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DESCOMPLIQUE SUA VISÃO DA HISTÓRIA

Tiago 5.1-12

 

Nós estamos numa série de mensagens chamada Descomplique. São mensagens baseadas na carta que Tiago escreveu aos cristãos que se dispersaram pelo Império Romano, no primeiro século.

E como a gente já viu, este Tiago que escreve era irmão de sangue de Jesus, filho de Maria com José.

Mas, Tiago somente se tornou discípulo de Jesus depois da crucificação e ressurreição de Jesus. Foi só depois que ele viu com os próprios olhos, que o seu meio irmão, ressurgiu da morte, é que ele não teve dúvida sobre o fato de que, realmente, Jesus era o próprio Deus que veio e entrou na história.

E quando Tiago escreve esta carta, ele escreve de forma muito prática, muito objetiva.

Por que? Primeiro, porque a própria personalidade de Tiago era assim. Ele era uma pessoa prática, objetiva, que não faz rodeios. Por exemplo, quando Tiago decidiu seguir a Jesus, não demorou muito e ele já se tornou líder da comunidade cristã do primeiro século.  

Além disso, Tiago escreve de maneira simples e objetiva, porque ele sabe o momento de vida que estava sendo vivido por aqueles que iriam ler a sua carta. Ele escreve para os cristãos espalhados pelo Império Romano e que, por conta disso, estavam em dificuldades.

Os cristãos na época estavam como esses refugiados de hoje em dia: deixaram pra traz tudo o que tinham e foram viver em outro país, sem nenhum direito e sendo até explorados.

Então, Tiago escreve sabendo que eles não têm tempo pra ficar analisando e ponderando as coisas.

Como já vimos, Tiago desafia os cristãos do primeiro século e nós do século 21, a descomplicar nossas crises, nossa agenda, nossa fé, nossos relacionamentos, nossa visão do sofrimento!

O que vamos refletir hoje é sobre descomplicar a nossa visão da história.

Mas nada a ver com história da carochinha, história do tipo faz de conta. Essa história da qual precisamos ter uma visão correta é o espaço de tempo onde os propósitos de Deus estão se desenvolvendo.

Este mundo teve um começo, um ponto inicial - houve a criação e o mundo caminha para o acontecimento final: a volta de Jesus! E a história é o que está acontecendo entre um ponto e outro.

Mas, sabe, existem duas maneiras de se ver a história.

A primeira é que tudo se resume ao aqui e agora. Ou seja, entre um ponto e outro, eu estou vivendo o espaço das minhas realizações, então, o que importa é o meu prazer, o que importa é que eu experimente as coisas boas da vida, porque esse é o espaço pra eu, eu, eu ser feliz.

Quem vive essa visão, ou não tem ou perdeu completamente o entendimento do que existe antes do seu nascimento e depois da sua morte. São pessoas que, ou não crêem que existe qualquer coisa do lado de lá, ou preferem não pensar sobre isso.

Por isso, elas vivem como se tudo se resumisse no aqui e agora. Pra elas, o negócio é juntar dinheiro pra aproveitar a vida - pra desfrutar o prazer de todos os tipos, comer do bom e do melhor, ter o carro mais caro, as melhores roupas, porque a vida, elas entendem, se resume no aqui e agora.

Mas, existe outra maneira de ver a história. É ver que ela é curta, é só de um ponto a outro e que é transitória, porque depois do evento final com a volta de Jesus, aí é a eternidade.

Então, esse espaço entre dois pontos é a história, não tanto do seu nascimento e da sua morte, mas da criação do universo e da consumação de todas as coisas em Cristo Jesus.

E sabe, a grande sensação da história não está entre um ponto e outro. Está na eternidade, está no que Deus tem preparado para aqueles que O amam! Ou como disse o apóstolo Paulo: “[nas coisas que] Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” (1Co 2.9).

Se você acha que essa vida te proporciona coisas boas, se você sente o prazer de algumas coisas dessa vida, se você olha para algumas paisagens e diz: “Que espetáculo, que coisa mais linda!” Você não faz ideia do que Deus tem preparado para você no âmbito da eternidade.

No âmbito da eternidade há plenitude de alegria, há plenitude de vida, de prazer, de justiça - tudo lá será infinitamente maior do que qualquer coisa que estejamos experimentando ou venhamos a experimentar na história.

Qual é a sua visão da história?

Sabe, a maneira como você vê a história, determina a sua ética, a sua agenda, o seu uso do dinheiro. É o que Tiago mostra agora.

Bem, o que estava acontecendo quando Tiago escreveu esta carta, especialmente o capítulo 5?

