top of page

DE REPENTE

Atos 2.1-4; 41

 

Introdução

O tema da nossa reflexão hoje é “De Repente”. 

 

Vamos ler o texto:

“1 Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num só lugar. 2 De repente veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. 3 E viram o que parecia línguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito os capacitava”. E o v.14: “Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas”.

 

O texto diz que quase três mil pessoas, num só dia, se converteram ao Senhor, isto é, se tornaram discípulas de Jesus, seguidoras de Jesus, por causa do que aconteceu de repente.

Eu quero falar com você sobre isso. Estou interessado em que você me ajude a preparar o ambiente, para que algo de Deus aconteça também de repente entre nós. Pode me ajudar?

Porque o Espírito Santo quer fazer isso! Vivemos num tempo em que Deus quer manifestar a Sua presença, quer nos levar à um nível mais alto.

Há um de repente do Espírito de Deus para acontecer na sua vida! Aliás, há muitos de repente do Espírito Santo para acontecer na sua vida.

Quando falo em “de repente”, eu estou falando daquelas situações em que Deus vem e nos surpreende, porque há coisas que a religião não pode fazer, que homens não podem fazer, mas que Deus faz quando a Sua presença é manifesta!

Irmão, nós temos aqui um dos acontecimentos mais importantes na história da igreja. Aliás, é o dia do nascimento da igreja, o dia em que o Espírito Santo foi derrramado pela primeira vez sobre um grupo de 120 pessoas, 120 discípulos de Jesus.

Aconteceu 50 dias depois da ressurreição do Senhor. Depois que Jesus morreu na cruz, Ele foi sepultado, mas, três dias depois, ressuscitou e aí, Ele aparecia aos discípulos.

O v.3-4 conta que por 40 dias, Jesus fez isso: aparecia aos discípulos, ensinava sobre o reino de Deus e comia com eles.

E entre as principais coisas que Jesus insistia falar aos discípulos, é que eles deveriam permanecer em Jerusalém, esperando o Espírito Santo.

Jesus não marcou data. Não disse que iria acontecer no dia de pentecoste. Ele simplesmente falou, v.5: “mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. Os discípulos, então, crendo em Jesus, ficaram juntos, reunidos.

Eu fico imaginando as reuniões deles, porque Jesus que estava morto, ressuscitou pelo poder de Deus e agora vinha para estar com eles!

E uma curiosidade interessante, é que sempre quando Jesus vinha para estar com os discípulos, isto acontecia sempre no primeiro dia da semana.

Qual é o primeiro dia da semana? Domingo. Hoje é o primeiro dia da semana! Irmão, entenda que o Domingo não é um dia qualquer.

Desde que Jesus ressuscitou, o Domingo deixou de ser só o primeiro dia da semana e passou a ser o Dia do Senhor, justamente porque Jesus Se manifestava aos discípulos nesse dia, aos Domingos, por 40 dias Ele fez isso.

Qual era o propósito? Instruir os discípulos acerca do reino de Deus. Preparar os discípulos para o cumprimento da promessa. Jesus fez isso até o dia em que Ele, diante dos olhos de todos, foi elevado aos céus.

E a última coisa que Jesus pediu, antes de ser elevado aos céus, é que os discípulos esperassem o Espírito Santo (v.4).

E eles permaneceram em Jerusalém, pagando um preço, porque a maioria deles era de fora, era da Galiléia.

Consegue imaginar isso? Você mora aqui em São Fidélis, viaja pra um congresso de fim de semana lá em São Paulo, e no final do congresso é falado: “Fiquem por aqui, não voltem pra casa”.  Foi o que aconteceu. Foi o que Jesus pediu: “Não saiam de Jerusalém”.

 

Foi um desafio. Eles tinham deixado suas famílias, seus trabalhos e por 50 dias (40 na companhia de Jesus e mais 10 depois que Jesus foi elevado aos céus), eles permaneceram juntos, reunidos.

E aí, irmão, no dia de Pentecoste. Aqui cabe uma explicação. O que é Pentecoste? Essa palavra significa “cinquenta dias depois”.

