top of page

DEUS RESTAURA

Salmo 23

 

1 O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. 4 Mesmo quando eu andar pelo escuro vale da morte, não terei medo, pois tu estás ao meu lado. Tua vara e teu cajado me protegem. 5 Preparas um banquete para mim na presença de meus inimigos. Unges minha cabeça com óleo; meu cálice transborda. 6 Certamente a bondade e o amor me seguirão todos os dias de minha vida, e viverei na casa do SENHOR para sempre.

 

Introdução

Hoje, em nosso estudo do Salmo 23, vamos focar o v.3, que diz: “Ele [o Senhor] … Renova – ou restaura – minhas forças…”.

Aqui em nossa cidade, São Fidélis-RJ, nós temos o Sr Otávio Maia, colecionador de carros com algumas relíquias na garagem. Ele compartilhou conosco a um ano atrás, de como havia adquirido o primeiro carro da sua coleção, um fusquinha azul, muito antigo, mas que foi restaurado e se tornou o seu xodó, a sua grande paixão. De fato, automóveis antigos como fuscas e opalas, quando restaurados, são muito apreciados e valiosos também!

A restauração é um setor de serviço muito procurado hoje em dia. A restauração de dentes sempre foi. É o procedimento mais comum num consultório dentário.

Mas, também é muito procurada a restauração de móveis, a restauração de fotos, a restauração de utensílios domésticos, a restauração de calçados e roupas... Você ter em casa alguma coisa antiga que foi restaurada, é chique.

 

O que é esse serviço de restauração?

Restaurar é: recuperar o estado ou a condição original.

Quem que nunca assistiu uma vez pelo menos, aquele programa de TV chamado “Lata Velha”? O carro, muitas vezes, nem anda mais; virou sucata, ficou exposto ao sol e chuva por anos. Mas, levado para a oficina, é desmontado, tem as partes estragadas ou corroídas de ferrugem removidas e substituídas por novas. O carro fica como de fábrica, novinho! Ele foi restaurado à condição de antes.

Sabe, de tempos em tempos, a vida da gente precisa de restauro.

Isso acontece porque ao longo da vida, vamos sendo tão afetados pelo pecado, tão desgastados pelas circunstâncias, que como diz o apóstolo Paulo, há momentos quando – mesmo querendo fazer o que é certo, nós não conseguimos e aí, agimos de forma errada, fazemos o que é mal (Rm 7.15). Paulo disse: “Não entendo a mim mesmo, pois quero fazer o que é certo, mas não o faço. Em vez disso, faço aquilo que odeio”.

No caso do apóstolo Paulo, parece que a cobiça é que sempre o levava a fazer coisas que ele aborrecia (Rm 7.7-8).

Assim faz o pecado conosco e, por natureza, somos todos pecadores. Nossa natureza pecaminosa é que nos empurra a falar coisas indevidas, a fazer coisas indevidas, a sentir e pensar coisas indevidas, e aí, no final, quantos que ficamos arrebentados, destruídos completamente.

E quando a vida está destroçada (no corpo e na alma), é aí que mais precisamos de restauração – isto é, de uma ação de Deus na nossa vida, removendo a culpa, limpando o coração e restituindo a nossa alegria e dignidade como antes.

O Salmo 23, no versículo que focamos hoje, traz uma mensagem encorajadora para todos que estão desgastados e até quebrados por conta do pecado e que por isso, precisam de restauração.

Eu lembro a você que o Salmo 23 é o salmo da ovelha, isto é, da pessoa que fez de Jesus o seu Pastor, o seu Guardador. E Jesus, você sabe, Ele é o Bom Pastor, zeloso, cuidadoso, amoroso.

 

E a ovelha? Ah! Na Escola Dominical quando criança, eu gostava de cobrir de algodão o corpinho da ovelha! Que fofa ficava! Mas,quando cresci eu descobri não é nenhum elogio sermos qualificados como ovelhas, porque ovelhas não são inteligentes, não são espertas.

