top of page

INCUMBÊNCIA: TORNE-SE UM VENCEDOR

Atos 2.42

 

"E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”

 

INTRODUÇÃO

Nesta última Quinta de Oração, enquanto a chuva forte caía, estávamos aqui com os joelhos no chão, orando, quando o Espírito Santo me trouxe ao coração a palavra “incumbência” e disse: “Entre em sociedade comigo e edifiquemos uma igreja de vencedores”.

E a partir daquela hora essa Palavra preencheu o meu coração e agora, eu venho assim, estufado, cheio dos pensamentos de Deus, para compartilhar com você uma incumbência, uma incumbência.

Hoje é dia de recebermos revelação da parte de Deus sobre o propósito de estarmos aqui, plantados neste lugar com o nome que nos identifica: “Comunidade Batista Karis”.

Por que estamos aqui? Qual é o propósito? Qual a nossa incumbência? É sobre isso que quero falar.

Se você prestou atenção ao noticiário, o KarisNews, você viu lá uma novidade... você viu esta declaração: “Edificar uma igreja de vencedores, onde cada membro é um servo e cada casa uma extensão da igreja, que ganha vidas através da multiplicação de Células uma vez ao ano”.

Isto aí vai ser um lema pra nós, um slogan, uma declaração forte daqui pra frente... porque esse é o propósito de Deus.

Está revelado aqui em Atos 2 e naquela quinta-feira, o Espírito do Senhor me despertou, me cutucou sobre esta incumbência... primeiro, porque eu não posso estar distraído dela, e segundo, porque ela não está muito clara para a maioria de nós.

A primeira parte da declaração diz que nossa incumbência é edificar uma igreja de vencedores.

O que é ser uma igreja de vencedores? É ser uma igreja que cumpre o propósito de Deus...

E qual é esse propósito? ...simplesmente isto: que sejamos semelhantes a Jesus – pessoas cheias do Espírito Santo que vençam sobre o pecado e que possam ir por toda a parte fazendo o bem.

Ser uma igreja de vencedores significa cumprir com o propósito de Deus.

Existe um pensamento, muito comum no meio evangélico, que todo crente é um vencedor.

Daí, estão numa de determinar a bênção, tomar posse da bênção, perseguir a bênção (e a bênção, nesse caso, é sempre casa própria na cidade, no campo e na praia e um dois carros do ano na garagem!). Ser cristão e possuir isso, o pensamento é: sou vencedor.

De fato, por causa da vitória de Jesus sobre o mal, todo crente é legalmente um vencedor e pode ser próspero... nada contra a riqueza, a vitória de possuir uma casa própria na cidade, na roça e na praia... nada contra!

Mas, na prática, com casa própria ou sem casa própria, com carro do ano ou sem carro do ano, muitos crentes estão vivendo como derrotados e não como vencedores.

Porque vencedor não é aquele que adquire condição material, mas é aquele que cumpre o propósito de Deus, a incumbência de Deus para a vida dele.

Por isso tem, e eu já vi, gente na favela, morador em barraco feito de madeira e papelão, desprovida materialmente, mas mais que vencedora em Cristo Jesus, porque está cumprindo o propósito de Deus, e prosperando, melhorando de condição!

Portanto, crentes vencedores são os que cumprem o propósito de Deus, e derrotados, são aqueles crentes que ignoram e desprezam o propósito de Deus... eu desejo que o seu nome apareça na lista dos vencedores.

Voltando ao texto de Atos 2, podemos dizer que a maioria dos estudiosos do Novo Testamento são unânimes em dizer, que a igreja descrita neste texto, é um referencial de igreja e os membros dessa igreja são também um referencial para nós, membros da igreja, nos dias de hoje.

Não porque eles eram perfeitos, mas porque fizeram parte de um mover que iniciou a igreja de Jesus Cristo.

E Deus dá uma recomendação muito importante pelo profeta Jeremias (6.16). Deus diz: “perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”.

Este é um grande princípio, pois se queremos ser vencedores na prática, porque no papel já somos... então, devemos retornar aos caminhos antigos, aos primeiros fundamentos do que é ser igreja.

