top of page

MEGA MENTE

1 Coríntios 2.14-16

 

Introdução

Um filme de animação e comédia que minha filha me fez assistir uma vez, chama-se Megamente. O personagem principal é um alienígena azul, cabeçudo, careca (nada contra), mas o dito cujo, passou por uma sessão de quimioterapia e é um vilão, maldoso toda vida.

Daquele filme, eu aproveitei duas coisas: a parte da comédia e o nome que estou usando agora para esta mensagem: Megamente.

Mega é um prefixo que dá a ideia de medida... é muito usado na informática. Esse prefixo, colocado antes de uma palavra, faz com ela ganhe o sentido de um milhão de vezes maior que o natural. É mega!

O vilão daquele filme, sugeria o seu criador, que ele tinha uma mega mente, ou seja, uma mente super brilhante, uma mente poderosíssima, uma mega mente!

Mas, essa mente super poderosa, brilhante, amado, não tem nada a ver com o que imaginou o produtor daquele filme. Ele não deve ter lido ou entendido esse texto da Bíblia, 1Co 2.16, que fala: “nós temos a mente de Cristo”.

Porque a mente de Cristo, sim, é que é brilhante, poderosa, desprovida de qualquer maldade, injustiça ou orgulho. A mente de Cristo é limpa, é santa, é justa.

E, pode se encher de admiração, a Bíblia diz: “Nós temos a mente de Cristo”.

Algumas coisas precisam ficar claras: Esse “nós temos”, era o apóstolo Paulo se referindo a ele e os outros crentes em Jesus, incluindo nós também e você, que é um crente em Jesus, porque lemos no v.1 que ele se dirige aos “irmãos” na fé em Jesus.

E, segunda coisa que precisa ficar clara, é que ter a mente de Jesus não significa ter a inteligência de Jesus.

O que é ter a mente de Cristo? Isto merece uma pregação extra, mas, em resumo, ter a mente de Cristo significa que, como cristãos, nós possuímos uma capacidade espiritual de esquadrinhar, investigar, examinar e discernir as coisas espirituais, que, o homem natural (ainda não crente), não possui, porque ele não tem o Espírito Santo habitando nele.

Então, o apóstolo Paulo fala de algo muito sublime nesta parte. Vamos ler o texto a partir do v.14: “Ora, o homem natural não compreende as [coisas] do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”.

O contexto já deixa bastante claro esta verdade: que a mente de Cristo é o Espírito Santo habitando no crente.

O v,14 diz: “Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente”. Aí, ele fala no v.15: “Mas quem é espiritual discerne todas as coisas” e conclui dizendo: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.

Temos a mente de Cristo? Então, a recomendação da Bíblia é que usemos a mente de Cristo. Essa recomendação está em Fp 2.5: “Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha”.

Qual era o modo de Jesus pensar? Lemos em Fp 4.8: “Tudo o que é verdadeiro, puro, justo, amável, de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, que isto ocupe o nosso pensamento”.

Por que o crente precisa usar a mente de Cristo?

Porque, de acordo com o texto, a pessoa natural, que ainda não foi transformada pelo poder do evangelho de Jesus, essa pessoa ainda não tem a capacidade de compreender, de forma correta, exata, verdadeira e real, os três mundos: o mundo de Deus, o mundo do diabo e o mundo do homem.

A pessoa que ainda não é crente, que não tem o Espírito Santo nela, ela pode ser PhD (que é o mais alto título acadêmico que uma pessoa pode receber), pode ser doutor, pode saber falar mais de cinco idiomas, mas se não tem o Espírito Santo, mesmo com todos os títulos e graduações, essa pessoa é considerada analfabeta em relação ao nível de conhecimento e à sabedoria de Deus.

Profundo isso! A pessoa pode ter título de doutor e não saber nada das coisas de Deus. Aliás, é só depois de receber Jesus como Salvador e o Espírito Santo começar a operar na nossa vida, é que recebemos a mente de Cristo.

Então, até que a pessoa se torne crente em Jesus, ela não é capaz de compreender de forma exata, verdadeira e real o mundo.

Só o crente em Jesus é que pode perfeitamente discernir o que é de Deus, o que é do diabo e o que é do homem.

