top of page

  • Há muitos anos, na Arábia, dois irmãos herdaram, com a morte do pai milionário, uma fortuna imensa e decidiram que através dela fariam alguma coisa que pudessem perpetuar os seus nomes. Gastaram alguns anos pensando no assunto, até que o irmão mais jovem chegou a uma conclusão e começou a trabalhar o seu plano. Tomou um enorme bloco de pedra bruta e foi pouco a pouco desbastando-o, dando forma e por fim, burilado, era um majestoso obelisco. Na sua base ele gravou uma inscrição, onde o seu nome aparecia com destaque. Numa elevação situada ao longo de certa rodovia movimentada, ele colocou a sua obra. Enquanto viveu, ele tomou o cuidado de cultivar flores, junto ao monumento e assim, muitas pessoas paravam para vê-lo mais de perto. Todavia, com o passar dos anos, outras gerações surgiram e a história do obelisco foi perdendo o sentido e o interesse até apagar-se por completo da mente do povo o significado da inscrição e do nome nela destacado. O mesmo, no entanto, não aconteceu com o irmão mais velho. A sua decisão foi totalmente outra - era humana, despretensiosa e altruísta! Na elaboração dos planos, ele não se preocupou exatamente com a perpetuação do nome em si, mas pensou num gesto de amor ao próximo de hoje e do amanhã, que fizesse lembrar o seu nome por séculos sem fim. Assim, ao longo da mesma rodovia, num planalto onde não havia água por perto e nem sombra, ele mandou cavar um poço, cercando-o com pedras dispostas com esmero e ao seu redor cultivou árvores frutíferas e frondosas. Nenhuma inscrição foi colocada onde pudesse ser destacado o seu nome. Entretanto, embora os anos se passassem também e novas gerações tomassem o lugar das antigas, jamais o seu nome se tornou esquecido porque a sua história continuava sendo repetida fielmente de uma para outra geração. É que aquele lugar se tornou um verdadeiro oásis, onde o viajante sedento e faminto podia descansar um pouco à sombra amiga das árvores, dessedentar-se e comer dos frutos quando na estação própria. Foi exatamente assim que Cristo fez, para que o seu nome permanecesse para sempre. Ele andou fazendo o bem; e, para provar o seu amor para com a humanidade extraviada e perdida, deu a sua vida, a fim de salvá-la. Agora, através dos séculos o seu nome tem sido divulgado e ainda hoje, todo aquele que se encontra cansado e oprimido, encontra refrigério e paz à sombra dos braços do Filho de Deus, que continuam estendidos, prontos a receberem aqueles que nele crêem.

  • Certo senhor idoso, que a duras provas conseguiu conquistar um nome em face do êxito na fabricação de pregos, estava desapontado com a falta de interesse do seu filho caçula pelo trabalho. Enquanto os dois mais velhos já haviam adquirido razoável estabilidade no trabalho, estudando no período da noite, o mais novo apenas se ocupava com a sua turma e estudava de manhã. Num certo dia de semana, chegando em casa mais cedo, este senhor teve o seguinte diálogo com esse seu filho caçula: - Filho, quando falam de você ou com você na escola, na rua ou em qualquer outro lugar, qual é o nome que lhe dão? - Ora, papai, me chamam de Felipe. - Mas apenas Felipe? Nada mais que o identifique melhor? - Não. Apenas me chamam de Felipe. E isso não basta pára me identificar? O que pretende dizer com isso? - Bem, pode até ser que apenas Felipe o descreva suficientemente, mas muitas vezes encontramos pessoas que são identificadas até de maneiras curiosas, mas que não lançam qualquer dúvida em relação a elas. Quando eu era garoto, tinha um amigo que era chamado de Chico Peteca, porque fabricava e vendia petecas para defender seu dinheirinho; porém, voltando ao nosso caso, como me chamam seus colegas quando falam em mim? - Ah! Dizem sempre João dos Pregos... - Pois aí você vê a diferença. Tenho orgulho de saber que me dão esse nome. Chamam-me assim porque tenho fabricado pregos de qualidade superior, o que me custou tempo, suor e luta. E você é Felipe e nada mais! É um Felipe como centenas de outros, sem qualquer qualificativo que o diferencie dos demais. Filho, não acha que já é tempo de adquirir o seu próprio título? Um nome que indique a avaliação da sua capacidade, seus conhecimentos, dedicação e realizações? Que extraordinária verdade! Aquilo que fazemos fala aos outros do que somos.

