top of page

É HORA DE ATRAVESSAR O JORDÃO

Josué 1.1-9

 

Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho  de Num, auxiliar de Moisés: 2 "Meu servo Moisés está morto. Agora, pois,  você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar  na terra que eu estou para dar aos israelitas. 3 Como prometi a Moisés,  todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês. 4 Seu território se  estenderá do deserto ao Líbano, e do grande rio, o Eufrates, toda a terra  dos hititas, até o mar Grande, no oeste. 5 Ninguém conseguirá resistir a  você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei  com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. 6 "Seja forte e corajoso,  porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob  juramento aos seus antepassados. 7 Somente seja forte e muito corajoso!  Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe  ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda,  para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. 8 Não deixe  de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite,  para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os  seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. 9 Não fui eu que  lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois  o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". - NVI

 

INTRODUÇÃO

A chegada de um Ano Novo abre diante de  nós, novos desafios.

Nesse ano que está passando,  certamente, você teve dias de festa e  dias de luto; teve dias de comemoração e  dias de choro; teve dias em que o seu  semblante estava brilhoso por causa do  óleo da alegria e teve dias em que seu  semblante estava coberto pelas cinzas da  tristeza.

Em 2018, com certeza, todos  enfrentamos um tipo de deserto na nossa  vida. Tivemos lutas, tentações e muitos  perigos.

Mas, como o povo de Israel no passado que  atravessou o Jordão, agora chegou a hora  de você atravessar o seu Jordão! Há algo a  ser conquistado. Há degraus mais altos a  serem subidos. Há inimigos a serem  vencidos!

O povo de Israel ansiava pelo momento  de atravessar o rio Jordão, porque do  outro lado do Jordão estava Canaã, a  terra prometida.

O rio Jordão tem esse nome porque é  muito apropriado. Ele nasce no Monte  Hermon e desemboca no Mar Morto, é um  percurso de aproximadamente 360km.  Então, ele nasce no alto do Monte  Hermon e vai descendo até o Mar Morto,  que está a 392 metros abaixo do nível do  mar.

O nome Jordão (yardem) no original da  Bíblia, significa “aquele que desce”.

Isto traz uma lição pra nós: antes de  conquistar a terra de Canaã, terra de coisas  boas, terra que como se diz “mana leite e  mel”, Josué e todo o povo precisava  atravessar o Jordão, quer dizer “lugar onde  se desce”.

Não é diferente conosco: antes de  conquistarmos o que Deus tem preparado  para nós, antes de entrarmos numa vida  realmente abençoada, onde flui a alegria,  flui a paz, flui o amor, onde há  realizações, precisamos descer; descer  do nosso orgulho, descer da nossa  vaidade, descer do pedestal em que sobe  o nosso “eu” e onde ele gosta de estar.

Antes de entrar na vida abençoada, é  preciso descer, descer para a  dependência de Deus.  

 

Então, nesse momento aqui do texto, mais  de 500 anos são passados desde quando a  promessa foi feita através de Abraão.  Alguns até já haviam morrido, mas outros  cultivavam o sonho de conhecer e desfrutar  da terra de Canaã.

E agora, chegou o grande momento. O  tempo da oportunidade chegou! Era a  hora de Israel tomar posse do que estava  prometido por Deus.

Eu acredito que tem sonhos que você  vem alimentando há vários anos: alguns  dos seus sonhos, provavelmente, tem a  ver com o seu casamento, com a sua  família, com o seu trabalho, com os seus  estudos, com a sua vida financeira, com  a sua vida espiritual.

Pois chegou a hora de você também  atravessar o seu Jordão pra poder entrar  na sua Canaã.

E você já sabe: para entrar numa vida  abençoada, sair do deserto, deixar a  escassez, deixar de lado a vida em que  nada se realiza, em que nada  extraordinário acontece, é preciso  descer, é preciso atravessar o Jordão.

O Jordão, portanto, representa as suas  dificuldades: um pecado a ser vencido,  um perdão a ser liberado, uma dívida a  ser paga, um problema a ser resolvido.  Cada um tem o seu próprio Jordão.

O que é preciso fazer para atravessar o  nosso Jordão?

 

Primeiro, é preciso tirar os olhos da  crise e reconhecer que Deus está no  controle.

No v.1 e 2 está escrito sobre Moisés e  diz que está morto. Moisés era o grande  líder do povo de Israel, mas está morto.  Então, a crise veio sobre aquela nação.

