top of page

É COMO TERMINA QUE CONTA

2 Timóteo 4.7-8

 

Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda.

 

Introdução

Há pessoas que começam bem, mas terminam mal. Elas têm um brilhante começo, mas tem um trágico fim.

Uma vez eu li o seguinte: “É como termina que conta”.

Já assistiu pela TV, àquela corrida de fim de ano, aqui no Brasil, a São Silvestre? Ela acontece em São Paulo. É interessante. São milhares de maratonistas. Alguns, largam com tudo. Iniciam a corrida e logo se tornam os primeiros colocados. Mas, mal deixam a Av Paulista e ganham a Rua da Consolação, e já estão desconsolados... porque vão ficando para trás, não aguentam. Começam com tudo e terminam com nada... muitos nem terminar, terminam, ficam no caminho.

A Bíblia fala de um tal de Demas. Ele é citado apenas três vezes.

Na primeira vez, Demas aparece como um cooperador do apóstolo Paulo. Lemos em Fm 24 sobre isso: “assim como também Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores”. Esse Demas é citado como cooperador de Paulo.

Na segunda vez, nada novo se fala a respeito de Demas... apenas o nome dele é mencionado na hora de Paulo enviar uma saudação, (Cl 4.14).

Na última vez, já é declarado o seguinte, veja 2Tm 4.10: “pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica” (NVI). Demas abandonou o apóstolo Paulo. Começou bem, terminou mal.

Há muitas pessoas com a vida assim, parecida com a de Demas, abandonando tudo... jogando as coisas pra cima... e descendo ladeira a baixo.

Diferentes do apóstolo Paulo que declarou, usando a versão Corrigida e Fiel: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.

Mas há pessoas cristãs, que bem podiam caminhar para frente, mas que recuam... que em vez de subir, estão descendo... em vez de crescer no conhecimento e na graça de Deus, estão parando no caminho, desanimando da fé.

De alguns até se pode dizer: Não estão combatendo o bom combate, antes, saindo de carreira e perdendo a fé!

Mas, graças a Deus, tem muitos também fazendo o caminho inverso... tem irmãos/irmãs indo pra frente! Alguns, estão aprendendo, muitas vezes, com os próprios fracassos e se levantam na força que Deus dá... e não páram, não se cansam, não desistem.

Não são como Demas... mas são como um outro personagem aqui da Bíblia, de nome João Marcos, que eu quero lhe apresentar.

 

Quem foi esse João Marcos? Em primeiro lugar, foi um:

COOPERADOR

Veja At 13.5. Ele é mencionado como auxiliar dos missionários Barnabé e Paulo.  Nesse verso aparece só o nome João, porque “João Marcos” já foi mencionado antes, em 12.25.

Nesse tempo, João Marcos era bem jovem, mas sentiu no coração o desejo de acompanhar os dois missionários.

João Marcos pôs no coração o propósito de servir a Paulo e Barnabé, ele queria ajudar.

Então, João Marcos se dispôs a deixar o conforto da sua casa em Jerusalém e acompanhar os missionários em sua viagem.

Ele tinha a disposição de cooperar.

 

...em segundo lugar, João Marcos foi um:

DESERTOR, UM DESISTENTE

É, ele experimentou fracassos também. Lemos em At 13.13: “De Pafos, Paulo e seus companheiros navegaram para Perge, na Panfília. João os deixou ali e voltou para Jerusalém”.

Não sabemos os motivos porque isso aconteceu... mas, no meio do caminho, João Marcos desistiu da viagem, resolveu largar tudo e se separou de Paulo e Barnabé e voltou pra sua casa em Jerusalém.

Parece que faltou coragem, que faltou maturidade para João Marcos prosseguir... parece que faltou perseverança ou forças para continuar servindo aos missionários.

Então, esse foi um período de fracasso na vida de João Marcos. Ele abandonou seu compromisso... não teve coragem de seguir adiante.

Alguma vez você já se sentiu assim? ...quem sabe, faz um tempo e você até já desistiu... já parou, já jogou tudo pra cima... só tá vendo o que acontece, mas não tem esperança de mais nada...