  • A palavra que mais aparece na internet é "Jesus Cristo".

  • O que mata é perguntar o nome de alguém em público e não entender. A pessoa tem o nome de Margarida. "Marga" o quê?

  • Em um dos seus livros, o fecundo pensador Miguel Rizzo nos conta o seguinte: "Quando Washington aceitou o comando supremo das forças do seu país, todos sentiram que, só por isso, a eficiência do exército se multiplicara. Muitos anos depois, em 1798, vivendo Washington, já velho e retirado da vida pública, na sua casa de Mont-Vernon, quando parecia provável que a França iria declarar guerra aos Estados Unidos, o presidente Adams escreveu-lhe, dizendo: "Precisamos do seu nome, se quiser permitir que usemos dele. Será mais eficaz do que muitos exércitos". Oxalá nosso maior empenho seja cultivar virtudes que enriqueçam nosso nome. Há um preço elevado a pagar. Mas, vale a pena.

  • No primeiro ano de faculdade, cursando o Direito, um aluno contou de sua primeira prova. Havia respondido rápido todas as questões até chegar à última: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?" Parecia uma piada. O aluno quis saber do professor se ele falava sério. "É claro!", respondeu - "na sua carreira você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção, mesmo que seja um simples sorriso." E tal aluno entregou a sua prova deixando a questão em branco . Perdeu pontos na nota! Porém nunca mais se esqueceu daquela lição e, também, acabou por saber que o primeiro nome dela era "Marlene".

  • É o nosso nome que está escrito no Livro da Vida no céu. Não é o nosso número de RG, CPF. Não! É um nome. Para Deus nós temos nome! Aleluia!

  • O nome de David F Kies está listado no Memorial de Veteranos do Vietnam em Washington, DC. Um pequeno losango está gravado ao lado desse nome para indicar que ele morreu em combate. Mas é um erro, pois Kies está bem vivo. Ele está a viver em Wisconsin com a sua esposa e os seus cinco filhos. David F. Kies lutou no Vietname e foi seriamente ferido em combate perto de Saigão. Ele e o seu companheiro estavam na patrulha da noite quando pisaram uma mina. O seu camarada morreu imediatamente, e Kies perdeu ambas as suas pernas, mas sobreviveu. Ele foi dado como morto por causa de um erro em alguns papéis de identificação. Erros como esse podem acontecer em registros militares, mas no mais importante dos registros, o Livro da Vida do Cordeiro (Apocalipse 21:27), não há erros. Os nomes daqueles que põem a sua confiança em Jesus Cristo como Salvador do pecado estão escritos nesse livro, e estão seguros para todo o sempre (João 10:28; Apocalipse 3:5). Contudo, há um outro lado para este fato, uma realidade muito séria. Virá o dia em que aqueles cujos nomes não serão encontrados nesse livro eterno de registros "serão lançados no lago do fogo" (Apocalipse 20:15). O teu nome está no Livro da Vida do Cordeiro? Confiaste em Jesus? Se o fizeste, podes estar certo que nunca serás condenado. Deus não comete erros.

  • Veja o valor de um nome: Conta-se que antes da II Guerra Mundial, a lista telefônica de Nova York tinha 22 Hitlers. Depois dela, não tinha mais nenhum. - Fonte: www.portaldascuriosidades.com

  • O gerente chama o empregado recém-admitido à sua sala e inicia o diálogo: - Qual é o seu nome? - João - responde o empregado. - Olhe - explica o gerente - eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nos NÃO chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. E muito familiar e pode levar a perda de autoridade. Eu só chamo meus empregados pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Souza... Só! E quero que o senhor me chame de Sr. Mendonça. Bem, agora quero saber: Qual é o seu nome? O empregado responde: - Meu nome é João Amorzinho. - Tá certo, João. Pode ir agora...