Porque, veja bem: apesar de todo o cuidado do bom pastor, a ovelha se desembesta, perde a calma, se desgarra do pastor, troca o pasto pelo mato e se fere.

E o Pastor é tão bom, olha o que Ele faz: “O SENHOR é meu pastor, e nada me faltará. 2 Ele me faz repousar em verdes pastos e me leva para junto de riachos tranquilos. 3 Renova minhas forças…”.

Este Salmo conta que a ovelha tem tudo (tem o pastor, tem a barriga cheia porque tem os pastos verdes e as águas tranquilas), mas mesmo assim, a ovelha se desvia e se fere.

Isso mostra que nós pecamos e cometemos tolices na vida, não é porque não temos boas oportunidades ou porque nos falta amor ou o cuidado de alguém. Não é por isso.

A carência pode nos tentar a pecar, mas pecamos não é por causa da carência; pecamos por causa de um ato da nossa vontade. Eu posso sentir falta de um amor correspondido, mas o máximo que essa carência consegue é me tentar ao pecado, mas se eu vou pecar, isso depende de eu ceder à essa vontade.

E esse é o nosso mal: nossa vontade está, por natureza, inclinada para o pecado. Somos como a ovelha no pasto, tem tudo, mas como é tola por natureza, vive insatisfeita.

Como seres humanos, somos assim. O pecado que habita em nós, nos deixou tolos, insatisfeitos com Deus e com a própria vida.

Você não vê que a pessoa pode ter tudo, mas tá sempre querendo mais? Os jornais mostram isso todo dia: a pessoa já mora bem, come bem, já tem condição boa, mas corrompe, pratica corrupção pra ter mais ainda...

Porque o problema não está na falta de alguma coisa. O problema não está no Divino Pastor. Não está no pasto que temos. O problema está em nós, no nosso coração.

O apóstolo Paulo escreveu: “E eu sei que em mim, isto é, em minha natureza humana, não há nada de bom, pois quero fazer o que é certo, mas não consigo. Quero fazer o bem, mas não o faço. Não quero fazer o que é errado, mas, ainda assim, o faço. Então, se faço o que não quero, na verdade não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim” (Rm 7:18-20 - NVT).

E Jesus disse assim, Mc 7.2-23: “Aquilo que vem de dentro é que os contamina. Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio, adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam”.

Na carta de Tiago (Tg 4.1-3), lemos o seguinte: “De onde vêm as discussões e brigas em seu meio? Acaso não procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocês? Querem o que não têm, e até matam para consegui-lo. Invejam o que outros possuem, lutam e fazem guerra para tomar deles. E, no entanto, não têm o que desejam porque não pedem. E, quando pedem, não recebem, pois seus motivos são errados; pedem apenas o que lhes dará prazer”.

É o pecado no coração que nos leva a fazer escolhas erradas, a seguir caminhos errados, a fazer coisas erradas, a falar o que não se deve... e quantas pessoas estão com a vida totalmente arruinada, precisando de restauração!

Escuta o que Tiago também diz, aqui na Bíblia: “Feliz é aquele que suporta com paciência as provações e tentações, porque depois receberá a coroa da vida que Deus prometeu àqueles que o amam. E, quando vocês forem tentados, não digam: “Esta tentação vem de Deus”, pois Deus nunca é tentado a fazer o mal, e ele mesmo nunca tenta alguém. A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Esses desejos dão à luz o pecado, e quando o pecado se desenvolve plenamente, gera a morte” (Tg 1.12-15 - NVT).

Podemos dizer que o ser humano está virado de costas para Deus por causa do pecado.

E no que diz respeito às ovelhas, esse é um quadro muito triste, ovelha virada, ovelha de pernas pr’o ar.