Você já é um crente em Jesus?

 

...você precisa ter a mente de Cristo para DISCERNIR BEM O QUE É DO DIABO

A Bíblia afirma, em 2Co 11.14, que o diabo se disfarça em anjo de luz.

A maioria do povo pinta o diabo como? Com crifre, rabo, tridente na mão... é fácil discernir o diabo assim. Desse jeito, na hora da tentação, até o pecador fica sabendo que é o diabo agindo naquela hora.

Mas, ele se disfarça como um anjo de luz! E agora? Agora, só o crente em Jesus, que usa a mente de Cristo, é que consegue ter o discernimento espiritual pra identificar o diabo.

Veja esse exemplo que a própria Palavra de Deus dá, At 16.16-18: “E aconteceu que, indo nós à oração, nos saiu ao encontro uma jovem que tinha espírito de adivinhação, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Esta, seguindo a Paulo a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo. E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu”.

Essa é a história de uma mulher que seguia o apóstolo Paulo, clamando e dizendo: “Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo”.

Era verdade. Mas, prestou atenção nos detalhes sobre a mulher? Era uma moça que tinha espírito de adivinhação e isso não é de Deus, não! Adivinhação tem a ver com feitiçaria, com espíritos malignos.

Então, imagina você: se Paulo pensasse como uma pessoa natural, sem o discernimento do Espírito Santo, sem ter a mente de Cristo, o que ele teria feito? Ele teria dito, com certeza: “Pessoal, escute que palavras lindas essa mulher tá falando!” E, provavelmente, os outros pediriam: “Hei, fale mais alto! Isso é revelação! Deus tá usando a boca dessa mulher!”

Mas, o apóstolo Paulo tinha a mente de Cristo, ele estava conectado com o Espírito Santo, e aí, o que aconteceu? Ele surpreendeu todo mundo e disse ao espírito maligno, ao demônio adivinhador, não á mulher, mas ao espírito: “Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela”. E o v.18 diz que, na mesma hora, o espírito de adivinhação saiu daquela mulher.

Então, Paulo não deu importância para as palavras bonitas e de elogios que aquela moça falava. Ele percebeu algo, ele pôs em prática o poder da mente de Cristo que ele possuía, e assim, repreendeu o espírito maligno de adivinhação que escravizava aquela mulher já fazia muitos anos. Tremendo, não é?

Pois, preste atenção, pra ter a mente de Cristo e você ser capaz de discernir o que é próprio do mundo de Deus, do mundo do diabo e do mundo do homem, não é preciso você estudar na faculdade e ter diploma... basta você receber Jesus Cristo como o seu Salvador e, deixar o Espírito Santo agir, transfomando a sua mente natural em mente de Cristo.

Você já é um crente em Jesus?

 

...você precisa ter a mente de Cristo para DISCERNIR BEM O QUE É DO HOMEM

A mente de Cristo também nos ajuda saber, quando um irmão, é realmente usado por Deus ou se, o que ele fala, é apenas fruto de sua própria imaginação.

Amado, quem tem a mente de Cristo sabe se o irmão tá agindo no Espírito de Deus ou na carne.

É! Tem irmão que, (não aqui entre nós, graças a Deus), mas tem crente que come feijão demais à noite, vai dormir de barriga cheia e amanhece com revelação. Ah! Irmão, e tem gente (que não tem a mente de Cristo), que engole fácil as revelação que ouve, as profecia, as visão... cuidado, porque como diz o pastor Silas Malafaia na televisão: a revelação pode ser revelamento, a profecia, profetada e a visão, "visagem". Sai fora!

Eu não sei qual é o absurdo maior, se o irmão que não sabe discernir se o que fala é da própria boca dele ou da boca de Deus, ou se aquele que engole tudo com facilidade, sem discernir nada.

Irmão, amado, não seja como essas pessoas. Já tem gente demais sendo do tipo “Maria vai com as outras”.

Mostre que você tem mente de Cristo e que sabe discernir uma coisa da outra! Não fique engolindo coisas de homem, indo atrás do que todo mundo fala. Se você é um crente em Jesus, você tem o Espírito Santo, você tem a mente de Cristo!