  • No pátio do manicômio: - Qual é o seu nome? - pergunta um louco a um colega. - Sei lá, me esqueci... e o seu? - Também esqueci! - Puxa, então somos xarás!

  • O gerente chama o empregado da área de produção, negão, forte, 1,93m de altura, 100kg, recém-admitido, e inicia o diálogo: - Qual é o seu nome? - Eduardo - responde o empregado. - Olhe - explica o gerente -, eu não sei em que espelunca você trabalhou antes, mas aqui nós não chamamos as pessoas pelo seu primeiro nome. É muito familiar e pode levar a perda de autoridade. Eu só chamo meus funcionários pelo sobrenome: Ribeiro, Matos, Silva, Souza... E quero que me chame de Mendonça. Bem, agora quero saber: Qual é o seu nome completo? O empregado responde: - Meu nome é Eduardo Paixão. - Tá certo, Eduardo. Pode ir agora...

  • "Perdoe seus inimigos mas não esqueça seus nomes"- J.Kennedy.

  • Duas formigas estavam conversando na rua: - Como é o seu nome? - Meu nome é Fu. - Fu o quê? - Fu... miga. E o seu? - Ôta. - Ôta o quê? - Ôta Fu...miga!

  • E aquele indiozinho perguntou para seu pai: - Papai, por que é que nós, índios, temos esses nomes tão estranhos? E o indiozão pai: Filho... Índio põe nome em criança dependendo do que acontecer na noite de núpcias! Agora, vá dormir Camisinha-Furada!

  • O presidente Roosevelt disse: "Ainda não houve uma pessoa em nossa história que tenha levado uma vida de facilidades, cujo nome valesse a pena ser lembrado." (Internet)

  • O nome é muito importante para a pessoa e geralmente as pessoas gostam de ouvir seu nome sendo pronunciado e bem pronunciado. Aqui na igreja temos dois irmãos, são adolescentes: Glauber e Glaucio. Outro dia, cumprimentei a um deles: "Olá! Glauber, tudo bem?" E ele respondeu: "Olá! Só não está tudo bem porque não sou o Glauber, sou o Glaucio". Hehehe!!!

  • Dois amigos se encontram depois de muito tempo. - Olá, Osvaldo, soube que você se casou! - comenta o primeiro. - Já faz bastante tempo! Já tenho duas filhas! - Que beleza! Como elas se chamam? - A mais velha chama-se Coristina e a mais nova Novalgina. E você, já tem filhos? – Tenho uma filha! - E como ela se chama? - Maria! - Maria? Mas isso é nome de bolacha!

  • "Na cidade de Stepanavan, Armênia, eu encontrei uma mulher que todos chamavam de 'esposa do Palasan.' Ela tinha seu próprio nome, é claro, mas a população a chamava pelo nome do seu marido para mostrar a sua grande honra. Quando o terremoto devastador de 1988 atingiu a Armênia, era quase meio-dia, e Palasan estava no trabalho. Ele correu para a Escola Primária onde seu filho estudava. A fachada do prédio estava ruindo mas mesmo assim ele entrou no edifício e começou a retirar crianças para um local seguro. Após livrar 28 crianças, um novo abalo fez todo o prédio ruir e ele acabou morrendo sob os escombros. Por isso, as pessoas de Stepanavan honram sua memória e sua jovem viúva chamando-a de esposa do senhor Palasan." (L. Nishan Bakalian - Beirut, Líbano) - Muitas vezes a maior honra de uma pessoa não está propriamente em quem ela é e sim com quem está relacionada. A mais alta honra de um cristão consiste em ser chamado "discípulo do Senhor Jesus Cristo" que ofereceu Sua vida em favor de toda a humanidade.

  • Uma das experiências mais amargas vividas num escritório, um irmãozinho estava contando, foi ao fazer a ficha de uma jovem gestante. Quando perguntaram à moça qual era o seu nome, ela respondeu: “Vou somente dar-lhe o meu nome por escrito, pois sinto nojo quando tenho que repetir meu sobrenome”, e explicou: “A única coisa que meu pai deixou como herança me faz muito mal. Seu nome é para mim uma vergonha, tão mau foi para minha mãe... tão ausente dos filhos...”.

