top of page

A ALEGRIA DE SER USADO POR DEUS

Lucas 10.1-17

 

E DEPOIS disto designou o Senhor ainda outros setenta, e mandou-os adiante da sua face, de dois em dois, a todas as cidades e lugares aonde ele havia de ir.

2 E dizia-lhes: Grande é, em verdade, a seara, mas os obreiros são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que envie obreiros para a sua seara.

3 Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.

4 Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho.

5 E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz [seja] nesta casa.

6 E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.

7 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa.

8 E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido.

9 E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

10 Mas em qualquer cidade, em que entrardes e vos não receberem, saindo por suas ruas, dizei:

11 Até o pó, que da vossa cidade se nos pegou, sacudimos sobre vós. Sabei, contudo, isto, que [já] o reino de Deus é chegado a vós.

12 E digo-vos que mais tolerância haverá naquele dia para Sodoma do que para aquela cidade.

13 Ai de ti, Corazim, ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom se fizessem as maravilhas que em vós foram feitas, já há muito, assentadas em saco e cinza, se teriam arrependido.

14 Portanto, para Tiro e Sidom haverá menos rigor, no juízo, do que para vós.

15 E tu, Cafarnaum, que te levantaste até ao céu, até ao inferno serás abatida.

16 Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

17 E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.

 

Introdução

O tema da Palavra hoje é: “A Alegria de Ser Usado Por Deus”.

Neste próximo final de semana, mais precisamente no Sábado, nós vamos nos organizar para que tenhamos uma conquista sobrenatural de vidas e famílias através da estratégia de Casas de Paz.

E eu quero, antes, te mostrar o que fala o v.17 deste texto: “E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam”.

Tem uma versão da Bíblia que traz assim: “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria”. Eu acho interessante essa versão, porque ela faz entender que a alegria daqueles setenta discípulos foi alegria demais da conta, uma alegria grande demais!

Depois de cumprirem a missão que receberam de Jesus, os setenta discípulos voltaram “possuídos de alegria”.

Sim, essa é uma expressão bastante forte. Eles estavam cheios de alegria, eles estavam eufóricos! Eles haviam vencido o desafio que o Senhor tinha dado pra eles.

Às vezes, ficamos paralisados pelo medo ou pela timidez, e não ousamos obedecer a Deus naquilo que Ele nos manda fazer.

Isso acontece porque ficamos imaginando os riscos em vez de focarmos nos frutos, nos resultados.

É muito comum pensarmos negativamente: “Ah! Já tenho tanta coisa pra fazer durante a semana... e eu não tenho capacidade pra isso... e se eu pagar mico... e se fecharem a porta na minha cara...”.

Muitas vezes, diante de uma missão que Deus dá, pensamos tão negativamente, que sequer tentamos fazer o que deve ser feito.

Amado, num momento como o que estamos vivendo, quando o Espírito Santo está nos dando a direção de deixarmos de ser igreja entre 4 paredes e sairmos a campo pra semear a paz, precisamos encharcar a nossa mente com a motivação correta e permitir que os argumentos que realmente têm valor é que determinem a nossa atitude.

Eu creio que o Senhor realmente está falando pra nós: “Chega de banco (aqui é cadeira, não é?)! Chega de ser igreja entre quatro paredes!” Eu creio, irmão, Deus está querendo usar a nossa vida numa medida que nós não imaginamos. Deus está dizendo: “Vão. Vocês são muito úteis para mim. Vão, Eu envio vocês”.

E eu quero mostrar que nós temos muitos motivos para dizer “sim” ao chamado de Deus.

 

...o primeiro deles é que:

HONRAMOS AO SENHOR QUANDO O OBEDECEMOS.

Jesus, certa vez, confrontou algumas pessoas, perguntando pra elas: “Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?” (Lucas 6:46).

Faz todo sentido, você não acha? Se Deus dá uma ordem e os Seus filhos não obedecem, esta atitude desonra a Deus.

Então, isto já deveria ser suficiente para nos mover em obediência. Eu acredito que ninguém aqui quer desonrar a Deus. Nós queremos honrar a Deus, e Deus é mais honrado, querido irmão, é com a nossa obediência.

E, sabe, o que Deus pede pra nós, não é difícil de fazer. Tudo na vida traz os seus desafios, toda conquista implica em lutas, mas a verdade é que ser usados por Deus, produz na alma, uma alegria intensa, e é isso que importa.

Eu quero honrar a Deus com a minha obediência, e eu sei que, fazendo isso, eu vou ser possuído de alegria.

...um segundo motivo pra dizermos “sim” ao chamado de Deus, é que:

A ALEGRIA DA CONQUISTA VALE O PREÇO DO DESAFIO

Aqueles setenta discípulos que Jesus enviou eram novos convertidos. Eles não tinham, até então, nenhuma experiência de pregar o evangelho fora.

Então, a tarefa deles não foi simples. Veja o que o v.2 registra que Jesus falou pra eles: “Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara”.

Eles encontrariam muito trabalho, colheita grande pra fazer e pouca gente pra ajudar.

