top of page

O HÁBITO DE ORAR

Colossenses 4.12

 

“Epafras, outro que é da igreja de vocês e é servo de Cristo Jesus, também manda saudações. Ele sempre ora com fervor por vocês. Ele pede a Deus que faça com que vocês sejam sempre firmes, espiritualmente maduros e prontos para cumprir tudo o que Deus quer”.

O melhor que você pode fazer por sua célula é orar. Ore diariamente pelas pessoas da célula.

Se você é o líder, sua a atividade mais importante é orar pela célula. Tivesse o líder somente uma coisa pra fazer a fim de tornar sua célula muito gostosa de participar, esta coisa teria de ser a oração.

 

POR QUE LÍDERES DE CÉLULAS, GOSTOSAS DE PARTICIPAR, ORAM DIARIAMENTE?

Eles descobriram o poder da oração.

Você não vai encontrar um líder na Bíblia, desses que foram muito abençoados, que não tenha sido uma pessoa de oração.

Foi verificado em muitas igrejas em células que, Líderes que gastam 90 minutos em um tempo sozinho com Deus (TSD), multiplicam suas células duas vezes mais rápido que os que gastam menos de meia hora. Orar pela célula faz a diferença! O hábito da oração vai trazer sucesso.

Porque a oração poupa tempo.

O maior empecilho pra gente orar é que ficamos atarefados, cheios de coisas pra fazer. Mas, entenda orar poupa tempo e economiza esforço. Orar é você deixar Deus agir.

O tremendo da oração é que ela liga você ao poder de Deus. Quando você faz oração, você está como que convidando Deus a operar na vida das pessoas, mesmo quando a célula não está reunida.

Você não pode estar 24 horas reunido com a igreja, reunido com as pessoas da sua célula, mas com Deus pode!

Você não pode estar em dois ou três lugares ao mesmo tempo, mas Deus pode. Então, a oração liga você ao poder de Deus. Ela te põe em contato com o poder de Deus, trazendo Deus para a situação... e nada é difícil demais para Deus (Jr 32.17).

Quando você ora, também acontece uma coisa: você se torna uma pessoa mais amorosa e espiritualmente sensível, você ganha uma percepção melhor das coisas.

É a oração que faz com que a reunião da célula tenha vida e as pessoas se sintam animadas.

Então, orar é também uma responsabilidade (1Sm 12.23).  Os líderes devem orar diariamente pelos membros de sua célula.

Todos nós precisamos de oração. Portanto, são compromissos de um líder de célula: Orar diariamente pelos membros de sua célula. Estar à disposição em tempos de necessidade. Contatar regularmente os membros. Ser exemplo de um cristão em crescimento.

 

PERCEBA O VALOR DA ORAÇÃO

A oração é a sua maior arma espiritual. Vencemos o Diabo de joelhos (Tg 4.7). É por isso que devemos orar sem cessar (1Ts 5.17).

E sabe, Deus nos abençoa quando oramos pelos outros. Quando oramos pela saúde dos outros, ele abençoa a nossa. Quando oramos pelos filhos dos outros, Deus abençoa os nossos filhos.  Quando oramos pelo casamento dos outros, Deus abençoa o nosso casamento. Quando oramos pelas finanças dos outros, Deus abençoa as nossas finanças.

A Bíblia diz que Deus abençoou Jó quando ele orou pelos seus amigos (Jó 42.10). Portanto, ore muito pelos outros!

DICAS PARA ORAR BEM

Estabeleça um horário específico para você fazer oração. Comece com 10 a 15 minutos e depois vá aumentando esse tempo.

Bom é ter uma hora de oração (Mt 26.40-41), mas se parece muito, lembre-se que quanto mais você orar, mais Deus vai operar. Os líderes de células mais eficientes são aqueles que gastam mais tempo em oração.

Outra dica: tenha um lugar habitual para você orar. Jesus falou desse lugar privativo em Mateus 6.5-7. Ele prometeu que o Deus que vê em secreto, Ele vai recompensar abertamente.

Outra dica: anote os pedidos e as respostas de suas orações. Alguém disse que tinta mais fraca é ainda melhor que a memória mais aguçada. Então, use um caderno para anotações e tenha esse caderno em mãos na hora que for orar.

Ainda nesse TSD, peça pra Deus lhe mostrar uma parte da Bíblia pra ler.

Depois, agradeça a Deus por todas as pessoas da célula. A gente pode ficar facilmente frustrado com pessoas... elas erram, elas não correspondem às nossas expectativas... você pode até começar a sentir antipatia delas... mas a melhor coisa a fazer para evitar isso é você agradecer a Deus por elas (Ef 1.16; Fp 1.3-4; Cl 1.3-4; 1Ts 1.2).

 

CONCLUSÃO

Cultive o hábito de orar. É melhor orar antes que surjam os problemas (Jó 1.5). Então, ore por todos os participantes da célula, ore pela reunião, ore pela edificação através da Palavra, ore pelos seus líderes (Jesus mandou orar por trabalhadores para a seara – Mt 9.38). Ore pela multiplicação.

Pois bem, tenha um plano de oração. Você pode usar o esquema da oração do Pai nosso (Mt 6.9-13).

Qual é ou vai ser o seu horário diário de oração? Qual é ou vai ser o seu tempo de oração? E qual é ou vai ser o seu lugar de oração? Tenha um caderno e um plano de oração.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, baseado em Oito Hábitos de Um Líder Eficaz

bottom of page