Os cristãos estavam refugiados, estavam em terra estranha, sem documentos, sem bens nenhum, eles estavam sofrendo muitas dificuldades e, certamente, se sujeitando a ser explorados só pra ter aonde dormir e o que comer.

Por outro lado, tinha gente rica e poderosa que se aproveitava da condição deles.

Então, nessa parte da carta, Tiago vai mandar um recado pra esses dois grupos: o grupo de cima, de gente rica e poderosa e o grupo de baixo, dos que são explorados.

Deixa eu mostrar o que Tiago diz a esse primeiro grupo. E você já sabe, Tiago é simples e prático. Então o recado é direto e é o seguinte: “Cuidado; com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

Quem foi o filósofo que disse isso? Alguém sabe? Foi o homem aranha. Na primeira versão em quadrinhos do homem aranha, no ano 1962, o Peter Parker (que era o homem aranha), ouviu dos lábios do seu tio essa frase: “Meu sobrinho, com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”.

É o que Tiago diz a partir do v.1-6: “Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias. Vejam, o salário dos trabalhadores que ceifaram os seus campos, e que por vocês foi retido com fraude, está clamando contra vocês. O lamento dos ceifeiros chegou aos ouvidos do Senhor dos Exércitos. Vocês viveram luxuosamente na terra, desfrutando prazeres, e fartaram-se de comida em dia de abate. Vocês têm condenado e matado o justo, sem que ele ofereça resistência”.

Pesado, não é? Tiago fala parecido com um advogado, porque a linguagem aqui é de tribunal.

Inclusive, preste atenção no modo como o v.1 começa. Essa ordem “ouçam agora” é uma convocação, é uma intimação. Tiago está intimando, mandando que ouçam. E intimando quem para que ouçam? Os ricos.

E aqui temos um problema: achamos que essa Palavra não é para nós. Por que, quem são os ricos? A resposta imediata que vem na nossa mente é: eles. Nós, não. Nós não somos ricos. Na nossa cabeça, ricos são aqueles possuidores de muita, muita riqueza.

Mas, pensa bem: diante dos famintos que reviram o lixão da nossa cidade, mesmo nós, que não temos muitos recursos financeiros, mas o pouco que temos, perto daqueles, nós somos ricos.

Portanto, o que Tiago vai dizer pode servir perfeitamente pra nós. Então, não tira o seu corpo fora, porque isto pode ter a ver com você.

E olha que Tiago manda essa intimação “ouçam agora”, acompanhada de uma nota. E a nota é: “Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá”.

Imagina um sujeito recebendo essa intimação em casa. A intimação diz: “Você têm que comparecer ao tribunal. E olha, é bom você começar a chorar e a lamentar”. O que a pessoa vai imaginar?

Ela vai pensar: “Meu Deus! O juiz deu uma olhadinha no meu caso e tá dizendo: compareça no tribunal, mas se eu fosse você, eu começava agora a chorar e a lamentar”. Por que? “Tendo em vista a desgraça, a miséria que lhe sobrevirá”.

Mas rico tem medo dos tribunais, dos juízes? Tem não, porque o dinheiro e o poder manipulam os resultados. Pensa que isso é coisa recente? Já era assim no primeiro século!

Só que Tiago manda uma outra nota (v.9), dizendo: “O Juiz já está às portas”. E isto é como se dissesse: “Meu amigo, é bom você começar a chorar e lamentar, porque quem vai julgar o seu caso, não é aquele juíz que você convida pra jantar na sua casa, não é aquele juíz que você dá um agrado pra ele de vez em quando. O juíz que vai julgar a sua causa é o justo juíz”.

“É o justo juíz, aquele de Apocalipse 19! Jesus sobre o cavalo branco, cujos olhos estão vermelhos de ira em relação à injustiça que acontece na história, e Ele está pronto pra intervir, está à porta e é Ele que vai julgar a sua causa. Por isso, é bom você começar a chorar e lamentar, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá”.

Qual é essa miséria que sobrevirá? Veja o texto: “A riqueza de vocês apodreceu... suas roupas luxuosas estão ficando como trapos ruídos pela traça... seus ouros e pratas estão se enferrujando...”.

Tiago fala que a riqueza deles apodreceu. Os bens materiais em geral: animais, gado, carros, casas, roupas. Até o ouro e a prata, que a gente sabe que não enferrujam, mas Tiago está dizendo que o poder da desonestidade é tão grande, que até ouro e prata enferrujaram, e que essa ferrugem, agora vai ser a testemunha de acusação contra os ricos e poderosos.

