top of page

DISCIPULADO FRUTÍFERO

2 Timóteo 4.9

 

Introdução

Amados, quero falar hoje sobre o seguinte tema: O Discipulado Frutífero.

Uma gravura que você já tem visto com frequência e que aparece aqui em nosso painel, é a gravura dos corações da visão do MDA. Nessa gravura dos corações nós temos aquele coração maior, o coração vermelho, que  chamamos de Igreja do Senhor Jesus. O que representa mesmo o coração vermelho? …Igreja do Senhor Jesus.

E na visão do MDA nós falamos que o coração da Igreja do Senhor Jesus é a Igreja Local (o coração azul) e o coração da igreja local nós dizemos que é a célula (coração verde… coração… quer dizer, o órgão necessário, imprescindível, vital). Mas temos ainda o coração amarelo, que representa o coração da célula – quer dizer, na visão do MDA, nós falamos e ensinamos que o coração da célula é o discipulado um a um. Diga: discipulador um a um.

Essa sigla MDA de modo geral significa Modelo de Discipulado Apostólico, mas também significa microcélula de discipulado apostólico.

Explico: você tem a sua célula, lá congregam 8, 10, 16 pessoas… mas, quando você está reunido com alguém para o discipulado, nós chamamos essa reunião do discípulo com o discipulador de microcélula, porque ali nessa reunião são só três: Jesus, o discípulo e o discipulador. Amém?

Então, é uma microcélula. É sobre isso que eu quero falar nesta manhã: sobre a Microcélula Que Funciona. Diga para o seu irmão: microcélula que funciona.

Jesus disse e, lemos em Mt 28.19: “vão e façam discípulos”. Jesus disse pra irmos e fazermos discípulos.

E o interessante, irmãos, é que antes de Jesus pedir algo pra você fazer, primeiro Ele mesmo faz. Jesus fez discípulos. E quando Jesus terminou o Seu ministerio, Ele disse: “Agora é a vez de vocês. Vocês vão e façam discípulos. Aquilo que Eu fiz vocês vão fazer!” Amém?

Deixa eu te falar uma coisa: Jesus conseguiu e você vai conseguir também! “Ah! Mas Jesus é Jesus, o Filho de Deus, Ele é Todo-poderoso, por isso que conseguiu!”. Sim, claro, mas não se esqueça de que Jesus Se fez humano igualzinho a gente, só não existiu pecado nEle, mas como homem, Jesus ficou cansado, teve tristeza, sofreu dores… então nessas condições, Ele conseguiu e você vai conseguir tambem!

Quero afirmar isso porque muitas vezes o maligno vem com muita sutileza e coloca um pensamento mais ou menos assim, na nossa mente: “Humm! Eu estou cuidando de alguém, estou discipulando uma pessoa, só que não está dando certo, a pessoa não corresponde… eu não sei mais o que  fazer”.

Em outras palavras, o diabo está dizendo: “Voce não vai conseguir discipular, você não conseguir fazer nenhum discípulo. Jesus disse: “ide e façam discípulos”, mas Ele esqueceu que você não pode, porque você não consegue”.

Irmão, você vai ouvir Jesus ou vai dar ouvidos ao diabo? Jesus falou: “Foi-me dada toda a autoridade… Portanto, vão e façam discípulos”. Jesus conseguiu, você também conseguirá. Amém?

Veja o exemplo da microcéfula que o apóstolo Paulo formava com Timóteo. É verdade que Paulo investiu na vida de muitos homens e, aparentemente, alguns não corresponderam.

Em Tm 4.10, Paulo fala de um tal de Demas, que “se apaixonou por este mundo” e o abandonou, indo pra outra cidade. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia… mas teve um que deu certo. Teve um que funcionou!

Veja 1Tm 1.2. Paulo estava preso, escreve uma carta e fala: “escrevo a você, Timóteo, meu verdadeiro filho na fé”. O que Timóteo era para Paulo? …verdadeiro filho na fé.

Então, vamos aprender com Paulo, os segredos, que ele usou para que a sua microcélula ou seja, o seu discipulado com Timóteo, funcionasse.

que Paulo fez?

Olhando essa forma de Paulo se expressar, o primeiro segredo que eu aprendo aqui, é que Paulo priorizou o relacionamento com Timóteo. Diga: relacionamento.

Para quem pergunta o que é discipulado, uma boa definição é essa: discipulado é ter vínculo, é ter uma ligação íntima, sólida e entranhável entre discípulo e discipulador. Discipulado é ter um vínculo de amizade profunda com alguém que só pensa no nosso crescimento.