Precisamos buscar a Palavra de Deus e ver como a igreja se reunia para glorificar a Deus e adotarmos isso nós.

Hoje em dia existem tantas igrejas evangélicas, e você sabe, sim, você sabe, a maior parte delas não tem muito haver com o padrão de vida de igreja estabelecido por Jesus.

Quando uma pessoa quer escolher uma igreja onde participar, ela deveria perguntar: essa igreja está de acordo com aquela da Bíblia, aqui de Atos capítulo 2?

Essa igreja de Atos não era perfeita, porque também na membresia não tinha anjos, tinha gente, pessoas como você, eu, o Eduardo, a Silvânia, o...

Mas essa igreja do Novo Testamento e os primeiros crentes, eles tinham marcas que diziam logo: “Olha, esse povo aí é de Deus... tem algo de Jesus neles!”

Isso vai acontecer conosco... as pessoas irão dizer: “Olha, tem uma igreja lá Penha, que eu vou te contar, Deus está com eles!”

Que marcas haviam na primeira igreja que existiu?

O v.42 nos dá uma ideia bastante clara de como aqueles crentes viviam: “E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações”.

Havia neles cinco marcas: 1) Foram perseverantes (isto é, continuavam firmes), 2) seguiam os ensinamentos, a doutrina dos apóstolos, 3) vivem em amor cristão (isto é, em comunhão), 4) partiam o pão juntos e, 5) faziam orações.

Essas também são as cinco marcas de um crente vencedor... claro, a igreja é vencedora, quando as pessoas que formam a sua membresia, são vencedoras.

E na verdade, as pessoas são a igreja. As paredes desse prédio não são a igreja... igreja são as pessoas que se reúnem nesse prédio... e a incumbência que vem de Deus, diz: “Edifique uma igreja de vencedores... uma igreja de vencedores”.

Então, uma igreja é vencedora, quando os seus membros são vencedores. E aqui estão as marcas de um crente vencedor...

 

...primeira marca:

1- PERSEVERANÇA

O v.42 inicia com a declaração: “Todos continuavam firmes”.

Isso é perseverança... é manter o curso, se conservar firme.

Quantas vezes vemos pessoas inteligentes, cheias de entusiasmo, mas que param e fracassam... isso acontece porque deixaram que um obstáculo, um problema, interrompesse o seu ritmo.

Se pessoas assim, acatassem o conselho de Salomão e tivessem ido ter com a formiga, teriam aprendido a lição necessária.

Você já brincou de obstruir o caminho de uma formiga? Se a gente coloca um obstáculo no caminho dela, ela tenta por todos os modos ultrapassá-lo... a formiguinha tenta dar a volta, ou passar por baixo ou por cima... ela persiste até conseguir superar o obstáculo!

Irmão, o negócio é persistir. Começou ler a Bíblia, não entendeu nada... persista. Iniciou os estudos de preparação pro batismo, achou difícil... persevera! Começou a entregar o dízimo e surgiu imprevistos... persevera! Começou uma atividade nova, mas logo surgiu um obstáculo... persevera!

Lembro de uma Célula que só tinha quatro pessoas: o líder e a esposa e mais outro casal. E a palavra de ordem foi “persevera”. O líder perseverou e hoje são mais de vinte! Vai multiplicar no início do ano!

A Palavra de Deus orienta a perseverar, ela diz: “Esforça-te e tem bom ânimo” (Js 1:6)... essa é a palavra de Deus que faz os vencedores – seja perseverante!

Por que tem crentes vencedores? ...porque eles são perseverantes.

...marca número dois dos vencedores:

2- RESPEITO AOS LÍDERES

O v.42 diz que os crentes estavam “seguindo os ensinamentos dos apóstolos”. Isso nos fala de uma igreja que estava firmada nos ensinamentos de seus líderes.

Eles perseveravam na doutrina dos apóstolos... isso significa que eles acatavam a direção da liderança, eles tinham respeito aos líderes. Essa é uma marca do crente vencedor.

Se você acha que ser cristão é apenas ser membro de uma igreja evangélica, você está enganado... ser cristão é ser um continuador do mover de Deus e, para isso, todos devemos seguir as orientações que nos são dadas por Deus através dos nossos líderes.