Pra que ganância? Mas é isso que fazem as pessoas que pensam na vida como somente aqui e agora. É essa a visão que elas tem da história, então, a vida se resume nisso aqui, “eu tenho que me dar bem, deixa eu aproveitar!”

Anos atrás, eu fui na barraca do Zeca, lá perto de casa, comprar o pão para o café da manhã de domingo. Chegando na barraca, alguns camaradas conversavam sobre queijo. E o tempo que levou pra eu ser atendido, deu pra pegar a história. Um conhecido deles desejou fazer queijos pra vender pensando ser um negócio bastante lucrativo. E, explicaram pra ele, que tinha que colocar água pro queijo ganhar peso, pra ficar pesado na balança e assim ganhar mais dinheiro. O camarada pensou: “Se esse é o segredo, eu vou botar bastante água!” Arrumou um tabuleiro, encheu de água, pôs os queijos dentro e cobriu pra dormir de um dia pro outro. Pensando: “Amanhã, esses queijos vão estar bem pesados. Vou ganhar um bom dinheiro com eles”. Aí, na manhã seguinte, sabe o que aconteceu? O camarada foi pegar os queijos pra vender, destampou o tabuleiro, e o que era queijo, virou pasta, um mingau grosso naquele tabuleiro!

Volta seu pensamento pra Tiago. Ele diz: vocês que buscam ser ricos e poderosos na história, que se agarram tanto ao projeto de ganhar dinheiro, que não sabem abrir mão de um real pra ajudar alguém, que não querem nem investir no reino de Deus... as riquezas de vocês são como aqueles queijos guardados no tabuleiro. Quando os seus olhos se fecharem para a história e se abrirem para a eternidade, tudo que vocês guardaram vai ser testemunha contra vocês e vocês vão perceber que não serviu de nada guardar com ganância o que guardaram.

Se você não usar na história os seus recursos financeiros, para o seu benefício e benefício do próximo e até do reino de Deus, se você guardar no tabuleiro, isso vai servir como testemunha de acusação contra você.

É bom guardar alguma coisa para o futuro, fazer uma poupança, mas o que Tiago condena é a ganância, é o egoísmo.

E o grande problema de juntar dinheiro é também a idolatria que ele gera.

A pessoa fica tão devota ao dinheiro que começa a sacrificar a vida familiar por causa do dinheiro. A esposa fala: “Vamos sair com as crianças, querido”. E ele diz: “Passeio é bobagem, tenho que trabalhar”. Sacrifica a infância dos filhos por causa do dinheiro. Pessoas devotas ao dinheiro também começam a sacrificar a ética, a sacrificar os amigos.

Tiago fala também dos que chegam ao ponto de enganar os trabalhadores no seu salário. Contratam pessoas para o serviço deles, mas não pagam o que é de direito. Deixam de recolher o INSS, o fundo de garantia... paga só a metade do combinado.

Sabe o que Tiago está dizendo? O que vocês estão retendo dos trabalhadores, está clamando diante de Deus contra vocês, porque o lamento dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor.

Esta é uma frase que Tiago pega de Ex 3, quando o povo de Israel estava sendo oprimido no Egito e o povo clamou para Deus. A Bíblia diz (v.9): “O clamor do povo chegou aos ouvidos de Deus”.

A pessoa trabalhou e na hora de receber, não recebeu ou recebeu só uma parte. Aí, chega no dia 15 do mês, a pessoa já não tem mais dinheiro, começa a faltar pra comida, faltar pro remédio. Só que sendo cristã, ela entra no quarto pra orar a Deus! “Senhor, eu tô com dificuldade financeira, me ajuda ó Deus!” Tiago está dizendo para os ricos do primeiro século:  “Comecem a chorar e a lamentar porque Deus ouviu a oração dos seus filhos”.

Assim, Tiago mostra que essa forma de lidar com os recursos financeiros, é devida a maneira errada de se ver a história. A vida não se resume no aqui e agora.

Mas ele diz: o justo juiz está à porta. Ele vai fazer justiça. Aleluia! (pode aplaudir?)

E Tiago também fala ao segundo grupo, aos cristãos refugiados que estão sofrendo.

E qual é a palavra pra eles? Outra frase de um grande filósofo: “Não desista. Sofra agora e viva o resto da vida como um campeão”.

Que grande filósofo você acha disse essa frase? Ela foi dita por um dos maiores pugilistas de todos os tempos, Cassius Clay (Muhammad Ali). Conta-se que este atleta estava treinando intensamente, no limite da sua condição física, naquele ponto de exaustão, pensando em desistir, mas logo ele trazia essa frase à sua memória: “Não desista, sofra agora e viva o resto da vida como campeão”.

