top of page

COISAS NORMAIS DA VIDA CRISTÃ

Mateus 3.16-17; 4.1-11

 

Nesta noite eu quero falar sobre algumas coisas que são normais acontecer na vida cristã.

Porque há pessoas crentes que, parece, são pegas de surpresa quando certas coisas acontecem na vida delas. Mas que são normais acontecer.

 

Por exemplo, aqui na nossa cidade faz um sol de fritar ovo na calçada. E você é morador daqui. Aí, faz um calor demais da conta e você fica surpreso: “Meu Deus, que calor insuportável é esse?” Ora, nós estamos no Norte Fluminense e a temperatura média dessa região é 25 graus. O calor faz parte, é normal daqui.

 

Outra situação, você vai à Campos e dá de cara com aquele trânsito, aquela agitação toda e o que você fala na hora? “Faz parte, é cidade maior, é muvuca mesmo”.

 

Duas situações corriqueiras, que não devia causar surpresa nenhuma. E isso pode ser aplicado na vida espiritual.

Tem crente que fica espantado, surpreso, quando chega um momento de luta na vida dele, ele fala: “Meu Deus, eu não sabia que servir a Deus ia me trazer tanta luta. Fui entrar para a igreja, os problemas aumentaram!”

 

Mas, o que foi que Jesus alertou aos discípulos sobre a vida deles nesse mundo? Só para te lembrar, Jesus falou que no mundo “tereis aflições”. Não é para ninguém ficar surpreso, já foi avisado; mas o que tem de crente nervoso, estressado...

 

Esse texto mostra algumas coisas (existem muitas), mas aqui fala de algumas que fazem parte da vida cristã e que não deveria pegar nenhum crente de surpresa.

 

Veja bem, o texto registra Jesus sendo batizado, cumprindo a lei. João Batista até ficou impressionado e falou(v.13): “...eu preciso ser batizado por ti e tu vens a mim?” (NVI) Jesus respondeu: “[João] convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça”. Jesus honrou a lei de Deus.

Se você é cristão e ainda não foi batizado, olha isso! Jesus sendo Filho de Deus se apresentou para o batismo e você ainda não? Jesus deu exemplo; é importante cumprir a lei de Deus. Apresente-se para o batismo!

 

Então, está escrito que quando Jesus foi batizado, o Espírito Santo desceu sobre Ele na forma de uma pomba e uma voz do céu se fez ouvir, era a voz do próprio Pai, dizendo: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado” (v.16).

Sabe, é nesse texto bíblico que a gente encontra a doutrina da Trindade revelada; as três Pessoas da Trindade reunidas num só lugar e evento: o Filho, o pai e o Espírito Santo. Legal demais! É a única vez na Bíblia que isto ocorre.

 

Quando você for em viagem à Terra Santa, no seu passeio por Israel, você vai conhecer o rio Jordão e assim que você ver o Jordão, você vai lembrar de mim. Você vai dizer: “O pastor falou, foi aqui no rio Jordão, no dia do batismo de Jesus, que houve uma manifestação da Trindade Santa”.

 

Sim! A Trindade: Jesus, o Filho, que estava sendo batizado; o Espírito Santo que desceu na forma de uma pomba e o Pai, que do céu falou “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

 

Agora, está escrito também que “Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo” (Mt 4.1 – NVT).

Jesus estava para iniciar o Seu ministério de ensino e cura logo após o batismo, aí Ele vai para o deserto para ser tentado pelo diabo.

 

Quando Jesus estava para começar o Seu ministério, o diabo veio com tentação. E aqui tem uma lição: tudo que é projeto de Deus, sofre ataque do diabo. Você tem um chamado de Deus, tem um propósito de Deus para a sua vida, então, pode estar certo de uma coisa, vai ter ataque do inimigo.

 

O diabo sabe que Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores do castigo eterno. Ele sabe que este é o projeto de Deus. Então ele parte para o ataque desejando impedir o plano de Deus.

 

E o diabo não mudou o pensamento. Ainda hoje ele ataca tudo que é de Deus. Então, se você está sofrendo ataque, isso só mostra uma coisa: que Deus tem projeto para a sua vida. Amém?

 

Portanto, certas coisas são normais acontecer na vida cristã. O que é normal acontecer na vida cristã? A necessidade de afirmação.

Como assim? Você precisa saber quem você é em Deus. É uma necessidade que Deus Pai identificou e supriu imediatamente depois do Filho sair das águas do Seu batismo. Deus Pai afirmou para Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”.

 

Jesus iniciou o Seu ministério com esta afirmação. Ele guardou no coração e podia dizer: “Eu sei quem Eu sou, sei para que vim ao mundo, sei do meu propósito”. Deus falou: “Este é o meu Filho amado” e Jesus Se apegou a esta afirmação.

