top of page

O AMOR E O CUIDADO

Efésios 4.11-13

 

Introdução

Irmãos, se eu fosse fazer um cartaz pra colocar ali na porta do prédio da igreja, eu escreveria o seguinte nesse cartaz: “Comunidade Batista Karis” (porque esse é o nosso nome) e logo abaixo, escreveria assim: “a igreja do amor e do cuidado”.

Eu escreveria isso, não porque essa seja uma coisa que nós já fazemos e sabemos fazer... não.

A bem da verdade, nós estamos aprendendo a amar e aprendendo a cuidar de pessoas... nós não sabemos tudo ainda, mas estamos aprendendo e, eu creio, que a medida que formos aprendendo, aprendendo a amar e a cuidar bem de cada pessoa, meus irmãos, nossa igreja vai crescer muito para a honra e a glória de Deus.

Porque, sabe, o que faz uma igreja crescer não é a quantidade de membros que ela tem ou de eventos que ela promove, nada disso... o que faz a igreja crescer é a qualidade de como ela faz a obra de Deus.

É a qualidade que produz a quantidade – repita isso: “é a qualidade que produz a quantidade”.

É fácil comprovar isso com os bolinhos, por exemplo. O que faz uma cozinheira aumentar a quantidade de bolinhos na mesa? ...é a qualidade dos seus bolinhos!

Se eles são macios, cheirosos, com o tempero na dosagem certa, pode ter certeza, todo mundo vai querer mais – então, a qualidade gera a quantidade.

Por isso que eu pregaria um cartaz com aquelas palavras ali fora, só para sermos lembrados, toda hora, que a nossa missão mais importante nesse mundo, nessa vida, é amar e cuidar bem de cada pessoa.

Por causa desse princípio, é que você vai ouvir muito a respeito de uma sigla nova aqui no nosso meio – é a sigla MDA.

Será que alguém arrisca dizer o significado dessa sigla MDA? ...Modelo de Discipulado Apostólico.

Mas MDA também significa “Meu Discípulo Amado”, porque essa é a visão: amar, cuidar.

Você que é membro de uma Célula, quero dizer a você, que uma Célula da igreja, ela tem muitas funções, mas há cinco funções que são extremamente importantes.

A primeira função é o evangelismo e a integração. Deus mandou que cada crente pregue o Evangelho, dê testemunho... e quando uma pessoa se converte, isto é, toma a decisão de viver para Deus, ela deve ser integrada à igreja.

Então, devemos apresentar a Célula pra ela, apresentar os cultos de celebração da igreja, os cursos que ela pode fazer... para que ela, como novo convertido, seja integrada à igreja, como membro! Essa é a primeira função: Evangelismo e Integração.

A segunda função da Célula, que quero apresentar em detalhes hoje, é justamente a do amor e cuidado. É a função do pastoreio e do discipulado.

Como é que podemos cuidar bem de cada pessoa? Como é que podemos garantir que, as necessidades espirituais básicas de uma pessoa, sejam supridas?

Porque é assim, cada crente, cada membro da igreja, cada pessoa, tem necessidades... alguns precisam tirar suas dúvidas, outros precisam crescer na fé, outros precisam superar maus hábitos... e como que se consegue atender todo mundo?

Antigamente o pensamento era assim: “A gente paga um pastor, e ele vai cuidar das ovelhas... vai visitar, vai aconselhar, vai ensinar os mais novos, vai cuidar dos mais velhos”.

Aí, a igreja tem 200 membros e como que um só vai atender 200?

Então, o Espírito Santo tem aberto os olhos do povo de Deus hoje, e os pastores estão começando a entender Ef 4.11-12. Pode verificar o que está escrito na Palavra?

Está escrito: “Foi ele quem “deu dons às pessoas”. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo”.

 

Observe que não diz "outros para pastores; e outros para mestres". O que está escrito é que Deus deu "outros para pastores e mestres".

Quer dizer, pastor e mestre é uma coisa só. E Deus fala sobre qual é o plano que Ele tem para a igreja ser edificada.

Que plano é esse? ...que os pastores e mestres exerçam o ministério de preparar o povo para o serviço cristão.

Se você perguntar assim: “Pra que finalidade Deus pôs pastores e mestres na igreja?” ...a resposta é esta: para que eles preparem o povo para o serviço cristão.

A Nova Versão Internacional da Bíblia fala “com o fim de preparar os santos”. Uma outra versão mais antiga, fala “Querendo o aperfeiçoamento dos santos”.

E não é “Santos Futebol Clube”, não, viu! Santos aqui se refere aos membros da igreja, que Deus fala, os pastores devem treinar, devem equipar, preparar para o serviço cristão.

Isso é uma revelação muito importante, por que mostra como é que podemos cuidar bem de cada pessoa.

Ou seja, a principal função do pastor não é dar de mamá às ovelhas.