Mas infelizmente não é assim... mesmo coisas tão simples de serem obedecidas, não são levadas a sério.

Exemplo: o curso de Treinamento ou de Vida Cristã domingo pela manhã? Quantos participam? Vamos ver um outro exemplo prático: A escola dominical... quantos de nós, pais, se empenham por encaminhar os filhos? ...porque eles não farão o percurso de casa ao prédio da igreja sozinhos e nem podem!

Mas, no entendimento dos crentes aqui de Atos 2, as direções dadas pelos líderes, os apóstolos, deveriam ser atendidas por todos e não somente por alguns.

Quantos de nós, podemos afirmar honestamente que temos prazer em fazer a vontade de Deus, obedecendo aos líderes?

Queremos uma igreja de vencedores e vencedores acatam a liderança.

 

...marca número três dos crentes vencedores:

3- PERSEVERANÇA NA COMUNHÃO

Vá para At 4.32 e você vai ler: “Todos... pensavam e sentiam do mesmo modo. Ninguém dizia que as coisas que possuía eram somente suas, mas todos repartiam uns com os outros tudo o que tinham”.

Comunhão é isso: é pensar e sentir do mesmo modo... é compartilhar, é repartir uns com os outros.

E sabe, a Bíblia manda isso, o nosso Deus ordena estarmos aliançados, vinculados, unidos uns aos outros.

Olha o que diz Hb 10.25: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns”.

Pergunta: congregação, que congregação? A NTLH fala assim: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões”.

A igreja do Novo Testamento era uma igreja de duas reuniões: havia a grande reunião no pátio do templo e havia as pequenas reuniões nas casas de alguns dos discípulos (o v.46 fala sobre isso)!

Portanto, a igreja têm, por padrão de Deus, duas reuniões importantes: a grande e a pequena.

É isso que nós fazemos como igreja... nós seguimos esse padrão: temos a grande reunião aos Domingos a noite e temos as pequenas reuniões da igreja nas casas, durante a semana.

Nós funcionamos assim não é por opção nossa, mas por obediência ao padrão que Deus estabeleceu para a Sua igreja.

E qual é a orientação de Deus para cada crente, para cada membro da igreja? Ele diz: “Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões”.

Irmão, crente vencedor é aquele que não deixa de assistir as reuniões da igreja, nem a grande reunião e nem a pequena reunião!

Porque, se você deixa de congregar com sua Célula (a reunião pequena da igreja que acontece nas casas) ...e se você deixa de congregar na grande reunião, você precisa romper com esse costume, porque além de ser desobediência à uma orientação de Deus, também é prejuízo para a sua vida, porque você perde as bênçãos e as revelações daquele dia.

Alguns só estão congregando aos Domingos a noite... outros só estão congregando na Célula... está errado: você precisa destas duas reuniões pra se tornar um crente vencedor.

E eu não estou inventando isso... é o padrão de Deus para a Sua igreja!

Se você participa de uma reunião só, isso é parecido com passarinho de uma asa só... ou seja: primeiro que não é normal... passarinho de uma asa só, isso é defeito, é deformidade, é anomalia... segundo: com uma asa só não se voa... o máximo que se consegue é rodopiar, ficar girando.

O Marcos Cezar pratica o aeromodelismo, então ele sabe, por experiência: se um aviãozinho daquele perde uma asa, ele rodopia e cai.

É o que acontece com a maioria dos evangélicos, infelizmente, porque congregam em uma reunião só, não estão perseverando na comunhão... então não conseguem levantar vôo e subir para um nível de fé, de conhecimento e de experiência mais altos, e por consequência, deixam de ter a marca dos vencedores.

Irmão, foi o próprio Deus que planejou que a igreja tivesse duas reuniões – e Deus estabeleceu isso porque Ele sabe, o crente, precisa dessas duas reuniões pra poder crescer.

O crente para aprender, precisa de uma dieta espiritual equilibrada que envolve ouvir e falar.

Aqui na grande reunião da igreja você vem pra ouvir e na Célula você vai pra falar, e assim, ouvindo e falando, você cresce...

