top of page

  • O pai da mentira é o diabo. Muitas vezes somos a mãe. Ele ejacula sobre o mal dentro de nós e damos à luz a mentira.

  • "O mundo deseja ser enganado" (Sebastian Brant, 1457-1521, poeta e humanista alemão).

  • "A pessoa mais fácil de você enganar é você mesmo" (Edward Bulwer-Lytton, 1803-1873, romancista e político inglês).

  • "As pessoas nunca mentem tanto como depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição" (Otto von Bismarck, 18151898, unificador e consolidador da Alemanha).

  • Como dizia Mario Quintana, nosso poeta gaúcho: disfarçou-se o burro de leão, mas logo descobriram o embuste porque esqueceu as orelhas de fora.

  • Jesus disse que teríamos que dizer "sim" quando é "sim", e "não" quando é "não", porque o que "disto passar é de procedência maligna". Muitas vezes podemos estar praticando o terrível pecado da mentira sem nos darmos conta. Isso acontece quando declaramos um imposto de renda falso; quando não lançamos em nossos livros fiscais (no caso de empresários) todas as vendas realizadas (nem mesmo a nota fiscal foi emitida!), quando dizemos "que o chefe está numa reunião" ao atender alguém no telefone que ele não quer atender, e assim por diante. Esse foi o caso de uma jovem que era secretária. Ao ser ministrada ela disse: "Mas é o meu chefe que me pede para dizer isso ao telefone. Se eu desobedecê-lo, ele pode me mandar embora!" Então ela ouviu o seguinte conselho: "Se ele a mandar embora é porque Deus tem um emprego melhor para você. Mas saiba de uma coisa: se você chegar ao seu chefe e com muito respeito lhe disser que você não mente, e que você dirá somente a verdade, é bem possível que ele venha a ter uma confiança muito maior em você, e que passe a confiar-lhe coisas mais importantes, e quem sabe até a promovê-la! Mas o que você não deve é viver praticando esse pecado!" (Milton Azevedo Andrade, em Vida Em Abundância, pg. 220).

  • Não faça como um adolescente que, prá chamar a atenção de todo mundo, ia à praia e brincava de afogado. Sempre que fazia isso as pessoas corriam para acudi-lo e ele se divertia. Mas da terceira vez em diante, as pessoas desconfiaram e pararam de socorrê-lo. Passado um tempo, lá estava ele de volta à praia e, dessa vez, afogou-se de verdade e ninguém foi acudi-lo.

  • Mais de 60% das pessoas que acessam a Internet não acreditam no conteúdo da rede. A pesquisa, realizada pelo instituto americano Consumers Union com 1.500 adultos do país, mostrou que os internautas têm dificuldade de diferenciar anúncios de notícias.

  • Um engano que anda por aí é aquele que está levando os pais a dizerem, justificando a permissividade de seus filhos para o sexo, álcool: "Melhor aqui em casa do que lá fora".

  • O sujeito discutia todos os dias com a mulher pelas razões mais banais possíveis, xingava-a de tudo quanto era nome feio e, de vez em quando, até batia nela. Mas quase ninguém sabia disso na igreja. Certo domingo, quando foi convidado para pregar e falou justamente sobre o comportamento do homem cristão no lar, ilustrou o sermão com belíssimas experiências aparentemente pessoais. À saída, um de seus filhos comentou com os colegas: — Filmes de ficção, eu já assisti a vários. Mas “sermão de ficção” é a primeira vez... E principalmente com meu próprio pai no papel principal!

  • Antes de começar a pregação, o pastor pergunta à congregação: — Quem se deu ao trabalho de ler o evangelho de São Marcos, capítulo 17, por favor, levante a mão! Metade da congregação ergue o braço. E o pastor anuncia: — No sermão desta manhã, queremos analisar exatamente isso: “O Que Leva uma Pessoa a Mentir?”, como vocês acabam de fazer, uma vez que o livro de Marcos só tem dezesseis capítulos...

  • Eu nunca me enganei. Aliás, minto, me enganei uma vez; foi quando imaginei que eu havia me enganado.

  • Larry Lea conta de um dia em que entrou numa sala onde um grupo de pessoas discutia com um homem possesso. Finalmente, um dos homens agarrou o endemoninhado e gritou com ira: "Diga-me a verdade, seu demônio mentiroso!" Hehehe! Como pode um mentiroso dizer a verdade? Isso é impossível. - Fonte: Larry Lea, em As Armas da Sua Guerra, pg 29.

  • Joseph Goebbles, ministro da propaganda de Adolf Hitler, sustentava: “Se uma mentira for repetida mil vezes, sempre com convicção, tornar-se-á uma verdade”.

  • Tienes que conocer la verdad de Dios para ver las mentiras de Satanás.

  • Um pregador estava a descer uma rua quando reparou num grupo de jovens em pé à volta de um cão.

 

  • Preocupado com a segurança do animal, ele chegou perto e perguntou-lhes o que estavam a fazer. Um rapaz replicou: "Isto é um velho cão vadio, e todos nós o queremos. Decidimos que aquele que disser a maior mentira ficará com ele." "Eh! Rapazes vocês não deviam organizar uma prova contando mentiras," disse o pregador. "Não sabem que mentir é pecado? Ora, quando eu era da vossa idade nunca disse uma mentira!" Fez-se silêncio durante um minuto. Então, precisamente quando o pregador pensava que os tinha alcançado, um rapaz deu um profundo suspiro e disse: "Muito bem, ele ganhou. Dêem-lhe o cão." Sorrimos, mas o fato é de que todos nós já dissemos algumas grandes mentiras. Oh sim!, nós toleramos algumas mentiras, chamando-lhes de exageros - tal como quando aumentamos alguns centímetros ao grande peixe que pescamos. - Fonte: http://www.gospelcom.net

  • Dois homens da Flórida traçaram uma rota na carta e conduziram a sua embarcação para o Golfo do México. Usando a bússola, dirigiram-se para 100 Km de distância da costa onde esperavam pescar. Pensando que tinham chegado ao local, logo se aperceberam que aquele sítio era tudo menos o objetivo pretendido. Descobriram então que um deles tinha colocado um facho luminoso próximo da bússola, e que o magnete incorporado tinha afetado a leitura da mesma. Do mesmo modo que o íman alterou a bússola, os nossos corações pecaminosos podem influenciar a nossa forma de pensar. Muitos dos conterrâneos do Senhor Jesus, por exemplo, pensavam estar a mover-se na direção certa ao negarem que Ele era o Messias prometido (João 7:41,42). Mas o verdadeiro problema com essas pessoas foi a inclinação dos seus corações. Elas resistiram ao Senhor por causa da ameaça que Ele aparentava representar para as suas tradições religiosas. Em vez de verificarem cuidadosamente todas as Escrituras, que as levariam a ver quem Ele era, resolveram ficar pelo que preferiram acreditar. E rejeitaram-nO. - Fonte: www.gospelcom.net

  • Nós nunca nos deliciaríamos com o pecado se não tivéssemos sido enganados por ele.

  • Para reconheceres as mentiras de Satanás, concentre-se na verdade de Deus.

  • Nos anos 60, muitos jovens inquietos, foram enganados e levados a acreditar que conseguindo atingir um êxtase, através de drogas, era a maneira de encontrar a "realidade" que eles tanto desejavam. Aqueles êxtases, eram contudo apenas ilusões, não algo real. - Fonte: http://www.gospelcom.net/rbc/pd/2000/Junho2000.htm

  • Um exemplo: Esquentar o pão feito na semana passada no microondas e falar pras visitas: "Acabei de comprar, ta quentinho".

  • "É possível enganar parte do povo, todo tempo; é possível enganar parte do tempo, todo povo; jamais se enganará todo povo, todo tempo". - Abraham Lincoln, político. Fonte: http://www.reflita.brs.com.br/famosas.html

  • "É inacreditável a capacidade dos homens em acreditar em coisas inacreditáveis" (Thomas Edson) - Fonte: pastores@yahoogroups.com

  • Em nossa tradição literária há um personagem assim: Frei Tomaz. Diziam os antigos: "Frei Tomaz, façam o que ele diz, não façam o que ele faz".

  • Dois mentirosos conversam na praça: - Você consegue enxergar aquele mosquito lá na torre da igreja? - Qual? - pergunta o outro - O que está sentado ou o que está de pé?

  • Ao chegar de viagem, dona Tereza pergunta para o filho de cinco anos: - E aí, Joãozinho? Correu tubo bem por aqui na minha ausência? - Tudo mamãe! Só teve um dia que deu uma chuva muito forte e eu fiquei com medo e o papai veio dormir com eu. - Comigo, Joãozinho! - corrigiu a empregada. - Não, Maria! Isso foi no sábado! Eu estou falando de domingo, quando choveu!

  • Outro dia comprei um vaso de plantas, tamanho grande, para um coqueiro ornamental. A loja não entregou o vaso do dia combinado. No dia seguinte, aproveitando que iria levar meu filho à escola, tornei a passar na loja a fim de apressar a entrega do vaso. Então eu disse ao vendedor: "Preciso do vaso hoje à tarde. Amanhã vamos viajar e não haverá ninguém em casa". O bom homem entendeu meu motivo. Mas à caminho da escola, porém, meu filho perguntou: "Pai, a gente vai viajar amanhã?" ...hummm!!! Isso havia sido uma mentira minha para aquele homem. Imediatamente o Espírito Santo me convenceu da justiça, do juízo e do pecado. Ali mesmo na rua, à caminho da escola, assumi o erro e disse ao meu filho: "Papai errou e eu não vou fazer mais isso". Depois entrei na presença de Deus, confessei e pedi perdão.