Era uma antiga festa judaica, que acontecia 50 dias depois da Páscoa. Na festa de Pentecoste se comemorava duas coisas: a colheita dos cereias e o aniversário da entrega da lei no Monte Sinai, que havia acontecido 50 dias depois que o povo de Deus foi liberto do Egito. Todo ano acontecia essa festa, que durava sete semanas!

Aí, aconteceu que num Domingo, os discípulos estavam reunidos como sempre faziam, e de repente, surpreendentemente, diz o v.2 “veio do céu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados”

Irmão, e o que aconteceu na vida daquelas pessoas, 120 ao todo, foi tão sobrenatural, que elas nunca mais foram as mesmas de antes, porque quando o Espírito Santo vem, o impacto dessa visitação, muda muita coisa dentro de nós.

Aquelas pessoas foram revestidas do Espírito Santo, o Espírito de Deus veio sobre elas.

Todos estavam acostumados a acompanhar Jesus pelas estradas, mas agora, eles tinham o Espírito de Jesus dentro deles.

O que aconteceu naquela manhã, portanto, foi tremendo, foi diferente.

 

O v.4 fala que cheios do Espírito Santo eles começaram a falar noutras línguas. No caso aqui, não eram línguas espirituais, aquela linguagem sobrenatural de oração que até costumamos usar.

No caso aqui, eles começaram a falar nos idiomas que haviam na terra e que eles nunca tinham aprendido.

E o que eles falaram? Tá no final do v.11: eles falavam das maravilhas de Deus, da magestade de Deus, da grandeza de Deus.

E eles pareciam embriagados, olha o v.13. Não é exagero, foi exatamente o que as pessoas do lugar pensaram.

Pelo que o v.2 conta, houve um barulhão, que as pessoas correram pra ver o que tinha acontecido. E vendo os crentes naquela situação, disseram: “estão bêbados, beberam vinho demais”!

O v.3 conta que sobre cada um dos discípulos, dos crentes, tinha um negócio parecido com línguas de fogo, línguas de fogo sobre a cabeça deles. As pessoas podiam ver! Eles estavam incendiados pelo Espírito Santo.

Foi algo tão forte que aconteceu na vida deles, que causou um impacto na vida das pessoas que viram aquilo, porque o v.41 fala que naquele dia, 3000 mil pessoas aceitaram a mensagem de Deus e foram batizadas e entraram pra igreja. Tudo por causa do que aconteceu “de repente”.

Irmão, estou aqui nesta noite pra gerar fé em seu coração e dizer que de repente Deus vai te surpreender também. Ele vai vir sobre a sua vida. Ele vai te dar força, Deus vai te abençoar... De repente, Deus também vai vir sobre essa comunidade e algo extraordinário irá acontecer.

 

Agora, eu enfatizo a expressão “de repente” porque Deus age assim. Deus nos surpreende!

Há pessoas que imaginam já conhecer tudo sobre Deus, que falam: “Eu já vivi de tudo nessa vida”. Mas no que diz respeito a Deus, que bobagem falar assim, porque a Bíblia recomenda: “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. O que você já sabe sobre Deus, amém, mas há coisas inesgotáveis pra conhecer ainda!

E a verdade é essa: Deus faz algo de repente. Você tá vivendo o seu dia a dia, tá tudo normal, quando de repente, Deus muda tudo.

Mas, por um lado, esse de repente que aconteceu aqui, não foi tão de repente assim, porque houve uma preparação daquele momento. Não foi assim do nada, presta atenção.

O próprio Jesus por 40 dias esteve com aqueles irmãos, preparando as coisas, e dizendo: “Fiquem aqui buscando ao Senhor”.

Foi uma preparação. No capitulo 1, lemos de Jesus 40 dias com os discípulos. O capítulo 2 fala do que aconteceu de repente, mas o capítulo 1 fala do que aconteceu antes. Jesus deu instruções sobre como os discípulos deveriam se comportar para que o Espírito Santo pudesse dizer: “É agora. É hoje que vou me derramar sobre eles!”

