top of page

DANDO A VOLTA POR CIMA

Diversos

 

INTRODUÇÃO

Você está chegando ao final deste ano mais feliz do que quando ainda era Janeiro? Você está satisfeito com a vida como ela é?

Talvez a sua resposta seja: “Não, eu não estou satisfeito com a vida que tenho; não me sinto vitorioso... ganho pouco; não gosto do lugar onde moro; tenho uma célula que não me anima... eu não estou satisfeito com a vida”. Esta é sua resposta?

Então, hoje, eu quero compartilhar uma lição simples que todos podemos aprender com Jesus. Pela Bíblia, você pode aprender com Jesus a dar a volta por cima.

É verdade! Se as coisas estão ruins, se você está fechando o ano sem satisfação, aprenda com Jesus a dar a volta por cima... eu quero lhe mostrar três textos da Bíblia. O primeiro é Lucas, capítulo 2.

 

Para dar a volta por cima, veja como conseguir isso... primeiro:

SEJA FELIZ COM O QUE VOCÊ JÁ TEM

Veja o que está escrito em Lucas capítulo 2.7: “Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão”. Esse verso mostra que Jesus nasceu e teve umas poucas coisas, poucas coisas mesmo.

E minha primeira observação é essa: Não há qualquer relato na Bíblia de que Jesus tenha reclamado de ter o que tinha.

Jesus nasceu pobre... Ele teve panos nos quais foi enrolado e um cocho de colocar comida pros animais, onde foi deitado... então o enxoval de Jesus foram panos, faixas de pano e o berço, a primeira cama de Jesus neste mundo, foi um cocho onde os bois se alimentavam.

E considere também que José e Maria eram pessoas sem expressão... José era apenas mais um carpinteiro da cidade e Jesus deve ter trabalhado nessa profissão por um bom tempo da sua vida.

E quando começou o Seu ministério, Jesus não tinha dinheiro. Algumas pessoas ajudavam, é verdade, mas Jesus não era rico. Não explorava as pessoas e não reclamava da Sua situação.

Ah! E um detalhe importante: quando Jesus começou a fazer milagres, não foi para ajuntar o povo e conseguir dinheiro para a Sua campanha. Não! Jesus não fazia milagres para Se sustentar.

Por duas vezes Ele multiplicou os pães, mas o Evangelho deixa claro que foi por causa do povo que O seguia.

Então, ter poucas coisas nunca foi problema para Jesus. Afirmo pra você: na Bíblia não existe uma queixa sequer que Jesus tenha feito das coisas que tinha.

Sabe o que isso significa? ...que Jesus era feliz. Certa ocasião Ele até declarou: “Pai, eu te agradeço porque... Eu sei que sempre me ouves”, (Jo 11.41).

Quando não tinha dinheiro, Jesus tinha satisfação do mesmo jeito... mesmo possuindo poucas coisas, o coração dEle estava satisfeito em Deus e a feição dEle e o estado de humor dEle, não eram afetados.

Mas já reparou o que tem de gente carrancuda, porque não consegue o que deseja? ...parece que só poderão ser felizes e viver bem depois que conseguirem muitas coisas!

É a mulher que faz cara feia, porque não consegue o vestido novo... é o homem com a cara amarrada, porque não dá pra ter o que quer... E aí fica com o semblante caído, desmotivado, vivendo pra baixo...

Se você está fechando o ano insatisfeito, como que dizendo: “Ah! Quem dera ter conseguido isso ou aquilo, aí que eu seria feliz!... quem dera se eu tivesse, se eu pudesse, se eu fosse...”.

Irmão, sua felicidade não depende disso! Dá a volta por cima... e a primeira lição é essa: para você dar a volta por cima, comece a ser feliz com o que você já tem! Valorize as suas pequenas coisas!

 

...o segundo texto desta mensagem é Mateus capítulo 3, que ensina a segunda lição que aprendemos com Jesus para dar a volta por cima e é algo muito básico:

CUMPRA COM A VONTADE DE DEUS NA SUA VIDA

Um traço marcante na vida de Jesus é que Ele era obediente à vontade de Deus. Deus mesmo até declarou, lemos aqui no v.17: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria!”

É que Jesus cumpriu com a vontade de Deus na Sua vida. Veja por exemplo em 26.42: mesmo naquela hora mais dolorosa de todas, quando pregado na cruz, Jesus teve a humildade para dizer: “Meu Pai, se este cálice de sofrimento não pode ser afastado de mim sem que eu o beba, então que seja feita a tua vontade”.

A coisa não estava boa para Jesus. Na verdade, havia sofrimento e dor, mas Ele se manteve comprometido em fazer a vontade de Deus na Sua vida.

Tem gente que ao perceber que a coisa não está boa, gosta de negociar com Deus. A pessoa diz: “Ah! Senhor, se o Senhor me der tal coisa, eu prometo que vou ser crente!”; e se já é crente, quantos que dizem assim: “Ah! Se o Senhor atender a minha oração, eu vou ser o melhor crente daqui pra frente, vou dar oferta pra igreja, vou participar de todos os cultos... se o Senhor atender o meu pedido”. Percebe a negociação?

Mas, qual de nós está em condição de negociar alguma coisa com Deus? Por acaso Deus precisa de nós, do nosso dinheiro, da nossa freqüência aos cultos?

Irmão, Deus ama muito você, mas Deus não precisa de você para continuar sendo Deus. Mas é você quem precisa dEle para continuar a viver!