A crise veio repentinamente. É assim que  acontece com todos. A crise chega!

2018 foi um ano de crises no mundo  inteiro. O terrorismo é uma ameaça. A  violência e a pobreza crescem diante dos  nossos olhos. Os valores da família estão  sendo perdidos. Até a natureza está em  crise e se convulsiona, parecendo  anunciar que estamos mais perto do fim  do que conseguimos imaginar.

Porém, irmãos, Deus continua no trono.  Olha o v.5: “Assim como estive com  Moisés, estarei com você; nunca o  deixarei, nunca o abandonarei”.

Às vezes, damos desculpas, dizendo que  não estamos preparados para atravessar  o nosso Jordão e avançar.

Vem aí mais um ano no calendário da  gente. E será que vai ser mais um ano  sem sair do lugar? Mais um ano no  deserto? Mais um ano sem você melhorar  no casamento, sem você crescer no  trabalho, sem você se firmar no  compromisso com Deus?

Hei, quanto tempo mais será preciso pra  você reconhecer, pra igreja reconhecer,  que pode avançar sim, que pode crescer  sim, que pode prosperar sim, e ser um  homem ou mulher mais santo sim, mais  consagrado sim, mais abençoado sim,  porque Deus está no controle?  

Nossa confiança está no Senhor. Então,  atravesse o seu Jordão. Levante-se para  vencer as suas dificuldades, porque tem  coisas boas que Deus preparou do outro  lado!

 

O que você precisa fazer para atravessar o  seu Jordão? Segundo, precisa fixar seus  olhos nos novos desafios.

O deserto não é o nosso paradeiro. No  contexto bíblico, deserto fala de  provação, de um período duro e difícil, um  período de escassez, onde falta alegria,  falta paz, falta recursos.

Então, assim como o deserto é um lugar  árido, seco, habitado apenas por animais  ferozes, serpentes e escorpiões, há  momentos em nossa vida em que  experimentamos secura e escassez das  bençãos de Deus.

Mas, sabe, não põe aí o ponto final,  porque deserto é lugar de peregrinação,  não é lugar de habitação.

Firma os olhos nos novos desafios e  aplica fé. Não duvide de que na força que  Deus dá, você vai vencer.

Dentre o povo de Israel, aqueles que  duvidaram, ficaram sepultados no deserto.

É o que a incredulidade faz. Se você não  confiar em Deus, corre o risco de ficar no  deserto, mas se firmar sua confiança em  Deus, o Jordão vai se abrir e vai ser  atravessado. Aleluia!

Note que o Jordão precisa ser  atravessado. No texto aqui, o rio Jordão  estava na época das cheias e quando  isso acontece, o rio fica mais largo.

Na época, o Jordão devia estar com dois  quilômetros de extensão de uma margem  a outra e, naturalmente, mais fundo, e  precisava ser atravessado por adultos e  crianças, homens e mulheres, e alguns  bem idosos e tinha os animais.

Quais os meios de transporte disponíveis  para aquela atravessia e com espaço  suficiente para todo o povo? Não havia.

Josué só pode depender de Deus e foi o  que ele fez. Uma vez, Deus abriu o Mar  Vermelho para Moisés e o povo passar.  Josué com certeza, deve ter lembrado do  que Deus falou: “[Hei, Josué] Assim  como estive com Moisés, estarei com  você; nunca o deixarei, nunca o  abandonarei”.

Então, Josué confiou na Palavra de Deus  e tomou a atitude que qualquer servo de  Deus inteligente deve tomar diante  daquilo que para os homens é impossível:  Josué simplesmente dependeu de Deus.

Irmão, aquilo que é impossível para você,  é possível para Deus. Deus pode realizar  o seu sonho agora em 2019! Você pode  atravessar o seu Jordão. Você pode  tomar posse da bênção. Este Ano Novo  vai ser o melhor ano da sua vida!

Na dependência de Deus, você vai ter  vitória na vida familiar, vitória na vida  financeira, vitória na vida espiritual. Aquilo  que te parece impossível de ser  atravessado, vai ser aberto diante dos  seus olhos. Como o rio Jordão que se  abriu para o povo que creu em Deus,  assim vai ser com você porque você  também está crendo em Deus. Amém?