  • Dizem que a mentira tem pernas curtas, mas como corre veloz...

  • Ouvi de uma estatística que dizia: Em cada 10 casais, 9 brigam e 1 é mentiroso.

  • Um exemplo: Andar com a janela do carro fechada no dia mais quente do ano, para pensarem que o carro tem ar-condicionado.

  • Nossas atitudes, cada uma delas, falam muito alto. Tem até um livro, com mais de 50 mil cópias vendidas, intitulado "Decifrar Pessoas", no qual, os autores afirmam que com base no tom de voz, nos gestos, nas atitudes, nos hábitos e até num corte de cabelo ou aperto de mão, é possível saber se alguém está mentindo. As pessoas passam informações por meio de atitudes. Por exemplo: piscar muito os olhos durante uma conversa pode significar que a pessoa está sendo desonesta. (Revista Tudo, pg 43, 12 de abril de 2002).

  • "Fácil é mentir aos quatro ventos o que tentamos camuflar, difícil é mentir para o nosso próprio coração". Anônimo

  • A mentira que beneficia vale mais do que a verdade que molesta. - Provérbio Persa

  • Às vezes o disfarce acontece quando você vai ao supermercado e passa várias vezes para pegar a torradinha de amostra grátis.

  • Um menino se saiu com essa: "Eu não minto. Eu modifico a verdade".

  • Dizem que duas vacas estavam pastando quando, de repente, uma delas falou para a outra: "Você já ouviu falar da doença das Vacas Loucas?" - "Claro!" - "E você não fica com medo?" - Ao que a vaquinha respondeu: "Eu não! Não tá vendo que eu sou um sapo!?"

  • Histórico da Mentira: O 1º de abril parece ter nascido em 1564, quando o rei Carlos IX da França ordenou que o calendário francês começasse no dia 1º de janeiro. Até então, o ano dos franceses começava dia 1º de abril, data em que se festejava a Assunção da Virgem Maria. A mudança não agradou a população, que continuou a mandar presentes, felicitações e convites no dia l° de abril, como se ainda fosse o primeiro dia do ano. Com o tempo, porém, aceitou-se o lº de janeiro como o primeiro dia do ano. O 1º de abril passou, então, a ser o dia de enganar os bobos. Da França, a brincadeira espalhou-se pelo resto do mundo, transformando-se numa data "oficial" que, em alguns casos, é comemorada no mês de abril inteiro.

  • Um exemplo de como a mentira tem pernas curtas: Na Copa do Mundo de 1990, no jogo Brasil X Argentina, os argentinos deram água gelada com o tranquilizante Ropyhnol para o jogador brasileiro, Branco - o principal batedor de faltas do time, que topado e com sonolência, não teve bom rendimento no jogo, atrapalhando a equipe. Porém, disso ninguém sabia, até que em 2005, portanto, 15 anos depois, o ex-jogador Diego Armando Maradona, deixou "escapulir", numa entrevista, e a imprensa começou a divulgar o fato. Os argentinas venceram o jogo, 1 a 0.

  • Você acredita mesmo que pitbull não morde?

  • Conta-se a história de um pequeno índio que andava pela floresta, e derrepente encontrou um ovo de uma águia. Ele pega aquele ovo e coloca para chocar juntamente com os demais ovos da galinha. Depois de chocar nasce a aguiazinha. A aguiazinha começa a ciscar da mesma maneira do pintinhos. Os dias passaram, e a Águia já bem grande, olha para o céu e vê uma Águia voando, era um vôo muito lindo. Ela sentiu um desejo muito forte de voar. A galinha percebendo isso, disse a ela: não adianta você pensar que um dia terá possibilidades de voar. Você nasceu para ciscar, andar aqui no chão, comer insetos e mais nada. A Águia ao receber estas informações perdeu toda a esperança de voar. Os dias passaram e ela morreu, sem nunca Ter desfrutado nem sequer de um pequeno vôo. Podemos analisar que aquele pássaro, também era uma Águia, e no entanto a sua natureza era voar. Dominar o espaço voando livremente. Mas a galinha injetou uma mensagem de incapacidade, sugando todas as suas possibilidades de voar. O diabo está fazendo justamente isso na vida de muitas pessoas.

  • Outro dia vi um garotinho fazendo um lindo castelo na areia da praia. Levou quase a manhã toda construindo com destreza uma "fortaleza" de areia. Lá pelas três da tarde, a maré subiu, e bastou uma vez para a água desmanchar aquela obra. Construir castelos de areia pode dar nisso. Por maior e mais bonito que seja, a água vem e o destrói.

  • Um mago, sentado em um shopping, adivinhava o futuro de todos que passavam por ele. De repente, alguém chegou apressado e lhe comunicou que a porta de sua casa havia sido arrombada e que estavam roubando todos os seus bens. Tomado pelo choque da notícia, ele suspirou fortemente e saiu em disparada em direção à sua casa. Um vizinho, que o viu correr daquela forma, lhe falou: "Você diz que é capaz de prever o futuro das pessoas; como não previu o seu próprio?" Quantas vezes corremos para todos os lados numa busca incansável de alguém ou alguma coisa que venha a mudar nossa sorte e proporcionar-nos dias melhores e mais seguros. Ficamos tão ansiosos pelas soluções prometidas que nem nos damos conta de que estamos indo de mal a pior!

  • "A mentira é qual martelo/que rebenta qualquer pedra,/no lar em que ela perdura/felicidade não medra". - Gorgônio Barbosa Alves.

  • São os cavalos-de-tróia. Na Internet, eles roubam ou induzem o internauta a entregar dados sigilosos, como número e senha de conta bancária. Na mitologia grega o cavalo de Tróia parecia um presente, mas era um golpe.

  • ...é como aquela história de pescador: Um diz que pescou um lambari de 5 metros. O outro já diz ter pescado um lampião aceso. Na disputa, o primeiro resolve terminar a discussão e vai logo dizendo: "Não acredito. Você está mentindo". Ao que o outro responde: "Está bom. Diminui o lambari que eu apago o lampião".

  • A mentira pode até ter pernas curtas. Mas está sempre chegando na frente.

  • O brasileiro tem uma inventividade que tem o seu lado negativo. Ele fala de "amanhã", que nunca chega; ele diz "apareça lá em casa", que na realidade não é um convite, mas um modo cordial de se despedir, assim como "tá cedo, não vá embora ainda", "irei se Deus quiser", significa "não conte com a minha presença"; "já foi providenciado", que quer dizer "ainda não vi o caso, nem sei de que se trata"; "eu telefono mais tarde", é para entender "eu não tenho tempo para tratar disso". - Lourenço Stelio Rega

  • O filho do mentiroso encontrou o pai numa roda de conversa, mandando ver: "Com um tiro só acertei 53 marrecos na beira do rio! "53 marrecos e um macaco!", interveio o filho, que também adorava mentir. "Isso mesmo! Um macaco que tinha descido da árvore para beber água!" Em casa, o moleque levou a maior bronca.: "Não se meta mais na minha conversa! Deu um trabalho danado botar o seu macaco no meio daquela marrecada toda!" - Luiz Pimentel

  • Disse um general de Hitler, encarregado da propaganda nazista que, uma mentira muitas vezes repetida, acaba tomando foros de verdade.

  • Certo dia um pássaro caminhava vagarosamente e tranquilo. Súbito uma serpente com o seu olhar hipnótico começou a arrastá-lo para si. Preso pelos olhos fascinantes do réptil, o pássaro, inconsciente, se aproximava cada vez mais dele. E, quando chegou a certo ponto, a serpente o agarrou e o devorou. Satanás também tenta arrastar-nos usando maneiras ilusórias e atraentes. É como o canto da sereia, segundo a lenda. Atraído pela maviosa melodia o marujo se lança às águas, todavia, o seu fim é a morte por afogamento. - Josemar de Souza Pinto, em O Jornal Batista.

  • Todos aqui devem saber daquela estória do garoto que gostava de simular que estava sendo afogado. Naquele dia ele enganou o salva-vidas por uma vez, por duas vezes e na terceira vez quando foi brincar teve um problema e começou a se afogar de verdade e todos alí, inclusive o salva-vidas, pensaram que ele estava brincando de novo e ele morreu afogado diante de muitas pessoas. Além da mentira ter perna curta ela só prejudica quem a profere.

  • Tem uma outra estória que eu gosto é a daquele irmão muito rico que chegou para um irmão mais pobre da igreja que era construtor e disse que queria construir uma casa nova com tudo de melhor que existia no mercado e se ele topava ser o construtor. Ele topou mais como ele era muito esperto construiu tudo com material de quinta categoria (quando ia comprar um fio se tinha um que custava R$10,00 o metro e outro R$5,00 ele comprava o de R$5,00, dizia para o rico que comprou o dez R$10,00 e assim embolsava R$5,00, e assim ele fez até o término da obra. Quando a obra foi terminada (aparentemente bonita, mais ele sabia que estava uma droga), ele foi entregar as chaves ao proprietário e este lhe disse: irmão eu sempre quis ajudá-lo e não sabia como foi então que decidi que o irmão iria construir sua própria casa, ai está ela é toda sua. Parecem ser estórias bobas, mas refletem uma grande verdade: “ a mentira só prejudica a nós mesmos”.