Eu sei que isso não acontece de uma semana pra outra, mas nós estamos nesse caminho. Já temos alguns discipulados acontecendo. Eu mesmo tenho tido os meus discípulos e a gente nem é muito íntimo ainda, mas cada microcelula de discipulado aqui na igreja, cada discípulo com o seu discipulador, eu creio, vai ser um vínculo de amizade e de companheirismo tão forte, que os dois, discípulo e discipulador irão crescer e prosperar muito para a glória de Deus. Se você crê, dê um aplauso ao Senhor.

Então, discipulado é isso: é cultivo de relacionamento, é vínculo… e isso Paulo investiu na vida do seu discípulo Timóteo, a ponto de chamá-lo de filho: meu verdadeiro filho na fé! Olha que lindo!

Em segundo lugar, Paulo também priorizou o ensino. Veja comigo 2Tm 2.15: “Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade” - NVI.

Paulo está dizendo: “Timóteo, estude, leia, faça o Curso que a igreja oferece”. Paulo priorizou o ensino na vida do seu discípulo Timóteo.

Irmão, se você está cuidando de alguém, está discipulando alguém, priorize isso na vida do seu discípulo. Se você ensinar a Palavra, ele vai ter conhecimento. Então, priorize o ensino da palavra.

A reunião de discipulado não é pra ficar de conversa fiada, contando os casos dos outros, fazendo queixas… não! Misericórdia! Paulo investiu no ensino. Ele falava: “Timóteo, aprenda a Palavra”.

Outro segredo porque esta microcelula de discipulado funcionava: Paulo também investia na vida do seu discípulo, o Timóteo, com relação a auto-estima.

Veja comigo 2Tm 1.3-7, Paulo diz: Timóteo… “Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como também os meus antepassados serviram. Lembro das suas lágrimas e quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria. Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Loide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho a certeza de que é a mesma fé que você tem. Por isso quero que você lembre de conservar vivo o dom de Deus que você recebeu quando coloquei as mãos sobre você. Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes”.

Timóteo, parece que estava um pouco desanimado, passando por momentos difíceis, e Paulo diz: “Meu filho, Timóteo, eu quero falar pra conservar vivo o dom que você recebeu de Deus”. Paulo diz: “reavive esse dom, conserva ele… você não precisa ficar aí abatido, Timóteo, porque Deus não te deu um espírito de convardia, um esopírito de medo, mas um espírito de poder, de amor e de moderação”. Aleluia!

Olha que lindo, o que Paulo faz!

Tem momentos que o discipulo está abatido, desanimado por conta das lutas… então, há momentos em que você ensina, você até corrige com amor e carinho… mas há momentos em que você precisa encorajar o discípulo. E na maioria das vezes, é o que o discípulo mais precisa… de uma palavra de encorajamento, uma palavra de incentivo, uma palavra de fé, uma palavra de desafio.

Quem só faz exortação, só reprende, só corrige, não é um bom discipulador. Aliás, quando alguém está desanimado, olha: quando alguém está desanimado, não é o momento de você corrigir… é o momento de você encorajar aquela pessoa.

E Paulo fez isso a Timóteo. É o segredo: quando você vê o discípulo abatido, desanimado, não chega repreendendo: “Tá vendo, devia ter orado mais. Você nem frequenta a célula direito. Olha aí… devia ter se orientado melhor!” Irmão, Paulo conseguiu encorajar Timóteo, você também conseguir em nome de Jesus.

Diga pro seu irmão aí do lado, vamos treinar o encorajamento. Diz pra ele: “Meu irmão, você é um vencedor. Você nasceu pra vencer, então, levante a cabeça… e vamos que vamos”.

Aleluia!

Outro segredo que fez o discipulado de Paulo com Timóteo funcionar, foi o investimento que Paulo fez na oração por Timóteo.

Aqui em 2Tm 1.3, lemos, Timóteo: “Todas as vezes que lembro de você nas minhas orações, de dia e de noite, eu agradeço a Deus”. Paulo está dizendo: “Timóteo, saiba de uma coisa: eu estou sempre orando por você, de dia e de noite”.

Irmão, ore por seu discipulo. Ah! Mas eu ainda não estou discipulando ninguém… bem, Jesus mandou você fazer discípulos – então comece a discipular, senão você não estará sendo obediente a Jesus. Chega pro lider da célula e diz pra ele: “Eu quero ajudar a cuidar de almas!”.

Agora, independente disso, todos temos o dever de orar uns pelos outros. Tiago 5.16, lembra? …“orai uns pelos outros”. Então, invista nisso também.

Outro segredo porque o MDA, o discipulado de Paulo com Timóteo funcionou, foi que Paulo investiu no crescimento espiritual de Timóteo. Paulo se esforçou para que Timóteo saísse daquele nível de criancinha espiritual e se tornasse um cristão maduro.

Em 2Tm 2.1-2, Paulo fala pra Timóteo: “meu filho, seja forte por meio da graça que é nossa por estarmos unidos com Cristo Jesus. Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.”