Quais as atitudes que os discípulos de Jesus tiveram para que o de repente de Deus acontecesse? Elas podem ser resumidas em três verbos: permanecer, receber e ser.  

Está no capítulo 1.3-5: “Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo. Apareceu-lhes por um período de quarenta dias falando-lhes acerca do Reino de Deus. Certa ocasião, enquanto comia com eles, deu-lhes esta ordem: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei. Pois João batizou com água, mas dentro de poucos dias vocês serão batizados com o Espírito Santo”. E no v.12 está escrito: “Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro”.

Olha, só: já sem a presença física de Jesus, o que aconteceu? Eles vão permanecer em Jerusalém. É a primeira atitude que tiveram, conforme Jesus instruiu. Permanecer. O de repente de Deus acontece na vida de quem permanece buscando.

Portanto, veja que há uma condição. O Espírito Santo virá se vocês permanecerem buscando.

E isso tem um preço. E o preço pra eles não foi barato. Significava permanecer numa cidade longe de onde moravam.

A Bíblia não conta como sobreviveram durante aquele tempo, mas o fato é que eles permaneceram. E diz o v.14 numa versão da Bíblia, que permaneceram unânimes em oração.

Outro preço a ser pago, porque, quem é casado aí, sabe que ter unanimidade entre duas pessoa, é difícil. Imagina numa comunidade!

Mas, é preciso unanimidade. É preciso sermos um povo que anda em harmonia, que se dispõe a pagar o preço juntos, para que o Espírito Santo seja derramado de uma maneira sobrenatural. E tomara que você esteja nesse propósito comigo. Porque o de repente de Deus acontece na vida de quem permanece junto, unânime. Amém?

Permanecer significa aumentar a expectativa. Aqueles discípulos estavam na expectativa de que o Espírito de Deus viesse sobre eles.

Olha, quando você vem para o culto sem expectativa, não esperando nada de Deus, nada acontece. E se você vem esperando, mas é uma espera passiva, sem atitude, nada acontece.

Os discípulos ficaram em Jerusalém, mas eles tiveram uma atitude, a espera deles era uma espera dinâmica, de movimento. Eles diziam: “Jesus nos prometeu o Espírito Santo. Como é que nós vamos mostrar que nós desejamos o Espírito Santo? Ah! Nós vamos permanecer reunidos em oração. Nós vamos fazer isso!”

 

A Bíblia não dá detalhes, mas é claro, alguém tinha que comprar comida e preparar comida, mas eles tinham um propósito: “Nós estamos aqui por causa dEle. Nós queremos o Espírito Santo”. E, com certeza, a principal oração era: “Vem, vem, vem Espírito de Deus. Nós estamos Te esperando, nós estamos aqui por Tua causa”.

É isso, em primeiro lugar: nós precisamos assumir essa atitude de mostrar pra Deus, que nós desejamos que o Espírito Santo venha sobre nós. Amém?

Então, perceba que o de repente foi a surpresa, mas o que gerou o ambiente da supresa, foi a rotina de permanecer buscando.

Irmão, você que não costuma estar todos os domingos aqui: é muito importante que você permaneça buscando, porque o Espírito Santo vem quando permanecemos juntos e, permanecer, é pagar o preço de estar nos cultos, de se reunir com a igreja e com os irmãos na célula.

Há coisas de Deus que só acontecem quando estamos juntos, por exemplo, o derramar do Espírito Santo: acontece quando os crentes estão juntos, buscando, unânimes.

Então, estar junto é necessário pra gente experimentar mais da presença manifesta de Deus. Só que, irmãos, vivemos num tempo perigoso, porque misturamos a realidade com aquilo que é virtual. Tem muitos crentes, trocando a realidade pelo virtual.