  • Tenho pena daquelas mulheres que pensam que se casaram com o "príncipe", mas quando acordam após o casamento, descobrem que se casaram com o "cavalo" do príncipe.

  • É fácil cair no engano de fazer o que todo mundo faz imaginando que todo mundo faz porque é o certo. Por exemplo: Passar com o carro atravessado no quebra-molas, uma roda por vez... isto provoca maior torção na carroceria e pode até empenar o monobloco.

  • "Aquele que diz uma mentira não calcula a pesada carga que põe em cima de si, pois terá de inventar uma infinidade delas para sustentar a primeira". Alexander Pope, poeta, escritor, ING, 1688-1744 - farmaciadepensamentos@yahoogroups.com

  • Em uma classe da escola dominical, o professor anunciou que no próximo domingo trataria da mentira. Como preparação a este assunto, disse: "Aconselho-vos que leiais cuidadosamente o capítulo 17 do Evangelho de Marcos". Ao chegar o dito dia, começou assim o seu discurso: "Rogo que levantem a mão todos aqueles que tenham lido o capítulo que recomendei". Todos os congregados levantaram as mãos. Um sorriso brotou nos lábios do instrutor, e este continuou: "Está bem. Estou satisfeito, porque tenho ante mim o auditório mais escolhido para falar sobre a mentira. O Evangelho de Marcos tem somente 16 capítulos". - Moysés de Sá

  • A mentira é qual martelo/ que rebenta qualquer pedra,/ no lar em que ela perdura/ felicidade não medra. - Gorgônio Barbosa Alves.

  • Somente no "Sítio do Pica-Pau-Amarelo", obra de Monteiro Lobato que vem entretendo gerações de crianças desde a década de 30 em livros e nos 70 e 80 na TV, é que existe o pó de pirlim-pim-pim, que é o passaporte para lugares estranhos e distantes visitados pela turma do Sítio.

  • "Eis que vos digo uma verdade. Deus acabou". - "Informação ao Crucificado", Carlos Heitor Cony.

  • A mentira é o recurso de quem não tem recursos.

  • Ao Dr Paul Joseph Goebbels, marqueteiro do nazismo, é atribuída a famosa citação: "uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade".

  • Uma família foi jantar reunida e, depois de pagar a conta, o pai disse ao garçom: "Embrulhe a carne que sobrou. Vamos levar para o cachorro". As crianças logo gritaram: "Oba! Papai vai comprar um cachorro pra gente!"

  • "Ananias e Safira - Mentiram ao Espírito Santo. E, acredite, no Brasil, teve um pastor que pegou uma pessoa roubando na Igreja e ficou tão indignado que disse: "no tempo dos apóstolos Ananias e Safira morreram, porque não acontece isso agora?" O pastor declarou morte sobre aquela pessoa e ela morreu. - Fonte: www.miba.org.br/index.php?materia=323

  • Sabe-se pela Bíblia que o diabo é o pai da mentira; ele é mentiroso. O diabo mente para os seus próprios demônios.

  • Não acredite em mentiras. Um menino reclamou para a mãe: "Mamãe, os meninos lá na escola dizem que eu tenho a cabeça grande." "Não tem nada, meu filho. Mas porque é que você não deu uma carreira neles?" E o menino explicou: "Eu bem que tentei, mamãe... mas eles fugiram por um caminho muito estreito."

  • Tal como um fungo que floresce em lugares escuros e sem oxigênio, a mentira prospera entre os que amam mais as trevas do que a luz. - Nick Butterworth, Revista Impacto.

  • A seguinte história pode mostrar a diferença entre verdade e mentira: "Certa vez a verdade e a mentira foram passear juntas. Passaram perto de um belo lago, e o dia estava quente. A mentira falou à verdade: ‘Venha, vamos nadar juntas, está um dia tão bonito.’ A verdade respondeu: ‘Sim, vamos nadar.’ Ambas se despiram, e a verdade pulou na água antes da mentira; a mentira ficou fora da água, pegou as roupas da verdade e sumiu. Desde então, a mentira anda por aí com as roupas da verdade, mas a verdade é considerada mentira." (Norbert Lieth)

  • Dois compadres fazendeiros se encontram depois de muito tempo e, a certa altura da conversa, o primeiro pergunta: - E aí, cumpadre? Com quantos alqueires está a sua fazenda? - Já tá com quase cem alqueires, e a sua? - Só pro cê tê uma idéia, de manhã eu ligo meu Jipe, saio de casa e ao meio-dia ainda não percorri nem a metade da minha propriedade. - Entendo... eu também já tive um carro desses! É muito ruim ...

  • Uma pesquisa de 2002, conduzida pelo Pew Internet & American Life Project, descobriu que 72% dos entrevistados acreditam em tudo ou quase tudo que lêem nos sites de saúde. Não deveriam. Pesquise “bico-de-papagaio” ou “ciática”, e as chances de encontrar informações confiáveis e completas, não tendenciosas e isentas de qualquer motivação comercial, são de apenas uma em cada dez, segundo um estudo da Brown Medical School realizado em abril de 2005. – Seleções, 02.06.06.

  • Na América do Norte colonial, William Penn tinha a reputação de um Quacre benevolente que lidava de forma justa com os Nativos. Quando voltou a Inglaterra, os seus filhos ficaram. Eles não tinham a sua integridade. Em breve conceberam um esquema para enganar uma tribo Delaware. Apresentaram um contrato antigo onde os índios tinham concordado em vender a porção de terra referente ao que um homem pudesse avançar num dia e meio de caminhada. Quando a tribo consentiu honrar o acordo dos seus antepassados, os filhos de Penn ficaram deliciados. Contrataram então os 3 corredores mais rápidos que encontraram. Um dos homens cobriu uma distância de 104 kms em 18 horas. Eles desrespeitaram tanto a letra como o espírito do acordo. 16/1/07

  • Mentiras que os profissionais contam: ADVOGADO: - Esse processo é rápido. AMBULANTE: - Qualquer coisa, volta aquí que a gente troca. ANFITRIÃO: - Já vai? Ainda é cedo! ANIVERSARIANTE: - Presente? Sua presença é mais importante ASSISTÊNCIA TÉCNICA: - Foi o carvão do motor e problema de pico na fonte. BÊBADO: - Sei perfeitamente o que estou dizendo. CASAL SEM FILHOS: - Visite-nos sempre; adoramos suas crianças. CORRETOR DE IMÓVEIS: - Em 6 meses colocarão: água, luz e telefone. DELEGADO: - Tomaremos providências. DENTISTA: - Não vai doer nada. DESILUDIDA: - Não quero mais saber de homem. DEVEDOR: - Amanhã, sem falta! ENCANADOR: - É muita pressão que vem da rua. FILHA DE 19 ANOS: - Dormi na casa de uma colega. FILHO DE 19 ANOS: - Antes das 11 estarei de volta. GERENTE DE BANCO: - Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado. INIMIGO DO MORTO: - Era um bom sujeito. JOGADOR DE FUTEBOL: - Vamos continuar trabalhando e forte. LADRÃO: - Isso aqui foi um homem que me deu. LOCUTOR DE TV: - E até a próxima semana, neste mesmo horário. MECÂNICO: - É o carburador. MUAMBEIRO: - Tem garantia de fábrica. NAMORADA: - Pra dizer a verdade, nem beijar eu sei... NAMORADO: - Você foi a única mulher que eu realmente amei NOIVO: - Casaremos o mais breve possível! ORADOR: - Apenas duas palavras... OTIMISTA: - Os últimos serão os primeiros... PEIXEIRO: - Pode levar freguesa; está fresquinho... POBRE: - Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo... RECÉM-CASADO: - Até que a morte nos separe. SAPATEIRO: - Depois alarga no pé. SOGRA: - Em briga de marido e mulher não me meto. VAGABUNDO: - Há 3 anos que procuro mas não acho nada. VICIADO: - Essa vai ser a última. CONTADOR: Tá batendo tudo. 8/2/07

  • Um homem ficou assistindo um índio preparar uma armadilha para pegar um animal selvagem. Ele  ficou surpreso ao aprender que os índios nunca acionam a armadilha ou puxam o laço na primeira vez que o animal aparece. Em vez disso, ele deixa o animal vir repetidamente buscar o alimento. Quando o animal fica familiarizado com o ambiente e não mais teme vir em busca do alimento, o índio fixa a armadilha de forma a pegá-lo da próxima vez que aparecer. A tentação age da mesma forma. A princípio não dirige suas setas diretamente ao coração da vítima. Ela age com engano, atraindo a vítima aos poucos. Quando a vítima se mostra completamente dominada, dá-lhe o golpe fatal, levando-a a total destruição. 22/2/07

  • Mentira sempre teve pernas curtas. Uma mulher viveu 65 anos se passando por homem: O segredo guardado durante toda vida por um dono de mercearia de Colombo, cidade da região  metropolitana de Curitiba (PR), foi descoberto, após sua morte em março de 2007. A verdadeira sexualidade de Carlos não era conhecida nem por parentes bem próximos, como a irmã dele. Segundo a delegada Márcia Marcondes, a irmã do comerciante ficou chocada ao saber o verdadeiro sexo do irmão. "Ela ficou horrorizada. Disse que jamais desconfiou de nada, que Carlos se vestia como homem desde a infância e, como era proprietário de uma mercearia, carregava caixas pesadas", disse a delegada. Foram os legistas da Polícia Civil que informaram à família que Carlos, 65 anos, era na verdade uma mulher. Carlos foi tratado como homem desde o nascimento. Redação Terra, Thalita Guimarães. 21/3/07