 

Você também precisa guardar bem a sua identidade, saber quem você é.

Quando o diabo começou a tentar Jesus no deserto, a primeira coisa que ele achou de fazer, foi colocar em dúvida a identidade de Jesus.

 

O diabo falou: “Se você é o Filho de Deus...”, repara isso: “se você”, esse “se” é o diabo lançando dúvida, induzindo Jesus a questionar quem Ele era.

 

Mas, quando o diabo chegou com essa artimanha, chegou atrasado, porque Jesus já tinha a afirmação do Pai guardada no seu coração, porque o Pai havia falado de Jesus: “Este é o meu filho amado”. Jesus guardou isso no coração dEle.

 

Eu quero liberar uma palavra de bênção para você: para todo ataque que o diabo lançar contra a sua vida, Deus já chegou primeiro com provisão. O diabo vai chegar sempre atrasado, porque Deus já afirmou que você é filho amado. Toda pessoa que recebe Jesus como Senhor e Salvador se torna filho/filha de Deus. Você é filho de Deus? Levanta a sua mão e dê um glória!

 

Então, preste atenção, não é porque você está no deserto sofrendo ataque do inimigo, que você não é filho.

Tem crente que aceita a dúvida: “Ah! Tô passando por uma dificuldade tão grande... será que sou filho de Deus mesmo? Será que Deus me ama mesmo?” Hei, ao passar por dificuldade, ficar doente, sofrer algum mal, você não deixa de ser filho!

 

Não aceite a dúvida. Lembra do momento que você recebeu Jesus como seu Senhor e Salvador. Naquele momento Deus disse: “Você é meu filho amado”.

Então, carregue esta afirmação com você. Não esqueça de quem você é em Deus! Você não é um perdido na vida, você não é um derrotado, você não é alguém sem rumo, você não é um desamparado... você é filho de Deus! Aleluia!

 

Ter essa afirmação é uma necessidade. O problema é que muitos crentes vão buscar afirmação no lugar errado.

Tem pessoas que querem afirmação do que elas são, do valor que elas têm, através do número de seguidores no Facebook, Instagram, Tiktok.

 

Funciona assim: A pessoa se sente bem, dependendo das curtidas que teve. Ela faz a postagem de uma foto, toda hora fica vendo se teve visualizações e curtidas. Se acusar muitas curtidas, ela fica feliz; se tiver poucas, ela fala: “gente ingrata; ninguém curte as minhas coisas; eu sou um zero à esquerda mesmo; vou acabar com essa conta do Face” e ela fica pra baixo. Mau humorada.

 

Por que? Porque está buscando afirmação no lugar errado. Ah! Irmão, irmã, se liberta disso. Se ninguém curte, se ninguém gosta, se ninguém comenta, você é filho de Deus, então busque afirmação em Deus, se firme no que Deus fala a seu respeito.

 

Eu já sofri muito com a opinião dos outros no começo do ministério. Teve uma vez, eu soube que uma pessoa não gostava de mim. Me senti tão abatido que brotou umas manchas vermelhas pelo meu corpo que coçavam demais. Eu venci aquilo sabe como? Lembrando de quem eu sou para Deus. Resolvi me firmar no que Deus pensa de mim.

 

Agora, quantas vezes Jesus precisou ouvir que Ele era Filho de Deus? Será que todo dia aquela voz vinha do céu para Ele? Não, foi uma vez só, no dia do bastimo dEle e foi o suficiente. Aquela afirmação Jesus guardou no coração e partiu para o Seu ministério.

Há crentes querendo que Deus fale com eles todos os dias sobre a mesma coisa. Não tem lógica.

 

Sabe um aplicativo muito bom para motoristas? Chama Waze. Você coloca o endereço para onde quer ir e ele vai guiando. Uma voz vai falando: “Siga em frente, a cem metros vire à esquerda”. Agora, se você pega uma reta sem entrada para outros lugares, o Waze não fica falando toda hora para você seguir em frente. É só você continuar.

 

A mesma coisa: Deus falou uma vez com você sobre estudar, fazer um curso? Você sentiu uma paz na hora e disse “é isso!” Mas, aí Deus não falou mais nada. Você continua, porque aquela direção tá valendo! O que Deus falou, vale para a sua afirmação. É normal precisar disso na vida cristã.

 

Segunda coisa normal na vida cristã: a provação.

Lemos que Jesus foi conduzido pelo Espírito para a pousada beira rio, ou para a chácara onde descansar. Que nada! Está escrito que Jesus foi conduzido para o deserto.

