top of page

DEUS TEM O MELHOR PRA MIM

Deuteronômio 1:21-30

 

INTRODUÇÃO:

Diz uma canção de Fernandinho: “Deus tem o melhor pra mim! E o que perdido foi, Não se compara com o que há de vir. Uma nova história Deus tem pra mim... Um novo tempo Deus tem pra mim... Tudo aquilo que perdido foi, Ouvirei de sua boca: "Te abençoarei". Que tremendo!

Encontrei uma antiga anotação minha, onde estava escrito assim: “Eu me recuso a crer que o que Deus tem é só isso”.

Não lembro da circunstância que me levou a escrever aquela declaração, mas ela revelou um desejo, revelou uma fé que ainda hoje me move: Deus tem o melhor pra mim. E essa fé eu quero compartilhar com você nesta palavra!

É verdade que devemos ser gratos a Deus por já termos alcançado tudo o que temos, mas também devemos nos recusar a crer que é só isso. Ainda que o mundo acabe nesta quarentena, Deus tem mais e do melhor.

Eu gosto de pensar que o melhor de Deus para a nossa vida, ainda está por vir.

Eu lembro de ter feito uma visita, bastante anos atrás, a uma senhora que havia sofrido um acidente automobilístico e que perdeu parte dos movimentos da perna. Ela estava desconsolada, porque imaginava: “Bom era o que eu tinha antes, bom era o que podia fazer... bom era aquela época e coisa e tal”. E quando olhava para o dia de hoje, ela se enchia de tristeza.

Mas Deus me levou a ministrar para ela essa palavra, que o melhor está por vir, e terminando a visita, nós oramos juntos. No final da oração estava claro que uma luz tinha vindo ao coração daquela senhora. Ela me despediu com um brilho nos olhos porque havia se apegado naquelas palavras. Passado um tempo, eu a encontrei no supermercado na companhia do marido, fazendo compras, andando e feliz.

O melhor de Deus não é o que você já viveu, por melhor que tenha sido aquele momento, o melhor ainda está por vir. Então, você está de quarentena hoje, mas não perca a oportunidade de crescer na fé! O melhor está por vir. Algo novo Deus está fazendo!

Agora, para conquistar mais, para ser abençoado em Deus, este texto da Bíblia adverte contra algumas coisas que podem nos atrapalhar de alcançar as bênçãos de Deus.

Eu quero ler para você Dt 1.21-30.

“Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, disse a vocês. Não tenham medo nem desanimem.

“Vocês todos vieram dizer-me: ‘Mandemos alguns homens à nossa frente em missão de reconhecimento da região, para que nos indiquem por qual caminho subiremos e a quais cidades iremos’.

“A sugestão pareceu-me boa; por isso escolhi doze de vocês, um homem de cada tribo. Eles subiram a região montanhosa, chegaram ao vale de Escol e o exploraram. Trouxeram alguns frutos da região, com o seguinte relato: ‘Essa terra que o Senhor, o nosso Deus, nos dá é boa’.

A Rebelião contra o Senhor Senhor

“Vocês, contudo, não quiseram ir e se rebelaram contra a ordem do Senhor, o seu Deus. Queixaram-se em suas tendas, dizendo: ‘O Senhor nos odeia; por isso nos trouxe do Egito para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos. Para onde iremos? Nossos compatriotas nos desanimaram quando disseram: “O povo é mais forte e mais alto do que nós; as cidades são grandes, com muros que vão até o céu. Vimos ali os enaquins” ’.

“Então eu disse a vocês: Não fiquem apavorados; não tenham medo deles. O Senhor, o seu Deus, que está indo à frente de vocês, lutará por vocês, diante de seus próprios olhos, como fez no Egito.

Estas palavras foram ditas por Moisés ao povo de Israel, quando eles estavam próximos à Terra Prometida. Moisés explicava porque é que eles, até então, não tinham conquistado a terra.

Embora Deus tivesse dado uma promessa pra eles e falado que a terra era uma benção, toda uma geração perdeu a oportunidade de conquistá-la.

Porque há muitas coisas que impedem a gente de entrar no melhor de Deus para nós.

 

Então, vamos aprender com esta Palavra que pra sermos abençoados em Deus, é preciso, primeiro:

DAR UM BASTA À FALTA DE DISPOSIÇÃO (v.26a)

Na primeira parte do v.26, Moisés diz que eles "não quiseram" entrar na terra; “não quiseram tomar posse da terra” - NTLH. Faltou vontade, faltou disposição.

Ora, Deus te dá oportunidades para algo melhor, mas você precisa ser esforçado se quer o melhor!

Certa ocasião, Jesus falava para as pessoas: “Quem começa a arar a terra e olha para trás não serve para o Reino de Deus”, Lc 9.62. Começa e larga mão, começa e pára...

O autor da carta aos Hebreus, escreveu isto: “Nós não somos gente que volta atrás e se perde...”, Hb 10.39.

O apóstolo Paulo, autor de 13 cartas do NT, escreveu numa delas a respeito da sua missão. Ele disse: “É para realizar essa tarefa que eu trabalho e luto”, Cl 1.29.

Será que você não está perdendo oportunidades por que falta em você a disposição para lutar, a disposição para se esforçar por elas?

Irmão, as portas que dão acesso às bênçãos, elas não se abrem automaticamente!

É legal demais aquelas portas dos Shoppings, dos hotéis, você aproxima e eles abrem, são automáticas; mas as portas que dão acesso às bênçãos não são assim.

