top of page

DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA

Hebreus 12.1

 

Introdução

Diz a Bíblia: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta”.

No passado, houve homens e mulheres que correram e venceram a corrida da sua vida, porque a vida é uma maratona... a vida exige esforço, sacrifício,muita luta.

A Bíblia nos conta de Noé, Ester, José, Moisés, Rebeca... e de muitos outros que correram e venceram.

Hoje, eu quero chamar sua atenção para Abraão.

O que será que esse grande homem do passado tem para ensinar para você e para mim hoje?

Eu tenho certeza, tivesse Abraão ao vivo aqui, com esse microfone na mão, ele diria pra nós com grande convicção: "Deus sempre faz a coisa certa". Deus sempre faz a coisa certa...

 

E Abraão começaria a nos explicar o seguinte:

1- DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA, AINDA QUE, PARA ISSO, LEVE MUITO TEMPO.

Quando fazemos um pedido pra Deus na certeza de que Ele nos ouve, nós muitas vezes agimos como criancinhas que mal podem esperar pelo Natal. Não gostamos de esperar e queremos logo que Deus nos dê aquilo que pedimos.

A mesma coisa acontece quando Deus nos dá uma promessa... ah! nós queremos que ela se cumpra logo, no mesmo dia, na mesma hora!

Lemos na Bíblia que Abraão recebeu uma promessa de Deus. Lemos Gn 15.1, que Abraão teve uma visão e nela Deus disse pra ele: “lhe darei uma grande recompensa”. Essa recompensa seria um filho, lemos no v.4: “O seu próprio filho será o seu herdeiro”.

Olha, o cumprimento dessa promessa iria trazer grande alegria, porque Abraão e sua esposa Sara, não tinham filhos e eles eram bem velhos.

Mas Deus prometeu, lemos antes em Gn 12.2: “Os seus descendentes vão formar uma grande nação”.

Mas sabe, mais de dez anos se passaram e Deus ainda não tinha cumprido a promessa.

Teve um dia que Abraão até quis saber se a promessa estava de pé. E Deus falou, lemos em Gn 15.5: “Olhe para o céu e conte as estrelas se puder. Pois bem! Será esse o número dos seus descendentes”.

Mas, mesmo depois dessa palavra de confirmação de Deus, Abraão ainda não sabia o que Deus estava fazendo. Ele até combinou com Sara de terem um filho por meio da criada da casa. Tipo assim: “Sara, Deus está demorando muito. Vamos dar uma mãozinha pra Ele”, como se Deus precisasse de uma mãozinha.

Ah! Será que tem alguém aqui que também se estressa de ficar esperando a resposta de Deus? Tem alguém impaciente aqui, que não aguenta esperar o tempo de Deus? ...há alguém que já fez essa cara?

Olha, não vale a pena você se precipitar, se adiantar na frente de Deus... não vale a pena.

Abraão teve aquele filho, mas nem ele e nem Sara foram felizes. Sara se desentendeu com a criada, que teve de ir embora levando o menino e Abraão ficou sem poder fazer nada.

Mas, no tempo de Deus, a velha promessa foi cumprida, lemos em Gn 21.1-3: “De acordo com a sua promessa, o SENHOR Deus abençoou Sara. Ela ficou grávida e, na velhice de Abraão, lhe deu um filho. O menino nasceu no tempo que Deus havia marcado, e Abraão pôs nele o nome de Isaque”. Aleluia!

Hoje, Abraão ensina pra mim e pra você: Ainda que o tempo possa parecer longo para nós, Deus sempre faz o que é certo e sempre cumpre a promessa que fez.

 

E Abraão nos explicaria ainda:

2- DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA, AINDA QUE O QUE ELE DIZ PAREÇA ABSURDO

Localize na Bíblia Gn 18.1. Aí diz que Deus apareceu a Abraão. E no v. 10 lemos que Deus disse: ”No ano que vem eu virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara, a sua mulher, terá um filho". Aí, lemos algo curioso: “Sara estava atrás dele, na entrada da barraca, escutando a conversa (as mulheres em geral, não são de fazer isso). Abraão e Sara eram muito velhos, e Sara já havia passado da idade de ter filhos. Por isso riu por dentro...”.