Isso mostra que você não é um fracasso... mostra que você é humano, que está mesmo sujeito a falhas, a erros, a pecados...

Mas ouça: não deixe o fracasso ser a última palavra na sua vida, porque é como termina que conta.

...porque, em terceiro lugar, João Marcos foi um:

MISSIONÁRIO

Ué! Missionário? O aconteceu?

Ah! Lemos em At 15.36-40: “Algum tempo depois, Paulo disse a Barnabé: “Voltemos para visitar os irmãos em todas as cidades onde pregamos a palavra do Senhor, para ver como estão indo”. Barnabé queria levar João, também chamado Marcos. Mas Paulo não achava prudente levá-lo, pois ele, abandonando-os na Panfília, não permanecera com eles no trabalho.  Tiveram um desentendimento tão sério que se separaram. Barnabé, levando consigo Marcos, navegou para Chipre, mas Paulo escolheu Silas e partiu, encomendado pelos irmãos à graça do Senhor”.

Os missionários estavam para fazer a sua segunda grande viagem missionária. E Barnabé, queria levar João Marcos junto(v.37), mas Paulo, não queria... por ele, João Marcos não tinha nem uma segunda chance.

Então Barnabé teve uma discórdia com Paulo, mas não desistiu de João Marcos (v.38,39).

Lemos no v.39 que Barnabé levou João Marcos com ele e foram para Chipre.

Quer dizer, Barnabé discipulou João Marcos, fez de João Marcos um missionário! E João Marcos, amadureceu... se tornou um cristão precioso nas mãos de Deus.

Além de Barnabé, o apóstolo Pedro também investiu na vida de João Marcos, a ponto de chamá-lo de filho (1Pe 5.13).

E sabe, esse João Marcos cresceu tanto espiritualmente, que mais tarde, ele escreveu, sob a inspiração de Deus, o primeiro de todos os evangelhos... aquele que temos na Bíblia com o nome de Evangelho Segundo Marcos.

Esse Marcos, é esse João Marcos... os mais renomados especialistas em Bíblia atribuem esse evangelho a João Marcos. Veja que tremendo!

...e João Marcos não parou por aí não! Em quarto lugar, João Marcos foi um homem:

ÚTIL

Em 2Tm 4.11 lemos que Paulo escreveu a Timóteo, contando que aquele Demas o havia abandonado, e faz um pedido muito especial, confira o v.10: “Procure vir logo ao meu encontro [pede pra Timóteo], pois Demas, amando este mundo, abandonou-me e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo. Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério. Ele pode me ajudar no trabalho”. Lindo, não!

Paulo estava preso numa masmorra em Roma, e ele escreve pra Timóteo, pedindo que ele fosse rápido vê-lo em Roma, mas com uma recomendação especial: “Traga Marcos com você, porque ele me é útil para o ministério”.

Paulo mudou de opinião sobre João Marcos... Por que?

Porque João Marcos , embora tenha fracassado num momento da vida... mas teve um dia, que ele se levantou.

Teve um dia, que João Marcos, com certeza, disse: “O quê? Eu não vou ficar aqui, fracassado, sem caminhar? Não, não... eu vou me levantar... vou começar de novo!”.

Irmãos, João Marcos, é uma prova de que errar é humano... mas é uma prova maior ainda, de que em Deus é possível recomeçar...

 

Conclusão

Leve essa palavra pra alguém lá, que desanimou da célula... que sofreu um fracasso e parou de caminhar... Diga que é possível recomeçar!

Você mesmo, se houve um tempo, como na corrida de São Silvestre, você largou com tudo e marcava presença no pelotão da frente, mas por algum motivo, parou no caminho, parou de crescer na fé... jogou tudo pra cima...

Olha, é possível começar de novo quando se coloca a vida nas mãos de Deus.

E lembre-se: É como termina que conta! ...como você quer terminar? Vencedor ou vencido? Vencedor, é lógico!

Então, segura na mão de Deus e avante... o trono é o seu destino!

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 11/08/2010.

bottom of page