e nem deixou de humilhar-se. É por isto, que aqui no v.5, Deus mandou o profeta Isaías dizer pra Ezequias: "Ouvi sua oração e vi suas lágrimas".

Isso nos mostra o quanto Deus é comovido quando expomos sinceramente as nossas emoções, os nossos sentimentos, diante dEle.

 

Mas há pessoas que não se envolvem sentimentalmente com Deus. Querem servi-lO apenas no nível da razão, como religiosos, cheios de regras e etiquetas... Não são esses os que alcançam milagres.

 

Lemos que o rei Ezequias chorou... Uma coisa é chorar e outra coisa é chorar diante de Deus...

Há pessoas que choram porque estão sofrendo, mas isto não é suficiente para atrair a benção.

 

Um verso da Bíblia que eu gosto muito é aquele que diz: "a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17). O significado dele é que, um espírito humilde, um coração humilde, é honrado por Deus.

 

Amado, se você se aproxima de Deus com orgulho, cheio de direitos, cheio vontades, acreditando que é o centro do universo e que tudo e todos lhes devem obrigações, você não alcançará a bênção de Deus.

 

Quer vencer os desafios da vida? ...seja natural diante de Deus.

Talvez você precise aprender a chorar como Ezequias, diante do Senhor, pois chore, humilhe-se diante d'Ele, busque a Deus com intensidade, se exponha sem reservas...

 

Ezequias no seu traje de rei, não se conteve, encostou o cetro real de lado, tirou a coroa da cabeça, pôs no chão (isso é imaginação minha)... e chorou diante de Deus, como uma pessoa no seu natural...

 

Conclusão

Então, qual tem sido o maior desafio em sua vida? ...o que tem sido hoje o seu maior problema? Quer vencê-lo? Quer mudar a situação?

Há uma maneira de mudar... há uma maneira de vencer desafios: aqueles que buscam a Deus e recebem Jesus em seu coração tem o decreto de morte cancelado, como aconteceu com Ezequias.

 

Você quer mudar de vida?

Creia que a oração pode mudar as coisas;

Seja sincero, porque a vida sincera diante de Deus é um grande argumento;

Seja obediente, porque a vida de obediência a Deus é outro grande argumento;

E, finalmente, busque a Deus com intensidade, se exponha diante dEle.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 14.03.2021

bottom of page