É mais ou menos isso que Tiago está dizendo aos cristãos. Ele fala (v.7-9): “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas!”

Tiago usa outro tom agora, tom de encorajamento, porque fala para cristãos que estão sofrendo dificuldades. E qual é a primeira palavra de Tiago (v.7)? Sejam pacientes.

A palavra grega para paciência ou ser paciente, é makrothimia, que tanto pode ser traduzida por paciência ou como perseverança. No grego é a mesma palavra. Tiago está dizendo: “resista firme, mas também seja perseverante, mantenha o seu passo, fique firme, não desista”.

E ele faz menção da vinda do Senhor. Tiago parece insistir nisso, porque no v.8 ele diz que a vinda do Senhor está próxima e no v.9 fala que o juiz está à porta. É da segunda vinda de Jesus que ele está falando.

A primeira vez que Jesus veio e entrou na história foi como uma criança numa manjedoura simples. Daquela primeira vez, Jesus andou sobre um jumentinho, e veio para salvar, para nos colocar de volta na presença de Deus.

Mas, agora, na segunda vez, Jesus virá como juíz, com um semblante bem diferente. Ele vai estar montado num cavalo branco como general dos exércitos celestiais e, assim, Ele vai invadir a história pra acabar de vez, com todo o sofrimento, toda a opressão, toda a injustiça, toda a corrupção.

Jesus vai intervir como um justo juíz e Tiago está dizendo: “Meus irmãos, se vocês estão sofrendo por causa da injustiça desse país, desses políticos corruptos, desses patrões insensíveis, não abaixem a guarda, permaneçam firmes na sua fé em Deus, porque a história é transitória, é curta, é só de um ponto a outro, e a qualquer momento o justo juíz vai intervir e aí, “Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou”. Ele fará novas todas as coisas. Aleluia!

Tiago está dizendo: “mantenham-se firmes, sejam pacientes”.

E nos dá três exemplos de paciência. O primeiro (v.7) é o dos agricultores, que fazem o que tem que fazer e depois esperam pela chuva para que haja colheita.

A lição é: diante das dificuldades, faça o que você pode fazer e aguarde pelo favor de Deus. Ele não tardará.

O segundo exemplo é o dos profetas (v.10), que em meio ao sistema corrupto, não se deixaram influenciar e falaram em nome do Senhor. A lição é: Resista. Não abra mão dos princípios de Deus na sua vida.

E o terceiro exemplo é o de Jó (v.11).  Os amigos tentaram convencer Jó de que Deus esqueceu dele, e essa é a jogada do diabo, mas Jó ficou firme. Ele disse: “Eu não entendo o que está acontecido comigo, eu não sei porque desse sofrimento, mas uma coisa eu sei: o meu Deus tem caráter. Eu confio nEle!”

E aí, Tiago termina com dois exercícios em meio a paciência. O primeiro deles é (v.9): “não se queixem uns dos outros”.

O verbo queixar que Tiago usa significa chorar como criança. O que ele está dizendo é: “Não seja imaturo, não fique reclamando, murmurando dos outros e para os outros”.

Deixa eu te dar uma dica bíblica: Tem uma queixa pra fazer? Fecha a porta do seu quarto, dobre o seu joelho e se queixe para Aquele que tem o poder pra resolver toda e qualquer situação. Se queixe diante do justo juíz e não para aqueles que nada podem fazer.

O segundo exercício é: Não jure por nada (v,12). Porque muitos vivem tão desonestos, que quando dizer “é verdade sim”, eles precisam jurar, precisam dizer: “sim, eu juro!

Talvez, você esteja vivendo um momento difícil, mas tenha uma vida correta; que as suas palavras não precisem de juramento para serem sustentadas. Que o seu sim, signifique sim e o seu não, signifique não.

 

Conclusão

Diante disso, três questões para você resolver em casa:

Primeira: qual é a sua visão da história? Você entende que a história é curta e transitória, que caminha para a volta de Jesus e que você deve se preparar para ela? Ou o seu entendimento é de que tudo se resume ao aqui e agora? Que não tem nada depois dessa vida?

Segunda: o que Deus já tem te dado nesta vida, como você tem usado? Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades. Como você tem usado as condições, os recursos financeiros que Deus te deu? Você tem usado só para o benefício próprio ou também para o benefício do próximo e até reino de Deus?

E última: O que você prefere, sofrer um pouco na história (entre um ponto e outro) e ser um campeão por toda a eternidade? Ou ser um campeão na história e um sofredor na eternidade? Se necessário, sofra agora, mas viva a eternidade como um campeão.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 05/11/2017, Baseado em IP Chacara Primavera

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