Paulo está dizendo: “Olha, Timóteo, se multiplique em outras pessoas. Já passou o tempo de você só de receber, receber e receber… agora você tem que começar a dar de si… comece a entregar aos outros o que você recebeu”. Amém?

Paulo estava mostrando pra Timóteo aonde ele deveria chegar. No capítulo 4.7, Paulo diz: “combati o bom combate - Fiz o melhor que pude na corrida, cheguei até o fim”.

Ele está dizendo: “Timóteo, na vida cristã existe um lugar e esse lugar é o fim. Você precisa concluir a tarefa que Deus designou pra você fazer. Eu conclui a minha. Eu conpletei. Eu fiz… então, querido Timoteo, não pare no meio do caminho, não vá até a metade… vá até o fim! Conclua aquilo que Deus mandou você fazer!”

Diga pro irmão ao lado: “Não pare no meio do caminho. Vá até o fim. Conclua aquilo que Deus mandou você fazer”.

Então se Deus mandou você liderar uma célula, vá até o fim, multiplique essa célula e comece a ser um supervisor de células. Não pare no meio do caminho. Vá até o fim em nome de Jesus.

Irmão, Deus te deu uma tarefa pra cumprir, complete, conclua, vá até o fim! Amem! Glória a Deus.

Agora, vamos ver, por outro lado, que para a microcelula funcionar, para o discipulador funcionar, não depende só do discipulador. Depende também do discípulo.

Da parte de Timóteo, veja o que ele fez… em 2Tm 1.4, Paulo fala assim, Timóteo: “quero muito ver você outra vez para que eu possa ficar cheio de alegria”.

Irmão, Paulo está dizendo: “Timóteo, você é um discípulo tão fiel, tão honesto, tão leal, que eu estou com saudade de você… você me enche de alegria, rapaz!”

O discípulo traz alegria para o seu discipulador. A grande pergunta é: e você? Nós, como discípulos, temos enchido de alegria o coração dos nossos discipuladores? Paulo fala: “Timóteo me completa de alegria”. O bom discípulo é uma fonte de alegria para o seu discipulador. Amém?

 

Em segundo lugar, Timóteo como discípulo, veja no 2Tm 3.10, e isso é muitol forte… Paulo diz que Timóteo o tem seguido de perto.

Ah! Meu irmão, aqui está um grande segredo de Timóteo… ele é aquele discípulo que segue de perto o seu discipulador. É aquele discípulo atento pra receber do discipulador o que Deus gera no coração dele.

Eu fico atento ao meu discipulador, o pastor Bruno. O que ele escreve, o que ele prega, o que ele faz… eu fico acompanhando, observando… essa semana mesma, no meu discipulado, falei pra ele: “Pastor, as suas ministrações mais recentes não estão chegando no site. E eu preciso delas, eu quero acompanhar o que o senhor fala no Tadel aí!”

Em Israel antigo, os meninos que se destacavam no estudo da Torá, que eram considerados os melhores dos melhores, eram chamados de Talmidim. E uma recomendação comum pra os talmidins era a seguinte: “Cubra-se com a poeira dos pés do seu Mestre”.

Isto significava: siga de perto. E aqui vemos isso em Timóteo… Paulo fala, “Timóteo, você não é como alguns outros aí não… você tem seguido o seu discipulador de perto”. Diga comigo: o segredo para um bom discipulado é seguir o discipulador de perto. Amem?

Eu quero te desafiar a isso. Eu também estou me desafiando aqui. Nós precisamos seguir nossos discipuladores de perto.

Algumas coisas podem impedir você seguir de seguir o seu discipulador de perto: a decepção, frustração… mas, amado, no que depender de você, procure andar perto, porque quanto mais perto você estiver, mais você vai receber! Amém?

Irmão, vamos fazer valer esse lema do MDA: Todo mundo discipulado. Priorize o que é prioridade pra nós como igreja.

Você vê a gravura dos corações? Qual é o coração da célula (coração verde)? …é o discipulado um a um (coração amarelo).

No nosso modelo de ser igreja o discipulado um a um é o coração da célula. E como vai a saúde da sua célula? Tem problema cardiáco lá? Esse coração tá funcionando, tá batendo? Você está sendo discipulado?

Olha, o coração e um órgão muito sério. A vida depende do bom funcionamento dele… você sabe: uma pessoa, se o coração não estiver funcionando direito, a pessoa com problema no coração, não pode fazer certas coisas: ela não pode subir, ela não pode correr, não pode se emocionar.

Quem sabe, esse é o problema com você… seu discipulado não está funcionando…

Que tal você se determinar hoje e dizer: Eu vou me dedicar, vou me empenhar… o meu discipulado vai funcionar. Aleluia!

A microcélula formada por Paulo e Timóteo funcionava… eles conseguiram. Você conseguirá também! Amém?

 

Pr Walter Pacheco da Silveira

 

bottom of page