 

A maioria das igrejas hoje, faz transmissão ao vivo do culto pela Internet. O propósito é facilitar pra quem não pode estar presente. E os comentários são: “Que bênção! Glória a Deus! Eu amo esse louvor! Que Palavra abençoada!” Mas as pessoas, eu fico pensando, não podem participar dos cultos mesmo, ou será que se conformaram em assistir pelo Facebook?

Irmão, a nossa relação com Deus não pode ser virtual, ela tem que ser real, temos que nos reunir, temos que estar juntos! Jesus disse que onde estivessem dois ou três reunidos em Seu nome, Ele estará no meio deles.

E quando você decide que no primeiro dia da semana, você vai adorar a Deus, você determina como vai ser a sua semana.

Sabe, o apóstolo Paulo, que mais cartas da Biblia escreveu, ele tinha que usar meios virtuais para se comunicar com as igrejas de longe. Ele mandava cartas, se tivesse email, Facebook, WhatsApp, ele usaria!

Mas, Paulo não se contatava com o virtual. A gente lê nas suas cartas, de muitas vezes, ele dizendo aos irmãos o quanto desejava se reunir com eles.

Então, por favor, irmão, vamos resgatar o que está no Sl 133: para o Senhor é bom e agradável que os seus filhos estejam juntos. Amém? Permanecer significa estar juntos como igreja.

Permanecer significa também dar prioridade às coisas do céu. As coisas da terra não são mais importantes do que as do céu!

Lemos em At 1.6-8, no dia em que Jesus estava prestes a ser elevado aos céus diante dos olhos dos discípulos, lemos: “Então os que estavam reunidos lhe perguntaram: "Senhor, é neste tempo que vais restaurar o reino a Israel?” Ele lhes respondeu: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas que o Pai estabeleceu pela sua própria autoridade. Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Perceba que eles estavam preocupados com as coisas da terra: “Senhor, Israel está dominado pelo império romano, perdemos nossa liberdade. Quando é que as coisas vão mudar?” Eles estavam preocupados com isso. Não que Deus não esteja.

Veja a resposta do Senhor no v.7: “Não lhes compete saber os tempos ou as datas”. Jesus estava respondendo o seguinte: “Gente, parem de se preocupar tanto com o que tem que acontecer no mundo natural, sejam cheios do Espírito, porque minha maior necessidade é de gente cheia do Espírito Santo que seja minha testemunha em todos os lugares da terra!

Veja: enquanto Jesus estava com os discípulos, Ele ensinou que eles desgrudassem dessas coisas naturais, pra buscar algo maior. É isso que nós precisamos fazer: permanecer.

Eu estou chamando você a permanecer com essa atitude, de demonstrar o quanto o seu coração deseja por Deus.

Chega ser escândalo ver como alguns vêm para o culto, vêm como se estivessem vindo pra um show, pra um cinema... vindo pra assistir.

Irmão, você é um adorador, você precisa ter atitude de adorador, você precisa ter expressão de adorador.

Eu até quero pedir a ajuda de vocês, de vocês que têm liberdade na hora de adorar a Deus. Porque alguns ficam constrangidos, ficam envergonhados, mas vocês que se sentem à vontade pra levantar os braços, pra glorificar, pra dançar, não precisa ser convidado. Na hora do louvor: canta, gesticula, levanta as mãos! Não fique distraído aqui dentro.

Se você vier pra adorar, você vai inspirar os outros. Nós vamos olhar pra você e vamos sentir vontade de adorar a Deus também. Posso te fazer esse pedido?

Porque eu quero criar um ambiente para o mover do Espírito de Deus. Então, vamos pagar o preço. Não troquemos culto real por culto virtual. O Domingo é dia do Senhor, é dia de culto, é dia de se reunir com a igreja e dizer: “Espírito Santo, eu estou junto dos meus irmãos e estamos dizendo: “Vem, vem, vem vem!”

 

A outra atitude que Jesus recomendou é: receber. Porque o de repente de Deus acontece na vida de quem está disposto a receber.

Olha At 1.8: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”.