Veja no v.3 que Jesus também falou pra eles: “Ide; eis que vos envio como cordeiros ao meio de lobos”. Jesus estava dizendo que eles encontrariam pessoas difíceis.

No v.10 e 11, lemos que Jesus até orientou: “Mas em qualquer cidade em que entrardes, e vos não receberem, saindo pelas ruas, dizei: Até o pó da vossa cidade, que se nos pegou aos pés, sacudimos contra vós. Contudo, sabei isto: que o reino de Deus é chegado”. Quer dizer, eles encontrariam portas fechadas.

No entanto, aqueles discípulos não colocaram os olhos nisso. Eles ousaram ser fiéis à missão.

Tem gente que perde a alegria de conquistar algo, porque pára diante das dificuldades.

Quer ser possuído de alegria? Obedeça ao chamado de Deus. Seja ousado! Porque, veja o resultado da coragem daqueles discípulos, no v.17 está escrito: “E voltaram os setenta com alegria”.

Qual foi o resultado? Voltaram com alegria. Depois de terem enfrentado todas as adversidades, vencido seus próprios receios, eles estavam cheios de alegria, porque a sensação de ser canal de bênção nas mãos de Deus é maravilhosa!

E perceba que a experiência de voltar assim, cheios de alegria, não foi apenas de alguns... o texto fala de todos, fala “voltaram os setenta com alegria”, porque todos obedeceram ao Senhor.

Tem versões da Bíblia que falam 72, a maioria das versões fala em 70, isto depende dos manuscritos que foram usados para as versões.

...outro motivo para dizer “sim” ao chamado de Deus, é que:

QUANDO VOCÊ SERVE PELO PRAZER DE SERVIR, SUA VIDA GANHA UM PODER SOBRENATURAL.

Irmão, a alegria que se experimenta em fazer a vontade de Deus, é uma alegria sobrenatural, não é alegriazinha, não! É alegria demais da conta!

Está escrito que “A alegria do Senhor é a nossa força” (Ne 8.10).

Obedecer a vontade de Deus, produz alegria!

Há um autor de livros, muito abençoado, que escreveu: “Fora da vontade de Deus não há coisa boa”.

E foi com essa certeza que David Livingstone, missionário britânico falecido em 1873, quase 150 anos atrás, declarou: “Prefiro estar no coração da África dentro da vontade de Deus do que estar no trono da Inglaterra fora de Sua vontade”.

E pensa em Jesus na cruz. Antes de chegar lá, Ele já sabia que seria crueldade pura. Mas, mesmo assim, Ele não caiu fora. Por que você acha que Jesus aguentou firme? A resposta está em Hb 12.2: Jesus “suportou a cruz em troca de uma alegria que lhe estava proposta”.

Obediência gera alegria. Tinha alegria proposta pra Jesus, por isso Ele suportou a cruz.

Por que será que a obediência a Deus produz tanta alegria?

Em primeiro lugar, considere o chamado. Jesus enviou aqueles setenta discípulos para fazerem uma colheita, para trazerem muitas pessoas para participarem do reino de Deus. E eles conseguiram. O resultado foi alegria.

O Salmo 126.6 diz: “Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes”. Semear a paz de Deus no coração dos homens, gera alegria.

Irmão, pessoas que têm um coração obediente a Deus e vão semear a paz, são pessoas que se enchem de alegria com os frutos.

Veja esse fato do livro de At 11.22-23: Barnabé foi um servo de Deus enviado para Antioquia. Lá, num tempo em que os crentes estavam sofrendo perseguição, Barnabé viu muitas pessoas se convertendo. E qual foi sua reação dele? “...vendo a graça de Deus, ficou alegre” (v.23).

Homens e mulheres obedientes a Deus, têm prazer em ver a colheita! Apenas os crentes que estão com o coração frio e cheio de egoísmo, como o do profeta Jonas que a Bíblia (leia Jonas 3:10; 4:1), é que não participam dessa alegria, que até os anjos sentem quando pecadores recebem a salvação.

Veja o que está escrito no evangelho de Lucas 15.10: “...há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". Irmão, conseguir isso gera uma alegria grande demais!

A salvação de uma vida, a salvação de uma alma, de uma pessoa, tem um valor imensurável.

Jesus disse para aqueles discípulos fiéis (v.20): “alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.

Em outras palavras, ter o nosso nome escrito no livro da vida, escrito no céu, naquela lista de pessoas que vão entrar no céu e viver lá para todo o sempre, é a maior de todas as alegrias que se pode ter.

 

Agora, imagina, você ser instrumento de Deus para escrever o nome de outras pessoas na lista da salvação!!!

Foi por isso que Jesus não Se conteve. A Bíblia diz no v.21: “Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: "Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado”.

Amados, há alegria em ser usado por Deus. O privilégio desta hora é tremendo. Não podemos perder esta oportunidade de semearmos a paz!

Filme: Lista de Shindler

Pr Walter Pacheco da Silveira, 15/05/2016

bottom of page