  • A mentira pode ter as pernas curtas. Pode-se apanhar mais depressa um mentiroso que um coxo. Pode até saber-se quando as pessoas mentem. Há pessoas que não sabem mentir e há os mentirosos compulsivos. E depois há os profissionais da mentira, que vivem de alterações e de omissões, de esquemas e aldrabices. Acham que a mentira é um estilo de vida que se atira aos olhos dos outros. A mentira até pode parecer flores aos distraídos, mas nunca dará frutos. 26/3/07

  • O caipira chega e pede ao vizinho: — Cumpade, você pode me emprestar o seu burro pra eu terminar de arar minha plantação? — Agora num posso cumpade, meu burro tá pastando. Mas, no mesmo instante, o burro relincha lá na cocheira. — Que vergonha, cumpade! Seu burro acaba de relinchar lá na cocheira! O outro responde, todo ofendido: — E ocê acredita mais na palavra dele do que na minha? 14/4/07

  • Como sempre faz ainda hoje, o Diabo prometeu a glória, mas o resultado foi vergonha; acenou com o sucesso, mas o que deu foi o fracasso; prometeu a vida, mas trouxe a morte. 24-12-2007

  • É o caso daquela velha história que eu li num livro de escola quando eu era criança: Henrique foi nadar com os amigos. Querendo chamar a atenção de todos, ele gritou desesperado: Socorro, socorro! Todos correram para “salvar” o Henrique. Aí, ele deu uma gargalha espetacular na cara de todos, como se dissesse: “Seus bobos, enganei vocês”. Henrique deixou passar uns minutos e depois repetiu a cena. De novo, todos correram para “salvá-lo”. De novo, Henrique gargalhou e zombou deles. Algum tempo depois, a correnteza levou Henrique para uma área mais funda. Sentindo que ia morrer afogado, Henrique gritou, agora realmente desesperado. Mas desta vez, pensando tratar-se de uma piada sem graça de Henrique, os amigos nem se mexeram. Henrique bebeu multa água, passou um sufoco de verdade. Ele só foi alvo porque alguém percebeu que desta vez ele não estava de brincadeira. Ufa, por pouco! Já descobriu qual é a moral dessa história? É a seguinte: ninguém leva o mentiroso a sério. 25-12-2007

  • Imagine, o filósofo Wittgenstein, disse: “Por que deve alguém contar a verdade se for mais vantajoso contar uma mentira?” 25-12-2007

  • Quando alguém mente, costuma se expressar menos com as mãos, apesar de encolher os ombros e levar a mão várias vezes ao rosto. Mãos ou dedos cobrindo a boca indicam mentira - o cérebro manda a boca suprimir as palavras falsas. Seleções Nov/2005. 09-01-2008

  • Li em algum lugar: Jamais confie num homem que diz que manda em casa, porque ele também deve mentir sobre outras coisas. 10-01-2008

  • Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos. Logo no início, escuta uma voz sussurrando: - Jesus tá te olhando ! O ladrão se assusta um pouco, olha para os lados (na penumbra) e não vê nada. Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz: - Jesus tá te olhando! Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada. Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz: - Jesus tá te olhando ! Ele dessa vez percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da "área de serviço". Nisso vê um papagaio em uma gaiola e já aliviado, pergunta: Ah... você é que é o Jesus ? E o papagaio responde: - Não! Eu sou o Judas. Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio? - O mesmo que botou o nome de Jesus no Rottweiller. 29.1.2008

  • Na véspera de uma prova, quatro alunos resolveram chutar o balde: iriam viajar, faltar à prova e então "dar um jeitinho" com o professor. Voltaram na terça, sendo que a prova havia ocorrido na segunda. Então dirigiram-se ao professor: "Professor, fomos viajar, o pneu furou, não conseguimos consertá-lo, tivemos mil problemas, e por conta disso tudo nos atrasamos, mas gostaríamos de fazer a prova". O professor, sempre compreensivo disse: "Claro, vocês podem fazer a prova hoje à tarde, após o almoço". E assim foi feito. Na hora da prova, o professor colocou cada aluno em um canto da sala e começou a ditar a prova: "Primeira pergunta, valendo 1 ponto...", e fez uma pergunta sobre Bond Valuation. Segunda pergunta, valendo 9 pontos: Qual pneu furou?" Uma das coisas que mais escravizam o ser humano é a mentira, a Bíblia diz que o diabo é o pai da mentira, e nos diz ainda: "e conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará". 29.1.2008

  • Porque todas as vezes que o diabo disse a alguém:" É o fim", ali, na verdade, era o começo dos melhores dias, das maiores vitórias, dos melhores casamentos. O diabo disse a José do Egito, na cisterna do deserto: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, José, o governo do Egito te espera".  O diabo disse a Daniel na cova dos leões: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, sua história mudará o mundo". O diabo disse a João, exilado na ilha de Patmos: "É o fim!, e Deus disse: "É o começo, você escreverá a maior revelação de todos os tempos - o Apocalipse." O diabo disse a Jesus, morto na cruz: "É o fim!", e Deus disse: "É o começo, todo o poder no céu e na terra Eu entrego em Tuas mãos." Por isso se o diabo disser a você que "É o fim!", comece a dar glória a Deus e Aleluia! 29.1.2008

  • A moral universal de inúmeros contos ensina que se a escolha não vier da mão de Deus, seria muito melhor não ter aparecido a oportunidade. Tomemos a exemplo algumas delas: a história de Mides, que desejou transformar tudo quanto tocasse em ouro, termina com o herói constrangido numa agonia de fome, a pedir que o dom lhe fosse retirado. Na história de Ti­thano, ele pede imortalidade e vai enfraquecendo até a verdadeira miséria, quando é libertado da sua oração insensata. No caso de Gyges, seu anel o tor­nou invisível e acabou transformando-o de um pastor inocente a um rei cul­pado. E há ainda a história de Fausto, que relata toda a angústia melancólica e receios que permeiam a sociedade e os desejos da carne. Todos estes contos têm um ponto em comum: a vaidade e a loucura de desejos inoportunos. Sim, todos os dons, com exceção dos espontâneos dons do céu, são como o ouro de fadas: acabam em pó. 18.2.2008

  • As experiências espirituais vividas no Corpo de Cristo são pe­culiares a cada um. Não procure ter uma experiência igual à de seu irmão, pode não dar certo. Um irmão compartilhou sua experiência espiritual num grupo de oração. Contou que se descuidou, e quando percebeu já era tarde. O carro que ele dirigia estava em alta velocidade e logo foi parado pelo policial. Ele prontamente pediu perdão ao policial e disse estar totalmente errado por ser um crente em Cristo. O policial vendo a sinceridade do crente o advertiu e disse: - Pode continuar sua viagem, pela sua sinceridade e humildade não vou multá-Io. Enquanto ele compartilhava sua experiência espiritual, um irmão que estava ouvindo vibrou e, imediatamente, começou a pensar que o mesmo poderia acontecer com ele, pois no dia seguinte teria que fazer uma viagem dentro de um tempo relativamente curto. Ao amanhecer, pegou seu carro e em alta velocidade percorreu a rodovia até que um policial o parou. Antes mesmo que o policial dissesse alguma coisa, ele já foi dizendo que estava errado e que era um crente e jamais poderia dirigir em alta velocidade, tentando vivenciar a mesma experiência espiritual que seu irmão testemunhara. Porém, o policial disse: - Pois é, eu também sou um crente e não posso deixar de cumprir a lei, vou multá-Io. Perceba que nessa história o primeiro viabilizou a experiência espiritual. Ele foi sincero ao assumir seu erro. Ele não agiu esperando alguma recompensa, agiu normalmente reconhecendo que seu testemunho não era bom e não glorificava a Deus. O outro buscou uma experiência premeditada que não glorificava a Deus, mas trazia proveito próprio. 5.5.2008

  • Dentre os animais sutis, espertos, destaca-se o lobo. Em torno de sua figura giram lendas, temores e crenças; é responsável pela opressão dos rebanhos de ovelhas, símbolo do mal na terminologia bíblica, mas possui um ponto fraco. Nas regiões geladas do planeta, onde os lobos caçam e são caçados, pois a sua carne e pele têm valores altos, os caçadores descobriram uma maneira de destruir os lobos sem qualquer estrago em sua carne ou pele. Toma-se uma faca de dois gumes, bem afiada, que é banha­da pelo sangue de algum animal, uma foca, por exemplo; depois, em função do clima, aquele sangue é congelado e a lâmina da faca fica totalmente oculta. Assim, o caçador coloca aquela faca com o cabo escondido na neve ficando exposta apenas a parte do sangue con­gelado, algo como um picolé de sangue. O lobo, atraído pelo cheiro, chega e começa a lamber o sangue, por estar congelado. Depois de alguns instantes, sem perceber, a sua língua está anestesiada. Nesse tempo, ele começa a sentir cheiro de sangue quente e fica ainda mais agressivo e araca com mais vigor; na verdade, pela anestesia, o lobo não percebe que o sangue congelado acabou, a faca de dois gumes feriu a sua língua e que está bebendo o próprio sangue. Ele morre de hemorragia. Eis aí, na vida real, uma metáfora para descrever o problema da sociedade atual, vítima de algumas armadilhas postas pelos caçadores de lobos. Os lobos são representados pelas pessoas que se acham espertas, que querem se dar bem, "que levam vantagem em tudo", que estão anestesiadas e não percebem que estão morrendo numa espécie sinistra de suicídio lento. Que exemplos temos de algumas armadilhas que atraem as pessoas?