  • Se Davi se utilizou de um instrumento tão simples para enfrentar um adversário que, além de ser um gigante, era um guerreiro fortemente armado, entra pelos olhos de qualquer observador que houve naquele duelo desigual a intervenção de uma força que se aliou à funda para que esta vencesse o embate. De fato: Davi foi ao encontro de Golias em nome do Senhor. - Rubens Lopes, em O Jornal Batista.

  • Mais do que nunca a oportuna citação de Alexandre, o Grande, que teria feito a um seu soldado relapso, covarde no cumprimento do seu dever e que por coincidência se chamava Alexandre: "Ou você muda de vida, ou você muda de nome. Alexandre não é nome para covarde". Qual é o seu nome? Crente? Se você está comprometido com o pecado, mude de vida ou mude de nome. O nome cristão não é nome para covardes!

  • Você sabe o significado do nome Lúcifer? Do latim (Luci e Fero), significa aquele que traz a luz, portador de luz, brilhante. Lúcifer era como os antigos romanos denominavam o planeta Vênus, conhecido como estrela matutina ou estrela d'alva. Na língua portuguesa, há palavras com luci (= luz): luciferar (luzir, brilhar); lúcido (que tem clareza mental, brilhante); e nomes como Lúcia, Luciano(a), Lucimar, Lucíola, também com idéia de luz e brilho. Somente é lamentável que, apesar do significado honroso do seu nome , Lúcifer se rebelou contra Deus.

  • Ana Beatriz (aos três anos de idade) estava brincando e de um momento para o outro começou: "Ah! Papai do do céu! Ah! Papai do céu!" Percebi aquilo e falei à ela: "Filha, o nome do Papai é muito importante pra ser pronunciado atoa. Por que você não fala "Ai, ai, ai!"? Ela entendeu, mas fez diferente. Ficou a falar: "Ah! vovô do céu! Ah! vovô do céu!".

  • No 1º dia de aulas a professora pediu para os alunos apresentarem-se. O 1º aluno levanta-se e diz: eu sou o zézinho. A professora diz: tu não és zezinho o teu nome é José!! O 2º aluno levanta-se e diz: eu sou o manelinho. A professora diz: tu não és manelinho o teu nome é Manuel, e não quero diminuitivos!!! Então o 3º levanta-se e diz: eu sou o Agosto! A professora diz: mas que nome tão estranho?!!! Ele responde: mas a professora não queria diminuitivos!! 17/12/06

  • Certa vez, um homem perguntou a um sábio: - Se o senhor fosse convidado para governar o país, qual seria sua primeira providência? - Aprender o nome dos meus acessores. - Desculpe-me, mas não lhe parece uma bobagem? – disse o homem. - Será essa, afinal, a grande preocupação de um presidente? O sábio responde: - Você nunca recebe ajuda de quem não conhece. Se não entender que só Jesus é o caminho para salvação, nunca entenderá como chegar a Deus. Da mesma maneira, se não sabe quem está do seu lado, não terá amigos. Sem amigos, não pode estabelecer um plano. Sem plano, não consegue dirigir ninguém. Sem direção, o país mergulha no caos. Uma providencia aparentemente banal, saber o nome de quem está ao seu lado pode fazer grande diferença.

  • Durante meu segundo mês na escola de enfermagem, nosso  professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e  respondi rápido todas as questões até chegar a última que era: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?" Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota. "É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples "alô". Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy. 21/2/07

  • Um homem muito simples vai na estação rodoviária para comprar um bilhete, e pede. - Quero uma passagê pro Esbuí! - Não entendi, o senhor pode repetir? - Quero uma passagê pro Esbuí!- Sinto muito, senhor, não temos passagem para o Esbuí! Aborrecido, o homem afasta-se do guichê e aproxima-se do amigo que o estava aguardando e lamenta:- Oia Esbuí, o homê falo qui num tem passagê procê não. 26/2/07