Então, acate a orientação de Deus: Não deixe, não abandone o costume de assistir às reuniões da igreja, nem a grande, nem a pequena. Não substitua o culto da igreja e nem o encontro da Célula, por outra coisa... persevere na comunhão!

 

...a marca número quatro dos vencedores:

4- LEALDADE

Muitos interpretam este “partir do pão” como algo do tipo: “tem ali um irmãozinho pobre, vamos partir o pão com ele... vamos ajudá-lo com uma cesta básica”.

Em parte, isso está certo, mas existe uma lição além dessa e é a seguinte: partir o pão à mesa para os judeus é de uma importância fundamental.

Para os judeus a mesa de refeições – a mesa judaica – é comparada ao altar do templo, estar ali para o partir do pão, implica em lealdade... como que querendo dizer: se vai sentar comigo à mesa para comermos do mesmo pão, tem que haver lealdade entre nós.

Foi isso que aconteceu quando Jesus se pôs à mesa com os Seus discípulos por ocasião da Páscoa, pra celebrar a ceia com eles... naquele dia, havia um cheiro de traição no ar (Judas era um dos discípulos)... e entre eles estava havendo divisão, egoísmo, falta de coragem, descompromisso...

Então Jesus, precisou tratar a questão da lealdade... lemos na Bíblia que o Senhor pegou o pão, agradeceu a Deus e em seguida, partiu o pão, deu um pedaço pra cada um e disse: “Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês” (Lc 22.19).

Sabe por que Jesus disse isso? Jesus estava dizendo: “Eu estou sendo leal ao propósito do meu Pai que me enviou... sejam também leais uns com os outros e para comigo”.

Então, veja: partir o pão uns com os outros, significa mais do que socorrer com uma cesta básica, significa ajustar o coração, consertar o relacionamento, firmar a lealdade.

Irmão, crentes vencedores carregam essa marca: eles são leais a Jesus, são sinceros, são íntegros, são fiéis!

 

...e eis a quinta marca (obrigado por me ouvir até agora):

5- PERSEVERANÇA NAS ORAÇÕES

O final do v.42 traz isso: eles faziam orações.

A oração é necessária... os maiores moveres e milagres de Deus aconteceram quando os crentes oravam.

Enquanto Elias orava, Deus derramou fogo do céu... enquanto Ezequiel orava, foi que ele viu o vale de ossos secos ganhando vida de novo.

Enquanto cento e vinte discípulos oravam em Jerusalém, aguardando o cumprimento da promessa do Pai, foi que aconteceu o derramar do Espírito Santo sobre eles!

Cabe, aqui, uma observação preciosa: a igreja que Jesus estabeleceu, nasceu orando, e lemos aqui no v.42, ela nunca mais deixou de orar, porque todos “perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Irmãos, a igreja vai mais longe, é de joelhos... a igreja faz mais e faz melhor, quando faz oração.

Se você é líder de Célula, o melhor que você pode fazer é orar. A oração é a sua atividade mais importante.

Se um líder de Célula, se um membro da igreja, pudesse fazer somente uma coisa para o Reino de Deus avançar na cidade, esta coisa teria de ser a oração.

Deus está criando um mover de oração no nosso meio, eu estou vendo: a Quinta de Oração, falei com Eliete, pára de arrumar poucas cadeiras, enche tudo, porque o povo está vindo orar... sexta-feira, as mulheres estão orando às 6 horas da manhã! ...agora, os homens vão começar e, quando dá às três horas de Domingo à tarde, tem um grupo subindo a montanha, pra orar, pra fazer oração.

Isso é lindo e é a primeira marca dos vencedores que está sendo imprimida nesta igreja. Aleluia!

 

A nossa incumbência é edificar uma igreja de vencedores e a sua incumbência é ser um vencedor, e os vencedores são:

Crentes que perseveram;

Crentes que respeitam seus líderes;

Crentes que não abandonam a congregação, nem a pequena nem a grande;

Crentes que são leais, fiéis a Jesus;

e crentes que fazem oração.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 4 de Dezembro de 2011

bottom of page