1- Comunismo - que seduziu milhões e tirou a liberdade de trilhões de pessoas, que se tornaram reféns de um Estado absoluto;

2- Capitalismo - que devolveu a liberdade às pessoas e as transformou em selvagens sem alma e sem razão, topam tudo por dinheiro;

3- Revolução jovem - que alavancou a contracultura, jogou os valores na lata de lixo e deu, em troca, sexo, drogas e rock'n'roll.

4- Consumismo - que tirou o sentido da vida e ofereceu a futilidade, como se ter fosse mais importante do que ser.

A igreja precisa ter relevância para mostrar ao mundo esta realidade, livrando pessoas, fazendo com que acordem da anestesia que não permite mais estabelecer o limite entre a vida e a morte. - Washington Rodrigues. 7.5.2008

  • Nesta semana me amaram muito. Ao meu e-mail vieram oito cartões com declaração de amor. Era só clicar num ponto que eles apareceriam. Como a única pessoa que me enviaria cartões de amor estava comigo, obviamente era trambique. Que se confirmou quando vi um "atravez" e um "finalisado". A redação era péssima. Alguém queria invadir meu computador. Era o que se chama de ''vírús'' ou "trojan". O invasor assassinou o português. Tirando esta falha, parecia certo. Meu endereço e nome estavam corretos, era a logomarca dos cartões, e apelava para um sentimento positivo. Todos gostam de receber declarações de amor! E as remetentes eram conhecidas: Carol, Patrícia, Renata, Sônia. Quem não conhece uma delas? Fosse Estrogominalda, quem ligaria? Tudo certo para engabelar o desavisado. Que clica e se dá mal. Podem apenas introduzir um problema no computador, mas podem capturar as senhas do usuário. Isto também acontece na vida espiritual. Falsas mensagens em programas atraentes atraem muita gente. Uma promessa de cura. Uma solução rápida. Vitória e bens. As pessoas não se preocupam com o certo e com a verdade, mas com benefícios, se dão mal. São iludidas por spans espirituais. Isaltino Gomes C Filho, em O Jornal Batista. 7.5.2008

  • A palavra "sinceridade" vem da expressão "sem cera", cuja origem é interessante. Conta-se que, antigamente, e penso que hoje também, os fabricantes de móveis usavam madeiras com falhas e buracos. Para encobri­Ias, costumavam preencher essas imperfeições com cera antes de dar o acabamento final nos móveis. Desse modo, apesar da sua bela aparência, aqueles móveis eram cheios de defeitos. Os compradores mais cuidadosos, no entanto, exigiam móveis "sem cera". 14.5.2008

  • No outono de 1988, na cidade de Rostov, Rússia, um homem abordou um evangelista e clamou por perdão. O pregador Pentecostal, Joseph Bondarenko, não entendia o motivo pelo qual aquele homem lhe pedia perdão. O estranho, então, colocando a mão em seu bolso, retirou sua identificação da KGB. "Eu sou alguém que colocou pregadores como você atrás das grades. Por favor, perdoe-me!" Em uma outra reunião, um jovem caminhou até a frente, aceitou a Cristo em seu coração, e, virando-se para a congregação, fez a maravilhosa declaração: "Eu sou o editor de um jornal ateu. Eu tenho enganado vocês. Por favor, perdoem-me. Deus é real!" Quantas coisas erradas fizemos ou continuamos fazendo em nossas vidas. Muitas delas foram praticadas sem que percebêssemos o quanto estávamos enganados. Mas, quando Cristo entra em nossos corações, enchendo-nos de amor e alegria, os nossos olhos espirituais são abertos e, neste momento, compreendemos o quanto nos iludimos e o quanto enganamos aos nossos amigos. 18.8.2008

  • Um pastor estava em seu gabinete trabalhando.  Ele tinha a fama de ser um homem ingênuo - um homem que acreditava em tudo. Sabendo disso, um certo membro da igreja, querendo zombar da sua ingenuidade, entrou apressadamente na sala do pastor e disse: - Pastor, vem rápido!! Aqui na janela!! Olha só?!?  O pastor perguntou:  - O que foi?  - Vem ver! Vem ver!! Tem um boi voando!!!" Disse aquele jovem.  O pastor se levantou da sua mesa, foi até a janela, ficou olhando para o céu e dizendo:  - Cadê?!? Cadê o boi voando?  Enquanto isso, aquele cristão, morrendo de rir, falava:  - Ah.....Pastor! ! Como o senhor é ingênuo! Como é que o senhor acredita num negócio desse?!? O senhor acredita em tudo o que ouve!?! Onde já se viu um boi voar? Como o senhor pôde ter acreditado nisso?!? Então o pastor disse:  - Meu filho, eu prefiro acreditar que é mais fácil um boi voar do que um cristão mentir!! Eu preferi acreditar em você!  E o cristão, envergonhado, abaixou a cabeça. 26.8.2008

  • Um ditado popular afirma que "Fotografias não mentem". É uma afirmação falsa de uns tempos para cá! Hoje em dia, um fotógrafo habilidoso pode criar efeitos incomuns,  distorcer imagens, colocar uma pessoa em primeiro plano ou a Torre Eiffel como pano de fundo ou criar a ilusão que alguém está segurando um monumento entre os dedos indicador e polegar. Usando softwares gráficos, as fotografias podem ser manipuladas de várias formas, Um técnico em computação gráfica pode pegar a pirâmide egípcia e colocá-la no Grand Canyon na América ou equilibrada sobre a Grande Muralha da China.  Outra ferramenta comum na criação de efeitos fotográficos são os filtros. Há filtros que podem produzir explosões ou riscos de luz à noite, gerar efeitos nas bordas da imagem ou simplesmente um matiz na coloração, dando à imagem um aspecto envelhecido. Não importa o filtro utilizado; todos afetam a imagem capturada pelas lentes.  Assisti a um documentário que analisava outro tipo de "filtro": a visão que temos do mundo e que usamos, conscientes ou não, para interpretar o que vemos e ouvimos e que norteia o modo de vermos a vida. Essa cosmovisão ajuda a moldar nossos valores e estabelecer nossas prioridades, influenciando a forma como reagimos a situações e acontecimentos do cotidiano. 30.9.2008

  • O pregador, em um culto de final de semana, usou a figura de uma serpente como ilustração. Ao final, enquanto a congregação saía do templo, seu filho, de três anos de idade, puxou seu paletó e perguntou: "Papai, o que você disse é realmente verdade ou estava somente pregando outra vez?" Ao ler a anedota, que serve como ilustração, devemos refletir se a nossa palavra tem sido verdadeira ou não. Preocupamo-nos realmente com o que dizemos ou o que falamos depende do local e ocasião? O Senhor Jesus Cristo pode estar ao nosso lado quando conversamos com nossos amigos ou Ele se sentiria envergonhado? 27.1.2009

  • Certa vez um jovem foi pedir conselhos a um homem sábio. O sábio quis testar o caráter do rapaz. Ele perguntou: “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria prejudicado. Se estas  circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por R$10.000,00 reais?” O jovem respondeu, “Por R$10.000,00 se ninguém soubesse e ninguém fosse prejudicado, sim, eu mentiria.” O sábio balançou a cabeça e falou, “Só mais uma pergunta. Você mentiria por dez centavos?” O jovem reagiu indignado “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?” O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.” Muitos não cometem adultério nem fornicação, mas, dentro deles mora o desejo pelo prazer desses atos. Nas suas mentes o ato é ensaiado e no seu coração consumado. No fim das contas um é igual ao outro. Ambos fazem a mesma coisa – um num motel, outro na sua mente. Cada um tem seu preço. Cada um tem seu lugar. O pecado escondido na mente tem um atrativo especial. Ninguém vê e ninguém sabe. O pecador escapa da humilhação de ter que enfrentar suas iniqüidades e ainda se engana com a idéia de que “não houve vítima”. Houve. E a vítima foi ele. 17.2.2009

  • Era uma vez uma velhinha que sabia andar de moto. Todo dia ela passava pela fronteira montada na motocicleta, com um bruta saco atrás. O pessoal da alfândega (tudo malandro velho...) começou a desconfiar da velhinha. Um dia, quando ela vinha na moto com o saco atrás, o fiscal da alfândega mandou-a parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim para ela: - Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa todo dia por aqui, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? A velhinha sorriu com os poucos dentes que lhe restavam e mais os outros, que ela adquirira no odontólogo, respondeu: - É areia!  Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da moto para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito encabulado, ordenou a velhinha que fosse em frente. Ela montou na moto e foi embora, com o saco de areia atrás. Mas o fiscal ficou mais desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na moto com o saco atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que ela levava no saco e ela respondeu que era 'areia, uai!'. O fiscal examinou e era areia mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia. Diz que foi aí que o fiscal se chateou: - Olha, vovozinha, eu sou fiscal da alfândega há mais de 40 anos. Manjo essa coisa de contrabando pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista. - Mas no saco só tem areia! - Insistiu a velhinha e já ia tocar a moto, quando o fiscal propôs: - Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual o contrabando que a senhora está passando aqui todos os dias? - O senhor promete que não 'espáia'? Quis saber a velhinha. - Juro!!! Respondeu o fiscal. - É moto!!! 19.2.2009