  • Marvin Rosenthal, escrevendo em "Israel, Minha Glória," conta sobre uma mãe que, atendendo a um recenseador, ouviu a seguinte pergunta: "Quantos filhos a senhora tem?" Ela respondeu: "Bem, tenho Billy, Harry, Martha e..." "Não importa os nomes," o homem interrompeu, "Só quero saber o número!" A mãe mostrando indignação, respondeu: "Eles não são números, eles todos têm nomes.” É assim também o nosso relacionamento com Deus. Ele nos conhece pelo nome. Não há um só de seus filhos que seja desconhecido para Ele. Ver 2Tm 2.19. 19/3/07

  • Duas senhoras de idade avançada, estão jogando baralho. Uma delas olha para a outra e diz: — Por favor, não me leve a mal. Nós somos amigas há tanto tempo e agora eu não estou conseguindo me lembrar do seu nome, veja só a minha cabeça. Qual é o seu nome, querida? A outra olha fixamente para amiga, por uns dois minutos, coça a testa e diz: — Você precisa dessa informação pra quando? 14/4/07

  • - Qual é o nome do seu cãozinho? - perguntou a primeira mulher. - Nós costumávamos chamá-lo de Cupim, respondeu a segunda.- Mas depois de todas as contas que tivemos de pagar ao veterinário, passamos a chamá-lo de Filé. LAURA SANDERS. 8.1.2008

  • Todo mundo que eu conheço, e que tem um cachorro, costuma chamá-lo de Rex ou algo assim. Eu botei o nome no meu de "Sexo". Mas agora, Sexo é muito embaraçoso para mim...  Certa vez, ao chegar no hotel, eu pedi um quarto para minha mulher e eu. E um quarto especial para Sexo. O atendente disse que todos os quartos eram  bons para sexo. E eu: "Você não entende? Sexo me mantém acordado a noite toda!”

  • Alexandre, o invencível macedônio, numa de suas campanhas, em meio a noite resolveu fazer uma ronda, e nessa ocasião flagrou um jovem sentinela adormecido. Tolerantemente, vendo a sua juventude, indagou-lhe o nome. "Alexandre", respondeu o trêmulo sentinela. Então, veio a resposta, digna de um discípulo de Aristóteles: "Nesse caso, ou procede como um Alexandre ou então muda de nome! 9.1.2008

  • Numa madrugada qualquer, um ladrão entra pelos fundos de uma casa e começa, em silêncio, a arrombar a porta dos fundos. Logo no início, escuta uma voz sussurrando: - Jesus tá te olhando ! O ladrão se assusta um pouco, olha para os lados (na penumbra) e não vê nada. Segue tentando arrombar a porta e escuta novamente a voz: - Jesus tá te olhando! Meio incrédulo, mas com a certeza de ter escutado a frase, olha novamente ao seu redor e nada. Quando reinicia sua "tarefa", ouve novamente a voz: - Jesus tá te olhando ! Ele dessa vez percebe de onde vem a voz e acende a lanterna, iluminando um canto da "área de serviço". Nisso vê um papagaio em uma gaiola e já aliviado, pergunta: Ah... você é que é o Jesus ? E o papagaio responde: - Não! Eu sou o Judas. Judas??? E quem é o louco que bota o nome de Judas em um papagaio? - O mesmo que botou o nome de Jesus no Rottweiller. 29.1.2008

  • Motorista consegue mudar seu nome para Em Deus Nós Confiamos - O motorista de ônibus escolar que em maio deste ano pediu à Justiça americana a chance de mudar de nome foi atendido. Sai Steve Kreuscher, entra "In God We Trust" ("Em Deus Nós Confiamos"), sendo "We Trust" o sobrenome. "In God", motorista de 57 anos, teve seu pedido aceito pela Justiça na última sexta (13). Ele também é artista e diz que está ansioso para assinar suas obras com o novo nome. Ele vive em Zion, subúrbio ao norte de Chicago, e afirma que o novo nome vai simbolizar a ajuda que Deus lhe deu em tempos difíceis. Em maio ele havia declarado ao jornal "Daily Heralds" que estava preocupado com a possibilidade de que "os ateus consigam remover a frase 'In God We Trust' da moeda dos Estados Unidos". Kreuscher relembra que a frase "God Reigns" ("Deus reina") foi retirada do brasão da cidade de Zion em 1992 depois de a corte considerá-la inconstitucional. Zion foi fundada em 1901 como uma teocracia por uma seita que acreditava que a Terra fosse plana. Fonte: Globo; 20.6.2008