Sara riu, achou engraçado o que Deus falou. Mas, não era nenhuma piada! Ah, mas ela tinha uma boa razão pra ter rido: é que Sara tinha 89 anos de idade! ...ela deu aquela risadinha banguela, sabe como?

Por que será que Deus esperou tanto tempo para cumprir a promessa?

Ah! Deus queria a total confiança de Abraão. Confiar em Deus em parte, só pela metade, não tem valor. Deus quer que você confie nEle completamente... e isso só acontece por meio da provação.

Muitas vezes, é preciso vir uma prova, uma luta, uma crise, pra gente entender que precisamos confiar em Deus completamente.

Quando Abraão entendeu isso, Deus cumpriu a promessa. No ano seguinte, Sara ficou grávida e deu à luz a um menino a quem pôs o nome de Isaque.

Abraão passou por essa prova. Então, hoje ele ensina pra nós: Deus sempre faz a coisa certa, ainda que o que Ele diz pareça um absurdo ao nosso entendimento.

Irmão, Deus é Todo-Poderoso... Ele mesmo argumentou com Abraão, Gn 18.14: “Será que para o SENHOR há alguma coisa impossível?” A resposta é óbvia: não. Não existe nada que seja impossível para Deus, mesmo que pareça um absurdo pra nós.

 

...outra explicação que Abraão nos dá:

3- DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA, AINDA QUE O QUESTIONEMOS

Você já questionou Deus? Já ficou perguntando: “Meu Deus, por que isso? Ou, “por que logo agora e justamente comigo?”

Se você pudesse perguntar pra Abraão: "Você já questionou o caráter de Deus?" Abraão iria responder: "Eu já”.

É verdade. Lemos em Gn 18 que Deus revelou pra Abraão que a cidade de Sodoma seria destruída. E Abraão, ficou preocupado, porque o seu sobrinho morava naquela cidade. Então Abraão se pôs a questionar: “Como que Deus pode fazer isso?”

Final do v.23, lemos de Abraão questionando: “Será que vais destruir os bons junto com os maus?”. Abraão continuou, lemos no v.24: “Talvez haja cinqüenta pessoas direitas na cidade. Nesse caso, vais destruir a cidade?” E assim prosseguiu nesse questionamento...

Mas Deus é justo... Deus é bom e correto e salvou os poucos justos que viviam em Sodoma, e então destruiu a cidade pervertida.

Deus é um justo juiz. Ele guardou os inocentes de Sodoma, Ele fará isso a você também!

 

...e completando a explicação, Abraão nos diria:

4- DEUS SEMPRE FAZ A COISA CERTA, MESMO QUANDO NÃO ENTENDEMOS

A maior prova de confiança que Deus aplicou em Abraão foi quando pediu pra Ele sacrificar o seu filho Isaque.

Por que Deus queria que Abraão matasse o filho que Ele mesmo havia prometido? Isso não fazia sentido... ora, Deus havia dito que iria fazer dos descendentes de Abraão uma grande nação. Se o filho morresse, a promessa não se cumpriria...

Abraão ficou sem entender.  Mas na manhã, bem cedinho, ele se levantou e foi fazer o que Deus pediu...

E quando Abraão estava com tudo pronto para o sacrifício, já descendo a faca sobre o peito do filho, lemos em Gn 22.11-13: “Mas nesse instante, lá do céu, o Anjo do SENHOR o chamou, dizendo: —Abraão! Abraão! —Estou aqui—respondeu ele. O Anjo disse: —Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal. Agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único filho. Abraão olhou em volta e viu um carneiro preso pelos chifres, no meio de uma moita. Abraão foi, pegou o carneiro e o ofereceu como sacrifício em lugar do seu filho”.

Ah! Abraão havia entendido: tudo o que Deus mais quer é confiança e obediência.

 

Conclusão

É isso: você não deve ficar, tentando, entender Deus... você deve obedecê-Lo. Afinal,

Deus sempre faz a coisa certa, ainda que, para isso, leve muito tempo.

Deus sempre faz a coisa certa, ainda que o que ele diz pareça absurdo.

Deus sempre faz a coisa certa, ainda que o questionemos.

Deus sempre faz a coisa certa, mesmo quando não entendemos. Amém?

Lições, portanto, da vida de Abraão para a sua vida: Confie em Deus.

 

Pr Walter Pacheco da Silveira, 01/5/2011

bottom of page