top of page

  • O que significa meditar na Palavra de Deus? Se você procurar a palavra "ruminar" no dicionário, verá que um dos significados dela é "pensar muito". Ruminar é o que a vaca faz quando masca o seu bolo alimentar. A vaca come um pouco de capim, mastiga até onde pode e depois engole. Fica em um dos seus estômagos por algum tempo e então um pouco depois ela arrota - com um gosto diferente. A vaca mastiga mais um pouco e engole de novo. Isso é ruminação. A vaca está retirando cada porção de nutrientes daquele capim. Isso é meditação. Meditação é digestão de pensamentos. (Rick Warren, em "Poder Para Ser Vitorioso", pg 33 - Ed Vida).

  • Quando uma água fica estagnada, as partículas de impureza nela contidas se depositam no fundo, revelando assim sua presença. Assim também, se ficarmos assentados, quietos, silenciosos, nos conscientizaremos da presença de males em nossa alma.

  • Um ateu perguntou a uma humilde senhora cristã: A senhora leu a Bíblia hoje? Li, sim senhor? Pode me citar alguma lição que aprendeu? A senhora pensou um pouco e não conseguiu se lembrar de nada. Muito bem, disse o ateu, para que ler alguma coisa se você não aprende nada com ela? Ela pensou mais e disse: Eu gostaria que o senhor apalpasse essa roupa que lavei hoje cedo. Ainda esta molhada? Não, já está seca. Pois é, disse a lavadeira. Eu lavei com água, a água secou, mas a roupa ficou limpa. Eu também li a Palavra de Deus. Já não me lembro mais o que li, parece que evaporou, mas senti que a minha vida ficou mais limpa. - Fonte: vp@sisac.org.br

  • Durante muitos anos, um amigo meu seguiu uma simples orientação que ele designava de UPDASP, que significa, "Ultima Palavra do Dia a Sua Palavra." Em cada noite, pouco antes de apagar a luz, ele lê uma passagem da Bíblia ou medita num versículo que tenha memorizado. Antes de adormecer, ele deseja que a última palavra que ele pensa, seja acerca de Deus - não sobre o noticiário da noite ou do tempo, não do apresentador do programa de entrevistas ou da celebridade convidada, mas da Palavra do Senhor. É possível que as palavras de Isaías 26:3 possam ser aplicadas, quer ao nosso subconsciente quer às nossas mentes conscientes? Não daria "uma perfeita paz" à pessoa "cuja mente está firme" no Senhor uma boa noite de sono? Porque não experimentamos para ver se assim é? "Última palavra do dia a Sua Palavra" - uma preparação espiritual para uma pacífica noite de sono! - Fonte: www.gospelcom.net

  • Antes de casar-se convém fazer longas meditações diante do espelho... e longuíssimas diante do porta-jóias!

  • Ouvi dizer que no Talmude dos judeus há a história de um rabino que deu um sábio conselho a um seu sobrinho. Este estava querendo estudar a sabedoria dos gregos. Mas ao rabino lhe disse: "Você não vê que temos que meditar na lei do Senhor de dia e de noite? Ache um tempo que não sejam nem dia nem noite, então, para estudar a sabedoria dos gregos!" Entretanto, quantos são os crentes que estudam a sabedoria humana, dedicam tanto tempo a outras coisas, e muito pouco tempo dão ao estudo da Palavra! (Milton Azevedo Andrade, em Vida Em Abundância, pg. 223).

  • Pierre Furter em seu livro "Educação e Reflexão", diz que "refletir é olhar a própria ação de uma maneira particular e à distância". - Revista Palavra & Vida - 2004.

  • O filósofo Sócrates certa vez falou: 'uma vida que não é analisada, não merece ser vivida.'

  • Meditar significa primeiramente recitar o texto para si mesmo. Josué deve também contemplar, observar, examinar, refletir nas palavras da lei. Podemos entender "meditar" como sendo o ato de penetrar no conteúdo da lei. Isso exige tempo: "dia e noite". O resultado desse processo será prosperar no caminho e ser bem sucedido. - Revista Palavra e Vida.

  • A reflexão foi feita pelo pr Fausto Aguiar: "Eu não tenho a Bíblia na cabeça, mas tenho a cabeça na Bíblia". - O Jornal Batista

  • Dr Shedd afirma que esconder a Palavra refere-se tanto ao envolver-se com ela "para servir-nos de arma moral na hora da tentação, como deixar o significado da Bíblia penetrar no subconsciente, moldando a personalidade". Com a Palavra no coração, o crente vence os ardis malignos, regozija-se no Senhor e tem prazer nos seus decretos.