  • Ele queria ser um ninguém. Em 1992, um homem de Seattle, que concorria para o cargo de vice-governador do Estado de Washington, mudou legalmente o seu nome para "Absolutamente Ninguém." Quando ele começou a campanha, disse que queria cumprimentar os eleitores, dizendo: "Olá, eu sou Absolutamente Ninguém. Votem em mim." Mais tarde admitiu que o propósito da sua campanha era abolir o cargo de vice-governador. Este homem usou o nome como um acessório de propaganda, mas a Bíblia tem muito a dizer àqueles de nós que se apresentam aos outros como ninguém. O tipo correto de humildade é saudável. Os compositores de Israel sabiam como é importante ver que somos loucos sem Deus (Sal.73:22; Prov.30:2). O próprio Jesus mostrou-nos que sem Deus não alcançaremos nada de valor duradouro (João 5:30; 15:5). Mas nós temos um aviso na história de Moisés. Insistirmos que somos "ninguém" será negativo se é para evitar obedecer às ordens de Deus (Ex. 4:1-17). As nossas motivações fazem-nos ser alguém que resiste aos cuidadosos propósitos de Deus. Podemo-nos tratar a nós próprios e aos outros como não tendo valor. Mas lembra-te que Deus não nos tornou uns ninguém. Como Moisés, se nos rendermos a Deus, podemos fazer tudo o que Deus quer que façamos - na Sua força. - Mart De Haan 27.1.2009

  • Quando se é líder de uma igreja grande ou empresário/executivo de alguma empresa conhecida, é fácil dizer “quem fala é o Pr Mário da igreja tal” ou ainda “sou o engenheiro Mário da empresa X”. Ao perder este status, a alma trinca de cima embaixo como um vidro fraco, e suportar com paciência passa de desafio a desaforo. Isso é o que chamamos de “perder o sobrenome”. 2.4.2009

  • A casa ficou silenciosa, e o ladrão começou a andar. - Jesus está te olhando - uma voz falou. O ladrão parou, ficou apavorado. Nervoso, ele olhou em volta. Num canto escuro, ele notou uma gaiola, e um papagaio dentro dela. Ele perguntou para o papagaio: - Foi você que disse que Jesus está me olhando? - Sim - respondeu o papagaio. O ladrão deu um suspiro de alívio, daí perguntou ao papagaio: - Qual é seu nome? - Louro - disse o papagaio. - Este é um nome muito besta para um papagaio. Quem foi o babaca que te deu este nome? - O mesmo que deu o nome de Jesus para o Rottweiler. 28.4.2009

  • “JESUS” era o nome do navio, o capitão era o inglês John Hawkins, a mercadoria eram negros capturados na África e transportados nas piores condições como escravos para a América. Antes do embarque eram espancados até ficarem completamente desorientados e perderem toda a dignidade humana. Fico a imaginar um grande e belo navio com as letras “JESUS” visíveis a quilômetros de distância. Mais de perto vêem-se algumas pessoas bem vestidas no convés, mas lá no interior, no porão, uma escuridão terrível, muita fome e sede, dores, gemidos, ranger de dentes, todos quase nus amontoados em cubículos e sujeitos a todo tipo de doenças. Um sofrimento que ainda hoje a humanidade tenta consertar, e foi com o nome de Jesus que Hawkins tornou-se um dos pioneiros do tráfico negreiro. Hoje é moda carregar na camiseta ou no pulso o nome de Jesus, é fácil ver artistas e atletas na televisão com ele. O apóstolo Paulo, por sua vez, lembra-nos que isso não representa a santidade que Deus exige de nós. Em nossa leitura, Paulo diz que os cristãos devem viver sensíveis ao que ocorre ao redor, praticar a justiça e buscar a verdade que é Jesus. O cristão deve renovar a cada dia seu modo de pensar e buscar a semelhança com Cristo: deixar a mentira e falar a verdade, nunca furtar, mas trabalhar com o que tem e repartir com os necessitados. Que de nossa boca saiam só palavras que edifiquem o próximo. Onde há estampado o nome de Jesus, também não deve haver amarguras, calúnias nem gritarias e nada que entristeça o Espírito Santo que habita em cada cristão.30.6.2009