 

Na vida cristã tem deserto e deserto na Bíblia representa provação, luta, dificuldade. E veja, não foi o diabo que levou Jesus! Foi quem? O Espírito Santo.

 

Você reclama de estar num lugar difícil, apertado, doloroso? Pode ter sido o Espírito de Deus que te colocou aí. Não reclama, porque o deserto faz parte da vida.

 

Tem quatro verdades sobre o deserto que você deve compreender.

Primeira verdade: faz parte da dinâmica da vida nesse mundo. Ninguém precisa orar: “Deus, tô precisando de um deserto na minha vida”; não é preciso porque todo mundo vai passar pelo deserto. Às vezes esse deserto vai ser uma dificuldade na família, ou na saúde, ou noutras áreas. Faz parte do processo.

 

A segunda verdade sobre deserto na vida cristã: a gente não escolhe o deserto que quer. Seria bom se a gente pudesse escolher: “Oh! Nos próximos meses o deserto que quero atravessar é o deserto do pneu furado. Essa é a dificuldade que eu quero ter, as outras não”. Não é a gente que escolhe.

 

Terceira verdade: o deserto é lugar de aprovação ou reprovação. É como uma prova; você faz e sai aprovado ou reprovado.

Quando é que estamos aprovados? É quando o deserto acaba, é quando você sai dele. Um curso acaba quando você faz a prova e é dado por aprovado. Mas tem quem fica repetindo.

 

Lemos na Bíblia sobre o povo de Israel, passou 40 anos no deserto. Era sempre reprovado. Então, ao passarmos por deserto, temos que procurar ser aprovados naquilo que estamos passando. Deserto é prova! Virou até gíria na boca de certos crentes. Alguns falam: “Tô na prova”!

 

Quarta verdade: deserto é temporário. Dura o tempo que Deus determina.

Deus te conduziu ao deserto? Deus vai te tirar dele. O deserto vai passar. Aleluia!

 

A Terceira coisa que faz parte normal da vida cristã: consagração.

Consagração significa você se dedicar à prática de alguns exercícios espirituais: oração, leitura da Palavra de Deus, jejum.

 

Exercícios importantes, porque tem lutas na vida que a gente só vence com recursos espirituais, por isso, consagração.

 

O que é que Jesus fez quando estava no deserto? O v.2 diz que Jesus jejuava. Pensa: se Jesus precisou passar por consagração, quanto mais eu e você nas lutas que enfrentamos.

Tem lutas na nossa vida que a gente só vai vencer em consagração. Nenhum “amém” nessa hora; eu já previa isso. É que não é fácil mesmo. Tem luta que só vai ser vencida com oração de madrugada, com abstinência de alimentos, para ficar mais focado em depender de Deus.

 

E, preste atenção, sobre consagração tem uma verdade.

Não tem como você terceirizar, tem que ser você. A gente gosta de ocupar os outros para fazer certas coisas para a gente.

 

O exemplo mais típico é o famoso “cêis ora por mim”. É o crente preguiçoso, que não se dedica na oração, então, terceiriza; vive pendindo alguém para orar por ele.

 

E olha o que eu achei no Facebook: Personal Pastor.

A página está em inglês, aí pedi para um amigo fera na tradução, você deve conhecer o Google Tradutor. Aí está escrito: “Oferecemos orientação e serviços para batismos, casamentos, dedicações de bebês/crianças, funerais, e muito mais. Agende sua consulta gratuita”. Só faltou dizer “oro e jejuo por você”. Mas é a tendência: profissionais para fazer aquilo que você deveria fazer.

 

Mas, espera lá, tem coisas que não tem personal pastor que vai resolver para você, não. Se você mesmo não orar, se você não ler a Bíblia, se você não jejuar, não vai ter vitória!

 

Mas, eu quero profetizar bênção sobre a sua vida. Nós estamos no ano da superação. Então, você vai se superar, você vai se consagrar na oração, na leitura da Palavra e você vai ter vitória em nome de Jesus!

Não é errado você pedir oração dos outros em seu favor. Mas, tem coisas na vida que a gente só vence com consagração pessoal.

 

Faz parte normal da vida cristã que você se consagre a orar, a jejuar, a ler a Palavra!

Quarta coisa normal da vida cristã: a tentação.

O que é que a Bíblia diz que Jesus sofreu no deserto? Tentação. E se o diabo teve a petulância de tentar Jesus, o próprio Filho de Deus, imagine a nós!

Agora, interessante, quando você está em consagração (orando, lendo a Palavra, praticando o jejum), você está se preparando para vencer a tentação.

 

Tem uma verdade sobre tentação que você deve entender.

Não adianta orar pedindo para não entrar em tentação, porque a tentação faz parte normal da vida nesse mundo.