  • Certa vez um grupo de alunos em Harvard tentou enganar o famoso professor de zoologia Agassiz. Eles pegaram partes de vários percevejos diferentes e com grande habilidade prenderam-nas formando um novo inseto que eles, estavam certos, confundiria seu professor. No dia escolhido, trouxeram-no para o professor e perguntaram se era capaz de identificá-lo. Enquanto o mestre examinava o inseto com grande cuidado, os alunos aguardavam com a certeza de que conseguiriam enganá-lo. Finalmente, o Professor Agassiz aproximou-se do grupo e, com tranquilidade, falou ao grupo: Eu o identifiquei! Com dificuldades para disfarçar a vontade de rir, eles perguntaram o nome do inseto. Agassiz  respondeu: "É um IMPOSTOR." Quando nos apresentamos como cristãos, sem uma vida colocada no altar de Deus e sem estarmos submissos à Sua vontade, logo somos descobertos como uma falsificação e não poderemos esconder que, na realidade, não passamos de "impostores espirituais." Muitas vezes julgamos que podemos enganar a Deus e ao Seu povo com uma falsa aparência de santidade. Mostramos um olhar piedoso, oramos com veemência e até com lágrimas nos olhos, citamos versículos previamente decorados, mas continuamos tão distantes de Deus como antes. Podemos até pensar, como o grupo de alunos de Harvard, que confundiremos o Mestre, mas o coração do Senhor apenas se entristecerá por não passarmos de uma fraude. Deus espera, com muito amor, que a transformação em nossas vidas seja verdadeira e eterna. Autênticos, em Sua presença, teremos chuvas copiosas de bênçãos sobre nossas cabeças. Você tem procurado glorificar, a  todo  momento, o nome de Cristo com seu testemunho ou se coloca entre os "impostores espirituais?" 2.4.2009

  • Morei em uma cidade que a pouco tempo atrás começou a experimentar certo progresso! Diversas indústrias foram instaladas e com elas a geração de uma série de empregos diretos e indiretos. Apesar do claro crescimento, tive a oportunidade de emprego noutra região e não pude acompanhar de perto a sequência deste progresso. Tenho diversos parentes na região e recebo algumas notícias, mas houve uma em particular que me surpreendeu! Não me lembro qual era o programa de TV, mas a breve reportagem retratou bem a região e inclusive a chamou de “Eldorado”, um “lugar de oportunidades”. O que me impressionou mais foi o que este anúncio desencadeou nos dias seguintes! Iniciou-se uma relevante “migração” de pessoas, de diversos Estados do país, todos em busca do tal “Eldorado”. Infelizmente o “progresso” não estava naquele nível anunciado e a cidade sofreu (e ainda sofre) com essa explosão de “estrangeiros”. Fico por imaginar que segurança esse povo tinha para empreitar tal mudança? “Assim caminha a humanidade!”. Não me recordo em qual contexto essa afirmação surgiu, mas seguramente essa frase cabe para a ilustração de hoje. Essa afirmação no mínimo nos faz refletir sobre o futuro. Um raio-X da sociedade mostraria uma povo sofrido, frustrado, triste e decepcionado, enfim, enganado! E você, será que não está vivendo alguma mentira atualmente?25.5.2009

  • Um jovem advogado, recém-formado, montou um luxuoso escritório num prédio de alto padrão na Avenida Paulista e botou na porta uma placa dourada: Dr. Antônio Soares - Especialista em Direito Tributário. No 1º dia de trabalho, chegou bem cedo, vestindo o seu melhor terno, sentou-se atrás de sua escrivaninha e ficou aguardando o primeiro cliente. Meia hora depois, batem à porta. Ele pede para a pessoa entrar e sentar-se. Rapidamente, apanha o telefone do gancho e começa a simular uma conversa com o objetivo de impressionar essa pessoa: - Mas é claro, Sr. Mendonça, pode ficar tranqüilo! Nós vamos ganhar essa causa! O juiz já deu parecer favorável! Sei, sei... Como? Ah, os meus honorários? Não se preocupe! O senhor pode pagar os outros 50 mil na semana que vem, é claro!... O que é isso, sem problemas!... O senhor me dá licença agora que eu tenho um outro cliente aguardando... Obrigado... Um abraço! Bate o fone no gancho com força e diz: - Bom dia, o que o senhor deseja? - Eu vim instalar o telefone...17.6.2009

  • "As mentiras têm pernas curtas, mas o escândalo tem asas". Thomas Fuller, médico, pensador, ING, 1654-173424.8.2009

  • Sim, era tudo mentira ! Assim é o título da reportagem na Revista Veja Ed. 2101 - Ano 42 - n.8 de 25/fev.2008 falando sobre o assombroso caso da brasileira que mentiu tentando ludibriar as autoridades suíças mutilando a si própria. Por que alguém com 26 anos, uma vida inteira pela frente, academicamente formada, provavelmente vindo de uma boa família, moradora de modo legal num país de primeiro mundo e as vésperas de um casamento faria tal coisa ? Resposta: A mentira!24.8.2009

  • O Caminho", do irmao pastor Stanley Jones, uma declaraçao sobre a mentira nos seguintes termos: "A pergunta derradeira sobre o carater de qualquer indivíduo é esta: haverá circunstância em que esse homem possa mentir? Caso minta tem algo a corroer-lhe o coração". Pelo exposto temos uma triste ideia dos danos que calúnias e mentiras podem trazer a muitas pessoas.1.10.2009

  • Saqueia cargas de veículos acidentados nas estradas.

Estaciona nas calçadas, até mesmo debaixo das próprias placas de proibição.

Suborna, ou tenta subornar, quando é pego cometendo infração.

Troca voto por qualquer coisa: cesta básica, areia, cimento, tijolo, dentadura...

Fala ao celular enquanto dirige.

Trafega pela direita nos acostamentos durante um congestionamento.

Pára em filas duplas, triplas, em frente às escolas

Viola a lei do silêncio.

Dirige após consumir bebida alcoólica.

Fura filas nos bancos, utilizando-se das mais esfarrapadas desculpas.

Espalha mesas, churrasqueira, banca de camelô nas calçadas.

Pega atestados médicos sem estar doente, só para faltar ao trabalho.

Faz gato de luz, de água e de tv a cabo.

Registra imóveis no cartório num valor abaixo do comprado, muitas vezes irrisórios, só para pagar menos impostos.

Compra recibo para abater na declaração do imposto de renda, também para pagar menos imposto.

Escreve que a cor da pele é mais morena, para ingressar na universidade através do sistema de cotas.

Quando viaja a serviço pela empresa, se o almoço custou $10, pede nota pra $20.

Comercializa os objetos doados em campanhas pós-catástrofes.

Estaciona em vagas exclusivas para deficientes.

Adultera o velocímetro do carro para vendê-lo como se fosse pouco rodado.

Compra produto piratas com a plena consciência de que são piratas.

Substitui o catalisador do carro por um que de catalisador só tem a casca.

Mente a idade do filho para que passe por baixo da roleta do ônibus sem pagar passagem.

Emplaca o carro fora do seu domicílio para pagar menos IPVA.

Freqüenta caça-níqueis e faz fezinha no jogo do bicho.

Leva das empresas onde trabalha pequenos objetos como clipes, envelopes, canetas, lápis, etc, como se isso não fosse roubo.

Comercializa os vales-transporte e vales-refeição que recebe das empresas onde trabalha.

Falsifica tudo, tudo mesmo. Só não falsifica o que ainda não foi inventado.

Quando volta do exterior, nunca fala a verdade quando o policial pergunta o que traz na bagagem.

Quando encontra algum objeto perdido, na maioria das vezes não devolve.

E querem que os políticos sejam honestos. Ora, os políticos que aí estão saíram do meio desse mesmo povo. Ou não? 16.12.2009

  • Ranking das Mentiras Mais Contadas

1) AMBULANTE: - Qualquer coisa, volta aqui que a gente troca

2) ANFITRIÃO: - Já vai? Ainda é cedo

3) BÊBADO:- Sei perfeitamente o que estou dizendo.

4) ANIVERSARIANTE: - Presente? Sua presença é mais importante.

5) ADVOGADO: - Esse processo é rápido.

6) CASAL SEM FILHOS: - Visite-nos sempre; adoramos suas crianças.

7) CORRETOR DE IMÓVEIS: - Em seis meses colocarão água, luz e telefone.

8) DELEGADO: - Tomaremos providências.

9) DENTISTA: - Não vai doer nada.

10) DESILUDIDA: - Não quero mais saber de homem.

11) DEVEDOR: - Amanhã, sem falta!

12) ENCANADOR: - É muita pressão que vem da rua.

13) GERENTE DE BANCO: - Trabalhamos com as taxas mais baixas do mercado.

14) INIMIGO DO MORTO: - Era um bom sujeito.

15) JOGADOR DE FUTEBOL: - Vamos continuar trabalhando forte.

16) LADRÃO: - Isso aqui foi um homem que me deu.

17) MECÂNICO: - É o carburador.

18) MUAMBEIRO: - Tem garantia de fábrica.

19) NOIVO: - Casaremos o mais breve possível!

20) ORADOR: - Apenas duas palavras.

21) POBRE: - Se eu fosse milionário espalhava dinheiro pra todo mundo.

22) RECÉM-CASADO: - Até que a morte nos separe.

23) SAPATEIRO: - Depois alarga no pé.

24) SOGRA: - Em briga de marido e mulher eu não me meto.

25) VAGABUNDO: - Há 3 anos que procuro trabalho mas não encontro.