  • Principalmente no final do ano costumamos entrar em várias lojas antes de decidirmos comprar os nossos presentes de Natal. Os vendedores quase sempre nos recebem com gentileza perguntando o que queremos, e muitas vezes nós respondemos de modo curto e grosso: "Estou apenas olhando". O vendedor responde: "Sim, fique à vontade", e completa: "O senhor não quer um cartão com o meu nome?". "Oh, não é preciso, o seu nome é fácil de gravar". E ele ainda insiste: "Se o senhor precisar de alguma coisa, o meu nome é João". Na verdade apenas escutamos o vendedor falar, mas não temos a preocupação de gravar o seu nome. E isto é o bastante para que, segundos depois, nos esqueçamos dele. Jesus não age assim conosco. Ele nos conhece pelo nome. Ele jamais nos esquecerá. Sua fidelidade para conosco jamais se desviará. Quantas pessoas há que aceitaram a Jesus, mas ainda não obtiveram um profundo conhecimento do amor de Deus! Ore neste dia pedindo que o Espírito Santo o ajude a gozar desse livre acesso concedido por Cristo através do seu sangue vertido na cruz do Calvário.7.7.2009

  • Deve acontecer pelo Brasil todo. O nome de menina preferido pelos pais é "Maria". De todas as mulheres nascidas, 8% são Marias. Para os garotos, o preferido é Pedro (5%). Segundo um estudo, os pais preferem nomes relacionados a santos católicos, mas também os ligados a personagens de novela, modelos ou jogadores de futebol. Embora os nomes não definam o que uma pessoa será, é bom carregar um que tenha um significado, etimológico e histórico. Neste sentido, a Bíblia está cheia de lindos nomes. Que tal voltarmos a ela para nomearmos os nossos filhos e as nossas filhas? 25.1.2010

  • Numa pequena congregação, o pastor apresentou-me os irmãos, o que apreciei. Porém, quando chegou a vez do irmão porteiro, o pastor disse que se chamava Zaqueu. Fiquei admirado, por não ser um nome comum entre nós. Ele então explicou: "Chamamos-lhe Zaqueu, porque como vê é muito baixinho!" Não gosto desse tipo de coisa com o nome das pessoas... Lembro que Jesus não disse: "Baixinho, desce da figueira", mas usou o nome próprio do chefe dos publicanos, Zaqueu. 11.3.2010