Talvez alguns imaginam: “Ah! Basta que eu esteja na igreja, basta que eu proceda bem, que eu seja uma boa pessoa, honesta, amorosa e responsável, então as portas vão se abrir e serei abençoado” – ninguém é abençoado apenas por estar bem intencionado; você precisa estar disposto a fazer o esforço de RECEBER a bênção, de lutar por ela! Esforce-se por crer!

Há pessoas que têm poucas conquistas porque não têm disposição para o esforço, se acomodam. Uma vez ouvi isto: “Se você faz o que sempre fez, conseguirá o que sempre conseguiu”.

Um ditado popular diz que “Devagar se vai longe” ...mas, cá entre nós: demora um tempão e às vezes o tempo passa, a vida passa e você não desfruta das bênçãos.

O melhor de Deus ainda está por vir, mas se você realmente quer usufruir do que Deus prepara, então põe fim à falta de disposição, lute por mais. Amém?

...outra coisa que precisa...

2. DÊ UM BASTA À TODA FORMA DE REBELDIA

Moisés diz também que eles foram "rebeldes", ou seja, desobedientes a Deus.

O v.26 diz assim: “fostes rebeldes à ordem do Senhor, vosso Deus”. Rebeldia é desobediência (e esta pode ser a única explicação porque algumas pessoas não são abençoadas ou são só um pouco abençoadas).

Jesus ordenou que cada discípulo ensinasse o outro a obedecer.

Deus tem princípios para serem obedecidos. Quando não obedecemos, perdemos o que Deus quer dá!

Por exemplo: Se você desonrar pai e mãe, você perde a benção de viver mais anos sobre a terra, porque está escrito em Dt 5:16: “Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra”.

Se você prejudica seu corpo com má alimentação, vícios e outros pecados, você padece. Quem não obedece, padece.

E obediência não é opção é mandamento!

Um dos livros de sabedoria da Bíblia, (Eclesiastes 12.13), diz: “De tudo o que foi dito, a conclusão é esta: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos porque foi para isso que fomos criados”.

Marcos Witt, um ministro de adoração mexicano, conta num livro, que quando era menino, quase todas as tardes a sua mãe o mandava ir à padaria comprar pão e leite. Marcos não soube dizer a quantidade de vezes em que não "teve vontade" de cumprir aquela tarefa, mas deve ter sido mais de mil vezes. Então, ele conta que nunca caiu na bobagem de dizer as palavras "Não estou com vontade" para a sua mãe, pois era certo que ela lhe aplicaria uma boa correção, e ainda diria: "Comece a ter vontade!"

Irmão, o melhor de Deus é conquistado quando você dá um basta à toda forma de rebeldia. Obedeça a Deus.

 

...em terceiro lugar, você precisa:

PARAR COM A MURMURAÇÃO (v.27)

Sabe o que é murmurar? ...é "falar entre os dentes", é reclamar, é viver fazendo queixas. Estamos numa época propícia pra isso, mas tome cuidado.

Essa não deve ser essa a linguagem do cristão. No reino espiritual, palavras são sementes – o que você fala é como uma semeadura, um dia vai colher.

Lemos isto em 1Co 10.10 que, se referindo ao povo de Israel nos dias de Moisés, está escrito assim: “Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador” (um espírito malígno que se alimenta de nossa murmuração e depois nos destrói)!

Um antigo pensador (Watson) escreveu: "Nossa murmuração é música para o diabo". E ela tem sido bastante executada por aí.

Mas quer alcançar o melhor de Deus para a sua vida? Pare com a murmuração.

...para isto, é preciso ainda:

LANÇAR FORA TODO O MEDO (v.28)

O quarto impedimento para a conquista foi o medo. O povo de Israel teve medo diante dos seus inimigos. E medo, alguém já disse, é derrota antecipada.

O medo impede que o sobrenatural de Deus opere em nosso favor.

O melhor de Deus ainda está para ser conquistado, mas você não pode ter medo de encarar os desafios, encarar os inimigos.

E veja o que lemos em 1Jo 4.8: Um relacionamento amigável com Deus, destrói todo medo que há em nós - 1Jo 4:18 diz que “o verdadeiro amor lança fora o medo” e Paulo escreveu para Timóteo, dizendo (2Tm 1:7): “o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes”.

Uma expressão muito comum na Bíblia é "não temas". Um estudioso contou e diz que ela aparece 365 vezes em toda a Bíblia, o que dá um “não temas” para cada dia do ano.

Irmão, se sua companhia favorita é alguém mais medroso que você, mude de companhia!

Dois viajantes encontraram um urso na estrada. O primeiro, muito medroso, achou logo de subir numa árvore e se esconder lá. Nem se importou com o companheiro... que apavorado, resolveu se jogar no chão e se fingir de morto. O animal chegou perto, cheirou as orelhas e foi embora. Aí, o que estava na árvore, vendo que o urso já ia longe,  desceu e perguntou pr’o companheiro: “O que foi que o urso cochichou no seu ouvido:” O companheiro não perdeu tempo e respondeu: “Ah! Ele me disse para não andar com quem corre de medo”. É uma história, mas é o que você deve fazer.

 

CONCLUSÃO

O que impede você de ser um conquistador?

A falta de disposição? ...ponha fim nela! Não se acomode. Viva pela fé, busque a Deus! Se comprometa em andar no caminho de Deus.

A rebeldia? ...dê um basta à ela!

A murmuração? ...pára com ela!

O medo? ...fora com ele!

Amém?

 

Walter Pacheco, 5.04.2020

bottom of page