Estou lembrando a frase curta que um locutor de rádio lá em Ribeirão Preto-SP, repetia várias vezes em seu programa: “Deus sem você continua sendo Deus, mas e você sem Deus, o que será?” Você não será nada!

Entenda que Deus sempre está na condição de fazer exigências para nós, porque Ele é o Criador, nós a criatura... porque Ele é o Pai, nós os filhos...

Somente podemos aceitar ou recusar as exigências de Deus. É daí que colhemos a bênção ou a maldição...

Jesus cumpriu com a vontade de Deus, fora da cruz e na cruz, Ele nunca duvidou do melhor de Deus para a vida dEle.

E foi recompensado. A Bíblia ensina em Filipenses 2.6-11: “Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. 7Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, 8ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte – morte de cruz. 9Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, 10para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos 11e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. Deus exaltou a Jesus, deu à Ele a mais alta honra. Aleluia!

E você? Seu sofrimento é tanto que lhe tem feito pensar que não dá mais para ser feliz?

Irmão/irmã, você quer dar a volta por cima? Mesmo carregando a cruz, você quer ser feliz em Deus?

Então aprenda com Jesus esta lição importante: com dor ou sem dor, cumpra com a vontade de Deus na sua vida. Não discuta com Deus. Não negocie. Viva ou morra, faça a vontade de Deus. Assim você dá a volta por cima! Quantos dizem “amém”?

...e a terceira lição que aprendemos com Jesus é essa:

COLOQUE SUA MOTIVAÇÃO DE VIVER NA COISA CERTA

Agora vamos ler Mt 6.33: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas”.

Há um ditado americano que diz: A coisa principal é fazer da coisa principal, a coisa principal.

O que é que motiva você a viver? É o seu trabalho? São os seus filhos? Seu marido? Sua esposa? Sua fazenda? Sua casa? Seus amigos? Seu dinheiro? As coisas que você ainda quer conseguir? O que é que motiva a sua vida? Para quê você vive?

Deixe-me dizer uma coisa: Se o motivo da sua existência, o propósito da sua vida, for passageiro, pequeno e limitado só à esta vida, então você será a mais infeliz de todas as criaturas de Deus. É bíblico, está em 1Co 15.19: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens”.

Porque estará vivendo aquém do seu verdadeiro propósito, vivendo num nível abaixo do plano de Deus para a sua vida – que é reinar com Cristo!

Quer dar a volta por cima? Aprenda com Jesus a colocar Deus e o Seu reino como seu motivo para viver.

O estilo de vida de Jesus é “ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer” (Mt 6.33). Viva para Deus, trabalhe para Ele, morra para Ele!

Paulo teve essa consciência. Vejam o que ele disse em Atos 17.24-29. “Deus, que fez o mundo e tudo o que nele existe, é o Senhor do céu e da terra e não mora em templos feitos por seres humanos. 25E também não precisa que façam nada por ele, pois é ele mesmo quem dá a todos vida, respiração e tudo mais. 26De um só homem ele criou todas as raças humanas para viverem na terra. Antes de criar os povos, Deus marcou para eles os lugares onde iriam morar e quanto tempo ficariam lá. 27Ele fez isso para que todos pudessem procurá-lo e talvez encontrá-lo, embora ele não esteja longe de cada um de nós. 28Porque, como alguém disse: “Nele vivemos, nos movemos e existimos.” E alguns dos poetas de vocês disseram: “Nós também somos filhos dele.” 29E, já que somos filhos dele, não devemos pensar que Deus é parecido com um ídolo de ouro, de prata ou de pedra, feito pela arte e habilidade das pessoas.”

NEle, isto é, em Deus, vivemos, nos movemos e existimos. Com essa consciência, Jesus passou pela cruz, considerando que fazer a vontade de Deus era mais importante.  

NEle vivemos, nos movemos e existimos. Com essa consciência, Paulo enfrentou cadeias, perseguições, açoites, e declarou: “em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus” (At 20.24).

NEle vivemos, nos movemos e existimos. Com essa consciência, um missionário americano, preso na antiga União Soviética apenas por pregar o Evangelho, depois de ser espancado e torturado, depois de ter sido jogado na cadeia com outros presos, acordou da surra depois de quatro dias de desmaio, olhou para os companheiros da prisão e disse: “Onde foi que paramos? Ainda tenho mais de Jesus para falar a vocês!”

NEle vivemos, nos movemos e existimos. Com essa consciência, é que o crente, embora chore a perda de um parente que morreu, não se desespera, pois seu motivo de vida não é um filho ou um pai ou um parente, mas é Cristo.

NEle vivemos, nos movemos e existimos. É com essa consciência que o crente consegue dar a volta por cima, em meio aos problemas que o afligem, como a falta de dinheiro, a ausência da família, o abandono do marido ou da esposa, do pai ou mãe...

O verdadeiro crente dá a volta por cima porque sua motivação de vida é o Reino de Deus.

 

CONCLUSÃO

Hoje você está sendo encorajado pelo Espírito Santo a dar a volta por cima:

Coloque Jesus como seu motivo de vida... disponha-se a ser feliz com aquilo que Deus já lhe tem dado até agora, e busque cumprir toda a vontade de Deus para a sua vida.

Você gostaria de aceitar este desafio?

Se você não tem Jesus, abra agora mesmo seu coração para Ele.

Se você já tem Jesus, tome a decisão de fazer dEle seu motivo de viver. Porque nEle vivemos, nos movemos e existimos. Amém.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 13.12.2009

bottom of page