Agora, pensa comigo: receber é uma atitude de resposta. Veja o meu celular. É uma brincadeira tá? Se eu falar assim: “Olha, vou deixar este celular aqui e é pra você. No final você pega!” Aí, você diz: “Uau! Que maravilha!” Mas, no final você vai embora e deixa o celular. Ele foi dado, mas você recebeu? Não recebeu.

É o que a gente faz muitas vezes com o Senhor. Deus diz “Eu quero dar da minha presença, quero derramar o meu Espírito”, e nós falamos “amém!”. Mas não é dizer amém o mais importante. O importante é receber.

O que é receber? É estender a mão pra quem já estendeu a mão pra mim.

O Espírito Santo está sendo dado. O que você precisa fazer? Receber. Você precisa querer, desejar por Ele.

Irmão, Deus não vai violentar a sua vida e colocar o Espírito Santo pra dentro. Se você quer, você deve receber!

É parecido com a sede. Quando você tem sede, você fica: “Ah! Se alguém pegasse água pra mim e colocasse na minha boca”. É assim? Não! Quando se tem sede e tem água disponível, a gente pega e bebe!

Agora, se você não tem sede, pode ter água fresca à vontade, mas vai ficar, vai ser deixada no lugar.

 

E, outra coisa, pra receber de Deus, não ponha regras. Não estabeleça que tem que ser do seu jeito.

Porque veja só, os discípulos tiveram de aceitar a maneira de Deus derramar o Espírito Santo sobre eles.

Porque, sendo sincero, foi estranho. Olha o v.13: as pessoas da cidade, vendo os discípulos cheios do Espírito Santo, alegres toda vida, disseram deles: “estão bêbados”.

Irmão, muitos crentes não experimentam mais da presença de Deus, porque ficam preocupados com as reações que poderão ter. “Eu heim, ser confundido com bêbado! Tô fora!”

Porque quando a unção do Espírito Santo é recebida, há irmãos que sentem um arrepio, outros sentem uma quentura no corpo... em outros, o corpo treme, a pessoa cai como se estivesse num sono profundo...

E muitos deixam de receber do poder de Deus, porque falam no seu preconceito: “Dessa maneira não! Vai que tô sendo filmado!”. O certo a dizer é o seguinte: “É bênção de Deus? Então, do jeito que vier, tô dentro”.

Não é questão de sentir arrepios ou quentura no corpo ou cair na unção. O principal é receber. Precisamos ter essa atitude. Amém?

 

O de repente de Deus é também pra quem se dispõe a ser testemunha, porque tem um propósito.

Em At 1.8 está claro, Jesus diz: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”. Pra que? “e serão minhas testemunhas”.

O propósito de Deus encher o crente com o Espírito Santo é fazer dele testemunha de Jesus.

Não adianta nada uma igreja ser cheia do Espírito Santo e ficar curtindo o Espírito Santo entre quatro paredes. O propósito em ser cheio de Jesus, é dar testemunho ao mundo de que Jesus transforma a vida das pessoas.

Mas, te digo isto: ser testemunha de Jesus nesse mundo é altamente comprometedor. Não é fácil ser testemunha de Jesus.

O que é uma testemunha? É alguém que se compromete com uma verdade e que perde o direito de se calar.

Vemos na Bíblia o discípulo de nome Pedro. Cheio do Espírito Santo, ele se levantou, fez uma pregação explicando o que havia acontecido naquele dia e 3 mil pessoas se converteram.

 

É isso que Deus quer fazer. Encher o crente do Espírito Santo, não pra ele ficar animadinho, mas, para o mundo ser impactado pelas experiências que o crente tem com o Espírito Santo.

Será que você quer tomar a atitude de ser testemunha de Jesus?

Ser testemunha é estar disponível para o crescimento do reino de Deus, tanto aqui perto quanto lá longe e até aos confins da terra.

Você quer o Espírito Santo? Quer o poder de Deus na sua vida? Quer de repente? Vai te custar um preço. Você precisará permanecer, receber e ser testemunha.

Quantos estão dispostos?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 11/03/2018, baseado em material de Danilo Figueira

bottom of page