 

O que você precisa fazer para atravessar o  seu Jordão? Precisa saber que a vitória  vem de Deus, mas que quem tem que  atravessar o Jordão, é você.

No v.2 está escrito, Deus disse com  todas as letras para Josué: “Agora, pois,  você e todo este povo, preparem-se para  atravessar o rio Jordão”.

É preciso desromantizar a vida. A vida  abençoada precisa ser conquistada. Ela  não cai no colo da gente.

Entre nós e os nossos sonhos há sempre  um Jordão. Sempre haverá um Jordão a  ser atravessado antes de entrar numa  vida abençoada.

Eu sei que a frase é batida, mas segura  aí: “não há vitória sem luta”. A vida nesse  mundo tem lágrimas.

O rio Jordão era um obstáculo a ser  superado pelo povo de Israel. O Jordão  estava no meio, entre o deserto e a terra de  Canaã.

Há obstáculos em nossa vida, há  dificuldades, há coisas problemáticas que  precisamos resolver. Eles formam o  nosso Jordão pessoal. São obstáculos  que estão no meio, nos separando da  vida abençoada.

Às vezes, esse obstáculo é uma pessoa,  é uma doença, é um relacionamento  quebrado, é um problema financeiro, é um  pecado enraizado...

Deus mostrou o Jordão para Josué e em  seguida mandou que o atravessasse.  Mas, interessante, Deus deu a ordem  para atravessar o Jordão, mas não disse  como. Deus não mostrou nenhuma ponte,  porque a ponte para atravessar o Jordão  é a fé.

É pela fé que o Jordão pessoal é  atravessado. O Jordão para você é  alguma doença? Fé em Deus! O Jordão  para você é uma dívida a ser quitada? Fé  em Deus. O Jordão para você é a  libertação de um vício? Fé em Deus.

O que Davi disse ao gigante Golias,  aprenda a dizer com ousadia diante das  suas dificuldades também. Podemos dizer  aos gigantes que atendem pelo nome de  Doença, Dívida, Desânimo, Desafetos,  Desarmonia... (tudo com a letra inicial do  diabo), podemos dizer pra eles: “Tu vens  contra mim com espada com e com  escudo, mas eu vou contra ti em nome  do Senhor dos exércitos”.

Saber que a vitória vem de Deus é  fundamental, mas saiba também que  quem tem que atravessar o Jordão, é  você. Não tem vitória sem luta. Não tem  vitória sem luta. Não tem vitória sem luta.  Pronto, ficou mais batido ainda.

 

O que você precisa fazer para atravessar o  seu Jordão? É preciso ter o peito  encharcado de ânimo e coragem, está  escrito no v.6-9.

Deus é contra o desânimo, sabia? Ele  falou três vezes para Josué ser forte, ter  coragem e ter ânimo, versos 6, 7 e 9.

O desânimo é contagioso. Foi por causa  dele que uma multidão morreu no deserto.  Sem ânimo ninguém se levanta da crise.  Sem ânimo ninguém atravessa o Jordão.  Sem ânimo ninguém enfrenta o inimigo.  Sem ânimo ninguém entra na vida  abençoada.

Sem ânimo não se restaura casamento.  Sem ânimo não se evangeliza nem se  trabalha para o crescimento da igreja.

O desânimo nos impede de atravessar o  nosso Jordão.

Há pessoas que são desanimadas por  uma causa física. A Bíblia conta, por  exemplo, de uma mulher que sofria de  hemorragia que já durava 12 anos,  quando Jesus a curou.

E no momento da cura, Jesus disse para  ela: “Tem bom ânimo”. Por que? Porque  ela já tinha cacuete de desanimada. Ela já  tinha o hábito de desânimo. Tem gente  que vive reclamando.

 

Outro caso que a Bíblia conta é de um  paralítico de Cafarnaum, que além de  deficiente, era desanimado.

Quando quatro amigos chegaram pra ele  e disseram: “Nós vamos te levar até  Jesus”, ele parece ter falado que queria  ficar na cama mesmo, porque os amigos  resolveram: “Não. Então, você vai com  cama e tudo”. Chegando na casa aonde  Jesus estava, tinha uma multidão na  porta, impedindo a entrada. O homem  falou: “Eu não disse, me leva de volta pra  casa. Tem muita gente aí”. Mas os  amigos insistiram, abriram um buraco no  telhado e desceram o doente pra ser  curado por Jesus.