Você já é um crente em Jesus?

 

...você precisa ter a mente de Cristo pra DISCERNIR BEM O QUE É DE DEUS

Vou te mostrar na Bíblia, uma experiência do apóstolo Pedro. Está em At 10.9-34.

Veja no v.10 que Pedro teve o que a Bíblia chama de arrebatamento de sentidos quando orava no terraço de uma casa, na cidade de Jope.

Pedro foi orar no terraço e teve um arrebatamento de sentidos... ele teve uma visão espiritual, e pôde entender, por meio da mente de Cristo, que o plano da salvação não se limitava apenas para alguns de uma língua, de uma raça, de uma nação, mas que era para todos, para toda a humanidade!

Então, com esse discernimento, Pedro foi pregar o evangelho na casa de um homem chamado Cornélio, e lá, o Espírito de Deus veio sobre todos, gente de vários tipos.

Então, Pedro fez esta declaração, no v.34: “Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas”.

Você entendeu? Pedro teve uma visão espiritual, mas ele soube discernir. Ele disse: “isso é de Deus A salvação é pra todos, então eu vou pregar pra todos”. E o resultado foi maravilhoso, v.47 diz: Todos os que estavam naquela reunião na casa de Cornélio, foram batizados com o Espírito Santo.

 

Um outro exemplo da Bíblia está na experiência de um discípulo de nome Filipe, lemos em At 8.27-38.

Filipe estava indo no caminho para Gaza, aí, ele viu que havia um homem sentado no carro (eu queria saber que carro era esse, já tinha carro na época do Novo Testamento!), e o homem estava lendo o livro do profeta Isaías (v.28).

E Filipe, possuidor da mente de Cristo, o que fez? Discerniu que devia se aproximar daquele homem e perguntar pra ele, v.30: “O senhor entende o que está lendo?” (NVI). Filipe sabia discernir bem o que era de Deus!

Ele começou a explicar aquela Palavra, falando do Evangelho para aquele, que terminou declarando, v.37: “Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus” e foi batizado naquele dia mesmo!

Sabe o que foi isso? Foi a mente de Cristo operando de maneira poderosa, dando capacidade pra Filipe discernir bem as coisas de Deus.

Tem crentes que numa oportunidade desta como a de Filipe, de falar do evangelho pra alguém, conclui o seguinte: “Ah! Isso é coisa da minha cabeça. E se a pessoa me dá um fora? Ah! Isso é do diabo. Ele é que quer me ver pagando mico!”

Tá vendo? Quando o crente não usa a mente de Cristo, ele não sabe quando a coisa é do homem, é do diabo ou é de Deus.

 

Amado, irmão, o que estou colocando pra você esta noite é que a Palavra de Deus diz, pra nós termos o mesmo pensamento que havia em Cristo Jesus.

A Palavra de Deus diz que nós temos a mente de Cristo, que nós temos o Espírito Santo na nossa vida. Então, irmão, use a mente de Cristo.

A forte tendência de todos nós é fazermos as coisas dirigidos pela lógica, pela razão, pela intuição e pelos sentimentos humanos. É por isso que você acaba entrando em muitas furadas!

O diabo te engana, as pessoas te enganam, você se engana, por não se deixar guiar pela mente de Cristo.

Porque, só a mente de Cristo é que nos capacita a discernir todas as coisas. É a mente de Cristo que nos faz perceber o que é do diabo, o que é do homem e o que é de Deus.

Se você já teve um encontro com Jesus e o Espírito Santo habita em seu coração, diga esta noite: “Deus, eu não quero ser medíocre, eu não quero “Maria vai com as outras”, sendo enganado por conversa fiada. Eu quero a mente de Cristo, pra eu poder discernir e entender melhor e de maneira mais clara o que é do mundo do homem, o que é do mundo do diabo e o que é do mundo de Deus”.

Amado, se você quer ser abençoado na sua vida, então, tenha a mente de Cristo - ter a mente de Cristo é a mesma coisa que estar cheio da presença de Deus. Esteja cheio do Espírito Santo, e assim você estará preparado pra entender melhor o que é de Deus, o que é do diabo e o que é do homem.

Você já é um crente em Jesus?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

bottom of page