  • 03/08/2010 - 'Ele não era má pessoa', diz brasileira que evitou roubo falando de Jesus Nayara Gonçalves, de 20 anos, nunca tinha sido assaltada. Ela diz que ficou chateada ao saber que assaltante foi pego em outro roubo. (Giovana Sanchez Do G1, em São Paulo). Apenas quatro minutos depois de abrir a loja de celulares em que trabalha em Pompano Beach, na sexta-feira retrasada (23), a mineira Nayara Gonçaves viu um homem entrar todo vestido de preto. Ela percebeu que havia algo estranho, mas não conseguiu fechar a porta a tempo. Ele se aproximou do balcão, perguntou preços de aparelhos e logo mostrou uma arma, anunciando um assalto. Ao invés de entregar de cara tudo o que tinha no caixa, Nayara decidiu conversar com o homem, e acabou convencendo ele a desistir do roubo. "Percebi que ele não era má pessoa. [...] Ele disse que odiava ter que fazer aquilo, mas que precisava de todo o dinheiro que tinha no caixa. Eu disse: 'antes de fazer qualquer coisa eu quero te falar um pouco de Jesus'. Comecei a dizer que era evangélica e que esse não era o caminho certo. Ele ouviu, não apontou mais a arma pra mim e falou que precisava de US$ 300 para não ser despejado do apartamento em que morava", disse a brasileira de 20 anos em entrevista ao G1, por telefone. O assaltante, depois identificado como Israel Camacho, de 37 anos, disse que Nayara estava certa e que não queria machucá-la. Ela ofereceu ajuda para ele arrumar um emprego, e ele disse que já tinha um trabalho, mas precisava do dinheiro imediatamente. "Jesus pode mudar a sua vida", ela disse. Já a caminho da porta, o assaltante olhou para a brasileira e mostrou a arma falando: "quer saber de uma coisa? Isso nem é de verdade, é uma arma de brinquedo." Nayara nunca foi assaltada antes. Nascida em Mantena (MG), ela mora com a família nos EUA há cinco anos e é gerente da loja. "Fiquei muito nervosa, porque não sabia qual seria a reação dele. Meu chefe quando viu as imagens das câmeras de segurança disse que eu era louca, que devia ter entregado o dinheiro. A policial da delegacia me falou que nunca tinha visto algo assim." A fala da brasileira pode ter poupado um assalto à loja em que trabalha, mas não impediu que o assaltante voltasse a roubar. Camacho foi preso no mesmo dia, após invadir uma loja de sapatos poucas horas depois da tentativa frustrada de levar dinheiro do estabelecimento onde Nayara trabalha. "Fiquei muito chateada quando soube. Achei que ele realmente tinha se arrependido, que eu tinha plantado uma semente em seu coração. Mas acho que agora ele vai repensar e ainda pode fazer um compromisso com Deus." 27.8.2010

  • Ver interessante artigo: A Falácia da Maldição dos Nomes 27.10.2010

  • Durante meu primeiro ano da faculdade, nosso professor nos deu um questionário. Eu era bom aluno e respondi rápido todas as questões até chegar a última: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?". Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50anos, mas como eu ia saber o primeiro nome dela? Eu entreguei meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar na nota. "É claro!", respondeu o professor. "Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm seu grau de importância. Elas merecem sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples 'alo'". Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei aprendendo que o primeiro nome dela era Dorothy. Você pode e deve ser importante, mais o mais importante é o respeito ao próximo e o valor que você dá aos humildes. - David Kornfield 12/1/2011

  • No metrô um guarda toma uma senhora pelo braço e a ajuda pacientemente a descer as escadas. Seu aparelho de intercomunicação está ligado. Então, chama alguém e pede: - Monitora a sala de controle, que estou descendo com uma DV. Traduzi logo: ele estava conduzindo uma senhora com deficiência visual. Eu me senti mal. E aquela senhora: como se sentiu, assim sem nome, apenas uma DV? Todos nós temos deficiências, umas menos, outras mais visivelmente incapacitantes. No entanto, não devemos ser conhecidos pelo que não podemos fazer, mas pelo que podemos. Afinal, é a atitude que tomamos diante de nossa incapacidade que nos derrota ou nos faz triunfar com ela ou apesar dela. Nossa atitude nos faz afundar ou voar. Quanto à aquela senhora do metrô com os olhos escondidos sob escuros óculos, ali poderia estar uma poeta ou uma cantora. Ser DV ou não ser DV não define uma pessoa. Ser guarda ou ser passageiro do metrô não define uma pessoa. Não queremos ser definidos assim. Não definamos as pessoas assim. Tratemos os outros como queremos ser tratados. 1/11/2011

  • Um ladrão pula o muro de uma casa e quando está tentado arrombá-la, ouve uma voz: - Jesus tá te vendo! O ladrão assustado pára e pergunta: - como é?  E novamente ouve: - Jesus tá te vendo! Ele usa a lanterna e vê que a voz vem de um papagaio: "Ah, você que é Jesus?"  O papagaio responde: não. Eu sou o Judas. Então o ladrão diz: - Quem é o louco que põe o nome de Judas em um papagaio? O papagaio diz: o mesmo louco que colocou o nome de JESUS num PITTBUL!  Pega ele Jesus!!! 14/11/2016

Identidade, Nome

bottom of page