Os amigos têm ânimo, mas o paralítico  tem desânimo. E Jesus, antes de curar o  homem, Ele diz: “tem bom ânimo”. Por  que, o que adianta Jesus curar o homem,  se ele continuasse desanimado? Nem  comemorar a cura ele iria!

O ânimo precisa ser cultivado no coração. O  texto mostra que o ânimo é gerado no  coração de três formas.

A primeira forma está no v.6. O que  produz ânimo na gente, é a promessa de  Deus. E uma coisa que Deus promete é  nunca nos deixar, nunca nos abandonar.

Outra forma do ânimo ser gerado é a  gente agir de acordo com a vontade de  Deus. Quando o v.7 diz: “Somente seja  forte e muito corajoso! Tenha o cuidado  de obedecer a toda a lei que o meu  servo Moisés lhe ordenou; não se desvie  dela, nem para a direita nem para a  esquerda, para que você seja bem  sucedido por onde quer que andar”, a  indicação é que o ânimo é resultado da  obediência a Deus. Obedeça a Deus e o  ânimo será gerado na sua vida.

A terceira forma do ânimo ser criado na  gente é tomando consciência da  presença de Deus. O v.9 diz: “o Senhor,  o seu Deus, estará com você por onde  você andar”.

Toma consciência dessa verdade.  Aproveita, agora mesmo, os cultos da  igreja pra estabelecer isto no seu  coração. Alguns ficam distraídos, não  comparecem aos cultos, e alguns  comparecem, mas ficam conversando,  rabiscando, sentados, ao invés de  conectados com o louvor, com a oração,  com a Palavra, conexão essa, que só  aumenta o senso da presença de Deus.  Mas, aproveite essas ocasiões, porque  vai ser ânimo gerado na sua vida!

Agora, para terminar, o que é preciso fazer  para atravessar o nosso Jordão? É preciso  se guiar pela Palavra de Deus e é preciso  ter também santidade.

As pessoas de hoje em dia são de ficar  nas redes sociais. A nossa geração é a  geração do Instagram, do Facebook, do  WhatsApp. Mas também é a geração  analfabeta de Bíblia. Não sabe usar a  Bíblia, não lê a Bíblia, não conhece a  Bíblia.

Se queremos cruzar o Jordão,  precisamos ter uma vida conduzida pela  Palavra de Deus.

E Josué nos dá três princípios e um  resultado: Meditar na Palavra de Deus  (v.8). Quando? Dia e noite. Praticar a  Palavra de Deus (v.7-8). Como? Não se  desviando nem para direita, nem para a  esquerda. Falar da Palavra de Deus (v.8).  De que forma? Sempre. E qual o  Resultado disso, de meditar, praticar e  falar a Palavra de Deus? (v.8b). O  sucesso e a prosperidade.

Agora, sucesso e prosperidade sem  santidade, não é sucesso nem  prosperidade segundo Deus. Tem que ter  santidade.

 

CONCLUSÃO

Estamos nas vésperas de um ano novo.  2019 nos enche de novas esperanças.  Deus preparou bênçãos extraordinárias em  2019, para o Brasil, para a igreja, para a  família, para o seu trabalho, seus estudos,  sua vida!

Mas é preciso atravessar o Jordão,  vencer os obstáculos. Há uma vida  abençoada a ser conquistada.

Por isso, é tempo de se levantar e  obedecer. Atravesse o seu Jordão.  Vença seus obstáculos. Recobre o  ânimo. E que venha os desafios de 2019.  Amém?

Irmão, transforme o v.9 numa declaração  de ação a partir de hoje: Baseado no v.9,  diga determinado: “Sou forte e corajoso!  Não me apavoro, nem me desanimo,  pois o Senhor, o meu Deus, está comigo  por onde eu andar”. Aleluia!

 

Ministração

Permita que o Espírito Santo, nesta hora,  continue falando ao seu coração. Não O  interrompa. Com certeza, Ele está  mostrando em sua mente o seu Jordão a ser  atravessado.

Acredite nisso. Deus te ajudará.

Quem sabe, alguns pontos do Jordão são  de difícil atravessia... Não desista. Você  pode dizer com certeza: “o Senhor, o meu  Deus, está comigo”.

Se você está disposto a atravessar o  Jordão, venha para oração aqui à frente.  Deus está pronto para te ajudar.

Parabéns! Você conseguiu.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 31/12/2018

 

bottom of page