  • "Eu não minto, apenas faço ficção com a boca."  Homer Simpsom 12.2.2010

  • Certa vez um jovem foi a um homem sábio, pedir conselhos. O homem sábio disse que só queria saber uma coisa. Ele propôs uma situação imaginária. Ele disse - “Imagine que você nunca seria pego e ninguém seria machucado. Ninguém perderia nada. Se estas circunstâncias fossem garantidas, você mentiria por $10,000 dólares?” O jovem pensou um pouco e respondeu. “Sim, por $10,000, se ninguém saberia e ninguém seria machucado! Eu mentiria!” O sábio balançou a cabeça e disse. “Tenho outra pergunta. Você mentiria por dez centavos?” Furioso, o jovem indagou “Que tipo de pessoa você acha que eu sou?!” O sábio respondeu. “Eu já sei que tipo de pessoa você é. Estou apenas tentando estabelecer seu preço.” do jornal - Does God Exist? (Será que Deus Existe?) July/Aug 96, pp. 22-3 13.2.2010

  • Ainda acerca do engodo, lembro uma ilustração que ouvi ao nosso amado e saudoso missionário Tage Stahlberg. Um homem procurava meter um porco no curral, mas o animal fugia para a direita e para a esquerda e não queria entrar. O homem, depois de várias tentativas, já cansado, lembrou-se de ir a casa buscar uma tigela com milho e foi dando ao porco enquanto ia andando para o curral. Daí a pouco o animal estava encerrado no lugar onde ele tanto teimara em não entrar. Cuidado com o milho! 10.3.2010

Engano, Fantasia, Ilusão, Mentira, Simulação

  • Separe pelo menos um dia para se curar das mentiras que você tem dito a si mesmo e daquelas que outros têm dito a você. Maya Angelou 8.4.2010

  • A única maneira de erradicar, de afastar a mentira, é substituí-la pela verdade. E a verdade está em Deus. A verdade está à sua disposição. Investigue-a! 8.4.2010

  • A grande paixão de certa mulher era cuidar de suas rosas. Um dia ela foi até o jardim com o propósito de pegar algumas delas para colocar em uma jarra. Selecionou as mais bonitas e ao aproximar-se da que julgava ser a mais bela de todas, tomou todo o cuidado na hora de cortá-la. Enquanto seu braço estava junto à roseira, sentiu, de repente, algo frio enrolando-se nele. Ela tirou rapidamente o braço da roseira e, para seu horror, viu que havia ali uma serpente negra enrolada. Apavorada ela sacudiu fortemente o braço até que a serpente se soltou. Daquele dia em diante ela não mais se aproximou de suas roseiras. Seu ódio, medo e aversão a serpentes eram mais fortes do que a atração pelas rosas de seu jardim. Bem-aventurados somos nós quando, pela graça do Senhor, temos aversão pelo pecado e pela morte espiritual que ele causa. Mesmo quando nos sentimos atraídos pelas ofertas sedutoras que o mundo proporciona, resistimos pelo fato de não querermos desagradar a Deus. Os prazeres carnais insistirão sempre, mas pelo temor do Senhor preferiremos nos manter afastados. A Palavra de Deus nos adverte que de nada vale ganhar o mundo inteiro e perder a alma. Sabemos que isso é verdade porque não há maior prazer e maior alegria do que estar na presença do Senhor. Por maiores que sejam os encantos do mundo, são passageiros e enganosos e não se comparam ao regozijo experimentado quando vivemos sob a direção do Senhor Jesus Cristo. Com Jesus no coração a nossa diversão é maior e mais segura. Ele nos mostra os melhores lugares e nos acompanha a todos eles. A nossa felicidade é verdadeira e eterna porque não esconde ciladas ou enganos, não nos leva à perdição e nem nos deixa em dúvidas sobre aonde ir e o que fazer. Cada um de nossos dias é recheado de conquistas e vitórias e mesmo quando nos vemos sob uma tempestade passageira, nosso coração continua alegre porque a nossa mão está firme nas mãos do Senhor e sentimo-nos protegidos e guiados em todas as circunstâncias. 14.4.2010

  • Ivan IV foi o primeiro Czar de toda a Rússia. Ele era um homem tão cruel que o chamaram "Ivan, O Terrível”. Ele teve 7 esposas e maltratou a todas elas. Ele era imoral e violento. Ele costumava lançar animais dos muros do Kremlin só para assistir suas mortes. Mas quando ele faleceu em 1584, historiadores registram que ele teve a cabeça raspada e foi enterrado com vestes de monge, esperando que Deus pensasse que Ivan, o Terrível fosse um monge e permitisse sua entrada no Céu. Até que ponto somos capazes de mostrar aos outros aquilo que não somos? 17.5.2010

  • A maioria de nós, ouvir a expressão "Cavalo de Roma", não deve se lembrar muito de algum fato histórico com esse título. Provavelmente, o fato mais comum com um tema semelhante a esse seria: "O Cavalo de Tróia". De acordo com a lenda associada à conquista de Tróia pela Grécia, na chamada Guerra de Tróia, um grande cavalo de madeira foi deixado junto às muralhas de Tróia. Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro da sua barriga. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefato e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Tróia, tomar a cidade, destruí-Ia e incendiá-Ia. Essa é uma tragédia bem conhecida pela maioria de nós. 30.6.2010

  • O marido estava sentado, quieto, lendo seu jornal, quando sua mulher, furiosa, vem da cozinha e senta-lhe a frigideira na cabeça. Espantado, ele levanta e pergunta: - Por que isso agora? - Isso é pelo papelzinho que eu encontrei no bolso de sua calça, com o nome Marylu e um número... - "Ahh... Isso?! Querida, lembra do dia em que fui na corrida de cavalos? Pois é... Marylu foi a égua em que eu apostei, e o número foi o quanto estavam pagando pela aposta!" Satisfeita, a mulher saiu pedindo 1000 desculpas. Dias depois, lá estava ele novamente sentado, quando leva uma nova panelada, só que dessa vez com a panela de pressão mesma. Ainda mais espantado (e zonzo), ele pergunta: - O que foi dessa vez, meu amor??? - A égua ligou... 2.8.2010

  • Ladrões se fantasiam de ovelhas e enganam 300 policiais. Maximiliano Pereyra e Ariel Diaz escaparam do presídio na Argentina. Dupla passou uma semana disfarçada. Do G1, em São Paulo - Os ladrões Maximiliano Pereyra, de 25 anos, e Ariel Diaz, 28, passaram uma semana disfarçados como ovelhas na Argentina. A dupla fugiu de um presídio e, para não ser reconhecida, se fantasiou do animal e se juntou a outras ovelhas de uma fazenda. Segundo a imprensa argentina, os ladrões enganaram cerca de 300 policiais que estavam a sua procura na região. Moradores de La Almeda reconheceram a dupla uma semana depois da fuga. Eles foram vistos correndo pelos campos segurando a fantasia. Pereyra e Diaz foram presos em meio a muitas ovelhas de uma fazenda em Saladillo. A polícia local preferiu não comentar o caso. 27.8.2010

  • Conta-se que um cidadão colecionava numa enorme parede da casa, relógios cujos ponteiros se movimentavam em diferentes velocidades, chamando a atenção de todos que visitavam a casa. Um visitante perguntou: "O que são todos aqueles relógios que se movimentam estranho?" O colecionador respondeu: "São Relógios da Mentira. Todo mundo tem um Relógio da Mentira. Por exemplo, cada vez que você mente, os ponteiros se movem mais rápido". "Oh!!" exclamou o visitante... "De quem é aquele relógio ali?" "É o de Madre Teresa. Os ponteiros nunca se moveram, indicando que ela nunca mentiu". "E aquele, é de quem?" "É o de Abraham Lincoln. Os ponteiros só se moveram duas vezes, indicando que ele só mentiu duas vezes em toda a sua vida". E o Relógio do Fulano de Tal, também está aqui? "Ah! O do Fulano de Tal está na minha sala". "Ué", espantou-se o visitante: "Por quê? E rindo, respondeu: ESTOU USANDO COMO VENTILADOR DE TETO!!!" 31.8.2010

  • Ao final do culto, o pastor anunciou que no culto seguinte falaria sobre o pecado da mentira. E acrescentou: "Em preparação para o assunto, peço que todos leiam o capítulo 17 do evangelho de Marcos". No início do culto seguinte o pastor lembrou: "Aqueles que não leram a leitura programada queiram se levantar". Parte da congregação se levantou. "Agora", continuou o pastor, "peço que se levantem aqueles que leram Marcos 17". Metade da congregação se levantou. O pastor então arrematou: "Agora estamos prontos para falar sobre a mentira, pois o evangelho de Marcos possui apenas 16 capítulos!" 7.10.2010