  • "Ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; só que quanto mais curto melhor". Já faz mais cem anos que Spurgeon proclamou essas palavras, mas, infelizmente, elas ainda continuam atuais para os nossos dias.

  • Norman Vincent Peale, ex-pastor da Igreja do Colégio de Mármore em Nova York, fala sobre a prática do "silêncio criador" nos cultos da sua igreja como sendo um momento de refrigério espiritual, citando vários exemplos de pessoas antes angustiadas e que foram grandemente abençoadas por essa prática. Receba as bênçãos do silêncio criativo. Os momentos de oração silenciosa podem ser extremamente preciosos para o seu crescimento espiritual.

  • Parece que, certa vez, perguntaram a Hemingway, vendo-o deitado numa rede, se estava descansando. "Não, estou trabalhando", respondeu o escritor norte-americano. Dias depois, ao encontrá-lo cortando a grama do jardim, indagaram se estava trabalhando, e ele: "Não, agora estou descansando".

  • Certa senhora costumava fazer visitas a diversas pessoas de sua igreja. Ao chegar à casa de uma mulher idosa, encontrou-a chorando e perguntou-lhe qual o motivo de sua tristeza. A amável velhinha respondeu: "Eu gastei o Salmo 23...". Ela havia gasto inteiramente a página da Bíblia com seus dedos ao manuseá-la no Sl 23. Como esta senhora, muitos crentes devem ter gastas as páginas de sua Bíblia onde se encontram tantos outros salmos prediletos, quem sabe, todos eles!

  • O renomado avivalista Andrew Murray, da África do Sul, disse: "Gaste tempo. Dê tempo para Deus para que Ele possa se revelar a você. Dê tempo para ficar em silêncio e quieto diante dEle, aguardando o recebimento de sua presença pelo Espírito, o seu poder operando em você". Quanto tempo investimos para nos deleitarmos na presença de Deus? Ultimato Set/Out 2000. 13.3.2008

  • Alguém já disse que a Bíblia é como uma mina de ouro, cujas pepitas não podem ser encontradas na superfície". Portanto, é preciso estudá-la com profundidade e regularidade. 25-03-2008

  • A vaca engole a comida, regurgita, rumina mais um pouco e, por fim, digere-a completamente. Isso ilustra como se deve meditar na Palavra de Deus. 8.4.2008

  • Moffat, o grande missionário da África, gostava de contar uma história como prova de que a Palavra de Deus tem poder para transformar. Um africano estava triste e de cabeça baixa e Moffat então perguntou se alguém havia morrido: - Ninguém morreu, disse o homem. É que o nosso cachorro comeu uma página da Bíblia. Moffat então disse: - isto é tão sério? Eu lhe arranjo outra folha igual, mas o homem exclamou: - oh, eu não me preocupo com a Bíblia, mas porque agora nosso cachorro não vai mais avançar em ninguém e nem vai lutar com os chacais. Ele vai ficar tão manso como o povo que crê neste livro. Todos os nossos guerreiros se tornaram tão pacíficos como as mulheres por causa da influência da Bíblia, e agora o meu cachorro está estragado. Esse africano de forma até simplória demonstrou o quanto ele cria no que a Palavra de Deus é capaz de fazer! 23.10.2008

  • Se a tranquilidade da água permite refletir as coisas, o que não poderá a tranquilidade do espírito? Chuang Tzu (filósofo chinês). 9.12.2008

  • Após uma complicada cirurgia nas costas para tratar de uma estenose na coluna, precisei usar um colete por vários meses. Depois, como parte do meu regime de recuperação, precisei fazer fisioterapia, um programa de exercícios especialmente concebido para mim. Disseram-me que, para que os exercícios fossem eficazes, teria de fazê-los todos os dias. Eles iriam fortalecer e aquecer meu corpo, manter-me flexível e ajudariam a me curar. Com o tempo, passei a usá-los como alongamentos antes de caminhar, nadar e levantar pesos na academia, pois eles preparavam-me para essas atividades mais puxadas. Da mesma maneira, os cristãos precisam de "alongamentos espirituais" todos os dias para continuarem a crescer na fé. Isso inclui oração, estudo bíblico, meditação sobre seus ensinamentos e buscar formas de atender as necessidades das outras pessoas, o que nos permite lidar com as exigências da vida e nos prepara para enfrentar os desafios de cada dia de uma maneira cristã. Estou convencida de que esses alongamentos espirituais nos aproximam da meta descrita por Paulo em 1 Timóteo 2.2: "Para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda a piedade e respeito." 12.12.2008

  • Orar não é meditar. Ao meditar, a pessoa fala consigo. Ao orar, fala com Deus. 9.2.2010

Meditação, Reflexão

bottom of page