 

Na oração conhecida como “Pai Nosso”, Jesus disse: “não nos deixes cair em tentação”. Ele não disse: “livra-nos da tentação”, porque é normal acontecer na vida de sermos tentados.

 

Nós vamos ser tentados em algum nível. Jesus foi em pelo menos três. Primeiro, o diabo disse para Ele: “transforma essas pedras em pães”.

 

O diabo nunca vai te tentar com uma coisa que você não quer. Por que o diabo tentou Jesus falando para Ele transformar pedras em pães? É que Jesus tava com fome, queria comer.

 

O diabo fica observando o que nós queremos e vai nos tentar a partir dali. Ele sabe o que você está com vontade e vai chegar oferecendo aquilo que você quer.

 

Mas muito cuidado, porque querer não é poder. A música do BBB insinua: “Se querer é poder Tem que ir até o final”. Sai fora! Não é porque você quer, que você pode.

 

Jesus queria comer, estava com fome, mas tinha o meio certo de conseguir isso, então para aquela sugestão do diabo, Jesus disse: “Não. Eu quero, mas dessa forma não me convém”.

 

O segundo nível de tentação sofrido por Jesus aconteceu quando o diabo disse para Ele: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo. Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão”.

O diabo levou Jesus 70 metros de altura, no pináculo do templo e disse: “Pula! Os anjos vão te segurar, você vai dar um show se fizer isso”. Esse nível de tentação é aquele que desperta o desejo de autopromoção, você mostrar que é bom, que é o melhor. Cuidado com essa oferta. O diabo quer a sua destruição.

 

O terceiro nível de tentação é o seguinte: ir pelo caminho mais fácil. Quando Jesus ressuscitou da morte, Deus O exaltou e O colocou no trono, de onde está reinando sobre todos os reinos deste mundo.

 

Sabe o que o diabo ofereceu a Jesus? Um atalho, que Ele não precisava ir até a cruz; bastava Jesus Se prostrar e adorar o deus deste século, o diabo mesmo daria para ele todos os reinos do mundo, como se fosse dono de alguma coisa.

 

Jesus disse: “Não, somente ao Senhor teu Deus adorarás” O que Jesus disse foi: “Eu não vou pegar atalho”.

 

Cuidado com as propostas fáceis. Aguarde o tempo de Deus. É melhor, é seguro!

 

E veja como Jesus venceu a tentação: Ele estava em consagração e usou a Palavra.

É isso, com consagração vencemos a carne e com a Palavra de Deus, vencemos o diabo. 

 

Uma última coisa normal da vida cristã que vemos neste texto: a renovação. Faz parte da vida cristã.

A Bíblia diz que, terminando de ser tentado, vieram os anjos e serviram Jesus. Deus viu que Jesus precisava de conforto e enviou os anjos para ministrarem conforto a Ele.

 

Isso também faz parte normal da vida cristã, graças a Deus. Tem a necessidade de afirmação, tem o deserto, tem a provação, tem a tentação, mas glória a Deus, tem o refrigério, tem o renovo. Aleluia!

 

Mas tem crente que fala que todo dia para ele é uma luta só. Você pergunta, como vai e a resposta é aquela: “Tô na luta, tô na batalha, tô na peleja”. Alguns tem um vocabulário mais pentecostal, e fala: “tô no vale, tô na moenda”.

Mas, espera lá, tem um momento em que o céu se abre e os anjos de Deus vêm para trazer um renovo, uma renovação das forças!

 

Tá precisando de renovação espiritual na sua vida? Deus trouxe você aqui hoje para te falar: “Tá vindo um anjo do céu trazendo renovo para a sua alma”.

 

Ministração

Você pode ficar de pé no seu lugar? Não sei a luta que você está enfrentando, mas está vindo um renovo de Deus sobre a tua vida aqui hoje, tá vindo renovo de Deus para você.

Tem alguém que tá precisando aí? Tem alguém? Será que você tem falado: “Meu Deus! É só notícia ruim na minha vida, é só dificuldades em casa, é problema financeiro, é separação na família, é saúde ruim...

 

Mas, ouça: tá vindo um renovo do céu. Abra a sua mão. Eu vou liberar três palavras de bênçãos para tua vida, aí quando eu falar, você vai dizer “eu recebo em nome de Jesus”.

 

Primeira palavra é para quem está atravessando o deserto: “Esse seu deserto vai passar”.

 

Segunda palavra de bênção (eu vou falar e você vai dizer “eu recebo”): você está sofrendo tentação, mas você vai vencer essa guerra contra o diabo. Deus vai dar vitória.

 

A terceira palavra de bênção é a seguinte: tem um renovo especial de Deus para você.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 1.05.2022

Baseado em material de Cristian Oliveira

bottom of page