Você já viu isso acontecer alguma vez na natureza? ...o pastor dando de mamar para uma ovelhinha? ...não, claro que não! Isso é próprio da ovelha-mãe fazer.

Pois é isso: a principal função do pastor é preparar os santos para que eles aprendam a cuidar pessoalmente das ovelhas.

Nossos líderes de Células merecem ser muito honrados, pois são eles que cuidam de pessoas mais de perto, formando assim, uma grande equipe com o pastor e os demais líderes da igreja.

Então, veja como fica fácil, viável, amar e cuidar bem de cada pessoa na igreja. É por isso que uma Célula deve ter de 6 a 16 pessoas, porque, mais do que isso, corre-se o risco de alguém ficar sem ser bem cuidado.

Agora, para cada pessoa ser mesmo muito amada e muito bem cuidada, é que vamos estabelecer o discipulado na visão do MDA. Porque nessa visão, o discipulado é um a um e começa de cima pra baixo, isto é, da liderança.

Alguém cuida, dá cobertura e suporte ao pastor da igreja.... então, eu tenho o meu discipulador, que é o Pr Bruno Monteiro (de Maricá-RJ). Nós temos uma aliança, um compromisso – eu ligo toda semana pra ele, ele ministra na minha vida, ora por mim, me aconselha, me ouve... irmão, você não faz ideia, está sendo uma bênção muito, muito grande pra mim.

Semana passada eu comecei a orar pela igreja e a lidar com alguns casos aqui, outro ali e ter tantas providências a fazer, que eu comecei a me sentir pequeno... aí, o diabo logo me atacou com alguns pensamentos ruins, negativos, me fazendo achar que nada vai funcionar... sabe o que eu fiz? Liguei pro meu discipulador, compartilhei e ele pode então ministrar palavras de Deus na minha vida, que estão fazendo um efeito tão extraordinário! É uma bênção ter um discipulador!

E, sabe, o que eu estou tendo pra mim eu quero, eu desejo, para a minha equipe!

Então, eu estarei servindo de discipulador para os dois primeiros supervisores de Células da igreja, o Eduardo, e o Paulo. O que Deus me der de experiência, de unção, de virtude, eu quero transferir pra eles, porque eu quero, quero mesmo, que eles se tornem, em Cristo Jesus, muito melhores do que eu.

 

Portanto, veja aí, como é, ou como vai ser, o nosso sistema de discipulado – por que discipulado é isso, é transferência de vida.

Discipulado não é você ficar cobrando os outros, ou reprovando as atitudes, e coisa tal...

Tem irmãozinhos que se arrepiam quando ouvem falar em discipulado, porque discipulado pra eles é sinônimo de discipaulada. O discipulador só chama a atenção, só faz cobrança... discipulado não é assim, não!

Para outros, o discipulado parece algo supérfluo, sem necessidade, porque já experimentaram e não funcionou. Claro, quando o discipulado passa a significar “desci pro lado”, isto é, não se importaram, não me deram atenção, não me amaram... ele não pode fazer efeito mesmo.

Mas, irmão, o discipulado que eu busco, que eu já provei, bebi na fonte e vi que é água boa e por isso, trouxe pra oferecer a você, é o MDA – a visão do amor e do cuidado... a gente precisa estender essa rede!

Pode ver isso em 2Tm 2.2? Está escrito: “Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os [transmita-os, transfira-os] aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar [transferir para] outros”.

 

Pois bem, para cada pessoa da nossa igreja ser amada e bem cuidada, o líder de Célula estará assumindo uma importante responsabilidade: a de garantir que cada um na Célula, que quiser, que desejar ser discipulado, tenha um discipulador.

Eu digo que quiser, porque nada forçado, funciona. A pessoa deve querer um discipulador, aí, caberá ao líder providenciar um discipulador para ela, de preferência, dentro da própria Célula.

Bem, por que tudo isso? ...porque é uma função da Célula amar e cuidar bem de cada pessoa. Nós temos que cuidar bem das pessoas que Deus nos dá. Você sabia que Deus nos pedirá contas por cada pessoa que caminha conosco?

Sim! E aí está, inclusive, o segredo ou a chave, para o nosso crescimento como igreja nessa cidade: Deus já nos tem confiado algumas pessoas pra nós amarmos e cuidarmos.

Pois sabe o que está escrito em Lc 16.10? A Palavra de Deus fala que “Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito”.

E da mesma forma como Jesus honrou o servo naquela Parábola dos Talentos, Ele nos honrará se cuidarmos bem das pessoas que Ele já nos confiou hoje.

Jesus vai dizer assim: “Olha, eu te confiei 8 pessoas na sua Célula e você tem amado e cuidado tão bem delas, que eu vou te dar mais, mais pessoas, mais pessoas... que você vai multiplicar a sua Célula quatro vezes no ano, porque “servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei”.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page