 

Um criador e pastor de ovelhas (W. Phillip Keller) e autor também de um livro muito interessante, conta que, deitada de costas, com as patas para o alto, a ovelha se debate, luta pra ficar de pé e não consegue e, se o pastor não aparecer logo, a ovelha pode até morrer.

Davi, o salmista do Sl 23, ele sabia que, nessas horas, só o pastor pode “desvirar” a ovelha. Ele próprio declarou no Sl 42.11: “Por que você está tão abatida [“virada”], ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!”

Como que uma ovelha fica virada, de pernas pr’o ar? A ovelha gordinha ou de pêlo grande, deita-se no pasto, mas às vezes, ela escolhe deitar em uma pequena depressão que existe no terreno. Aí, ela rola de lado pra descansar, só que a aquela depressão do terreno, uma parte mais funda, acomoda as costas da ovelha de um jeito que as patas não tocam mais o chão. Então, na hora de levantar, a ovelha não consegue, se debate e isso só piora a situação.

Pois, quando o pecado nos vira de pernas para o ar, somente Jesus, o Bom Pastor poderá nos restaurar à posição firme de antes.

Lemos no Sl 56.13: “Pois me livraste da morte; não deixaste que meus pés tropeçassem. Agora, posso andar em tua presença, ó Deus, em tua luz que dá vida.”

 

Veja como esse texto se encaixa com o Salmo 23.3: “Renova minhas forças [Pois me livraste da morte] e me guia pelos caminhos da justiça [não deixaste que meus pés tropeçassem]; assim, ele honra o seu nome [Agora, posso andar em tua presença, ó Deus, em tua luz que dá vida]”. Só o Senhor pra renovar ou restaurar as nossas forças (a nossa alma)!

Agora, como acontece de uma pessoa ficar “virada” contra Deus, de costas para Deus, ao ponto de precisar de restauração?

A primeira coisa que faz uma ovelha ficar virada, de pernas para o ar e se abater, por incrível que pareça, é a sua busca por conforto.

A ovelha quer um lugar mais confortável pra se deitar e, no pasto, aquela depressão do terreno é puro conforto. A parte baixa chega a ser anatômica, no formato das costas do animal. Ovelha que sempre procura descanso em lugares assim, vai ficar virada. É autoconfiança demais!

O apóstolo Paulo expressou (1Co 10.12): “Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam”.

E preste atenção: mania de conforto se vence com disciplina. Está escrito (1Tm 4.7-8): “[…] exercite-se na devoção [piedade]. 8 O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção [piedade] é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na vida futura”.

A orientação da Palavra de Deus é pra gente não se acomodar e ficar com as pernas pr’o ar. O crente precisa “exercitar-se na piedade”. Piedade fala de exercícios espirituais.

Os exercícios físicos são recomendados para a saúde do corpo. As disciplinas ou exercícios espirituais são necessários para a saúde do nosso lado espiritual, são recomendados para a alma.

O que são esses exercícios espirituais? A leitura da Bíblia, a oração, o culto, o evangelismo, o serviço para o Senhor e para o próximo, o jejum... São muitos os exercícios espirituais que podemos praticar. O propósito deles é gerar saúde, crescimento espiritual.

Charles H. Spurgeon, famoso pregador batista inglês do século XIX, disse o seguinte sobre as disciplinas espirituais: “Preciso me cuidar para que acima de todas as coisas eu cultive comunhão com o Senhor”.

Porque ele havia entendido: A comodidade, a mania de ficar acomodado, se vence pela prática das disciplinas espirituais.

Outra coisa que nos deixa de pernas pro ar, completamente virados contra Deus é a carnalidade.

A palavra carnalidade fala da condição de quem é carnal, isto é, pessoa que está inclinada para as coisas dessa vida nesse mundo e não para Deus e a vida no reino dos céus. O negócio dela é essa vida e os seus prazeres. Isso também tomba a ovelha.

 

Então, sabe o que um bom cuidador de ovelhas faz de tempos em tempos? Com uma lâmina, ele tosquia a ovelha, corta a sua lã.