  • Eu estava trabalhando em uma loja que vende bolsas de senhoras e malas em geral quando uma mulher entrou dizendo que desejava devolver uma bolsa que havia comprado alguns dias antes. A política da loja era não aceitar a devolução de mercadorias usadas, mas a mulher assegurou-me que o artigo estava novíssimo. "Eu nunca a usei ", ela afirmou. Como a senhora insistiu muito, eu devolvi o seu dinheiro. Minutos após deixar a loja, a mulher retornou. "Desculpe", disse ela envergonhada, eu esqueci as chaves de meu carro dentro daquela bolsa." (Carta de um vendedor – Readers Digest, dezembro/1999). Até que ponto nós, cristãos, podemos nos considerar "dignos de confiança"? Como tem estado a nossa palavra? Temos sido exemplo de correção e honestidade? As pessoas que lidam conosco conseguem enxergar o brilho de Cristo em nossas ações? É muito triste para o Senhor ver um de Seus filhos agindo de maneira fraudulenta e mentirosa. O Seu coração se envergonha quando não pagamos uma conta, quando levamos para casa alguma coisa que "achamos" ter de sobra em nosso trabalho, quando afirmamos que fizemos algo ou estivemos em algum lugar sem que isso seja verdade, quando mandamos nossos filhos dizerem a alguém que bate à porta: " Não está em casa". O nosso testemunho precisa glorificar e engrandecer o nome do Senhor a quem servimos. As nossas atitudes devem estar sempre alicerçadas na verdade. O nosso amor ao nosso Salvador não pode ser falso e nem compactuar com os enganos característicos daqueles que não têm qualquer compromisso com Deus. Não podemos nos iludir julgando que ninguém está vendo aquilo que fazemos. Há um que tudo vê e que um dia poderá nos dizer: "Não vos conheço". Mantenhamos, portanto, nosso coração puro para que, com alegria, ouçamos: "vinde benditos de meu Pai". 7/3/2011

  • Conta-se a história de uma senhora que alugou uma cabana para passar o verão. Com a cabana ela encontrou também um cachorro. De toda a mobília da casa, a peça mais agradável, para a senhora, era uma poltrona confortável. Ela a achava melhor que qualquer outra na casa. Mas ela quase sempre encontrava a poltrona ocupada pelo cachorro. Tendo medo do animal, ela nunca se atrevia a enxotá-lo. Em vez disso, ela ia até a janela e gritava: "gatos"! O cachorro imediatamente corria até a janela e ameaçava a latir. Enquanto isso, a velha senhora ocupava o lugar na sua poltrona preferida. Um dia o cachorro entrou no quarto e achou a senhora sentada na poltrona. Ele se dirigiu até a janela e, olhando para fora, mostrou-se muito agitado e começou a latir sem cessar. A senhora ficou assustada e correu para a janela para ver o que estava acontecendo. O cachorro, calmamente, subiu e se instalou na poltrona. Os enganos praticados contra os outros, mais cedo ou mais tarde se voltarão para nós mesmos. A ilustração nos convida a uma reflexão. Temos sido verdadeiros em nossas atitudes? 14/3/2011

  • Japonesa vira ídolo – mas ela não existe, não é de verdade. Eguchi Aimi é a nova integrante da banda pop japonesa AKB48. É linda e apareceu recentemente num comercial de bala, junto com as companheiras do grupo. É claramente a mais bonita e a que mais tem destaque na propaganda. No último domingo os fãs da banda ficaram chocados com uma notícia: Eguchi não existe. Pelo menos não individualmente. Ela é a mistura das feições das outras integrantes da AKB48. As moças foram mixadas no mundo digital, dando origem à mais perfeita delas. Tem gente chorando no Japão até agora: em poucos dias, a cantora irreal arrebatou corações de todo o país, virou fenômeno. Não que isso cause alguma surpresa. Afinal, é comum naquele país as pessoas se apaixonarem por bonecas de videogames e travesseiros. Veja o vídeo do comercial pesquisando por Eguchi, que é a que fica ao centro. 27/7/2011

  • Estava fazendo compras no supermercado e uma velhinha me seguia pelas gôndolas, sempre sorrindo.  Eu parava para pegar algum produto, ela parava e sorria. Uma graça a velhinha! Já na fila do caixa, ela estava na minha frente com seu carrinho abarrotado, sorrindo. - Espero não tê-lo incomodado, mas você se parece muito com meu falecido filho... Com um nó na garganta, respondi não haver problema, tudo estava bem. - Posso lhe pedir algo incomum?  - disse-me a senhora idosa. - Sim, se eu puder lhe ajudar... - Você pode se despedir de mim dizendo "Adeus, mamãe, nos vemos depois"? Assim dizia meu filho querido. Se fizer isso, ficarei muito feliz! - Claro, senhora, não há nenhum problema - disse eu para alegria da velhinha. A velhinha passou a caixa registradora, se voltou sorrindo e, agitando sua mão, disse: - Adeus, filho... Cheio de amor e ternura, lhe respondi efusivamente: - Adeus, mamãe, nos vemos depois. - Sim, nos vemos depois, querido! Contente e satisfeito com o pouco de alegria dada à velhinha, passei minhas compras. - R$ 554,00, diz a moça do caixa. - Tá louca? Dois sabonetes e duas pilhas? - Mas as compras da sua mãe... ela disse que você pagaria! 1/11/2011

  • Conhece a história do frango? A dona de casa entrou no açougue e pediu um frango de dois quilos. O açougueiro tirou o último frango que lhe restava, e disse: “Este é o último frango. Mas, infelizmente, só pesa um quilo e novecentos gramas. Acho que cem gramas não faz muita diferença, faz?” “Que pena!”, respondeu a dona de casa, “quero preparar uma receita especial e o frango tem que pesar exatamente dois quilos. Terei que ir a outro açougue.” “Não, não”, interrompeu o açougueiro. “Agora lembrei; tenho mais um frango na outra geladeira, espere só um minuto.” Ele levou o frango para dentro e retornou com o mesmo frango. Colocou-o na balança e, com esperteza, disse: “Aqui está, exatamente dois quilos.” “Obrigada!”, disse a senhora, “estou tão agradecida ao senhor que decidi levar os dois frangos!” A mentira não vai longe. Dá a impressão de que resolve o problema, mas é como um “band-aid” colocado sobre a ferida purulenta. Mais cedo ou mais tarde, a verdade se revela como um furacão que arrasa tudo o que a mentira constrói. 04/09/2012

  • "Basta apenas uma mentira para por em dúvida todas as verdades". 29/07/2013

  • Três estudantes universitários não fizeram um exame porque não estudaram. Eles elaboraram um plano, sujaram-se com graxa, óleo e gasolina e foram falar com o professor.

"Senhor professor, pedimos desculpas porque não pudemos vir para o exame. Estávamos num casamento no Rio de Janeiro e no caminho de volta o carro quebrou, por isso que estamos assim sujos, como pode ver".

O professor entendeu e deu-lhes três dias para se prepararem.

Depois de três dias eles foram ao exame muito bem preparados porque tinham estudado.

O professor colocou-os em salas separadas.

A prova tinha apenas 4 perguntas:

1. Quem casou com quem?

2. Que horas o carro quebrou?

3. Onde exatamente o carro quebrou?

4. Qual é a marca do carro?

NOTA: As suas respostas devem ser idênticas. Boa Sorte! Ser honesto significa escolher não mentir, roubar, enganar ou trapacear de modo algum. Quando somos honestos, desenvolvemos a força de caráter que irá nos permitir prestar grande serviço a Deus e ao próximo. Somos abençoados com paz de espírito e respeito próprio e teremos a confiança do Senhor e das pessoas. 14/11/2016

  • Numa tarde ensolarada, decidiu levar seus filhos ao circo. Ao chegar à bilheteria, pergunta: - Olá, quanto custa a entrada? O vendedor responde: - R$ 30,00 para adultos, e R$ 20,00 para crianças de 7 a 14 anos. Crianças até 6 anos não pagam. Quantos anos eles têm? E o pai responde: - O menor tem 3 anos e o maior 7 anos. Com um sorriso, o rapaz da bilheteria diz: - Se o Sr. tivesse falado que o mais velho tinha 6 anos, eu não perceberia, e você economizaria R$ 20,00. E o pai responde: - É verdade, pode ser que você não percebesse, mas meus filhos saberiam que eu menti para obter uma vantagem e jamais se lembrariam desta tarde como uma tarde especial. E finaliza: - A verdade não tem preço. Hoje deixo de economizar $20,00 que não me pertenceriam por direito, mas ganho a certeza de que meus filhos saberão a importância de sempre dizer a verdade! O atendente permaneceu mudo… Também ele teria uma tarde especial para se lembrar. Essa história ilustra uma cena em que os filhos presenciam uma atitude correta do pai. A história nos permite perceber que: - Nada deve substituir a verdade. - Educar é dar o exemplo. - Jamais devemos fazer pequenas concessões à mentira, o preço é alto demais. - As palavras convencem, mas o exemplo arrasta. O exemplo é tudo. 22/11/2017Diz uma parábola judaica que certo dia a mentira e a verdade se encontraram. A mentira disse para a verdade: - Bom dia, dona Verdade. E a verdade foi conferir se realmente era um bom dia. Olhou para o alto, não viu nuvens de chuva, vários pássaros cantavam e vendo que  realmente era um bom dia, respondeu para a mentira: - Bom dia, dona mentira. - Está muito calor hoje, disse a mentira. E a verdade vendo que a mentira falava a verdade, relaxou. A mentira então convidou a verdade para se banhar no rio. Despiu-se de suas vestes, pulou na água e disse: -Venha dona Verdade, a água está uma delícia. E assim que a verdade sem duvidar da mentira tirou suas vestes e mergulhou, a mentira saiu da água e vestiu-se com as roupas da verdade e foi embora. A verdade por sua vez recusou-se a vestir-se com as vestes da mentira e por não ter do que se envergonhar, saiu nua a caminhar na rua. E aos olhos de outras pessoas era mais fácil aceitar a mentira vestida de verdade, do que a verdade nua e crua." Assim é! 26.06.2019

bottom of page