Tosquiar não é um serviço agradável. As ovelhas não gostam e o pastor também não, porque cansa, mas precisa ser feito.

Ovelhas devem ser tosquiadas porque se o pêlo for deixado, a ovelha fica pesada e a lã vai ficando toda emaranhada de esterco, lama, carrapicho, carrapato. Então, tosquiar é ruim, mas depois dá um alívio!

Do mesmo modo, o Espírito Santo de Deus deve tocar a nossa vida com a lâmina afiada da Palavra e arrancar de nós, tudo o que não convém.

A carnalidade nos afasta da presença de Deus e a lã é uma boa representação do estilo de vida carnal, essa avidez por satisfação e prazer que o sistema desse mundo oferece.

É interessante notar que no Antigo Testamento, o sumo-sacerdote não tinha permissão de usar roupas de lã (Dt 22.11) pra entrar no Santo dos santos, porque Deus não Se agrada da corrupção que há no mundo.

Pois bem, se queremos ser sadios em vez de ficar sempre pesados, sobrecarregados e virados facilmente, o Senhor precisa nos tosquiar com o auxílio da Sua Palavra.

A Palavra de Deus é lâmina, está escrito em Hb 4.12: “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos”.

 

Há mais uma coisa que tomba ovelhas: é a cobiça.

Cobiça é ambição, o desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa. Ovelha que come demais fica obesa, tem excesso de peso e aí, gordinha, vira com mais frequência e pesada, não consegue se firmar de novo.

Sabe o que o cuidador de ovelhas faz quando percebe isso? Ele providencia uma dieta, um regime equilibrado para a ovelha.

Deus também Se preocupa com o nosso bem-estar e nos faz passar por um regime, provando nosso coração a fim de que o pecado não nos engorde.

Então o que é que Deus faz? Ele permite uma luta, uma dificuldade, algum sofrimento, para sermos tratados da nossa ambição.

A Bíblia conta que o povo de Israel peregrinou quarenta anos pelo deserto, e está escrito: “assim como o pai disciplina o filho, também o SENHOR, seu Deus, disciplina vocês para o seu próprio bem”.

Tempos duros e difíceis, são tempos de disciplina, um regime que Deus aplica com o propósito de nos levar a abandonar o pecado a fim de buscarmos mais a Sua presença.

Covid-19, você pode ter certeza, esse está sendo um tempo de disciplina que Deus está aplicando nas nações e o propósito é que todo morador da terra se volte para Ele.

 

Conclusão

Todos nós que entregamos nossa vida para Deus dirigir e abençoar, nos tornamos como ovelhas do Senhor e Ele Se tornou o nosso Pastor, o nosso Cuidador.

A questão é que, mesmo desfrutando dos pastos verdes e das águas tranquilas, mesmo tendo a barriga cheia, somos ovelhas e sempre corremos o risco de nos virar.

O apóstolo Paulo nos alerta, dizendo: “Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam” (1Co 10.12).

Pode ser que você tenha tombado e sua vida ficado de pernas pro ar e hoje, você está aí, precisando de restauração. Pois, Jesus é o Bom Pastor. Ele quer e pode te colocar em pé de novo, restaurado!

Como o Senhor faz isso? Ele usa os exercícios espirituais parta nos firmar de novo. Exercite-se em orar, ler a Bíblia, cultuar ao Senhor, servir a Deus...

O Senhor também nos tosquia com a Sua Palavra. Então, estude a Bíblia, receba sempre a pregação da Palavra. Fica ligado na Palavra.

O Senhor também nos prova com uma dieta, permitindo sofrimento e dificuldades – e em tempos assim, aquiete-se e saiba que o Senhor é Deus. Ele está agindo para o seu bem.

O fato é que se o Senhor Jesus for o seu Pastor, Ele restaurará as suas forças.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.07.2020

Fonte: Leandro B Peixoto

bottom of page